INSCRIÇÃO: 00391
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Manual de Marca para o Quilombo Furnas do Dionísio
 
AUTORES: Emília Balan Feitoza (Universidade Católica Dom Bosco); Lia Dállet Marques Sudorio (Universidade Católica Dom Bosco); Grazielly Novais Pereira Vieira (Universidade Católica Dom Bosco); Melanieh Corrêa Marques Monteiro (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco)
 
PALAVRAS-CHAVE: Manual de marca, Design gráfico, Furnas do Dionísio, Identidade Visual,
 
RESUMO
O trabalho apresentado foi desenvolvido na disciplina Projeto Experimental II, do oitavo semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O objetivo do projeto foi desenvolver uma marca gráfica e elaborar um manual de branding para o quilombo Furnas do Dionísio que, além de ser um lindo espaço para turismo, produz e vende produtos derivados da cana-de-açúcar como rapadura, açúcar mascavo e melado de cana.
 
INTRODUÇÃO
A sugestão de atender Furnas do Dionísio partiu dos professores orientadores, que, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo - S Inova e da Fundação Tuiuiú conheceram Furnas do Dionísio. ਀伀 焀甀椀氀漀洀戀漀 䘀甀爀渀愀猀 搀漀 䐀椀漀猀渀椀漀 攀猀琀 猀椀琀甀愀搀漀 愀漀 猀甀氀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䨀愀爀愀最甀愀爀椀 ጀ†䴀匀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀ⴀ猀攀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 㐀㌀ 欀洀 搀攀 䌀愀洀瀀漀 䜀爀愀渀搀攀 ጀ†䴀匀⸀ 䄀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀  挀漀渀猀琀椀琀甀搀愀 搀攀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 猀琀椀漀猀 攀 挀栀挀愀爀愀猀Ⰰ 栀攀爀搀愀搀漀猀 搀漀 攀猀挀爀愀瘀漀 氀椀戀攀爀琀漀 䐀椀漀渀猀椀漀 䄀渀琀渀椀漀 嘀椀攀椀爀愀 攀 漀挀甀瀀愀搀漀猀 瀀漀爀 猀甀愀 搀攀猀挀攀渀搀渀挀椀愀 搀攀猀搀攀 漀 昀椀渀愀氀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀⸀ 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀挀漀渀洀椀挀愀 戀猀椀挀愀  愀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 挀栀攀昀攀猀 搀攀 昀愀洀氀椀愀 瀀氀愀渀琀愀洀 猀甀愀猀 爀漀愀猀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 漀 猀甀猀琀攀渀琀漀⸀ 䄀猀 洀攀爀挀愀搀漀爀椀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 琀洀 最爀愀渀搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 愀 爀愀瀀愀搀甀爀愀Ⰰ 愀 爀愀瀀愀搀甀爀愀 搀攀 洀愀猀猀愀 攀 愀 昀愀爀椀渀栀愀 搀攀 洀愀渀搀椀漀挀愀⸀  Uma das potencialidades de Furnas do Dionísio é a associação dos produtores. Trabalhando em forma de cooperativa, conta com o apoio e credibilidade de todas as famílias e tem se reestruturado para organizar a produção das famílias e aumentar o lucro em cada produto vendido, já que, atualmente, cada família produz da sua maneira e comercializa com formatos, pesos e preços diferentes para intermediários e consumidor final. ਀䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 䤀䤀 昀漀椀 挀甀爀猀愀搀愀 渀漀 㠀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀 攀洀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 䐀漀洀 䈀漀猀挀漀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䈀爀愀渀搀椀渀最Ⰰ 挀甀爀猀愀搀漀 渀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 愀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 昀漀椀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 洀漀猀琀爀漀甀 挀漀洀漀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 愀 洀愀爀挀愀 洀攀氀栀漀爀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀 漀 瘀愀氀漀爀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 愀瀀漀椀漀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 挀漀洀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 攀 甀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 切渀椀挀漀⸀ 
 
OBJETIVO
O objetivo do trabalho foi desenvolver uma marca gráfica e um manual de marca Furnas do Dionísio. O manual tem visa apresentar inicialmente a identidade de Furnas do Dionísio, a fim de mostrar a personalidade desejada e a maneira como a marca deseja conversar e ser reconhecida por seu público. São apresentadas também as normas técnicas e gráficas com exemplos de aplicação para melhor orientar o responsável pelas peças de comunicação, que devem ser respeitadas, a gim de assegurar a imagem criada para a marca.
 
JUSTIFICATIVA
No Brasil e no mundo, as vendas de produtos alimentares reconhecidos como naturais, funcionais, sustentáveis, ligados à saúde e ao bem-estar tem crescido substancialmente nos últimos anos, tendo praticamente dobrado seu consumo entre 2010 e 2015, passando de US$ 14,251 bilhões para US$ 27,46 bilhões, de acordo com a pesquisa Brasil FoodTrends 2020, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).਀䄀 䌀漀渀猀甀氀琀漀爀椀愀 䄀洀攀爀椀挀愀渀愀 一椀攀氀猀攀渀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀漀甀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 ㌀ ⸀    椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 攀洀 㘀  瀀愀猀攀猀Ⰰ 攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 焀甀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 戀甀猀挀愀洀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 昀爀攀猀挀漀猀Ⰰ 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 漀爀最渀椀挀漀猀 攀 洀椀渀椀洀愀洀攀渀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀愀搀漀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 洀愀椀猀 搀攀 甀洀 琀攀爀漀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 ⠀㌀㔀─⤀ 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 椀渀最爀攀搀椀攀渀琀攀猀 漀戀琀椀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 攀 椀渀最爀攀搀椀攀渀琀攀猀 漀爀最渀椀挀漀猀 猀漀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀Ⰰ 攀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀 焀甀愀爀琀漀 ⠀㈀㘀─⤀ 搀攀挀氀愀爀愀 焀甀攀 攀爀瘀愀猀 攀 椀渀最爀攀搀椀攀渀琀攀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀⼀氀漀挀愀椀猀 猀漀 洀甀椀琀漀 搀攀猀攀樀瘀攀椀猀⸀ Os produtos feitos em Furnas do Dionísio estão alinhados a estas tendências, e o fortalecimento da cooperativa - que busca proporcionar aos cooperados o orgulho, a satisfação e o gosto pelo desenvolvimento de produtos que agregam no lar do consumidor, além de serem pontos importantes para manterem suas origens e a tradição - indica um momento positivo para alavancar os negócios.਀伀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀  洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 氀甀最愀爀 焀甀攀 愀 洀愀爀挀愀 攀 漀猀 猀攀甀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 漀挀甀瀀愀洀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 攀 焀甀攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 渀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 䤀猀猀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀猀猀漀挀椀愀攀猀 焀甀攀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 昀愀稀 焀甀愀渀搀漀 瀀攀渀猀愀洀 攀洀 甀洀愀 洀愀爀挀愀⸀  Porem, como problema grave, os produtos não possuem nenhuma identificação, sendo vendidos embalados em plástico filme (rapadura), sacos plásticos (açúcar mascavo) ou potes (melado de cana), esse posicionamento e imagem para um futuro reconhecimento e influência na escola são prejudicados. ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 愀 挀漀漀瀀攀爀愀琀椀瘀愀 攀洀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 昀愀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀 攀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 洀愀爀挀愀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Um levantamento bibliográfico inicial foi necessário para o grupo entender quais seriam os elementos fundamentais no processo de criação de uma identidade visual e um manual de marca. ਀吀愀洀戀洀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 䜀漀漀最氀攀 䐀爀椀瘀攀Ⰰ 甀洀 搀椀爀攀琀爀椀漀 昀漀爀愀洀 最甀愀爀搀愀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 洀愀爀挀愀猀 最爀昀椀挀愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 愀最爀愀搀瘀攀椀猀 攀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 氀椀最愀搀愀猀 愀漀 昀愀稀攀爀 搀攀 䘀甀爀渀愀猀 搀漀 䐀椀漀渀猀椀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 洀愀渀甀愀椀猀 搀攀 洀愀爀挀愀⸀ A leitura de bibliografias sobre cores demonstrou a importância deste item, como bem destaca Farina (1990) ao explicar que cor é muito mais que um elemento estético, está ligada a expressão de valores e a geração de percepções. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 昀漀爀愀洀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 䘀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 瀀愀爀愀 挀栀攀最愀爀 愀 甀洀愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀⸀ 䌀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 挀漀洀漀 昀漀爀琀攀Ⰰ 愀挀漀氀栀攀搀漀爀愀Ⰰ 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀氀攀最爀攀Ⰰ 氀愀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀愀Ⰰ 攀猀昀漀爀愀搀愀 攀 愀渀椀洀愀搀愀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 搀攀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 猀攀渀猀愀攀猀 最攀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 挀漀爀⸀  Com base nos estudos da disciplina de semiótica foram buscados signos que gerassem identificação com a comunidade. Dondis (1997) afirma que um signo deve ser lembrado e reproduzido pelo consumidor, não apenas reconhecido como visto. Foram feitos estudos de posicionamento destes signos para a composição da marca, até encontrar a melhor combinação.਀倀愀爀愀 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 ጀ†焀甀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䴀愀爀琀椀渀猀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀ 搀攀瘀攀 洀愀渀琀攀爀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 樀 瘀椀瘀攀渀挀椀漀甀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 猀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 愀猀猀漀挀椀愀爀 愀氀最甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 琀椀搀愀 愀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 氀攀琀爀愀 ጀ†昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀猀猀攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 氀攀瘀攀稀愀Ⰰ 猀攀洀 瀀攀爀搀攀爀 愀 氀攀最椀戀椀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀渀琀攀渀搀椀搀漀 挀漀洀漀 琀漀爀渀愀爀 愀 琀愀爀攀昀愀 搀攀 氀攀爀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 攀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ Para a confecção do manual da marca usou-se uma estrutura fornecida pelo professor na disciplina de Branding que tem como principais agrupadores: Estratégia, Tom da Marca e Identidade Visual.਀䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 䴀椀挀爀漀猀漀昀琀 圀漀爀搀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 攀 䄀搀漀戀攀 䤀渀搀攀猀椀最渀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Gomes (2009), Hoppe et al (2010) e Dias et al (2015) indicam que o mercado de produtos naturais, que proporcionam saúde e bem-estar, produzidos por empresas que se preocupam com o meio ambiente, cresce mundialmente, saindo de uma tendência de pequenos grupos para ocupar as prateleiras das grandes redes de supermercados. As fontes pesquisadas também indicam valorização de receitas regionais e produtos étnicos. A junção entre sabor e cultura está atraindo cada vez mais adeptos - alimentos que vão além do sabor, que carregam história, tradição, herança cultural estão sendo características de destaque na experiência de consumidores.਀䌀漀洀 攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀瀀猀 愀最爀甀瀀愀洀攀渀琀漀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 猀攀瀀愀爀愀爀 攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 漀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 愀氀椀渀栀愀搀漀猀 猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 瀀爀攀琀攀渀搀椀搀愀猀⸀  Furnas do Dionísio busca promover a valorização da pluralidade, da diversidade cultural, o exercício da cidadania e da democracia. Espera, em pouco tempo, ser uma comunidade referência em tradições e produtos orgânicos e artesanais. Nesse processo valores como ética, transparência, coletividade, compromisso social, solidariedade, cidadania, tradição e respeito à diversidade devem ser respeitados. ਀䘀甀爀渀愀猀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 攀 愀挀漀氀栀攀搀漀爀愀⸀ 儀甀攀爀 猀攀爀 瘀椀猀琀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 甀渀椀搀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀愀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀 挀漀洀 瀀愀椀砀漀 攀 愀氀攀最爀椀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀愀 攀洀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 昀攀椀琀漀猀 挀漀洀 挀甀椀搀愀搀漀 攀 搀攀搀椀挀愀漀 愀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀  PERSONALIDADE DA MARCA਀䄀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 搀攀猀琀愀挀愀 䨀甀挀 攀 䨀甀挀 ⠀㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀⤀Ⰰ ᰀ愠樀甀搀愀 愀 挀漀渀昀攀爀椀爀 攀猀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀  愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 唀洀 樀攀椀琀漀 昀挀椀氀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀攀猀猀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀  昀愀稀攀爀 愀 瀀攀爀最甀渀琀愀㨀 ᠀挠漀洀漀 猀攀爀椀愀 愀 猀甀愀 洀愀爀挀愀 猀攀 攀氀愀 昀漀猀猀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀㼀ᴀ⸠ Furnas do Dionísio é forte, acolhedora, tradicional e alegre, e é marcada por laços familiares consistentes. Também é simples, trabalhadora, esforçada e animada. A presença de fortes laços familiares propicia a habilidade de contornar situações e garantir a união. ਀䌀刀䔀一윀䄀匀 䔀 倀刀伀䴀䔀匀匀䄀匀 União, tradição, qualidade, família e dedicação são palavras essenciais dentro da comunidade quilombola, para que o valor da marca seja agregado e presenciado em cada produto produzido no local.਀伀 挀愀瀀爀椀挀栀漀 渀漀 昀攀椀琀漀 攀 漀 猀愀戀漀爀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 猀漀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀猀琀爀椀琀愀洀攀渀琀攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀愀猀 攀洀 䘀甀爀渀愀猀 搀漀 䐀椀漀渀猀椀漀⸀ 䄀氀洀 搀愀猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 攀 洀椀渀甀挀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀漀 攀 洀愀椀漀爀 愀瀀爀攀挀椀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 猀攀甀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ 䘀甀爀渀愀猀 漀昀攀爀攀挀攀 挀漀渀昀椀愀渀愀Ⰰ 最攀渀琀椀氀攀稀愀 攀 愀氀攀最爀椀愀 瀀漀爀 猀甀愀 琀爀愀搀椀漀⸀  TOM DA MARCA਀伀 琀漀洀 搀愀 洀愀爀挀愀 渀漀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 猀攀爀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 爀攀最爀愀猀Ⰰ 椀洀瀀漀渀搀漀 漀戀爀椀最愀攀猀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 猀攀爀 甀洀 最甀椀愀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 渀愀 栀漀爀愀 搀攀 挀漀洀瀀漀爀 琀攀砀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 氀椀搀漀猀Ⰰ 漀甀瘀椀搀漀猀 漀甀 愀琀 昀愀氀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 挀漀洀 愀 洀愀爀挀愀 瀀愀爀愀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀  Sobre o que Furnas fala: Sobre as pessoas e a comunidade, a cultura quilombola, a tradição e a história que a comunidade cria e carrega. Comunica sobre os produtos naturais e artesanais, como eles são produzidos, as belezas naturais do lugar e as aventuras que se pode proporcionar aos visitantes. Retrata a união, alegria, família e cooperação que formas Furnas do Dionísio. ਀䌀漀洀漀 䘀甀爀渀愀猀 昀愀氀愀㨀 唀琀椀氀椀稀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 昀漀爀洀愀氀Ⰰ 挀漀洀 琀漀洀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀漀 攀 愀氀攀最爀攀⸀ 唀猀愀 ᰀ渠漀猀猀漀 攀 渀漀猀猀愀ᴀ†焀甀愀渀搀漀 昀愀氀愀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 甀渀椀漀 攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀 ᰀ瘠漀挀 攀 瘀漀挀猀ᴀ†焀甀愀渀琀漀 氀椀搀愀 挀漀洀 漀 瀀甀戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 昀漀爀洀愀 搀攀 昀愀氀愀爀  猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 搀攀 昀挀椀氀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 琀漀洀 搀攀 愀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 攀 愀氀攀最爀椀愀Ⰰ 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 猀攀最甀椀爀 漀 昀漀爀洀愀氀 瀀愀爀愀 瀀愀猀猀愀爀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䄀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 焀甀攀 渀漀 猀攀 瀀攀爀挀愀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 猀攀最甀椀搀漀猀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀⸀  Como Furnas Não Fala: Não utiliza palavras que denigram a comunidade e a terceiros, também não apoia e fala sobre partidos e figuras políticas que buscam utilizar a imagem das pessoas e da comunidade para ascensão perante a sociedade. ਀䴀䄀刀䌀䄀 䔀 䴀䄀一唀䄀䰀 A marca de Furnas foi desenvolvida com o objetivo de expressar a essência do local, prestigiando o trabalho artesanal feito pelas pessoas da comunidade. A logo foi criada manualmente, utilizando como base a fonte Parisian Night, quem tem um estilho manuscrito e representa a dinâmica das relações presente no trabalho feito em Furnas. ਀伀猀 搀攀洀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀漀 漀 猀漀氀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 愀氀攀最爀椀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀攀  洀愀爀挀愀搀愀 瀀漀爀 氀愀攀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀 昀漀氀栀愀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀瀀攀氀漀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 渀漀 氀漀挀愀氀⸀  Para completar o manual foram pensadas variações da marca para aplicações em fundos diferentes, hierarquia dos elementos em peças de comunicação, fundos fotográficos, redução mínima, o que não fazer, detalhadas as cores da marca em padrão CMYK e RGB, a tipografia principal e as secundárias, a imagética da marca, uso de padrões, sugestões de composição, elementos de apoio, grids, alinhamentos, selos e precificação, bem como assinaturas conjuntas com outras marcas. ਀伀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 洀愀爀挀愀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 氀椀渀欀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀椀猀猀甀甀⸀挀漀洀⼀瀀瀀甀挀搀戀⼀搀漀挀猀⼀昀甀爀渀愀猀开搀漀开搀椀漀渀开猀椀漀开ⴀ开戀爀愀渀搀戀漀漀欀 
 
CONSIDERAÇÕES
Realizada na disciplina Projeto Experimental II, no segundo semestre do ano de 2017, a identidade visual e o manual de branding tiveram como objetivo criar uma identidade visual e padrões para que o cuidado com a marca posso ser acessível a todos que com ela trabalharem. ਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀琀椀挀漀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 愀瀀氀椀挀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 琀攀爀椀挀漀 瘀椀猀琀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 昀椀砀愀漀 搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀爀愀琀愀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 䄀 挀漀渀昀攀挀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 搀漀 洀愀渀甀愀氀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀愀洀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 愀 愀洀愀爀爀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瘀椀猀琀漀猀 攀洀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 挀漀洀漀 琀攀漀爀椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 猀攀洀椀琀椀挀愀Ⰰ 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 最攀猀琀愀氀琀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ Um manual de marca facilita o posicionamento, gera identificação visual e identificação de personalidade, o que fortalece a marca como um todo, agregando valor aos produtos por ela oferecidos às pessoas. ਀伀 昀攀椀琀椀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 挀漀渀栀攀挀攀爀 攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 樀 攀猀琀愀瘀愀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀 䘀甀爀渀愀猀 搀漀 䐀椀漀渀猀椀漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 猀漀 瀀漀甀挀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 洀愀渀琀洀 挀漀渀琀愀琀漀 瀀爀砀椀洀漀⸀  Houve um crescimento nas integrantes do grupo na parte profissional, mas também um estímulo e um bem estar gerado por usar a publicidade de maneira cidadã, fundamental para um profissional completo e preocupados com o futuro da profissão.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䐀䤀䄀匀Ⰰ 嘀愀氀爀椀愀 搀愀 嘀攀椀最愀 攀琀 愀氀⸀ 伀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 漀爀最渀椀挀漀猀㨀 唀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀漀 攀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀漀 搀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䄀洀戀椀攀渀琀攀 ☀ 匀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瘀⸀ ㄀㠀Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀㄀ⴀ㄀㠀㈀Ⰰ 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀最漀漀⸀最氀⼀漀爀㠀渀䰀爀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 猀攀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀一䐀䤀匀Ⰰ 䐀漀渀椀猀⸀ 䄀 匀椀渀琀愀砀攀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ 䴀漀搀攀猀琀漀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀最愀爀戀 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ ㄀㤀㤀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀攀搀攀爀愀漀 搀愀猀 䤀渀搀切猀琀爀椀愀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䈀爀愀猀椀氀 䘀漀漀搀吀爀攀渀搀猀 ㈀ ㈀ ⸀ ㈀ ㄀ ⸀ 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀 搀攀 䄀氀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀最漀漀⸀最氀⼀䰀倀䌀堀䘀㜀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 愀最漀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䄀渀最攀氀愀 一攀氀氀礀⸀ ⠀匀漀 倀愀甀氀漀⤀⸀ 伀 渀漀瘀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀㨀 䌀漀渀猀甀洀椀渀搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀⸀ ㈀  㤀⸀ 䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 ⠀䔀匀倀䴀⤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀最漀漀⸀最氀⼀儀爀㠀眀夀吀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  猀攀琀⸀ ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀伀倀倀䔀Ⰰ 䄀氀攀砀椀愀 攀琀 愀氀⸀ 䌀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䌀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 搀攀 倀爀漀搀甀琀漀猀 伀爀最渀椀挀漀猀㨀 甀洀愀 䄀瀀氀椀挀愀漀 搀愀 吀攀漀爀椀愀 搀漀 䌀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 倀氀愀渀攀樀愀搀漀⸀ ㈀ ㄀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀最漀漀⸀最氀⼀洀䐀堀刀㘀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 愀最漀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀唀䌀섀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀漀㬀 䨀唀䌀섀Ⰰ 刀椀挀愀爀搀漀⸀ 䈀爀愀渀搀椀渀最 ㄀  ㄀㨀 伀 䜀甀椀愀 䈀猀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 䜀攀猀琀漀 搀攀 䴀愀爀挀愀猀 搀攀 倀爀漀搀甀琀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀甀氀琀爀椀砀㨀 ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 刀椀挀愀爀搀漀⸀ 吀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 ☀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀椀漀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀