ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00087</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jingle Secomunica</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Felipe Rodrigues Ramos (Universidade Católica de Brasília); Ariane de Melo Ramos da Silva (Universidade Católica de Brasília); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Thainá Arruda Cavalcante (Universidade Católica de Brasília); Víctor Henrique Lacerda da Silva (Universidade Católica de Brasília); Eliane Muniz Lacerda (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Diversidade, Jingle, Rádio, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente jingle de rádio, fez parte do evento da Semana de Comunicação da Universidade Católica de Brasília - Secomunica, que acontece todos os anos, como uma das peças da campanha de divulgação do evento dentro da Universidade. O tema do evento no ano de 2017 foi  Diversidades e Adversidades: o incomum da comunicação e o presente trabalho, desenvolvido na disciplina de Rádio, tratando-se de um jingle que é uma mensagem musical para a rádio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Secomunica - Semana de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, é  realizada todos os anos pelos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade, que faz uma interface entre academia, comunidade e mercado de trabalho, promovendo palestras, debates e workshops com pessoas do meio de jornalismo, publicidade, audiovisual, artes e assuntos correlacionados. A cada ano, um tema central é discutido no evento, e o tema da Secomunica no ano de 2017 foi  Diversidades e Adversidades: o incomum da comunicação , apresentando como a comunicação é importante para a discussão do tema tão em voga atualmente, principalmente no mercado de trabalho. Para realizar uma campanha de divulgação para o evento, foi necessário a criação de diversas peças que impactassem o usuário fora da Universidade mas também em seu dia a dia nesse ambiente, como uma peça de rádio veiculada na Rádio da Universidade Católica de Brasília antes e durante o evento. A peça de rádio escolhida foi um jingle, uma música que contemplasse as principais informações do evento e fizesse o público de interessar pelo mesmo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do jingle é despertar nos estudantes e professores da Universidade Católica de Brasília o interesse em participar do evento e conhecer um pouco mais sobre o assunto da diversidade e adversidade dentro da área de comunicação. Sendo o grupo desenvolveu o jingle no estúdio da Universidade Católica de Brasília com o apoio dos técnicos e colaborados dos estúdio do Centro de Rádio e Televisão. Visando atingir o objetivo, os alunos se aproximaram ao máximo da linguagem e dos entendimentos da comunidade academica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na publicidade brasileira, um jingle é um formato de rádio muito famoso que apresenta uma mensagem por meio da composição de um a música associada a um produto ou marca. Temos vários exemplos de jingles que marcaram a história da propaganda, como o Pipoca com Guaraná do Guaraná Antártica, Parmalat e Banco Bamerindus, que permaneceram por muito tempo na memória de muitas pessoas. Um jingle tem a capacidade de entreter o consumidor de forma mais atraente do que uma mensagem apenas falada, quando bem trabalhada, e hoje funciona quase como uma forma-padrão de publicidade. A música faz parte do dia a dia da grande maioria dos jovens dentro de uma Universidade, e a forma que o grupo achou mais pertinente para convidar os alunos e professores para participar do evento foi por meio de um jingle que seria veiculado na rádio interna da Universidade Católica de Brasília. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a construção de um material para a rádio, primeiro foi preciso reunir informações primordiais do evento da Secomunica, assim como seu tema principal. A partir daí, foi elaborado, durante uma aula da disciplina de rádio a construção da letra do jingle, pensando no seu ritmo e na sua estrutura de refrão e rimas. Por fim, foi realizada a gravação do jingle, dentro do laboratório de rádio da Universidade Católica de Brasília, contando com a ajuda dos profissionais do mesmo. Foi escolhida uma trilha de fundo que desse um ritmo parecido ao que o grupo imaginou para o trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto trata-se de um jingle, uma mensagem publicitária em forma de música, contemplando o tema da Secomunica 2017 de uma forma atraente. Além da letra da música, existe uma trilha que acompanha e dá a melodia para o jingle, totalizando em média 45 segundos. Letra da música: Ambiente interativo, com palestras legais e vários workshops ministrados por pessoas geniais O tema desse ano é diversidade sexual Um tema necessário no contexto atual Uma semana de atividades e conteúdos relevantes Não fique de fora dessa semana alucinante Abra sua mente para os assuntos relevantes A diversidade sexual será tratada pelos nossos palestrantes Secomunica 2017 Seja presente, pense consciente, todo mundo é gente como a gente! </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A rádio ainda é um poderoso meio de comunicação muito acessível, rápido e prático, então, acreditamos que dentro da universidade, onde o vai e vem é constante, uma peça para rádio divulgando o evento da Secomunica funcionaria de forma impactar o usuário a se interessar pelo assunto e procurar saber mais. Além disso o jingle publicitário criado pode propiciar uma maior lembrança das informações referentes ao evento para os possíveis públicos que o escutar. Acreditamos assim termos atingido os objetivos e requisitos do presente trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">A era dos jingles, CHAGAS, Carla et al. A era dos jingles. 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/expocom/EX22-0060-1.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2018. <br><br>UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (Brasília) (Comp.). XVI Secomunica: Diversidade e Adversidades o incomum da comunicação. 2017. Disponível em: <https://www.doity.com.br/xvi-secomunica--diversidade-e-adversidades-o-incomum-na-comunicacao>. Acesso em: 15 abr. 2018. <br><br>UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (Brasília). XVI Secomunica tem presença de comunicadores internacionais. 2017. Disponível em: <http://www.ucb.br/Eventos/2/10296/XviSecomunicaTemPresencaDeComunicadoresInternacionais/>. Acesso em: 15 abr. 2018. <br><br>REVISTA EXAME (São Paulo). 8 jingles inesquecíveis da propaganda brasileira. 2016. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/marketing/8-jingles-inesqueciveis/>. Acesso em: 15 abr. 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>