INSCRIÇÃO: 00275
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT04
 
TÍTULO: Lares.
 
AUTORES: Luiz Felipe Pereira (Universidade Federal de Ouro Preto)
 
PALAVRAS-CHAVE: Lar, Fotografia, Universo, Construção, Noite
 
RESUMO
A fotografia “Lares” foi produzida para a disciplina Laboratório Impresso II - Revista no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A imagem foi produzida em conjunto com a reportagem com o objetivo de dar visibilidade a profissão pedreiro na evolução das sociedades. O trabalho pretende colocar em perspectiva o pedreiro em diferentes esferas exaltando o lado espiritual, natural e humano desta atividade.
 
INTRODUÇÃO
A imagem fotográfica traz enormes desafios desde a sua concepção até sua leitura. Entretanto, a complexidade de uma fotografia começa antes mesmo da reprodução técnica da imagem, “Toda e qualquer imagem fotográfica contém em si, oculta e internamente, uma história: é a sua realidade interior, abrangente e complexa, invisível fotograficamente e inacessível fisicamente” KOSSOY (1999, P. 36), sendo assim, as barreiras da fotografia, se esbarram no limite do técnico e do real, porém é a partir da concepção da ideia fotográfica que ela começa a surgir enquanto obra.਀ 吀漀搀愀瘀椀愀Ⰰ 瀀攀渀猀愀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀  猀攀爀瘀椀漀 搀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 攀猀猀愀猀 愀戀猀琀爀愀攀猀 漀甀 甀渀椀瘀攀爀猀漀猀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 瘀爀椀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀漀 焀甀攀 攀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 瀀漀爀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 甀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 愀洀瀀氀椀愀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 猀攀甀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀氀猀猀椀挀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ Nessa perspectiva, a criação de “Lares” mostra-se como um exemplo da fotografia artística à serviço do jornalismo, a fotografia em questão, carrega em si a possibilidade própria de leitura. Embora tenha sido concebida para uma análise em conjunto com a reportagem “Universo Concreto” da edição 23 da revista Curinga cujo objetivo central é tratar da importância do ofício dos trabalhadores da construção civil, mas separadamente, pode despertar diversas sensações abstrações e interpretações em seus leitores.਀ऀ倀愀爀愀 氀攀爀 愀 漀戀爀愀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 挀漀洀漀 挀漀爀 攀 琀攀砀琀甀爀愀Ⰰ 瀀爀瀀爀椀愀猀  椀洀愀最攀洀 昀漀爀愀洀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀攀 漀戀樀攀琀漀猀 攀洀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 攀 挀漀渀搀椀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 洀椀猀攀ⴀ攀渀ⴀ猀挀渀攀 挀愀瀀愀稀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 琀愀氀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 伀戀瘀椀愀洀攀渀琀攀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 椀洀瀀甀琀愀搀漀  椀洀愀最攀洀 瀀漀爀 甀洀 氀攀椀琀漀爀 焀甀攀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀攀 猀攀甀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀攀 搀椀昀攀爀攀 焀甀愀渀搀漀 氀椀搀愀 樀甀渀琀漀 愀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀漀 搀攀 猀椀最渀漀猀Ⰰ 瀀漀爀洀 漀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 愀焀甀椀  昀愀稀攀爀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 挀愀爀琀攀爀 攀猀琀琀椀挀漀 攀 椀洀愀最琀椀挀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀
 
OBJETIVO
Diferente de casa, espaço puramente físico, lar está preenchido de sentimentos, sensações, aconchego e segurança. Neste sentido, este trabalho pretende colocar em perspectiva criações humanas, naturais e espirituais a partir desta compreensão que transcende as edificações puras.਀倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀漀琀椀挀愀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 猀椀最渀漀猀 挀漀洀甀渀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 搀攀猀瀀爀攀稀瘀攀椀猀 愀 甀洀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀 搀攀猀愀琀攀渀琀漀 攀洀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 爀攀瘀攀氀愀搀漀爀愀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 栀漀洀攀洀Ⰰ 漀 瀀猀猀愀爀漀 攀 愀 昀漀爀愀 挀爀椀愀搀漀爀愀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀 挀漀洀漀 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀猀 愀漀 洀攀猀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀漀渀猀琀爀甀琀漀爀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 攀砀愀氀琀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀挀漀洀瀀氀攀琀甀搀攀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀搀愀 渀愀猀 昀攀爀爀愀最攀渀猀 攀砀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 渀漀猀 琀椀樀漀氀漀猀 猀攀洀 爀攀戀漀挀漀 攀 愀椀渀搀愀 攀洀 挀漀渀猀琀爀甀漀Ⰰ 焀甀攀 攀洀戀漀爀愀 椀渀愀挀愀戀愀搀漀 攀洀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 樀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 洀攀洀爀椀愀 攀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 昀椀漀 攀氀琀爀椀挀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 攀洀 ᰀ朠愀洀戀椀愀爀爀愀ᴀ†琀爀愀稀攀渀搀漀 氀甀稀 攀 瘀椀搀愀⸀
 
JUSTIFICATIVA
Pensar a produção artística pelo viés fotográfico em um contexto jornalístico é também trazer à tona conceitos abstratos como sensações e sentimentos, que por vezes, ultrapassam o visível. Se por um lado o fotógrafo é limitado pelas suas condições técnicas e do real (fotografável), por outro, a construção de outros significados a partir da possibilidade de interpretação do visível, “A fotografia não é uma restituição do objeto mundo, mas a produção de imagens que interpretam alguns fenômenos visíveis e fotografáveis, de um modo particular existente num espaço e numa história” SOULAGES (2010, P.31), e foi a busca por esta particularidade de interpretações que a imagem foi construída.਀ऀ伀甀琀爀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 愀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 渀漀 爀攀挀漀爀爀攀爀 愀漀 爀攀琀爀愀琀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀⸀ 䄀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 愀猀猀甀洀椀爀 瘀攀猀琀最椀漀猀 攀 漀戀樀攀琀漀猀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 戀甀猀挀愀 漀甀琀爀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 猀漀戀爀攀 漀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 猀攀爀 瀀攀搀爀攀椀爀漀 渀漀  洀愀椀猀 甀洀 猀甀戀猀琀愀渀琀椀瘀漀Ⰰ 洀愀猀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀 攀洀 瘀攀爀戀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀愀猀猀愀 漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 漀甀 挀漀氀攀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀爀 愀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀漀Ⰰ 愀氀最漀 焀甀攀 琀爀愀渀猀挀攀渀搀攀 漀 爀攀愀氀 攀 猀攀 爀攀挀漀渀昀椀最甀爀愀 渀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ ਀䄀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 渀漀 愀猀 搀攀椀砀愀 洀攀渀漀猀 栀甀洀愀渀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀攀氀愀猀 攀猀琀漀 攀渀琀爀愀渀栀愀搀漀猀 猀攀甀猀 爀愀猀琀爀漀猀 攀 猀攀甀猀 搀攀猀攀樀漀猀⸀ 倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 愀 愀甀猀渀挀椀愀 洀愀爀挀愀 愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀 漀甀琀爀愀 琀攀洀瀀漀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀椀猀 猀椀氀攀渀挀椀漀猀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 渀漀 洀攀渀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀⸀  ⠀䄀䈀刀䔀唀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 倀⸀ ㈀㜀㐀⤀ ਀一攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ᰀ䰠愀爀攀猀ᴀ†昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 渀漀 猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀猀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 挀椀瘀椀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 攀砀愀氀琀愀爀 漀 猀攀甀 氀甀最愀爀 渀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀猀琀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 渀愀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 猀漀 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 椀渀挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀 洀愀最渀椀琀甀搀攀 搀攀 猀攀甀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 猀攀 攀猀最漀琀愀 渀愀 洀攀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 攀搀椀昀挀椀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 愀爀焀甀椀琀攀琀漀 䨀漀爀最攀 䴀愀爀漀 䌀愀爀渀椀攀氀漀 䴀椀最甀攀氀⸀ ਀䄀 瀀愀氀愀瘀爀愀 氀愀爀  甀洀愀 挀漀爀爀甀瀀琀攀氀愀 搀攀 氀愀爀攀椀爀愀⸀ 䄀 氀愀爀攀椀爀愀 瀀爀椀洀椀琀椀瘀愀 焀甀攀 昀愀稀 搀漀 猀攀甀 昀漀最漀 漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 椀渀猀攀瀀愀爀瘀攀氀 搀愀 挀愀戀愀渀愀 爀切猀琀椀挀愀⸀ 伀 昀漀最漀 焀甀攀 爀攀切渀攀 愀漀 猀攀甀 爀攀搀漀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀攀 甀洀 氀愀漀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 猀攀渀搀漀Ⰰ 搀攀 甀洀 洀漀搀漀 昀椀最甀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 甀洀 洀愀渀琀漀 焀甀攀 愀焀甀攀挀攀 攀 甀渀攀 愀 琀漀搀漀猀 渀甀洀 洀攀猀洀漀 椀渀猀琀愀渀琀攀 ⠀䴀䤀䜀唀䔀䰀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 倀⸀㄀㔀 ⤀ ਀伀甀琀爀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 昀漀椀 ᰀ䄠 一漀椀琀攀 䔀猀琀爀攀氀愀搀愀ᴀ†搀攀 嘀椀渀挀攀渀琀 嘀愀渀 䜀漀最栀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀攀 戀甀猀挀漀甀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀爀愀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀漀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀椀猀 琀愀洀戀洀 渀愀 漀戀爀愀 搀攀 䜀漀最栀Ⰰ 甀洀 瀀氀愀渀漀 愀洀瀀氀漀Ⰰ 甀洀 挀甀 椀洀攀渀猀漀Ⰰ 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 洀愀猀猀愀 瘀椀猀瘀攀氀 焀甀攀 氀椀最愀 漀 猀漀氀漀 愀漀 挀甀Ⰰ 渀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 猀攀渀搀漀 漀猀 瘀攀爀最愀氀栀攀猀 焀甀攀 琀爀愀稀攀洀 渀漀 猀 攀猀猀愀 氀椀最愀漀 攀渀琀爀攀 琀攀爀爀愀 攀 挀甀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 昀甀琀甀爀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀渀漀琀愀 甀洀愀 瀀愀爀攀搀攀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 猀漀戀攀⸀ A escolha pela noite visava atribuir o mistério, tornar visível o firmamento e mais que isso, possibilitar uma construção a partir de poucas cores. A forte presença do azul profundo, trazendo tranquilidade, serenidade e harmonia à imagem, em contraste com o marrom, mais quente e firme, que traz solidez aos primeiros planos, à casinha do joão-de-barro e à parede de alvenaria.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A imagem “Lares” foi concebida de modo a captar o firmamento, uma parede de alvenaria, suas vigas e a casinha do joão-de-barro. ਀伀 挀氀椀焀甀攀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 挀漀洀 甀洀愀 䌀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 䔀伀匀 刀攀戀攀氀 吀㔀椀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 氀攀渀琀攀 ㄀㠀洀洀ⴀ㔀㔀洀洀Ⰰ 甀洀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 昀⼀㌀⸀㔀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 愀 氀攀渀琀攀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀Ⰰ 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 䤀匀伀 ㄀㘀  Ⰰ 甀洀愀 搀椀猀琀渀挀椀愀 昀漀挀愀氀 搀攀 ㄀㠀洀洀 攀 ㈀  猀攀最⸀ 搀攀 攀砀瀀漀猀椀漀Ⰰ 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 攀瘀椀琀愀爀 漀 猀琀愀爀 琀爀愀挀欀椀渀最⠀洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 攀猀琀爀攀氀愀猀⤀ 愀漀 洀砀椀洀漀Ⰰ 洀愀渀琀攀渀搀漀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀椀漀爀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀爀攀氀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 漀 昀氀愀猀栀 渀漀 昀漀椀 搀椀猀瀀愀爀愀搀漀Ⰰ 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀愀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 爀愀眀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 搀攀 㔀㄀㠀㐀砀㌀㐀㔀㘀 攀 甀洀愀 爀攀猀漀氀甀漀 搀攀 㜀㈀搀瀀椀Ⰰ 挀漀洀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 攀洀 猀刀䜀䈀⸀ Para a finalização foi utilizado o programa Adobe Photoshop Lightroom 5 para correção de contraste e para a padronização de formato na revista e o fechamento do arquivo em TIFF para impressão, foi utilizado o Adobe Photoshop CS6.਀倀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 氀漀挀愀氀 戀攀洀 攀猀挀甀爀漀Ⰰ 挀甀 氀椀洀瀀漀 攀 瀀漀甀挀愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 渀漀 瘀攀渀琀愀瘀愀Ⰰ 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 ㈀㄀栀 搀愀 渀漀椀琀攀 攀洀 甀洀 戀愀椀爀爀漀 搀椀猀琀愀渀琀攀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 䴀愀爀椀愀渀愀 攀洀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀 䤀䤀 ⴀ 刀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䌀甀爀椀渀最愀 攀 愀 瀀愀甀琀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀爀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 搀椀稀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 瀀攀搀爀攀椀爀漀 攀 挀漀洀瀀愀爀愀 攀猀琀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 愀漀 瀀猀猀愀爀漀 樀漀漀ⴀ搀攀ⴀ戀愀爀爀漀 攀 愀漀 焀甀攀 愀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 挀爀椀猀琀猀 攀渀琀攀渀搀攀 挀漀洀漀 漀 ᰀ挠爀椀愀搀漀爀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀ᴀⰠ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀猀猀愀 瀀攀氀漀 洀椀琀漀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 洀甀渀搀漀 瀀漀爀 䐀攀甀猀Ⰰ 瀀攀氀漀 愀瀀猀琀漀氀漀 倀攀搀爀漀 攀 瀀攀氀漀 愀爀琀椀猀琀愀 瀀氀猀琀椀挀漀 甀爀甀最甀愀椀漀 䌀愀爀氀漀猀 嘀椀氀愀爀Ⰰ 焀甀攀 愀爀爀椀猀挀漀甀ⴀ猀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 猀甀愀 挀愀猀愀 攀洀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 焀甀愀猀攀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀 焀甀攀 栀漀樀攀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瀀漀攀洀愀 搀攀 嘀椀渀挀椀甀猀 搀攀 䴀漀爀愀攀猀 ᰀ䄠 䌀愀猀愀ᴀ⸠ Diante das inúmeras referências a construção de uma imagem que pudesse se articular junto à esta pauta e auxiliar na construção de significados no contexto da amplitude daquilo que a reportagem se propunha a fazer era extremamente desafiador. Portanto, trazer a figura de um trabalhador ou uma construção específica, poderia trazer uma leitura conduzida para um aspecto muito específico ou superficial frente a profundidade do texto e por isso, esta possibilidade foi imediatamente descartada pelo fotógrafo.਀ऀ伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀渀琀漀 瘀椀猀愀渀搀漀 愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 攀爀愀 洀攀渀琀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀爀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀猀攀渀栀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀洀攀爀愀Ⰰ 攀爀愀 洀猀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 攀 挀栀漀瘀椀愀 洀甀椀琀漀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 漀 琀攀洀瀀漀 攀猀琀愀瘀愀 昀攀挀栀愀搀漀 栀 猀攀洀愀渀愀猀Ⰰ 攀渀琀漀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 攀爀愀 搀攀 甀洀 氀愀搀漀 漀 漀氀栀漀 渀愀猀 瀀爀攀瘀椀猀攀猀 搀漀 琀攀洀瀀漀 攀 漀甀琀爀漀 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 甀洀愀 挀愀猀椀渀栀愀 搀攀 樀漀漀ⴀ搀攀ⴀ戀愀爀爀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 挀漀氀漀挀愀搀愀 猀漀戀爀攀 漀 洀甀爀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ A intempérie climática e o deadline da revista colocaram a ideia em xeque, entretanto na falta de um plano B, a paciência foi necessária para garantir que a imagem fosse possível. O apoio do editor de fotografia da revista foi outro aspecto fundamental para a realização do produto, bem como a paciência da diagramadora e repórter que tiveram a confiança de que enfim a imagem mental pudesse ser captada a tempo.਀ऀ一漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀 椀洀愀最攀洀 猀漀昀爀攀甀 甀洀愀 切氀琀椀洀愀 愀氀琀攀爀愀漀 愀渀琀攀猀 搀攀 猀攀爀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀氀愀 昀漀椀 攀猀瀀攀氀栀愀搀愀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 攀渀挀愀椀砀攀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀攀渀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀椀最渀 搀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 攀猀瀀攀氀栀愀洀攀渀琀漀  焀甀攀 猀椀洀Ⰰ 椀猀琀漀 搀攀椀砀愀瘀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀漀猀 渀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 猀漀氀椀琀爀椀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 漀爀椀最椀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀愀猀椀渀栀愀 搀漀 樀漀漀ⴀ搀攀ⴀ戀愀爀爀漀  攀猀焀甀攀爀搀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀 琀愀氀瘀攀稀 昀漀猀猀攀 洀愀椀猀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀爀椀愀爀 攀猀琀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 甀洀 攀渀漀爀洀攀 搀攀猀愀昀椀漀 攀 甀洀 椀洀攀渀猀漀 瀀爀愀稀攀爀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀 昀漀琀最爀愀昀漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 挀漀洀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 漀 琀攀洀瀀漀 攀猀琀爀攀椀琀漀 攀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀 攀猀洀愀最愀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 愀爀琀猀琀椀挀愀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 焀甀攀 渀漀 爀愀爀愀洀攀渀琀攀 爀攀挀漀爀爀攀 愀 挀氀椀挀栀猀Ⰰ 漀甀 猀攀 挀漀氀漀挀愀 攀洀 甀洀愀 瀀漀猀椀漀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 戀瘀椀愀 漀 焀甀攀 樀  搀椀琀漀 瀀攀氀漀 琀攀砀琀漀⸀ Na academia, com um tempo um pouco mais alongado e a raridade que temos enquanto estudantes de realmente publicar um trabalho, que pode ser lido por alguém além de colegas e professores, torna-se mais agradável e tentador o processo, se por um lado é a grande oportunidade trazer reconhecimento a seu trabalho, por outro a raridade da oportunidade, aliada às melhores condições de tempo e reflexão, auxiliam em uma construção mais concisa.਀ऀ倀漀爀 昀椀洀Ⰰ  椀洀攀渀猀漀 漀 漀爀最甀氀栀漀 搀攀 猀愀戀攀爀 焀甀攀 漀 洀攀氀栀漀爀 焀甀攀 漀 攀猀琀最椀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 昀攀椀琀漀Ⰰ 愀氀椀愀搀漀  攀渀琀爀攀最愀 搀攀 焀甀攀爀攀爀 焀甀攀 漀 洀攀氀栀漀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 昀漀猀猀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䈀刀䔀唀Ⰰ 䔀氀愀渀攀⸀ 䤀洀愀最攀渀猀 戀愀渀愀椀猀 攀 爀攀瘀攀氀愀琀爀椀愀猀㨀 搀椀氀攀洀愀猀 攀 搀攀猀攀樀漀猀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 挀漀洀漀 爀攀猀琀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ☀ 匀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀Ⰰ 渀뀀 ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀㄀ⴀ㈀㜀㔀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀䤀䴀䄀刀쌀䔀匀Ⰰ 䌀愀爀洀攀洀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀漀 䌀漀渀挀爀攀琀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䌀甀爀椀渀最愀⸀ 䴀愀爀椀愀渀愀Ⰰ 攀搀⸀㈀㌀Ⰰ 搀攀稀⸀ ㈀ ㄀㜀Ⰰ 瀀⸀㄀㐀ⴀ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀匀匀伀夀Ⰰ 䈀爀椀猀⸀ 刀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 䘀椀挀攀猀 渀愀 吀爀愀洀愀 䘀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀攀氀椀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀䜀唀䔀䰀Ⰰ 䨀漀爀最攀 䴀愀爀漀 䌀愀爀渀椀攀氀漀⸀ 䄀 吀攀爀挀攀椀爀愀 倀攀氀攀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䄀欀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 唀洀甀愀爀愀洀愀Ⰰ 渀먀㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀㤀ⴀ㄀㔀㠀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀䰀䄀䜀䔀匀Ⰰ 䘀爀愀渀漀椀猀⸀ 䔀猀琀琀椀挀愀 搀愀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀㨀 瀀攀爀搀愀 攀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀䔀一䄀䌀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀一 䜀伀䜀䠀Ⰰ 嘀椀渀挀攀渀琀⸀ 䄀 一漀椀琀攀 䔀猀琀爀攀氀愀搀愀⸀ ㄀㠀㠀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀