INSCRIÇÃO: 00336
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO07
 
TÍTULO: Caminhos sensíveis: o webdocumentário do projeto Mãos Dadas Belém
 
AUTORES: Lorena Emanuele da Silva Santos (Universidade Federal do Pará); Juliana Araújo Lima (Universidade Federal do Pará); Marcus Vinícius Passos (Universidade Federal do Pará); Leonardo Santana dos Santos Rodrigues (Universidade Federal do Pará); Lorena Cruz Esteves (Universidade Federal do Pará); Rosane Maria Albino Steinbrenner (Universidade Federal do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: webdocumentário, comunicação institucional, , projeto social,
 
RESUMO
Este trabalho se propõe a analisar o webdocumentário do projeto Mãos Dadas Belém (www.maosdadasbelem.com), produzido pelos alunos da disciplina Laboratório de Comunicação Institucional da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará. Foram utilizadas as contribuições de Penafria (2014), para se pensar o webdocumentário como materialidade importante para a mediação entre o projeto e a sociedade, e para além disso, Gomes (2012), Almeida (2011) que trazem questões acerca da relevância social. A partir dessas leituras, propomos a discussão sobre a importância da interatividade e evidenciamos como ela foi incorporada ao trabalho.
 
INTRODUÇÃO
Ao começar a disciplina Laboratório de Comunicação Institucional, do sétimo semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Pará, tivemos o desafio de escolher uma organização social para a qual pudéssemos realizar um planejamento de comunicação. O projeto escolhido foi o Mãos Dadas Belém, um projeto em fase de transição que inicialmente "distribuía alimentos e materiais de higiene para pessoas nessas condições no centro de Belém, mas evoluiu para oferecer, além do alimento e doações algo a mais e talvez mais importante para quem vive nas ruas: atenção, alento e alegria. Isso é feito de várias formas: por meio de conversas, da simples escuta, de apresentações artísticas e de uma visão que, buscando romper estigmas e preconceitos, estabelece vínculos, promove afetos e dessa forma, pelo exemplo, finda por estimular que outros também enxerguem as pessoas em situação de rua como aquilo que são – cidadãos". Essa é a descrição do projeto no plano de comunicação realizado pelos alunos. ਀䌀漀洀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 渀漀猀 爀攀猀琀愀瘀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 洀愀猀 洀漀渀琀愀爀 甀洀愀 瀀漀渀琀攀 攀渀琀爀攀 焀甀攀洀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 搀攀 焀甀攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀漀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀⸀ 䔀 攀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 昀愀稀ⴀ氀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀猀猀攀 焀甀攀 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 渀愀瘀攀最愀猀猀攀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀甀琀渀漀洀愀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 樀 焀甀攀㨀 ਀ 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀洀瀀氀椀挀愀 攀洀 琀爀漀挀愀猀Ⰰ 愀琀漀猀 攀 愀攀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀猀Ⰰ 瀀爀攀猀猀甀瀀攀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 搀椀氀漀最漀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 洀切琀甀漀 搀漀 昀愀氀愀爀 攀 搀攀椀砀愀爀 昀愀氀愀爀Ⰰ 搀漀 漀甀瘀椀爀 攀 搀漀 攀猀挀甀琀愀爀Ⰰ 搀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀 昀愀稀攀爀ⴀ猀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀漀 焀甀攀爀攀爀 攀渀琀攀渀搀攀爀⸀ ⠀匀䌀刀伀䘀䔀刀一䔀䬀䔀刀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀㄀⤀ ਀倀漀爀琀愀渀琀漀 瀀攀渀猀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 甀洀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 挀甀樀愀 搀攀昀椀渀椀漀 猀攀爀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䤀爀攀洀漀猀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀 漀猀 椀琀攀渀猀 焀甀攀 愀 挀漀洀瀀攀洀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀漀猀 攀 焀甀愀椀猀 愀猀 猀甀愀猀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 挀漀洀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀甀爀最椀甀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀最爀甀瀀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀 攀 搀攀 昀漀洀攀渀琀愀爀 甀洀 搀攀戀愀琀攀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀猀 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀漀 琀漀爀渀愀爀 瀀切戀氀椀挀漀 愀猀 愀攀猀Ⰰ 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀攀猀猀攀 最爀甀瀀漀 搀攀 愀瀀漀椀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 戀甀猀挀漀甀 猀攀爀 洀愀椀猀 甀洀 挀愀渀愀氀 搀攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀愀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 瘀椀搀愀 焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀洀攀渀琀攀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 瀀愀爀愀攀渀猀攀⸀   A plataforma foi escolhida porque "resulta de uma ligação entre a Internet e o documentário e que se trata de uma obra que, no âmbito do atual panorama de produção artística, contribui não apenas para uma evolução do documentário, pois torna-o interativo mas, também, para uma evolução das tecnologias digitais interativas" (PENAFRIA, 2014, p. 30). Também é um formato que se diferencia de outras formas de exibir vídeos pois "são obras em trânsito, nos quais os usuários podem montar de diferentes maneiras justamente naquilo que na estrutura do cinema não é possível alterar - a sequência de montagem" (VISSOTTO, 2016, p. 8). ਀伀 渀漀瘀漀 猀椀琀攀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀  椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀琀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀Ⰰ 猀攀渀猀瘀攀氀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀⸀ 匀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀  愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 最爀昀椀挀愀猀 攀 猀漀渀漀爀愀猀 椀渀琀攀最爀愀搀愀猀 愀 甀洀愀 昀漀爀洀愀琀漀 搀椀最椀琀愀氀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀漀 甀猀甀爀椀漀 洀攀爀最甀氀栀愀爀 攀洀 甀洀 琀攀洀愀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀  瀀漀猀琀漀 猀 洀愀爀最攀渀猀 搀愀猀  瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀猀 搀愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀愀爀琀椀甀 搀愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 焀甀攀 漀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 搀攀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 攀 愀琀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀猀 搀漀椀猀 攀渀搀攀爀攀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 渀漀 挀漀渀琀椀渀栀愀洀 愀氀最甀渀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 挀漀渀琀渀甀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 椀渀猀挀爀椀漀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 渀漀瘀漀 眀攀戀猀椀琀攀 瘀攀椀漀 愀琀攀渀搀攀爀 攀猀猀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀 攀 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 昀漀挀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀 瀀漀甀挀漀 挀氀愀爀漀 攀 挀漀洀瀀氀攀琀漀⸀  Um dos maiores ganhos ao adotar tal plataforma de divulgação virtual está relacionado às diversas possibilidade de trabalhar uma determinada temática. "O formato de webdocumentário, apesar de mostrar uma visão mais aprofundada sobre determinado tema, não tenta esgotar o mesmo" (GOMES, 2013, p. 24). Ou seja, desenvolver uma abordagem sensível e fomentadora de debate sobre o dia a dia de centenas de pessoas que vivem em situação de rua em Belém de Pará exigia uma ferramenta completa como essa. ਀匀攀最甀渀搀漀 䜀爀攀最漀氀椀渀Ⰰ 匀愀挀爀椀渀椀 攀 吀漀洀戀愀 ⠀㈀  ㈀⤀ 漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  甀洀 猀椀琀攀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀 洀甀椀琀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀猀 攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 甀猀甀爀椀漀⸀ 伀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀猀 渀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 挀漀洀 漀猀 焀甀愀椀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀 搀椀猀瀀漀猀琀愀猀㨀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 猀漀渀猀Ⰰ 愀渀椀洀愀攀猀 攀 昀漀琀漀猀⸀ 匀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 挀漀洀漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀甀氀琀椀洀椀搀椀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀愀瘀攀最愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀攀爀攀渀椀搀愀搀攀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀椀瘀椀搀愀搀攀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀漀 洀愀椀猀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 挀氀愀爀攀稀愀 攀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 攀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 焀甀攀洀 瘀椀瘀攀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 攀渀琀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 椀渀椀挀椀愀搀漀猀 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 琀攀挀攀爀愀洀 漀 猀椀琀攀 攀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 攀猀琀愀爀椀愀 椀渀挀氀甀搀漀⸀ 伀 猀椀琀攀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 圀椀砀Ⰰ 攀 瀀爀漀樀攀琀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 洀猀 搀攀 樀甀氀栀漀Ⰰ 漀 搀攀猀椀最渀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 挀爀椀愀攀猀 渀漀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 攀 椀洀愀最攀渀猀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 愀攀猀 搀漀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀⸀ 伀 猀椀琀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀琀椀挀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀椀瘀椀搀椀爀 愀 琀甀爀洀愀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 洀搀甀氀漀猀㨀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 爀搀椀漀Ⰰ 琀攀氀攀 攀 眀攀戀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 洀搀甀氀漀 猀攀爀椀愀 瀀漀猀琀愀搀漀 渀漀 猀椀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀  A primeira etapa da construção do site foi a escolha da plataforma, a Wix. A facilidade em produzir um site eficiente - pensando as necessidades do projeto e a possível demanda de acesso - e que pudesse ser facilmente gerenciado tanto pela equipe de alunos do laboratório como a equipe do próprio projeto, foi o fator decisivo para engajamento da escolha. ਀伀 洀漀搀攀氀漀 搀漀 猀椀琀攀 猀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 挀漀洀漀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀愀瀀愀稀 搀攀 猀攀爀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 ⠀倀䔀一䄀䘀刀䤀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀⤀ 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 漀昀攀爀攀挀攀爀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀洀 漀 爀椀猀挀漀 搀攀 ∀瀀攀爀搀攀爀∀ 愀氀最漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 漀甀 挀愀爀攀挀攀爀 搀攀 甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀攀洀 漀戀琀攀爀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 愀 洀愀椀猀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 愀戀愀猀 搀漀 猀椀琀攀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 琀攀爀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 攀 爀攀琀漀爀渀漀猀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀猀椀琀愀爀攀洀Ⰰ 甀洀愀 昀漀爀洀愀 琀愀洀戀洀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 漀 攀猀瀀愀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀漀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀⸀  O conteúdo interno, para além dos produtos principais como vídeos, galerias de imagens, flyers, banner, quadrinhos e spots, foi inteiramente pensado para se assemelhar à própria marca do projeto e as cores principais: amarelo, azul e branco. E também foram inseridos recursos visuais que aludem à questão da palhaçaria, que é o principal trabalho exercido junto às pessoas em situação de rua. O ambiente online precisava transmitir a seriedade que o projeto precisa e ao mesmo tempo oferecer a ludicidade. ਀䘀漀椀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 焀甀攀 漀 猀椀琀攀 瀀搀攀 猀攀爀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀搀漀 攀 猀愀椀渀搀漀 搀漀猀 琀漀渀猀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀挀甀爀漀猀 漀甀 爀攀瀀氀攀琀漀猀 搀攀 瘀椀渀栀攀琀愀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀洀 瀀爀漀搀甀攀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 漀甀 攀洀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀漀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀  甀洀 眀攀戀猀椀琀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 攀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 一漀 洀搀甀氀漀 搀攀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀漀 攀猀琀爀椀琀愀洀攀渀琀攀 搀攀猀琀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀 氀漀最漀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 攀氀攀 愀戀爀愀渀最椀愀 洀愀椀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 攀 瀀爀攀挀椀猀愀爀椀愀 猀攀爀 愀氀椀洀攀渀琀愀搀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀ⴀ氀漀 昀漀椀 爀攀瀀愀猀猀愀搀愀 愀漀 洀搀甀氀漀 搀攀 圀攀戀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀爀瘀椀爀椀愀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 愀瀀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 昀椀砀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀爀椀愀 栀漀猀瀀攀搀愀爀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 愀瘀椀猀漀猀⸀  A página "Home" possui o início dos caminhos para explorar o webdocumentário. Ela conta com dois teasers do documentário, uma breve descrição do projeto e uma seção de "caminhos" que podemos escolher para explorar o website. ਀䄀 瀀最椀渀愀 ∀䠀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀∀  甀洀 爀攀猀甀洀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 爀攀氀愀琀愀爀 愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 ⴀ 漀 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀 攀 甀洀 爀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀愀搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 琀攀洀 甀洀愀 猀攀漀 挀漀洀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 戀漀琀攀猀 焀甀攀 爀攀搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀 漀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀 愀 漀甀琀爀愀猀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀猀⸀  "Ações" é uma aba que tem como propósito descrever como as ações e a preparação para elas funciona. Logo em seguida, na próxima página, complementamos a ideia de participação e interatividade dos internautas com o projeto por meio do "Participe", uma aba com um formulário para os voluntários em potencial. ਀䄀 瀀最椀渀愀 ∀䈀氀漀最∀ 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 渀漀 洀攀渀甀⸀ 䔀氀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀最爀甀瀀愀爀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 搀攀挀氀愀爀愀攀猀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀琀甀愀氀椀稀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀 渀漀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀 搀漀 焀甀攀 攀氀攀猀 攀猀琀漀 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀⸀  A aba "Colabore", diferente da "Participe", tem como alvo quem gostaria de ajudar o projeto, contudo não através do investimento do seu tempo ou força, mas sim com comida ou dinheiro para serem investidos nas ações. ਀䄀猀 琀爀猀 切氀琀椀洀愀猀 瀀最椀渀愀猀 ⴀ 愀最爀甀瀀愀搀愀猀 渀漀 戀漀琀漀 ∀䴀愀椀猀 ⴀ 猀漀 倀愀爀挀攀椀爀漀猀∀Ⰰ ∀匀漀戀爀攀 渀猀∀ 攀 ∀䐀椀瘀甀氀最愀漀∀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 瀀愀爀挀攀椀爀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 甀洀愀 最爀昀椀挀愀 搀攀 䈀攀氀洀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 挀漀洀漀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 瀀愀爀挀攀椀爀漀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀  甀洀愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀Ⰰ 挀漀洀 愀 洀椀猀猀漀Ⰰ 瘀椀猀漀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀爀漀瀀攀 甀洀愀 氀椀最愀漀 洀愀椀猀 猀攀渀猀瘀攀氀⸀ 䄀 切氀琀椀洀愀 瀀最椀渀愀  漀 爀攀瀀漀猀椀琀爀椀漀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 洀搀甀氀漀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀猀 瀀愀爀愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀猀 愀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 猀椀琀攀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀 琀爀愀稀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 渀漀瘀攀 洀攀渀甀猀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 搀愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 焀甀攀 挀椀爀挀甀渀猀挀爀攀瘀攀 漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 攀洀 䈀攀氀洀 搀漀 倀愀爀⸀ 䄀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀  琀漀渀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀攀猀猀攀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀⸀ 䄀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀稀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀氀最漀 瀀漀爀 猀椀 猀 搀攀猀甀洀愀渀愀Ⰰ 愀挀愀爀爀攀琀愀 漀甀琀爀愀猀 猀攀焀甀攀氀愀猀 愀椀渀搀愀 洀愀椀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 愀戀愀渀搀漀渀漀 搀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 搀漀猀 愀洀椀最漀猀Ⰰ 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 猀攀爀 挀椀搀愀搀漀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 攀猀猀攀 最爀甀瀀漀 猀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 ∀攀砀ⴀ挀椀搀愀搀漀⸀ 匀甀樀攀椀琀漀猀 愀瀀愀最愀搀漀 搀漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 爀攀挀攀瀀琀漀爀攀猀 搀攀 攀猀琀椀最洀愀猀 挀爀椀愀搀漀猀 瀀漀爀 攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀⸀ 䔀砀瀀漀猀琀漀猀  洀椀猀爀椀愀Ⰰ  攀瘀椀搀攀渀琀攀 焀甀攀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 渀漀 猀漀 愀猀猀攀最甀爀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 焀甀攀 琀洀 攀猀琀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀∀ ⠀䄀䰀䴀䔀䤀䐀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀 㜀㠀⤀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 氀甀琀愀爀 挀漀渀琀爀愀 攀猀猀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 瘀愀椀 愀氀洀 搀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 攀猀戀愀爀爀愀 渀愀 最愀爀愀渀琀椀愀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 椀渀愀氀椀攀渀瘀攀椀猀  挀漀渀搀椀漀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 搀椀爀攀椀琀漀  瘀椀搀愀Ⰰ  氀椀戀攀爀搀愀搀攀 攀  瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀⸀  Neste sentindo, o website do Mãos Dadas Belém vem destacar os sentimentos e empatias daqueles que se doam, mesmo que minimamente, aos outros. A coabitação, portanto, está no cerne do projeto. Reconhecer as pessoas que vivem em situação de rua como cidadãs, significa assegurá-las como possuidoras de garantias e direitos. Com isso, cabe a todos impedir a violação desses direitos sociais.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ALMEIDA, Delano Augusto Correia de. MORADOR DE RUA: Da questão social para਀焀甀攀猀琀漀 洀椀搀椀琀椀挀愀⸀ 倀甀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 渀愀 䄀洀愀稀渀椀愀⸀ 䈀攀氀洀Ⰰ 瘀⸀ ㄀Ⰰ 渀㄀⸀ p. 77- 102, jan./jun. 2011.

GREGOLIN, Maira, SACRINI, Marcelo, TOMBA, Rodrigo Augusto. Webdocumentário:਀甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀攀搀愀最最椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 洀甀渀搀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀 de Graduação. Campinas: Unicamp, 2002.

GOMES, Murilo Nascimento Salviano. Plano Haiti: a história de haitianos traficados ao਀䈀爀愀猀椀氀⸀ ㈀ ㄀㈀⸀ ㌀㤀 昀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀 ⠀䈀愀挀栀愀爀攀氀愀搀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⤀᐀唠渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 Brasília, Brasília, 2013.

PENAFRIA, Manuela. A Web e o documentário: uma dupla inseparável? Aniki Revista਀倀漀爀琀甀最甀攀猀愀 搀愀 䤀洀愀最攀洀 攀洀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 ጀ†瘀漀氀⸀ 渀⸀漀㄀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀ⴀ㌀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀匀匀伀吀吀伀Ⰰ 䤀稀愀戀攀氀⸀ 圀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀㨀 愀 攀洀攀爀最渀挀椀愀 搀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 攀猀琀琀椀挀漀ⴀ渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande਀搀漀 匀甀氀Ⰰ ㈀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀