ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00136</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Cloret´s: Purifique seu Hálito.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Anna Beatriz Lechner Ferri (Universidade Católica Dom Bosco); Julia Jacobus Trento (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Anúncio impresso, Publicidade e Propaganda, Cloret´s, Redes Sociais, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O anúncio  Cloret s  Purifique seu Hálito foi criado para a disciplina de Criação em Propaganda I pelos alunos do quinto semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Os processos criativos podem e devem ser exercitados todos os dias para que, assim com um músculo, se torne mais eficiente. Com esse pensamento jobs inusitados foram apresentados aos alunos da disciplina como forma de exercício. A venda de um produto não está relacionada somente a suas qualidades, é necessário que o consumidor se identifique com ideia, e é isso que torna a propaganda essencial. A mensagem do anúncio brinca com a utilização das redes sociais, um tema atual para o público-alvo, e a forma como o mau hálito pode prejudicar os relacionamentos interpessoais, e é que o chiclete Cloret s se propõe a mudar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As novas tecnologias de impressão de revista proporcionaram um processo de criação diferenciado. Segundo Bann (2012) a tecnologia de impressão e seu desenvolvimento nos anos de 1980 a 1990 ocorreram com o surgimento do computador pessoal, que abriram caminho para a editoração eletrônica, permitindo a criação de anúncios de forma mais fluida e com atenção aos detalhes, com novas formas de aplicar os conhecimentos de design gráfico e estética, atrelados ao estímulo para a compra. A relação entre conteúdo de revistas (jornalismo) e sua propaganda é quase que inerente à cultura criada pelos veículos de comunicação. Segundo Baptista e Abreu (2010) as revistas chegaram ao Brasil pela corte portuguesa, no início do século XIX e a concessão para imprimir em grande escala veio com a autorização para a instalação da imprensa régia, em 1908. No entanto, a primeira revista de que se tem conhecimento surgiu em Salvador no ano de 1812, chamada  As Variedades ou Ensaios de Literatura . Em 1900 surge no Rio de Janeiro a  Revista da Semana trazendo mais cor e novas técnicas de impressão das antes utilizadas nos jornais. Baptista e Abreu (2010) ainda definem que em 1928, o jornalista Assis Chateaubriand lança a revista Cruzeiro, que em sua primeira edição teve 64 páginas, com anúncios muito coloridos que ocupavam páginas inteiras. Ainda segundo os autores a revista atingiu 700 mil exemplares por semana na década de 1950. Scalzo (2003) pondera sobre como as revistas representam a cultura dos lugares. Ainda salienta que em uma sociedade consumista como a de hoje, as revistas podem ser chamadas de  supermercados culturais . Junto a isto, surge oportunidade de vender ao consumidor a importância do hálito nas relações interpessoais. O anúncio traz uma linguagem jovem que interage com o consumidor e o faz se colocar naquela situação, o que ajuda a promover a ideia de hálito refrescante ao fazer uma brincadeira divertida com as situações em que o produto deve ser utilizado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O anúncio em questão foi um trabalho realizado como nota parcial da disciplica de Criação em Propaganda I, orientada pelos professores Eduarto Biaggi e Elton Tamiozzo na graduação em Publicidade e Propaganda, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O objetivo do trabalho era criar um anúncio de revista para o chiclete Cloret s, da empresa Cadbury Adams, que transmitisse a ideia de um produto como uma alternativa momentânea aos fortes odores causados por comidas, bebidas e cigarros, deixando um hálito limpo e refrescante. Como ressalva, não deveria ser tratado como uma solução definitiva para o mau hálito e nem como medicamento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A construção do anúncio de revista desenvolvido para a marca de gomas de mascar e pastilhas Cloret s foi pensado acerca de atingir homens e mulheres acima dos quinze anos de idade que sofrem com odores incômodos provenientes de comidas, bebidas e cigarros que podem ser momentaneamente resolvidos. O produto, disponível no sabor de hortelã, chegou ao Brasil com componentes bastante eficazes no controle do odor bucal. A combinação desses elementos constituía a substância registrada sob a marca ACTIZOL. A principal substância utilizada era a Clorofila (pigmento que as plantas utilizam para realizar a fotossíntese que tem coloração esverdeada), que se tornou matéria de muitos veículos de imprensa pela popularidade em combater o mau hálito. (ELLIOTT, 1994) Sendo assim, a junção entre ficção e realidade que o anúncio propõe em sua temática, fomenta uma discussão sobre hálito refrescante e relacionamentos interpessoais. A comunicação estabelecida pode servir de extrema importância na decisão de escolha do consumidor durante o processo de compra. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a elaboração do anúncio impresso seguimos o briefing oferecido na atividade da disciplina. Primeiro, foi realizada uma pesquisa de anúncios anteriores de Cloret´s e de alguns concorrentes. Na sequência foi realizada uma análise para identificação de padrões e ter em mento o que fazer e o que não fazer. Após a realização de um brainstorm , escolheu-se retratar um ambiente de redes sociais, como uma maneira de proporcionar ao público-alvo sugerido (homens e mulheres, a partir dos 15 anos de idade) uma interação do seu meio, utilizando aspectos do seu dia a dia, como as redes sociais. Buscou-se alinhar os conhecimentos da disciplina Criação em Propaganda I  e outros já adquiridos em outras disciplinas como construção de layout, diagramação, redação publicitária e semiótica. Assim, escolhas relacionadas a proximidade, contraste, alinhamento, olhar do público na leitura do anúncio, tipografia, cor e luz (WILLIANS, 1995; GUIMARÃES, 2002; NIEMEYER, 2003; CARRASCOZA, 2003; AMBROSE e HARRIS, 2011) e fizeram presente durante a confecção da peça publicitária. A assinatura do anúncio foi feita por meio de packshot (expressão em inglês que significa a cena em que é feito um close do produto ou da marca que está sendo promovida no comercial ou material impresso (anúncios). O packshot entra geralmente no final do comercial (ou um pouco antes), acompanhado de letreiro e/ou locução off com o tema/slogan da campanha ou marca. Na revista, o packshot geralmente assina o anúncio, faz o papel de logotipo do anunciante), sendo uma obrigatoriedade do anúncio no briefing recebido. Foram utilizados os recursos disponíveis no laboratório da Universidade Católica Dom Bosco voltado para produções gráficas, fazendo uso de programas da Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, já apresentados na disciplina design gráfico. As imagens foram construídas inteiramente dentro dos softwares, utilizando a tipografia e formas adotadas para dar alusão a uma conversa real na rede social em questão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como citado, após pesquisa e análise de propagandas anteriores da Cloret´s e de concorretes, no brainstorm definiu-se a abordagem utilizada na peça. Visando atingir o público consumidor desse tipo de produto, optou-se por criar um material com elementos imagéticos que referenciem uma rede social mensagens mobile onde é possível se criar grupos para essa troca de mensagens, gerando uma identificação imediata por meio dos iconografia das conversas, chamando a atenção do leitor. A escolha da paleta de cores, bem como a tipografia, deu-se afim de remeter as cores padrão do aplicativo implícito e com fundos neutros para que a mensagem e assinatura tivessem bastante destaque. Para que os potenciais consumidores lembrem-se da marca em sua decisão de compra, foi utilizado um tom lúdico, de linguagem persuasiva, que faz com que o consumidor se coloque naquela situação, mesmo que seja distópica. O anúncio mostra a tela de um aplicativo de mensagens instantâneas, exibindo mensagens em forma de linha do tempo (que é como esses aplicativos mostram as conversas). A sequência mostra uma pessoa criando um grupo grupo para conversar com sua família mas, ao adicionarem você, o(a) leitor(a), todos os convidados saem do grupo. A mensagem é que não querem conversar com você, a a assinatura da peça deixa implícito que não querem conversar em função do mau hálito. Segundo Collaro (2007) diagramar utilizando o espaço da página, colunas de texto e recursos gráficos une a ciência e a arte para conduzir a percepção do leitor para o objetivo definido. A diagramação foi feita para a leitura ser realizada no sentido vertical, de cima para baixo. Com a finalização da redação e layout, o packshot de assinatura faz-se necessário para que o consumidor se lembre durante o processo de escolha sobre a imagem do produto e ao vê-lo nas gôndolas o reconheça facilmente. O produto é de baixo custo e se destaca pela imensa popularidade. Desenvolvido com os softwares Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, o trabalho teve início com a construção da ideia principal que o anúncio passaria ao consumidor, que tinha como objetivo tornar o produto como uma alternativa momentânea ao mau-hálito. O anúncio foi finalizado no formato 21x28cm, formato de revista padrão página simples, no sistema de cores CMYK. Foi planejado para ser veiculado em revistas com frequência semanal e altas tiragens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Este trabalho desenvolvido para a disciplina de Criação em Propaganda I nos possibilitou um estudo mais profundo sobre o desenvolvimento de layout e a utilização da criação de conceitos diferentes para um produto comum. O processo de desenvolvimento deste trabalho foi de grande importância para uma aproximação maior com a disciplina e a aplicação dos conceitos estudados que compõe o conteúdo das disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda. Além de amplicar os conhecimentos técnicos e teóricos de criação em propaganda, tipografia, desenvolvimento de layout, redação publicitária e mídia para meios impressos, o mesmo nos permitiu desenvolver um anúncio pautado no conhecimento do consumidor dessa marca desenvolvido durante o processo de criação. Assim, o trabalho proporcionou a ampliação da criatividade em busca de técnicas e formas inovadoras para se fazer anúncios impressos. Utilizamos recursos de computação gráfica, manipulação de imagem, tratamento de imagem associados ao grafismo, características da escrita manual, diretamente associados ao produto anunciado. Dessa forma, acreditamos que o anúncio impresso  Cloret s  Purifique seu hálito conseguiu unir talentos individuais do grupo para a produção deste trabalho afim de nos preparar para este formato tão utilizado no mercado atualmente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul L. Tipografia: s.f. composisão, estilo e aprarência dos tipos e das faces tipográficas. Porto Alegre: Bookman, 2011. <br><br>BANN, David. Novo manual de produção gráfica. Ed. rev. e atual. Porto Alegre, RS: Bookman, 2012. <br><br>BAPTISTA, Íria Catarina Queiróz; ABREU, Karen Cristina Kraemer. A história das revistas no Brasil: Um olhar sobre o segmentado mercado editorial. Revista Científica Plural, 2010.<br><br>CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. 3 ed. São Paulo: Futura, 2003. <br><br>COLLARO, Antônio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa: arte e técnica da mídia impressa. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2007.<br><br>ELLIOTT, Stuart. The Media Business: Advertising; Marketers revive an old formula for cachet: the secret ingredient. 1994. The New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/1994/04/28/business/media-business-advertising-marketers-revive-old-formula-for-cachet-secret.html Acesso em 07 de Mai. 2018.<br><br>FIATES, Gabriela Gonçalves Silveira. Criatividade e desenvolvimento de novos conceitos. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração - UFSC, 2014.<br><br>GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Editora AnnaBlume, 2002.<br><br>NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003<br><br>SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/30897198/scalzo-marilia-jornalismo-de-revista Acesso em 06 de Mai. 2018.<br><br>WILLIANS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. São Paulo: Callis, 1995.<br><br> </td></tr></table></body></html>