ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00961</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;VH AUDIOVISUAIS: agregando valor à marca</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Débora Gomes Mendes (Centro Universitário Ritter dos Reis); Bruno César Silva (Centro Universitário Ritter dos Reis); Julius Almeida Breyer (Centro Universitário Ritter dos Reis); Marcelo Barros Tavares (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria de comunicação, Prospecção de clientes, Relacionamento, Valor de marca, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto VH Audiovisuais apresenta um planejamento de Assessoria de Comunicação empresarial voltado para a prospecção de clientes para uma grande empresa do segmento audiovisual. No presente material, constam todas as fases e desenvolvimento do planejamento deste projeto, que teve como base o relacionamento. A partir de pressupostos de estratégias comunicacionais, o planejamento teve como objetivo principal prospectar clientes para a empresa em questão, contudo, além disso agregar valor à marca a partir das ações propostas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de Relações Públicas do Centro Universitário Ritter do Reis  visa formar profissionais capacitados a gerenciar os relacionamentos entre as organizações e seus diferentes públicos , desta forma, projetos práticos que aproximam os alunos do mercado de trabalho são propostos nas disciplinas para que assim exista uma experiência real da profissão. A partir disso, no primeiro semestre do ano de 2017 foi proposto na disciplina de Assessoria de Comunicação um projeto para atender demandas a partir de diversas necessidades do cliente, que era a VH Audiovisuais, empresa situada em Porto Alegre  RS especializada em locação de equipamentos audiovisuais para eventos. As demandas subdividiram-se da seguinte forma: Planejamento de relacionamento com a base de clientes, planejamento de prospecção de novos clientes, produção de conteúdo, produção de um produto de comunicação institucional digital e audiovisual (newsletter e vídeo institucional). O projeto em questão apresentado neste artigo é o VH AUDIOVISUAIS: agregando valor à marca, desenvolvido pelos alunos. O projeto teve como objetivo principal prospectar clientes para a empresa e para o seu desenvolvimento foram percorridas etapas como: Pesquisa de mercado (golden circle, posicionamento de mercado, arquitetura de marca, diagnóstico e prognóstico), análise da concorrência e análise swot. A partir disso desenvolvemos objetivos, estratégias, metas e ações com foco no objetivo principal tendo como base o relacionamento, com o propósito de potencializar a marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral do projeto de assessoria de comunicação, intitulado como  VH AUDIOVISUAIS: agregando valor à marca , principalmente, era gerar novos usuários do serviço. Para alcançá-lo todavia é necessário um planejamento voltado para estratégias que reforçassem a marca, assim atribuindo valor à ela. Posto isto, teve-se como objetivos específicos também, preservar o market share de mercado; criar uma consciência de marca nos públicos; manter-se presente na vida das pessoas; e reter e fidelizar clientes. Consequentemente, as estratégias pensadas para a assertividade dos objetivos tiveram como base o relacionamento, visto que este solidifica e aproxima a marca dos seus públicos. Oliveira defende que: [...] A estratégia é a ação ou o caminho mais adequado a ser executado para alcançar, preferencialmente desafios e metas estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente. É importante procurar substabelecer estratégias alternativas para facilitar as alterações dos caminhos ou ações de acordo com as necessidades (OLIVEIRA, 2007, p. 53). A partir disso, estratégias como fomentar a nutrição de leads através de conteúdos, ações disruptivas e em real time, a atuação de forma crossmidiática, e conversação, diálogo e interação com os consumidores conduziram os objetivos propostos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto apresentado destaca a relevância de um planejamento de assessoria de comunicação voltado para a prospecção de clientes para a VH Audiovisuais, compreendendo o contexto de mercado que a empresa estava inserida pode-se justificar este projeto. A VH Audiovisuais, como já citado anteriormente, é uma empresa situada em Porto Alegre  RS especializada em locação de equipamentos audiovisuais para eventos, possui mais de 20 anos de experiência de mercado e oferece aos seus clientes soluções eficientes para atender eventos, com profissionais qualificados e competentes, dispõe de equipamentos e produção audiovisual para sonorização, imagem, iluminação e tradução simultânea, estruturas para eventos sociais, corporativos e esportivos, para ações de marketing promocional e também para congressos e feiras. Apoiado no conceito  Seu evento pode mais! , a empresa se compromete através de suas competências (soluções eficientes, atendimento personalizado, equipes integradas e qualificadas, e planejamento para produção audiovisual) oferecer o melhor para seus clientes com objetividade e transparência. O seu portfólio, conta com clientes como: Walmart, Zaffari, UFRGS, Grupo RBS, ADVB-RS, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Unimed, FIERGS, Capacita, entre outros. Entretanto, mesmo com um portfólio composto por grandes empresas, o cliente em questão não possuía um planejamento de prospecção de clientes, apresentando limitações e fragilidades nos seus processos comunicacionais e de relacionamento, o que lhe conferia a necessidade de investimentos nestes déficits. Oliveira (2007, p.6) cita a importância de um planejamento para alcançar os objetivos propostos  o planejamento não é um ato isolado. Portanto, deve ser visualizado como um processo composto de ações inter-relacionadas e interdependentes que visam ao alcance de objetivos previamente estabelecidos . Apesar da carência de um planejamento e suas fragilidades, pode-se afirmar que a empresa em questão, possuía uma imagem e reputação consolidada no mercado audiovisual, o que respaldou a sua credibilidade junto aos seus clientes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto  VH AUDIOVISUAIS: agregando valor à marca foi desenvolvido a partir do briefing apresentado em aula na disciplina de assessoria de comunicação, no qual o cliente nos foi apresentado e suas necessidades foram levantadas. A partir disso, o grupo iniciou um processo de pesquisa para compreender a realidade situacional do cliente nos contextos internos, externos, tangíveis e intangíveis para assim iniciar o processo de planejamento. Soares e Lomando (2010, p. 31) destacam o diferencial de um planejamento de Relações Públicas:  O ato de planejar, que consiste em um conjunto de estudos que envolvem levantamentos, pesquisas, análises para tomadas de decisões com o objetivo de se alcançar em estado futuro desejado, em qualquer atividade, substancialmente não se difere; entretanto o que diferencia o planejamento de Relações Públicas de outras áreas profissionais são as técnicas e alguns elementos ou componentes empregados, como divisão dos públicos e recursos de comunicação utilizados Com isso, primeiramente, a partir das análises realizadas foi identificado no nosso diagnóstico que não havia mídia ou estratégia comunicacional além de Redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) para expandir o relacionamento com seus clientes, também não existia uma comunicação institucional, que é considerada como algo essencial para comunicar-se com seus públicos. A VH Audiovisuais possuía um posicionamento de mercado apoiado no seu conceito, mas não estava bem estruturado devido às constatações levantadas no diagnóstico. E o prognóstico, baseado no diagnóstico, previa que sem estas estratégias comunicacionais a empresa não teria a visibilidade desejada, mantendo-se estática e possivelmente prospectando menos clientes. Na análise, através da arquitetura de marca, também foi possível constatar como a marca gostaria de ser vista, neste caso seria como uma empresa que busca reconhecimento e visibilidade na área atuante, onde seu objetivo principal é ser lembrada por sua competência, inovação e agilidade na hora de prestar seus serviços. E não gostaria de ser lembrada como uma empresa que visa gerar apenas lucros, uma empresa que dificulta a relação entre custo e o evento ou um empecilho para o cliente. Se fez importante também a realização da análise da concorrência para a compreensão do mercado que o cliente estava inserido e de como eram as estratégias adotadas pelos os concorrentes. Em Porto Alegre e região metropolitana identificou-se quinze concorrentes diretos da empresa, destaca-se quatro delas: a MI Multimidia Produtos Audiovisuais, BACKUP Equipamentos - Locação de Audiovisuais, Visual Áudio e Vídeo e a VETTA Audiovisuais e Eventos, e de maneira geral os aspectos observados na concorrência são: Similaridade no aspecto visual dos websites; foco no produto; pouca interação nas redes sociais; falta de elementos que gere identificação com os clientes; apenas uma possui atendimento especializado para clientes; não apresentam muito espaço para solução de dúvidas sobre serviços. Com isso pode-se analisar que de fato, a VH Audiovisuais, apesar das fragilidades já citadas, ocupava uma posição de destaque no mercado audiovisual. Ainda realizou-se a análise de uma Matriz SWOT, entendendo que através dela é possível realizar uma análise clara e objetiva sobre as forças e fraquezas no ambiente interno, e as oportunidades e ameaças no ambiente externo, proporcionando à empresa a elaboração de estratégias para obter vantagem competitiva e melhor o desempenho organizacional. Luecke (2009, p. 23) reforça que  considerar os fatores externos e internos é essencial porque eles esclarecem o mundo em que opera a empresa ou unidade, permitindo planejar melhor o futuro desejado . Constatou-se que no ambiente interno, no que se refere a forças a empresa apresentava aspectos como: qualidade no serviço prestado, inovação tecnológica, credibilidade no mercado, oferece serviços especializados com alto valor agregado, equipe comprometida e armazenamento próprio de equipamentos; no que se refere a fraquezas a empresa apresentava aspectos como: serviço de pós-venda com falhas, captação de novos públicos, pouco investimento em marketing e redes sociais pouco exploradas. No ambiente externo, no que se refere a oportunidades o cenário apresentava aspectos como: desenvolvimento tecnológico e digital, mercado em evolução e divulgação em diferentes pontos físicos em que a empresa se encontra; já no que se refere a ameaças o cenário apresentava aspectos como: concorrência direta e indireta em crescimento e popularização do mercado informal audiovisual. Ademais, por fim, aplicamos o modelo do Círculo Dourado (The Golden Circle) desenvolvido por Simon Sinek, este modelo é composto por 3 círculos. No meio se encontra o "por que" (why), seguido pelo círculo que representa o "como" (how) e o círculo mais externo é o círculo do "o que" (what). O Círculo Dourado é resultado de uma pesquisa a respeito do sucesso das mais influentes marcas. Sinek (2009) afirma que atrás de todas as marcas de sucesso se encontra o mesmo jeito de pensar, agir e se comunicar, que é o foco no "por que" (why) de ela agir e vender seus produtos, ou seja, qual o seu propósito como organização/marca. No caso da VH Audiovisuais, foi possível compor este modelo da seguinte forma: no círculo  o que , que representa o que a marca faz efetivamente foi composto por  equipamentos audiovisuais e alta tecnologia de comunicação audiovisual para eventos ; no círculo  como , que representa como é feito foi composto por  através de técnicos especializados e uma equipe inovadora que oferece uma solução completa ; e no círculo central, o "por que" que representa o porque você faz e que trás o sentido e propósito para a marca foi composto por  emocionar, encantar e fazer as pessoas viverem experiências memoráveis em qualquer evento . A partir da aplicação deste conceito, estruturamos nossos objetivos, estratégias, metas e ações focando no objetivo do projeto, mas além disso e não menos importante, agregando valor à marca. O projeto VH AUDIOVISUAIS: agregando valor à marca, compreendeu que o brienfing nos foi passado somente as necessidades percebidas pelo cliente, porém através do processo de pesquisa e análises foi possível apresentar no projeto não apenas um plano de assessoria de comunicação voltado única e exclusivamente para a prospecção de clientes, mas um também um plano mais abrangente e amplo que contribuiu para a construção e consolidação da marca. Considerando a dimensão dos aspectos relacionados à marca, Bedbury, defende a ideia de que as marcas adquirem vida própria na mente dos consumidores. A marca é um somatório do bom, do ruim e do que não faz parte da estratégia. (...) As marcas absorvem conteúdo, imagens, sensações efêmeras. Tornando-se conceitos psicológicos na mente do público-alvo, onde podem permanecer para sempre. Como tal, não se pode controlá-las por completo, no máximo é possível orientá-las e influenciá-las. (Bedbury; 2002) Sendo assim, percebe-se a importância de estratégias como ações disruptivas, a atuação de forma crossmidiática, a conversação, diálogo e interação com os consumidores para a construção da marca, pois se houver aproximação real do consumidor, mesmo que não seja possível possuir um controle por completo a mensuração da marca se torna cada vez mais compreensível. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da metodologia e análise, foi formado o planejamento de processo que traz ações a serem executadas com o objetivo de atingir os resultados esperados. Ações essas, orientadas pelas novas tendências do mercado que são: transparência, inovação e criatividade, integração de plataformas, comunicação digital, cliente mais exigente quanto aos conteúdos que recebe pois também é gerador de conteúdo e cada vez mais consciente. O planejamento das ações sob a ótica organizada, tem como base o relacionamento, como citado anteriormente, e subdividiu-se em 5 etapas: Pesquisa, planejamento, execução, avaliação e melhorias. Em um fluxo que, se retroalimenta, o tempo inteiro. Ações apresentadas no planejamento: 1) Tornar comum o posicionamento e o tom comunicacional nas redes sociais em que atua, interagindo com todos os usuários e assumindo um padrão de respostas. Utilizar os comentários como tática de venda. Elevando o nível do relacionamento com o cliente e construindo um diálogo mais próximo com seu público. 2) Geração de conteúdo editorial para disponibilizar aos usuários, através de e-books, que entregue ao usuário conteúdos de referenciação na área de eventos, como tendências, inovações e conceitos básicos dos eventos. A estratégia é de Inbound Marketing e, posteriormente, serão direcionados os conteúdos através de anúncios. A construção de um conteúdo de qualidade é essencial para a geração leads qualificados, com nutrição e conversão pelos profissionais aptos. 3) Direcionar eventos, a partir da compreensão do público potencial em cada um, e disponibilizar junto aos materiais do evento (pasta ou sacolinha) que apresente tanto o flyer da VH (pode ser descartado) quanto um boton (experiência). Nas frases dos botons estariam dispostas mensagens como: CORES gostosas // LUZES que aquecem // SONS que encantam // IMAGENS que transformam, logo, com a assinatura de marca. A proposta é transformar a sensação do evento em uma experiência positiva ligada à marca, trazendo não só consumidores novos, como interesse de públicos distintos. 4) Apresentar a construção do evento em si, através da captação de imagens com uma câmera time lapse e reprodução, alguns minutos antes do início oficial do mesmo, nos próprios materiais da VH. Projeta-se um filme de, no máximo, 30 . Assim, mostrando o serviço de qualidade da marca, através do material. 5) Transmissão ao vivo de eventos, desde que sejamos apoiadores, através de nossa base conectada no Facebook e impulsionamento do resultado. Investimentos em redes de anúncios de redes sociais, Facebook Ads e Linkedin Ads, além das redes display e de pesquisa do Google, através do Google Adwords. Realização de testes A/B. O investimento em anúncios e impulsionamentos das redes sociais permite atingir exatamente o público de interesse e alavancar o engajamento dos consumidores com a marca, construindo o elo da relação, trazendo proximidade e experiência. 6) Utilizar o CRM (Customer Relationship Management). Um Software de relacionamento e inteligência artificial que organiza processos de relacionamentos para os resultados mais eficientes. Digitalizando processos e trazendo os benefícios da tecnologia em prol da comunicação da marca. Investimento em campanhas de e-mail marketing com o objetivo de alcançar o público de maneira mais individual e personalizada, utilizando quatro conteúdos: Pesquisa de opinião pós evento (organizador e, quando possível, para os participantes através de mailing); Relacionamento - aniversário e datas estratégicas (no máximo 3 e-mails); Contatos das comissões organizadoras dos congressos; Novos produtos (no máximo 1 por semestre). 7) Estabelecer parcerias institucionais com associações e entidades de classes que, através de suas próprias bases, transmitam os conteúdos da VH (e-mail marketing) e disponibilizem vouchers de desconto ou trabalhem com a sazonalidade de determinadas épocas do ano. 8) Construção do  Vamos Hoje? . Eventos descontraídos, em formato de talks, onde profissionais da área de eventos compartilham suas experiências sobre temas complexos ou de baixa visibilidade. O objetivo é se tornar referência no campo de eventos. 9) Criação de  Espaços VH de Responsabilidade Social . Em forma de totens de reciclagem de materiais, onde a parte superior é utilizada como forma de publicidade (ou digital ou impressa). Os materiais são utilizados nos eventos em que a VH participa. Uma maneira de construir a ideia de conscientização coletiva e mostrar o quanto a marca se importa com questões sociais. Estas ações teve metas a serem cumpridas, que serão atualizadas apo&#769;s o primeiro relato&#769;rio digital da marca. Sa&#771;o estabelecidas para o peri&#769;odo de 6 meses e revisadas a cada tre&#770;s meses, com apresentac&#807;a&#771;o de relato&#769;rio discriminando o esta&#769;gio de execuc&#807;a&#771;o. Além disso, foi realizado um mapeamento de todos os grandes congressos a serem realizados na região em que o cliente atua e entregue a ele. A mensuração e análise serão realizadas de acordo com cada ação. No caso das ações digitais, a proposta é realizar o resultado que as próprias ferramentas já oferecem, com todos os dados necessários. Quanto às ações de eventos presenciais, serão analisadas através de pesquisa de satisfação e mensuração por retorno de leads e contatos para a empresa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O planejamento de assessoria de comunicação empresarial, pode-se afirmar que é essencial para qualquer organização. No projeto em questão é possível analisar a relevância de um plano de prospecção de clientes para a empresa e impulsionamento de sua marca. Destaca-se, neste projeto, a sua base no relacionamento, que por sua vez torna-se um diferencial em todas as ações planejadas para o cliente, nesta perspectiva de relacionamento, Kunsch (2002, p.90) fala sobre a atuação dos profissionais de Relações Públicas na promoção e administração de relacionamentos e, constantemente na mediação conflitos, para isso, fazendo uso de estratégias comunicação analisando as diferentes situações dos ambientes. Além disso, sabe-se de quanto a profissão de Relações Públicas é abrangente e ramificada, tanto que muitas vezes suas competências e habilidades não são aproveitadas nas organizações. Neste projeto pode-se observar desde a concepção até ao desenvolvimento das ações, o diferencial de um planejamento de Relações Públicas em um plano de assessoria de comunicação empresarial voltado para a prospecção de clientes. Para o profissional de Relações Públicas, se faz necessário uma visão sistêmica das organizações, pensar no todo para constatar as fragilidades específicas e atuar em suas resoluções. Além de gerar soluções, agregar valor e impulsionar as organizações em que atuam. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BEDBURY, Scott. A New Brand World: Eight Principles for Achieving Brand Leadership in the 21st Century. USA: Hardcover March 4, 2002<br><br>LUECKE, Richard, Estratégia / Richard Luecke; consultoria de David J. Collis: tradução Ryta Magalhães Vinagre. Rio de Janeiro: Record 4ª ed, 2009.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 2ª ed. São Paulo: Summus Editorial, 2002. <br><br>OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de, Planejamento estratégico : conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2007. <br><br>SINEK S. Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action. Portfolio Hardcover: New York, 2009. <br><br>SOARES, Marisa de Carvalho; LOMANDO, Nadege Gonçalves. Públicos: o Diferencial Estratégico dos Planejamentos de Relações Públicas. DORNELLES, Souvenir Maria Graczyk (ORG.). Relações públicas: construindo relacionamentos estratégicos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.<br><br>UniRitter. Graduação - Relações Públicas. Disponível em: <https://www.uniritter.edu.br/graduacao/relacoes-publicas> Acesso em: 30 jun. 2017 <br><br>VH Audiovisuais. Institucional - A VH. Disponível em: <https://vhaudiovisuais.com/>. Acesso em: 30 jun. 2017 <br><br> </td></tr></table></body></html>