INSCRIÇÃO: 01326
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA08
 
TÍTULO: Vinheta Veracidade
 
AUTORES: MARINA GOMES SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); DAVI CÉSAR BATISTA SOARES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); ARTHUR CALADO GUERREIRO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); LETÍCIA DO VALE SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); RAIANE CUNHA RIBEIRO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); RAFAEL RODRIGUES DA COSTA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); ALEXANDRE MOTA LACERDA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)
 
PALAVRAS-CHAVE: cidade, Fortaleza, vivência, vinheta, websérie
 
RESUMO
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A produção "Veracidade", e sua vinheta, consequentemente, foram pensados na disciplina "Jornalismo na Internet" e envolveu alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. A proposta do projeto é trazer um olhar diferenciado da cidade mostrada diariamente na mídia local. O objetivo é produzir um jornalismo cotidiano, personalizar a cidade e seus espaços dando a eles histórias por trás do concreto, trazendo os conceitos de pertencimento e identidade.
A disciplina propõe conhecer e praticar as potencialidades de produção jornalística na internet num cenário de pós-verdade, de superdistribuição de conteúdo e de jornalismo de plataformas. A elaboração de produções especificamente voltadas para plataformas web, no caso escolhido, o Facebook, é parte do proposto da disciplina.
Segundo Raffestin apud Silva (1993), as ideias de pertencimento e identidade são desenvolvidas enquanto ocorre o processo de apropriação e territorialização do espaço. Ocorre quando os sujeitos, os personagens Círio e Maurílio, escolhidos para os dois primeiros produtos, desenvolvem no local valores ligados aos seus sentimentos e à sua identidade cultural e simbólica, reformulando o espaço onde vive, ao qual se identificam e se sentem pertencer.
Depois da roteirização, produção e edição, os primeiros episódios do Veracidade e sua vinheta foram avaliados e disponibilizados na página do Facebook do Gruppe (https://www.facebook.com/GruppeUFC/), projeto de extensão da UFC que trabalha com audiovisual e jornalismo e contribuiu com material, equipamento para a execução do produto e plataforma para publicação. A vinheta entra como o ato introdutório e ambientador do produto, situando o espectador na proposta do vídeo, expondo sua pretensão regionalista, popular e de aproximação com as histórias encontradas entre os muros e ruas da cidade.
 
OBJETIVO
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A vinheta foi produzida como algo que pudesse representar o que todos os episódios, por mais diferentes que fossem as histórias, personagens e abordagens, significam. Deveria, portanto, se tratar de uma produção dinâmica, diversa, que transmitisse o regionalismo - visto que o foco do produto é contar também a história da cidade - e colocasse o leitor dentro da narrativa. Segundo Abreu (2011), "a vinheta contribui para uma viagem ao imaginário do telespectador, pois tais viagens estão ligadas à ação e à emoção que despertam no indivíduo".
Imagens da cidade e das pessoas eram a escolha obrigatória. Falar dessas pessoas, anônimas ou não, que passam por nós todos os dias, nos ônibus, lojas, shoppings, praças, centros culturais, orlas e igrejas. Mostrá-las. Segundo Silva (2013), "buscar a identidade e o sentimento de pertença de um lugar é procurar compreender o entrelaçar das falas e conceitos que dão forma aos espaços. Os significados, os sentidos e os valores atribuídos a um espaço, e que constituem sua identidade e pertencimento são elaborados e reelaborados a cada momento". Essa fluidez e dinâmica é buscada no retrato da abertura.
Com a periodicidade e a plataforma de publicação escolhidos (mensal e Facebook), é importante que os espectadores identifiquem facilmente o teor da websérie, sendo a abertura de fundamental importância na formação do imaginário da série e no reconhecimento do produto quando aparecer para os seguidores da página onde foi publicado. Também devido à independência dos episódios e personagens, a vinheta traz a liga que une os episódios, permitindo ao espectador identificá-los como parte do mesmo projeto.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
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O processo de criação da vinheta surgiu a partir da concepção do projeto, definição dos procedimentos de apuração e da temática abordada. A idealização deu-se pelos alunos no início de agosto de 2016, assim como a definição de métodos, personagens, equipe e periodicidade. Feito isso, a vinheta passou a ser pensada e produzida, mobilizando todos os alunos na produção, captação de imagens e edição. As reuniões foram realizadas duas vezes por semana até a revisão e conclusão do material. Foram utilizados dois sábados para a filmagem das imagens usadas na vinheta, que tomou mais três semanas para edição e finalização.
Nas reuniões semanais, foi estudado as angulações, locais, trechos e foco usados na vinheta. O objeto da websérie - as histórias da cidade - foi levado em consideração em todo o processo de criação, obedecendo sempre a proposta jornalística do Veracidade. Assim como na produção dos episódios, no qual a equipe deveria escolher personagens com uma relação única com a cidade e tentar extrair dele histórias que permitissem também retratar a Fortaleza que temos no presente. As entrevistas foram íntimas, em locais do dia-a-dia do entrevistado, capturando flashes do seu cotidiano, traços de sua personalidade, ações e pessoas que construíram sua identidade, lugares de afeto.
A transmissão da identidade na imagem, de afeto, de acordo com Deleuze (2002), "supõe uma imagem ou ideia (afecção) da qual deriva como da sua causa. Contudo, não se reduz a ela; possui uma outra natureza, sendo puramente transitivo e não indicativo ou representativo, sendo experimentado numa duração vivida que abarca a diferença entre dois estados". É o objetivo do produto.
Além da vinheta, descrita anteriormente, e dos episódios, foram produzidos também dois teasers para introduzir a websérie aos espectadores. O primeiro, com 22 segundos de sequência, apresenta o palco do produto: Fortaleza. Ambienta o espectador com imagens da cidade, aéreas e terrestres, e traz a pergunta "qual é a sua verdade?". A deixa já induz o espectador a pensar na história de cada um como única, particular, e se questionar como ela se encaixa também na história da cidade, que é tão grande, complexa e, por vezes, impessoal. O segundo já vem como trailer do primeiro episódio, com indicações de quem vai ser o personagem, de onde ele vem, do que vai falar e como sua vivência da cidade transformou sua própria trajetória. Foram usadas imagens de apoio de Fortaleza e do circo, local onde o personagem mora e trabalha, além de áudios de sonoras representativas, como "O circo é a minha vida" e "Eu não me vejo longe do circo". ਀
 
CONSIDERAÇÕES
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