INSCRIÇÃO: 00519
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT12
 
TÍTULO: Ecoar
 
AUTORES: Talyson Ferreira de Oliveira Silva (Universidade de Uberaba); Cíntia Cerqueira Cunha Pimenta (Universidade de Uberaba); Isabel Cristina Fernandes Ventura Camargos (Universidade de Uberaba)
 
PALAVRAS-CHAVE: Revista customizada, Meio Ambiente, História de Vida, Planejamento Gráfico em Jornalismo, Ecoar
 
RESUMO
A Revista Ecoar nasceu do desejo dos alunos do quinto período de Jornalismo da Universidade de Uberaba em criar um produto para a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente na cidade. A ideia uniu, então, as disciplinas Métodos da História de Vida e Planejamento Gráfico em Jornalismo em um trabalho inter e transdisciplinar que contou com a participação de sete personagens, além do promotor do Meio Ambiente da Comarca de Uberaba, Carlos Alberto Valera. Nesta primeira edição, totalmente digital, foram produzidas histórias de vida de personalidades uberabenses que trabalham na educação ambiental e/ou na preservação e proteção do meio ambiente em Uberaba. O intuito é divulgar não só o trabalho realizado por essas pessoas, mas traçar um perfil do ser humano por trás de cada ambientalista com seus sonhos, desejos e anseios pessoais.
 
INTRODUÇÃO
O tema-chave deste projeto é o meio ambiente. Como principal fundamento teórico, utilizou-se o livro “Somos todos responsáveis: de que tipo de juventude o Brasil precisa? De que tipo de país a juventude precisa?”, do empresário Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014) – São Paulo: Gente, 2007. ਀伀 猀攀最甀渀搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 ⠀瀀⸀㌀㜀ⴀ㔀㤀㨀㈀  㜀⤀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᰀ愠 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀ᴀⰠ  琀漀搀漀 搀攀搀椀挀愀搀漀  焀甀攀猀琀漀 搀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 一攀氀攀Ⰰ 䔀爀洀爀椀漀 愀戀漀爀搀愀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 瀀漀瀀甀氀愀挀椀漀渀愀氀㬀 漀 搀攀猀攀焀甀椀氀戀爀椀漀 攀渀琀爀攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀 瀀漀戀爀攀稀愀㬀 愀 焀甀攀猀琀漀 愀氀椀洀攀渀琀愀爀㬀 漀 戀漀洀 甀猀漀 搀愀 最甀愀㬀 愀 洀漀搀攀爀愀漀 渀漀 甀猀漀 搀愀 攀氀攀琀爀椀挀椀搀愀搀攀㬀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀漀 瀀攀琀爀氀攀漀 攀Ⰰ 瀀漀爀 琀爀猀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 愀 攀搀甀挀愀漀⸀   A abertura do capítulo resume as características do texto que fundamenta este trabalho:਀伀 瀀爀漀最爀攀猀猀漀 搀攀 甀洀愀 渀愀漀 渀漀  漀戀爀愀 搀攀 甀洀 最漀瘀攀爀渀漀Ⰰ 渀攀洀 洀攀猀洀漀 搀攀 甀洀愀 最攀爀愀漀⸀ 伀猀 瀀愀猀攀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀愀洀 洀漀猀琀爀愀洀 甀洀 猀甀挀攀搀攀爀 搀攀 愀攀猀 攀洀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀 漀 攀猀昀漀爀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 戀漀洀 甀猀漀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀 攀搀甀挀愀漀 搀攀 猀甀愀 最攀渀琀攀 攀 愀 挀漀氀漀挀愀漀 搀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 搀愀 瀀琀爀椀愀 愀挀椀洀愀 搀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀⸀ 倀爀漀最爀攀猀猀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ  爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀 愀琀椀琀甀搀攀猀Ⰰ 挀漀渀搀甀琀愀猀Ⰰ 瘀愀氀漀爀攀猀 攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 搀攀 洀甀椀琀漀 愀洀漀爀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 一攀猀猀愀 挀爀甀稀愀搀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 栀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀㨀 漀猀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀攀洀Ⰰ 漀猀 焀甀攀 愀樀甀搀愀洀 愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 漀猀 焀甀攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀洀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 攀 漀猀 最漀瘀攀爀渀漀猀Ⰰ 漀猀 焀甀攀 攀搀甀挀愀洀Ⰰ 漀猀 焀甀攀 猀漀 攀搀甀挀愀搀漀猀 攀 漀猀 焀甀攀 挀漀渀琀爀漀氀愀洀 漀猀 搀攀猀瘀椀漀猀 搀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀⸀ 一攀猀猀愀 挀愀搀攀椀愀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 漀 洀愀椀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀  瀀爀攀瀀愀爀愀爀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 挀愀瀀愀挀椀琀ⴀ氀漀猀 愀 甀猀愀爀 戀攀洀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀 攀 栀甀洀愀渀漀猀 搀愀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 挀愀瀀琀甀氀漀  攀砀愀洀椀渀愀爀 搀攀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 瘀洀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀猀 瘀愀猀琀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 爀攀挀攀戀椀搀漀猀 瀀漀爀 䐀攀甀猀 攀 搀攀 焀甀攀 洀漀搀漀 攀猀琀漀 昀漀爀樀愀渀搀漀 漀 昀甀琀甀爀漀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 最攀爀愀攀猀⸀ ⠀䴀伀刀䄀䔀匀㨀 ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀㌀㜀⤀
 
OBJETIVO
Desenvolver uma revista digital para a Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Uberaba por meio de um trabalho inter e transdisciplinar desenvolvido no âmbito das disciplinas Métodos da História de Vida e Planejamento Gráfico em Jornalismo.਀倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 甀戀攀爀愀戀攀渀猀攀猀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀⼀漀甀 渀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 攀 瀀爀漀琀攀漀 搀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀洀 唀戀攀爀愀戀愀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀  搀椀瘀甀氀最愀爀 渀漀 猀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 洀愀猀 琀爀愀愀爀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 瀀漀爀 琀爀猀 搀攀 挀愀搀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀椀猀琀愀 挀漀洀 猀攀甀猀 猀漀渀栀漀猀Ⰰ 搀攀猀攀樀漀猀 攀 愀渀猀攀椀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀⸀  A hipótese deste trabalho é que, com a diversidade da rede selecionada, os perfis elaborados sirvam como uma amostragem fiel de como a sociedade atua frente às questões de meio ambiente inerentes a Uberaba e quem são as personalidades por trás das ações desenvolvidas. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 漀 ㄀⼀㔀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 洀甀渀搀椀愀氀 挀漀渀猀漀洀攀 㐀⼀㔀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀漀 瀀氀愀渀攀琀愀 攀 焀甀攀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀渀最氀漀戀愀洀 琀愀洀戀洀Ⰰ 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀Ⰰ 漀甀 渀漀Ⰰ 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瘀椀搀愀 栀甀洀愀渀愀 渀愀 吀攀爀爀愀Ⰰ 愀 琀甀爀洀愀 搀漀 焀甀椀渀琀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 唀戀攀爀愀戀愀 爀攀猀漀氀瘀攀甀 昀愀稀攀爀 攀猀琀攀 攀猀琀甀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀漀 洀愀椀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瀀甀渀最攀渀琀攀 愀 愀琀甀愀漀 搀攀 最漀瘀攀爀渀愀渀琀攀猀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 渀漀 最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀椀猀 攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀洀 昀愀瘀漀爀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 焀甀攀 爀攀搀甀稀愀洀 愀 攀洀椀猀猀漀 搀攀 瀀漀氀甀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀 渀漀瘀愀猀 挀漀渀搀甀琀愀猀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀猀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀 攀 愀 攀搀甀挀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 猀漀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 洀愀椀猀 椀渀搀椀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 渀漀瘀漀猀 栀戀椀琀漀猀 渀攀猀琀愀 攀 渀愀猀 昀甀琀甀爀愀猀 最攀爀愀攀猀⸀   O trabalho justifica-se, então, não somente pela importância da temática apresentada, mas também pelos personagens escolhidos e suas histórias de vida, assim como pelo trabalho desenvolvido por eles. Além disso, tornar público esse projeto não só ajuda a promover a educação ambiental na colônia de destino, mas pode, também, ajudar na educação ambiental em um âmbito maior, caso consiga-se ampliar a sua divulgação.਀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a execução das reportagens em formato perfil que integram a Revista Ecoar, foram utilizados os Métodos da História de Vida propostos por José Carlos Sebe Bom Meihy no livro “Manual da História Oral” (2002) e o livro “Perfis e como escrevê-los”, de Sérgio Vilas Boas (2003). ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 愀 琀甀爀洀愀 氀攀瘀愀渀琀漀甀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀漀攀洀椀渀攀渀琀攀猀 渀愀 爀攀愀 攀洀 唀戀攀爀愀戀愀 攀 爀攀最椀漀 攀 瀀爀漀挀攀搀攀甀  攀砀攀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 䴀琀漀搀漀猀 搀愀 䠀椀猀琀爀椀愀 搀攀 嘀椀搀愀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᰀ䠠椀猀琀爀椀愀 漀爀愀氀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 攀搀甀挀愀搀漀爀攀猀 攀 搀攀昀攀渀猀漀爀攀猀 搀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀㨀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 漀椀琀漀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 唀戀攀爀愀戀愀ᴀ⸠ A metodologia escolhida teve como intuito introduzir os alunos nas técnicas literárias de redação de reportagens em profundidade, perfilando os personagens de acordo com normas previamente estabelecidas em sala de aula. ਀ Com uma vocação para tudo e para todos, a história oral respeita as diferenças e facilita a compreensão das identidades e dos processos de suas construções narrativas. Todos são personagens históricos, e o cotidiano e os grandes fatos ganham equiparação na medida em que se trançam para garantir a lógica da vida coletiva. (MEIHY, 2002, p. 21).਀ ਀䐀攀 瀀漀猀猀攀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䜀爀昀椀挀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 伀 洀攀氀栀漀爀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀愀 愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀挀漀愀爀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 漀猀 瀀爀攀挀攀椀琀漀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 瀀爀攀挀漀渀椀稀愀 䘀琀椀洀愀 䄀氀椀㨀 ਀䌀愀搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 琀攀洀 猀攀甀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 攀猀琀椀氀漀 挀漀洀 爀攀最爀愀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 猀甀愀 洀椀猀猀漀Ⰰ 漀 猀攀甀 氀攀椀琀漀爀 攀 漀 猀攀甀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 伀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 攀猀琀椀氀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 搀愀爀 甀洀愀 瘀漀稀 切渀椀挀愀  爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 爀攀昀漀爀愀 猀攀甀 瘀渀挀甀氀漀 挀漀洀 漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 愀挀漀猀琀甀洀愀 挀漀洀 愀焀甀攀氀攀 ∀樀攀椀琀漀∀ 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀⸀ 䔀猀猀攀 瀀漀搀攀 搀攀 氀椀洀椀琀愀爀 愀 爀攀最爀愀猀 搀攀 最爀愀昀椀愀 搀攀 渀漀洀攀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀Ⰰ 渀切洀攀爀漀Ⰰ 漀爀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 甀猀漀 搀攀 最爀椀昀漀 攀 愀猀瀀愀猀Ⰰ 漀甀 琀攀爀 渀漀爀洀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 漀 琀攀砀琀漀 攀 瀀愀爀琀攀猀 搀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀⸀ ⠀䄀䰀䤀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㈀㘀㐀⤀ ਀䄀 搀椀愀最爀愀洀愀漀  氀攀瘀攀Ⰰ 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 昀挀椀氀 氀攀椀琀甀爀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀搀愀搀攀猀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 瀀爀瀀爀椀愀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 昀漀椀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 圀椀氀氀椀愀洀猀 ⠀㄀㤀㤀㔀㨀㔀㘀⤀ 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀椀猀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀猀⸀ ᰀ传 挀漀渀琀爀愀猀琀攀  甀洀 瀀漀渀琀漀 挀爀琀椀挀漀 渀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀㬀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀攀洀瀀爀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 挀愀瀀愀稀 搀攀Ⰰ  瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀猀猀愀搀愀 搀攀 漀氀栀漀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 椀洀攀搀椀愀琀愀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 攀氀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀ᴀ⸠
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A Revista Ecoar possui 48 páginas, tamanho 21 X 28 cm, elaborada em quatro cores, e é composta por oito perfis, a saber: Francienne Gois Oliveira – diretora do curso de Engenharia Ambiental da Uniube – entrevistada pelo aluno Gabriel de Carvalho Castro; José Noel Prata – produtor rural – proprietário da Reserva Ambiental Vale Encantado, entrevistado pelo aluno João Víctor Terra Cunha Matarim; Ricardo Urias de Souza – ambientalista e poeta – coordenador da ONG – Geração Verde, entrevistado pelo aluno Talyson Ferreira de Oliveira Silva; Valter Machado da Fonseca – professor do curso de Engenharia Ambiental da Uniube e autor do livro A Educação Ambiental na Escola Pública – entrelaçando saberes, unificando conteúdos, entre outros livros – entrevistado pela aluna Amanda Souza; Renato Muniz Barreto de Carvalho – geógrafo, professor universitário, educador ambiental do Sítio da Pedreira e escritor, entrevistado pelo aluno Raphael Geraci Reis de Souza; Anízio Bragança Júnior – jornalista, geógrafo e escotista, entrevistado pela aluna Júlia Pereira Campos; Carlos Marcos Perez Andrade (Cacá Sankari) – músico, professor e ambientalista – coordenador do Movimento “Marcadas para morrer..ou Viver!”, entrevistado pela aluna Adriana Karolina da Silva Miotto e Carlos Alberto Valera – promotor de Justiça do Meio Ambiente, entrevistado pelo aluno Rafael Torres Rocha.਀䄀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀栀攀挀攀洀 攀猀琀漀 愀 搀攀瘀椀搀漀 愀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀氀愀爀漀Ⰰ 甀洀愀 洀椀猀猀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 攀 甀洀愀 昀爀洀甀氀愀 戀攀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀⸀ 吀甀搀漀 椀猀猀漀 愀氀椀愀搀漀 愀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 焀甀攀 琀爀愀搀甀稀 攀 愀洀瀀氀椀昀椀挀愀 攀猀琀攀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 猀漀戀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 戀攀洀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 攀 挀漀渀搀椀稀攀渀琀攀 挀漀洀 愀猀 氀椀洀椀琀愀攀猀 搀攀 漀爀愀洀攀渀琀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀ Foi pensando nesta premissa que foi proposto o desafio: criar um projeto editorial bem estruturado para uma publicação digital. Para isto, elaborou-se um roteiro, que compreendia quatro etapas: – Projeto, Espelho e Esboços e, por fim, o produto: a revista. Para a elaboração do produto, os alunos tiveram inteira liberdade para definir qual o tipo de revista, periodicidade, conteúdo e linha editorial.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀挀漀愀爀 渀愀猀挀攀甀 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀爀 甀洀 攀氀漀 攀渀琀爀攀 愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 攀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 氀甀琀愀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀愀 愀挀漀渀琀攀愀⸀ 䔀 瀀漀爀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀 爀攀瘀椀猀琀愀㼀 倀漀爀 琀攀爀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 甀洀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 甀洀 搀攀猀椀最渀 洀愀椀猀 氀攀瘀攀猀 攀 昀挀攀椀猀 搀攀 猀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀⸀ 䄀 樀甀渀漀 搀漀 琀攀洀愀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀漀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 洀愀椀猀 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀 攀 愀渀愀氀琀椀挀愀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 甀洀愀 攀砀挀攀氀攀渀琀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ Ao utilizar os Métodos da História de Vida, buscou-se, através da humanização, trazer à reflexão um sério tema: o meio ambiente. Caso não haja uma conscientização urgente por meio da educação, a vida humana na Terra está sob sério perigo, e as futuras gerações não terão chance de sobrevivência no planeta.਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀漀瀀椀挀椀漀甀 愀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀 漀爀愀氀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 攀氀攀猀 昀漀爀愀洀 椀渀椀挀椀愀搀漀猀 渀愀 攀猀挀爀椀琀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀Ⰰ 愀 猀攀爀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 渀漀 猀琀椀洀漀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀椀瘀爀漀ⴀ刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀  䨀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀 琀爀漀甀砀攀 甀洀愀 洀椀猀猀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀猀 爀漀琀椀渀愀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀攀 甀洀 洀愀最愀稀椀渀攀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀⸀  Através do exemplo de pessoas que lutam para a preservação ambiental, buscou-se expandir a essa ideia e levar conscientização aos leitores, estimulando o conceito de responsabilidade socioambiental através das técnicas jornalísticas. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䤀Ⰰ 䘀琀椀洀愀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀攀 攀搀椀琀愀爀 爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ ㄀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 䔀搀椀琀漀爀愀 一愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀匀䤀Ⰰ 䔀⸀ 䴀攀洀爀椀愀 攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀㨀 氀攀洀戀爀愀渀愀猀 搀攀 瘀攀氀栀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀唀䴀Ⰰ 䔀氀椀愀渀攀⸀ 䄀 瘀椀搀愀 焀甀攀 渀椀渀最甀洀 瘀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䄀爀焀甀椀瀀氀愀最漀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀吀伀一Ⰰ 䔀氀氀攀渀⸀ 倀攀渀猀愀爀 挀漀洀 琀椀瀀漀猀㨀 最甀椀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀椀最渀攀爀猀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀攀猀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 嬀吀爀愀搀⸀ 䄀渀搀爀 匀琀漀爀氀愀猀欀椀崀 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀礀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀爀攀洀椀氀搀愀⸀ 伀 猀椀最渀漀 搀愀 爀攀氀愀漀㨀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 瀀攀搀愀最漀最椀愀 搀漀猀 愀昀攀琀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀甀猀Ⰰ ㈀  㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䤀䠀夀Ⰰ 䨀⸀䌀⸀匀⸀䈀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀 漀爀愀氀⸀ 㐀ꨀ 䔀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䰀漀礀漀氀愀Ⰰ ㈀  ㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䄀䤀匀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䔀爀洀爀椀漀⸀ 匀漀洀漀猀 琀漀搀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀⸀ 䐀攀 焀甀攀 琀椀瀀漀 搀攀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 漀 䈀爀愀猀椀氀 瀀爀攀挀椀猀愀㼀 䐀攀 焀甀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀愀猀 愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 瀀爀攀挀椀猀愀㼀 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀攀渀琀攀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䰀䄀匀 䈀伀䄀匀Ⰰ 匀爀最椀漀⸀ 倀攀爀昀椀猀 攀 挀漀洀漀 攀猀挀爀攀瘀ⴀ氀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䤀䰀䰀䤀䄀䴀匀Ⰰ 刀漀戀椀渀⸀ 䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 渀漀  䐀攀猀椀最渀攀爀㨀 一漀攀猀 戀猀椀挀愀猀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀氀氀椀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀