INSCRIÇÃO: 00495
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT06
 
TÍTULO: O Beco (ilustração - capa de suplemento)
 
AUTORES: Guilherme Oliveira Furutani (Universidade Federal de Ouro Preto); Michele da Silva Tavares (Universidade Federal de Ouro Preto); Celso Roberto Peixoto Filho (Universidade Federal de Ouro Preto); Jônatas Eufrásio dos Santos Peixoto (Universidade Federal de Ouro Preto); Renato Rinco Campos Correa (Universidade Federal de Ouro Preto); Rodrigo Fontenelle da Costa (Universidade Federal de Ouro Preto); Túlio Rolla Senna Gariglio (Universidade Federal de Ouro Preto); Uriel Felipe Marques Silva (Universidade Federal de Ouro Preto)
 
PALAVRAS-CHAVE: Suplemento, Grafite, Arte, Urbano, Comunicação Visual
 
RESUMO
Este relatório pretende relatar de forma técnica a elaboração da capa do suplemento O Beco, uma publicação desenvolvida na disciplina de Planejamento Visual do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. A ilustração da capa retrata uma parede com diversos desenhos de grafite e pichações, com uma grande variação de traços e cores e, na ponta direita, localizado onde seria a parte da capa da edição, consta uma menina grafitando o resto do muro que ainda não possui desenho e na ponta esquerda, localizado na parte do verso da edição, um homem pintando a parede de cinza. A ideia da ilustração veio em uma discussão do grupo sobre a questão da arte urbana e o projeto “Cidade Linda” do atual Prefeito de São Paulo João Dória (PSDB), e a exploração do conceito de “o que é arte?”.
 
INTRODUÇÃO
A ideia de transmitir uma mensagem a partir de imagens permeia todo o conteúdo do suplemento “O Beco”. Entretanto, este não é um conceito novo já que todo jornal e revista trabalha com o uso de imagens, seja uma ilustração na capa da revista ou fotos no miolo do jornal, porém a ideia para este suplemento veio de uma vontade do grupo de utilizar imagens para trazer uma mensagem ou crítica social e alguns textos que permeiam o mesmo assunto, mas não ofuscam as ilustrações. Quando chegamos a essa conclusão o tema mais importante da conversa do grupo foi sobre a capa, a porta de entrada para uma revista onde uma parte do tema tratado na edição é trabalho de forma chamativa e informativa. ਀伀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀愀洀漀猀 挀漀氀漀挀愀爀 渀愀 挀愀瀀愀㼀 儀甀愀氀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 挀漀洀戀椀渀攀 挀漀洀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 洀愀椀猀 瘀椀猀甀愀氀 攀 洀愀渀琀洀 漀 渀瘀攀氀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 挀爀琀椀挀漀㼀 䘀漀椀 昀挀椀氀 挀栀攀最愀爀  挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀 猀攀爀椀愀 愀爀琀攀 甀爀戀愀渀愀 攀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀搀愀 爀攀昀氀攀琀攀 洀愀椀猀 攀猀猀愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀 焀甀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ䌠椀搀愀搀攀 䰀椀渀搀愀ᴀ⸠ 䌀漀氀漀挀愀渀搀漀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 漀 琀攀洀愀 搀漀 猀甀瀀氀攀洀攀渀琀漀 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀愀 挀愀瀀愀Ⰰ 琀漀搀愀 瀀愀甀琀愀搀愀 攀洀 最爀愀昀椀琀攀猀 攀 瀀椀挀栀愀攀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 挀愀瀀愀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀 甀猀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 瀀愀爀愀 猀椀琀甀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 最爀昀椀挀漀 攀 挀爀琀椀挀漀 搀漀 猀甀瀀氀攀洀攀渀琀漀 ᰀ传 䈀攀挀漀ᴀ⸠ 吀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 漀 琀爀愀愀搀漀Ⰰ 漀 攀猀琀椀氀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 搀攀猀攀渀栀漀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 搀攀 最爀愀昀椀琀攀 攀 瀀椀挀栀愀漀 焀甀攀  漀 琀攀洀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 愀猀 昀甀琀甀爀愀猀 攀搀椀攀猀 琀愀洀戀洀 甀琀椀氀椀稀愀爀椀愀洀 搀漀 琀爀愀愀搀漀 攀 搀愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 挀愀瀀愀 攀洀 猀椀 瀀愀爀愀 愀搀攀渀琀爀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 攀 挀栀愀洀愀爀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀⸀ 䄀 挀愀瀀愀 搀漀 猀甀瀀氀攀洀攀渀琀漀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀椀猀 攀氀愀  漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀漀爀琀愀 搀攀 攀渀琀爀愀搀愀Ⰰ 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀愀 挀愀瀀愀 攀 搀愀 挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀 ⠀瀀最椀渀愀 昀椀渀愀氀⤀ 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 琀攀渀琀愀爀 攀砀瀀漀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀搀愀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀戀爀攀 ᰀ漠 焀甀攀  愀爀琀攀㼀ᴀ†漀甀 ᰀ漠 焀甀攀  戀攀氀漀㼀ᴀ⸠ 倀愀爀愀 琀愀氀Ⰰ 漀 甀猀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀 昀漀爀洀愀猀 爀攀昀漀爀愀 攀猀猀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀ 䄀氀洀 搀愀 瀀愀爀琀攀 瀀甀爀愀洀攀渀琀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀 挀愀瀀愀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀 漀爀搀攀洀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀洀 爀攀氀愀漀  椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀愀 愀爀琀攀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 攀 搀攀 漀爀搀攀洀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 渀昀愀猀攀 渀愀 瀀漀氀洀椀挀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ䌠椀搀愀搀攀 䰀椀渀搀愀ᴀⰠ 焀甀攀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 攀渀琀攀渀搀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 愀瀀爀攀挀椀愀爀 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 琀漀搀愀 攀猀猀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 洀椀漀氀漀 搀愀 攀搀椀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 琀攀洀琀椀挀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 瀀攀爀洀攀椀愀 琀漀搀愀 渀漀猀猀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀 搀椀猀猀漀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 琀攀爀椀挀漀猀 搀椀猀挀甀琀攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 昀椀氀漀猀昀椀挀漀猀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀渀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀⸀ 䄀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀  愀爀琀攀  愀渀琀椀最愀 瀀漀爀洀 挀漀渀琀椀渀甀愀 猀攀渀搀漀 愀琀甀愀氀Ⰰ 琀愀氀瘀攀稀 猀攀樀愀 愀 瀀漀琀渀挀椀愀 攀 愀氀挀愀渀挀攀 焀甀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 琀攀渀栀愀 洀攀猀洀漀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 搀挀愀搀愀猀 搀攀 猀甀愀 ᰀ映愀戀爀椀挀愀漀ᴀ⸠ 儀甀攀爀攀爀 搀椀猀挀甀琀椀爀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀  愀爀琀攀  愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 挀漀洀瀀氀攀砀愀 攀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀愀 樀 焀甀攀  愀氀最漀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀漀 攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 猀攀琀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀椀瘀攀爀最攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 ᰀ传 䈀攀挀漀ᴀ†瘀攀椀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 搀攀猀猀攀 琀攀洀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 瀀甀搀猀猀攀洀漀猀 攀砀瀀漀爀 渀漀猀猀愀猀 挀爀琀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 愀 愀爀琀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 瘀椀猀琀愀 栀漀樀攀 攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀洀漀猀 漀 氀愀搀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 挀爀椀愀爀⸀ 䄀 挀愀瀀愀 瘀攀椀漀 挀漀洀 攀猀猀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 渀漀 焀甀攀爀攀爀 猀攀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀洀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 焀甀攀  愀爀琀攀Ⰰ 洀愀猀 搀椀猀挀甀琀椀爀 瀀漀爀焀甀攀 最爀愀昀椀琀攀 攀 瀀椀挀栀愀攀猀 渀漀 猀漀Ⰰ 瀀漀瀀甀氀愀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 挀漀洀漀 琀愀氀⸀  O estilo do desenho remete a grafites e pichações, esse tipo de traçado foi escolhido para conversar com o conteúdo da edição, representando um muro grafitado e pichado com diversos estilos de desenho, uma menina com uma lata de spray de tinta na mão faz uma pichação na parte da capa e no verso um homem pintando o muro de cinza. Retratado como se fosse uma tela de pintura, o muro também mostra a quantidade de artistas e desenhos que foram apagados ou serão apagados, a diversidade de traços de desenho tenta abranger e mostrar que não é apenas um ou outro artista que teve seu projeto apagado mas uma grande quantidade significativa, simbolizando toda uma cultura envolta nisso. Esse lado crítico e reflexivo pretende questionar as classificações de arte e mostrar que no meio urbano, seja em uma rua, uma praça ou um beco pode conter uma obra de arte, que mesmo não sendo reconhecida ou classificada como uma, deve ser questionada. Questionar se o que a menina que está grafitando ou pichando na capa está fazendo algo correto ou artístico ou questionar a atitude de apagar todos aqueles desenhos e passar por cima uma tinta cinza é correto.਀䔀猀猀愀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 昀漀爀琀攀洀攀渀琀攀 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀 渀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 愀爀琀攀 猀甀爀最椀甀 搀攀猀搀攀 漀 挀漀洀攀漀 搀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 瘀椀渀搀愀猀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 愀爀琀攀 挀氀猀猀椀挀愀Ⰰ 搀愀猀 瀀椀渀琀甀爀愀猀 攀 猀甀愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 愀琀 漀猀 搀椀愀猀 搀攀 栀漀樀攀 攀 愀 愀爀琀攀 焀甀攀  瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 愀爀琀椀猀琀愀猀 爀攀渀漀洀愀搀漀猀 洀愀猀 瀀漀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 焀甀攀椀爀愀 猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀Ⰰ 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 漀甀 攀砀琀攀爀渀愀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 最爀愀昀椀琀攀 攀 搀愀 瀀椀挀栀愀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 昀漀椀 戀愀猀琀愀渀琀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀愀 瀀攀氀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䠀椀瀀 䠀漀瀀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀甀 渀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 琀漀搀愀 甀洀愀 氀椀最愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀 琀攀渀琀漀甀 琀爀愀稀攀爀 琀漀搀愀 攀猀猀愀 挀漀渀攀砀漀 攀渀琀爀攀 愀爀琀攀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 琀漀搀漀 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 渀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀愀 挀愀瀀愀 攀 搀漀 瘀攀爀猀漀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 瘀漀 搀攀猀搀攀 昀椀氀洀攀猀 愀琀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 琀愀椀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 猀攀爀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀  Completando a ideia, a ilustração tenta ao mesmo tempo ser desafiadora e simples, com tantas mensagens colocadas em seu centro elas não precisam ser totalmente entendidas para dar sentido ao leitor, ele apenas tem que sentir curiosidade de querer conhecer mais sobre, entender a razão da capa ser daquele jeito. A dúvida, o questionamento e a imagem, isso define e justifica as escolhas do ilustrador Jônatas Santos e as razões que intrigam sobre a arte, no caso do suplemento “O Beco”, a arte urbana.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A criação do conceito da capa foi um foco inicial do grupo, devido a proposta, temática e objetividade do que queríamos, trazer algo artisticamente chamativo e que se encaixe na ideia de arte urbana. Utilizando como base muros grafitados e pichados a discussão acabou prosseguindo para um lado crítico e discutimos o ocorrido em São Paulo de diversos grafites e pichações foram apagadas e inúmeros artistas tiveram suas artes cobertas por uma tinta cinza, a partir dai tentamos criar uma conexão logo na capa, a conversa permeou todo tipo de arte incluindo a pintura no teto da Capela Sistina concebido por Michelangelo entre 1508 e 1512, tentamos criar um paralelo com essa pintura já que aos olhos do grupo uma pintura em um teto continua sendo arte da mesma forma que uma pintura feita em paredes ou muros. Depois de muito pensar chegamos na conclusão de criar um grande mural com diversas pinturas, preenchendo tanto o verso quando a capa em um grande desenho, incentivados e inspirados pela discussão sobre a Capela Sistina e toda a extensão de seu desenho, unindo com o pensamento das obras apagadas em São Paulo chegamos a ideia que é possível ver na capa, já que não houve modificações. Um grande muro com diversos grafites e pichações , na capa teríamos alguém terminando de pintar o muro enquanto no verso um trabalhador cobrindo as pinturas de cinza. Os desenhos que permeiam o muro deixamos a cargo do ilustrador Jônatas Santos que teve total liberdade criativa sobre os traços e a maneira de fazê-los desde que não saia da concepção do mural sendo, ao mesmo tempo, pintado e apagado. ਀䄀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀洀 挀椀洀愀 搀愀 椀搀攀椀愀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀 瀀甀搀攀猀猀攀 椀渀猀攀爀椀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 猀漀 椀渀切洀攀爀愀猀 焀甀攀 瀀漀爀 昀椀洀 昀漀爀洀愀洀 漀 洀甀爀愀氀 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀爀愀漀猀 攀 椀搀攀椀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀洀漀 猀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 瀀椀渀琀愀搀漀 渀漀 洀甀爀漀⸀ 䄀漀 琀漀搀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀瘀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 渀漀 洀甀爀漀Ⰰ 琀漀搀愀猀 攀氀愀猀 猀攀爀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀猀 攀洀 漀甀琀爀漀 琀瀀椀挀漀 瀀漀爀洀 瘀愀氀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 瘀漀 搀攀猀搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀  漀 挀愀猀漀 搀愀猀 挀愀猀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 瘀椀猀琀愀猀 渀漀 瘀攀爀猀漀 搀愀 攀搀椀漀 攀 昀漀爀愀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀漀爀 昀愀瘀攀氀愀猀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 攀 瀀漀爀 挀椀瘀椀氀椀稀愀攀猀 戀愀戀椀氀渀椀挀愀猀Ⰰ 愀琀 昀椀氀洀攀猀 Ⰰ 挀漀洀漀  漀 挀愀猀漀 搀漀 栀漀洀攀洀 挀漀洀 甀洀愀 氀愀琀愀 搀攀 猀瀀爀愀礀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 琀攀瘀攀 猀甀愀 椀搀攀椀愀 琀椀爀愀搀愀 搀漀 昀椀氀洀攀 ᰀ䄠 䜀甀攀爀爀愀 搀漀 䘀漀最漀ᴀ†搀攀 ㄀㤀㠀㄀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 漀 愀爀琀椀猀琀愀 挀漀洀攀漀甀 愀 搀攀猀攀渀栀愀爀 愀 洀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀猀漀 甀琀椀氀椀稀漀甀 甀洀愀 氀愀瀀椀猀攀椀爀愀 挀漀洀甀洀 挀漀洀 甀洀 最爀愀昀椀琀攀 ㈀䠀  Ⰰ㜀 渀甀洀愀 昀漀氀栀愀 猀甀氀昀椀琀攀 䄀㌀ 搀攀 愀氀琀愀 最爀愀洀愀琀甀爀愀⸀  Começou desenhando todo o fundo, com o mural e suas imagens, terminado o mural pintou a mão utilizando aquarela, não foi usada uma tinta profissional podendo ser encontrada facilmente em papelarias, iniciando com a pintura com as cores primárias, seguido por secundárias e o resto. Em seguida Jônatas passou uma caneta nanquim para realçar o traçado e as partes pretas da ilustração, lembrando que por enquanto ele apenas trabalhou o muro. Em seguida foi utilizada tinta acrílica em alguns locais para ajudar a realçar a impressão e imitar a textura de uma arte feita com tinta spray.਀䄀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀搀漀 攀猀猀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 搀攀猀攀渀栀漀 漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀 琀愀洀戀洀 甀琀椀氀椀稀漀甀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 挀漀氀愀最攀洀Ⰰ 愀漀 琀漀搀漀 昀漀爀愀洀 焀甀愀琀爀漀 挀漀氀愀最攀渀猀 渀漀 洀甀爀愀氀 攀 搀攀瀀漀椀猀 愀 挀漀氀愀最攀洀 搀愀 洀攀渀椀渀愀 瀀椀渀琀愀渀搀漀 渀愀 挀愀瀀愀 攀 搀漀 栀漀洀攀洀 瀀愀最愀渀搀漀 渀漀 瘀攀爀猀漀⸀ 䌀漀洀攀愀渀搀漀 挀漀洀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀氀愀搀愀猀 渀漀 洀甀爀漀 昀漀爀愀洀 搀漀椀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀猀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 氀漀最漀 愀戀愀椀砀漀 搀漀 ᰀ栠漀洀攀洀 搀愀猀 挀愀瘀攀爀渀愀猀ᴀ†攀 洀愀椀猀 攀洀戀愀椀砀漀 昀漀椀 挀漀氀愀搀漀 甀洀愀 挀爀椀愀渀愀⸀ 䔀猀猀攀猀 焀甀愀搀爀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀漀猀 搀攀 漀甀琀爀愀 漀戀爀愀 愀甀琀漀爀愀氀 搀漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀 䨀渀愀琀愀猀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 愀猀 愀爀琀攀猀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀漀爀 攀氀攀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀瀀猀 愀 挀漀氀愀最攀洀 攀氀攀 瀀愀猀猀漀甀 漀甀琀爀愀 洀漀 搀攀 琀椀渀琀愀 渀愀渀焀甀椀洀Ⰰ 搀攀猀琀愀 瘀攀稀 爀攀愀氀愀渀搀漀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 瘀爀椀愀猀 挀愀洀愀搀愀猀 搀攀 琀椀渀琀愀 渀漀 洀甀爀愀氀 愀氀洀 搀漀 挀漀渀琀漀爀渀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀氀愀搀愀猀⸀ 伀甀琀爀愀猀 搀甀愀猀 挀漀氀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 渀漀 洀甀爀漀Ⰰ 挀漀洀攀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 䐀爀椀愀 渀漀 瘀攀爀猀漀 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 愀焀甀攀氀攀猀 瀀愀瀀椀猀 渀愀 挀愀瀀愀Ⰰ 氀漀最漀 愀戀愀椀砀漀 搀攀 漀渀搀攀 愀 洀攀渀椀渀愀 攀猀琀愀 最爀愀昀椀琀愀渀搀漀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 搀椀稀攀爀攀猀 ᰀ倠甀爀漀 䴀甀爀漀ᴀ†琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 挀漀氀愀搀漀猀⸀  Finalizado o mural o artista desenhou, utilizando as mesmas técnicas que usou para desenhar o muro, começando por grafite, seguido por uma mão de aquarela e nanquim, ele desenhou o trabalhador responsável por apagar os grafites e cobrir de cinza e a menina que está grafitando na capa. Após isso ele recortou os personagens e colou na revista aplicando nanquim para corrigir as bordas da colagem. Por fim foi escaneado e não foi feita nenhuma alteração no desenho. O nome “O Beco” foi feito por Photoshop e inserido no desenho final, para deixa o nome mais legível foi criado uma borda preta suave em volta do nome. ਀嘀漀氀琀愀渀搀漀 甀洀 瀀漀甀挀漀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀猀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀愀 挀愀瀀愀 漀 愀爀琀椀猀琀愀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 洀攀洀戀爀漀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 䨀渀愀琀愀猀 匀愀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀漀甀 渀漀瘀攀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀漀 攀砀椀猀琀椀渀搀漀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀 洀愀猀 漀 焀甀攀  爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 攀氀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 椀洀愀最攀渀猀 猀椀琀甀漀甀 漀 愀爀琀椀猀琀愀 攀 瀀漀搀攀 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀爀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 搀攀 漀渀搀攀 瘀椀攀爀愀洀 漀猀 琀爀愀漀猀 搀漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀⸀ 匀漀戀爀攀 愀猀 椀渀猀瀀椀爀愀攀猀 搀攀 椀洀愀最攀洀 漀 愀爀琀椀猀琀愀 甀猀漀甀㨀 ㄀ⴀ 唀洀愀 洀漀攀搀愀 爀漀洀愀渀愀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀 渀愀 瀀愀爀琀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀椀爀攀椀琀愀 搀漀 瘀攀爀猀漀 搀愀 挀愀瀀愀⸀ 㬀 ㈀ⴀ 唀洀 挀愀瀀愀挀攀琀攀 爀漀洀愀渀漀 渀漀 挀愀渀琀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀椀爀攀椀琀漀 渀愀 挀愀瀀愀Ⰰ 渀漀  瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀攀爀 洀甀椀琀漀 渀椀琀椀搀愀洀攀渀琀攀 漀 挀愀瀀愀挀攀琀攀 樀 焀甀攀 渀愀 瘀攀爀猀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 挀愀瀀愀 漀 渀漀洀攀 ᰀ传 䈀攀挀漀ᴀ†攀猀琀 渀愀 昀爀攀渀琀攀⸀㬀 ㌀ⴀ 䤀洀愀最攀渀猀 搀攀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 搀愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 氀椀洀瀀攀稀愀 搀漀猀 洀甀爀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 樀漀最愀渀搀漀 琀椀渀琀愀 挀椀渀稀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀 渀漀 瘀攀爀猀漀 瀀椀渀琀愀渀搀漀 漀 洀甀爀漀 搀攀 挀椀渀稀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 瘀攀猀琀椀洀攀渀琀愀猀 焀甀攀 猀漀 甀猀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀猀猀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀⸀ 㬀 㐀ⴀ 䜀爀愀昀椀琀攀猀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ 㬀 㔀ⴀ 唀洀愀 昀甀猀漀 攀渀琀爀攀 愀渀琀椀最愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 攀 挀椀瘀椀氀椀稀愀攀猀 戀愀戀椀氀渀椀挀愀猀 挀漀洀 昀愀瘀攀氀愀猀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 挀漀洀 猀甀愀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀猀 搀攀 甀洀 愀洀漀渀琀漀愀搀漀 搀攀 挀愀猀愀猀Ⰰ 焀甀攀 愀樀甀搀愀 愀 挀爀椀愀爀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀漀 昀甀渀搀漀 搀漀 洀甀爀愀氀⸀ 㬀 㘀ⴀ 唀洀愀 昀漀琀漀 搀漀 倀爀攀昀攀椀琀漀 䨀漀漀 䐀爀椀愀 挀漀洀攀渀搀漀 甀洀 瀀愀猀琀攀氀 攀 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 搀攀猀最漀猀琀漀Ⰰ 愀 椀洀愀最攀洀 昀漀椀 愀洀瀀氀愀洀攀渀琀攀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 愀瀀猀 愀 瘀椀琀爀椀愀 搀攀 䐀爀椀愀⸀ 䔀氀愀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 愀瀀愀最愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀椀渀琀漀爀 攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀愀 渀漀 挀愀渀琀漀 攀猀焀甀攀爀搀漀 搀漀 瘀攀爀猀漀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀搀愀 愀氀椀 挀漀洀漀 甀洀愀 挀爀琀椀挀愀 樀 焀甀攀 漀 倀爀攀昀攀椀琀漀 焀甀攀 愀瀀愀最漀甀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 最爀愀昀椀琀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀猀琀愀 猀攀渀搀漀 愀瀀愀最愀搀漀 搀漀 洀甀爀愀氀⸀ 㬀 㜀ⴀ 唀洀 栀漀洀攀洀 搀愀猀 挀愀瘀攀爀渀愀猀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀 漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀 甀琀椀氀椀稀漀甀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀栀漀 漀 昀椀氀洀攀 ᰀ䄠 䜀甀攀爀爀愀 搀漀 䘀漀最漀ᴀ†搀攀 ㄀㤀㠀㄀ 搀椀爀椀最椀搀漀 瀀攀氀漀 昀爀愀渀挀猀 䨀攀愀渀ⴀ䨀愀挀焀甀攀猀 䄀渀渀愀甀搀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 瘀攀爀 漀 栀漀洀攀洀 搀愀猀 挀愀瘀攀爀渀愀猀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀 甀洀愀 氀愀琀愀 搀攀 猀瀀爀愀礀 渀愀 洀漀Ⰰ 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 愀爀琀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀 渀漀 琀攀洀愀 搀愀 攀搀椀漀 攀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 最爀愀昀椀琀攀 攀 瀀椀挀栀愀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀⸀ 㬀 㠀ⴀ 䄀 洀攀渀椀渀愀 焀甀攀 攀猀琀 瀀椀渀琀愀渀搀漀 愀 瀀愀爀攀搀攀 琀攀瘀攀 猀甀愀猀 瘀攀猀琀椀洀攀渀琀愀猀 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀猀 渀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 䰀椀渀搀猀愀礀 圀攀椀爀Ⰰ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 愀琀爀椀稀 䰀椀渀搀愀 䌀愀爀搀攀氀氀椀渀椀 渀漀 猀攀爀椀愀搀漀 搀攀 挀漀洀搀椀愀 攀猀琀愀搀甀渀椀搀攀渀猀攀 䘀爀攀愀欀猀 愀渀搀 䜀攀攀欀猀Ⰰ 攀砀椀戀椀搀愀 攀渀琀爀攀 ㄀㤀㤀㤀 攀 ㈀   ⸀ 㬀 㤀ⴀ 唀洀 昀漀最甀攀琀攀 Ⰰ 瘀椀猀琀漀 渀愀 瀀愀爀琀攀 攀猀焀甀攀爀搀愀 搀愀 挀愀瀀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 愀爀琀攀 愀氀洀 搀攀 琀攀渀琀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 瘀椀猀甀愀氀 洀漀猀琀爀愀爀 氀漀最漀 渀愀 挀愀瀀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 猀甀瀀氀攀洀攀渀琀漀 ᰀ传 䈀攀挀漀ᴀ†挀漀洀 甀洀 漀氀栀愀爀 挀爀椀琀椀挀漀Ⰰ 瘀椀猀甀愀氀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀漀爀Ⰰ 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 瘀洀 挀愀爀爀攀最愀 搀攀 漀甀琀爀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 愀 爀攀挀攀渀琀攀 瀀漀氀洀椀挀愀 搀攀挀椀猀漀 搀漀 愀琀甀愀氀 瀀爀攀昀攀椀琀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 䨀漀漀 䐀爀椀愀 ⠀倀匀䐀䈀⤀ 攀 猀攀甀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ䌠椀搀愀搀攀 䰀椀渀搀愀ᴀⰠ 焀甀攀 挀漀渀猀琀愀 攀洀 瀀椀渀琀愀爀 搀攀 挀椀渀稀愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀甀爀漀猀 最爀愀昀椀琀愀搀漀猀 攀 瀀椀挀栀愀搀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䔀猀猀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀愀 渀愀 挀愀瀀愀 搀愀 攀搀椀漀 搀攀 ᰀ传 䈀攀挀漀ᴀ†焀甀攀 挀漀渀猀琀愀 攀洀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 攀砀瀀氀漀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀攀渀琀攀 搀攀猀搀攀 漀 瘀攀爀猀漀 愀琀 愀 挀愀瀀愀 漀甀 瘀椀挀攀ⴀ瘀攀爀猀愀⸀ 䌀漀氀漀挀愀渀搀漀 搀甀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 甀洀愀 洀攀渀椀渀愀 瀀椀渀琀愀渀搀漀 漀 洀甀爀漀 攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀 氀椀洀瀀愀渀搀漀Ⰰ 挀漀渀攀挀琀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 洀甀爀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀椀搀漀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 昀漀椀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 甀洀 最爀愀渀搀攀 洀甀爀愀氀 漀甀 挀漀洀漀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 琀攀氀愀 搀攀 瀀椀渀琀甀爀愀Ⰰ 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 愀焀甀攀氀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 瀀椀渀琀漀爀攀猀⸀ 䤀渀椀挀椀愀渀搀漀 甀洀愀 愀渀愀氀椀猀攀 搀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀洀攀渀琀攀 瘀愀氀攀 挀椀琀愀爀 焀甀攀 漀 渀漀洀攀 ᰀ传 䈀攀挀漀ᴀ†攀猀琀 渀愀 昀爀攀渀琀攀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 瀀漀爀洀 洀愀渀琀攀洀 猀攀甀 瀀爀漀瀀漀猀椀琀漀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 渀漀 瘀攀爀猀漀 愀 瀀椀渀琀甀爀愀 挀椀渀稀愀 猀漀戀爀攀瀀攀 漀甀琀爀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀  Começando a analise pela capa e seguindo até o verso, seguindo a lógica de um leitor encontrando a revista em uma banca e analisando primeiro a capa e depois o verso da edição, como um sentido de leitura oriental, que é comum em histórias em quadrinhos japonesas, vemos um capacete romano no canto superior direito na capa, não é possível logo de inicio já que a imagem do capacete está atrás do nome do suplemento, porém olhando atentamente conseguimos identifica-lo. Logo abaixo podemos ver algumas peças de metal e quatro papéis contendo a frase “Puro Muro”, para conseguir o efeito de que esses papéis foram colados na parede o ilustrador utilizou da técnica de colagem, realmente colando esses papéis sore o desenho e aplicando nanquim para o contorno. Localizada nesta área dos papéis colados na parede vemos uma menina com uma lata de spray grafitando ou pichando o muro, ela veste um moletom verde e calça jeans, suas vestimentas foram inspiradas na personagem Lindsay Weir, interpretada pela atriz Linda Cardellini no seriado de comédia estadunidense Freaks and Geeks. Ao longo do miolo do suplemento descobrimos que essa menina chama Eris, uma das personagens principais na parte de Infográfico do suplemento. Ao lado dela esta três latas de tinta spray, usada para fazer desenhos de grafite ou para fazer pichações, o chão é todo cinza e compreende toda a imagem, o tom escolhido foi proposital pois além de conter a cor cinza, que simboliza aquilo que foi apagado, faz com que o desenho no muro ganhe mais destaque. Voltando ao muro, embaixo dos quatro papéis na parede podemos ver o muro, sem nenhum desenho, apenas os tijolos. Seguindo para a esquerda vemos três nuvens cada uma de cor diferente, respectivamente rosa, azul e amarela, e dentro delas vemos uma pichação, escrito um nome ou assinatura que não é de fácil assimilação. Em cima dessas nuvens conseguimos ver um foguete decolando, apontando para cima e seguido por mais pichações que se utilizam de cores no fundo. Os grafites coloridos e pichações com assinaturas continuam para a esquerda, em baixo de uma assinatura amarela se localiza um homem com uma lata de spray na mão e se preparando para pintar uma parede, a vestimenta e os traços do homem lembram homens das cavernas, isso foi proposital já que a referência visual utilizada por Jônatas foram os homens que aparecem no filme “A Guerra do Fogo” de 1981. Abaixo desse homem estão dois quadrinhos, um deles mostrando uma mulher e outro, em baixo, mostrando um homem, esses quadrinhos também foram colados na ilustração posteriormente, mais abaixo vemos mais assinaturas estilizadas e um menino em preto e branco brincando com um carro de brinquedo, essa imagem também foi colada posteriormente e seu traço se difere dos outros dois quadrinhos colados. Inicialmente, no canto superior direito do verso o foco vai para o restante das pichações e assinaturas feitas em grafite seguidas por uma imagem de moeda romana e logo abaixo uma favela, é possível identificar que se trata de um morro com diversas casas, alguns fios de eletricidade, uma linha de pipa e antena de televisão, a forma que foi retratada as casas fazem referencia não apenas as favelas mas também a moradias de civilizações babilônicas, referencia para o artista. Por fim o canto esquerdo possui mais uma quantidade de pichações e assinaturas coloridas e em baixo é possível ver uma imagem do prefeito João Dória comendo um pastel e fazendo uma cara de desgosto, essa imagem ganhou popularidade nas redes sócias na época da campanha eleitoral de João Dória. Está imagem está sendo coberta por tinta cinza, então não está muito nítida porem pode ser vista olhando atentamente. O homem que pinta o muro de cinza é veste roupas escuras que são similares as roupas usadas pelos funcionários da prefeitura da cidade de São Paulo responsáveis pela “limpeza” dos muros da cidade aplicando tinta cinza. Por fim no canto inferior esquerdo a parede já está com a tinta cinza em uma parte, apagando alguns desenhos que estavam ali.਀吀漀搀愀 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 洀漀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 氀愀瀀椀猀攀椀爀愀 挀漀洀甀洀Ⰰ 瀀椀渀琀愀搀愀猀 挀漀洀 琀椀渀琀愀 愀焀甀愀爀攀氀愀Ⰰ 渀愀渀焀甀椀洀 攀 愀挀爀氀椀挀愀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀 挀漀洀 猀攀甀 搀攀瘀椀搀漀 甀猀漀 瀀愀爀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 攀昀攀椀琀漀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀氀最甀渀猀 焀甀愀搀爀漀猀 昀漀爀愀洀 挀漀氀愀搀漀猀 攀洀 挀椀洀愀 搀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 攀 琀攀砀琀甀爀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀漀氀愀最攀洀 焀甀攀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 愀氀最甀洀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 瀀愀爀愀 搀攀瀀漀椀猀 猀攀爀 攀猀挀愀渀攀愀搀愀 攀 挀漀渀挀氀甀搀愀⸀ 䄀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 昀椀渀愀氀  戀攀洀 挀漀氀漀爀椀搀愀 攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀漀猀 攀 攀猀琀椀氀漀猀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀 搀愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀 最椀爀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 愀 愀爀琀攀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀琀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀愀 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀⸀ 䄀 挀愀瀀愀 攀 漀 瘀攀爀猀漀 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀 挀爀椀愀渀搀漀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 搀甀愀猀 椀搀攀椀愀猀 焀甀愀渀搀漀 瘀椀猀琀愀猀 猀攀瀀愀爀愀搀愀猀 攀 漀甀琀爀愀 椀搀攀椀愀 瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 䄀 漀戀爀愀 搀攀 䨀渀愀琀愀猀 匀愀渀琀漀猀 挀甀洀瀀爀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀漀 猀甀瀀氀攀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀愀 攀搀椀漀 攀 猀攀爀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 挀栀愀洀愀琀椀瘀愀 愀漀 氀攀椀琀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䘀椀渀愀氀椀稀愀渀搀漀Ⰰ 愀挀栀愀洀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 渀愀 栀漀爀愀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 渀漀 琀攀洀愀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀 渀愀 挀愀瀀愀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 攀洀 愀氀琀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀⸀ A discussão sobre até que ponto a arte de rua pode realmente ser considerada uma manifestação artística é polêmica e divide opiniões. O grupo usou dessa discussão como ponto de partida para o suplemente e a arte da capa, recheada de desenhos de grafite e pichações, mostra que esse tipo de manifestação possui uma beleza única e podem transmitir as mais diversas mensagens de manifesto ou de cunho social.਀匀漀戀爀攀 攀猀猀愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 愀猀 焀甀攀 愀 愀爀琀攀 搀愀 挀愀瀀愀 焀甀攀爀 瀀愀猀猀愀爀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 瘀椀猀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀搀愀 漀甀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 洀愀椀猀 挀甀椀搀愀搀漀猀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 漀氀栀愀爀攀猀 愀琀攀渀琀漀猀⸀ 䌀漀洀 愀 最愀爀漀琀愀 最爀愀昀椀琀愀渀搀漀 甀洀 洀甀爀漀 渀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 昀爀攀渀琀攀 攀 甀洀 栀漀洀攀洀 挀漀戀爀椀渀搀漀 搀攀 挀椀渀稀愀 愀猀 瀀椀渀琀甀爀愀猀 渀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 琀爀猀Ⰰ 愀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀 瀀爀攀昀攀椀琀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 䨀漀漀 䐀爀椀愀 ⠀倀匀䐀䈀⤀Ⰰ 昀椀挀愀 渀琀椀搀愀⸀ 唀渀椀渀搀漀 愀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀爀琀猀琀椀挀愀 搀漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀 攀 洀攀洀戀爀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 䨀渀愀琀愀猀 匀愀渀琀漀猀  挀漀洀甀渀栀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 漀 渀漀猀猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 愀琀椀渀最椀搀漀 瀀漀椀猀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 甀渀椀爀 琀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀椀琀愀搀漀猀 愀挀椀洀愀 渀愀 挀愀瀀愀Ⰰ 猀攀洀 瀀攀爀搀攀爀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 愀爀琀猀琀椀挀愀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀洀 渀攀渀栀甀洀 洀漀洀攀渀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一倀䄀倀⸀ 䜀爀愀昀椀琀攀Ⰰ 挀甀戀椀猀洀漀 攀 搀攀猀椀最渀 最爀昀椀挀漀㨀 甀洀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 琀爀漀挀愀猀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀渀瀀愀瀀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀⼀㈀ ㄀㔀⼀猀椀洀瀀漀猀椀漀猀⼀猀㌀⼀戀攀渀琀漀开瀀椀洀攀渀琀攀氀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㔀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ ARRUDA, RENATA KELLY DE. SUPER NOTÍCIA: UM JORNAL ENTRE LEITORES. , Campinas, jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2017.

AULA DE ARTE. Introdução਀ 挀漀爀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀甀氀愀搀攀愀爀琀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀氀椀渀最最开瘀椀猀甀愀氀⼀挀漀爀⸀栀琀洀⌀愀砀稀稀㐀搀搀樀眀猀砀  㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀刀䜀匀吀刀伀䴀Ⰰ 䈀漀⸀ Fundamentos da comunicação visual. São Paulo: Edições Rosari, 2009.

BIBLIOTECA ON LINE DE CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO. Design de jornais: projeto gráfico, diagramação e seus elementos. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2017.

BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico (versão 4.0). São Paulo: Cosac Naify, 2011.

CADWELL, Cath. ZAPPATERRA, Yolanda. Design Editorial: Jornais e revistas/ Mídia਀椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䜀椀氀椀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䔀吀䄀一伀Ⰰ 倀愀甀氀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀⸀ 唀䴀 䐀䤀섀䰀伀䜀伀 嘀䤀匀唀䄀䰀 㨀 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 最爀昀椀挀漀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀猀昀攀爀愀Ⰰ 嬀匀⸀䰀崀Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㄀㄀Ⰰ 樀愀渀⸀⼀樀甀渀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䰀切挀椀漀 䘀氀瘀椀漀 吀攀椀砀攀椀爀愀 䐀攀㬀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 伀猀洀愀爀 䜀漀渀愀氀瘀攀猀 䐀漀猀 刀攀椀猀⸀ 䄀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 稀椀渀攀猀 瀀甀渀欀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀⸀ ⸀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㄀㔀Ⰰ 樀甀渀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀愀氀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀⼀猀甀搀攀猀琀攀㈀ ㄀㘀⼀爀攀猀甀洀漀猀⼀刀㔀㌀ⴀ㄀㐀㌀㐀ⴀ㄀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䰀䰀䄀刀伀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䌀攀氀猀漀⸀ 倀爀漀搀甀漀 䜀爀昀椀挀愀㨀 愀爀琀攀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀愀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀一䐀䤀匀Ⰰ 䄀⸀ 䐀漀渀椀猀⸀ 匀椀渀琀愀砀攀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䰀唀匀匀䔀刀Ⰰ 嘀椀氀洀⸀ 伀 洀甀渀搀漀 挀漀搀椀昀椀挀愀搀漀㨀 瀀漀爀 甀洀愀 昀椀氀漀猀漀昀椀愀 搀漀 搀攀猀椀最渀 攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ㄀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 ☀ 一愀椀昀礀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 一甀渀攀猀⸀ 伀 搀攀猀椀最渀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀椀爀椀漀⸀ 䐀漀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀 愀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䜀愀氀砀椀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 渀⸀ ㄀㠀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㤀㄀ⴀ㌀㄀ Ⰰ 搀攀稀⸀ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀唀刀䰀䈀唀刀吀Ⰰ 䄀氀氀攀渀⸀ 䰀愀礀漀甀琀㨀 漀 搀攀猀椀最渀 搀愀 瀀最椀渀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 一漀戀攀氀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀吀伀一Ⰰ 䔀氀氀攀渀⸀ 倀䠀䤀䰀䰀䤀倀匀Ⰰ 䨀攀渀渀椀昀攀爀 䌀漀氀攀⸀ 一漀瘀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 搀攀猀椀最渀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀Ⰰ ㈀ꨀ 攀搀⸀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䄀䔀匀Ⰰ 䄀爀礀⸀ 䐀攀猀椀最渀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀㨀 䄀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀ ㄀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀䠀䰀Ⰰ 䘀爀攀搀攀爀椀欀⸀ 刀攀挀椀瀀攀猀 昀漀爀 搀椀猀愀猀琀攀爀⸀ 嬀匀⸀䰀⸀崀㨀 䌀爀椀洀攀琀栀䤀渀挀⸀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀嘀䤀匀吀䄀 䐀䄀 匀䔀䴀䄀一䄀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 瘀⸀ ㈀㘀Ⰰ 渀⸀ ㈀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㐀㐀Ⰰ 洀愀椀⸀ ㄀㤀㈀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀倀伀匀䤀吀팀刀䤀伀 䤀一匀吀䤀吀唀䌀䤀伀一䄀䰀 䐀䄀 唀一䤀嘀䔀刀匀䤀䐀䄀䐀䔀 吀䔀䌀一伀䰀팀䜀䤀䌀䄀 䘀䔀䐀䔀刀䄀䰀 䐀伀 倀䄀刀䄀一섀 ⠀刀䤀唀吀⤀⸀ 伀 搀攀猀椀最渀 最爀昀椀挀漀 琀爀漀瀀椀挀愀氀椀猀琀愀 攀 猀甀愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 渀愀猀 挀愀瀀愀猀 搀攀 搀椀猀挀漀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㜀 ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀⸀甀琀昀瀀爀⸀攀搀甀⸀戀爀⼀樀猀瀀甀椀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀㄀⼀㠀 㜀⼀㄀⼀挀琀开瀀瀀最琀攀开洀开漀氀椀瘀攀椀爀愀─㈀挀─㈀ 挀愀甀栀愀渀愀─㈀ 琀愀昀愀爀攀氀漀─㈀ 搀攀开㈀ ㄀㐀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀倀伀匀䤀吀팀刀䤀伀 䤀一匀吀䤀吀唀䌀䤀伀一䄀䰀 唀䘀䨀䘀⸀ 䄀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀漀氀挀椀愀 洀椀氀椀琀愀爀 搀攀 洀椀渀愀猀 最攀爀愀椀猀 渀漀 ᰀ猠甀瀀攀爀 渀漀琀挀椀愀ᴀⰠ 漀 樀漀爀渀愀氀 洀愀椀猀 氀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 洀椀渀攀椀爀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀⸀甀昀樀昀⸀戀爀⼀樀猀瀀甀椀⼀栀愀渀搀氀攀⼀甀昀樀昀⼀㈀  ㄀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㔀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䌀䠀䄀Ⰰ 䔀䰀䤀娀䄀䈀䔀吀䠀 䐀䔀 䴀䔀一䔀娀䔀匀⸀ 䄀 䤀一䘀伀䜀刀䄀䘀䤀䄀 䔀䴀 刀䔀嘀䤀匀吀䄀㨀 䔀匀吀唀䐀伀 䐀伀 䤀一䘀伀䜀刀섀䘀䤀䌀伀 一䄀 匀唀倀䔀刀䤀一吀䔀刀䔀匀匀䄀一吀䔀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 搀攀 洀攀猀琀爀愀搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 愀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 䴀椀搀椀琀椀挀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 倀愀甀氀椀猀琀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㄀㔀㠀Ⰰ 樀愀渀⸀⼀搀攀稀⸀ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀䄀刀䄀Ⰰ 吀椀洀漀琀栀礀⸀ 䔀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 搀攀猀椀最渀㨀 最甀椀愀 搀攀 攀猀琀椀氀漀 最爀昀椀挀漀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀䄀刀䄀Ⰰ 吀椀洀漀琀栀礀⸀ 䜀爀椀搀㨀 挀漀渀猀琀爀甀漀 攀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀一䤀嘀䔀刀匀䤀䐀䄀䐀䔀 䘀䔀䐀䔀刀䄀䰀 䐀䔀 䨀唀䤀娀 䐀䔀 䘀伀刀䄀⸀ 伀 搀攀猀椀最渀 最爀昀椀挀漀 挀漀洀漀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀㨀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 洀琀瘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀昀樀昀⸀戀爀⼀昀愀挀漀洀⼀昀椀氀攀猀⼀㈀ ㄀㌀⼀ 㐀⼀栀愀礀搀攀攀戀漀爀最攀猀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀一䤀嘀䔀刀匀䤀䐀䄀䐀䔀 䌀䄀吀팀䰀䤀䌀䄀 䐀䔀 倀䔀刀一䄀䴀䈀唀䌀伀⸀ 伀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 搀椀渀洀椀挀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 渀愀 洀搀椀愀㨀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀渀椀挀愀瀀⸀戀爀⼀最琀瀀猀洀椀搀⼀瀀搀昀 㘀⼀氀甀挀椀愀渀漀ⴀ最甀椀洀愀爀愀攀猀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㔀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀