INSCRIÇÃO: 01304
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT07
 
TÍTULO: Manteiga Ghee "A Veganinha": construção da identidade visual da embalagem para lançamento da marca
 
AUTORES: Beatriz Paixão de Almeida (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Pablo Nabarrete Bastos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
 
PALAVRAS-CHAVE: Rótulo, Identidade visual, Artesanal, Veganismo, Promoção
 
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido para uma marca de manteiga ghee de Paquetá/RJ na disciplina Realização de Campanha Publicitária, oferecida pela Universidade Federal Fluminense. O trabalho foca na construção da identidade visual e tem como produto a criação de um rótulo dentro dos padrões legais e do storytelling da marca, além de buscar adequação ao interesse do público-alvo e facilitar o reconhecimento da marca enquanto um produto local.
 
INTRODUÇÃO
A Veganinha surgiu como um projeto familiar, proposta de um casal de Paquetá/RJ para dar ao filho uma vida mais saudável, mas logo se viu a necessidade de expansão e criação da marca. Dessa maneira, os jovens moradores da ilha carioca foram atendidos durante um ano pela AÊ UFF!, (Agência Experimental de Publicidade UFF), coordenada pelos professores Patrícia Saldanha, de Planejamento de Campanha, e Pablo Nabarrete Bastos, de Realização de Campanha. Os professores também coordenam o LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social), grupo de pesquisa ligado ao PPGMC – Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, cujas pesquisas são aplicadas na metodologia de ensino aprendizagem da AÊ UFF!਀䐀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀瘀愀 愀 昀愀猀攀 搀攀 昀漀爀洀甀氀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 䄀 嘀攀最愀渀椀渀栀愀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 昀漀椀 甀洀 戀爀愀漀 搀攀 漀甀琀爀愀 洀愀爀挀愀 搀漀 挀愀猀愀氀Ⰰ 䄀 䴀漀爀攀渀椀渀栀愀Ⰰ 攀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 渀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 昀甀最椀爀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀氀漀挀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀⸀ 䔀洀 挀漀渀琀爀愀瀀愀爀琀椀搀愀Ⰰ 攀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 猀椀洀瀀氀攀猀 搀椀猀琀椀渀最甀椀ⴀ氀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀最漀爀愀 猀攀 琀爀愀琀愀瘀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 瘀攀最愀渀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 挀爀椀愀瘀愀ⴀ猀攀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 氀椀瘀爀攀 搀攀 挀爀甀攀氀搀愀搀攀⸀ O mercado vegano se mostra em franca expansão, exigindo cada vez mais produtos diferenciados, o que não significa que os indivíduos nesse contexto estão deixando para trás seu caráter crítico. O movimento se distingue por seu caráter social, fazendo deste um mercado de difícil acesso às marcas convencionais. Ao lado da ghee A Veganinha tínhamos todo o storytelling familiar, artesanal e natural. Contra a consistência da marca vegana surgiu o fato de ela precisar se conectar a uma marca tradicional.਀伀 搀攀猀愀昀椀漀 昀漀椀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 氀愀渀愀搀漀⸀ 倀漀猀琀漀 漀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 昀攀椀琀漀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 昀椀渀愀氀洀攀渀琀攀 栀愀瘀椀愀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 猀攀 搀攀甀 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀椀猀瀀漀猀琀愀猀 攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 琀漀爀渀愀爀 愀 洀愀爀挀愀 樀漀瘀椀愀氀 攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀椀氀漀最漀 挀漀洀 漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀漀甀 焀甀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 洀愀椀猀 氀愀琀攀渀琀攀 攀爀愀 搀攀 甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 愀搀攀焀甀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀 渀漀爀洀愀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀⸀ 䄀 嘀攀最愀渀椀渀栀愀Ⰰ 挀漀洀漀 洀甀椀琀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀爀琀攀猀愀渀愀椀猀Ⰰ 攀爀愀 瘀攀渀搀椀搀愀 猀攀洀 爀琀甀氀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 搀攀猀爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 愀猀 爀攀最爀愀猀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 嘀椀最椀氀渀挀椀愀 匀愀渀椀琀爀椀愀 ⠀䄀渀瘀椀猀愀⤀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 甀洀愀 渀漀瘀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 愀氀琀攀爀愀渀搀漀 漀猀 琀漀渀猀 搀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 挀爀椀愀搀愀 甀洀愀 渀漀瘀愀 氀漀最漀洀愀爀挀愀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 洀愀渀琀攀爀 愀 氀椀最愀漀 挀漀洀 愀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 甀洀 爀琀甀氀漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 氀攀最愀椀猀⸀ Tratando-se de um produto natural, artesanal e vegano, era de suma importância que a identidade agregasse valor ao produto, passando todo o ideal por trás da empresa. A marca surge como uma resistência à industrialização não só dos hábitos saudáveis como também da alimentação vegana, sendo, de fato, uma alternativa limpa ao mercado tradicional utilitário de conservantes químicos nocivos à saúde humana. Assim, se reafirma como conscientizadora e promotora de um estilo de vida que preze uma alimentação saudável e sustentável.਀䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 攀 搀漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 䄀 嘀攀最愀渀椀渀栀愀 攀洀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 猀愀渀椀琀爀椀漀猀 攀 搀漀猀 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 ⠀䬀漀琀氀攀爀 攀 䄀爀洀猀琀爀漀渀最Ⰰ ㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 愀琀攀渀琀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 瀀愀爀愀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 搀椀爀攀琀漀猀 攀 椀渀搀椀爀攀琀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 椀搀攀愀氀 攀爀愀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 猀攀 愀瀀愀椀砀漀渀愀猀猀攀  瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀椀猀琀愀 瀀攀氀愀 最栀攀攀 䄀 嘀攀最愀渀椀渀栀愀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 搀攀 猀攀甀 氀漀最漀琀椀瀀漀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀 爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 爀琀甀氀漀⸀ 匀攀洀 氀攀琀爀愀猀 洀椀切搀愀猀Ⰰ 挀氀愀爀漀 攀 挀漀渀挀椀猀漀㨀 攀猀琀攀 攀爀愀 漀 爀琀甀氀漀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 愀琀爀愀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 愀渀琀攀渀愀搀漀 攀 瀀漀氀椀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 挀漀爀爀攀琀漀⸀ 䄀 瀀攀爀猀甀愀猀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 戀甀猀挀漀甀 猀攀爀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀 愀 挀愀搀愀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 愀瀀攀氀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ 一愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 搀漀 昀椀氀猀漀昀漀Ⰰ  [...] os bens têm sido divididos em três classes, e alguns foram descritos como exteriores, outros como relativos à alma ou ao corpo. Nós outros consideramos como mais propriamente e verdadeiramente bens os que se relacionam com a alma, e como tais classificamos as ações e atividades psíquicas. (ARISTÓTELES, 1973, p. 257).਀䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 椀渀琀攀渀漀 昀漀椀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 猀攀渀猀漀爀椀愀氀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 猀甀戀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ 一愀猀 搀攀洀愀椀猀 洀愀爀挀愀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 挀氀愀爀漀猀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 愀 猀攀爀攀洀 爀攀瀀氀椀挀愀搀漀猀 攀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀爀愀挀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 攀瘀椀琀愀搀漀猀⸀ 䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 䄀 嘀攀最愀渀椀渀栀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 氀愀渀愀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 挀愀爀椀漀挀愀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 漀猀 椀搀攀愀椀猀 攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 猀椀洀戀漀氀椀稀愀渀搀漀 愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀Ⰰ 愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀猀 瀀爀愀椀愀猀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 愀焀甀椀猀椀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀攀洀 氀愀挀琀漀猀攀 瀀愀爀愀 漀猀 椀渀琀漀氀攀爀愀渀琀攀猀 愀 琀愀氀 最漀爀搀甀爀愀⸀ 伀 搀攀猀愀昀椀漀 愀焀甀椀 攀爀愀 椀渀挀氀甀椀爀 琀愀渀琀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀Ⰰ 琀愀渀琀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 洀攀猀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䔀Ⰰ 愀漀 挀漀渀猀攀最甀椀爀Ⰰ 猀甀爀最椀爀椀愀 䄀 嘀攀最愀渀椀渀栀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 猀攀 戀愀猀攀椀愀 渀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀 匀漀挀椀愀氀⸀ 䄀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 匀漀挀椀愀氀 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀 漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀椀瘀椀氀Ⰰ 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 搀漀猀 愀最攀渀琀攀猀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 䄀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 ⠀匀䄀䰀䐀䄀一䠀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀渀氀椀渀攀⤀   voltada para os interesses da localidade, vinculada ao território ou a uma ideologia, este tipo de publicidade trabalha com práticas comerciais para o fomento da economia local e para divulgação de sua produção para um público mais amplo, além do público interno, como por exemplo os moradores locais. O ponto é que esse tipo de Publicidade é feita na, pela e para a comunidade. Se empenha em dar visibilidade positiva aos talentos (culturais, artísticos, comerciais, alimentícios, científicos, etc) do lugar ou de um grupo específico e tem por objetivo reverter os benefícios conquistados com as ações para a própria coletividade, seja do lugar ou do grupo. ਀䄀渀琀攀猀 搀攀 昀漀爀洀甀氀愀爀 漀 爀琀甀氀漀 瀀爀漀瀀爀椀愀洀攀渀琀攀 搀椀琀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀愀猀猀漀甀 瀀攀氀愀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 䄀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 ⠀䘀椀最甀爀愀 ㄀⤀ 攀爀愀 愀 洀攀猀洀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 洀愀爀挀愀 䄀 䴀漀爀攀渀椀渀栀愀Ⰰ 渀漀 瘀攀最愀渀愀⸀ 倀漀甀挀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 爀攀洀攀琀椀愀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀甀 愀漀猀 椀搀攀愀椀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 瀀漀甀挀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀渀琀爀攀 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀愀 昀甀渀搀愀搀漀爀愀 攀 漀 昀甀渀搀漀 攀洀 搀攀最爀愀搀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀琀愀焀甀攀⸀ O maior obstáculo na construção da nova logomarca era manter a ilustração já utilizada, e esta seria, de fato, a maior conexão ente as marcas, principalmente por não haver acesso ao desenho vetorizado. Utilizando o Adobe Illustrator foi realizada a vetorização do primeiro elemento da nova logomarca, mas ainda havia pela frente o desafio de gerar unidade combinando outros símbolos (Figura 2). ਀䄀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 瀀爀漀挀甀爀愀 猀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀爀 攀洀 瀀椀氀愀爀攀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀椀猀 攀 猀攀渀猀漀爀椀愀椀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀 攀洀 猀攀甀猀 琀爀愀漀猀 焀甀攀 攀砀愀氀琀愀洀 愀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 洀漀琀椀瘀愀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀 挀甀氀洀椀渀漀甀 攀洀 猀甀愀 挀爀椀愀漀⸀ A moldura transmite a ideia de sustentabilidade e colabora com a unidade da logomarca; a ilustração colabora com a proximidade dos clientes à marca e transmite seu histórico emocional, reafirmando o storytelling forte do surgimento e da resistência da ghee A Veganinha; já a tipografia completa a unidade da logomarca e também trabalha a sensação de proximidade, bem como apresenta o nome integral da marca, reforçando o pilar institucional.਀䄀猀 挀漀爀攀猀ⴀ猀洀戀漀氀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 愀氀琀攀爀愀搀愀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 挀漀渀猀琀爀甀猀猀攀洀 洀愀椀漀爀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀渀琀爀攀 猀椀 攀 爀攀昀漀爀愀猀猀攀 愀 琀漀 愀氀洀攀樀愀搀愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 䄀猀 挀漀爀攀猀 瘀攀爀搀攀 攀 愀洀愀爀攀氀漀 猀甀爀最椀愀洀 挀漀洀漀 甀洀 瀀漀渀琀漀 搀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 䄀搀漀戀攀 䬀甀氀攀爀 攀 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀愀猀 漀甀琀爀愀猀 洀愀爀挀愀猀 昀漀椀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 漀 洀攀氀栀漀爀 琀漀洀 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 愀琀爀愀攀渀琀攀Ⰰ 攀 焀甀攀 挀漀洀戀椀渀愀猀猀攀 挀漀洀 愀 挀漀爀 愀洀愀爀攀氀漀ⴀ漀甀爀漀 搀愀 最栀攀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀搀椀挀椀漀渀愀搀愀 甀洀愀 渀漀瘀愀 挀漀爀 瀀愀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀爀 漀猀 猀愀戀漀爀攀猀 䔀爀瘀愀猀 䘀椀渀愀猀 攀 䄀氀栀漀 攀 漀甀琀爀愀 瀀愀爀愀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 愀 瀀愀氀栀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 昀椀挀漀甀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 琀攀爀爀愀Ⰰ 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 挀漀渀琀攀爀 漀 爀漀砀漀 焀甀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 愀猀 猀甀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀  挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀洀漀猀 愀 搀椀最渀椀搀愀搀攀Ⰰ 樀甀猀琀椀愀 攀 攀猀瀀椀爀椀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 ⠀䘀䄀刀䤀一䄀㬀 倀䔀刀䔀娀㬀 䈀䄀匀吀伀匀㬀 ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ ㌀⤀⸀䄀戀愀椀砀漀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 愀 愀氀琀攀爀愀漀 渀愀 攀猀挀愀氀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀 ⠀䘀椀最甀爀愀 ㌀⤀ 瀀愀爀愀 愀 愀琀甀愀氀 ⠀䘀椀最甀爀愀 㐀⤀⸀ Ao fim da reformulação da identidade visual (Figura 5) finalmente poderiam ser feitas as adequações no rótulo do produto, construindo-o com as novidades da marca e inserindo-o nas normas nacionais. Para tal foi realizada uma pesquisa no site da Anvisa, buscando entender quais informações seriam necessárias e quais deveriam estar destacadas. Nesta etapa o estudo da legislação vigente foi de suma importância no processo de criação, buscando manter o padrão ético.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O produto principal do planejamento de identidade visual para A Veganinha foi o rótulo, que busca criar uma unidade quando exposto o produto, além de portar as informações principais sobre o conteúdo. A ghee vegana não passa por muitas regulações por conta do seu processo de fabricação, portanto o principal foco da legislação recaía sobre o conteúdo do rótulo. Com base nestes fatores se iniciou a segunda parte do projeto.਀㘀⸀㄀⸀ऀ䄀 爀漀琀甀氀愀最攀洀 As principais informações nutricionais são facilmente encontradas no site da Anvisa. O rótulo deve conter obrigatoriamente as informações nutricionais do produto, tabela de valores, indicar a presença de glúten, caso haja, destacar alergênicos presentes na composição, além de validade, fabricação, modo de conservar. Ademais, também foi acrescentado ao rótulo os meios de comunicação da empresa e o selo “livre de crueldade”, reafirmando o produto como vegano. ਀䄀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀 搀攀 搀漀椀猀 猀愀戀漀爀攀猀 搀愀 最栀攀攀 瀀攀氀愀 洀愀爀挀愀 䄀 嘀攀最愀渀椀渀栀愀 昀攀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀愀 挀漀爀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀⸀ 䄀 挀漀爀 愀甀砀椀氀椀愀 渀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀⸀ Além do rótulo (Figuras 8 e 9) para envolver a embalagem também foi desenvolvido um selo para a tampa e bolsas de transporte, facilitando que o cliente reconheça a marca e o sabor da ghee em questão.਀㘀⸀㈀⸀ऀ䄀瀀氀椀挀愀漀 搀漀猀 爀琀甀氀漀猀 A aplicação do rótulo final (Figuras 10 e 11) demonstra como a embalagem será rotulada, o que auxilia na visualização do cliente do produto final. Aqui foram realizadas as aplicações de ambos os sabores. No final do projeto a composição foi satisfatória e o objetivo de tornar a identidade visual da marca mais jovial, alegre e próxima dos princípios pregados pela mesma foi alcançado, de maneira que o lançamento do produto pudesse chegar ao público-alvo e alcançar seus objetivos de comunicação e marketing.
 
CONSIDERAÇÕES
Produzir uma identidade a partir de uma comunicação já existente foi um desafio, mas em compensação foi engrandecedor ver o resultado final. Partir do zero sempre parece mais complexo, mas a necessidade de fazer uma ligação quando se necessita desvencilhar a ideia anterior do produto final foi, sem dúvida, o maior obstáculo do processo. Com A Veganinha aprendi que uma tela em branco é bem mais fácil de ser preenchida.਀䌀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀愀猀 攀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀漀椀 愀氀挀愀渀愀搀漀Ⰰ 愀琀攀渀搀攀渀搀漀 愀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 攀 最攀爀愀渀搀漀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀 漀 焀甀攀 昀漀椀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 焀甀攀 愀 愀琀攀渀漀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 氀攀最椀猀氀愀漀 攀 瀀愀爀愀 愀 琀椀挀愀 搀攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀挀椀漀猀 昀椀稀攀爀愀洀 挀漀洀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 猀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 瘀愀氀椀漀猀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 昀漀椀 愀 昀愀猀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 瘀漀氀琀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 愀氀最漀 愀椀渀搀愀 渀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀ As experiências acadêmicas são as mais importantes na formação do estudante, portanto posso dizer seguramente que vivenciar uma agência dentro da faculdade foi um dos momentos altos da graduação. Às vias de me formar sou muito grata ao projeto por ter me preparado para um desafio antes não enfrentado, podendo estar em contato com um cliente real com necessidades que de fato poderiam ser supridas por meus conhecimento e aprendizado ao longo do processo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀刀䤀匀吀팀吀䔀䰀䔀匀⸀ 준琀椀挀愀 愀 一椀挀洀愀挀漀⸀ 吀爀愀搀甀漀 䰀攀漀渀攀氀 嘀愀氀氀愀渀搀爀漀 攀 䜀攀爀搀 䈀漀爀渀栀攀椀洀 搀愀 瘀攀爀猀漀 椀渀最氀攀猀愀 圀⸀䐀⸀ 刀漀猀愀⸀ 䌀漀椀洀戀爀愀㨀 䄀琀氀渀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㜀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀最渀挀椀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 嘀椀最椀氀渀挀椀愀 匀愀渀椀琀爀椀愀 ⴀ 刀攀最甀氀愀爀椀稀愀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 ⴀ 䄀氀椀洀攀渀琀漀猀㨀 刀漀琀甀氀愀最攀洀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀⸀愀渀瘀椀猀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀爀攀最椀猀琀爀漀猀ⴀ攀ⴀ愀甀琀漀爀椀稀愀挀漀攀猀⼀愀氀椀洀攀渀琀漀猀⼀瀀爀漀搀甀琀漀猀⼀爀漀琀甀氀愀最攀洀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㐀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ 䴀漀搀攀猀琀漀㬀 倀䔀刀䔀娀Ⰰ 䌀氀漀琀椀氀搀攀㬀 䈀䄀匀吀伀匀Ⰰ 䐀漀爀椀渀栀漀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀最愀爀搀 䈀氀ﰀ挀栀攀爀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀Ⰰ㬀 䄀刀䴀匀吀刀伀一䜀Ⰰ 䜀愀爀礀⸀ 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ ㄀㈀⸀ 攀搀⸀Ⰰ 㐀⸀ 爀攀椀洀瀀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀ 砀砀椀椀Ⰰ 㘀   瀀⸀ 䤀匀䈀一 㤀㜀㠀㠀㔀㜀㘀 㔀㄀㈀㌀㜀⸀ 䤀䈀䜀䔀 ⴀ 䌀椀搀愀搀攀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀挀椀搀愀搀攀猀⸀椀戀最攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀瀀愀椀渀攀氀⼀瀀愀椀渀攀氀⸀瀀栀瀀㼀挀漀搀洀甀渀㴀㌀㌀ 㐀㔀㔀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀  搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䐀䄀一䠀䄀Ⰰ 倀愀琀爀挀椀愀⸀ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 匀漀挀椀愀氀㨀 甀洀愀 瀀漀猀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 椀渀椀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 挀漀渀琀爀愀ⴀ栀攀最攀洀渀椀挀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 䤀渀㨀 倀爀漀瀀攀猀焀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀搀漀挀猀⸀眀椀砀猀琀愀琀椀挀⸀挀漀洀⼀甀最搀⼀戀戀㤀挀㜀攀开挀㜀昀戀㤀㜀戀㌀攀㜀昀搀㐀昀戀㠀㤀愀㜀愀㌀㠀搀㌀㐀挀㐀㌀㌀㔀挀㠀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀