INSCRIÇÃO: 00215
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO01
 
TÍTULO: BRAVA - Empresa Júnior de Jornalismo da UFMS
 
AUTORES: Gustavo Teixeira Zampieri (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Katarini Giroldo Miguel (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Ariadna Thalia Zortéa Braz (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Leticia Marquine Florindo (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Jhayne Geovana Santos Lima (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Lidiane Cristina Rodrigues Antunes (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Fernanda Karla Venditte (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, Empreendedorismo , Inovação, Jornalismo, Negócios Sociais
 
RESUMO
A BRAVA – Empresa Júnior de Comunicação UFMS tem como missão desenvolver projetos de comunicação que primem pela excelência e qualidade na divulgação de empreendimentos de pequeno porte. Além de prestar serviços sociais para organizações que não possuam condições financeiras, de maneira que o ato de comunicar se torne mais democrático. Contribui com o desenvolvimento de pequenas e médias empresas do estado e também proporciona a prática profissional aos acadêmicos de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Projetos de jornalismo com foco na cobertura jornalística, criação, gestão e produção de conteúdo para mídias sociais são elaborados na tentativa de aumentar a visibilidade dos negócios dos pequenos e médios empreendedores e dos projetos das organizações sociais, possibilitando que ingressem em diversas plataformas de comunicação, em especial, no âmbito digital.
 
INTRODUÇÃO
Até 1947, início dos cursos de Comunicação no Brasil, aprendia-se jornalismo na prática das redações (ERBOLATO, 2001). Com a revolução tecnológica, o perfil exigido do profissional deixou de ser somente o domínio da escrita. Hoje, as empresas exigem um profissional com múltiplas competências e experiências.਀䄀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀愀 愀猀挀攀渀搀攀爀愀洀 挀漀洀漀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀攀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀⸀ 一攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 䈀刀䄀嘀䄀 猀甀爀最椀甀 攀洀 ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀甀瀀爀椀爀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀洀漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀  攀猀琀爀攀椀琀愀爀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 漀 猀攀最洀攀渀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀漀爀洀愀爀 洀愀椀猀 攀 洀攀氀栀漀爀攀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀ A EJ de comunicação, única em atuação no estado de Mato Grosso do Sul, desenvolve serviços para microempresas, MEIs e clientes sociais, como ONGs. Para isso, busca-se aumentar a visibilidade desses empreendedores, possibilitar que ingressem nas diferentes plataformas de comunicação e estreitem os laços com seu público-alvo. Assim, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento local, de modo que o ato de comunicar se torne mais democrático, ao proporcionar instrumentos de empoderamento social, por meio da produção jornalística. ਀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 氀椀最愀搀愀 愀 䄀最渀挀椀愀 搀攀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 愀 䈀刀䄀嘀䄀 爀攀愀氀椀稀漀甀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀ⴀ猀攀 渀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䤀渀琀攀爀挀漀洀 䌀攀渀琀爀漀ⴀ伀攀猀琀攀 ㈀ ㄀㔀 攀 漀 䄀氀挀愀爀 䌀攀渀琀爀漀ⴀ伀攀猀琀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䄀瀀猀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀Ⰰ 愀 䔀䨀 昀攀稀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 倀愀渀琀愀渀愀氀⸀  Além disso, a BRAVA possibilitou a capacitação dos alunos em gerenciamento de mídias sociais, por meio da palestra Marketing Digital Express, e desenvolveu outras atividades profissionais para fomentar o empreendedorismo com os jornais da startup “Eu Empreendo”.਀倀愀爀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀攀 搀攀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀 䔀䨀 洀愀渀琀洀 漀猀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 䰀椀渀欀攀搀䤀渀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 猀攀甀 猀椀琀攀⸀ 
 
OBJETIVO
A BRAVA tem como objetivo proporcionar experiência prática profissional aos acadêmicos do curso de jornalismo da UFMS através de projetos, oficinas, treinamentos e vivência empreendedora e também realizar projetos acessíveis e de qualidade que contribuam com o desenvolvimento de pequenas e médias empresas locais. A proposta está relacionada com o mercado de pequenos e médios empreendedores, o ensino e instituição acadêmica e a comunidade. Os objetivos específicos compõem: contribuir para o desenvolvimento local do Estado, na medida em que vai oportunizar melhor comunicação e visibilidade para pequenas e médias empresas; fomentar o empreendedorismo dentro do curso de jornalismo, incentivando a busca por soluções inovadoras para o próprio mercado de trabalho; captar clientes, convencionais e sociais, e difundir a ideia de negócios sociais, enquanto modelo alternativo que alia o empresarial com fins públicos e sociais; apresentar para os clientes a importância de um serviço especializado de comunicação e jornalismo, principalmente na internet, onde cada dado divulgado conta com análises específicas e objetivos fundamentados, garantindo informações com credibilidade e relevância.
 
JUSTIFICATIVA
Nossa sociedade é altamente conectada e produz um fluxo de informações constante e volumoso. Em um cenário como esse, nem sempre a sobrevivência no mercado depende apenas da acumulação e manutenção de um grande capital, mas também, da utilização correta e aprimorada dos meios de comunicação, a fim de ganhar visibilidade e atrair clientes e apoiadores. É uma dificuldade para os pequenos empreendedores ingressar de forma efetiva no mercado, e para as organizações sociais conseguirem legitimidade. Não basta abrir a própria empresa ou ter um bom projeto, é preciso estudar as melhores formas de transformar o negócio em algo atrativo, em um bem de consumo que seja de fato alcançável pelo seu público alvo. Este alcance só pode ser viabilizado por quem conhece a dinâmica dos meios de comunicação e está a par das ferramentas necessárias para uma comunicação e um marketing de qualidade. Contudo, aqueles capazes de tal tarefa sabem muito bem do seu potencial e são taxativos ao cobrarem por seus serviços, impedindo quem não tem uma grande quantia monetária de ter acesso à comunicação eficiente.਀䄀 䈀刀䄀嘀䄀 愀琀甀愀 渀愀 挀漀渀琀爀愀洀漀 搀愀焀甀攀氀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 漀 氀甀挀爀漀 愀渀琀攀猀 搀漀 戀攀洀 猀漀挀椀愀氀⸀ 伀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀  挀漀渀猀漀氀椀搀愀爀 甀洀愀 䔀䨀 搀攀 渀攀最挀椀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 琀爀漀挀愀 愀漀 昀漀爀渀攀挀攀爀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀椀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 甀洀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 洀搀椀漀 搀攀 㐀 ─ 愀戀愀椀砀漀 搀漀 瘀愀氀漀爀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 攀 瀀爀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ⠀渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 愀猀 䔀䨀猀 甀猀愀洀 漀 爀攀挀甀爀猀漀 愀爀爀攀挀愀搀愀搀漀 爀攀椀渀瘀攀猀琀椀搀漀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 䔀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀焀甀椀猀椀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀愀 挀愀瀀愀挀椀琀愀漀 攀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 攀昀攀琀椀瘀漀猀⤀⸀  E não se trata de praticar apenas conhecimentos específicos do campo jornalístico, mas enquanto misto de projeto de extensão, empresa e negócio social, a BRAVA proporciona aos alunos conhecer o funcionamento de uma empresa, assumir o compromisso de gestão, praticar ações empreendedoras, captar clientes e gerenciar tarefas, além de vivenciar o trabalho em equipe e da pró-atividade. Nesse sentido, ressaltamos o potencial do jornalismo enquanto empreendimento, que permite ações estratégicas de comunicação para estreitar os laços entre comunidade e universidade. A EJ mantém também, em sua estrutura um núcleo de projetos sociais para realização de trabalhos estritamente voluntários.਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 䈀刀䄀嘀䄀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀攀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 漀 爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 攀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀漀 洀愀椀猀 樀甀猀琀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀猀 攀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 渀攀最挀椀漀猀⸀ 唀洀 挀攀渀爀椀漀 漀渀搀攀 渀漀 猀 愀猀 最爀愀渀搀攀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 琀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀爀攀洀 瘀椀猀琀愀猀 攀 琀攀爀攀洀 瘀漀稀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀猀 瀀攀焀甀攀渀愀猀Ⰰ 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 攀洀 昀愀猀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ Sendo assim, buscamos, através desta prática oferecer aos membros da BRAVA a oportunidade de conhecer e experimentar as mais diversas áreas da comunicação, inclusive as que estão em ascensão, como o marketing digital, produção de conteúdo para blog e redes sociais, para que eles saiam da universidade capacitados, com experiência e preparados mercado. E oferecer aos microempreendedores e organizações, soluções personalizadas que atendam suas necessidades. É missão da BRAVA desenvolver projetos de comunicação que primam pela excelência e qualidade na divulgação empresarial, corporativa e individual, tornando assim o ato de comunicar-se mais democrático.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀∀†䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀㨀 A Empresa Júnior BRAVA oferece oportunidade de comunicação para empresas e clientes sociais, além de espaço de aprendizagem para os alunos. Partimos da necessidade de ampliar as experiências dos alunos e estimular um jornalismo empreendedor, inclusive mais engajado com as demandas sociais do Estado do Mato Grosso do Sul. Um jornalismo fora dos grandes conglomerados midiáticos e das empresas convencionais. A proposta da EJ desenvolve-se a partir de três frentes principais:਀㄀⸀ 一攀最挀椀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀㨀 匀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瘀椀瘀攀椀猀Ⰰ 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀 攀挀漀渀漀洀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀 焀甀攀 瘀椀猀愀洀 猀甀瀀攀爀愀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀 渀漀瘀椀搀愀搀攀 渀攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 猀攀琀漀爀 ㈀⸀㔀Ⰰ 瀀漀爀 攀猀琀愀爀 攀渀琀爀攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 攀 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀Ⰰ  焀甀攀 攀猀琀愀 猀漀氀甀漀  搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 瘀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀挀漀渀洀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 渀攀最挀椀漀猀⸀ 匀椀最渀椀昀椀挀愀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 猀漀 攀洀瀀爀攀攀渀搀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 瘀椀猀愀洀 猀漀洀攀渀琀攀 漀 氀甀挀爀漀Ⰰ 洀愀猀 爀攀猀漀氀瘀攀洀 搀攀猀愀昀椀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀㬀 猀漀 渀攀最挀椀漀猀 椀渀挀氀甀猀椀瘀漀猀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 搀攀 瘀愀氀漀爀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 攀 椀洀瀀愀挀琀漀 ⠀夀唀一唀匀 一䔀䜀팀䌀䤀伀匀 匀伀䌀䤀䄀䤀匀⤀⸀ 䄀 䈀刀䄀嘀䄀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀愀甀猀愀爀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀 搀攀 䌀愀洀瀀漀 䜀爀愀渀搀攀 攀 爀攀最椀漀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀渀搀漀 愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀攀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀Ⰰ 搀攀 戀愀椀砀漀 挀甀猀琀漀 攀 搀攀 瘀愀氀漀爀 愀最爀攀最愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀 漀猀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀 攀洀 椀最甀愀氀搀愀搀攀⸀ 2. Empreendedorismo: A ideia de empreendedorismo foi criada pelo economista austríaco Joseph Schumpeter, em 1945, segundo ele empreender baseia-se na ideia de tentar, ou seja, construir algo inovador ou até mesmo renovar-se, buscando diferentes soluções, inclusive econômicas e sociais. ਀ᰀ传 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀  甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 攀 猀椀琀甀愀攀猀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀椀猀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀渀搀漀 洀甀搀愀渀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 椀渀漀瘀愀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 焀甀攀 最攀爀愀洀 漀甀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 焀甀攀 挀爀椀愀洀 攀 爀攀愀氀椀稀愀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瘀愀氀漀爀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 猀椀 瀀爀瀀爀椀漀猀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ ᴀ† ⠀䘀䤀䄀䰀䠀伀 攀琀 愀氀氀⸀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㘀⤀  O Sebrae, trabalha com o empreendedorismo seguindo as diretrizes de inovação, iniciativa de criação, de desenvolvimento de projetos e produtos com características especiais, diferentes, que mude e transforme os valores. Também busca estimular habilidades como capacidade de liderança, de realização de trabalho em equipe e tomada de decisão, importantes em qualquer área de atuação. Fomentar essas habilidades nos acadêmicos é um dos objetivos da EJ BRAVA para que os membros tenham atitudes empreendedoras, podendo visualizar cenários futuros que permitam, refletir, analisar e tomar decisões de caminhos a seguir.਀㌀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀愀㨀 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀 攀 愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 攀 挀氀椀攀渀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀渀琀攀最爀愀搀愀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀Ⰰ 挀愀猀愀搀愀 挀漀洀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 昀椀爀洀愀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀 愀瀀漀椀漀 攀 爀攀猀瀀愀氀搀漀 猀漀挀椀愀氀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀⸀ 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀漀 搀攀昀椀渀攀 䌀栀愀瀀愀爀爀漀 ⠀㈀  㤀⤀  甀洀 猀愀戀攀爀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 攀 甀洀 瀀漀搀攀爀 挀爀椀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 漀 搀椀稀攀爀 瀀爀愀最洀琀椀挀漀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀Ⰰ 渀漀 甀猀漀 挀漀洀瀀攀琀攀渀琀攀 搀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 挀攀渀爀椀漀猀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀漀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 最氀漀戀愀氀椀稀愀搀漀⸀ 䄀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 漀猀 椀搀攀愀椀猀 搀攀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀 猀漀 漀猀 攀椀砀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀氀愀渀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀最愀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 愀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 昀漀挀愀搀愀猀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀愀 䈀刀䄀嘀䄀Ⰰ 攀洀 挀爀椀愀漀Ⰰ 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 挀漀洀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 䈀氀漀最猀 攀 吀眀椀琀琀攀爀⸀ 䄀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀漀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 渀椀挀栀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 搀愀 䔀䨀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀  搀椀洀攀渀猀漀 搀漀 愀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀漀猀 戀愀椀砀漀猀 挀甀猀琀漀猀 搀攀 洀愀渀甀琀攀渀漀 攀 愀漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀⸀ • Desenvolvimento dos trabalhos਀䄀 䈀刀䄀嘀䄀 愀琀甀愀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀猀 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀椀猀 ⠀攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀攀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀Ⰰ 洀椀挀爀漀 攀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀愀 爀攀最椀漀⤀⸀ 䄀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 攀渀琀爀愀洀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀爀洀甀氀愀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀猀 挀甀猀琀漀猀⸀ 䄀 䔀䨀 挀漀戀爀愀 挀攀爀挀愀 搀攀 㐀 ─ 搀漀 瘀愀氀漀爀 瀀爀愀琀椀挀愀搀漀 瀀攀氀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 吀愀洀戀洀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 甀洀 渀切挀氀攀漀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 搀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀Ⰰ 挀漀漀瀀攀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 猀漀氀椀搀爀椀愀猀⸀  Para a organização geral do funcionamento da empresa, foram desenvolvidos o modelo do Estatuto e do Plano de Negócios da BRAVA, que descrevem os públicos alvo, a forma de atuação e fontes de recursos. Em suma, para execução dos trabalhos, a EJ é dividida em quatro diretorias principais, conforme Plano de Negócios:਀㄀⸀倀爀攀猀椀搀渀挀椀愀 ⴀ 琀爀愀琀愀 搀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 氀攀最愀氀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 最攀爀愀氀⸀ 2.Comunicação e Marketing - trabalha na captação e no contato direto com os clientes, na criação do portfólio e divulgação da empresa.਀㌀⸀䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀ⴀ䨀甀爀搀椀挀漀 ⴀ 洀愀渀琀洀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 攀洀椀琀攀 渀漀琀愀猀 昀椀猀挀愀椀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 漀 漀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀Ⰰ 愀 愀爀爀攀挀愀搀愀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 攀 挀甀椀搀愀 搀漀猀 戀愀氀愀渀漀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 4. Gestão de Pessoas - concentra-se no gerenciamento de pessoal e recruta acadêmicos.਀㔀⸀ 䜀攀爀渀挀椀愀 搀攀 倀爀漀樀攀琀漀猀 ⴀ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀 愀戀愀爀挀愀 漀 一切挀氀攀漀 搀攀 倀爀漀樀攀琀漀猀 匀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 愀琀甀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 攀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ • Capacitação dos membros਀一愀 䈀刀䄀嘀䄀 甀洀 昀愀琀漀爀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀  漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 猀攀甀猀 洀攀洀戀爀漀猀Ⰰ 椀渀瘀攀猀琀椀渀搀漀 渀漀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀愀氀椀昀椀挀愀渀搀漀ⴀ漀猀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 焀甀愀渀琀漀  挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀爀Ⰰ 攀砀攀挀甀琀愀爀Ⰰ 挀漀渀琀爀漀氀愀爀 攀 愀瘀愀氀椀愀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 焀甀攀 搀攀氀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 攀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 攀 攀昀椀挀挀椀愀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ “Os processos de desenvolvimento de pessoas estão intimamente relacionadas com a educação. [...] Desenvolver pessoas não apenas dar-lhes informações para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades de destrezas e se tornarem mais eficientes naquilo que fazem. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que elas aprendam novas atitudes, soluções, ideia, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornarem mais eficazes naquilo que fazem.” (CHIAVENATO 1999, p.290)਀䠀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 洀攀渀猀愀氀 搀攀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 渀愀 䈀刀䄀嘀䄀⸀ 伀猀 琀攀洀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 猀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 攀 搀愀 搀攀洀愀渀搀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀愀 䔀䨀⸀ Embora a EJ seja de caráter experimental dá a oportunidade do desenvolvimento de carreira, a construção da identidade profissional dos seus membros, um campo de experiência e desenvolvimento acadêmicos voltado a potencialização da formação de quem participa da proposta.਀∀†吀挀渀椀挀愀猀 倀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀㨀 A BRAVA evidencia a importância da informação tratada jornalisticamente, com estruturas lógicas compreensíveis e participativas, discutir a imagem de carga informativa, o uso de hiperlinks e hipertextos, de materiais audiovisuais. Os jornalistas têm amplo potencial para se tornarem empreendedores e reverterem a atual crise da cadeia de valor tradicional da mídia (COSTA, 2014), pautada por publicações cíclicas, publicidade e circulação, numa lógica industrial de produção de informação, que não faz mais sentido diante do potencial de diversidade que as tecnologias oferecem. Temos um cenário tecnológico que facilita a criação, manutenção e expansão da comunicação, com a criação de mídias próprias, principalmente, pela Internet, que é vista oportunamente por Castells (2011) como um meio ideal de interação e organização social. A BRAVA também atua com a comunicação comunitária com ONGs (Organizações Não Governamentais), comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas), além de projetos e cursos de demandas internas da própria universidade. Buscamos uma comunicação, como prática integrada, estratégica, participativa, oportunizando as ferramentas adequadas para cada contexto de comunicação.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Marketing Digital Express ਀䄀 瀀愀氀攀猀琀爀愀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 䐀椀最椀琀愀氀 䔀砀瀀爀攀猀猀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀  㘀 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 搀攀猀琀椀渀愀搀愀 愀 攀洀瀀爀攀猀爀椀漀猀 樀切渀椀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀渀愀 攀 攀砀琀攀爀渀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀 搀漀 匀甀氀⸀ 伀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 洀攀搀椀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 䈀刀䄀嘀䄀 攀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 挀漀渀猀攀氀栀攀椀爀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 最攀爀攀渀琀攀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀爀Ⰰ 最甀愀爀搀愀搀愀猀 愀猀 搀攀瘀椀搀愀猀 瀀爀漀瀀漀爀攀猀Ⰰ 漀 攀砀瀀漀猀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 攀瘀攀渀琀漀 愀琀甀漀甀 挀漀洀漀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 搀攀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀ A BRAVA Comunicação propôs, organizou, divulgou e realizou a cobertura jornalística do mesmo. Alinhada a palestra, a divulgação preferiu utilizar canais digitais, além da página oficial da empresa no Facebook, foi criado um evento na mesma rede social, onde foram utilizados conteúdos de maior absorção pelo público alvo, dentre eles pequenos vídeos e referências da internet (memes). A cobertura jornalística foi dividida nos formatos foto, vídeo e texto, o material foi de inteira responsabilidade da BRAVA, que posteriormente o divulgou em sua página oficial no Facebook e no site de fotojornalismo do curso.਀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀攀瘀攀渀琀猀⼀㄀㄀㈀㠀㐀㐀㘀㔀  㔀㤀㐀㜀㤀㜀⼀  ਀倀爀漀最爀愀洀愀 倀愀渀琀愀渀愀氀  O programa Pantanal é uma parceria da BRAVA Comunicação com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e os cursos de Direito, Odontologia, Nutrição, Enfermagem e Medicina, da Cidade Universitária. O trabalho é realizado na Base de Estudos do Pantanal (BEP) uma vez por mês, geralmente em quatro dias. A BRAVA integra o programa desde fevereiro de 2017, responsável pela cobertura jornalística dos atendimentos jurídicos e de saúde, prestados a comunidade ribeirinha em torno do Rio Miranda. ਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀  甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀瀀氀椀焀甀攀洀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 琀攀爀椀挀漀 攀 攀砀攀爀挀椀琀攀洀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 栀甀洀愀渀愀 搀攀 猀甀愀猀 昀甀琀甀爀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀攀猀⸀ 伀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 䈀刀䄀嘀䄀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 爀攀愀氀椀稀愀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 渀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 昀漀琀漀Ⰰ 瘀搀攀漀 攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 䈀刀䄀嘀䄀 愀 爀攀搀愀漀 攀 攀搀椀漀 搀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 搀攀 瘀搀攀漀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀  搀椀瘀甀氀最愀搀漀 渀漀 猀椀琀攀 搀攀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 愀漀猀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀  http://www.fotojornalismo.ufms.br/brava-realiza-cobertura-de-projeto-de-assistencia-juridica-no-pantanal/਀ Intercom Centro-Oeste 2015 ਀伀 䤀渀琀攀爀挀漀洀 䌀攀渀琀爀漀ⴀ伀攀猀琀攀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀渀琀爀攀 洀愀爀漀 攀 樀甀渀栀漀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀 搀漀 匀甀氀⸀ 䄀 䈀刀䄀嘀䄀 昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 洀搀椀愀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 愀爀琀攀猀 最爀昀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀 氀漀最猀琀椀挀愀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀 攀 愀氀漀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 挀漀渀最爀攀猀猀椀猀琀愀猀⸀  A estratégia de comunicação foi pensada em duas vertentes com objetivo de atingir o público do evento, que reúne pesquisadores, profissionais e estudantes da área de comunicação. Foram criados um site e um Twitter, além de uma Fanpage e um perfil no Facebook. No site e na Fanpage do evento optou-se por uma linguagem formal com informações relacionadas a inscrição, programação e informações sobre Campo Grande. No perfil do Facebook e no Twitter utilizou-se o tom informal, fazendo uso de referências da internet (memes). Nessas mídias aplicou-se ainda a criação de uma personagem, a capivara Capilove, que buscava uma aproximação com o público jovem.਀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀䤀渀琀攀爀挀漀洀唀䘀䴀匀㈀ ㄀㔀⼀ ਀㌀뀀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䴀搀椀愀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀ⴀ伀攀猀琀攀  Em junho de 2016 a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul sediou o 3º Encontro Centro-Oeste da Rede Alcar de História da Mídia. A BRAVA Comunicação foi responsável pela assessoria de mídias do evento, além das artes gráficas para os materiais de divulgação, organização, cobertura jornalística, logística de alimentação e alojamento.਀倀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 猀椀琀攀 漀昀椀挀椀愀氀Ⰰ 愀氀椀洀攀渀琀愀搀漀 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 愀 椀渀猀挀爀椀漀Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 攀 搀攀洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 䄀 䈀刀䄀嘀䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 渀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 昀漀琀漀Ⰰ 瘀搀攀漀 攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 䈀刀䄀嘀䄀 攀搀椀漀 攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 猀椀琀攀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 渀漀 猀椀琀攀 搀攀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ http://www.fotojornalismo.ufms.br/3o-encontro-de-historia-da-midia-no-centro-oeste/ ਀ Eu empreendo ਀䔀渀琀爀攀 漀甀琀甀戀爀漀 攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 愀 䈀刀䄀嘀䄀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀椀爀洀漀甀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 猀琀愀爀琀甀瀀 ᰀ䔠甀 攀洀瀀爀攀攀渀搀漀ᴀⰠ 攀瘀漀氀甀漀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 匀漀挀椀愀氀 䔀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 漀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀 攀洀 樀漀瘀攀渀猀 搀攀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀 瀀爀椀瘀愀搀愀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 猀椀洀甀氀愀搀漀爀攀猀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀椀猀 最愀洀椀昀椀挀愀搀漀猀⸀ 一愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀 䈀刀䄀嘀䄀 昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 ㌀㈀ 瀀最椀渀愀猀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀瀀甀渀栀愀洀 甀洀 樀漀最漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 攀渀猀椀渀愀爀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 匀攀爀瘀椀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 䤀渀搀切猀琀爀椀愀 ⠀匀䔀匀䤀⤀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀攀猀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 最愀爀愀渀琀椀愀洀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀攀 猀甀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 昀椀挀琀挀椀愀猀⸀ Os jornais foram desenvolvidos integralmente pela equipe de membros, que realizaram redação e edição das matérias, seleção das fotografias retiradas da internet de acordo com os conteúdos e diagramação do material. O projeto permitiu o fomento do empreendedorismo, atuando também como uma oportunidade de formação para os membros, que além de aprenderem com a prática do serviço tiveram uma remuneração em capacitação nas áreas de Marketing Digital (CEO), Marketing Digital para redes Sociais e Treinamento de Vendas e Persuasão. Os jornais estão disponíveis para conhecimento.
 
CONSIDERAÇÕES
A BRAVA faz parte do Movimento Empresa Júnior, criado em 1967, na França. No Brasil, são mais de 570 empresas juniores com 16 mil participantes, presente em 25 federações e com mais de 8.600 projetos produzidos somente este ano.਀䄀 䔀䨀  甀洀 攀猀瀀愀漀 漀渀搀攀 漀 愀氀甀渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀⸀ 䌀漀洀 愀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀Ⰰ 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 搀攀 甀洀愀 猀漀氀甀漀 爀攀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 爀攀愀氀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 猀攀爀 渀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 瀀爀琀椀挀愀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀⸀ 一漀  愀瀀攀渀愀猀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 昀愀琀甀爀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 愀 䔀洀瀀爀攀猀愀 䨀切渀椀漀爀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀Ⰰ 攀氀愀 瘀愀椀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 猀攀甀 洀愀椀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  焀甀愀氀椀昀椀挀愀爀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 挀漀洀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀Ⰰ 攀渀猀椀渀愀渀搀漀ⴀ漀猀 愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀猀Ⰰ 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 瀀爀砀椀洀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 攀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 愀 最攀猀琀漀 攀 挀漀洀 漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀⸀  A BRAVA, como projeto experimental, é de extrema importância, pois serve como um complemento na graduação. Muitas vezes, existem lacunas na grade curricular do curso de Jornalismo, impossibilitando os acadêmicos de se aprimorarem e conhecerem novas realidades/tecnologias utilizadas no mercado de trabalho. Por meio da EJ, o aluno terá oportunidades diferentes e únicas em relação aos outros acadêmicos do mesmo curso, como por exemplo, oficinas e viagens.਀伀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀 愀瘀愀渀愀 渀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 瀀攀搀愀最最椀挀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀琀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 爀攀渀漀瘀愀漀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 渀漀瘀愀 挀漀渀昀椀最甀爀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 焀甀攀 渀漀 漀昀攀爀攀挀攀 挀漀洀漀 切渀椀挀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䔀洀 琀攀洀瀀漀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀爀 攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀 瀀愀爀愀 愀琀甀愀爀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 愀 䔀䨀 琀爀愀稀 攀猀猀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀猀攀最甀攀 搀椀猀瀀愀爀愀爀 猀攀甀猀 洀攀洀戀爀漀猀  昀爀攀渀琀攀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀⸀ 䔀砀椀猀琀攀洀 最爀愀渀搀攀猀 洀甀氀琀椀渀愀挀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 搀漀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀攀 甀洀愀 䔀洀瀀爀攀猀愀 䨀甀渀椀漀爀Ⰰ 愀猀 最爀愀渀搀攀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 樀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀愀洀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀 猀椀渀攀爀最椀愀 搀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀 䈀刀䄀嘀䄀  甀洀愀 搀愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀夀唀一唀匀 一䔀䜀伀䌀䤀伀匀 匀伀䌀䤀䄀䤀匀⸀ 伀 焀甀攀 猀漀 渀攀最挀椀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 http://www.yunusnegociossociais.com/#!o-que-so-negcios-sociais/csrd Acesso em: 20 mar.2018

CHAPARRO, Manuel Carlos. Cem anos de assessoria de imprensa no Brasil. In: DUARTE, Jorge (Org).਀䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 刀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 洀搀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀吀䔀䰀䰀匀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀挀椀渀 礀 倀漀搀攀爀⸀ 䴀愀搀爀椀搀㨀 䄀氀椀愀渀稀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀匀吀䄀Ⰰ 䌀愀椀漀 吀甀氀椀漀⸀ 唀洀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 渀攀最挀椀漀 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀㨀 挀漀洀漀 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 搀攀瘀攀洀 愀戀爀愀愀爀 愀 tecnologia, as redes sociais e os serviços de valor adicionado. São Paulo: Fapesp, 2009. Disponível਀攀洀㨀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀搀爀椀瘀攀⸀最漀漀最氀攀⸀挀漀洀⼀昀椀氀攀⼀搀⼀ 䈀㄀㜀䬀稀搀开洀䘀琀稀爀搀嘀䘀㐀搀䔀䘀儀䴀渀䨀圀愀欀䔀⼀攀搀椀琀⸀䄀挀攀猀猀漀 攀洀  㔀 愀戀爀⸀㈀ ㄀㠀⸀

ERBOLATO, M. Técnicas de Codificação em Jornalismo. Editora Ática, 2001.

SEBRAE. Empreendedorismo. Disponível em:਀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀攀戀爀愀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀猀椀琀攀猀⼀倀漀爀琀愀氀匀攀戀爀愀攀⼀琀椀瀀漀挀漀渀琀攀甀搀漀⼀攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀㼀挀漀搀吀攀洀愀㴀㈀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㔀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀