ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00723</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Hovet: projeto de assessoria para proteção animal em Mossoró</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Antonio Hélio da Cunha Filho (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Larissa Emanuelle Pereira do Vale Maciel (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Fernando Nícolas de Araújo Melo (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Marcos Antonio Leonel da Silva Junior (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Luíza Fernandes Medeiros (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Pedro Victor do Vale Carlos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Francisca Leonora da Costa Sales (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); José Ricardo da Silveira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Hovet, Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Proteção Animal</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper discorre sobre como foi concebido o projeto de assessoria de imprensa e comunicação para o Hospital Veterinário Dix-Huit Rosado (Hovet), em Mossoró. Tendo em vista que, na cidade, cresce o número de grupos que militam pela causa dos animais e que já existe um hospital universitário veterinário, é importante criar mecanismos de auxílio a esses coletivos que buscam ajudar a situação animal de Mossoró. O projeto traz o diagnóstico da situação do hospital, com perspectivas de melhorias e a implementação de novos modelos de relacionamento midiático para a manutenção e expansão dos benefícios do projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Hospital Veterinário Dix-Huit Rosado (Hovet), localizado na cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, vem desenvolvendo há anos um trabalho de qualidade e gratuito, oferecendo atendimento clínico para animais de estimação e até mesmo animais silvestres de Mossoró e regiões vizinhas. Dessa maneira, o Hovet traz, em seu trabalho, uma finalidade social ao salvar vidas de animais e propiciar consultas e procedimentos cirúrgicos à população que tem dificuldades de investir em serviços privados. Além disso, o Hovet também proporciona um ambiente de teor acadêmico pois, por estar vinculado à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), possibilita a realização de seminários, simpósios e conferências em parceria com o curso de Medicina Veterinária, assim como também dá oportunidade de treinamentos, por meio de convênio, a estudantes estagiários que estejam inseridos em outras instituições. Na contemporaneidade, qualquer tipo de organização precisa estar de algum modo inserido no contexto digital e manter um bom relacionamento midiático com os veículos. Sejam instituições públicas, privadas ou do terceiro setor, todas precisam se manter simbolicamente dentro do consciente coletivo das pessoas, e manter suas possibilidades do alcance de seus objetivos e serviços. Dessa maneira, desenvolver um projeto de assessoria para o Hovet possibilitaria que o trabalho que está sendo realizado possa não só continuar existindo, mas também pensar em estratégias para que o serviço possa cada vez mais melhorar e chamar atenção da população local.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O plano de assessoria voltado para o Hospital Veterinário Dix-Huit Rosado (Hovet), da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte tinha como objetivo principal auxiliar a comunicação interna e externa da associação, visando um melhor entendimento da realização dos trabalhos voluntários voltados para a proteção animal no município, bem como uma divulgação viável e prática nos ambientes apresentados, como as redes sociais e os meios tradicionais. Para isso, buscou-se verificar as estratégias usadas pelo Hovet, e deu-se opções de ações voltadas à assessoria de imprensa e melhorar a divulgação de seu serviço. A internet é um instrumento de comunicação livre. Portanto, causa curto-circuito às instituições e ao poder do dinheiro. A comunicação social estava monopolizada até hoje ou pelo poder político, ou pelo poder econômico. Agora, a internet permite às pessoas comunicar-se diretamente sem passar por esses controles, e sem passar por qualquer censura. Ainda que se queira controlar a internet, não se pode. (CASTELLS apud COLOMBO, 2015, p. 10) O projeto também se apresentou como uma alternativa de produto da disciplina de Assessoria de Imprensa do curs de Jornalismo da UERN, no semestre 2017.1. Além disso, também é uma forma de gerar benefícios à sociedade civil e as instituições filantrópicas que a fazem, mostrando a importância do papel dos assessores em um contexto cada vez maior da necessidade de suas funções, seja em empresas privadas e públicas ou até mesmo a voluntários e pessoas em geral.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Por atender não somente a sociedade mossoroense, como também animais de pequeno e grande porte de outras cidades vizinhas, o Hospital Veterinário Dix-Huit Rosado (Hovet) possui um importante apelo social, pois fornece um serviço de qualidade totalmente gratuito, além de, através de consultas e atendimentos, preparar futuros profissionais ligados à medicina veterinária, por estar vinculado à Ufersa. Ainda, há também a questão de prestar serviços à população que, muitas vezes, encontra dificuldades para pagar desde os pequenos atendimentos até procedimentos cirúrgicos. Dessa forma, reitera-se a sua importância num cenário abrangente, tanto academicamente quanto socialmente. Como diz Almansa (2010) "Na atualidade, a qualquer organização é imprescindível o contato com seu entorno, já que dele vai depender, em grande medida, a consecução ou não os objetivos estabelecidos". Levando em consideração esses quesitos, proporcionar formas de comunicação interna e externa do Hovet se torna de grande relevância, tendo em vista que o mesmo não possui assessoria de imprensa exclusiva, dependendo de ações da assessoria de comunicação (ASSECOM) da Ufersa para ter a divulgação de sua rotina de atendimentos e funcionamento. Além disso, faz-se necessário também buscar medidas que aumentem a visibilidade do hospital com intuito informativo e não publicitário, quanto ao espaço nos meios de comunicação e conhecimento da sociedade, que já usufrui das suas instalações mas também deve conhecer o objetivo social envolvido. No entanto, quanto às ações de assessoria de imprensa aqui propostas, serão voltadas principalmente para a sociedade potiguar e nordestina, que necessita dos serviços oferecidos pelo Hovet para o tratamento de animais de estimação até casos urgentes que são encontrados por ONGs, sem esquecer também da busca por mais espaços nos veículos de comunicação do estado e da região para evidenciar o papel do hospital como espaço público, social e acadêmico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">4 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS 4.1 Da escolha da Hovet: Visando transformar as técnicas e teorias conhecidas na disciplina de Assessoria de Imprensa em realidade, pelo menos no plano de ideias, buscou-se beneficiar instituições que realizam trabalhos voluntários na cidade de Mossoró, como o caso do Hospital Veterinário Dix-Huit Rosado (Hovet). O hospital realiza atendimentos diários gratuitos, alcançando até mesmo pessoas de outras cidades e estados. Traduzir a importância de suas ações para a causa através das técnicas pensadas para melhorar a comunicação com a comunidade externa foi o principal objetivo que cercou o projeto de assessoria. 4.2 Das estratégias apresentadas: Saindo do plano das teorias para apresentar soluções viáveis e que pudessem ser realizadas pelo Hovet, o projeto de assessoria visou espaços que tenham um bom alcance para tratar do movimento de proteção animal em Mossoró, como as redes sociais. Além disso, também foram pensadas estratégias tradicionais na rotina dos assessores que também não precisassem de investimento financeiro, como é o caso dos releases e da realização de entrevistas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto de assessoria voltado para o Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foi apresentado como um fruto da disciplina Assessoria de Imprensa e pensado com o intuito de beneficiar a comunicação interna e externa do local, que lida diariamente com casos de urgência de animais, geralmente de forma gratuita. Para a montagem do projeto, iniciaram-se entrevistas e checagem de informações com o diretor, Heider Irinaldo, como uma forma de entender como o hospital lida com a procura da imprensa e da comunidade interna e externa sobre o trabalho realizado. As primeiras pesquisas constataram que a assessoria de comunicação da universidade não tinha como lidar profundamente com o "universo" do Hovet, o que esclarecia a necessidade de uma assessoria pensada unicamente para o local. A partir das entrevistas, foi possível propor métodos e técnicas eficazes de assessoria que não precisassem de alto investimento financeiro, já que o hospital não apresentava condições para tal. Melhor identidade visual, marcas de sinalização para indicar o caminho do hospital dentro do próprio campus da Ufersa e a padronização dos avisos seriam os passos iniciais para melhorar a comunicação. Ainda assim, a utilização das redes sociais e a proposta de um site exclusivo para uma melhor organização dos agendamentos de consultas foram também indicadas como uma maneira de facilitar o andamento dos atendimentos diários de acordo com o grau de urgência dos pacientes. Por fim, o projeto de assessoria também buscou soluções pensando não somente no Hovet como uma parte da instituição acadêmica, que ajuda na evolução dos estudantes de medicina veterinária, mas também pela sua finalidade social ao salvar vidas animais e beneficiar até mesmo a população local que tem dificuldades para arcar com procedimentos cirúrgicos de seus animais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O plano de assessoria voltado para o Hospital Veterinário Dix-Huit Rosado (Hovet) da cidade de Mossoró se apresenta não somente como produto da disciplina de Assessoria de Imprensa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, mas também como um meio de apresentar à sociedade a importância desse espaço. Essa questão foi desenvolvida a partir das técnicas e estratégias pensadas pelos discentes, como as propostas do uso das redes sociais, do alcance da população mossoroense como um todo e o incentivo da criação dos releases, visando auxiliar a causa da proteção animal na cidade. Mostrar a importância de se ter uma assessoria (mesmo em instituições filantrópicas) como uma ferramenta de alcançar uma melhor comunicação com a comunidade externa e beneficiar a comunicação interna entre os colaboradores, mostrou-se significativo para o aprendizado gerado pelo curso. Além disso, desenvolver o projeto de assessoria para o Hovet foi relevante para prolongar e melhorar a divulgação dos trabalhos realizados na instituição junto à população de Mossoró e região, tendo em vista que a questão da proteção animal muitas vezes não é tratada com a importância que deveria.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALMANSA, Ana. Assessoria de Comunicação, São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010.<br><br>COLOMBO, S. Simpatia do brasileiro é um mito, diz sociólogo Manuel Castela. Folha Online. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/05/1630173-internet-so-evidenciaviolencia-social-brasileira-afirma-sociologo-espanhol.shtml>. Acesso em 24 de out. 2017.<br><br>CRUZ, G.; CAMARGO, P.; VERNAY, B. Logomarcas e slogans: promovendo o posicionamento de marketing e a imagem do destino turístico. IN: SIT  Seminário Internacional de Turismo.  Ciência e Inovação Tecnologia em Benefício ao Turismo, 10., 2008, Curitiba. Anais eletrônicos... UESC, 2008. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2017.<br><br>VASCONCELOS, Luciene Ricciotti. Planejamento de comunicação integrada: manual de sobrevivência para as organizações do século XXI. São Paulo: Summus, 2009.<br><br>WOLTON, D. Internet, e depois? Porto Alegre: Sulina, 2003.<br><br> </td></tr></table></body></html>