ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00972</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha de Educomunicação Integrada, Vocação: uma espiada no futuro</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Nicole Vedovatto B. Dos Santos (Escola Superior de Propaganda e Marketing)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Integrada, Educomunicação, Vocação, ONGs, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A instituição Ação Encontro, na cidade de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul - Brasil, fornece suporte e garantia de direitos e de segurança alimentar e educacional para crianças e jovens que estão em vulnerabilidade ou risco social. Mas a frequência dos alunos da entidade estava baixa. Como deixar as disciplinas mais atrativas e aumentar a presença dos alunos? A partir de uma campanha de educomunicação integrada em que as crianças e os jovens da instituição puderam ter seus sonhos respondidos, surpreendentemente, por profissionais do mercado correspondentes às profissões que eles mesmos desejam exercer no futuro. Além do aumento na motivação dos colaboradores e alunos referente à importância do ensino para a obtenção dos sonhos profissionais, os resultados foram superados com um crescimento de 19,35% na frequência dos estudantes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No segundo semestre do ano de 2017, os alunos de publicidade e propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio Grande do Sul (ESPM-Sul), localizada na capital Porto Alegre, foram segmentados em grupos para realizarem um trabalho acadêmico que integrasse a teoria com a prática. Na disciplina de Campanha Institucional e Governamental, ministrada pelo Professor e Mestre Rodrigo Valente, os autores foram desafiados a escolher um cliente real, sem fins lucrativos, para elaborarem uma campanha de comunicação integrada solidária que apresentasse um desfecho também verídico - com resultados mensuráveis. O grupo composto pelos autores selecionou como cliente a instituição Ação Encontro, uma unidade da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), localizada na região metropolitana de Porto Alegre, entre os casebres mais pobres da Vila Palmeira, bairro Santo Afonso, na cidade de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI) atua, desde 1968, oferecendo assistência e educação a milhares de pessoas. Por sua vez, a unidade Ação Encontro fornece suporte educacional e alimentar para crianças e jovens de uma comunidade que enfrenta falta de alimentação, problemas com drogadição, condições restritas de habitação, despreparo educacional, entre outras dificuldades sociais. O trabalho na unidade foi constituído por meio de quatro etapas: 1) pesquisa e entrevistas realizadas na instituição; 2) elaboração de planejamento estratégico e tático 3) execução de ideias criativas e 4) mensuração de métricas frente aos resultados que foram gerados. A partir dessas etapas, os autores elaboraram uma campanha que teve como tema central a trajetória vocacional dos alunos, para que as crianças pudessem associar o futuro delas às disciplinas oferecidas na Ação Encontro - assim, aumentando a frequência dos estudantes, que estava baixa. Os resultados foram superados, constituindo um case de sucesso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho tinha como finalidade relacionar os aprendizados apresentados em sala de aula, com o cotidiano dos profissionais que exercem atividades na área da comunicação e do marketing. Nesse sentido, foi requisitado aos autores que elaborassem uma campanha de comunicação integrada solidária para uma entidade sem fins lucrativos. Após a escolha do grupo em realizar o trabalho voltado a uma instituição direcionada para crianças e jovens, selecionou-se a Ação Encontro que atende, no contraturno escolar, 120 alunos (entre 7 e 17 anos) - distribuídos em dois turnos: 40 no período da tarde e 80 durante a manhã. As vagas para os alunos são limitadas e disputadas, com filas de espera durante todo o ano. Mas, durante uma entrevista realizada pelo grupo na própria entidade, o assistente social (colaborador da instituição) relatou que a frequência dos alunos estava relativamente baixa: das turmas que eles atendiam (pré, juvenil e adolescente), tinha-se como média positiva cerca de 15 alunos por turma ou 51 crianças por semana. Ao identificar o problema apresentado pelo assistente social, os autores definiram como objetivo qualitativo a implementação de uma campanha de educomunicação integrada que, a partir da apropriação e apresentação de novos conhecimentos sobre futuro e carreira profissional, fosse capaz de fomentar valor às disciplinas ofertadas na instituição, obtendo assim, uma mudança de hábitos e comportamentos educacionais das crianças e dos jovens que apresentavam baixa frequência no local. No entanto, para quantificar essas transformações, definiu-se como objetivo quantitativo aumentar 15% a presença/frequência dos alunos da Ação Encontro. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O grupo escolheu como cliente a Ação Encontro, por ser uma instituição que tem a finalidade de oferecer um futuro melhor às crianças da comunidade da cidade de Novo Hamburgo - RS. As crianças e jovens que frequentam a entidade recebem café da manhã, almoço, muita atenção e auxílio com atividades educacionais e práticas. Referente às disciplinas, são oferecidas oficinas de horta, robótica, artesanato, capoeira, dança, matemática, futebol, português e outras aulas continuadas dentro da área da arte, da educação, da cultura e da cidadania. Os alunos fazem seu lanche no local, sendo eles, muitas vezes, seus próprios "chef's" na oficina de padaria. De acordo com Lupetti (2007, p. 15) "hoje a comunicação passa necessariamente pelas novas tecnologias, que proporcionam uma relação inovadora entre a organização e seus públicos de interesses". Para a autora, esse novo contexto passou a exigir um planejamento ainda mais preciso e organizado e, "para que isso seja possível, é necessária uma comunicação integrada" (LUPETTI, 2007, p. 15). Para Pinheiro e Gullo (2005), a comunicação integrada é capaz de relacionar as mídias e os veículos de comunicação de maneira adequada com as quatro conjunturas da empresa: administrativa, institucional, interna e mercadológica. Não obstante, no trabalho realizado pelos autores para a instituição sem fins lucrativos, Ação Encontro, cada segmento da Comunicação Integrada contemplou uma estratégia. Segundo Pasquale, Lammardo Neto e Gomes (2012), a comunicação institucional conta com o suporte das relações públicas e não possui objetivos comerciais, pois está voltada à construção da identidade e ao fortalecimento de uma imagem positiva (LUPETTI, 2007). Para a Ação Encontro, a estratégia institucional foi dirigida aos públicos internos, com o fortalecimento da imagem das disciplinas, para que os alunos percebessem o valor das atividades. A estratégia de comunicação administrativa teve o propósito de informar, orientar e atualizar o fluxo de atividades funcionais estabelecidas pela gestão da instituição, a fim de gerar transparência e clareza, para que os diferentes públicos soubessem como participar da campanha e como contribuir aos resultados. A escolha por essa estratégia se deveu ao fato de que a comunicação administrativa possibilita a funcionalidade de todo o sistema organizacional, uma vez que, relaciona os diferentes níveis hierárquicos e assuntos do dia-a-dia da administração (LUPETTI, 2007). Por sua vez, de acordo com Pasquale, Lammardo Neto e Gomes (2012, p. 19), a estratégia interna "diz respeito à comunicação entre a empresa e seu público interno, para que os colaboradores sejam motivados e integrados à imagem e às atividades da organização". Na campanha realizada para a Ação Encontro, teve-se como estratégia a fortificação da inovação, da criatividade e da valorização das atividades desempenhadas pelos colaboradores, a partir da construção de uma temática e de uma linguagem adequada para todos os públicos envolvidos, para que fosse gerada uma ideia de pertencimento e influência ao futuro dos alunos da entidade. Do ponto de vista da comunicação mercadológica, que possui caráter comercial e tem a finalidade de atingir um objetivo de marketing frente ao consumidor-alvo (LUPETTI, 2007), a estratégia foi engajar e estimular a participação dos diferentes públicos na busca pelo resultado esperado. As ações dirigidas à comunicação mercadológica tinham como objetivo transacionar a importância de cada disciplina ofertada na Ação Encontro. Assim, entendeu-se que a campanha de comunicação integrada era fundamental à criação de valores e à consolidação de uma imagem otimista às disciplinas, junto aos stakeholders (pessoas interessadas/intervenientes na instituição) e aos seus desejos. Isso pois, essa técnica possibilitou que os diferentes públicos se relacionassem de maneira direta à campanha, o que auxiliou precisamente na fomentação da mensagem divulgada e na obtenção de resultados positivos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho foi constituído a partir de quatro métodos principais: 1) pesquisa; 2) planejamento; 3) criação publicitária e 4) medição e captação de resultados. Primeiramente, referente à pesquisa, esta foi realizada por meio de vertente qualitativa e a partir da técnica de entrevista em profundidade. De acordo com Godoy (1995), a pesquisa qualitativa não enumera estatisticamente os assuntos estudados, pois tem a finalidade de entender os eventos frente ao ponto de vista dos sujeitos associados às questões estudadas. Em complemento, a entrevista em profundidade é caracterizada por ser uma técnica capaz de compreender sentimentos, pensamentos e valores dos indivíduos a partir de suas respostas (THOMPSON, 1992; BURKE, 1977 apud ROSA; ARNOLDI, 2007). Para a realização das entrevistas, os autores elaboraram um roteiro de perguntas e o aplicaram presencialmente em outubro de 2017, na própria instituição - as entrevistas foram gravadas e transcritas. As respostas obtidas constituíram a elaboração de um mapeamento de públicos, sendo que esses foram segmentados em: público externo e público interno. O mapeamento teve como finalidade compreender cada perfil e cada necessidades dos stakeholders, a fim de se dirigir mensagens apropriadas para cada um deles (SOUZA; TAVARES, 2017). O público externo foi representado por pessoas/entidades que não possuíam relação direta à oferta dos serviços prestados pela Ação Encontro, como os pais, responsáveis e familiares dos alunos, os próprios alunos, os doadores e voluntários indiretos, a comunidade e o governo. Por vez, o público interno foi caracterizado pelo administrativo/RH, pelos professores e monitores, pela cozinha e limpeza, pelo assistente social e pelos doadores e voluntários diretos, ou seja, aqueles associados diretamente à realização das atividades da instituição. Ao considerar a presença das novas tecnologias e de uma sociedade cada vez mais conectada em redes, além da análise dos públicos, o planejamento foi constituído por ferramentas de marketing, tendo como referência literária o autor Henry Jenkins e seus respectivos livros: Cultura da Convergência (2009) e Cultura da Conexão (2014). Ou seja, o grupo foi desafiado a elaborar uma campanha de comunicação institucional que também tratasse da circulação da mensagem em diferentes meios e veículos sociais e digitais, interligando-os e relacionando-os para que fossem alcançados com maior precisão os resultados esperados. Para isso, o grupo utilizou como abordagem para compreender o contexto geral da organização o mix de marketing, ou também conhecido como composto de marketing, ou "quatro pês", em que foram analisados de maneira aprofundada as quatro variáveis controladas pelo marketing: 1) preço (os custos dos produtos/serviços oferecidos, como a captação de recursos e doações), 2) praça/distribuição (canais que distribuem os produtos/serviços, como a própria infraestrutura da Ação Encontro); 3) promoção/comunicação (todas as formas e canais de comunicação utilizados, como as redes sociais) e 4) produto/serviço da instituição (o que é oferecido à comunidade, como as atividades e as disciplinas) (DANTAS, 2016). As informações presentes no mix de marketing e em pesquisas de tendências possibilitaram a criação da matriz SWOT de marketing que, conforme Oliveira (2007) é uma ferramenta estratégica capaz de analisar o ambiente da organização para rever o seu posicionamento estratégico. Para isso, foram contempladas quatro variáveis, duas voltadas ao cenário interno: pontos fortes e pontos fracos da empresa; e duas associadas ao contexto externo: oportunidades e ameaças presentes no mercado. Todas as ferramentas de análises resultaram no diagnóstico do planejamento, ou seja, a identificação de diferentes problemas que estavam presentes na Ação Encontro, entre eles, a baixa frequência dos alunos. A solução determinada a esse percalço foi a de informar, educar e conscientizar para que fosse reforçado o preceito de que o aluno poderia ser o protagonista na construção do próprio futuro, mas que a Ação Encontro ofereceria, com as disciplinas, suporte e ajuda para que esses sonhos pudessem se concretizar. As etapas de pesquisa e de planejamento proporcionaram o conhecimento do grupo sobre diversos aspectos que giravam em torno da instituição Ação Encontro e dos públicos envolvidos com a entidade. Com base nesses saberes, os autores desenvolveram um manifesto comunicacional, que possibilitou a criação de uma série de peças publicitárias. O manifesto da comunicação expressou o propósito da campanha de maneira que integrou e relacionou o futuro profissional aos sonhos presentes na vida das crianças da instituição. Para tanto, a comunicação expressou emoções felizes, de reflexão e conscientização, agregando também a importância das disciplinas da Ação Encontro na construção dos sonhos, por meio da união de imagens reais (coletadas em bancos de imagens) e desenhos gráficos (desenvolvidos pelos autores) para expor que: ao planejar um futuro profissional, o aluno não estava somente pensando em algo distante e de longo prazo, mas sim, estava arcando com escolhas e com um compromisso que ele tinha o direito de executar desde o presente. Dessa maneira, o planejamento e o manifesto serviram de direcionamento à criação de peças publicitárias e à produção e execução das táticas que são apresentadas no próximo capítulo. Todas as ações seguiram um cronograma pré-elaborado pelos autores. Por fim, as métricas estabelecidas para a medição dos resultados após o término da campanha foram definidas na esfera qualitativa (valorização, motivação e engajamento dos diferentes públicos) e quantitativa (aumento estatístico na presença dos alunos na Ação Encontro). Os resultados foram medidos após uma semana da aplicação final das atividades da campanha, contando com o auxílio dos colaboradores e do documento de chamada/presença que mediu a frequência dos alunos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o desenvolvimento do conceito criativo da campanha, considerou-se as palavras vocação (associada ao teste vocacional e ao plano de carreira) e futuro (o que está por vir), assim, foi elaborado o seguinte conceito criativo, que também correspondeu ao título das atividades desenvolvidas pelos autores:  Vocação: uma espiada no futuro . Essa frase possuía fácil memorização e foi capaz de transmitir de maneira substanciada a proposta da campanha. Para reforçar o título, teve-se a expressão  espiada , que também foi enfatizada e descrita a partir de um texto de apoio institucional e informativo:  A sua vocação pode mostrar muito sobre o seu futuro, mas essa jornada é feita por você! Não perca, atividades nos dias 6, 7 e 8 de novembro! . Foram criadas peças individuais para cada uma das áreas vocacionais: saúde, engenharia e matemática, esportes, humanas e sociais, comunicação e criatividade, gestão e negócios. Além do nome da área vocacional, cada peça apresentava uma pequena lista com as principais características comportamentais associadas ao perfil de quem pudesse ter relação com a área. Ademais, apresentava-se em quais disciplinas os alunos poderiam aprender mais para desenvolverem os seus planos de carreira. Por fim, a peça de comunicação interna, voltada aos colaboradores da organização, possuía como título a frase:  Ensinar é uma vocação! , seguida por um texto de apoio motivacional:  A jornada profissional dos alunos da Ação Encontro também é feita por você! . Essa peça teve o propósito de incentivar e motivar a participação de todos os colaboradores. Para o desenvolvimento das ações e implementação das peças da campanha, foram consideradas quatro etapas: a primeira foi referente à escolha das redes/canais utilizados; a segunda acerca da ativação, ou seja, apresentação e iniciação da campanha; a terceira destinada à motivação e participação dos diferentes públicos; e, por fim, a quarta etapa foi relativa à conversão, com uma atividade de encerramento e a mensuração dos resultados. Para a escolha das redes, considerou-se dois critérios: 1) o alinhamento do discurso trabalhado e 2) a capacidade de divulgação da mensagem de forma adequada ao atingimento dos diferentes públicos. Nesse sentido, compreendeu-se que a instituição Ação Encontro era o canal apropriado à implementação das ações e informações que foram transmitidas, pois era o local em que os principais públicos (como os colaboradores e os alunos) poderiam ser impactados diretamente, uma vez que os mesmos se encontravam de maneira presencial e diariamente nesse meio. Ademais, esse espaço possibilitou que diferentes pontos de contatos pudessem ser trabalhados com experiências e interações. Por outro lado, as Redes Sociais foram pertinentes para reforçar as táticas desenvolvidas na Ação Encontro, mas, também para sensibilizarem os demais públicos secundários como a comunidade e/ou o governo. Como canais, as redes sociais possibilitaram a fomentação dos valores visuais e emocionais da instituição, anunciaram os resultados e, em especial, também oportunizaram a propagação viral do discurso e a avaliação da percepção e interação dos receptores em relação à própria campanha. Após a escolha e justificativa dos canais, entendeu-se a necessidade e a relevância de ativar os públicos integrados à campanha. A ativação foi fundamental para apresentar as ideias elaboradas, já que os diferentes públicos da Ação Encontro e, principalmente o público-alvo: os alunos da instituição, precisavam conhecer e estarem inteirados à proposta e à finalidade da campanha que foi efetuada. Nesse sentido, o projeto empregou, a partir das artes publicitárias elaboradas, o uso de cartazes impressos que foram implementados nos murais internos da instituição, post digitais presentes na página do Facebook (rede social) da Ação Encontro e um hotsite que teve a finalidade de apresentar todas as informações sobre a campanha. Após a mensagem ser apresentada aos alunos e aos integrantes da Ação Encontro foram realizadas demais atividades voltadas à motivação dos públicos internos e do público-alvo. Foi perguntado aos alunos da instituição (nas salas de aula) o que eles pretendiam ser quando crescessem. Após esse momento, foi aplicado um teste vocacional criativo que proporcionou uma experiência e uma interação dos autores com os alunos, aos quais passaram a ter, após o fornecimento de feedbacks (retornos) individuais sobre os resultados, novos conhecimentos sobre as diferentes profissões e também sobre as suas personalidades. Em seguida, sob novos conhecimentos gerados pelo teste vocacional, foi questionado novamente o que os alunos queriam ser quando crescessem, muitas respostas foram alteradas. Com as respostas definitivas escolhidas pelos próprios alunos, solicitou-se que as crianças e jovens desenhassem/escrevessem para elas mesmas, quando já estivessem executando as profissões escolhidas, e nesse momento os autores tiraram fotografias individuais dos participantes. As cartas e as fotografias foram aplicadas em cápsulas do tempo (pequenos tubos de plásticos, preenchidos com balas, que foram levados até a instituição pelos autores). Posteriormente, foi apresentada uma relação entre as disciplinas da Ação Encontro e as diferentes profissões existentes. Esse primeiro momento de interação com os alunos foi finalizado com a exibição da informação do recolhimento das cápsulas por parte dos autores, com devolução aos alunos após o decorrer de uma semana. Fora da instituição, as cápsulas foram entregues para profissionais das respectivas áreas presentes em cada uma das cartas escritas/desenhadas pelos estudantes. Os profissionais que as leram, por meio de vídeos, desenvolveram um feedback para cada uma das crianças e dos jovens que elaboraram os conteúdos presentes nas cápsulas. No vídeo, os profissionais mencionaram individualmente os nomes dos estudantes ( autores das cartas ) e explicaram a importância das disciplinas da Ação Encontro e a relevância do ensino ao crescimento profissional e à obtenção de grandes sonhos. Mais de 25 profissionais de diferentes áreas participaram, entre eles policiais, uma delegada, um médico, um arquiteto, um piloto de corrida, uma DJ, professores, um técnico de informática, jogadores de futebol do time Sport Clube Internacional (um dos principais times do Estado do Rio Grande do Sul e Região Sul do Brasil), entre outros profissionais. Na própria instituição, em uma  sessão de cinema surpresa com pipoca, refrigerante e guloseimas, foi apresentado um vídeo de aproximadamente 20 minutos que contemplava todos os feedbacks gravados pelos diferentes profissionais, que leram as cartas de cada um dos alunos e, também com uma mensagem de motivação aos colaboradores da entidade. Além dessa ação, para gerar conversão e alcançar a meta pretendida, teve-se a devolução das cápsulas aos alunos, que continham também as fotos individuais dos respectivos profissionais envolvidos com a campanha. Por fim, foi elaborada uma nova medição da frequência dos alunos, uma semana após a aplicação da campanha, teve-se como resultado o aumento de 19,35% na presença dos alunos da instituição. Os resultados foram apresentados em formato de videocase no dia 30 de novembro de 2017, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e posteriormente, postado nas redes sociais da instituição Ação Encontro e compartilhado pelos autores do trabalho e demais interessados/admiradores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Os autores elaboraram uma campanha real de comunicação integrada solidária para a Ação Encontro. A partir de entrevistas realizadas com os diferentes públicos envolvidos à entidade, o grupo identificou que a frequência dos alunos estava baixa. Assim, estabeleceu-se o objetivo de aumentar 15% da frequência/presença. O grupo, após a aplicação de um teste vocacional e a explicação sobre as diferentes profissões, solicitou para que os alunos elaborassem uma carta para eles mesmos, quando já estivessem no mercado profissional. Essas cartas foram colocadas em  cápsulas do tempo e guardadas com os autores. As cartas foram respondidas por profissionais correspondentes às profissões que eles haviam descrito. Mais de 25 profissionais participaram, com muita disposição e com belas palavras de incentivo aos estudos e à realização dos sonhos. No final, foi feita uma  sessão de cinema supresa para as crianças e também uma homenagem aos colaboradores. Os integrantes do grupo, os alunos e os colaboradores que estavam presentes se emocionaram com o retorno elaborado pelos diferentes profissionais. O resultado foi superado, gerando um case de sucesso: na semana seguinte após a aplicação de todas as atividades, a Ação Encontro teve a presença de 74 alunos, com um aumento de 19,35% na frequência. Além, de um perceptível crescimento na motivação e engajamento dos estudantes e dos colaboradores nas disciplinas da instituição. O grupo pode, assim, aprender na prática como implementar uma campanha de comunicação integrada com resultados também verídicos e promissores. No dia da apresentação do trabalho na sala de aula, na ESPM-Sul, os autores entregaram para cada colega acadêmico uma  cápsula (indêntica as distribuídas aos alunos da Ação Encontro) e também solicitaram para que escrevescem suas expectativas referentes ao futuro profissional. O grupo guardou as cápsulas que contém as cartas e essas serão devolvidas a todos no dia da formatura (previsão para 2019/1). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DANTAS, Edmundo Brandão. Marketing Descomplicado. 2. ed. Brasília: Senac, 2016. 315 p.<br><br>GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, mar/abr, 1995. 57-63 p.<br><br>JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da Conexão. 1 ed. São Paulo: ALEPH, 2014. 408 p.<br><br>JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. 432 p.<br><br>LUPETTI, Marcélia. Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica. 1. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007. 209 p.<br><br>OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2007. <br><br>PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Comunicação integrada de marketing: gestão dos elementos de comunicação: suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005.<br><br>PASQUALE, Perrotti Peitrangelo; LAMMARDO NETO, Claudio; GOMES, Celso Luiz de C. e C. Comunicação integrada de marketing: a teoria na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 174 p. <br><br>ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo P. do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzales Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados. São Paulo: Autêntica, 2007. 110 p.<br><br>SANTOS, Nicole Vedovatto B. dos. et al. Videocase: Vocação: uma espiada no futuro. 2017. Disponível em: <https://vimeo.com/262680159>. Acesso em: 31 mar. 2018. <br><br>SANTOS, Nicole Vedovatto B. dos. et al. Vocação: uma espiada no futuro. 2017. Disponível em: <https://spark.adobe.com/page/8vLCqyYzVwUqG/>. Acesso em: 15 mar. 2018.<br><br>SOUZA, Scarlet Alencastro Vanin Dutra de; TAVARES, Marcelo de Barros. O Mapeamento de Públicos para a Comunicação Interna. Intercom  Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 09 set. 2017. 15 p. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2702-1.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>