INSCRIÇÃO: 00848
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP03
 
TÍTULO: A Vida do seu filho pode estar nas mãos de alguém: Campanha para o Ministério Público
 
AUTORES: Victoria de Moura Pires (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Leonardo Altoé (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Lucas Azambuja (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Matheus Motta (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Anahi Laran (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Giovanni Tavares Pereira (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
 
PALAVRAS-CHAVE: Publicidade, Assédio, Internet, Criança, Adolescente
 
RESUMO
O Ministério Público do Rio Grande do Sul recebe anualmente milhares de denúncias na Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude a respeito de casos de exposição virtual de crianças e adolescentes. Com isso, a divulgação de fotos e vídeos íntimos e dados pessoais se tornou instrumento de ameaça para os jovens. Tendo em vista a necessidade de conscientização de pais e responsáveis, os alunos do quarto semestre de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul desenvolveram a campanha "A Vida do Seu Filho Pode Estar nas Mãos de Alguém". O material a seguir apresenta o processo de criação do conceito e das peças, expondo todas as etapas de desenvolvimento desde o recebimento do briefing.
 
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta o desdobramento da campanha publicitária, pautando sobre os processos que envolveram o exercício criativo em torno do desenvolvimento do conceito e das peças. O briefing parte da atuação da Promotoria da Infância e da Juventude enquanto órgão público.਀ऀ䄀 䤀渀猀琀椀琀甀椀漀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀稀愀ⴀ猀攀 瀀漀爀 愀琀攀渀搀攀爀 搀攀渀切渀挀椀愀猀 搀攀 挀愀猀漀猀 搀攀 攀砀瀀漀猀椀漀 瘀椀爀琀甀愀氀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀 瀀爀攀猀琀愀 愀瀀漀椀漀 猀 瘀琀椀洀愀猀 攀 猀甀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 愀最攀渀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀愀洀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 甀洀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀椀猀挀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀瘀椀琀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 搀椀氀漀最漀 昀愀洀椀氀椀愀爀⸀ 伀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀渀琀攀渀搀攀洀 愀 椀洀瀀甀氀猀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 愀 椀渀挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 挀漀洀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 挀漀洀甀渀猀  昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 焀甀攀 搀椀昀椀挀甀氀琀愀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀爀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀攀 猀攀甀猀 愀琀漀猀 攀 搀攀挀椀猀攀猀⸀  Surge a necessidade, então, de promover a conscientização de pais e responsáveis a fim de diminuir os índices criminais levantados anualmente pelo Órgão e assegurar a integridade dos jovens da região. Desse modo, a campanha assume o propósito de prevenção, partindo da apresentação de cinco peças publicitárias que compõem a unidade e o impacto do tema abordado.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 倀切戀氀椀挀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 攀洀 愀瀀漀椀漀  倀爀漀洀漀琀漀爀椀愀 搀愀 䤀渀昀渀挀椀愀 攀 搀愀 䨀甀瘀攀渀琀甀搀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 洀砀椀洀愀 椀渀猀攀最甀爀愀渀愀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀 渀切挀氀攀漀 昀愀洀椀氀椀愀爀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀愀 搀椀洀椀渀甀椀漀 搀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀愀猀漀猀⸀ 䔀洀 猀甀洀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀ⴀ猀攀 愀氀攀爀琀愀爀 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 爀椀猀挀漀猀 愀 焀甀攀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 猀攀 猀甀戀洀攀琀攀洀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  猀甀瀀攀爀攀砀瀀漀猀椀漀 攀  猀甀戀猀攀焀甀攀渀琀攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 猀漀昀爀椀搀愀 瀀攀氀愀猀 瘀琀椀洀愀猀⸀ 吀愀氀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 攀猀挀愀渀挀愀爀愀 愀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀愀氀ⴀ椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀搀愀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ Embora a produção publicitária seja destinada às famílias, a campanha visa também impactar potenciais vítimas (crianças e adolescentes), cuja faixa etária varia entre 10 e 17 anos. Dessa forma, a campanha constrói a sua unidade a partir de cinco peças gráficas variadas, sendo a sua produção audiovisual no modelo de um vídeo de 30 segundos (adequado ao formato de veiculação em TV), sendo essa peça, o módulo central da campanha, com o apoio do spot para rádio e das peças gráficas produzidas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 愀挀攀猀猀漀 猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀攀搀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀氀椀攀渀琀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 甀洀 爀攀猀甀洀漀Ⰰ 挀漀洀 椀渀搀椀挀愀攀猀 瀀爀攀挀椀猀愀猀 搀漀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 ⠀䌀䄀䈀刀䄀䰀Ⰰ ㄀㤀㠀 ⤀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 攀砀愀洀椀渀漀甀 漀猀 搀愀搀漀猀 攀 戀甀猀挀漀甀 ∀搀攀昀椀渀椀爀 焀甀愀氀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀⸀∀ ⠀䈀䔀刀吀伀䴀䔀唀Ⰰ ㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㐀⤀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 愀瀀漀椀漀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀⸀  Números alarmantes indicavam que grande parte das vítimas eram assediadas a enviarem fotos íntimas e, após o ato, sofriam ameaças, como sextortion . Percebeu-se, através da análise do briefing e das demais fases do processo criativo, que os casos estavam intimamente ligados à manipulação dos menores. O insight conduziu à formulação do posicionamento, conceito e slogan:਀ Tabela 1 – Fonte: autores਀ A partir da definição dos norteadores da campanha acima citados, o grupo realizou diversas reuniões a fim de acumular o máximo de referências gráficas e de execução, buscando atingir resultados próximos da idealização teórica, que consistia em trazer peças visuais que fugissem do padrão informativo e monótono com que as campanhas do gênero eram realizadas.਀ऀ伀 最爀甀瀀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀漀甀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 琀爀愀渀猀洀椀搀椀琀椀挀漀 焀甀攀 挀栀漀挀愀猀猀攀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀渀愀 攀 瀀攀氀漀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀渀搀漀ⴀ猀攀 愀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 攀 椀渀挀椀琀愀爀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 焀甀愀渀琀漀  瀀爀攀猀攀渀愀 攀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 瀀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀攀 漀猀 昀椀氀栀漀猀 攀猀琀漀 攀砀瀀漀猀琀漀猀 渀愀 爀攀搀攀⸀ 䄀 猀攀最甀椀爀Ⰰ 漀猀 洀琀漀搀漀猀 搀攀 挀爀椀愀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A primeira ação que conduziu o desenvolvimento do conceito foi o mapeamento de campanhas publicitárias nacionais e internacionais que abordassem o tema direta ou indiretamente. O propósito da busca foi construir uma base vasta de referências a fim de guiar o processo de criação, evitando que conceitos antigos fossem explorados novamente. A partir disso, foi possível estabelecer domínios criativos inéditos e projetar novas direções em comparação com o material acessado.਀一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最 攀渀琀爀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 琀攀洀愀⸀ 伀 䈀爀愀椀渀猀琀漀爀洀 猀攀 戀愀猀攀椀愀 渀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 ᰀ焠甀愀渀琀漀 洀愀椀猀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 洀攀氀栀漀爀ᴀ†⠀䈀䄀堀吀䔀刀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㠀⤀ 攀  甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀搀愀 搀攀 最攀爀愀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 椀搀攀椀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀洀 最爀甀瀀漀 ⠀䜀伀䐀伀夀Ⰰ ㈀  ㄀⤀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 挀漀渀猀攀渀猀漀 攀渀琀爀攀 漀 最爀甀瀀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 挀爀椀愀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 最甀椀愀爀愀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 最攀爀愀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 漀爀椀最椀渀愀氀 攀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀⸀ Diversas palavras-chave surgiram ao longo da dinâmica, entretanto, ao definir que o mais importante para o desenvolvimento da campanha era chocar o espectador, o grupo restringiu as palavras às mais expressivas e reflexivas. O primeiro esboço de ideia consistia em trazer as bonecas-marionete e ventríloquos, que por meio das mãos de terceiros, desempenham movimentos e ações involuntariamente. Refinando o conceito, restaram apenas algumas palavras pontuais, que avançaram para a próxima etapa, o Mindmapping.਀䄀瀀猀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀Ⰰ 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 䴀椀渀搀洀愀瀀瀀椀渀最 Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 甀洀愀 爀攀椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 洀愀椀猀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 攀 搀漀 琀攀洀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 攀氀愀猀㨀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀砀瀀漀猀椀漀Ⰰ 爀椀猀挀漀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 洀愀氀ⴀ椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀搀愀猀Ⰰ 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 愀洀攀愀愀猀Ⰰ 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀Ⰰ 瀀攀爀椀最漀Ⰰ 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 椀渀猀攀最甀爀愀渀愀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 ∀洀愀渀椀瀀甀氀愀漀∀ 猀攀 猀漀戀爀攀猀猀愀椀甀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 搀攀洀愀椀猀Ⰰ 猀攀爀瘀椀渀搀漀 搀攀 渀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 漀 愀洀愀搀甀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 搀漀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 猀氀漀最愀渀 ∀愀 瘀椀搀愀 搀漀 猀攀甀 昀椀氀栀漀 瀀漀搀攀 攀猀琀愀爀 渀愀猀 洀漀猀 搀攀 愀氀最甀洀∀⸀ Em relação à proposta do slogan, "vida" assume o significado também dos dados disponibilizados pelos jovens internautas na web, como informações pessoais e fotos íntimas. O domínio, a vulnerabilidade e a manipulação gerados pela superexposição online, na frase, são expressos pelo alerta aos pais em relação à posse desses dados por outras pessoas na internet. Por fim, “mão” torna-se uma palavra-chave para o conceito de manipulação. ਀匀愀戀攀渀搀漀 焀甀攀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 猀氀漀最愀渀 昀漀椀 瀀愀爀愀氀攀氀愀 攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀  琀爀愀搀甀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 挀漀渀猀琀爀甀椀甀 甀洀 瘀椀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀 攀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀 愀漀 琀爀愀稀攀爀 漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀漀 戀漀渀攀挀漀 瘀攀渀琀爀氀漀焀甀漀㨀 椀渀愀渀椀洀愀搀漀Ⰰ 洀愀渀椀瀀甀氀瘀攀氀 攀 挀愀爀椀挀愀琀漀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 爀攀昀漀爀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 攀砀瀀爀攀猀猀愀 瀀攀氀漀 猀氀漀最愀渀Ⰰ 甀洀愀 挀爀椀愀渀愀 焀甀攀 愀猀猀甀洀攀 愀 昀椀猀椀漀渀漀洀椀愀 搀攀 甀洀 戀漀渀攀挀漀 瘀攀渀琀爀氀漀焀甀漀 琀爀愀搀甀稀 愀 愀洀攀愀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀愀氀ⴀ椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 焀甀攀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 猀攀 攀砀瀀攀洀 渀愀 眀攀戀 攀 愀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ 匀愀戀攀渀搀漀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀琀愀瘀愀 搀攀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀攀挀椀猀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 攀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀甀愀 攀砀攀挀甀漀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 愀爀琀猀琀椀挀愀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀Ⰰ 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 愀瀀琀漀 愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 渀漀 洀漀搀攀氀漀⸀  A aplicação do conceito em peças gráficas foi a primeira a ser materializada a partir de rafes, concebidos a partir de desenhos, ou seja, representações gráficas bidimensionais (GOMES, 2001, p. 96). Segundo Frascara (2000), os rafes constituem uma forma de organização e geração de ideias. Com isso, a disposição de elementos foi planejada de modo que garantisse a total compreensão do público. Nesse contexto, além da organização harmônica de itens necessários, como os logotipos das instituições envolvidas, também priorizou-se a construção visual da mensagem pretendida, definindo-se aspectos como a paleta de cores e a iluminação da produção fotográfica. A partir do estudo de iluminação e de composição da paleta de cores, o processo de construção da identidade gráfica da campanha foi iniciado. ਀ऀ一漀 焀甀攀 琀愀渀最攀 愀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀猀挀爀椀琀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 䤀Ⰰ 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀 攀 刀攀搀愀漀 攀猀琀椀瘀攀爀愀洀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀愀洀 攀洀 挀漀渀猀漀渀渀挀椀愀 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 攀 最爀昀椀挀漀猀 昀漀爀愀洀 漀爀椀攀渀琀愀搀愀猀 攀 戀愀猀攀愀搀愀猀 渀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 瀀愀猀琀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 搀攀 甀洀 戀漀漀欀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀  A pasta de produção consiste na compilação de todo o caminho criativo, ideias e referências gráficas para o desenvolvimento do vídeo. O documento serviu de guia para a equipe de filmagem, produção e pós-produção, bem como para os alunos e professores envolvidos. ਀伀 戀漀漀欀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 琀爀愀稀 攀洀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 ᰀ爠愀昀攀愀洀攀渀琀漀ᴀ†搀愀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 愀猀 猀漀氀甀攀猀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀爀攀洀 搀攀猀搀攀 愀猀 瀀攀愀猀 愀琀 愀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀 搀漀 瘀搀攀漀 攀 琀愀洀戀洀 愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 猀甀最攀爀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A partir do gatilho, o recebimento do briefing, se deu o procedimento de pesquisa de campanhas publicitárias, seguido dos processos de brainstorm e mindmapping. Após a identificação do conceito, houve a concepção do slogan. Dessa forma, foi dado início ao desenvolvimento das peças publicitárias da campanha de modo integrado. ਀ऀ伀 最爀甀瀀漀 愀琀椀渀最椀甀 漀 挀漀渀猀攀渀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀攀 焀甀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 挀漀渀琀攀爀 愀 搀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 漀 洀甀渀搀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 攀 猀甀愀 椀渀漀挀渀挀椀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 琀漀渀猀 挀氀愀爀漀猀Ⰰ 猀甀愀瘀攀猀 攀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀 搀漀 焀甀愀爀琀漀 搀愀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀Ⰰ 攀 漀 挀氀椀洀愀 搀攀 琀攀爀爀漀爀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 琀漀渀猀 攀猀挀甀爀漀猀Ⰰ 漀挀愀猀椀漀渀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 戀愀椀砀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 瀀爀攀琀攀渀搀椀搀愀 渀愀 挀攀渀愀⸀  䄀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀愀爀愀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀爀 琀愀氀 搀甀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 漀爀椀攀渀琀漀甀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 攀砀椀最椀渀搀漀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 漀戀樀攀琀漀猀 挀渀椀挀漀猀 攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀昀攀爀椀爀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 猀 挀攀渀愀猀⸀ ਀䘀椀最甀爀愀 ㄀ ጀ†倀愀氀攀琀愀 搀攀 䌀漀爀攀猀⸀ 䘀漀渀琀攀㨀 䄀爀焀甀椀瘀漀 瀀攀猀猀漀愀氀⸀ ਀䘀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 琀爀愀渀猀昀攀爀椀爀椀愀 愀 椀搀攀椀愀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 最爀昀椀挀漀 戀攀洀 挀漀洀漀 猀甀愀 愀搀愀瀀琀愀漀 瀀愀爀愀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 愀 甀渀椀搀愀搀攀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀 攀 瘀椀猀甀愀氀 昀漀猀猀攀 洀愀渀琀椀搀愀⸀ 倀愀爀愀 愀猀 瀀攀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀Ⰰ 瀀攀渀猀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 甀洀愀 最愀爀漀琀椀渀栀愀 攀洀 猀攀甀 焀甀愀爀琀漀Ⰰ  渀漀椀琀攀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀琀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀 漀 挀攀氀甀氀愀爀⸀ 䄀 琀攀氀愀 搀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 爀攀昀氀攀琀攀 甀洀愀 昀漀爀琀攀 氀甀稀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 琀爀椀渀最甀氀漀 椀渀瘀攀爀琀椀搀漀Ⰰ 椀氀甀洀椀渀愀渀搀漀 猀甀愀 昀愀挀攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀 愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 搀攀 戀漀渀攀挀漀 瘀攀渀琀爀氀漀焀甀漀 攀 愀 猀漀洀戀爀愀 渀愀 瀀愀爀攀搀攀 搀攀 甀洀愀 洀漀 挀漀洀 昀椀漀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 愀 挀爀椀愀渀愀 甀洀愀 洀愀爀椀漀渀攀琀攀⸀ O foco da cena fica inteiramente sobre o elemento do aparelho telefônico e o feixe de luz emitido, as feições de boneca da criança e as mãos controladoras e mal-intencionadas acima dela. Desse modo, a atenção é direcionada exclusivamente aos aspectos que ajudam a construir uma narrativa e conferem total sentido ao contexto da cena. De acordo com Farina (2011),਀伀 瀀漀搀攀爀 搀攀 昀椀砀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 甀洀愀 爀瀀椀搀愀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 攀猀琀 氀椀最愀搀漀 椀渀琀椀洀愀洀攀渀琀攀  猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ  猀甀愀 瀀爀攀挀椀猀漀Ⰰ 愀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 搀愀搀漀 愀漀 昀愀琀漀爀 焀甀攀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀⸀ 䤀猀琀漀 Ⰰ 爀攀愀氀愀爀 攀 搀愀爀 昀漀挀漀 漀渀搀攀 猀攀 挀攀渀琀爀愀氀椀稀愀 愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 昀椀砀愀爀⸀ ⠀䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀㄀㔀㌀⤀ A presença do telefone representa a dramatização do objeto “manipulador” na cena. O agressor, implícito nas conversas do celular, domina a criança, que por sua vez, recebe um feixe de luz dura em seu rosto, conferindo o aspecto macabro e revelando a face da boneca. Ao ser revelada a face da menina, podemos observar pontos que fortalecem a ideia da cena, como as mãos presentes na sombra, sugerindo a presença do agressor.਀一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 挀漀渀挀氀甀椀爀Ⰰ 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 愀漀 琀攀洀愀Ⰰ 焀甀攀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀琀攀渀搀攀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀漀洀 攀昀椀挀椀渀挀椀愀⸀ ਀䘀椀最甀爀愀猀 ㈀ 攀 ㌀ ጀ†刀愀昀攀猀⸀ 䘀漀渀琀攀㨀 䄀爀焀甀椀瘀漀 瀀攀猀猀漀愀氀⸀ ਀伀 瘀搀攀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 搀攀瘀攀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 攀焀甀椀瘀愀氀攀渀琀攀Ⰰ 猀甀猀琀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 攀砀瀀氀愀渀愀爀 漀 猀氀漀最愀渀 攀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀ No roteiro, inicialmente, temos a presença da garota, infantil e pura. Ao percorrer o caminho até seu quarto, o jogo de câmeras revela a desatenção dos pais em relação à menina. A câmera a segue até seu quarto com movimentos subjetivos, sugerindo que o espectador também pertence à narrativa do vídeo. Em seu quarto, a menina se corresponde com um suposto amigo através da internet. Aqui, seu quarto é revelado como um típico quarto infantil, com cores e iluminação características.਀ऀ一漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 瘀搀攀漀 挀漀洀攀愀 愀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 愀洀椀最漀 搀愀 洀攀渀椀渀愀 愀 挀漀渀瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 琀漀洀愀爀 甀洀 猀漀爀瘀攀琀攀Ⰰ 攀 攀氀愀Ⰰ 椀渀漀挀攀渀琀攀Ⰰ 愀挀攀椀琀愀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀 搀漀 最愀爀漀琀漀 挀漀洀 焀甀攀洀 愀 最愀爀漀琀椀渀栀愀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀 猀漀昀爀攀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 甀洀愀Ⰰ 搀甀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 愀琀 焀甀攀 愀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀 爀攀瘀攀氀愀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 甀洀 栀漀洀攀洀 洀愀椀猀 瘀攀氀栀漀 ጀ†愀 爀攀愀氀 愀洀攀愀愀 愀琀爀猀 搀愀 琀攀氀愀 ጀⰠ 猀攀最甀椀搀漀 搀攀 甀洀 戀氀愀挀欀漀甀琀 琀漀琀愀氀⸀ 䄀 洀切猀椀挀愀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀Ⰰ 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀 搀愀 挀洀攀爀愀 愀戀爀攀 愀 瀀漀爀琀愀 攀 愀搀攀渀琀爀愀 漀 洀攀猀洀漀 焀甀愀爀琀漀Ⰰ 愀最漀爀愀 攀猀挀甀爀漀Ⰰ 昀爀椀漀Ⰰ 猀漀洀戀爀椀漀 攀 戀愀最甀渀愀搀漀⸀ 一漀 挀攀渀琀爀漀Ⰰ 甀洀 切渀椀挀漀 昀攀椀砀攀 搀攀 氀甀稀 爀攀瘀攀氀愀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 甀洀 栀漀洀攀洀Ⰰ 漀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 渀愀猀 挀攀渀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀㬀 渀漀 猀攀甀 挀漀氀漀Ⰰ 愀 洀攀渀椀渀愀 猀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀氀攀 愀 愀挀愀爀椀挀椀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 爀攀瀀甀最渀愀渀琀攀Ⰰ 搀愀渀搀漀 漀 挀愀爀琀攀爀 洀愀挀愀戀爀漀 焀甀攀 愀 椀搀攀椀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀⸀ Na mão da menina, um sorvete, que já escorre por entre os dedos, sugerindo a ideia de decadência e tristeza. Por fim, a menina, em um movimento mecânico, revela seu rosto de boneca, o rosto de um objeto, manipulado pelo abusador. A assinatura e mensagem concluem o vídeo, finalizando o impacto da mensagem.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀猀 爀愀昀攀猀 攀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 琀挀渀椀挀漀 攀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 愀漀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀椀猀 攀猀瀀愀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀愀 最爀愀瘀愀漀 攀 搀愀 猀攀猀猀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 倀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 攀氀攀最攀爀愀洀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 挀爀椀琀爀椀漀猀 漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 攀 愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 搀漀爀洀椀琀爀椀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 猀攀猀猀漀 搀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 瀀爀椀漀爀椀稀漀甀ⴀ猀攀 愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀挀椀搀椀搀漀猀 漀猀 攀渀搀攀爀攀漀猀㨀 甀洀 愀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 愀洀瀀氀漀 攀 搀攀 戀漀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 挀漀洀 甀洀 焀甀愀爀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 猀攀猀猀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 渀愀猀 椀渀猀琀愀氀愀攀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 䤀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀  Os objetos de cena requeridos para criar a ambientação desejada, ou seja, a atmosfera infantil, foram pré-definidos. Nesse caso, a minúcia de detalhes conferiu maior realidade à narrativa. Por consequência, a mensagem adquiriu maior impacto e receptividade.਀ Figuras 4, 5 , 6 e 7 – Cenário e objetos de cena (À esq. produção fotográfica, à dir. gravação). Fonte: Arquivo pessoal.਀ Quanto à tipografia, foram consideradas opções distintas para o vídeo e para o papel. No meio gráfico, o celular nas mãos da personagem poderia passar despercebido. Portanto, para reforçar a mensagem, a estética de “apps” (aplicativos) de mensagens instantâneas foi adotada, auxiliando na construção de sentido. Para a assinatura ao final do vídeo, todavia, optou-se por uma fonte de linhas retas e marcadas, de boa leitura e acompanhada de glitch, um efeito visual que causa instabilidade na imagem, semelhante a uma falha, tornando o texto menos estático. Com a aplicação do efeito, objetivou-se tornar a mensagem visualmente mais impactante.਀ Figuras 8 e 9 - À esquerda, tipografia com efeito glitch utilizada no vídeo. À direita, tipografia das peças gráficas. Fonte: arquivo pessoal.਀ Após o estudo através de rafes e a organização dos materiais para a produção das imagens utilizadas na Campanha, foi possível executá-las. Vários fatores foram desafiadores no processo, porém serviram de estímulo para atingir o resultado pretendido no projeto. O uso da luz, por exemplo, foi fundamental na incorporação do conceito às peças. A utilização de baixa iluminação, nas produções, destacou a gravidade do tema através da construção de um clima intrigante em torno da personagem. As soluções contaram com o apoio dos equipamentos fornecidos pela ESPM-Sul.਀ Figuras 10 e 11 - Making Of. Fonte: Arquivo pessoal.਀ Após a produção das imagens, iniciaram-se os processos de tratamento e manipulação, utilizando softwares adequados para o produto audiovisual e o fotográfico. Nas imagens, além de correções preliminares, processos de colorização foram incorporados para atingir a estética desejada. Buscou-se também reforçar a iluminação em cada cena.਀ Figura 12 - Peça gráfica final. Fonte: acervo pessoal.਀䘀椀最甀爀愀 ㄀㌀ ⴀ 倀攀愀 最爀昀椀挀愀 昀椀渀愀氀⸀ 䘀漀渀琀攀㨀 愀挀攀爀瘀漀 瀀攀猀猀漀愀氀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Em síntese, todos os processos que envolveram a constituição do projeto e que culminaram na apresentação final da campanha publicitária foram essenciais para o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, a oportunidade de auxiliar a divulgação de um tema tão delicado e que por vezes ainda é considerado tabu, por meio da produção de conteúdo gráfico e criativo é uma oportunidade única para o grupo.਀ऀ䄀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀攀洀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 氀最椀挀愀 挀漀渀挀椀猀愀Ⰰ 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀Ⰰ 攀 樀甀渀琀愀猀 最愀渀栀愀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 攀 挀漀氀漀挀愀洀 攀洀 瘀漀最愀 愀 瀀漀氀洀椀挀愀 搀愀 猀甀瀀攀爀攀砀瀀漀猀椀漀 渀愀 眀攀戀 搀攀 樀漀瘀攀渀猀 攀 漀猀 爀椀猀挀漀猀 愀琀爀攀氀愀搀漀猀 愀 攀氀愀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 攀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀愀爀愀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 昀甀最椀渀搀漀 搀漀 瘀椀猀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 攀 瀀愀猀猀椀瘀漀 搀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀⸀ Desse modo, a campanha publicitária impacta especialmente os pais e responsáveis, pois faz crítica direta à falta de atenção ao uso de gadgets e computadores pelos filhos. De acordo com os espectadores e avaliadores da apresentação do projeto, o objetivo do grupo foi atingido com sucesso.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀堀吀䔀刀Ⰰ 䴀椀欀攀⸀ 倀爀漀樀攀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀㨀 䜀甀椀愀 瀀爀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀椀最渀 搀攀 渀漀瘀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀最愀爀搀 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀刀吀伀䴀䔀唀Ⰰ 䨀漀漀 嘀椀挀攀渀琀攀 䌀攀最愀琀漀甀⸀ 䌀爀椀愀漀 渀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀  㘀 ጀ†㌀먀 攀搀椀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䈀刀䄀䰀Ⰰ 倀氀渀椀漀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀㨀 琀挀渀椀挀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀氀 攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㄀㤀㠀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ 䴀漀搀攀猀琀漀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀ ጀ†㘀ꨀ 攀搀椀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䄀匀䌀䄀刀䄀Ⰰ 䨀⸀ 䐀椀猀攀漀 最爀昀椀挀漀 礀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀渀⸀ 㜀⸀ 攀搀⸀ 䈀甀攀渀漀猀 䄀椀爀攀猀㨀 䔀搀椀挀椀漀渀攀猀 䤀渀昀椀渀椀琀漀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䐀伀夀Ⰰ 䴀⸀ 䠀⸀ 䌀⸀⸀ 䈀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 䜀攀爀攀渀挀椀愀氀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䰀甀椀稀 嘀椀搀愀氀 一攀最爀攀椀爀漀猀⸀ 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀㨀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀栀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀㨀 猀䌀䠀䐀猀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀䤀匀䄀 倀䤀一吀伀⸀ 倀瀀氀眀愀爀攀⸀ 倀漀氀挀椀愀 䨀甀搀椀挀椀爀椀愀 愀氀攀爀琀愀 瀀愀爀愀 漀 挀爀椀洀攀 ᰀ匠攀砀琀漀爀琀椀漀渀ᴀ⸠ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀瀀氀眀愀爀攀⸀猀愀瀀漀⸀瀀琀⼀椀渀昀漀爀洀愀挀愀漀⼀瀀漀氀椀挀椀愀ⴀ樀甀搀椀挀椀愀爀椀愀ⴀ愀氀攀爀琀愀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ漀ⴀ挀爀椀洀攀ⴀ猀攀砀琀漀爀琀椀漀渀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㌀ 昀攀瘀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀