INSCRIÇÃO: 00186
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA07
 
TÍTULO: Brasília Lê Jenipapo
 
AUTORES: Giovana Leite Vieira (Universidade Católica de Brasília); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Luana Busanello Rosback (Universidade Católica de Brasília); Alex Vidigal Rodrigues de Sousa (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: Experiência, Filme, Fotografia, Jenipapo, Publicidade
 
RESUMO
O presente paper se refere ao trabalho intitulado “Brasília lê Jenipapo” referente a direção de fotografia do filme publicitário chamado “Experimente Jenipapo”, roteirizado e produzido durante o primeiro semestre de 2017 na matéria de Técnicas de Redação e Produção para TV e Cinema. O filme foi produzido com o intuído de divulgar a revista-laboratório da Universidade Católica de Brasília, Jenipapo. A fotografia do filme foi realizada com o objetivo de somar espaços internos da universidade com a arquitetura modernista da cidade de Brasília. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 琀攀洀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 搀攀挀椀猀椀瘀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 昀愀稀攀爀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 搀攀猀琀攀 愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 挀愀洀椀渀栀漀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀椀猀 愀琀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀渀椀挀漀猀 攀 昀氀洀椀挀漀猀⸀ 䐀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀攀 愀猀瀀攀挀琀漀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 愀氀椀愀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 愀 漀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 洀甀椀琀漀 洀愀爀挀愀渀琀攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 漀 昀椀氀洀攀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 愀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀  挀漀渀栀攀挀椀搀愀 攀洀 琀漀搀漀 漀 洀甀渀搀漀 瀀漀爀 猀甀愀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 攀 猀攀甀 甀爀戀愀渀椀猀洀漀 昀甀琀甀爀椀猀琀愀猀 攀 猀攀洀 椀最甀愀氀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀漀爀 䰀切挀椀漀 䌀漀猀琀愀 攀 伀猀挀愀爀 一椀攀洀攀礀攀爀⸀  Sendo assim, dentro do primeiro semestre do ano de 2017 na disciplina de Técnicas de Redação e Produção para TV e Cinema ministrada pelo professor Alex Vidigal Rodrigues de Sousa no curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, o filme foi desenvolvido durante um exercício onde os alunos deveriam criar um filme, com caráter publicitário e que desenvolvesse uma narrativa aliada a um dos diversos produtos internos da universidade.਀ऀ伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 最爀甀瀀漀 猀攀 搀攀猀琀椀渀漀甀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 䨀攀渀椀瀀愀瀀漀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 昀椀氀洀攀 攀爀愀 漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀渀愀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 爀攀昀攀爀椀搀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀⸀ 一攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀爀洀漀猀 愀氀椀愀爀  洀漀渀甀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 攀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 瀀攀氀愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 渀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 爀攀氀愀琀愀猀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀 渀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 昀攀椀琀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ Sendo assim, realizamos a direção de fotografia do filme visando ressaltar estas especificidades do jornalismo e da cidade de Brasília.
 
JUSTIFICATIVA
O trabalho vem com o desejo principal de fomentar os projetos internos da universidade por parte dos alunos, professores e funcionários, afinal, a maior parte destes projetos são voltados para a própria comunidade acadêmica. Sendo assim, se faz necessária a criação de spots, jingles, filmes, fotografias e demais materiais publicitários para o compartilhamento destes materiais.਀ऀ伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 昀愀稀 渀愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 愀猀 攀搀椀攀猀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀攀猀 猀漀 琀漀搀愀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀搀漀猀 渀愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Quando falamos nos métodos e técnicas realizados na direção de fotografia entraremos em questões mais relacionadas a produção do filme, afinal, a fotografia se aplica sobre o mesmo. Sendo assim, o filme foi filmado em uma câmera de modelo “Câmera Digital HD Sony NX5” com o auxílio de um tripé, rebatedor e sungun (para controles mínimos de iluminação). O filme foi filmado em dois dias, sendo o primeiro as locações externas e o segundo as internas. Após todo o material ter sido filmado, realizamos a edição por meio do programa de edição Premiere da Adobe, corrigindo, em geral, fatores de iluminação, tempo e composição.਀ऀ
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
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BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀