ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00344</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Embalagens para os produtos derivados de cana-de-açúcar para o Quilombo Furnas do Dionísio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;lia dallet marques sudorio (universidade católica dom bosco); Emília Balan Feitoza (universidade católica dom bosco); Grazielly Novais Pereira Vieira (universidade católica dom bosco); Melanieh Corrêa Marques Monteiro (universidade católica dom bosco); Eduardo Perotto Biagi (universidade católica dom bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (universidade católica dom bosco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunidade quilombola, Furnas do Dionísio, Embalagem, Produtos naturais, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho apresentado foi desenvolvido na disciplina Projeto Experimental II, do oitavo semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Este documento visa apresentar o processo e os resultados do desenvolvimento de embalagens para rapadura, açúcar mascavo e melado de cana da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Furnas do Dionísio. Pesquisas de referência e bibliográfica, experimentos de materiais e simulações guiaram o grupo na busca das embalagens que representassem a essência de Furnas do Dionísio sem deixar de ser economicamente viáveis. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O quilombo Furnas do Dionísio está situado ao sul do município de Jaraguari  MS, localiza-se a aproximadamente 43 km de Campo Grande  MS, capital e maior cidade do estado. A comunidade é constituída de pequenos sítios e chácaras, herdados de Dionísio e ocupados por sua descendência desde o final do século XIX. Sua fundação deu - se em 1890, após a abolição da escravatura, decretada em 1888 quando "seu" Dionísio Antônio Vieira e sua família, vindos de Minas Gerais, levantaram a primeira casa. Atualmente, atividade econômica básica é a agricultura familiar, sendo que a maioria dos chefes de família plantam suas roças para garantir o sustento. As mercadorias da comunidade têm grande aceitação no mercado, sendo tradicionais a rapadura, o melado de cana e o açúcar mascavo, além da farinha de mandioca. Uma das potencialidades de Furnas do Dionísio é a associação dos produtores. Trabalhando em forma de cooperativa, conta com o apoio e credibilidade de todas as famílias e tem se reestruturado para organizar a produção das famílias e aumentar o lucro em cada produto vendido, já que, atualmente, cada família produz da sua maneira e comercializa com formatos, pesos e preços diferentes para intermediários e consumidor final. O trabalho, desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental II, do 8º semestre de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco, visa desenvolver embalagens para a comercialização destes produtos. Para o trabalho também foi preciso criar uma agência de propaganda fictícia, a qual deu-se o nome de RAW. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunidade quilombola Furnas do Dionísio estava em processo de reestrutução da associação de produtores. Contando com ajuda da S-Inova e da Fundação Tuiuiú - ambas ligadas à Universidade Católica Dom Bosco - para ajustes nos processos e para reforma da estrutura física. A parceria tinha como objetivo capacitar a comunidade para conseguir uma constância na produção da rapadura, do açúcar mascavo e do melado de cana, permitindo assim o fornecimento constante para eventuais parceiros e para o consumidor final. Nesse sentido, é importante destacar o papel da embalagens que, de acordo com Sant anna (1998), deixou se der ter a função de simplesmente proteger os produtos, passando a ser um fator de identificação instantânea pelo consumidor e, de certa forma, ajudar na venda do produto. O objetivo deste trabalho foi desenvolver embalagens para os produtos fabricados na comunidade quilombola Furnas do Dionísio, mais especificamente os já citados rapadura, açúcar mascavo e melado de cana. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No Brasil e no mundo, as vendas de produtos alimentares reconhecidos como naturais, funcionais, sustentáveis, ligados à saúde e ao bem-estar tem crescido substancialmente nos últimos anos, tendo praticamente dobrado seu consumo entre 2010 e 2015, passando de US$ 14,251 bilhões para US$ 27,46 bilhões, de acordo com a pesquisa Brasil FoodTrends 2020, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). A Consultoria Americana Nielsen, realizou entrevistas com mais de 30.000 internautas em 60 países, e demonstra que consumidores buscam cada vez mais alimentos frescos, naturais, orgânicos e minimamente processados. Segundo a pesquisa, mais de um terço dos consumidores (35%) acredita que ingredientes obtidos de forma sustentável e ingredientes orgânicos são muito importantes para suas decisões de compra, e mais de um quarto (26%) declara que ervas e ingredientes naturais/locais são muito desejáveis. Os produtos feitos em Furnas do Dionísio estão alinhados a estas tendências, e o fortalecimento da cooperativa - que busca proporcionar aos cooperados o orgulho, a satisfação e o gosto pelo desenvolvimento de produtos que agregam no lar do consumidor, além de serem pontos importantes para manterem suas origens e a tradição - indica um momento positivo para alavancar os negócios. O posicionamento de mercado é materializado pelo lugar que a marca e os seus produtos ocupam na mente do cliente e que, consequentemente, influência nas escolhas de consumo. Isso envolve todas as associações que o cliente faz quando pensam em uma marca. Como os produtos não possuem nenhuma identificação, sendo vendidos embalados em plástico filme (rapadura), sacos plásticos (açúcar mascavo) ou potes (melado de cana), esse posicionamento e imagem para um futuro reconhecimento e influência na escola são prejudicados. Mestringer (2002) afirma que as funções da embalagem têm se modificado com o passar dos anos e hoje pode ser entendida como um dos grandes elementos de comunicação entre a empresa e o consumidor e uma poderosa ferramenta de marketing. Torna-se assim, fundamental o desenvolvimento de embalagens que reflitam esse posicionamento de Furnas do Dionísio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa de mercado é considerada uma importante fonte de informação para conhecer o cenário onde se está atuando, entender melhor os clientes, fornecedores e concorrentes para que uma empresa possa formular as melhores estratégias de atuação em seu mercado. (GOMES, 2013). Para o desenvolvimento do trabalho, em um primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico e documental para embasar e justificar as escolhas feitas posteriormente, incluindo a legislação relacionada a embalagem deste tipo de produto. Foi criado um repositório para guardar imagens de embalagens já existentes de diversos produtos semelhantes, de produtos relacionados à cana-de-açúcar e também de produtos com algum apelo natural/orgânica. Essa pesquisa permitiu indetificar padrões. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa que  não se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social (GEHARDT E SILVEIRA, 2009, p. 31) para conhecer o público-alvo dos produtos. A aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, em pesquisa de campo, por meio de inquisição direta foi o instrumento utilizado para interagir com o público-alvo. Guimarães (2013) afirma que o questionário é o instrumento indicado para esse tipo de pesquisa. De posse dos dados, o grupo se reuniu e por meio das análises realizadas, fez escolhas e modelos das embalagens a serem utilizadas. Para a criação das embalagens foram utilizados os softwares Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir dos produtos existentes e comercializados pela comunidade, iniciou-se uma pesquisa exploratória, para conhecer com mais profundidade o assunto. Com base na pesquisa Brasil FoodTrends 2020 e dados da Consultoria Americana Nielsen, percebeu-se que os consumidores buscam cada vez mais alimentos frescos, naturais, orgânicos e minimamente processados, e que ingredientes obtidos de forma sustentável são muito importantes nas decisões de compra. Gomes (2009), Hoppe et al (2010) e Dias et al (2015) concordam que o mercado de produtos naturais, que proporcionam saúde e bem-estar, produzidos por empresas que se preocupam com o meio ambiente, cresce mundialmente, saindo de uma tendência de pequenos grupos para ocupar as prateleiras das grandes redes de supermercados. As fontes pesquisadas também indicam valorização de receitas regionais e produtos étnicos. A junção entre sabor e cultura está atraindo cada vez mais adeptos - alimentos que vão além do sabor, que carregam história, tradição, herança cultural estão sendo características de destaque na experiência de consumidores. Perante os concorrentes, os produtos de Furnas do Dionísio possuem como diferencial o feitio artesanal com todos os cuidados necessários para garantir a qualidade do produto e garantir um sabor diferenciado. Apresenta problemas como a falta de padronização da produção, rótulo sem comprovação da procedência, ausência da marca nos produtos, a qualidade da embalagem, a formulação dos preços e propaganda inexistente. Gomes (2009) lista que vida saudável, bem-estar físico, bem-estar emocional, boa forma física, preservação ambiental, longevidade, autoestima, atitudes positivas, consumo consciente e responsável são valores e conceitos identificados no consumidor de produtos naturais, e Andrade e Bertoldi (2012) complementam indicando que as três maiores razões para consumo de orgânicos são a preocupação com a saúde, maior conteúdo de nutrientes e sabor dos produtos. A promessa de Furnas do Dionísio é oferecer produtos naturais, feitos de maneira artesanal com dedicação e cuidado, resultando em qualidade com sabor diferenciado. A atenção e o esforço na produção fazem parte da tradição de Furnas, que realiza seu trabalho com união e simplicidade. O slogan é  Tradicional por Natureza . A embalagem perfeita, de acordo com Sant anna (1998), deve apresentar o produto, abrir e fechar com facilidade, proteger o produto e permite fácil uso. Mestriner (2002) complementa e indica que a embalagem é um componente do produto, e que sua função é fazer com que o consumidor compreende o conteúdo e estimule o processo de compra, pois interfere na percepção do consumidor sobre o produto, aumentando ou diminuindo a imagem da marca. Para confeccionar a embalagem o grupo levantou, junto a associação de produtores e Fundação Tuiuiú quais os elementos exigidos pela legislação que deveriam estar presentes nas embalagens. A rotulagem dos produtos deve seguir as regras obrigatórias dos alimentos embalados na ausência do cliente. As embalagens dos alimentos devem apresentar: " Rotulagem Geral " Rotulagem Nutricional " Informações nutricionais complementares Abaixo estão destacadas as principais normas definidas pela legislação: " a) Código de Defesa Do Consumidor (CDC), estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social: Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990; " b) Regulamento Técnico de Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional: Resolução RDC n.º 360, de 23 de dezembro de 2003; Resolução RDC n.º 269, de 22 de setembro de 2005 (IDR) de proteína, vitaminas e minerais; " c) Regulamento Técnico de Porções de Alimentos Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional: Resolução RDC n.º 359, de 23 de dezembro de 2003; Resolução RDC n.º 163, de 16 de agosto de 2006; " d) Regulamento Técnico Referente à Informação Nutricional Complementar: Port. 27 ANVISA/MS 13.01.98 " e) Regulamento Técnico Metrológico, Estabelecendo a Forma de Expressar o Conteúdo Líquido a ser Utilizado nos Produtos Pré-Medidos: Portaria INMETRO n.º 157, de 19 de agosto de 2002 " f) Todos os produtos alimentícios comercializados são obrigados a declarar se contém ou não Glúten em sua composição, como medida preventiva e de controle da doença celíaca: Lei 10.064, de 16 de Maio de 2003 De modo geral, no rótulo de um produto alimentício devem constar as seguintes informações: a) Nome de venda do alimento; b) Lista de ingredientes (ing. composto, água, misturas, aditivos etc.); c) Conteúdos líquidos; d) Identificação da origem  (Origem étnica, natural, regional são fatores de vantagem competitiva); e) Identificação do lote; f) Prazo de validade; g) Instruções para a principal utilização, preparo e conservação. No caso de produto Orgânico, deve conter o Selo concedido pelo Ministério da Agricultura. As palavras-chaves que guiaram a criação foram Alegria  a escolha das cores, Tradição  a textura representa a preservação dos costumes, Simplicidade - refletida na parte gráfica e Higiene  contém somente informações necessárias e exibidas de forma objetiva. Foram criadas embalagens para rapaduras de 500g, rapadurinhas de 25g, açúcar mascavo de 500g e melado de cana de 500g. As embalagens para as rapaduras serão etiquetas (500g) e pequenas caixas em papel kraft (25g), para o melado será vidro com etiqueta e para açúcar mascavo embalagens tipo saco. Para as embalagens dos produtos foram utilizadas as cores laranja no açúcar mascavo, o amarelo na rapadura, o verde no melado de cana e o marrom nos textos e descrições. Heller (2014) explica que o laranja é a  cor que é puro sabor (p. 183) e  a mais aromatizante entre todas as cores (p. 184) . O amarelo, para Guimarães (2004, p. 29), é a  cor de maior luminosidade, a cor menos bloqueada e que, portanto, provoca maior participação do receptor e também maior atenção . Em relação ao verde, Heller (2014, p. 191) afirma que  é mais do que uma cor, o verde é a quintessência da natureza. O verde é uma ideologia, um estilo de vida: consciência ambiental, amor à natureza, ao mesmo tempo a recusa a uma sociedade dominada pela tecnologia . O marrom é a cor da essência, representa tradição, explica ainda Heller (2014) Depois de prontas em arquivo, foram montados  bonecos , simulações feitas em papel sulfite e impressas em impressora laser para apresentação ao cliente. Após serem aprovadas encaminhou-se o arquivo para o cliente proceder com a confeção das embalagens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Apesar do trabalho ter sido realizado na disciplina Projeto Experimental II, do 8º semestre do ano de 2017, o desenvolvimento das embalagens para a associação dos moradores do quilombo Furnas do Dionsísio, que fica na cidade de Jaraguari-MS, foi interdisciplinar, contando com a ajuda e orientação também do professor da disciplina de Criação II. Percebeu-se, logo no início, que existia em Furnas e nos produtos fabricados muitas das qualidades e valores buscados pelos consumidores de produtos orgânicos e naturais, as embalagens, sem nenhum tipo de padronização, não contribuiam para facilitar a comunicação entre o produto e o possível comprador. As pesquisas de materiais buscaram respeitar a verba disponível pelo cliente  uma associação de moradores buscando reorganização e aumento da produtividade  sem que deixasse de representar tudo o que existe de bom nos produtos fabricados em Furnas. As embalagens darão visibilidade aos produtos e ao quilombo que, apesar de ser muito próximo da capital de Mato Grosso do Sul e riquíssimo em história e cultura, é ignorado por grande parte dos sul-mato-grossenses. Além de desenvolver nas integrantes do grupo a parte profissional, o desenvolvimento desse projeto proporcionou uma formação integral, estimulando a parte cidadã e socialmente responsável, indispensável para o futuro melhor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ANDRADE, Luísa Mol Senna; BERTOLDI, Michele Corrêa. Atitudes e motivações em relação ao consumo de alimentos orgânicos em Belo Horizonte - MG. Braz. J. FoodTechnol., Campinas, v.15, n. spe, p. 31-40, maio 2012. Disponível em <goo.gl/s2jqKz>. Acessos em 08 out. 2017. Epub 22-Nov-2012. goo.gl/a15hrs.<br><br>DIAS, Valéria da Veiga et al. O mercado de alimentos orgânicos: Um panorama quantitativo e qualitativo das publicações internacionais. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 1, p.161-182, mar. 2015. Disponível em: <goo.gl/or8nLr>. Acesso em: 15 set. 2017. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Brasil FoodTrends 2020. 2010. Instituto de Tecnologia de Alimentos. Disponível em: <goo.gl/LPCXF7>. Acesso em: 28 ago. 2017.<br><br>GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. 1.ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <goo.gl/91Jtrk>. Acesso em: 08 out. 2017.<br><br>GOMES, Angela Nelly. (São Paulo). O novo consumidor de produtos naturais: Consumindo conceitos muito mais do que produtos. 2009. Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo. Disponível em: <goo.gl/Qr8wYT>. Acesso em: 30 set. 2017<br><br>GOMES, I. M. et al. Como elaborar uma pesquisa de mercado. 2013. Belo Horizonte: SEBRAE MINAS, 2013. XX p.: il. (Manuais Como Elaborar). Disponível em: <goo.gl/PkSKJu>. Acesso em: 08 out. 2017.<br><br>GUIMARÃES, Izabela Leite Ribeiro. Consumidores de alimentos orgânicos e práticas saudáveis. Um estudo com consumidores de Campo Grande  MS. 2013. 85f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2013. Disponível em: <goo.gl/4VoZhr>. Acesso em: 08 out. 2017.<br><br>GUIMARÃES, Luciano. A Cor Como Informação: A Construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2004. 147 p.<br><br>HELLER, Eva. A Psicologia das Cores: Como as Cores Afetam a Emoção e a Razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.<br><br>HOPPE, Alexia et al. Comportamento do Consumidor de Produtos Orgânicos: uma Aplicação da Teoria do Comportamento Planejado. 2010. Disponível em: <goo.gl/mDXR6m>. Acesso em: 15 ago. 2017.<br><br>MESTRINER, Fábio: Design de embalagem: curso básico. 2. ed. - São Paulo: Makron Books, 2002.<br><br>OLIVEIRA, Danilo Moraes et al. Estilo de Vida dos Consumidores de Produtos Orgânicos em Campo Grande-MS. Campo Grande-MS, 2013.<br><br>SANT ANNA, A. Propaganda: teoria, método e prática. São Paulo: 7ª Ed. Pioneira, 1998.<br><br> </td></tr></table></body></html>