INSCRIÇÃO: 00981
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO04
 
TÍTULO: Receita em prosa: temporada ambulantes
 
AUTORES: KENNEDY ROSA DA COSTA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); Carolina Rodrigues de Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); Cindy Figueiredo Freitas (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); Geane Aparecida Durante Amaral (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); Monalisa França da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); Rafael Leonel Silva Borges (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); Vanessa Matos dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); Mirna Tonus (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo gastronômico, Revista impressa, Série de vídeos, ,
 
RESUMO
O Receita em Prosa busca revelar a essência de histórias, vivências e receitas, explorando aspectos específicos da culinária. Para isso, conta com a publicação de uma revista impressa, lançada ao final de uma série de vídeos que são divididos em temporadas temáticas. O projeto parte de uma discussão sobre o jornalismo especializado em gastronomia, propondo uma abordagem mais humanista para a área.
 
INTRODUÇÃO
Uma tendência mundial, segundo a Editora Globo (2017), "as revistas customizadas ganharam força no mercado brasileiro na última década.[...] Com conteúdo editorial adequado às solicitações dos clientes, essas publicações são um excelente meio para uma empresa se relacionar com seu público." Pensando nisso, o Receita em Prosa em uma nova formulação de projeto opta por trabalhar com revista impressa. O projeto visa uma nova abordagem para o jornalismo gastronômico. É a continuação do livro digital Receita em Prosa, produzido no quinto período do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, que mostra receitas e as histórias dos personagens que estão por trás delas. A partir da ideia inicial do livro, foi criado um canal no YouTube e na plataforma de vídeos interativos Interlude com vídeos de pessoas que têm a culinária como parte integrante de suas histórias. E, posteriormente, materiais exclusivos foram compilados em uma revista impressa. A web e o impresso se alinharam de forma a oferecer ao público um conteúdo que abranja o modo como essas histórias foram contadas. O Receita em Prosa pretende revelar a essência, as histórias, vivências e receitas, além de explorar aspectos específicos da culinária de determinada cidade ou região. Ao final de cada temporada, perfis e fotografias das pessoas que participaram dos vídeos foram publicados na revista.
 
OBJETIVO
O Receita em Prosa tem o objetivo de produzir conteúdos de jornalismo gastronômico por meio de revista impressa e vídeos, valorizando tanto as receitas quanto os personagens nelas envolvidos. A humanização do jornalismo gastronômico, a interatividade dos vídeos e a produção de conteúdos audiovisuais e impressos que além de proporcionar experiências diferentes, se complementam, abarca toda a proposta do projeto. A revista em específico tem o objetivo de proporcionar o aprofundamento das histórias, discussões e temáticas abordadas durante a temporada. Tendo isso posto, o veículo customizado busca cativar o público ao oferecer uma gama maior de informações.
 
JUSTIFICATIVA
O caráter experimental, os aspectos socioculturais e o valor mercadológico inerentes ao projeto são as principais justificativas para sua elaboração. Segundo Silva (2010, p. 17), "o campo da gastronomia é uma verdadeira troca de informações; além da mistura de ingredientes, a mistura de culturas que uma receita pode proporcionar resulta em uma forma de comunicação". Desta forma, o trabalho se justifica por possibilitar o intercâmbio aprofundado entre a gastronomia e o jornalismo. O jornalismo gastronômico é um especializado que se dedica a aproximar pessoas por meio da culinária e faz com que elas tenham prazer por meio do paladar, além de mostrar os aspectos sociais e culturais inerentes à temática. Este projeto contribui para o aprimoramento do que é abordado no jornalismo gastronômico. A abordagem de assuntos como a não regulamentação dos ambulantes na cidade de Uberlândia possibilita uma nova experiência mais aprofundada nesse campo que merece valorização do seu teor jornalístico. O jornalismo gastronômico vai além da comida em si; busca os aspectos social, cultural, histórico, entre outros, intrínsecos a cada situação. Nesse momento, notamos que o mercado do jornalismo gastronômico enseja abordagens mais humanistas, com foco proporcional na receita e nos personagens relacionados. Cada dia mais vemos programas de TV com disputas para escolher o melhor chef de cozinha, apresentadores cozinhando ou, que é mais comum, apenas a mistura dos ingredientes para uma receita.Todas essas situações são importantes para o mercado gastronômico, mas, no caso do jornalismo, é preciso ir além. O jornalismo gastronômico tem a necessidade intrínseca de apresentar as histórias e as pessoas por trás das receitas. Com todo esse direcionamento específico no campo da culinária e a importância da revista para o projeto, pode-se enfatizar que o jornalismo especializado interpreta e aprofunda temas de interesse social, sem ser, necessariamente, um fato noticioso, mas um assunto que possibilite reflexão. Tavares (2009, p. 119) pontua que "segundo Fontcuberta (2006), o conceito de 'periodismo especializado' possui um referente temático, sendo os temas sua autêntica 'razão de ser'". Tavares (2011) considera a revista o meio mais especializado. Sua função está além de informar os acontecimentos; ela precisa se aprofundar em um tema e produzir um material que satisfaça um público específico (TAVARES, 2011). Com o advento da Internet e das tecnologias móveis, a revista precisa se reinventar. "Na junção entre as questões empresariais, históricas e mercadológicas, segundo afirma Vallada (1989), a revista é um produto que deve se adequar a uma época, a um público-alvo e a um segmento específico, posicionando-se estrategicamente" (TAVARES, 2011, p. 119). A nova interação criada com o público por meio da união entre o audiovisual e o impresso, proporciona sensações diferentes e um diálogo mais aprofundado em um tema que pode e deve sair da cozinha. A revista também possui, principalmente, o caráter simbólico de fechar o ciclo de cada temporada. Ela encerra o tema retratado no decorrer da série com conteúdos que vão além dos vídeos. No atual contexto tecnológico, caiu a procura pelos meios impressos, mas isso não impõe seu fim; o impresso pode, e deve, conviver com o audiovisual, um complementando o outro já que eles proporcionam emoções e reações diferentes no público. De acordo com a pesquisa de 2014 do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) há expectativa de crescimento na produção de revista impressas, pois dentro dos conteúdos onlines está acontecendo o incentivo pela posse do material impresso. Pedro Silva, presidente executivo do IVC Brasil, diz que "essa comunicação entre as plataformas é uma forte tendência" (IVC, 2014). Então, a retomada no aumento de vendas de revistas impressas depende desta comunicação com a web, o que é feita no projeto.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O trabalho contou com fases de pré-produção, produção e pós-produção. A princípio, na primeira fase, foi produzida a logo do Receita em Prosa, no programa de desenho vetorial CorelDRAW x4. Depois iniciou-se o processo de pré-produção do projeto em si, em que parte da equipe se deslocava até o ponto do ambulante candidato a participar do programa e conduzia com ele uma pré-entrevista. Utilizou-se smartphones para gravação do áudio da conversa entre o grupo e o entrevistado, além de uma câmera Nikon D3200 para fotografar o ambulante em seu ambiente de trabalho e registrar a feitura de seu produto e o contato com seus clientes. Quando o ambulante aceitava participar da gravação do episódio, passávamos à parte de produção no estúdio de gravação. Nessa parte, os equipamentos técnicos consistiam no uso de três câmeras para filmagem, sendo uma totalmente estática; outra móvel que um dos apresentadores portava durante o episódio, além de uma terceira; que captava apenas as panelas no fogão durante o preparo da receita. A câmera estática era a Nikon D3200, contando com o apoio de um tripé. Já a câmera móvel era a Sony Cyber-Shot DSC-HX300 e para posicionamento no fogão, uma Sony Cyber-Shot DSC-H100. Ambas digitais, com respectivamente 24,1; 20,4 e 16,1 MP. Também foram utilizados um microfone condensador unidirecional com cabo HT Yoga e um par de iluminadores de LED. Para fotografar o momento da entrevista, os ingredientes e o preparo da receita, recorreu-se a um smartphone Samsung Galaxy S5, cuja câmera possui 16 MP. Os demais equipamentos incluíam um iPad Air e dois smartphones Motorola Moto X 2ª Geração, para gravação do áudio da entrevista e para postagens em mídias sociais. Após as gravações os materiais foram editados em um notebook Dell Inspiron 14R, com 6GB de memória e 1TB de HD. Esse computador, por sua vez, conta com o editor de vídeos Sony Vegas versão PRO 13 onde os vídeos foram fragmentados e editados. Com todo o material necessário em mãos, chegou a hora da produção da revista impressa. Esta foi diagramada em um notebook Dell Inspiron 15 Série 3000, 8GB de memória e 1TB de HD, no software de diagramação InDesign CC 2014. Tendo duas produções principais: os vídeos interativos em formatos seriados e a revista impressa, o Receita em Prosa utilizou-se as mídias sociais para divulgação destes materiais produzidos.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A revista Receita em Prosa: Temporada Ambulantes tem 28 páginas, toda colorida, em papel couchê de formato original quadrado 21x21 cm e capa envernizada. A estrutura editorial está dividida em: Capa - apresenta uma imagem ao fundo e a descrição do tema abordado na temporada; Expediente, sumário e editorial (páginas dois e três); Receita 3x4 - contém cinco perfis dos personagens abordados nos vídeos e os ingredientes das receitas (páginas quatro a 11 e 14 a 25); Sabores diVersos - espaço para uma crônica sobre os percalços para encontrar um vendedor ambulante de churros (páginas 12 e 13); Olha isso! - espaço destinado para fotografias (página 26 e 27); Anuncie - para anunciantes (contracapa). A estrutura gráfica trabalha com o equilíbrio entre textos e imagens. A tipografia utilizada busca dar leveza aos textos. Foram escolhidas três fontes: Freehand521 para os títulos e sumário; Centabel Book para os textos, expediente e ingredientes; e, Kompani para os destaques laterais, como se fossem os "olhos" do texto principal. Os textos da revista possuem parágrafo de 5mm, alinhamento justificado e cor preta para facilitar a leitura. Já para os títulos variam entre preto e branco de acordo com a imagem de fundo. Os "olhos" e os boxes de receitas acompanham a cor atribuída a cada personagem entrevistado. O alinhamento destes é à esquerda enquanto o daqueles, oscila entre à esquerda e à direita, dependendo de sua disposição na página. As cores utilizadas foram as mesmas dos vídeos (vinho, verde, azul, vermelho e laranja). Tanto a utilização das cores quanto o uso da fonte Freehand521 foram pensadas com o intuito de dar identidade, ligação e unidade aos produtos. Pensando nas pessoas que se interessaram em adquirir a revista, mas não assistiram aos vídeos, colocamos os ingredientes de cada receita e um QR code - gráfico preto e branco 2D em formato quadrado com informações pré-estabelecidas como textos e páginas na internet (MAURICIO COELHO, 2017) - que leva para o vídeo no YouTube. A ferramenta utilizada assume um papel importante na complementação do conteúdo e contribui para a multimidialidade proposta pelo projeto. Além desses, há nas páginas 26 e 27, editoria "Olha isso!", QR codes que direcionam o leitor para as mídias sociais do projeto. São elas: Facebook, Snapchat, YouTube e Instagram. Para a leitura desses códigos faz-se necessária a utilização de aplicativos para smartphones com câmera. Já que o jornalismo gastronômico tem o papel duplo de informar e oferecer prazer, um recurso muito utilizado para despertar prazer no jornalismo gastronômico dentro da proposta é a fotografia. Segundo Amaral (2014), esta chama a atenção do leitor e estimula seu lado sensorial, o que já se torna fonte de prazer. Foi pensando nisso que, o projeto gráfico da revista foi pensado em cima da presença marcante de imagens significativas para a narrativa.
 
CONSIDERAÇÕES
A revista é de suma importância para o projeto, pois condensa e explora ainda mais as histórias trabalhadas durante toda a temporada do canal. A sua customização com grande variedade de fotos, cores, textos e linguagens, além de interação com outros meios reforça a sua proposta e evidencia a essência do Receita em Prosa, que busca o aprofundamento e valorização das histórias de quem se trabalha. Todos os recursos utilizados no meio impresso, busca atingir e agradar o público, proporcionando uma informação cada vez mais completa. Isso fica evidente ao utilizarmos de recursos como os QR codes, que além de dar personalidade e multimidialidade ao projeto, oferece ao leitor a possibilidade de assistir aos vídeos ou àqueles que já assistiram, terem esses links salvos e acesso mais rápido por meio deles.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
AMARAL, Renata Maria do. Gastronomia: prato do dia do Jornalismo Cultural. 2006. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2015.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 嘀漀挀 琀攀洀 昀漀洀攀 搀攀 焀甀㼀㨀 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 最愀猀琀爀漀渀洀椀挀漀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀猀 倀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 倀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀㨀 䔀ⴀ挀漀洀瀀猀Ⰰ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 瘀⸀㄀㜀Ⰰ渀⸀㌀Ⰰ瀀⸀㄀ⴀ㄀㘀Ⰰ 猀攀琀⸀ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀漀洀瀀漀猀⸀漀爀最⸀戀爀⼀猀攀攀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀攀ⴀ挀漀洀瀀漀猀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㄀ 㜀 ⼀㜀㤀㘀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  ㈀ 渀漀瘀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䐀䤀吀伀刀䄀 䜀䰀伀䈀伀⸀ 倀甀戀氀椀挀愀攀猀 䌀甀猀琀漀洀椀稀愀搀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀攀搀椀琀漀爀愀最氀漀戀漀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀挀甀猀琀漀洀椀稀愀搀愀猀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㌀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀

INSTITUTO VERIFICADOR DE COMUNICAÇÃO. Circulação de revistas apresenta recuperação no segundo semestre de 2014. 2014. Disponível em: . Acesso em 21 set. 2015.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀唀刀䤀䌀䤀伀 䌀伀䔀䰀䠀伀⸀ 䤀最⸀ 儀刀 䌀漀搀攀㨀 漀 焀甀攀  攀 挀漀洀漀 甀猀愀爀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀琀攀挀渀漀氀漀最椀愀⸀椀最⸀挀漀洀⸀戀爀⼀搀椀挀愀猀⼀㈀ ㄀㌀ⴀ ㌀ⴀ 㐀⼀焀爀ⴀ挀漀搀攀ⴀ漀ⴀ焀甀攀ⴀ攀ⴀ攀ⴀ挀漀洀漀ⴀ甀猀愀爀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㘀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀氀攀 刀愀洀漀猀 搀愀⸀ 䴀攀渀甀 搀攀最甀猀琀愀漀㨀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 䜀愀猀琀爀漀渀漀洀椀愀㨀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 倀爀愀稀攀爀攀猀 搀愀 䴀攀猀愀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀 ⴀ 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 唀渀椀挀攀甀戀 ⴀ 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀⸀甀渀椀挀攀甀戀⸀戀爀 ⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀㄀㈀㌀㐀㔀㘀㜀㠀㤀⼀㄀ 㠀㈀⼀㈀⼀㈀ 㘀㔀㐀㌀㌀ ⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 猀攀琀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀嘀䄀刀䔀匀Ⰰ 䘀爀攀搀攀爀椀挀漀 搀攀 䴀攀氀氀漀 䈀爀愀渀搀漀⸀ 䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀漀爀 攀氀愀 洀攀猀洀愀㨀 瘀椀猀愀搀愀猀 攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 洀漀搀漀 搀攀 猀攀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䤀渀㨀 䐀伀刀一䔀䰀䰀䔀匀Ⰰ 䈀攀愀琀爀椀稀㬀 䜀䔀刀䈀䄀匀䔀Ⰰ 䌀愀爀氀漀猀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 倀愀瀀攀氀 攀 瀀攀氀挀甀氀愀 焀甀攀椀洀愀洀 搀攀瀀爀攀猀猀愀㨀 挀漀洀漀 漀 挀椀渀攀洀愀 攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 琀攀渀琀愀洀 攀猀挀愀瀀愀爀 搀愀 昀漀最甀攀椀爀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀 搀漀 渀漀瘀漀 猀挀甀氀漀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀瀀甀挀爀猀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ 瀀⸀ ㈀㈀ ⴀ㈀㐀㄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀攀戀漀漀欀猀⸀瀀甀挀爀猀⸀戀爀⼀攀搀椀瀀甀挀爀猀⼀䔀戀漀漀欀猀⼀倀搀昀⼀㤀㜀㠀ⴀ㠀㔀ⴀ㌀㤀㜀ⴀ ㄀㐀㌀ⴀ㠀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀

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