ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00398</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;CARONA SOLIDÁRIA: JUNTOS EM UMA DIREÇÃO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bianca Alexandre de Sousa (Universidade Metodista de São Paulo); Rafaela Alexandre Sudré (Universidade Metodista de São Paulo); Marina Jugue Chinem (Universidade Metodista de São Paulo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Consumo solidário, Publicidade, Sustentabilidade, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao longo deste projeto, a relação entre publicidade, sustentabilidade e consumo solidário será observada sob diversos aspectos, sejam eles práticos ou teóricos. Doze peças de diferentes mídias foram elaboradas para o aplicativo de carona solidária  Caronista , criado pela Agência Colmeia. É imprescindível entender o valor de todas as vertentes abordadas neste projeto,desde as questões relacionadas à estrutura da mensagem, até a fundamentação teórica do movimento artístico empregado nas peças. O anúncio de revista desenvolvido pela agência foi utilizado como peça conceito de toda a campanha, influenciando na estrutura das demais peças. Além disso, o trabalho a seguir também aborda a importância em relacionar a publicidade com a responsabilidade social, mais especificamente com a carona solidária que vem se desenvolvendo nos últimos anos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A sustentabilidade pode ser considerada como uma ação ou conjunto de ações realizadas com o objetivo de atender as necessidades dos seres humanos visando o desenvolvimento  principalmente na área da economia  sem precisar agredir o meio ambiente ou comprometer as gerações futuras de forma negativa, visto que estão cada vez mais em evidência as consequências das ações sustentavelmente irresponsáveis dos homens. Isso se dá através da exploração e utilização de recursos de forma responsável. Apesar de muitos pensarem que a sustentabilidade é algo de difícil implementação na sociedade, atualmente há muitas propostas sustentáveis que são eficazes na teoria e na prática. Como exemplo de ação sustentável atual é possível citar a carona solidária, que é um movimento incentivador do compartilhamento de um veículo em casos onde duas ou mais pessoas que estão em localizações próximas e possuem o objetivo de chegar em um mesmo destino. O conceito de carona solidária surgiu com o objetivo de evitar o uso do carro por apenas um ocupante. Na prática, consiste em fazer com que duas ou mais pessoas que percorrem trajetos iguais ou parecidos usem o mesmo veículo, dividindo os custos. Com essa medida espera-se reduzir a quantidade de carros em circulação nas ruas, diminuindo assim os engarrafamentos e a emissão de gases poluentes na atmosfera. (GONÇALVES, 2012) Além do trânsito se tornar menos caótico com a diminuição dos carros nas ruas, ocorre também uma redução na poluição do ar  causada pela fumaça despejada pelos veículos. Isso sem mencionar os benefícios sociais: dirigir acompanhado pode ser uma experiência agradável e uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas e aumentar o círculo de amizades. Ações relacionadas a sustentabilidade  como a carona solidária  contribuem diretamente para o futuro do planeta, garantindo a proveniência de recursos e um desenvolvimento econômico socialmente responsável tanto para a geração atual quanto para as que estão por vir. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com Araújo (2017), existem sete milhões de carros que podem circular todos os dias em São Paulo. Além do trânsito caótico, os malefícios deste número também estão relacionados a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, como o CO2, gás responsável pelo efeito estufa. Alta concentração de dióxido de carbono leva à poluição do ar, chuva ácida, possível desequilíbrio do efeito estufa com consequente elevação da temperatura da Terra, conjuntamente o derretimento de calotas de gelo e elevação dos níveis oceânicos, resultando em uma grande degradação ambiental de ecossistemas e paisagens. (ECYCLE, 2017) Pensando nisso, a carona solidária surgiu a fim de diminuir esses dados, e, consequentemente, melhorar o ar e o trânsito nas vias. Empresas e universitários têm visto a importância dessa ideia e incentivado a produção de projetos com essa característica. Segundo Faria (2017), um outro ponto positivo que pode incentivar as pessoas a adotarem a carona solidária é a economia, tanto de combustível quanto nos estacionamentos, que costumam ter preços salgados nas cidades grandes. Se uma pessoa oferece os quatro lugares restantes de seu carro para dar carona, são quatro carros a menos na rua, diminuindo estes gastos drasticamente. (...) em uma cidade como São Paulo, uma pessoa que ande em média 18 mil quilômetros por ano em um carro 1.6, consumindo 1 litro de gasolina a cada 10km, terá gasto aproximadamente 5 mil reais com transporte no final do ano. Se fosse adepto da carona solidária a pessoa poderia economizar cerca de R$3,5 mil reais, o que já é uma redução bastante significativa. (FARIA, 2017) Sendo assim, conclui-se que com a carona solidária todos saem ganhando em todos os aspectos, sejam eles econômicos ou ambientais. Diversos aplicativos, sites e grupos nas redes sociais são criados todos os dias a fim de expandir essa ideia que tem crescido nos últimos anos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao levar em consideração o tema proposto de consumo solidário, a Agência Colmeia optou por falar sobre a ideia de carona solidária, mais especificamente sobre como esse projeto pode ser muito bem aplicado no contexto universitário. Principalmente nas cidades metropolitanas  pelo número de veículos  , as grandes inserções de carros nas ruas nos últimos anos resultam na emissão anual de toneladas de CO2 (dióxido de carbono). Com isso, no mundo todo são diariamente implantados projetos que visam a melhoria do trânsito e na qualidade do ar das grandes metrópoles. Com o intuito de incentivar essa prática no ambiente acadêmico, a proposta do projeto é ressaltar as vantagens da utilização desse meio de transporte na Universidade Metodista. Ao pensar que um carro pode transportar até cinco pessoas, a ideia de um motorista dirigir apenas para ele mesmo é quase retrógrada. Companhia durante a viagem, economia nas despesas, mobilidade facilitada e maior possibilidade de networking são apenas algumas das vantagens da utilização desse tipo de serviço. No geral, o conceito de carona solidária mostra os benefícios de utilizar um carro sempre com mais de um ocupante; generalizando, consiste na ideia de duas ou mais pessoas que percorrem trajetos semelhantes fazerem isso no mesmo veículo. Na vida de um estudante universitário em si, trata-se da possibilidade de transformar um percurso menos cansativo ou maçante em algo bom e prazeroso. Mercadologicamente falando, aplicativos de carona como Uber e Cabify vêm se tornando aplicativos cada vez mais indispensáveis nos celulares da população brasileira. Hoje em dia, é muito comum que usuários de transporte  público ou pessoal  deixarem o mundo caótico de lado para tornarem-se passageiros. Levando isso para o lado solidário, o aplicativo Caronista traz a ideia de que não é necessário pagar para alcançar essa fuga muito necessária e que com ela podem ser alcançados ótimos momentos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O movimento Pop Art Na peça anúncio de carona solidária, foram identificadas semelhanças relacionadas ao movimento artístico mais importante dos anos 50 e 60: a Pop Art, conhecida por ser uma arte popular que estava crescendo junto com a publicidade, em especial no desenho industrial, noscartazes e nas revistas ilustradas. Para Wilson (1974), a arte pop conseguiu um feito que nenhum outro movimento havia conseguido. Era ao mesmo tempo figurativa e realista, e a sua temática exclusivamente sobre os acontecimentos das grandes metrópoles no século XX, ou seja, Nova York e Londres. Este movimento artístico trabalhava com a ideia de representação da cultura popular em suas diversas frentes. Tinha forte influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX, o que se relaciona diretamente com os primeiros passos da globalização e com as maiores vitórias para o mundo capitalista. Ao considerar isso, a Pop Art se baseava na ideia de ser uma crítica irônica aos objetos de consumo massificados na sociedade, o que poderia ser retratado na publicidade, em ilustrações ou até em revistas de quadrinhos. Em contrapartida à ideia de criticar o que estava presente na sociedade, a Pop Art se apoiou e cresceu muito com os bens de consumo. Um exemplo disso é toda a campanha relacionada as Sopas Campbell, criada por um dos maiores nomes desse movimento: Andy Warhol. Entre as principais características da Pop Art, é inevitável citar suas principais, como linguagem figurativa e realista ao referir-se a ideias e aparências do mundo contemporâneo, a ideia de temáticas extraídas do meio ambiente urbano (história em quadrinhos, revistas, jornais, anúncios, cinema, bens de consumo, alimentos, etc.), a combinação de pinturas com objetos reais e formas e figuras em escalas natural e ampliada. Vale lembrar também que esse movimento trabalhou bastante com referências ao status social, a fama, a violência e a temas polêmicos no geral. Por outro lado, ao considerar o poder social relacionado a Pop Art, esse tipo de arte funcionou como um  desmistificador da arte: toda a arte que era considerada refinada e erudita demais, se tornou uma arte massificada que aproximou todos de todos. Isso foi possível através da utilização de objetos próprios ou populares do contexto histórico, como as obras criadas sobre o refrigerante Coca-Cola. As cores do anúncio Quando pensado sobre as outras relações presentes no anúncio página dupla da Carona Solidária, pode-se observar o primeiro aspecto relacionados as cores escolhidas: a tonalidade da arte. Suas cores são chamativas, mas com harmonia para que o leitor tenha interesse em observar a peça. Assim como a arte moderna do século XXI, a Pop Art onde as cores e desenhos se combinavam para dar um sentido a arte, também segue o mesmo caminho na peça apresentada. Vetores foram utilizados nas ilustrações, trazendo uma linguagem mais jovial e dinâmica. A Teoria das Cores (2017) diz que a cor é um fenômeno físico que está relacionado com a existência da luz, pois se a luz não existisse, não existiriam as cores. Assim como o preto absorve toda a luz, o branco é percebido por algo que reflete praticamente todas as cores. Contudo, pode-se dizer que o preto e o branco são identificados pela ausência ou presença de luz, respectivamente. Segundo Cristian (2017), a cor é como o cérebro: interpreta a vinda da luz através dos sinais de eletro nervoso vindo dos olhos, emitidos por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnéticas correspondente à parte do espectro eletromagnético visível. Os aspectos físicos definem a cor como uma sensação percebida em certas organizações nervosas a partir do estímulo da luz, isto é, a cor seria o resultado da ação da luz sobre os olhos primeiramente. Neste contexto, não se pode afirmar que os objetos possuem suas cores. O que acontece são raios de luz batendo nos objetos, parte absorvidos, parte refletidos, vindo diretamente para os nossos olhos, que por sua vez são capazes de, por meio de reações químicas e fisiológicas, interagir e fazer uma primeira interpretação do resultado da síntese de raios feita pelas propriedades físicas do objeto. (SILVEIRA, 2015) Com o surgimento das cores primárias que facilitaram as combinações das cores normalmente mais usadas  vermelho, azul e amarelo  , as combinações ativas de cores com suas misturas e pigmentos também se desenvolveram, levando às cores secundárias  verde, laranja e violeta  e, consequentemente, às cores terciárias, que são compostas pelas cores primárias e uma cor secundária. Além disso, as cores complementares são identificadas por possuírem um maior contraste entre si. Na peça conceito, o tom verde foi predominante, a fim de simbolizar natureza, juventude e esperança. Entre todos os significados existentes sobre este tom, esse é o que mais se encaixa na peça. Com a cor verde, objetos compostos na arte  como as árvores e o background  foram coloridos. A cor amarela também foi bastante utilizada, relacionando-se a alegria e raciocínio, e é exatamente essa ideia que a carona solidária quer passar, uma ação inteligente, mas que une as pessoas de uma forma agradável. O amarelo também representa o veículo e o logotipo da peça conceito, vindo com essas mesmas ideias. O cinza representa a neutralização. Nesse caso, está relacionado com a vida cotidiana, pois é utilizado nas ilustrações das ruas do labirinto e na paisagem dos edifícios no background para mostrar por onde o Caronista pode passar. (SIGNIFICADOS, 2017) A tipografia utilizada A escolha inadequada da tipografia em um layout pode prejudicar o conceito visual de uma peça, por isso é necessário analisá-la antes da aplicação, para combinar com o contexto. Segundo Dutra (2017), a tipografia vinda antes de Cristo tem origem grega, e atualmente é vista como a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. O principal objetivo da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação escrita. As composições tipográficas têm como forma a legibilidade e a construção visual, que comanda o olhar do leitor se contextualizando com sua forma e conteúdo. Deste modo, a parte visual é realizada na escolha da fonte tipográfica, tonalidades e layout dos textos, assim harmonizando com todos os elementos presentes no conteúdo. A tipografia surgiu como a arte de escrever e imprimir a partir do tipo móvel. Como qualquer outro meio de comunicação, ela tem os seus elementos estruturais básicos organizados em composições funcionais e estéticas que as qualificam como uma forma de expressão. (FONSECA, 2008, p.15) Portanto, a Agência Colmeia optou pela utilização da fonte Caviar Dreams. Por ser uma fonte moderna, traz a ideia de jovialidade necessária para falar com o público-alvo do Caronista. A fonte sem serifa segue a regularidade de uma forma livre, já que a presença de serifas é relacionado a assuntos mais clássicos e as fontes manuscritas trazem consigo a ideia do público infantil. Assim, a diversificação dessa fonte traz também o conceito de ruptura dos anos 20, levando em consideração a modernização, leveza e sutileza da tipografia apresentadas na peça. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desde os primórdios da publicidade e propaganda, a maioria das campanhas publicitárias constituem-se do equilíbrio da união entre imagem e texto. A imagem publicitária é a representação visual da ideia existente no conceito da peça, portanto é de extrema importância, pois através da criatividade é capaz de despertar diversas emoções no consumidor, dentre elas: a curiosidade. Segundo Fernandes (2017), cerca de 90% da informação transmitida ao cérebro é visual, sendo processada em até 60.000 vezes mais rapidamente do que os textos. Existem diversas maneiras de se construir uma imagem em um anúncio publicitário, pode ser através da fotografia, pintura ou até mesmo ilustração. Por se tratar de um desenho, cogita-se de maneira errônea que a ilustração possa ter características sempre parecidas, no entanto há inúmeras vertentes a se seguir na criação, ampliando assim as possibilidades da campanha final. Ao analisarmos o atual meio mercadológico, é possível visualizar grande ascensão deste segmento. O fator determinante e essencial para os profissionais artísticos, será o perfil do público-alvo definido previamente pelo briefing, pois é através dele que define-se quais serão as técnicas aplicadas e o melhor estilo para desenvolver a arte a fim de despertar interesse. Diante de tal tendência, a Agência Colmeia optou por trabalhar a ilustração dentro do tema  Carona Solidária para o Projeto Integrado da Universidade Metodista de São Paulo, pois conceitos abstratos ficam difíceis de serem representados fotograficamente. O conceito criativo vigente é o labirinto, baseado no caos vivenciado no trânsito todos os dias. No desenvolvimento da peça foi utilizado vetores para se criar desenhos com curvas em bitmap e não com pixels, aumentando assim a qualidade de imagem. As cores possuem papel fundamental, tanto para chamar a atenção do consumidor, quanto para ser mantida a identidade visual da campanha. Para fazer referência à universidade, utilizamos o azul e o amarelo; para representar o tema sustentabilidade, utilizamos o verde. O conceito selecionado pela agência para o aplicativo de carona solidária  Caronista é sintetizado pela frase  Vivemos em um labirinto , levando em consideração que diversos caminhos podem te levar para um mesmo destino. Essa é a ideia da carona solidária: não caminhar sozinho, tendo a oportunidade de conhecer pessoas novas, economizar dinheiro e ainda colaborar com o meio ambiente. A partir disso, diversas análises foram feitas a fim de obter uma maior fundamentação teórica para a criação das peças de cada mídia. Primeiramente, a agência escolheu utilizar vetores na peça conceito  e, consequentemente, em todas as outras peças. Isso se deu pelo fato de que, segundo estudos realizados, conceitos abstratos são mais simples de serem representados através de vetores, ao invés de fotografias. Criativamente falando, um estudo das fontes que poderiam ser utilizadas e das artes em uma perspectiva mais teórica foi realizado, encontrando fortes influências da Pop Art na estética das peças. A escolha das cores  incluindo os seus significados, os vetores e as formas são características fortes deste movimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Este projeto foi realizado a partir da proposta desafiadora de criar desde a estaca zero nove peças seguindo o tema  Sustentabilidade e Publicidade: Consumo Solidário , direcionado pela Colmeia com a temática na Carona Solidária. O processo incluiu desde a idealização de um conceito criativo até a execução de todas as peças. Por fim, notamos que o êxito deste projeto só foi possível a partir do momento em que entendemos que, de alguma forma, todos os módulos se integravam na hora de realizar tanto as análises, quanto as criações das peças. Acreditamos que assim seja na vida profissional: todo o nosso conhecimento acadêmico se conecta, a fim de obtermos o melhor resultado do trabalho que realizamos. Além disso, o trabalho aborda a importância em relacionar a publicidade com a responsabilidade social, mais especificamente com a carona solidária que vem se desenvolvendo nos últimos anos. Ações relacionadas a sustentabilidade  como a carona solidária  contribuem diretamente para o futuro do planeta, garantindo a provisão de recursos e um desenvolvimento econômico socialmente responsável tanto para a geração atual quanto para as que estão por vir.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ARAÚJO, Ingrid. Carona solidária: um benefício para a sustentabilidade do Brasil. Disponível em: <http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/carona-solidaria-um-beneficio-para-a-sustentabilidadedo-brasil/>. Acesso em 02. Nov. 2017<br><br>CRISTIAN, Liute. Gerenciamento de cores #5: teoria da cor. Disponível em: <https://clube.design/2017/gerenciamento-de-cores-5-teoria-da-cor/>. Acesso em 11. Nov. 2017.<br><br>DUTRA, Amanda. História da tipografia. Disponível em: <https://tipografart.wordpress.com/2012/11/05/historia-da-tipografia/>. Acesso em 11. Nov. 2017.<br><br>ECYCLE. Dióxido de carbono: essencial por um lado, prejudicial por outro. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/63/2375-dioxido-de-carbono-co2-essencialprejudicial-composto-gasoso-fotossintese-respiracao-noturno-fontes-usos-industria-decomposicaoerupcoes-atividade-humana-efeito-estufa-excesso-poluicao-sumidoros-sequestradores-doencasaquecimento-global-alternativas.html>. Acesso em 02. Nov. 2017<br><br>FARIA, Caroline. Carona Solidária. Disponível em: < https://www.infoescola.com/ecologia/caronasolidaria/>. Acesso em 02. Nov. 2017 <br><br>FERNANDES, Jefferson. Se você duvida do poder dos vídeos, aqui estão 10 estatísticas para convencê-lo do contrário. Disponível em < https://pt.linkedin.com/pulse/se-voc%C3%AA-duvida-dopoder-dos-v%C3%ADdeos-aqui-est%C3%A3o-10-para-fernandes>. Acesso em 11. Nov. 2017. <br><br>FONSECA, Joaquim. Tipografia & Design gráfico: Design e produção de impressos e livros. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 280<br><br>GONÇALVES, Anderson. Carona solidária, boa para o bolso e para o trânsito. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/carona-solidaria-boa-para-o-bolso-e-para-otransito-3i8lhu500u08x6uowdmeqti6m>. Acesso em 04. Out. 2017<br><br>HISTÓRIA DAS ARTES. Pop art. Disponível em <https://www.historiadasartes.com/nomundo/arteseculo-20/pop-art/> Acesso em 11. Nov. 2017<br><br>SIGNIFICADOS. Significado das cores. Disponível em: <https://www.significados.com.br/cores-2/>. Acesso em 11. Nov. 2017<br><br>SILVEIRA, Luciana. Introdução à teoria da cor. 2ª ed. Curitiba: UTFPR, 2015. 40<br><br>TEORIA DAS CORES. Teoria das cores. Disponível em: <http://www.teoriadascores.com.br/>. Acesso em 11. Nov. 2017.<br><br>WILSON, Simon. A Arte Pop. Barcelona: Editorial Labor do Brasil, 1974. 128<br><br> </td></tr></table></body></html>