ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00384</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Integrada Faesa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana Ramaldes Pedrosa (Centro Universitário FAESA); Alexandre Volponi Gadioli (Centro Universitário FAESA); Eduardo Valls Pagotto (Centro Universitário FAESA); Gustavo Coutinho Brito (Centro Universitário FAESA); Victor Reis Mazzei (Centro Universitário FAESA); Camila Catarine Vieira de Oliveira (Centro Universitário FAESA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental, Desenvolvimento Social, Integrada, Publicidade e Propaganda, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criada em 2003, como projeto de extensão dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário FAESA, a Agência Integrada simula todos os processos de uma agência profissional de comunicação e funciona como elo entre os conhecimentos obtidos em sala de aula e as experiências práticas de mercado. As atividades desenvolvidas pelos estagiários são direcionadas para o desenvolvimento acadêmico, profissional e para o bem-estar social da comunidade no entorno da instituição. No decorrer desse relatório, mostramos como as práticas pedagógicas se unem à questão social, por meio de ações publicitárias autorais, desenvolvidas pelos próprios alunos para atender demandas da comunidade e dos cursos que fazem parte do Centro Universitário. São estimuladas, também, a prática de produção acadêmica e a participação em concursos universitários no âmbito regional, nacional e até internacional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Quando surgiu, em 2003, a Agência Integrada tinha como propósito qualificar os estudantes dos cursos de Comunicação Social e todas as suas habilitações  Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio TV e Relações Públicas  para atender as demandas internas da instituição relativas ao meio comunicacional. Nesses 15 anos, a Integrada vem realizando atividades que vão desde atender as solicitações internas dos cursos, da coordenação e dos professores, até promover ações de cunho social, que contribuem para o desenvolvimento da comunidade capixaba. A partir de 2007, a agência passou a concentrar suas atividades exclusivamente no curso de Publicidade e Propaganda, tendo como atividade-fim a prática do conteúdo teórico apresentado nas disciplinas referentes à habilitação. As atividades realizadas pela Integrada abrangem, hoje, todo o universo de uma agência profissional, permitindo aos alunos vivenciarem experiências nas mais diversas áreas da publicidade, como atendimento, criação de conteúdo, direção de arte, redação publicitária e organização de eventos. Vale ressaltar que a Agência Integrada proporciona, para a maioria dos estagiários, o primeiro contato com a profissão que pretendem seguir. Além de viabilizar o aprimoramento técnico de futuros profissionais que, em pouco tempo, estarão atuando no mercado de trabalho, a Integrada também reforça a orientação acerca do comportamento corporativo, estimulando o trabalho em equipe, a ética, o respeito aos prazos e compromissos e a conscientização da diversidade. Na base de todo esse processo está o conhecimento adquirido em sala de aula, já que os principais objetivos da agência são o de praticar o conteúdo assimilado nas disciplinas e de incentivar práticas cidadãs, conferindo aos estagiários uma consistente bagagem teórico-prática e uma preocupação com questões de ordem social. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">3.1 Objetivo Geral A Agência Integrada tem como objetivo geral exercitar e aprimorar o conhecimento adquirido em sala de aula de forma prática; desenvolver uma experiência cidadã que promova ações que valorizem temas ligados a questões sociais; preparar os jovens para o primeiro contato com o cotidiano de uma agência de Publicidade, capacitando os estagiários para lidar com as exigências da profissão e com os desafios que deverão surgir na carreira. 3.2 Objetivos Específicos Executar projetos comunicacionais de cunho social que não só tenham um impacto positivo na sociedade, como também, de uma forma geral, contribuam para modificar a realidade de indivíduos; Estimular o desenvolvimento pessoal e social dos estagiários, que, em breve, estarão atuando no mercado de trabalho. Com isso, a agência assume papel fundamental na formação de cidadãos éticos; Desenvolver a capacidade técnica dos estagiários, o potencial criativo e as habilidades para solucionar problemas; Promover a aproximação entre os estudantes e as práticas de pesquisa, através do estímulo à participação em concursos e eventos científicos. Tais atividades são importantes para assegurar um maior desenvolvimento acadêmico e, consequentemente, um currículo mais consistente </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A importância da atuação da Agência Integrada no Centro Universitário FAESA pode ser medida a partir do que ela amplifica na relação ensino/aprendizado. O conteúdo exposto em sala é de extrema importância, pois apresenta teorias e discussões atuais dentro do campo de atuação da publicidade. Em algumas situações, no entanto, é muito importante que as aulas expositivas estejam alinhadas a conflitos reais. Assim, os alunos podem compreender de que forma e em que circunstâncias aplicar o que lhes foi transmitido. Por ser uma agência-escola, a Integrada permite que os alunos experimentem o mercado em paralelo às responsabilidades acadêmicas. É fundamental que, tanto o mercado quanto a academia, incentivem a troca de experiências e conhecimento, uma vez que, juntas, são indispensáveis para uma maior compreensão acerca da carreira profissional. Essa necessidade é explicitada por (MAZZEI, 2016, P.77),  Rechaço essa separação entre estudo e mercado, bem como prática e teoria. Ao contrário, proponho uma parceria em que ambos colaborem para a formação desse futuro profissional. . Na Agência Integrada, os alunos têm a possibilidade de experimentar a prática por meio de demandas reais, o que permite que a assimilação seja ainda mais potencializada. Em função disso, a equipe da Integrada é formada por alunos que cursam desde o primeiro até o oitavo período. O que se busca nas seleções não são alunos com experiência profissional prévia e, sim, estudantes interessados em aprimorar-se e aprender mais sobre a profissão que irão seguir. Seguindo essa proposição, percebemos que os projetos de pesquisa, os trabalhos em sala de aula e a extensão trazem para os estudantes uma amostra clara do que é o mercado publicitário. O papel da Agência Integrada é oferecer este suporte, reforçando e ampliando os conhecimentos propostos em classe. Além disso, a agência atua no sentido de promover a união entre a teoria e a prática, essenciais para a consolidação de boas experiências pedagógicas.  A conexão entre a teoria e a prática deve ser contínua e qualquer perspectiva de fosso entre as duas não deve subsistir (DA CRUZ, 2012, p.163). A relevância da agência experimental em relação ao aprendizado dos alunos também pode ser destacada pelo seu incentivo à pesquisa. Os estudantes são estimulados a buscar informações técnicas para produção de peças publicitárias e de artigos, sempre embasados pelas teorias assimiladas nas disciplinas do curso. A pesquisa aguça o interesse acadêmico dos estagiários, levando-os a buscar respostas em obras documentais, artigos e experimentos relacionados ao tema proposto. A busca por novas informações faz parte da evolução do conhecimento,  [...] fato este que não só possibilitou a busca de soluções para os mais diversos problemas da humanidade, como também permitiu o desenvolvimento social humano (BERNARDI, 2003, p. 101). Assim, além de ampliar os horizontes dos discentes, a pesquisa promove o desenvolvimento de um senso crítico essencial para a formação deles, que os ajudará na construção do futuro. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Integrada tem como um de seus objetivos a aproximação dos estagiários com a dinâmica do mercado de trabalho. Para tanto, são realizadas atividades similares às do dia a dia das agências profissionais, respeitando sempre as capacidades e limites inerentes à condição de alunos em formação. Atualmente a equipe da Integrada é composta por quatro estagiários bolsistas, além de um coordenador e um professor orientador. A proposta da agência é que o grupo seja heterogêneo, de forma que cada membro da equipe possa oferecer visões diferentes acerca de um mesmo tema. Essa formação variada contribui para o crescimento pessoal dos estudantes e para soluções mais amplas e originais em relação aos jobs. Por isso, no time atual, dois alunos cursam outra graduação além da Publicidade, sendo uma oriunda do curso Jornalismo e outro do curso de Design. Além deles, ainda temos em nosso quadro uma aluna egressa do curso de Design de Moda. Esse formato se justifica devido às atuais configurações da publicidade, que agora se faz presente em canais que vão além da mídia tradicional, (GRACIOSO, 2008) valorizando profissionais com múltiplas competências profissionais. Para tanto, o grupo supracitado está disposto nas seguintes funções: um supervisor criativo, um diretor de arte, uma gestora de mídias digitais/atendimento e uma redatora/produtora de conteúdo. A rotina de trabalho da Integrada se inicia com a realização diária de reuniões de pauta, para que as demandas sejam debatidas e os novos trabalhos sejam distribuídos aos estagiários, de acordo com suas funções e afinidades. Também é analisado o desenvolvimento das peças solicitadas anteriormente, bem como seus respectivos prazos. Nessas ocasiões, os tópicos da reunião não são conduzidos exclusivamente pelos supervisores, já que os alunos também possuem voz ativa e liberdade para sugerirem novas demandas e possíveis soluções para os Jobs em circulação. Qualquer tema de interesse dos alunos é debatido por toda a equipe. O conceito de que os orientadores são possuidores do saber e os estudantes apenas receptores passivos precisa ser revista, de acordo com Imbernón (2009), que afirma que os envolvidos neste convívio são entendidos como similares, trocando as sessões de orientações por momentos de trocas de informação e aprendizado mútuo. Durante a avaliação do andamento dos Jobs, todos opinam de forma coletiva sobre os pontos positivos e o que pode ser melhorado em cada item, viabilizando o desenvolvimento de um olhar crítico nos estagiários e um senso de trabalho em equipe, que ao finalizar as tarefas, consegue refletir de forma mais eficiente acerca de seus desempenhos e melhorias técnicas. Isto posto, percebe-se a relevância do feedback para o progresso de uma atividade, especialmente quando relativa à academia e ao mercado de trabalho, "Feedback é importante para todos nós. [...] É o que determina como as pessoas pensam, como se sentem, como reagem aos outros e, em grande parte, é o que determina como as pessoas encaram suas responsabilidades no dia-a-dia." (WILLIANS, 2005, p.19). Ao receberem novas demandas de clientes, os estagiários e supervisores se reúnem para o compartilhamento de ideias a partir do brainstorm, um processo essencial, pois, permite  [...] que pessoas, com visões e experiências distintas, abram horizontes e coloquem pensamentos em choque e em xeque. Dialogar com gente diferente é o embrião de novas sinapses e pode acender novas centelhas criativas, que, quem sabe, originarão inovações." (MAZZEI, 2016, p.53). Atualmente a Integrada faz uso das redes sociais para divulgar seus trabalhos finalizados. Além disso, como os clientes internos muitas vezes não dispõem de verba prevista para investimentos em propaganda, alternativas criativas e expertise são utilizadas pela equipe para propor soluções originais na divulgação dos materiais, muitas vezes fazendo uso dessas mesmas redes sociais. Os estagiários são selecionados para entrevista a partir de uma série de fatores como desempenho acadêmico, participação ativa em sala de aula, pontualidade e frequência nas disciplinas. O contrato com a agência tem duração máxima de um ano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cotidiano da Agência Integrada é similar ao de uma agência profissional, com todas as etapas sendo executadas de forma bem parecida, desde o recebimento da demanda, até a entrega final do produto  seja ela uma peça, uma campanha ou uma identidade visual. Para tal, o processo se inicia com a visita do cliente à agência, que é recebido pelos responsáveis pelo atendimento. Este atendimento é, conforme, conceituado por Longo (2005, p.50) é  a interface entre cliente e agência . Com base na conversa com o cliente e todas as informações extraídas dela, elabora-se o briefing  documento detalhado contendo as demandas do cliente, para que, a partir dele, seja elaborado o planejamento estratégico e tenha início o processo de criação. Conforme citado anteriormente, a criação inicia-se com um brainstorm, definido por Simonsen (2000, p. 43) como  uma reunião de interessados aos quais um problema foi exposto e que, numa sessão de livre associação, começam a sugerir soluções . Nele, costumam surgir várias ideias e uma delas será escolhida como a que melhor atenderá naquela situação. Com a ideia selecionada, a equipe inicia o trabalho de pesquisa, na qual são buscadas referências e uma melhor compreensão do assunto. A Agência Integrada tem dois focos principais: atender demandas internas do Centro Universitário FAESA e atender a comunidade com trabalhos de cunho social. Sua produção é voltada, principalmente, para divulgação de projetos, eventos, participação em concursos, atividades acadêmicas e ações sociais. Na questão social, a prioridade é dar visibilidade, por meio da publicidade, a quem muitas vezes não tem voz, oferecendo alternativas que possam alterar a realidade na qual estamos inseridos. Hoje o trabalho da Integrada consiste em criar peças como cartazes, folders, banners, panfletos, posts para redes sociais e vídeos para a divulgação de projetos; logos e identidades visuais para eventos e projetos do Centro Universitário FAESA; além de alimentar as redes sociais da agência, como o Facebook e o Instagram  divulgando o trabalho realizado por eles. Também são organizados eventos próprios e para os cursos de Comunicação Social; Para exemplificar esses trabalhos, citamos a seguir alguns projetos sociais realizados pela agência: Em 2013, foi desenvolvida uma campanha educativa para a FAESA Cariacica, com o objetivo de conscientizar os alunos e funcionários sobre a importância de diminuir a velocidade nos arredores do Campus, evitando, desse modo, acidentes de trânsito. A campanha partiu de uma solicitação dos próprios moradores do entorno da faculdade e as peças de divulgação foram camisas, bottons, marca-páginas e panfletos, com texto e direção de arte produzidos pelos estagiários (figura 1). A Integrada tem parceria fixa e voluntária com a Sociedade de Amparo à Velhice (Asilo dos Idosos de Vitória) e uma das ações que são realizadas pelos estagiários é a criação de campanhas de mobilização social para doações de kits básicos de higiene no mês do natal (figuras 2 e 3). As peças são divulgadas no espaço físico da FAESA e nas redes sociais, promovendo um clima de solidariedade dentro do campus. Ao final do ano de 2017 a Agência Integrada foi procurada pela Defensoria Pública do estado do Espirito Santo para criação e montagem de um material informativo. O intuito do produto era transmitir aos detentos e suas famílias, de forma simples e completa, os direitos que eles possuem, previstos no documento Espelho de Cumprimento de Pena, que por sua linguagem jurídica, tem difícil compreensão. A peça criada foi um vídeo, feito no formato de animação (figura 4) e pode ser encontrada no link <https://www.youtube.com/watch?v=URbLsf6NVXE&feature=youtu.be>. Os estudantes foram responsáveis por todas as etapas de produção do vídeo, desde a redação do roteiro à escolha de trilhas, passando pela gravação das sonoras, edição e montagem da animação. Desde 2016, a FAESA realiza a Semana da Consciência Negra. A Agência Integrada é a responsável por desenvolver o material de divulgação do evento. O intuito do projeto é promover a diversidade e conscientizar a comunidade acadêmica acerca da importância da cultura negra no Brasil. O cartaz do ano de 2016 (figura 5) traz como destaque o blackpower, elemento de destaque no empoderamento negro. Já o de 2017 (figura 6) traz elementos específicos das culturas capixaba e negra, como as máscaras de Folia de Reis e os estandartes do Congo. Além dos trabalhos rotineiros realizados pela Agência Integrada, os estagiários também são incentivados a participar de concursos universitários, que são usados como ferramenta de aprendizado e colaboram com o incremento do portfólio dos alunos. Com essa experiência, os estudantes adquirem novos conhecimentos graças, às pesquisas realizadas para o desenvolvimento das peças. Além disso, os concursos têm temas similares aos de campanhas reais e promovem um intercâmbio entre os trabalhos concorrentes. Esse incentivo trouxe, como resultado prático, a conquista de vários prêmios para os alunos da Integrada. Foram 13 títulos nos últimos anos, dentre os quais se destacam: A primeira colocação no concurso  Ecos Mostra 2014 da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A criadora da peça foi a estagiária Thaís Peixoto que produziu uma série de peças para o Dia Nacional da Alfabetização (figura 7). Os alunos Filipe Santos e Júlia Soresini conquistaram o primeiro lugar no  Ecos Mostra 2015 da UFES. O briefing pedia que se encontrasse uma solução para que as pessoas priorizassem a bicicleta como meio de transporte em detrimento dos veículos automotivos (figura 8). Outra conquista veio em 2014, no prêmio Colibri de Propaganda - principal concurso publicitário do Espírito Santo e primeiro concurso regional realizado no Brasil. Nele a estudante Bárbara Faria conquistou com seu anúncio (figura 9), o Bronze na categoria estudantil. O briefing requisitava uma campanha publicitária cujo intuito era promover uma ação que incentivasse a adoção de animais. Em 2015, a campanha dos estudantes Renan Mendes e Filipe Santos ganhou, no concurso Fenapró Universitário, o primeiro lugar no Espírito Santo e conquistou o direito de representar o estado na etapa nacional. Na disputa envolvendo participantes de todo o país, a campanha ficou em segundo lugar, tendo como concorrentes as melhores criações de cada estado. O desafio era criar uma peça que representasse o futuro da propaganda (figura 10). Em 2016, foi a vez das alunas Júlia Soresini e Paula Pimentel trazerem para a Integrada novamente o título de primeiro lugar estadual no concurso Fenapró Universitário, com a peça criada para o tema  Orgulho de ser profissional de propaganda (publicitário) (figura 11). No ano de 2017, o cartaz (figura 12) das alunas Aline Passos e Lívia Reim conquistou terceiro lugar na etapa regional do concurso Fenapró Universitário. O briefing instruía os alunos a criar uma peça que mostrasse o futuro do aluno como publicitário e como cidadão. A produção de vídeos também faz parte de um dos trabalhos realizados pela Integrada. Os estagiários produzem um programa de entrevistas, para o Youtube, sob o título de  Integrada com o mercado <http://bit.ly/2oN9FuT>, no qual publicitários de renome são convidados para tratar de assuntos relativos à suas carreiras. Dentre os nomes que já passaram pelo programa estão: Luis Tauffer  diretor de criação na Agência Young & Rubicam Poland; Flávia Rodriguez  diretora da Agência Criativa; e André Muhle  diretor de criação na Agência Ampla. Esse projeto permite que os alunos estreitem laços com o mercado e vivenciem práticas publicitárias realizadas por profissionais da área. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Agência Integrada, como explicitado no decorrer deste relatório, concentra-se na promoção de atividades que conciliam as dimensões teóricas e práticas vivenciadas em uma instituição de ensino. Deste modo, os estudantes aplicam, por meio de situações reais e similares às enfrentadas pelas agências profissionais, os conteúdos que lhes são transmitidos. Esse propósito refere-se às principais metas da Integrada, que são reforçar o conteúdo assimilado nas disciplinas a partir de uma experiência de trabalho e contribuir com o desenvolvimento social de seus estagiários. Para tal, ela busca transcender a experiência teórica em sala de aula e transmitir valores como ética, valorização da diversidade e preocupação social nas peças que cria, nas ações que desenvolve e nos eventos que organiza. Assim, além de formar profissionais preparados para atender as reais expectativas do mercado, a Agência Integrada estimula o desenvolvimento acadêmico dos estagiários e forma cidadãos conscientes de sua importância social, com grande potencial para provocar mudanças no meio em que vivem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BERNARDI, M. M. A importância da iniciação científica e perspectivas de atuação profissional. Biológico, São Paulo, v. 65, n.1/2, p.101, jan./dez, 2003.<br><br>DA CRUZ, Giseli Barreto. Teoria e prática no curso de pedagogia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p.149-164, 2012.<br><br>DUAILIBI, R.; SIMONSEN JÚNIOR, H. Criatividade & Marketing. São Paulo: Makron Books, 2000.<br><br>GRACIOSO, Francisco. O que você prefere: publishow, propagrama ou divertising?. In: As novas arenas da comunicação com o mercado. GRACIOSO, Francisco (org). São Paulo: Atlas, 2008.<br><br>IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009. <br><br>LONGO, W. O Relacionamento Cliente/Agência. In: Publicidade ao vivo: depoimentos. Org: Ângela Falcão. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S/A, 1991.<br><br>MAZZEI, Victor. Criatividade: o que inspira suas ideias? Curitiba: CRV, 2016.<br><br>WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.<br><br> </td></tr></table></body></html>