ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00274</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Você faz o nosso tipo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;THAIS RODRIGUES BARONI (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); Letícia Borsari Alves de Lima (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); Micaela Ferreira Santana (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); Letícia de Freitas Pastore (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); Luciana Leme Souza e Silva (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); Selma Benedita Coelho (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Conscientização, Doação, Jingle , Sangue, Solidariedade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Você faz o nosso tipo' é um jingle  de 30 segundos - elaborado com o objetivo de divulgar uma campanha para conscientizar e estimular a sociedade a realizações voluntárias de doações de sangue favorecendo o Hemocentro de São José do Rio Preto e região. O projeto solidário foi desenvolvido e produzido no curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Rio Preto atendendo uma solicitação da direção em manter seu estoque para atendimento ao público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revela que no Brasil apenas 1,8% da população é doadora, uma taxa classificada baixa considerando a porcentagem de 3% esperada pela Organização Mundial da Saúde. Essa é a razão óbvia pelo engrandecimento do projeto, que evidencia a importância desse ato de solidariedade e amor. A doação de sangue baseia-se no ato voluntário que permite uma remoção do seu próprio sangue para beneficiar pessoas que por qualquer motivo necessitam recebe-lo. O sangue é indispensável e transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte de milhares de pessoas constantemente. Dessa forma, a criação do jingle tem como pretensão conscientizar e incentivar toda a população sobre a importância de doar sangue, que com esse ato, além de promover benefícios a si próprio, também promove vida ao próximo. Somos bombardeados a todo momento com as reinvenções da ciência, mas ainda não há precedências de um substituto para o sangue humano, portanto, quando há solicitações de transfusão sanguínea, a única forma é poder contar e esperar a solidariedade e conscientização humanitária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto foi desenvolvido com o intuito de convencer a população a transformar a doação de sangue em um hábito e não apenas um procedimento de necessidade no momento desesperador em que um ente próximo e querido requer da transfusão sanguínea. O jingle 'Você faz o nosso tipo' desperta um lado social da humanidade com a ideia de acolhimento pessoal sem distinção de sexo ou gênero e projeta despertar curiosidade na população para abraçarem a causa. Além disso, o projeto visa abolir a triste realidade da falta de doadores, quebrando tabus, mitos e esclarecendo a importância e os benefícios que existem em um pequeno ato, mas que salva muitas vidas. Doar sangue, além de ser um ato de solidariedade e salvar vidas, também proporciona benefícios ao próprio doador.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como dito anteriormente, a taxa de doadores brasileiros está em 1,8%, número abaixo dos 3% indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para obter a estimativa sugerida, o país necessita que mais de 410 mil pessoas se conscientizem e passem a ser voluntários para doações de sangue. O intuito do jingle apresentado é sensibilizar e comover toda a sociedade, pois, apenas com um gesto de solidariedade, a população se faz presente na vida de milhares de pessoas que dependem desse pequeno gesto, mas que possui um grande valor afetivo. O sangue é responsável por diversas funções do organismo e é usado para transfusões de tratamentos de doenças e em casos de situações clínicas graves. Existem três representações de doadores: doação espontânea que é caracterizada pelo voluntário onde por livre e espontânea vontade opta por doar para ajudar o próximo, a doação vinculada que se define quando o voluntário doa para ajudar um paciente específico, e a doação autóloga caraterizada quando a pessoa doa sangue para uso próprio. 'Você faz o nosso tipo' se refere a todos esses doadores sem distinção, aos que já são colaboradores, e aos que ainda precisam se conscientizar para contribuir. Em um mundo individualista, onde todos andam de cabeça baixa e enxergam apenas o que querem enxergar, se torna um desafio fazer com que a população se agarre onde realmente há gritos por socorro. Parte dessa ignorância se dá ao fato de pouco conhecimento e ao limite de troca de informações. Dessa forma, grande parte da população ainda expressa um grande preconceito e acreditam que o ato de doar pode facilitar a probabilidade de contrair doenças, acreditam que a doação engrossará ou afinará o sangue, que doar sangue pode se tornar um vício, que enfraquece o organismo, entre outros fatores fisiológicos que causam dúvidas no instante de se posicionar para o ato, fazendo com que o indivíduo não adira à prática. Outro fator responsável pela ausência de doadores é a falta de exposição nos serviços de saúde que deixam a desejar em propagandas, campanhas, divulgações e acabam influenciando na decisão da população, no qual se sentem desinteressados e convictos de que a doação de sangue só é importante quando parentes enfrentam necessidades. O jingle 'Você faz o nosso tipo' pretende despertar a curiosidade nessa grande parte da população brasileira para exibir a representatividade que os benefícios do ato de doar sangue transmite para a nossa própria saúde. Além de doar vida a quem precisa, a doação estimula benefícios como redução de riscos cardíacos já que regulariza o ferro no sangue principalmente no sexo masculino, ajuda também a eliminação de substancias nocivas, reduz o risco de câncer, oferece mais qualidade e uma duração maior de vida, aumenta a empatia com o gesto de solidariedade, fortalece vínculos, entre outras inúmeras vantagens. Doar é um procedimento seguro em que são retirados apenas 450 ml de sangue - menos que 10% do nosso sangue total - responsáveis por salvar aproximadamente cerca de quatro vidas. Contudo, por motivos estratégicos, foi utilizado o rádio como tática para a transmissão do jingle 'Você faz o nosso tipo', visto que, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, o meio apresenta grande influência sob a sociedade chegando a alcançar 89% de ouvintes em regiões metropolitanas, o equivalente a 52 milhões de pessoas. Foi fundamental construir o jingle com dedicação para conseguir transmitir a mensagem com clareza, tendo em vista não apenas a divulgação da campanha e sim a real esperança de sensibilizar cidadãos à prática, visto que o assunto retratado, além de grande importância e precisão, é também um assunto de abordagem social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A todos os bancos de sangue, mas em respaldo ao Hemocentro de São José do Rio Preto que se encontra em situação de carência, deu-se início ao projeto de sensibilização social sobre a importância da doação de sangue. Por se abordar um tema que requer assistência imediata, a equipe se reuniu para analisar o melhor meio para propagar a mensagem. Logo, o grupo optou pela produção de uma peça radiofônica na tentativa de promover um apelo popular para incentivar aos futuros doares a praticar doações. Como no rádio o vocabulário necessita ser de cunho fácil e objetivo, o melhor método para atingir o propósito do projeto foi a escolha do jingle por possui uma essência melodiosa de fácil compreensão, além de sua duração ser de 30'' segundos, com a função de prender a atenção do ouvinte com métodos de fixação na memória, e de transmitir pela mensagem e pela voz um sentimento de solidariedade a fim de convencer os ouvintes a apresentarem reações imediatas em decorrência à campanha. Um jingle, quando bem elaborado, torna-se uma ferramenta de estratégia facilitando que a mensagem atinja seu público alvo por apresentar um caráter musical. Como o jingle 'Você faz o nosso tipo' visa atingir todos os tipos de público, então, optou por essa ferramenta de estratégia, com o objetivo de melhor absorção da mensagem pela sociedade. Feito a escolha do jingle, iniciou-se a produção da peça radiofônica no Estúdio de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao se referir sobre um assunto que exige extrema atenção por se encontrar em uma situação crítica pela falta de doadores no Brasil, houve o primeiro processo de criação, onde foi buscado através de pesquisas qual o melhor meio para se propagar uma mensagem importante e que atingisse de forma rápida a toda a população. Pensando nisso, foi feita a escolha da peça radiofônica, o jingle. Feito isso, o segundo processo foi a confecção da letra, onde se apresenta um vocabulário simples, de fácil memorização e de apelo popular. Na letra apresentada pelo jingle 'Você faz o nosso tipo' foram usadas palavras chaves  doe, adote, tipo  como palavras de referência para elaboração da estrutura da letra, com a finalidade de ressaltar o propósito da campanha. A palavra 'doe' vem do verbo doar, e representa a ideia de entregar-se a causa, além de representar todo o processo construtivo que a peça radiofônica visa. 'Adote' vem do verbo adotar e representa a ideia de abraçar, aplicar e assumir a causa. E por fim, a palavra 'tipo' que no contexto utilizado pelo jingle, representa a ideia de não haver distinção de gênero de doadores e de tipos sanguíneos. O terceiro processo de criação após a elaboração da letra, foi a escolha da voz que melhor se encaixasse e que viesse a agradar os futuros doadores. Com isso em mente, a equipe optou pelo gênero feminino, por acreditarem na transparência da essência, no poder de persuasão e na leveza que a voz feminina soa ao se referir sobre um tema delicado. Finalmente, no último procedimento, com a junção de todos os mecanismos, o quarto processo de criação pôde se concretizar com gravações teste e edições, até a produção integral e finalização do jingle. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção da peça radiofônica 'Você faz o nosso tipo' teve como finalidade conscientizar a população de São José do Rio Preto e região para que o ato de doar sangue se transforme em um ato comum e periódico e não somente um ato para provocar impacto na sociedade. O objetivo da produção do jingle foi mostrar a importância e a relevância em se tornar um voluntário frequente, e não apenas quando se deparam com dificuldades, seja por motivos pessoais, problemas com familiares ou amigos. Um único doador pode salvar mais de uma vida através de um ato espontâneo, voluntário e não remunerado e em função disso a peça radiofônica apresenta palavras fortes e intensas para que toda a população pudesse refletir sobre suas atitudes e reais valores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CABRAL, Gabriela. Doação de Sangue. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/doacao-sangue.htm>. <br><br>DICAS DE SAÚDE. Os 13 benefícios de doar sangue para a saúde. Disponível em: <https://www.saudedica.com.br/os-13-beneficios-de-doar-sangue-para-saude/>. Acesso em: 24 maio 2017.<br><br>INSTITUTO BIOMÉDIO DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL. Conheça mais sobre a doação de sangue. Disponível em: <https://ibapcursos.com.br/conheca-tudo-sobre-a-doacao-de-sangue/>. Acesso em: 15 ago. 2017.<br><br>INSTITUTO BIOMÉDIO DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL. Conheça mais sobre a doação de sangue. Disponível em: <https://ibapcursos.com.br/conheca-tudo-sobre-a-doacao-de-sangue/>. Acesso em: 15 ago. 2017.<br><br>MINUTO SAUDÁVEL. Doação de sangue: requisitos, como e quem pode doar. Disponível em: <https://minutosaudavel.com.br/doacao-de-sangue-requisitos-como-e-quem-pode-doar-sangue/>. Acesso em: 30 jun. 2017.<br><br>ROCHA, Gabriela. A importância da doação regular de sangue. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/35615-a-importancia-da-doacao-regular-de-sangue.html>. Acesso em: 16 jun. 2015. <br><br>VERDÉLIO, Andreia. Doação de sangue: 1,8% da população brasileira doa sangue; meta da OMS é 3%. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-06/doacao-de-sangue-18-da-populacao-brasileira-doa-sangue-meta-da-oms-e-3>. Acesso em: 14 jun. 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>