ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00893</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Respeito é Bom. E Elas Precisam</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Victor Peres Mota Costa (Universidade de Fortaleza); Barbarah Maria Gadelha Freire (Universidade de Fortaleza); Elisa Fernandes Andrade (Universidade de Fortaleza); Iana Couto Monteiro Lemos (Universidade de Fortaleza); Kátia Regina Azevedo Patrocínio (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Conscientização, Jingle, Praias, Rádio, Tartaruga</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jingle aqui apresentado faz parte de uma campanha voltada apenas para o meio radiofônico, elaborado na disciplina de Produção Publicitária em Rádio, que faz parte do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza. A campanha tinha a finalidade de alertar sobre os perigos que as tartarugas marinhas sofrem, desde o seu nascimento nas praias até o fim de suas vidas. Para a produção da peça foram utilizados conhecimentos adquiridos durante a disciplina, fazendo clara a eficiência na aplicação dos conceitos aprendidos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto aqui descrito se trata de uma das peças da campanha  Respeito é bom. E elas precisam criada para a disciplina de Produção Publicitária em Rádio cursada no primeiro semestre de 2017, na Universidade de Fortaleza. O projeto apresentado pela professora exigia a criação de uma campanha apenas para o meio radiofônico, de cunho educativo, composta de um jingle e três spots. A escolha dos clientes a serem trabalhados era livre para as equipes, havendo apenas a exigência de que fosse uma ONG (Organização não Governamental), dessa forma foi escolhido pela equipe em questão o Projeto Tamar, que desenvolve um trabalho com o tema valorização e preservação das espécies brasileiras de tartarugas marinhas, temática que que trazia identificação para todos os integrantes da equipe. Para a realização do trabalho, foram utilizados os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tanto sobre as mídias sonoras como sobre a produção de produtos audiofônicos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inspirados pelo trabalho do Projeto Tamar, cliente escolhido para o projeto, a equipe decidiu falar de um dos maiores desafios enfrentados por todo o litoral brasileiro: a poluição nas praias e mares do Brasil. Com isso em mente, tinha-se como objetivo sensibilizar o ouvinte para este problema, além de informar os males que comportamentos, como jogar lixo nas praias e utilizar automóveis em locais proibidos, podem trazer para aqueles que vivem naquele ambiente. De forma mais específica, o projeto tinha o objetivo de utilizar as técnicas trabalhadas em sala de aula, além de elaborar produtos audiofônicos que se mostrassem eficientes em relação ao seu objetivo. Era importante também que a equipe mostrasse organização durante a execução e produção dos produtos, uma vez que essa organização mostraria o seu empenho em relação ao trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A tartaruga marinha é um dos animais da fauna brasileira considerados em extinção. Das cinco espécies encontradas nos litorais brasileiros, quatro estão em processo de extinção, grande parte ocasionado pela poluição e a má utilização das praias pelos banhistas. De acordo com o site  Pensamento Verde , as tartarugas marinhas têm grande dificuldade de concluir seu ciclo reprodutivo, uma vez que são grandes os obstáculos que precisam percorrer, poucas são aquelas que sequer chegam à vida adulta. De acordo com o site do Projeto Tartaruga Marinha (Tamar), são inúmeras as ameaças causadas pelo homem às tartarugas marinhas. A poluição das praias e mares é uma das mais combatidas, porém não pode ser vista como o único problema a ser combatido. Existe também a utilização de quadriciclos nas praias, atividade que é ilegal em diversos lugares e que ameaça não só a segurança dos banhistas, mas que pode afugentar as tartarugas fêmeas durante o ciclo reprodutivo, atropelar filhotes que estão no seu caminho para o mar e ou até mesmo esmagar ninhos, destruindo seus ovos. O Projeto Tamar também ressalta os problemas da  Fotopoluição , que é a presença demasiada de iluminação artificial próximo as praias, o que confunde as tartarugas em seu caminho até o mar. O projeto define a fotopoluição como  um dos tensores antrópicos de maior causa de distúrbios para o sucesso da conservação destes animais. (TAMAR, 2015). A escolha do Projeto Tamar para assinar as peças que seriam criadas se deu por sua relevância socioambiental e as mudanças que já efetivou no cenário em que se propõe a trabalhar. O Projeto foi criado em 1980, pelo instituto que viria a se tornar o atual IBAMA, e hoje é reconhecido internacionalmente pelos trabalhos que realiza de conservação marinha e por seus trabalhos socioambientais, capacitando e empregando a população costeira do país. A criação de um jingle para esse tipo de campanha é importante, pois foi encontrada a necessidade de criar um produto que não só comunicasse, mas que fosse fácil de ser lembrado por aqueles que o ouvissem. Afinal, como afirma Barbosa (2003) apud Reis (2008, p. 44)  ...jingle facilita a multiplicação da informação veiculada, graças ao hábito humano de repetir frases melódicas, cantando ou assobiando . Baseado nisso, é possível entender a importância da escolha correta do tipo de mídia e do produto a ser utilizado em campanhas publicitárias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto aqui descrito seguiu de uma metodologia utilizada para a produção da campanha publicitária, que se mostra efetiva para conscientizar indivíduos devido a maneira como pode atingir esse público. De acordo com Sampaio (1997, p.19),  o mecanismo de geração e realização da propaganda obedece a uma sequência lógica, que pode ser dividida em uma série de etapas (...) Dessa forma, dividimos nosso trabalho em 5 fases, que vão desde a pesquisa sobre o cliente, e o tema a ser abordado, até a produção da mídia radiofônica. FASE 1: Briefing Sampaio, em seu livro  Propaganda de A a Z , define briefing como  documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. Nesse caso, o briefing passado pela professora em sala de aula consistia na criação de uma campanha publicitária, voltada apenas para o meio radiofônico, devendo conter um jingle que se encaixasse na campanha, atingisse o público alvo escolhido e se mostrasse eficiente ao passar a mensagem. Jingle é  uma peça publicitária que transmite a mensagem principalmente através de uma melodia cantada. (REIS, 2008) FASE 2: Pesquisa Com o cliente da campanha em mente, foram iniciadas as pesquisas para conhecer o público alvo da campanha. Rafael Sampaio(1999, p.354) define público alvo como  grupo de consumidores (...) aos quais é dirigida, prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como qualquer outra ação de comunicação ou marketing. O público escolhido foi bem abrangente, uma vez que era direcionado àqueles que utilizam as praias do litoral brasileiro. Era necessário também, entender sobre as dificuldades que as tartarugas marinhas passam para que a letra do Jingle transmitisse ao público a realidade destes animais que é muito complicada devido a atitudes humanas. Como exemplo pode-se citar o plástico acumulados nos oceanos que muitas vezes é confundido com alimento e acaba enrolando-se na tartaruga, prendendo-a, machucando e causando sérios danos ao seu crescimento. Trazer estes acontecimentos a letra do jingle trás a urgência com que esses fatos devem ser combatidos e sensibiliza os ouvintes a respeito da causa. FASE 3: Conceito Utilizando a técnica criativa brainstorm foi pensado no conceito  Respeito é bom. E elas merecem. , que também foi utilizado como assinatura nas peças. Brainstorming segundo Sampaio (1997, p. 228) é  uma técnica utilizada para gerar ideias publicitárias que  consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem à cabeça, sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior. Geralmente é feita por duas ou mais pessoas, em conjunto. Esse conceito surgiu do pensamento de que ninguém gostaria de ter terceiros interferindo tão severamente em suas vidas, e para estes animais isso não é diferente, a eles é urgente ser respeitado, devido ao risco iminente de extinção. Optou-se pelo uso do apelo emocional nas peças de toda a campanha, com o intuito de aproximar a comovente realidade das tartarugas com o público. Por isso todas as peças colocam o público no lugar das tartarugas, empregando a técnica de narração, que envolve a função de linguagem emotiva, para Carrascoza (1999, P.38):  O emissor fala de si mesmo, dá vazão aos seus sentimentos, usa pronome em primeira pessoa. aproximando, assim, o público da vivência das tartarugas. Fase 4: Produção Para a produção da referida peça foi escrita a letra da canção, que traz em sua narrativa exemplos das vivências negativas das tartarugas marinhas, além de fazer um apelo ao ouvinte sobre o respeito para com elas. Utilizando os estúdios de gravação disponibilizados pela Unifor, foram gravadas todas as faixas de áudio do Jingle individualmente, para cada instrumento musical utilizado. A escolha da intérprete da música também foi parte importante do processo de produção, uma vez que era requisitava alguém que tivesse domínio da música e pudesse passar a emoção encontrada nela, além de ter uma voz delicada, transmitindo calma e delicadeza. Após a gravação da melodia e da voz foram feitas as edições necessárias para que se obtivesse o produto final.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A frase utilizada como conceito é um trocadilho com o ditado muito conhecido  Respeito é bom e todo mundo quer. , sendo aplicada como  Respeito é bom. E elas merecem . Esse trocadilho foi pensado de forma a gerar uma quebra de expectativa. O público espera ouvir a frase de origem, ao mudar o fim da frase consegue-se surpreender o ouvinte chamando assim sua atenção, destacando a assinatura da campanha. A gravação do jingle foi feita no estúdio de rádio da Universidade de Fortaleza. Com o conceito da campanha consolidado, foi gerado um jingle de 1 minuto de duração, onde foi criado um personagem que seria uma tartaruga marinha, o eu-lírico da canção, criando assim um vínculo sentimental com o ouvinte. O resultado foi: Cliente: Projeto Tamar Campanha: Respeito é bom. E elas precisam. Título: Respeite o mar, ele é meu lar. Peça:60  Desde a areia tive que lutar, Escapar pra então chegar no mar. Por favor, não jogue lixo lá: O mar é o meu lar. Do mar nós temos que cuidar. Sujeira vai me machucar. Só deixe sua consciência mandar. Respeite o nosso mar. Do mar nós temos que cuidar. Sujeira vai me machucar. Só deixe sua consciência mandar. Respeite o nosso mar. Locução feminina: A tartaruga marinha sofre com a poluição e a prática ilegal de veículos nas praias. Assinatura: Respeito é bom. E elas precisam. Projeto Tamar. A letra apresentada se inicia com o eu- lírico apresentando a sua jornada até o mar, o que ajuda o ouvinte a começar a formar uma imagem desse personagem e do ambiente da narrativa, então a personagem alerta dos perigos que o descarte incorreto de resíduos no oceano podem causar a ela. No fim da canção a personagem faz um apelo à consciência do espectador, pedindo que este não contribua para a poluição marinha, a fim de não afetar a vida das tartarugas. A peça foi desenvolvida para passar de forma emotiva e próxima ao público a importância de cuidar do mar, fazendo assim, bem as tartarugas marinhas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Tendo atingido o objetivo esperado de pôr em prática os conteúdos ministrados em sala de aula e obtendo avaliação positiva da professora, o produto levou os integrantes da equipe a entender a importância dos anúncios radiofônicos para a publicidade, desenvolvendo ainda mais os conhecimentos práticos da profissão. Além de agregar mais conhecimentos sobre a peça jingle. Além de atingir o esperado, a peça representou mais que um exercício prático, mas sim uma realização na vida pessoal e profissional da equipe, tornando-se também uma maneira de conscientizar todos os envolvidos sobre o problema ambiental da possível extinção de algumas espécies de tartarugas, ademais ter a oportunidade de conhecer mais de perto do trabalho de uma ONG tão relevante quanto o Projeto Tamar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CARRASCOZA, João A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Ed. Futura, 1999.<br><br>MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí!. São Paulo, ed. Saraiva, 2010.<br><br>Pensamento Verde. Tartarugas marinhas em extinção. Disponível em: <http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/tartarugas-marinhas-em-extincao/> Acesso em 10 de abril de 2018. <br><br>Rodamilans Macedo, G., & Torres Pires, T., & Rostán, G., & Wrobel Goldberg, D., & Custódio Leal, D., & Garcez Neto, A., & Frank e, C. (2011). Ingestão de resíduos antropogênicos por tartarugas marinhas no litoral norte do estado da Bahia, Brasil. Ciência Rural, 41 (11), 1938-1943.<br><br>REIS, Clóvis. Propaganda no rádio: Os formatos de anúncio. São Paulo, Ed. Edfurb, 2008.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro Ed. Campos, 1997.<br><br>TAMAR. Projeto TAMAR. Disponível em: <http://www.tamar.org.br/> Acesso em 10 de abril de 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>