ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00655</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campeões além do tatame.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Pedro Lentcsh (Universidade Metodista de São Paulo); Abner Henrique Dias (Universidade Metodista de São Paulo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;ONG, Marketing Esportivo, Comunicação, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido para o Projeto Integrado do quarto período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo, com o tema "Medalhas Digitais  A Comunicação On-Line de Projetos Esportivos". A proposta é desenvolver uma campanha publicitária sobre uma personalidade ou entidade esportiva sem fins lucrativos, com foco principal em internet. A ONG Pequeno Samurai foi o cliente escolhido para o avanço do projeto. A Organização realiza a prática do Morganti Ju-jitsu, um esporte de artes marciais que surgiu em meados da década de 90 e que tem por finalidade a promoção do desenvolvimento humano, da cidadania e da inclusão, envolvendo crianças e adolescentes por meio da luta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As campanhas esportivas sempre chamaram a atenção por lidar com fatores motivacionais, emocionais e de profunda importância para a maioria dos telespectadores e consumidores. A forma como as características do esporte são levadas ao público através da propaganda, cumpre o objetivo de transmitir toda a glória e conquista de um atleta ou clube, elevando o sentimento de amor e respeito de seus torcedores. Para a realização de um projeto que envolvesse o esporte como lazer e responsabilidade social, foi escolhido um cliente que pudesse oferecer duas características essenciais para um trabalho coerente e de benefício comunitário: as crianças e o esporte. A ONG Pequeno Samurai realiza um projeto solidário com o intuito de tirar crianças e adolescentes das ruas e oferecer a prática esportiva como um modo de lhes trazer benefícios e qualidade de vida. A ONG realiza a prática do Morganti Ju-jitsu, um método de luta e uma forma de atividade física que reúne mente, corpo e espírito. Desta forma, os ensinamentos desta modalidade passam a ser compreendidos pelas crianças e adolescentes como uma forma de aprendizado, seguindo uma filosofia de evolução interna e a não violência. Além do conteúdo on-line, foco do projeto também serão divulgadas peças em meios como outdoor, cartazes, folhetos e anúncios de jornais e revistas. A propaganda gerada para a divulgação da ONG não só irá beneficiar seus atletas, mas também levá-la a um patamar de grande visualização diante do público-alvo, com o objetivo de atingir uma gama de voluntários que contribuam com recursos indispensáveis para o bom andamento da organização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto visa quebrar a estagnação que a ONG enfrenta atualmente. É importante que a causa torne-se protagonista e alcance índices satisfatórios de destaque. Para isso a campanha comunicará posicionamento para estabelecer uma imagem no mercado, quebrando a inércia. Para tanto, foram desenvolvidas peças publicitárias para, internet, revista, jornal, cartazes, folhetos, mobiliário urbano e outdoor. Neste projeto, no entanto, o maior foco será no mobiliário urbano. Comumente conhecido como apoiador das outras mídias, a mídia exterior é uma peça fundamental da campanha. A exposição da mensagem, atrelada ao valor de investimento, resultam em um custo relativo interessante diante do cenário do anunciante.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a construção do conceito criativo da campanha, "Campeões Além do Tatame", foi necessário entender que este deveria ser algo que pudesse transmitir o posicionamento da ONG Pequeno Samurai. Atualmente, a organização não quer desenvolver atletas de alta performance, mas sim utilizar o esporte como veículo para algo maior que isso: trata-se de uma causa de inclusão social, que visa retirar crianças carentes das ruas da região de Rio Grande da Serra, São Paulo. A afirmação aqui estabelecida como conceito criativo, traduz como a ONG se comporta e o que ela pretende. O Morganti Ju-jitsu pode e vai replicar seus ensinamentos para a vida de todos os jovens que o praticam. O esporte e toda sua filosofia pregam o companheirismo, a empatia, a disciplina, o autoconhecimento, o equilíbrio, o respeito, a cooperação e muitas outras vertentes a serem exploradas além do próprio corpo. Além disso, ainda buscam construir sua relevância numa sociedade onde as ONGs esportivas são tão carentes e sem recursos, mesmo diante de causas tão nobres. Conceito criativo carrega a concepção da ONG de ser uma verdadeira incentivadora, que conduz as crianças à oportunidade de mudar positivamente suas vidas comumente sujeitas a situações como o bullying e a falta de estrutura familiar. Alinhada as estratégias, a campanha "Campeões Além do Tatame", ilustra que, mais que performance, a ONG está a frente de vários jovens e crianças que, mesmo não sabendo, buscam algo que dê cor ao mundo e expectativa de um futuro novo e positivo. A "Campeões Além do Tatame" busca, nessa iniciativa, transmitir que todo e qualquer ensinamento que o esporte lhe oferece pode ser levado adiante, afinal, o maior benefício do esporte essas crianças levam para a vida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a criação e desenvolvimento da peça publicitária, foi necessário a utilização de recursos digitais adequados e de qualidade. Para imagens (fundo, crianças, elementos) foi utilizado um banco de imagens, foi utilizado o Big Stock, por seu acervo de fotos de qualidade. Todos os elementos da peça foram minuciosamente pesquisados com a maior qualidade possível, a fim de transmitir profissionalismo e seriedade na peça. Foram utilizadas imagens de crianças usando quimono em posições características da luta, atrelando palavras conceituais à elas, demonstrando e comunicando visualmente as qualidades e benefícios que a luta os traz. Para a produção e pós-produção da peça foram utilizados os programas: Adobe Photoshop CC, Adobe Illustrator CC e Adobe Indesign CC. O programa utilizado para o tratamento das fotos foi o Photoshop, para a criação dos vetores e logotipo foi utilizado o Illustrator, e para diagramação, montagem e finalização, foi utilizado o Indesign.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com os dados coletados da própria ONG, a campanha é regida pelo conceito criativo "campeões além do tatame", sempre com uma imagem do atleta e uma palavra atrelada à ele. O mobiliário urbano é uma mídia que por conta da proximidade com o público, desperta interesse e atenção do consumidor. Aqui foram utilizadas cores chamativas e que possibilitasse transmitir positividade, sempre fortalecida pelas palavras em destaque em meio aos pequenos atletas. Foram selecionados os principais elementos textuais e visuais da campanha para poder compor a peça publicitária. Além disso, vale ressaltar que por conta de sua localização em ruas e rodovias, a espontaneidade da mensagem permite que seja mais facilmente absorvida por que o lê.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto "Medalhas Digitais" nos propõe uma campanha de comunicação para uma marca esportiva e esta pode ser uma ONG ou um atleta. Aqui foi escolhida a ONG Pequeno Samurai para desenvolver o projeto e, durante o desenvolvimento, compreendemos que existem várias maneiras e ferramentas de fortalecer uma mensagem e isto vai desde a coleta de informações até a veiculação dos anúncios. Aqui depositamos a certeza de que todas as medidas adotadas neste projeto contribuirão para o primeiro passo de uma nova Pequeno Samurai e, mais que isso, contribuirão para a formação de cada uma dessas crianças. Ainda reforçamos que compreendemos a importância de um trabalho como este destinado a uma ONG. Observamos a carência de respaldo e de recursos que o terceiro setor sofre atualmente, mesmo diante de causas tão nobres como essa e perante isso, não podemos nos anular, afinal, também fazemos parte de um dos maiores benefícios que essas crianças levam pra vida: a motivação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALVES, Marcia Nogueira. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2012. <br><br>ALVES, Marcia Nogueira. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2012.<br><br> </td></tr></table></body></html>