INSCRIÇÃO: 00868
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT02
 
TÍTULO: Literatube
 
AUTORES: Diego Augusto Canci (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná); Caroline Albertini Silva (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná); Jeovana Caroline Wilke Moreira (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná); Fernanda Motter de Oliveira (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná); Ariane Carla Pereira (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: Literatura, jornalismo, educomunicação, jornalismo cultural,
 
RESUMO
O Literatube é um programa jornalístico que tem por objetivo apresentar as obras literárias indicadas nos principais vestibulares das universidades públicas do Paraná e do Exame Nacional do Ensino Médio. Sendo assim, o programa que é exibido no Youtube, auxilia os vestibulandos nas provas dos processos seletivos, além de instigar a leitura de obras importantes da literatura nacional. O programa tem formato de mesa redonda com a participação de profissionais e pesquisadores da área da literatura. Cada edição aborda exclusivamente uma obra valorizando todo o seu contexto cultural.
 
INTRODUÇÃO
O jornalismo tem por princípio averiguar e divulgar fatos. Ao longo das décadas, muitas ramificações foram criadas dentro desta principal vertente; entre elas, está o jornalismo cultural, uma especialização que aborda a cultura em suas mais diversas variedades, dentre elas a literatura. Dentro do jornalismo cultural é possível que o jornalista tenha liberdade para expor, através de suas próprias críticas e análises, comentários sobre artistas, autores e suas obras. Segundo Rivera, o jornalismo cultural é: […] uma zona muito complexa e heterogênea de meios, gêneros e produtos que abordam com propósitos criativos, críticos, reprodutivos ou divulgatórios os terrenos das 'belas artes', as 'belas letras', as correntes do pensamento, as ciências sociais e humanas, a chamada cultura popular e muitos outros aspectos que têm a ver com a produção, circulação e consumo de bens simbólicos, sem importar sua origem ou destinação. (RIVERA, 2003, p. 19 apud BASSO, 2006, p. 2-3). Desde meados de 2011 o site de compartilhamento de vídeos Youtube deixou de ser utilizado apenas como forma de compartilhar vídeos caseiros e começou a ganhar força no ramo do entretenimento profissional. No início desta mudança, os grandes precursores de conteúdo digital foram os blogueiros, que migraram de seus sites para esta nova plataforma. Pouco depois, profissionais da área do jornalismo também começaram a lançar seus canais, e passaram a ser donos de seu próprio conteúdo na web. Foi essa permissão da internet, e a falta de profissionais que abordem o assunto de forma aprofundada, que despertou o interesse de desenvolver um programa cultural com viés literário. O objetivo deste trabalho é discutir, inicialmente, as obras literárias que estão nas listas dos vestibulares das universidades paranaenses e do ENEM, não com uma conotação de aula, e sim, de forma mais leve, mas que, ao mesmo tempo, sirva como propagação de conhecimento.
 
OBJETIVO
Objetivo geral਀倀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀  ਀伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 Produzir conteúdo literário para auxiliar vestibulandos nas provas dos principais vestibulares do Paraná e também no Exame Nacional do Ensino Médio;਀䤀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀㬀 Promover a discussão e reflexão sobre o contexto em que cada obra foi escrita;਀倀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 昀漀洀攀渀琀愀爀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 夀漀甀琀甀戀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 挀愀渀愀氀 䰀椀琀攀爀愀琀甀戀攀  甀洀愀 愀瀀漀猀琀愀⸀ 䐀愀搀漀猀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀爀瀀爀椀漀 夀漀甀琀甀戀攀 爀攀瘀攀氀愀洀 焀甀攀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 搀漀 猀椀琀攀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 樀  洀愀椀漀爀 攀渀琀爀攀 樀漀瘀攀渀猀 挀漀洀 椀搀愀搀攀猀 攀渀琀爀攀 ㄀㠀 攀 㐀㤀 愀渀漀猀 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀愀 爀攀搀攀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 愀戀攀爀琀愀 漀甀 瀀漀爀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀 ⸀ 倀漀爀 猀甀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀Ⰰ 漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 愀戀爀椀甀 愀氀最甀渀猀 攀搀椀琀愀椀猀 焀甀攀 攀渀最氀漀戀愀洀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀愀渀愀椀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 攀氀攀猀Ⰰ 栀 漀 攀搀椀琀愀氀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 䨀甀瘀攀渀琀甀搀攀 嘀氀漀最甀攀椀爀愀㨀 挀愀渀愀椀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 渀愀 眀攀戀⸀  Com a necessidade crescente de produção de conteúdo segmentado, o Youtube se torna uma ótima ferramenta para a disseminação também do Infotenimento, conceito amplamente abordado por Dejavite (2007), que diz respeito a junção do entretenimento com a informação, segundo a autora, muito importante também para o jornalismo. Há neste sentido uma necessidade do jornalista de buscar seu público e produzir conteúdos cada vez mais específicos e segmentados, abordando-os de uma maneira atrativa, divertida, porém sem perder o caráter informativo.਀ A tecnologia na educomunicação਀준 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 愀 攀搀甀挀愀漀 攀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 渀漀 猀漀 愀氀椀愀搀愀猀 搀攀 氀漀渀最愀 搀愀琀愀⸀ 伀 愀搀瘀攀渀琀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀 渀漀 挀栀攀最漀甀 栀 洀甀椀琀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䜀洀攀稀 ⠀㄀㤀㤀㤀⤀Ⰰ 爀攀琀椀爀ⴀ氀愀猀 ⠀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀⤀ 搀漀 洀攀椀漀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 挀愀甀猀愀爀椀愀 甀洀 爀攀琀爀漀挀攀猀猀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀⸀ A tecnologia tem proporcionado também outra união: o meio educativo utiliza agora de meios comunicacionais. Isso proporciona, segundo Gómez (1999):਀ [...] um desafio central, não só para os comunicadores e os educadores preocupados pelo avanço da tecnologia telemática e digital, e suas múltiplas vinculações mútuas, mas também para a democracia e, claro, para a cultura, como processos maiores que contextualizam e condicionam a geração, circulação e consumo do conhecimento.਀ A união das esferas pode acontecer de duas principais maneiras. A primeira é quando a tecnologia e meios de comunicação são levados às salas de aula. A segunda é quando os meios educacionais passam a ser transmitidos por meios midiáticos. ਀吀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 攀搀甀挀愀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 洀攀椀漀 焀甀攀 渀漀  愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 愀挀愀戀愀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 琀愀爀攀昀愀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 攀 渀愀搀愀 昀挀椀氀⸀ 䄀 洀搀椀愀 渀漀  漀 洀攀椀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀愀爀愀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀  攀搀甀挀愀漀Ⰰ 猀愀氀瘀漀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 氀攀洀戀爀愀 䌀愀爀渀攀椀爀漀 ⠀㄀㤀㤀㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀⤀ 焀甀攀㨀 ਀䔀洀 ㄀㤀㤀 Ⰰ 漀 䔀猀琀愀琀甀琀漀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 椀渀搀椀挀愀瘀愀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瀀爀椀漀爀椀琀爀椀漀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 搀攀猀猀攀 猀攀最甀椀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 爀搀椀漀 攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀⸀ 䐀椀稀 漀 愀爀琀椀最漀 㜀㘀㨀 ∀䄀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 爀搀椀漀 攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 猀漀洀攀渀琀攀 攀砀椀戀椀爀漀Ⰰ 渀漀 栀漀爀爀椀漀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀漀ⴀ樀甀瘀攀渀椀氀Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 挀漀洀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀爀琀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀猀  ਀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀  愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 琀攀洀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀愀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 渀攀猀猀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 圀栀椀琀攀 攀 吀栀漀洀愀猀 ⠀愀瀀甀搀 䌀愀爀渀攀椀爀漀 ㄀㤀㤀㤀⤀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀瘀攀洀 甀猀愀爀 搀爀愀洀愀琀椀稀愀攀猀Ⰰ 栀甀洀漀爀Ⰰ 甀洀 爀椀琀洀漀 爀瀀椀搀漀 攀 甀洀 琀漀焀甀攀 瀀攀猀猀漀愀氀⸀  A viabilização de um programa bem construído, com elementos que chamem de fato a atenção do espectador, de acordo com Silva e Oliveira (2010), oferece aos estudantes inovação na prática do ensino e aprendizagem, bem como proporciona a circulação das informações de forma mais atrativa. Além disso, as autoras sugerem que o vídeo, principalmente, proporciona o despertar da criatividade e estimula a construção de aprendizados múltiplos. ਀䌀漀洀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 猀攀最洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 搀攀昀椀渀椀搀漀⸀ 䔀砀椀猀琀攀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 焀甀攀 猀漀 昀攀椀琀漀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 攀洀 渀瘀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 漀 焀甀攀 椀洀瀀氀椀挀愀 洀甀椀琀漀猀 洀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 䠀 愀椀渀搀愀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 瀀愀爀愀 樀漀瘀攀渀猀 攀 愀搀甀氀琀漀猀 焀甀攀 樀 渀漀 攀猀琀漀 洀愀椀猀 攀洀 椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 爀攀最甀氀愀爀 攀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 渀攀猀琀攀猀 洀戀椀琀漀猀 甀洀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀漀⸀ 一漀 洀攀椀漀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀猀琀漀 漀猀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 焀甀攀 猀漀 漀 愀氀瘀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀椀渀搀愀 攀猀琀漀 攀洀 昀漀爀洀愀漀 攀 瘀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀洀漀 甀洀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A produção ocorreu no dia 14 de novembro, às 9h30 no estúdio de TV da universidade. Alí foram utilizadas três poltronas, sendo uma para o apresentador, e as outras duas para os convidados. Para compor o ambiente, utilizou-se o cenário do estúdio, que contém uma TV fixa, para que os convidados pudessem ter contato com as dúvidas dos alunos, com as questões que já caíram em provas de vestibulares, VT e também, com as interpretações das frases, que puderam ser vistas pelo monitor. ਀ऀ䄀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 䐀椀攀最漀Ⰰ 攀 漀戀攀搀攀挀攀甀 愀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 搀攀猀挀爀椀琀漀 攀洀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 挀漀洀 琀爀猀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 愀戀攀爀琀愀Ⰰ 甀洀愀 昀攀挀栀愀搀愀 渀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀 攀 愀 切氀琀椀洀愀Ⰰ 昀攀挀栀愀搀愀 渀漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀⸀  O objetivo do programa foi esclarecer as dúvidas sobre a obra literária em questão. Para isso, buscou-se um diálogo entre o apresentador e os convidados, buscando um bate-papo, algo que fosse descontraído e jovial, bem como o que o público-alvo busca em canais e vídeos do Youtube. Além disso, a gravação do programa garantiu a média de 30 minutos previamente estipulada. ਀ऀ䌀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀甀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 琀爀攀挀栀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 搀愀猀 昀爀愀猀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀砀椀戀椀搀愀猀 渀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 愀 最爀愀瘀愀漀 挀漀洀 愀 䔀氀攀猀猀愀渀搀爀愀 䄀洀愀爀愀氀Ⰰ 䈀攀愀琀爀椀稀 倀椀洀攀渀琀攀氀 攀 䄀洀愀渀搀愀 䬀愀爀漀氀椀渀攀 搀愀 匀椀氀瘀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀Ⰰ 漀 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 搀漀椀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 一椀渀挀椀愀 䈀漀爀最攀猀 吀攀椀砀攀椀爀愀 攀 䐀攀樀愀椀爀 䐀椀漀渀猀椀漀⸀  A produção do roteiro ficou sob a responsabilidade de Caroline Albertini e Jeovana Wilke. Já a gravação com as mulheres que participaram da interpretação das frases do livro de Carolina Maria de Jesus ficaram a cargo de Caroline, Jeovana e Fernanda. A escolha dos trechos em que a atriz Zezé Motta interpreta, ficaram sob os cuidados de Diego. ਀ऀ䄀 挀爀椀愀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀椀挀漀甀 猀漀戀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀攀爀渀愀渀搀愀 攀 䨀攀漀瘀愀渀愀⸀ 儀甀攀洀 挀漀氀愀戀漀爀漀甀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 昀漀椀 䔀洀愀渀甀攀氀 䴀椀欀漀眀猀欀椀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 吀嘀 搀愀 唀渀椀挀攀渀琀爀漀⸀  O agendamento com os dois profissionais que participaram da apresentação foram feitos por Jeovana e Diego. A coleta de dúvidas de alunos que estão prestando vestibulares em 2017 ficou sob os cuidados de Caroline, Fernanda e Jeovana. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀焀甀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 琀爀愀琀愀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 洀攀猀愀ⴀ爀攀搀漀渀搀愀 挀漀洀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 漀戀爀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀⸀ 䄀 猀爀椀攀 椀渀椀挀椀愀氀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀爀 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀猀 氀椀猀琀愀猀 搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 挀漀戀爀愀搀漀猀 渀漀猀 瘀攀猀琀椀戀甀氀愀爀攀猀 搀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀渀愀攀渀猀攀猀 攀 渀漀 䔀砀愀洀攀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 䔀渀猀椀渀漀 䴀搀椀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  琀爀愀稀攀爀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀漀洀攀渀琀攀洀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀愀洀 攀 氀攀瘀愀渀琀攀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀猀 漀戀爀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀⸀ É importante ressaltar que o ponto central das discussões não tem como objetivo substituir a leitura por parte dos vestibulandos, mas sim fazer uma discussão e debate acerca das obras escolhidas para cada edição, e com isso, auxiliar no processo de compreensão. Em cada programa, uma obra irá compor o tema principal da conversa. Para tornar a experiência mais agradável ao telespectador, dinâmica e também ilustrativaelucidativa, trechos significativos serão dramatizados e inseridos durante a discussão. Essas dramatizações incluem encenações, leituras dos trechos das obras e animações. Outro recurso utilizado serão a inserção de perguntas específicas sobre a obra abordada feitas por estudantes/vestibulandos.਀伀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀爀椀愀搀漀  愀 瘀攀爀琀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀  瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀洀戀愀猀愀搀漀 渀愀 漀戀爀愀Ⰰ 攀 渀漀 甀洀愀 愀甀氀愀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 挀漀洀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䌀愀搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀攀爀Ⰰ 攀洀 洀搀椀愀Ⰰ 琀爀椀渀琀愀 洀椀渀甀琀漀猀⸀ 伀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 昀椀挀愀爀漀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 攀洀 洀攀椀愀 氀甀愀 攀 甀猀愀爀漀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 搀攀 氀愀瀀攀氀愀⸀ 倀愀爀愀 愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀Ⰰ 琀爀猀 挀洀攀爀愀猀 猀攀爀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀⸀   O público que pretendemos atingir é formado por adolescentes que estão na fase de prestar vestibular. Pretendemos com o programa deixar a leitura das obras exigidas nas provas, um pouco mais leve e interessante, com esclarecimentos que possam ser úteis para um vestibulando. Assim, também, os vídeos tendem a instigar as pessoas a fazerem as leituras em questão, mesmo que estas não pretendam prestar vestibular, já que os títulos são, em sua maioria, obras literárias conhecidas. Com base no público escolhido e, também, levando em conta o alto custo de um espaço no horário televisivo, optamos por transmitir nosso programa online. Para isso, usaremos o Youtube, site em que é possível compartilhar vídeos de forma gratuita. A linguagem utilizada será descontraída, utilizando os comentários dos convidados e a mediação durante a gravação. O programa será editado ressaltando os trechos mais importantes e destacáveis da conversa. ਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀 猀攀 搀攀瘀攀  氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 猀攀爀 甀洀 琀瀀椀挀漀 挀漀洀甀洀 攀洀 瘀攀猀琀椀戀甀氀愀爀攀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 瘀攀猀琀椀戀甀氀愀渀搀漀猀 琀洀 洀甀椀琀愀猀 漀戀爀愀猀 攀 洀甀椀琀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀椀氀愀爀Ⰰ 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 愀挀愀戀愀洀 猀攀 愀挀甀洀甀氀愀渀搀漀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 搀攀戀愀琀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ  洀愀爀挀愀爀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 漀戀爀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 琀攀洀愀猀 瀀愀爀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 渀愀猀 瀀爀漀瘀愀猀 搀攀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀砀愀洀攀猀 搀攀 愀搀洀椀猀猀漀 瀀愀爀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀渀愀攀渀猀攀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 洀漀猀琀爀愀爀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀 攀猀琀洀甀氀漀  氀攀椀琀甀爀愀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瘀攀猀琀椀戀甀氀愀爀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 栀戀椀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀  Para que o conteúdo do Literatube seja essencialmente jornalístico, os convidados serão especialistas no assunto, como professores e pesquisadores da área de literatura. Serão eles que vão sanar as dúvidas dos vestibulandos. O formato do programa será de mesa redonda. Durante a conversa, encenações sobre o livro tratado também vão fazer parte do programa. Para o piloto, a obra escolhida foi Quarto de Despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, por ser uma obra que consta na lista da Universidade Estadual do Centro-Oeste, onde o projeto foi criado.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 䈀愀爀爀漀猀漀 攀 倀攀椀砀漀琀漀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀攀爀 焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 猀椀琀攀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 琀攀洀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 愀 渀瘀攀氀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 栀 甀洀 洀愀甀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀氀椀渀攀 瀀愀爀愀 愀 搀椀昀甀猀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀  瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀愀 愀最攀渀搀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 搀攀昀愀猀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀猀甀渀琀漀猀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀甀渀搀漀猀 攀 搀攀 挀甀渀栀漀 猀漀挀椀愀氀⸀  Por isso, o objetivo deste canal de vídeos Literatube, é disseminar conhecimento voltado para a área da literatura, em que estudantes em período de prestarem os vestibulares, possam usufruir do conteúdo dos programas. ਀ऀ䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀攀爀 愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀 焀甀攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 瀀攀爀洀椀琀攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀攀洀 琀攀洀愀猀 挀漀洀漀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 挀漀洀 瘀椀猀 氀椀琀攀爀爀椀漀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 攀昀椀挀愀稀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀椀猀挀甀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀猀 漀戀爀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀猀 瀀爀漀瘀愀猀 搀攀 瘀攀猀琀椀戀甀氀愀爀攀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀愀渀 攀 琀愀洀戀洀 搀漀 䔀砀愀洀攀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 䔀渀猀椀渀漀 䴀搀椀漀Ⰰ 昀甀最椀渀搀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 瀀愀爀攀挀攀爀ⴀ猀攀 挀漀洀 甀洀愀 愀甀氀愀Ⰰ 攀 猀椀洀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 椀渀瘀漀氀甀渀琀爀椀愀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀匀匀伀Ⰰ 䔀氀椀愀渀愀 䘀琀椀洀愀 䌀漀爀琀椀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 猀漀戀爀攀 漀 挀愀洀瀀漀⸀ 堀堀䤀堀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀刀伀匀伀Ⰰ 䰀⸀㬀 倀䔀䤀堀伀吀伀Ⰰ 吀⸀㬀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 猀椀琀攀 䴀漀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 堀䤀堀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 刀攀最椀漀 匀甀搀攀猀琀攀Ⰰ 嘀椀氀愀 嘀攀氀栀愀㨀 ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀一䔀䤀刀伀Ⰰ 嘀⸀ 䰀⸀ 儀⸀ 倀爀漀最爀愀洀愀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀猀 渀愀 吀嘀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䔀搀甀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀䨀䄀嘀䤀吀䔀Ⰰ 䘀愀戀椀愀 䄀渀最氀椀挀愀⸀ 䄀 渀漀琀挀椀愀 攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 椀渀昀漀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 堀堀堀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 匀愀渀琀漀猀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀팀䴀䔀娀Ⰰ 伀⸀ 䜀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 䔀搀甀挀愀漀 攀 一漀瘀愀猀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀㨀 吀爀愀搀攀 搀漀 匀挀甀氀漀 堀堀䤀⸀ 嘀 匀椀洀瀀猀椀漀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀ⴀ伀攀猀琀攀Ⰰ 䜀漀椀渀椀愀㨀 ㄀㤀㤀㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀