ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00155</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Site Lab Audio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ariane Gomes Lamarão (Universidade de Brasília); Elton Bruno Barbosa Pinheiro (Universidade de Brasília); Gabriel dos Santos Pimentel (Universidade de Brasília); Jéssica Christina de Lima Barros (Universidade de Brasília); Juliana do Vale Silva (Universidade de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Linguagem Sonora, Mídia Digital, Website, Laboratório de Áudio, Produção experimental</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O site LabAudio (www.labaudio.unb.br) é uma plataforma sociodigital criada para o Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Caracteriza-se como um meio institucional, educativo e cultural, assim como um ambiente de aprendizagem significativa, de produção experimental e sem fins lucrativos. Funciona, nesse sentido, como um espaço convergente para publicação dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório, sendo estes advindos de disciplinas eletivas, projetos de extensão, núcleo de pesquisa, projetos de conclusão de curso, mostras, seminários, premiações e parcerias. O site atua na propagação desse conteúdo educativo-cultural e institucional, deixando-o disponível gratuitamente para a sociedade que, por meio de outras mídias públicas, educativas, comunitárias, alternativas, etc. podem compartilhar o conteúdo ali disponibilizado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A necessidade de construir o site surgiu em um contexto no qual era produzida semestralmente uma grande quantidade de conteúdo nas disciplinas vinculadas ao Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação e esse conteúdo era desperdiçado por não atingir um ouvinte final e nem os alunos poderem ter acesso ao que estava sendo produzido pelos colegas de sala, das outras turmas ou dos semestres anteriores. A criação do site, motivada e orientada pelo Professor Elton Bruno Pinheiro, possibilitou, além da janela de propagação, que os trabalhos fossem feitos já pensando nessa lógica do ambiente digital, e, em alguns casos, trabalhando além da questão sonora, aliando a conteúdos expandidos também visuais e estimulando os alunos a produzirem trabalhos mais lapidados e finalizados. Assim, têm-se uma plataforma que é um repositório de trabalhos experimentais, dá visibilidade ao laboratório e mostra as ferramentas que estão à disposição do aluno. Outro ponto importante é que o site se torna então um instrumento educativo-cultural à serviço da sociedade, pois disponibiliza conteúdos acessíveis e pensados para um público amplo. O site comporta também as informações sobre o Núcleo de pesquisa desenvolvido no âmbito do Laboratório de Áudio, o NEPLIS, Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora, e sobre as atividades acadêmicas, como mostras e seminários, organizados pelo Núcleo, bem como sobre o projeto de Extensão Acadêmica, também coordenado pelo referido Núcleo no âmbito do LabAudio, denominado Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais, o qual é desenvolvido em parceria com o Programa Pauta Musical  Um passeio pela Magia da Música Erudita, da rádio oficial da Câmara dos Deputados  Congresso Nacional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo geral: Criar um website para armazenar e propagar conteúdos produzidos em caráter experimental no âmbito do Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, de modo que esse espaço sociodigital também permitisse a comunicação, de maneira sistemática e articulada, das ações acadêmico-científicas institucionais relacionadas à pesquisa e à produção em linguagem sonora. Objetivos específicos: tornar acessível e propagável as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB; motivar a produção de conteúdos sonoros experimentais; expandir a produção sonora experimental de estudantes por meio de estratégias de convergência e propagabilidade de conteúdos; possibilitar que estudantes, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral tenham acesso contínuo aos conteúdos sonoros e convergentes produzidos em cada semestre letivo no LabAudio; disponibilizar conteúdos educativo-culturais de acesso gratuito para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral; valorizar a produção de conteúdos sonoros, que podem circular não apenas no rádio, mas nas diversas plataformas sociodigitais de comunicação; permitir o compartilhamento dos conteúdos produzidos por emissoras de caráter público, educativo, comunitário, estatal ou alternativo; e dar visibilidade à infraestrutura e ao aparato técnico oferecido pelo Laboratório às produções em áudio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Visto que a produção de peças sonoras da Faculdade de Comunicação da UnB era guardada em um servidor acessível apenas através dos computadores do laboratório, o site foi desenvolvido como forma de resolver um problema de armazenamento e divulgação dessas obras. O resultado foi a disponibilização online, gratuita e universal. A tarefa de repositório que o site desempenha é de extrema importância para os alunos, ao permitir que seus trabalhos não fiquem  engavetados em um servidor e possam ser acessados facilmente para serem colocados em portfólios e currículos e, além disso, estar online estimula o pensar e a experimentação de estratégias de propagação de conteúdos em áudio, e oportuniza que esse conteúdo produzido dentro do laboratório, em sua maior parte de gênero educativo-cultural, seja divulgado e ouvido entre as universidades ou por qualquer pessoa ou compartilhado por instituição que se interesse pela linguagem sonora. Devido a esse caráter educativo-cultural, as peças são importantes sob diversos aspectos: contam a história de professores, alunos e comerciantes da Universidade de Brasília, exploram e explicam elementos da linguagem sonora, adaptam contos, romances, poemas e dão vida, através da interpretação, dos efeitos sonoros e da trilha musical às histórias escritas pelos alunos, por autores clássicos da literatura mundial ou até por escritores desconhecidos. Trata-se de um conteúdo rico em informações, experimentações e talento dos alunos que cursam as disciplinas que se desenvolvem no laboratório. Mário Kaplún em seu livro Produção de Programas de Rádio: do Roteiro à Direção traz uma síntese da importância dos gêneros educativos-culturais dentro do rádio e como desenvolvê-los. O conteúdo disponibilizado no site busca seguir as diretrizes do autor, mas sempre experimentado com a linguagem sonora criativamente. Dessa forma, o site possui, também, um papel importante ao disponibilizar um conteúdo que normalmente não está da forma como deveria estar em rádios do Brasil. O conteúdo educativo-cultural muitas vezes se confunde com um conteúdo apenas instrucional. Diversos programas não trabalham o aspecto educativo, utilizando de linguajar rebuscado, interpretando fatos e informações pelo ouvinte, inibindo todo e qualquer diálogo ou participação por parte do espectador e, assim, anulando qualquer pretensão educativa que o programa poderia ter. Dentro desse contexto, o site funciona como um espaço que qualquer pessoa pode ouvir e desfrutar de obras que, em sua grande maioria, se enquadram dentro do gênero. Além de tudo isso, outro ponto importante de se abordar é que vivemos atualmente em um mundo saturado pela imagem e pela visão, um mundo que gera neoanalfabetos  aqueles que, de tanto verem, acabam com a visão atrofiada e deixam de olhar para as coisas verdadeiramente  , como diz Norval Baitelo Júnior em seu texto A Cultura do Ouvir. Dentro desse contexto, segundo o autor, deveríamos retornar a uma cultura do ouvir, que foi abandonada quando a imagem passa a estar presente em todos os aspectos de nossa vida. O site, de certa forma, busca fazer precisamente isso: ao disponibilizar trabalhos sonoros dos estudantes, lembra que o ouvir também é importante, que existem rádios, podcasts, peças e adaptações sonoras, e que essas são linguagens que podem ser também exploradas, não apenas as linguagens audiovisuais ou meramente visuais. Por fim, o rádio é um meio que jovens utilizam cada vez menos para se informar ou se entreter em comparação à internet, e podcasts e músicas são os únicos produtos sonoros com os quais estes possuem contato frequente, conforme pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUC-RS). Disponibilizar outros gêneros de programas virtualmente, comumente associados ao rádio, é uma maneira de explorar uma nova forma de consumo-sob-demanda que aumenta progressivamente no mundo moderno.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na disciplina Roteiro, Produção e Realização em Áudio surgiu a proposta da criação e organização do site institucional do Laboratório de Áudio, e esse foi o trabalho final da disciplina realizado por um grupo de quatro alunos. Para a viabilização do site como repositório sonoro foram utilizadas principalmente duas plataformas: o Joomla e o Soundcloud. O Joomla é um sistema livre para gestão de conteúdo na web que é utilizado pela Universidade de Brasília para desenvolvimento de seus endereços na web e responsável pela interface visual do site. O Soundcloud é uma plataforma online de hospedagem e reprodução de arquivos sonoros, além de possuir características de redes sociais, como comentários, compartilhamentos, recomendações e perfis de usuários. O processo ocorreu através de uma divisão de tarefas entre os alunos que integram o projeto. Parte do grupo foi responsável pela transcrição dos créditos finais das obras e o upload dessas peças para o Soundcloud e outra parte foi responsável pela criação de artigos, categorias, menus e imagens a serem colocadas no site. Durante a execução desses procedimentos houve a necessidade de se pensar e experimentar formas de disposição e apresentação do conteúdo a fim de facilitar o acesso, ser intuitivo, tornar agradável a navegação no site e ser eficaz na sua transmissão. A versão do Soundcloud utilizada foi a gratuita. Para cada semestre e disciplina foi criada uma conta individual dentro da plataforma, que suporta até 180 minutos de conteúdo por usuário de forma gratuita. Essa minutagem foi o necessário para disponibilizar todo conteúdo produzido em cada disciplina dentro de cada semestre, sendo que, foram disponibilizados (upload) conteúdos de dois semestres, 2017/1 e 2017/2, de diversas disciplinas. Foi constatado que a plataforma Joomla, oficialmente adotada pela Universidade de Brasília em seus sites institucionais, é pouco intuitiva, o que foi um grande empecilho na execução de estratégias pensadas para o site e demarcou os limites do que poderia ser feito, tanto pelas barreiras do sistema quanto pelas barreiras na instrução dos alunos sobre como operá-lo. Posto que essa plataforma não poderia ser alterada para não perder a identidade da instituição, o projeto seguiu sendo feito e os obstáculos não o impediram de ser executado. Ressalta-se que para a construção deste trabalho coletivo, partimos da ideia que um site é uma  coleção de informações estruturadas como código em linguagem HTML, que reúne áudio, texto, dados e imagens em diversos formatos e acessíveis através de um endereço IP (ou seja, de Internet Protocol) (CASTRO, 2010, p. 1119). E que, como afirma Pinheiro (2017, p. 155),  por suas propriedades que envolvem uma composição de imagens, vínculos e referências, pode ser caracterizado como um hiperdocumento, um espaço bastante propício para convergir diferentes meios, linguagens, gêneros e formatos comunicacionais, bem como para, por meio dele, estabelecer-se uma conexão efetiva com e entre quem o acessa . Além disso, levamos em consideração, corroborando Nunes (2009, p. 222), que um site deve ser, de fato, um ambiente de  aprendizagem, produção, armazenamento e disponibilização de informações multimídia integrando diferentes tecnologias que absorvem a dinâmica das mídias predecessoras ajustando-se à nova realidade digital .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na página inicial do site, http://labaudio.unb.br/, estão localizados o menu principal, um banner com os destaques do site, link para reservas para utilização das ilhas de gravação e edição do laboratório, informações de contato, redes sociais, links de interesse, uma galeria de fotos, notícias relacionadas ao laboratório, uma playlist e uma barra de pesquisa. Conta com opções de acessibilidade, podendo mudar o idioma do site para inglês ou espanhol, além de poder diminuir e aumentar as letras e inverter as cores. O menu principal, que fica centralizado na parte superior do site, é constituído de oito categorias, sendo elas: 1) Sobre: local onde estão disponibilizadas as principais informações sobre o laboratório, divididas em: Quem somos, Infraestrutura, Professores, Técnicos, Monitores, Disciplinas  Introdução à Linguagem Sonora; Roteiro, Produção e Realização em Áudio; Jornalismo em Rádio 1; Jornalismo em Rádio 2; Técnicas de Jornalismo em Rádio e TV  e Faculdade de Comunicação; 2) O NEPLIS: espaço para as informações sobre o Núcleo de Pesquisa e Produção Digital em Linguagem Sonora e disponibilização das suas produções; 3) Central de Áudios: é o local onde é disponibilizada a maior parte do conteúdo do site, dividida em cinco subcategorias, sendo que dentro de cada subcategoria existe a classificação por semestre de realização do trabalho. A primeira subcategoria é Audiobiografias, onde estão disponíveis breves perfis biográficos sonoros, na sua maioria, de pessoas ligadas de alguma forma à UnB, como professores, vendedores ambulantes, artistas de rua, servidores, etc. A segunda subcategoria é experimentaSONS, um programa que surgiu no contexto da disciplina Introdução à Linguagem Sonora, no qual acontece a reflexão sobre os elementos sonoros: som, palavra, silêncio, efeitos sonoros, voz e música. A terceira subcategoria é Reportagens Especiais, onde se concentram, principalmente, os trabalhos da disciplina de Jornalismo. Na quarta subcategoria temos Série ou Programa Especial, onde se encaixa qualquer proposta de piloto ou episódios de um programa que pode vir ou não a ser continuado, em estruturas e formatos variados. A quinta e última subcategoria se chama Sintonia Literária, ela abrange adaptações em áudio de peças escritas, livros, poemas, contos, podendo ter sido feitos tanto por escritores famosos, quanto desconhecidos e até pelos próprios alunos; 4) Conteúdo Expandido: espaço para que peças em áudio que tiveram destaque possam ser expandidas com informações em texto, áudios relacionados, vídeos, imagens ou qualquer artifício que se faça necessário e os recursos técnicos permitam; 5) Extensão: nessa categoria temos informações sobre as extensões vinculadas ao Laboratório de Áudio, sendo elas: Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais, uma parceria com o programa de rádio Pauta Musical; Seminário de Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora, seminário realizado anualmente, com o objetivo de ampliação do debate sobre as perspectivas teóricas e metodológicas que permeiam o universo da Linguagem Sonora, com foco também em aspectos relativos às possibilidades de pesquisa e de produção de conteúdo  audiovisual, jornalístico, radiofônico, publicitário  a partir de uma melhor compreensão e apropriação das suas características, elementos, subcódigos e condicionantes, contendo palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos destaque realizados ao longo do ano e premiações; e a MOStra CineSOM, que consiste na exibição, crítica e debate de obras fílmicas (longas e curtas) selecionadas em processo de curadoria realizada por estudantes do Curso de Audiovisual, tendo como ponto de partida a compreensão da complexidade e dinâmica da linguagem sonora, no sentido de que esta abarca elementos e subcódigos diversos, não se limitando, portanto, às trilhas sonoras, trilhas musicais ou música do filme; 6) TCC: disponibilização de informações sobre Projetos Finais desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Áudio; 7) Prêmios: destaque para as peças sonoras premiadas no Seminário de Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora, divididas nas categorias: Prêmio ISOM, Prêmio RPRA, Prêmio Reportagem Especial e Prêmio LadAudio de Inovação; 8) Pauta Musical: produto do projeto de extensão acadêmica Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais, onde são disponibilizados conteúdos expandidos de edições selecionadas do programa Pauta Musical  Um passeio pela Magia da Música Erudita, dirigido e produzido por Ana Lúcia Andrade na rádio oficial da Câmara dos Deputados  Congresso Nacional. O Laboratório de Áudio está presente nas redes sociais Facebook e Instagram, que o divulgam e, por conseguinte, divulgam o website, e são, junto com o e-mail e os telefones disponíveis no site, um canal de comunicação entre os ouvintes-leitores-internautas e a equipe do laboratório.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção do website foi um percurso de grande aprendizado para todos os alunos que participaram do processo de criação. O produto final é de extrema valia para toda Faculdade de Comunicação da UnB, por ser um espaço que, além de disponibilizar o conteúdo produzido pelos estudantes, permite e estimula a sua disseminação, possibilitando que produções estudantis não fiquem apenas na universidade, mas saiam de seus terrenos e alcancem os ouvidos de todos aqueles que se interessam pela linguagem sonora, de forma gratuita. Desse modo, é interessante pensar que, através do site LabAudio, programas que exploram e se utilizam da linguagem sonora, e que comumente seriam disponibilizados via rádio, ganham importância agora dentro da web e obtêm inúmeras possibilidades de reprodução, apresentação e disseminação. A existência do site confere acessibilidade e visibilidade ao laboratório como um todo, sobre o que ele pode oferecer de produtos sonoros, recursos e ferramentas para realização e propagação de conteúdos, participação em projetos de extensão e núcleo de pesquisa. Sendo assim, o site transporta para o ambiente web informações sobre esse espaço de experimentação que desenvolve de maneira rica a tríade ensino, pesquisa e extensão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BAITELO JUNIOR, Norval. A Cultura do Ouvir. Version:1. Texto publicado em Rádio Nova. Constelações da Radiofonia Contemporânea 3. Org. Lílian Zaremba, Ivana Bentes. Rio de Janeiro: UFRJ, ECO, Publique, 1999.<br><br>CASTRO, Raquel. Site. In: Enciclopédia INTERCOM de comunicação.  São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010.<br><br>JENKINS, Henri; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.<br><br>KAPLÚN, Mario. Produção de Programas de Rádio: do Roteiro à Direção. Tradução de Eduardo Meditsch e Juliana Gobbi (Org.). São Paulo: Intercom, Florianópolis: Insular, 2017.<br><br>NUNES, Pedro. Hipermídia: diversidades sígnicas e reconfigurações no ciberespaço. In: NUNES, Pedro (Org.). Mídias Digitais & Interatividade. João Pessoa: EDUFPB, 2009.<br><br>PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. A atuação da Rádio Nacional do Rio de Janeiro em ambientes digitais de convergência e de conexão em rede. In: BIANCO, Nelia del; KLÖCKNER, Luciano; FERRARETTO, Luiz Artur (Orgs.). 80 anos das rádios Nacional e MEC. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.<br><br>PINHEIRO, Elton Bruno B. (Org). Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora: Experiências Compartilhadas. Brasília: FACLivros, 2017. (no prelo).<br><br>TEITELBAUM, Ilton. Projeto 18/34: Perfil do jovem Brasileiro. Disponível em: <http://portal.eusoufamecos.net/wp-content/uploads/2013/11/18-34-NACIONAL_RELATORIO_261113.pdf> Acesso em: 6 de maio de 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>