INSCRIÇÃO: 01091
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT06
 
TÍTULO: Blog Cultura Coreana Allkill
 
AUTORES: CAROLINA ROBERTA DE SOUZA SILVA (Centro Universitário Newton Paiva); Patrick Simon Moreira de Oliveira (Centro Universitário Newton Paiva); Jaene Pabliane Souto de Andrade (Centro Universitário Newton Paiva); Cristina Santos de Azevedo (Centro Universitário Newton Paiva); Gabriel Florentino da SIlva (Centro Universitário Newton Paiva); Gabriel Augusto Souza (Centro Universitário Newton Paiva)
 
PALAVRAS-CHAVE: Blog, Comunicação Social, Coréia do Sul, Cultura,
 
RESUMO
O Blog All Kill foi desenvolvido por alunos de Comunicação Social na matéria “Mídias Sociais” que unia Jornalistas e Publicitários. O maior desafio era mesclar ambas habilitações em um único projeto, de forma que todos pudessem ter contato com suas respectivas profissões na prática. Assim, o blog se tornou uma plataforma multimídia, focado na cultura pop da Coréia do Sul – tema escolhido devido à “Onda Coreana” que tem influenciado o comportamento de adolescentes e jovens adultos brasileiros. Nele são disponibilizados textos informativos, de opinião e até pequenos guias para quem tem interesse por informações específicas ou para aqueles que tiveram seu primeiro contato com essa cultura. Todas as postagens são ilustradas com imagens e suas mídias sociais são alimentadas com intuito de divulgar o blog e estabelecer relacionamento com os leitores.
 
INTRODUÇÃO
A internet foi mecanismo essencial para aproximação de pessoas geograficamente distantes. Herbert McLuhan previu, em 1960, que a televisão seria capaz de estreitar os laços entre pessoas do mundo inteiro, mas a World Wide Web foi uma das principais responsáveis por esse acontecimento. Flatschat (2014) afirma que a web pode ser considerada uma rede de pessoas, sendo capaz de unir polos opostos do planeta sem que a distância geográfica seja empecilho. O Blog All Kill foi então criado tendo sua temática voltada para a Onda Hallyu, comumente chamada Onda Coreana, nome atribuído ao crescente sucesso da cultura Pop da Coréia do Sul e todas as influências dela em jovens de todo o mundo (DAL, Yong Jin 2012), mas aqui trataremos especialmente dos brasileiros. A escolha temática comprova o poder da Web, uma vez que Brasil e Coréia estão localizados em continentes distantes, com culturas que, a princípio, poderiam nunca se misturar. A escolha do Blog como ferramenta de desenvolvimento do projeto se pauta na proposta do mesmo "o blog é mais do que uma ferramenta de publicação caracterizada pelo seu formato: é uma ferramenta de comunicação, que é utilizada como forma de publicar informações para uma audiência." (Amaral; Montardo; Recuero, 2009, p. 31). Para potencializar a capacidade de alcance do blog e maior engajamento dos leitores, as mídias e redes sociais foram criadas após pesquisa entre os fãs, sendo assim, o blog está presente no Twitter, Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube. Com isso, foi possível trabalhar na prática todas as teorias aprendidas na disciplina “Mídias Sociais”.
 
OBJETIVO
O objetivo principal do Blog All Kill (www.allkill.com.br) é produzir conteúdo para um público bem específico, enquanto os conteúdos ministrados em sala de aula são aplicados. Tais como escolha da linguagem, criação de identidade visual condizente à temática e uso das mídias sociais para divulgação do blog e interação com leitores. Além disso, a plataforma, com seu potencial multimídia, é um meio de facilitar o acesso às notícias e lançamentos da cultura pop sul coreana, em especial a música conhecida como K-Pop; auxiliar os novos fãs da cultura na descoberta das peculiaridades nela existentes; promover a onda coreana que recentemente ganhou destaque até mesmo nos meios de comunicação tradicional.
 
JUSTIFICATIVA
Embora a história da Coréia remonte a aproximadamente 5000 anos, no século XX passou por uma sequência de episódios que marcou e dividiu seu território e população como nunca havia sido registrado. A nação ficou sob domínio japonês por mais de 35 anos, foi dividida durante a Guerra da Coréia, guerra que destruiu sua economia e identidade, e ficou sob regime ditatorial.਀ Na década de 80 a democracia foi estabelecida como forma de governo na Coréia do Sul e a nação passou a buscar seu desenvolvimento para alcançar países de primeiro mundo. A cultura, um dos fatores responsáveis pelo reconhecimento da nação Sul Coreana, foi foco de desenvolvimento para criar sua identidade. ਀ Com o desenvolvimento da World Wide Web e criação de mídias e redes sociais, como Youtube, Faceboook e Twitter a Coréia do Sul ultrapassou as fronteiras territoriais. Sua música popular, em especial, se espalhou rapidamente e hoje a nação é reconhecida pelo Universal Music Group (UMG) como um dos países mais influentes e importante no cenário musical. ਀ O cenário da música popular sul coreana, mais conhecida como K-pop, é diferente de todos existentes, não só por sua musicalidade, mas por sua influência na moda e seus exigentes e bem definidos padrões de beleza. Jovens do mundo inteiro se atraíram pelas cores vivas dos clipes, batidas alegres, coreografias complexas apresentadas pelos cantores e moda. Dessa forma o K-Pop passou a influenciar o comportamento da população jovem. Essa influência transformou o K-Pop em ferramenta política e econômica , segundo Jang (2012), uma vez que os outros países passaram a estreitar seu relacionamento com a Coréia do Sul na busca de atender os cidadãos jovens que manifestam, tanto nas redes e mídias sociais quanto em eventos promovidos pelos chamados K-poppers, o desejo de conhecer de perto seus ídolos e passaram a importar todo tipo de produto relacionados à onda Hallyu. ਀ O fenômeno crescente da cultura coreana tornou-se objeto de estudo de alguns pesquisadores e por isso foi escolhido como temática do blog All Kill. Criado em 2017 após uma pequena pesquisa desenvolvida em sala de aula, que destacou a carência de blogs brasileiros voltados para essa temática, que visam não somente exposição de opinião dos autores. Assim, a criação de um blog com conteúdo de entretenimento e ao mesmo tempo que faz uso de técnicas da Publicidade e do Jornalismo, e reúne informações históricas tornou-se relevante.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 椀搀攀椀愀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 戀氀漀最 昀漀椀 挀漀渀挀攀戀椀搀愀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 甀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀挀椀搀椀搀愀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 愀氀最甀渀猀 搀攀戀愀琀攀猀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀猀猀攀洀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 渀漀 攀爀愀 猀愀琀甀爀愀搀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀渀氀椀渀攀⸀ 伀 瀀爀砀椀洀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 琀爀愀愀爀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀攀渀猀愀爀 渀愀 洀攀氀栀漀爀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 戀氀漀最Ⰰ 氀椀渀最甀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 甀猀愀搀愀Ⰰ 渀漀洀攀Ⰰ 氀愀礀漀甀琀Ⰰ 爀攀搀攀猀 攀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀⸀  O blog então foi desenvolvido na plataforma WordPress, pois ela oferece bons plugins de SEO (Search Enginer Optimization), de organização e que facilitam a ligação entre o Blog e as mídias sociais. ਀ A escolha da paleta de cores foi feita depois de observar páginas do Facebook dedicadas à cultura Pop Sul Coreana, Twitter de grupos musicais famosos e até mesmo pequenos blogs; ficando definido o uso de cores claras, principalmente rosa e azul. O logo foi desenvolvido na tentativa de se aproximar dos logos de K-pop e toda identidade visual do blog segue um padrão para facilitar o reconhecimento por parte dos leitores.਀ A linguagem usada é informal, para se aproximar dos leitores. Os títulos das postagens são propositalmente chamativos e lançam mão de vocabulário próprio da comunidade K-Popper – que também são explicados em postagens para contextualizar os fãs mais novos. A expressão “All Kill” foi escolhida como nome por ser relacionada às vitórias dos grupos e solistas nos charts – programas musicais que fazem rankings das músicas de acordo com uma série de requisitos – por se tratar de um termo agregado ao vocabulário K-popper torna a identificação do blog mais fácil por seu público.਀ A frequência de postagens varia de acordo com as notícias e novidades no cenário pop da Coréia da Sul, mas na ausência desses, as postagens são feitas no mínimo três vezes por semana com pautas frias – pautas que não são de acontecimentos recentes, mas que ainda são relevantes.਀ Nas redes sociais a frequência é maior, pois o intuito é dialogar com o leitor em um relacionamento mais íntimo e o conteúdo não é tão aprofundado quanto no blog.਀ Além disso, o All Kill é vinculado ao Google Analytics, para análise do comportamento dos leitores e aceitação dos posts; e ao AdWords para o planejamento das palavras chave.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 漀 最爀甀瀀漀 猀攀 搀椀瘀椀搀椀甀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀㨀 搀椀爀攀琀漀爀攀猀 搀攀 愀爀琀攀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀猀椀最渀攀爀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀 洀攀搀椀愀⸀ 伀猀 搀椀爀攀琀漀爀攀猀 搀攀 愀爀琀攀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 愀漀 搀攀猀椀最渀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀愀洀 琀漀搀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 戀氀漀最 攀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 伀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 戀氀漀最Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 戀氀漀最Ⰰ 樀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䬀ⴀ倀漀瀀瀀攀爀⸀ 䄀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 昀椀挀愀爀愀洀 挀漀洀漀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 琀漀搀漀猀Ⰰ 洀愀猀 猀漀戀 愀 最攀爀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 樀 琀爀愀戀愀氀栀愀 渀愀 爀攀愀⸀ Com o intuito de facilitar a navegação o Blog foi dividido em 4 categorias principais: 1. Comeback – Em inglês significa “retorno”, é utilizado quando um grupo/artista lança música nova e retorna aos palcos; 2. Pacotão – Categoria dedicada à análise de vários Music Videos (MV’s), também chamados de Clipes; 3. Devaneios – São textos voltados a reflexões, mais subjetivos e que destacam situações vividas pelos K-Poppers; 4. Debut – Significa “estreia”, área dedicada a apresentação dos novos grupos. As categorias principais, entretanto, não são as únicas. Categorias como Moda, Beleza, Conceitos e várias outras nuances presentes no K-Pop, que de alguma forma influenciam e/ou podem ser de interesse do público. ਀ O Layout escolhido foi modificado várias vezes a fim de ser o mais intuitivo possível, sem perder a beleza estética. As páginas estão separadas no cabeçalho; há um slider que apresenta uma pequena chamada para postagens diversas. Além disso, a sidebar do blog é dividida em pequenos boxes com informações dos autores, fotos de K-Idols – como os ídolos coreanos são chamados. A página inicial apresenta apenas os resumos do texto com uma imagem relacionada, então o leitor tem a opção de “ler mais” caso seja de seu interesse. Ao final de cada post o leitor tem um espaço reservado para comentários e assim contribuir para debates e trocas de informações.਀ Definimos também o uso obrigatório de imagens em todos os textos, com tamanho equivalente à área do texto, apenas os gifs possuem tamanho inferior por se tratar de um formato diferente. O uso dos vídeos também é recorrente, uma vez que eles foram e são parte fundamental da onda Hallyu.਀ As mídias sociais são apresentadas de diferentes formas: ícones, boxes nas laterais e ao final das páginas. Além disso, existe a opção de cadastro para aqueles que querem ser notificados todas as vezes que houver conteúdo novo. Cada mídia é usada de acordo com sua potencialidade, sendo o Twitter e o Youtube os mais populares. Futuramente alguns quadros especiais serão desenvolvidos no canal do Youtube, tais como cobertura de eventos promovidos pelos fãs, shows que estão se tornando mais comuns no Brasil e até mesmo entrevistas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀 昀漀椀 昀愀琀漀爀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀漀 最氀漀戀漀Ⰰ 渀漀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 攀挀漀渀洀椀挀漀 攀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 昀漀椀 琀愀洀戀洀 昀愀挀椀氀椀琀愀搀漀爀 搀漀 椀渀琀攀爀挀洀戀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 伀猀 戀氀漀最猀 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 猀攀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 切琀攀椀猀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 ᰀ搠椀爀椀漀猀 漀渀氀椀渀攀ᴀⰠ 猀甀愀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 瘀漀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀椀猀猀漀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 焀甀攀 愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 焀甀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀 挀漀洀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 搀漀 戀氀漀最Ⰰ 瀀漀椀猀 愀甀砀椀氀椀愀洀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ 伀 䄀氀氀 䬀椀氀氀 昀漀椀 戀攀洀ⴀ猀甀挀攀搀椀搀漀 渀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 渀漀猀 氀攀瘀漀甀 愀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 愀琀 攀渀琀漀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀猀 愀瀀攀渀愀猀 琀攀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀愀 洀愀琀爀椀愀 渀愀 焀甀愀氀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀Ⰰ 洀愀猀 甀渀椀甀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀琀 攀渀琀漀 瀀漀甀挀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 攀 挀漀洀瀀爀漀瘀漀甀 焀甀攀 漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 瀀漀搀攀洀 挀愀洀椀渀栀愀爀 樀甀渀琀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 昀漀椀 愀 甀渀椀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 栀愀戀椀氀椀琀愀攀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 焀甀攀 琀漀爀渀漀甀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  䌀甀氀琀甀爀愀 倀漀瀀 搀愀 䌀漀爀椀愀 搀漀 匀甀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䴀䄀刀䄀䰀Ⰰ 䄀搀爀椀愀渀愀㬀 䴀伀一吀䄀刀䐀伀Ⰰ 匀愀渀搀爀愀 攀 刀䔀䌀唀䔀刀伀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀 ⠀漀爀最猀⸀⤀⸀ 䈀氀漀最猀⸀䌀漀洀㨀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 戀氀漀最猀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀漀洀攀渀琀漀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀䰀Ⰰ 夀漀渀最 䨀椀渀⸀ 䠀愀氀氀礀甀 ㈀⸀ 㨀 吀栀攀 一攀眀 䬀漀爀攀愀渀 圀愀瘀攀 椀渀 琀栀攀 䌀爀攀愀琀椀瘀攀 䤀渀搀甀猀琀爀礀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀焀甀漀搀⸀氀椀戀⸀甀洀椀挀栀⸀攀搀甀⼀椀⼀椀椀樀⼀㄀㄀㘀㐀㔀㘀㔀㌀⸀   ㈀⸀㄀ ㈀⼀ⴀⴀ栀愀氀氀礀甀ⴀ㈀ ⴀ琀栀攀ⴀ渀攀眀ⴀ欀漀爀攀愀渀ⴀ眀愀瘀攀ⴀ椀渀ⴀ琀栀攀ⴀ挀爀攀愀琀椀瘀攀ⴀ椀渀搀甀猀琀爀礀㼀爀最渀㴀洀愀椀渀㬀瘀椀攀眀㴀昀甀氀氀琀攀砀琀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀吀䴀䰀㔀开䄀甀氀愀 ㄀ ⴀ 䌀䄀倀 ㌀⸀ 吀椀洀 吀攀挀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀䌀愀䜀䄀一ⴀ㘀倀眀䨀㐀  䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㤀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 JANG, Gunjoo; PAIK, Won k. KOREAN WAVE AS TOOL FOR KOREA’S NEW CULTURAL DIPLOMACY. Disponível em: https://file.scirp.org/pdf/AASoci20120300004_59668127.pdf Acesso em: 14 abr. 2018.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀ⴀ瀀漀瀀㨀 栀漀眀 匀漀甀琀栀 䬀漀爀攀愀 琀甀爀渀攀搀 爀漀甀渀搀 椀琀猀 洀甀猀椀挀 猀挀攀渀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀琀栀攀最甀愀爀搀椀愀渀⸀挀漀洀⼀洀攀搀椀愀⼀漀爀最愀渀最爀椀渀搀攀爀⼀㈀ ㄀㄀⼀愀瀀爀⼀㈀ ⼀欀ⴀ瀀漀瀀ⴀ猀漀甀琀栀ⴀ欀漀爀攀愀ⴀ洀甀猀椀挀ⴀ洀愀爀欀攀琀  䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 刀漀渀愀氀搀漀 倀攀搀爀漀猀漀 搀愀㬀 䄀䰀嘀䄀刀䔀一䜀䄀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀愀渀漀⸀ 䄀 䤀一吀䔀刀一䔀吀 䌀伀䴀伀 䤀一匀吀刀唀䴀䔀一吀伀 䐀䄀 䄀䰀䐀䔀䤀䄀 䜀䰀伀䈀䄀䰀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 搀愀 䌀愀琀氀椀挀愀Ⰰ 唀戀攀爀氀渀搀椀愀Ⰰ 瘀⸀ ㄀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀 ⴀ㄀㐀㠀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀琀⸀猀挀爀椀戀搀⸀挀漀洀⼀搀漀挀甀洀攀渀琀⼀㈀㠀㤀㄀㐀㄀ 㐀㌀⼀䄀ⴀ䤀一吀䔀刀一䔀吀ⴀ䌀伀䴀伀ⴀ䤀一匀吀刀唀䴀䔀一吀伀ⴀ䐀䄀ⴀ䄀䰀䐀䔀䤀䄀ⴀ䜀䰀伀䈀䄀䰀   䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀䰀䤀吀䤀䌀匀 䤀一 䬀伀刀䔀䄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀猀椀愀渀椀渀昀漀⸀漀爀最⼀愀猀椀愀渀椀渀昀漀⼀欀漀爀攀愀⼀瀀漀氀椀琀椀挀猀⸀栀琀洀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀䰀䰀夀唀 ㈀⸀ 㨀 吀䠀䔀 一䔀圀 䬀伀刀䔀䄀一 圀䄀嘀䔀 䤀一 吀䠀䔀 䌀刀䔀䄀吀䤀嘀䔀 䤀一䐀唀匀吀刀夀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀  栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀焀甀漀搀⸀氀椀戀⸀甀洀椀挀栀⸀攀搀甀⼀椀⼀椀椀樀⼀㄀㄀㘀㐀㔀㘀㔀㌀⸀   ㈀⸀㄀ ㈀⼀ⴀⴀ栀愀氀氀礀甀ⴀ㈀ ⴀ琀栀攀ⴀ渀攀眀ⴀ欀漀爀攀愀渀ⴀ眀愀瘀攀ⴀ椀渀ⴀ琀栀攀ⴀ挀爀攀愀琀椀瘀攀ⴀ椀渀搀甀猀琀爀礀㼀爀最渀㴀洀愀椀渀㬀瘀椀攀眀㴀昀甀氀氀琀攀砀琀  䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀