ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01071</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Transforma Lágrima em Água - A tragédia ambiental de Mariana</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana de Paula Prudente (Universidade federal do Espírito Santo); Gustavo Ferreira Andre (Universidade federal do Espírito Santo); Fabio Gomes Goveia (Universidade federal do Espírito Santo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia Publicitária, Publicidade, Comunicação, Desastre, Mariana</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho apresenta a produção fotográfica realizada pelos alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Espírito Santo, recorrendo aos conceitos, técnicas e conhecimentos gerais da fotografia publicitária aprendidos na disciplina Fotografia Publicitária II. A campanha criada para o cliente fictício  SOS Mariana tem como objetivo conscientizar brasileiros e brasileiras sobre a tragédia ambiental de Mariana, ocorrido em 5 de novembro de 2015. O conteúdo das imagens aborda o suicídio e a saúde mental dos moradores da cidade. As fotografias foram elaboradas para a divulgação nas redes sociais, por meio de uma fan page no Facebook.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Organização  SOS Mariana é uma entidade fictícia, criada para assinar as fotografias tiradas pelos alunos da disciplina de Fotografia Publicitária II, da Universidade Federal do Espírito Santo. A entidade atuaria em favor dos atingidos pelo desastre ambiental ocorrido em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015, quando foi rompida a barragem de Fundão, pertencente à mineradora Samarco. As imagens produzidas para a campanha foram pensadas em grupo desde antes da sua concepção, esse cuidado reflete um pouco das características designadas para a fotografia publicitária. Para Ricardo Cordeiro (2005, p. 10), na fotografia publicitária  (...) tudo é preparado e pensado ao pormenor, desde a pose até ao cenário escolhido, passando por outros fatores como o enquadramento, a luz ou a escolha do ator publicitário , destaca o autor. As fotografias da campanha foram produzidas para sensibilizar brasileiros e brasileiras quanto ao desastre ambiental, com foco no tema da saúde mental e no suicídio, um dos prejuízos causados aos atingidos e que reflete na vida de muitas pessoas do local. O ensaio foi inspirado em matérias jornalísticas lidas sobre o acontecimento e na pesquisa preliminar realizada, analisando peças publicitárias que dialogam com o tema da saúde mental e do suicídio, buscando a melhor maneira de tratar sobre o tema com cuidado e respeito. A campanha traz como conceito o título  Transforma Lágrima em Água , extraída da canção  Cacimba de Mágoa , de Gabriel O Pensador com participação do grupo Falamansa. A expressão comunica tanto com o assunto transmitido nas imagens, quanto com a tragédia, no geral, que teve como figura principal a lama que devastou a cidade de Mariana. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Produzir uma imagem que transmita uma mensagem específica tem por objetivo reduzir a multiplicidade de sentidos que cercam aquela imagem - é preciso que a mensagem contida ali seja o mais forte, impactante e que não reste dúvidas sobre o seu significado. Com essa premissa é que o grupo teve a iniciativa de criar as fotografias para a campanha. Eloá Muniz (2005, p. 81) afirma que  (...) a fotografia usada na comunicação publicitária é produzida pelo profissional de criação com a intenção de fazer o receptor acreditar nos valores e atributos apresentados por meio da imagem fotográfica, recorrendo ao conhecimento existente na sua memória cultural, articulando elementos indiciais que possibilitem desencadear na sua mente significações que possam conduzi-lo ao desejo e à ação de consumo do produto anunciado . O consumo, nesse caso, não está atrelado a um produto específico, mas a uma ideia, ao propósito de sensibilizar pessoas para uma causa e um acontecimento. A expressão da lágrima e o fundo preto, assim como o sino da Igreja utilizado nas imagens dialogam diretamente com a memória cultural das pessoas e com o sentimento afetivo, por remeter a algo triste. O público-alvo da campanha engloba homens e mulheres, de faixa etária acima dos 18 anos chegando até o público mais velho, com 65 anos, de diferentes classes econômicas. A mensagem é direcionada para um público de massa, uma vez que a campanha tem o objetivo de sensibilizar a todos e todas, por ser uma tragédia que envolve famílias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Personagens que representassem a figura feminina e masculina foram as principais escolhas pensadas para a produção das fotos, uma vez que essas representações dariam espaço para o testemunhal de vozes verídicas sobre a tragédia de Mariana. A campanha titulada  Transforma Lágrima em Água coloca em evidencia os casos de saúde mental e suicídio ocasionados pela tragédia que acometeu a cidade, sensibilizando o público sobre o assunto com mensagens reais do que o acontecimento gerou na vida de diversas pessoas. Ao mesmo tempo, a expressão relaciona-se com a lama que prejudicou a circulação de água para o município. A tragédia ambiental aconteceu devido ao rompimento de duas barragens da mineradora Samarco na cidade de Mariana (MG), no dia 05 de novembro de 2015. Nessas barragens havia lama, rejeitos sólidos e água. Esses detritos são resultado da mineração na região. O desastre deixou 19 mortos, além de danos à natureza. Para tratar da morte e da saúde mental, temas delicados, utilizamos as cores escuras, em tom de preto e marrom, além do branco para dar visibilidade ao texto. O fundo preto da imagem simboliza a perda, seja ela física, material ou existencial, já o marrom remete à lama que se espalhou pela cidade. Ao tratarmos da temática suicídio e saúde mental, trazemos à tona não só uma discussão sobre Mariana e o que o episódio fez com os atingidos, mas também tocamos na dor de diversas pessoas que já tiveram algum caso dessas duas temáticas na família, amigos e conhecidos, além de que, a morte é um tema que gera preocupação no público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de criação das imagens foi inspirado nos relatos individuais encontrados em matérias jornalísticas sobre o acontecimento de Mariana (MG), de acordo com o levantamento de dados realizado pelo grupo. Os anúncios e imagens que tratam dos assuntos suicídio e saúde mental também foram referencial para a produção, uma vez que o grupo tinha como objetivo entender como tratar desses temas de maneira delicada e simples. O método utilizado na elaboração das fotografias tem como base a disciplina de "Fotografia Publicitária II" oferecida pela Universidade na qual os estudantes cursam, discutindo temas como enquadramento, luz, ângulos, entre outros aspectos da área. As direções dos personagens foram analisadas antes da data de ensaio no estúdio, com a pesquisa de imagens emotivas, com a presença do choro e da melancolia. Dessa maneira a produção foi mais ágil e assertiva. Informações técnicas  fotografia 1 Fabricante / Marca: Nikon Modelo da câmera: Nikon D3000 Escala de número F: f/6,3 Tempo de exposição: 1/640 s ISO: ISO-200 Distância focal: 105 mm Informações técnicas  fotografia 2 Fabricante / Marca: Nikon Modelo da câmera: Nikon D3000 Escala de número F: f/7,1 Tempo de exposição: 1/160 s ISO: ISO-100 Distância focal: 60 mm Informações técnicas  fotografia 3 Fabricante / Marca: NIKON CORPORATION Modelo da câmera: NIKON D3000 Escala de número F: f/5,6 Tempo de exposição: 1/125s ISO: ISO-100 Distância focal: 105 mm. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção das imagens foi realizada no dia 28/11/2017, sendo a primeira foto tirada do sino da Paróquia São Francisco de Assis, em Vitória/ES e duas outras imagens feitas dentro do estúdio do Prédio Multimeios da Ufes. As imagens internas contaram com a participação dos membros do próprio grupo que estavam executando o trabalho, sendo uma pessoa do gênero masculino e outra do gênero feminino, dando maior representatividade para os sujeitos atingidos em Mariana (MG). Foi utilizado o flash, a iluminação do estúdio e uma lona cinza presente no local para compor a foto, os elementos permitiram a manipulação das imagens por meio de um programa de edição, inserindo os testemunhais e o texto da campanha. O objetivo das fotos é representar por meio de expressões faciais dos personagens as dores sofridas pelos atingidos pela tragédia de Mariana, representando o sentimento de dor, angústia e perda. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O trabalho realizado mostra a importância e o impacto que a Fotografia Publicitária exerce na sensibilização do público, nesse caso com foco no impacto de uma causa e de um sentimento. A emoção passada nas imagens tem como objetivo despertar o interesse das pessoas que não foram diretamente atingidas pela tragédia de Mariana a se sensibilizarem pela causa e cobrarem por ações efetivas para reverter esse acontecimento. As peças tocam em assuntos tão delicados ao dia a dia de tantas pessoas, assim como esse sentimento foi e é constante na vida dos atingidos. Ressalta-se nas imagens utilizadas os dados oficiais do Governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Mariana sobre os índices de suicídio e de saúde mental, com o aumento do atendimento psicológico aos moradores do município. Conclui-se que campanhas publicitárias de ONGs e organizações direcionadas à discussão sobre saúde mental contribuíram para o desenvolvimento do trabalho, assim como as matérias jornalísticas foram de suma importância para conceituar a campanha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CORDEIRO, Ricardo. Fotografia publicitária e fotografia jornalística: pontos em comum. Portugal, 2005/2006. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/cordeiro-ricardo-fotografia-publicitaria.pdf>. Acesso em: 05 de abril de 2018.<br><br>FERREIRA, B.; VALE, J. C. A. D. Estado vai apurar aumento de casos de suicídio após tragédia. 2016. Disponível em: < http://www.otempo.com.br/cidades/estado-vai-apurar-aumento-de-casos-de-suic%C3%ADdio-ap%C3%B3s-trag%C3%A9dia-1.1293188>. Acesso em: 03 de dez. 2017.<br><br>FRANCO, P. R.; CÂMARA, L. Após tragédia, tentativas de suicídio têm salto de 67%. 2017. Disponível em: < http://www.otempo.com.br/cidades/ap%C3%B3s-trag%C3%A9dia-tentativas-de-suic%C3%ADdio-t%C3%AAm-salto-de-67-1.1539051>. Acesso em: 03 de dez. 2017.<br><br>ISTO É (2017). Atingidos pela tragédia de Mariana devem pedir cadastramento até o fim do ano. Disponível em: <https://istoe.com.br/atingidos-pela-tragedia-de-mariana-devem-pedir-cadastramento-ate-o-fim-do-ano/>. Acesso em: 05 de abril de 2018.<br><br>LETRAS (2017). Cacimba de Mágoa (part. Falamansa) - Gabriel O Pensador. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/cacimba-de-magoa/>. Acesso em: 03 de dez. de 2017.<br><br>MUNIZ, E. Comunicação publicitária em tempos de globalização. Canoas: Ulbra, 2005.<br><br>PRADO, A.; MARQUES, J.; LINHARES, C. Medo e depressão marcam atingidos dois anos após tragédia em Mariana. 2017. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/10/1929165-medo-e-depressao-marcam-a-rotina-em-vilas-afetadas-por-tragedia-em-mariana.shtml>. Acesso em: 03 de dez. 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>