INSCRIÇÃO: 00082
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO15
 
TÍTULO: Filhas da Dor: O drama de crianças vítimas da violência
 
AUTORES: Fernando Nogueira da Silva (Centro Universitário de Rio Preto); Rone Fabio Carvalho Junior (Centro Universitário de Rio Preto); Nathalia Siqueira Silva (Centro Universitário de Rio Preto); Alana Gabriela Santos (Centro Universitário de Rio Preto); Ana Paula Souza Cordeiro (Centro Universitário de Rio Preto); Erasmo Emerson Delboni Junior (Centro Universitário de Rio Preto); Djalma Aparecido Cola (Centro Universitário de Rio Preto)
 
PALAVRAS-CHAVE: Vítimas, Crianças, Adolescentes, Violência, Rádio
 
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo trazer relatos de vítimas da violência infantil – crianças e adolescentes. Na produção, é apresentado um compilado de fatos e informações que reforçam as dificuldades em lidar com o assunto dentro da sociedade brasileira. Neste documentário, intitulado: Filhas da Dor: O Drama de Crianças Vítimas da Violência, o público poderá acompanhar os relatos reais, estatísticas e depoimentos de profissionais que explicaram os motivos para que pais, responsáveis e próprias amigos da família, cometam agressões, sejam físicas ou morais. Além de abordar a problemática da violência na sociedade, o documentário trata o assunto com visões além de São José do Rio Preto, mas também a nível de Brasil, em que números de assédio sexual, trabalho infantil, desaparecimento, abandono de incapaz e mortes, aumentam a cada ano no país.
 
INTRODUÇÃO
A proposta da produção de um documentário em audiojornalismo a respeito da violência infantil remete justamente ao fato de enaltecer um problema social histórico que o Brasil necessita discutir perante a esfera social. De tal modo, a dramatizar com dados e sonoras que remetessem ao tema, procurando tanto debater o assunto e apresentar de maneira persuasiva ao ouvinte a peça radiofônica, como também aproveitar da rádio universitária e das mídias digitais, com o propósito de alcançar grande gama de ouvintes. A partir disso, foram realizadas entrevistas com delegados, médicos legistas, conselheiros tutelares, psicólogos, especialistas, diretores de ONGs de proteção infantil, pesquisadores, vítimas, jornalistas, entre outros. Todos ajudaram na construção do projeto que busca debater o assunto com múltiplas visões. Tanto que o tema violência infantil, no documentário é trabalhado de maneira ampla, já que durante a pré-produção o grupo percebeu que a violência infantil se liga uma a outra, ou seja, a violência familiar com o desaparecimento, que se liga a ingestão de álcool e drogas por menores de idade. Como a violência psicológica muitas vezes sendo resultado do abuso sexual infantil. Desde sua criação, em 1896, pelo italiano Guglielmo Marcone, o rádio transformou a vida das pessoas em sociedade, de forma que contribuía positivamente na divulgação dos acontecimentos ao nosso redor. Tal é dada tamanha importância que o rádio foi um dos principais meios de comunicação que uniu povos de distintas classes da sociedade. O rádio é a melhor mídia para estimular a imaginação. Explorando o seu maior potencial – rapidamente levando ao ar cenas e descrevendo o evento de forma que ouvinte possa visualizar o que está acontecendo – você está usando a mais poderosa ferramenta de quem tem posse: a imediatidade e as imagens mentais (CHANTLER; STEWART, 2007).
 
OBJETIVO
Objetivo Geral: O trabalho intitulado Filhas da Dor: O Drama de Crianças Vítimas da Violência tem a proposta básica de trazer acontecimentos reais de forma que os ouvintes se sintam inseridos dentro do próprio contexto narrado. A ideia é transmitir o mesmo sentimento das vítimas de violência no dia-a-dia, para que o audiente saiba discernir como agir em determinada situação. Por outro lado, o radiodocumentário tem o papel de informar, sensibilizar, de maneira que as vítimas possam denunciar os casos. Além de destacar o real papel de pais e responsáveis no processo educativo dos mesmos. Vale lembrar, que a entrevista em rádio tem o poder de transmitir através da voz o que o jornalismo impresso nem sempre consegue: a emoção. Boas entrevistas são as que revelam novos conhecimentos, esclarecem fatos e marcam opiniões (BARBEIRO; LIMA, 2003). Objetivo Específico: Abordar de forma sistemática o aumento no número de casos de violência em vulneráveis nos últimos anos e as consequências históricas para o psicológico na vida futura do indivíduo, contribuindo no processo de readequação da sociedade, desviando as vítimas do medo em relatar o ocorrido. Rompendo assim, o tabu de tratar sobre o tema na sociedade, já que a divulgação do problema no documentário em áudio visa colocar o ouvinte junto ao problema, como forma tanto de prevenção como de denúncia.
 
JUSTIFICATIVA
Desde que foi criado, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sancionada em 1990, houve avanços significativos de proteção à criança e adolescente. Porém, os tipos de violências contra essa faixa etária vêm crescendo assustadoramente nos últimos anos, seja no Brasil, como em outros países do mundo. As vítimas mais recorrentes são as populações de classe baixa, visto que são privados de uma educação deficiente e pouca garantia de segurança nas comunidades. Diante da ineficácia de políticas públicas, os adolescentes são conduzidos ao mundo à mercê da marginalidade. Em 2005, por exemplo, 8 mil pessoas entre 10 e 19 anos foram vítimas de homicídios. Destes, 65% eram afrodescendentes (UNICEF, 2018). Esses dados mostram que, não apenas a posição social, mas cor da pele é um fator agravante para que os assassinatos também cresçam no nosso país. Além dos assassinatos, abusos sexuais, trabalho infantil, entre outros estão entre os tipos de violência mais recorrentes, seja no Brasil ou fora dele. Casos como o de Isabella Nardoni e Bernardo Boldrini, que são amostras de que nos últimos anos os menores são as vítimas fatais de relacionamentos conturbados no seio familiar, tanto que por isso, o documentário apresenta uma entrevista específica que apenas fala sobre o problema, como também relembra o caso de Bernardo Boldrin em forma de quadro. O assunto ganha ainda maior importância para ser debatido após dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que mostra um aumento atenuado do número de casos de estupro de vulnerável na região de São José do Rio Preto, entre os anos de 2016 e 2017. Segundo a SSP, só em 2017 foram registrados 114 casos na cidade de Rio Preto, aumento de 280% em relação ao ano de 2016, quando foram registrados na cidade: 30 casos. Em todo o estado, 7.580 casos foram registrados em 2017, uma média de 20 por dia. Esses dados, revelam a importância de se debater e apresentar esse fato perante a sociedade, principalmente, através do rádio que possui alto poder de conscientização e de alcance sobre as regiões mais remotas. É bom destacar que a região noroeste do estado de São Paulo possui inúmeras fazendas, que tem no rádio sua principal forma de informação, isso válida o alcance para um público que tem forte traços regionalistas com o veículo, aumentando assim, tanto a visibilidade como repasse das informações realçadas no documentário.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Este trabalho foi realizado durante a disciplina de Radiojornalismo I, quando o professor repassou a atividade de produção de um documentário radiofônica. A escolha do tema foi realizada através de uma reunião com todos os membros da equipe.਀伀 昀愀琀漀爀 焀甀攀 昀漀椀 氀攀瘀愀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 瀀愀爀愀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀 愀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀猀猀攀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀 挀爀渀椀挀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 攀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 愀甀洀攀渀琀愀渀搀漀 渀愀 爀攀最椀漀 渀漀爀漀攀猀琀攀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ Após pesquisas realizadas três temas foram discutidos, na finalidade, do grupo escolher um para ser tratado. Entre os assuntos levantados estiveram presentas nas reuniões, a Violência Contra Mulher, ligada ao Feminicídio, o Suicídio com casos rotineiros no estado, e que muitas pessoas não possuem conhecimento e o da Violência Infantil, como um tabu para muitas famílias.਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 䤀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 昀漀椀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 愀氀琀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 洀愀甀猀 琀爀愀琀漀猀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 攀 搀漀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀愀猀漀猀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 挀漀洀攀漀甀 愀 琀爀愀琀愀爀 搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀Ⰰ 攀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 漀 挀愀爀爀漀ⴀ挀栀攀昀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䘀漀椀 攀渀琀漀 搀攀戀愀琀椀搀漀 焀甀愀椀猀 猀攀爀椀愀洀 愀猀 琀爀椀氀栀愀猀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 焀甀攀 椀爀椀愀洀 挀漀洀瀀漀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀愀Ⰰ 渀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀爀 愀猀 氀漀挀甀攀猀⸀  Para a formulação e gravação do roteiro, o grupo reuniu durante o intervalo das aulas na universidade, com o intuito em debater os relatos que iam chegando aos repórteres para a produção deste radiodocumentário. ਀唀洀 攀搀椀琀漀爀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀椀漀渀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 挀漀戀爀愀爀 甀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 渀愀 搀愀琀愀 搀攀 攀渀琀爀攀最愀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀愀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 攀猀昀攀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 ⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀 攀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀  ㌀⤀ Pesquisas e análise de dados estatísticos também fazia parte das reuniões, que ficaram a cargo do editor, que ao conversar com os repórteres conseguia tanto associar os dados que ele coletava, como nortear o trabalho do repórter, colocando uma nova visão do que ele poderia perguntar, a fim, de conquistar a entrevista que casasse com os dados levantados.਀ Todos os bons repórteres fazem seu dever de casa antes de se lançar a uma reportagem. É inútil para um repórter sair para cobrir um assunto sem conhecer o background da informação. Você deve se informar o máximo possível acerca do assunto e checar tudo, se possível (CHANTLER; STEWART, p. 127, 2006).਀ As entrevistas foram realizadas através de telefone, pessoalmente, outrora, os apresentadores mandaram perguntas pelo WhatsApp e os personagens contribuíam com as respostas logo a seguir. ਀䄀瀀猀 爀攀挀攀戀攀爀 攀 最爀愀瘀愀爀 漀 甀搀椀漀 挀漀洀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀瀀愀猀猀愀瘀愀 愀漀 攀搀椀琀漀爀 焀甀攀 愀猀 最甀愀爀搀愀瘀愀洀 攀洀 瀀愀猀琀愀猀 猀攀瀀愀爀愀搀愀猀 挀漀洀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ 一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 挀漀洀攀漀甀 愀 猀攀爀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀Ⰰ 琀攀爀洀椀渀愀渀搀漀 挀漀洀 漀猀 漀昀昀ᤀ猠 搀漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 猀攀渀搀漀 最爀愀瘀愀搀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀渀椀爀瀀⸀ As edições foram realizadas na medida que as entrevistas eram gravadas. Para auxiliar na edição, utilizou-se o Sound Forge Pró-10 e o Sony Vegas. O primeiro foi para conceder correção e altura na matéria, e o segundo, utilizado para inserir as trilhas, abertura e intervalos. ਀倀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 愀 挀漀渀挀攀搀攀爀 洀愀椀漀爀 搀爀愀洀愀琀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 昀漀爀愀洀 愀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 愀 猀甀愀 瘀漀稀㬀 攀氀愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 挀漀洀 猀攀甀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 爀攀愀椀猀 猀漀戀爀攀 挀愀猀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 昀漀爀愀洀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 甀洀愀 搀爀愀洀愀琀椀稀愀漀 攀洀 猀攀甀 椀渀挀椀漀 攀 搀愀搀漀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 愀洀戀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀挀椀渀琀愀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀⸀  As trilhas e efeitos foram baixadas, respectivamente, no site Intervox, disponibilizados gratuitamente para download. ਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 瘀漀稀 搀漀 渀愀爀爀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀搀甀稀椀甀 琀漀搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀愀洀戀洀 氀攀瘀漀甀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 漀 昀愀琀漀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀甀 瘀椀瘀愀挀椀搀愀搀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ ਀倀爀漀挀甀爀攀 瘀漀稀攀猀 攀 琀漀渀猀 焀甀攀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀愀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀 攀渀挀漀渀琀爀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 甀琀椀氀椀稀ⴀ氀愀猀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䘀愀愀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 焀甀攀 瘀漀挀 攀猀琀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 渀漀 搀攀椀砀攀 焀甀攀 攀氀攀 猀攀 搀椀猀琀爀愀椀愀 ⠀䌀䠀䄀一吀䰀䔀刀㬀 匀吀䔀圀䄀刀吀Ⰰ 瀀⸀ ㈀  㐀Ⰰ ㈀  㘀⤀⸀ ਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀瘀攀 愀 瘀漀稀 搀攀 甀洀 氀漀挀甀琀漀爀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 挀栀愀洀愀搀愀 攀 瘀漀氀琀愀 搀漀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀 攀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀⸀ 伀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 昀漀椀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀漀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀 焀甀攀猀椀琀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 攀搀椀漀⸀ 䨀 渀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 挀漀氀漀挀愀爀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 搀攀 昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 攀洀 琀攀爀挀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 渀攀甀琀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O Filhas da Dor: O Drama de Crianças Vítimas da Violência é um documentário com 30 minutos e 30 segundo de duração. Estão organizados em 3 blocos (10’20’’; 12’01” e 8’09”). No primeiro bloco, há uma pequena simulação em que um homem chama uma criança na rua, e o mesmo é levado à força para um lugar fechado onde é cometido o crime de violência infantil.਀伀 甀猀漀 氀漀最漀 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 挀愀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 愀 搀爀愀洀愀琀椀稀愀漀 焀甀攀 瀀爀攀渀搀攀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 氀漀最漀 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀⸀ 一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 攀洀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀Ⰰ 瀀猀椀挀氀漀最愀猀 攀 猀漀挀椀氀漀最漀猀 搀攀昀椀渀攀洀 愀猀 爀愀稀攀猀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 椀渀昀愀渀琀椀氀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀  Na parte intermediária, uma garota relata um caso real em que foi uma vítima de abuso sexual, aos 11 anos. Nesse caso, foi delimitado a palavra ética, com uma pessoa com idade superior a 18 anos contando sobre o caso de abuso sexual que viveu na infância, tanto que todos, em que as vítimas contam seus relatos, a equipe procurou preservar crianças e adolescentes, tendo todos os relatos sendo de pessoas maior de idade.਀ 䄀 切渀椀挀愀 瀀愀爀琀攀 焀甀攀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀 搀愀 瘀漀稀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 昀漀椀 渀愀 焀甀攀 搀攀氀椀洀椀琀愀 漀 䌀愀猀漀 䔀猀挀漀氀愀 䈀愀猀攀 ⠀㄀㤀㤀㐀⤀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀搀漀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 琀愀戀甀猀 搀攀 猀攀 挀漀戀爀椀爀 愀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 䤀渀昀愀渀琀椀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ No trecho, da Escola Base, nomes da ética e profissionalismo se tornaram essenciais para explicar a postura de um jornalista diante dos fatos. Assim, a segunda parte deste radiodocumentário retrata também as funções do informante em transmitir as informações corretas sobre a proteção a crianças e adolescentes. ਀一漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 攀 搀攀爀爀愀搀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀Ⰰ  渀愀爀爀愀搀漀 漀 挀愀猀漀 搀愀 洀漀爀琀攀 搀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 䈀漀氀搀爀椀渀椀 焀甀攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀椀爀漀甀 氀攀椀 搀攀 瀀爀漀琀攀漀 愀漀猀 瘀甀氀渀攀爀瘀攀椀猀Ⰰ  愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 樀甀渀琀漀 愀漀 䔀䌀䄀 挀漀洀漀 甀洀 愀瘀愀渀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 昀椀渀愀氀椀稀愀渀搀漀 挀漀洀 愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 猀漀氀甀攀猀 瀀愀爀愀 愀挀愀戀愀爀 挀漀洀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀ Nos momentos finais, este trabalho tem a trilha sonora da música “O Seu Corpo é um Tesourinho”, tema da Campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso Sexual Infantil. Nela, uma criança junto a um adulto incentiva crianças a denunciarem qualquer tipo de agressão e violência.਀一愀 瀀愀爀琀攀 昀椀渀愀氀Ⰰ 漀猀 挀爀搀椀琀漀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀愀洀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀氀栀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ O trabalho foi produzido durante a disciplina de Radiojornalismo I por graduandos do quarto semestre do curso de Jornalismo, tendo cada um incorporando de uma função prática para a produção, tanto que o processo foi idealizado pelos alunos desde a concepção do roteiro, realização das entrevistas, gravação e edição do documentário radiofônico.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 渀漀猀 攀猀琀切搀椀漀猀 搀愀 刀搀椀漀 唀渀椀爀瀀 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 猀甀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀 搀漀 䘀椀氀栀愀猀 搀愀 䐀漀爀㨀 伀 搀爀愀洀愀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 昀漀椀 琀爀愀稀攀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 戀愀猀攀愀搀愀猀 渀愀 瘀椀搀愀 爀攀愀氀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀攀 甀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 最甀椀ⴀ氀愀 愀昀椀洀 搀攀 爀攀猀漀氀瘀攀爀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ A elaboração deste trabalho reforça o quanto crianças e adolescentes se retraem por medo de represálias, oriundas de um agressor de carapuça, disfarçado de próprio parente ou amigo familiar. ਀一攀猀猀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀攀渀猀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 甀洀愀 攀搀甀挀愀漀 瀀愀甀琀愀搀愀 渀漀 攀渀猀椀渀漀 攀 挀漀渀瘀瘀椀漀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 爀攀最愀搀愀 搀攀 愀洀漀爀 攀 愀琀攀渀漀Ⰰ 猀漀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 渀漀 猀攀樀愀 爀攀昀洀 搀漀 洀攀搀漀⸀ 儀甀愀渀搀漀 昀愀氀愀洀 焀甀攀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 渀漀 洀攀渀琀攀洀 愀漀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ  爀攀愀氀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 栀 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 猀漀 愀戀爀椀最愀搀愀猀 愀 洀攀渀琀椀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀攀洀攀洀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 搀攀 瀀愀爀攀渀琀攀猀 攀 愀洀椀最漀猀 搀攀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀  Neste radiodocumentário foi perceptível o quanto o diálogo é importante na construção psicológica de uma pessoa. Por outro lado, quando as formas de violência não são relatadas a alguém, o seu emocional sempre estará abalado, contribuindo até em depressão e a aplicação das mesmas aos futuros filhos, como sendo a melhor forma em descarregar ódio, trazida por anos. Este trabalho foi de extrema relevância, pois ele analisa as consequências que estes crimes têm para o futuro de uma pessoa. Se as crianças são a esperança do melhor para um país, espera-se números de violência cada vez menos expressivo, de forma a contribuir num mundo sem descarregamento de rancor contra adolescentes e crianças.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀搀漀琀漀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀搀漀氀昀漀 搀攀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䌀愀瀀⸀  㤀Ⰰ ㈀ꨀ 䔀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  ㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀䄀一吀䰀䔀刀⸀ 倀愀甀氀⸀ 䠀䄀刀刀䤀匀⸀ 匀椀洀⸀ 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 吀爀愀搀甀漀㨀 䰀愀甀爀椀渀搀漀 䰀愀氀漀 䰀攀愀氀 䘀椀氀栀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀䄀一吀䰀䔀刀⸀ 倀愀甀氀⸀ 匀吀䔀圀䄀刀吀⸀ 倀攀琀攀爀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 刀漀挀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀唀一䜀Ⰰ 䴀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 刀搀椀漀⸀ ㈀  㤀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀漀渀琀攀砀琀漀㨀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀䔀䤀匀䔀䤀匀䠀⸀ 刀漀戀攀爀琀⸀ 倀爀漀搀甀漀 搀攀 刀搀椀漀㨀 唀洀 䜀甀椀愀 䄀戀爀愀渀最攀渀琀攀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 吀爀愀搀甀漀㨀 䴀愀甀爀漀 匀椀氀瘀愀⸀ 嘀漀氀甀洀攀 㘀㈀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀刀䌀䠀䄀吀⸀ 䴀愀爀椀愀 䔀氀椀猀愀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 䨀漀瘀攀洀 倀愀渀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀䐀伀⸀ 䴀愀最愀氀礀⸀ 倀爀漀搀甀漀 搀攀 刀搀椀漀㨀 唀洀 䴀愀渀甀愀氀 倀爀琀椀挀漀⸀ ㈀먀 攀搀椀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䔀氀椀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀吀䄀Ⰰ 一愀椀爀⸀ 圀攀戀爀愀搀椀漀㨀 一漀瘀漀猀 最渀攀爀漀猀Ⰰ 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀⸀ 唀䘀䴀䜀⸀ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀匀倀⸀ 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀猀瀀⸀猀瀀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀䔀猀琀愀琀椀猀琀椀挀愀⼀䴀愀瀀愀猀⸀愀猀瀀砀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㈀ 愀戀爀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀一䤀䌀䔀䘀 䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䠀漀洀椀挀搀椀漀猀 搀攀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀渀椀挀攀昀⸀漀爀最⼀戀爀愀稀椀氀⼀瀀琀⼀愀挀琀椀瘀椀琀椀攀猀开㌀㄀㜀 㔀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㄀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀