ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01516</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Aldeias Infantis SOS - amigo do Pedrinho</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Johanes Pancher Dietrich (Claretiano - Faculdade); Caroline De Oliveira Dos Santos (Claretiano - Faculdade); David Aparecido Gonçalves Dias (Claretiano - Faculdade); Dhessy Paloma de Moraes Zerbo Cecagno (Claretiano - Faculdade); Michel Guimarães Percegaroli (Claretiano - Faculdade); João Carlos Picolin (Claretiano - Faculdade); Ricardo Antonio Ferreira Santana (Claretiano - Faculdade)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Filme Publicitário, Aldeias Infantis SOS, Publicidade e Propaganda, Animação, Vídeo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este artigo tem como objetivo apresentar o vídeo de animação desenvolvido para a Aldeias Infantis SOS durante o oitavo semestre do curso de Publicidade e Propaganda do Claretiano Faculdade, pela agência experimental Xmile. A Aldeias Infantis SOS é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com acolhimento infantil. Sendo de nível internacional, possui uma unidade na cidade de Rio Claro desde 2013. Com base nos objetivos apontados pelo cliente, de dobrar o número de voluntários  de 10 para 20  nas áreas acadêmica, recreação, artes e cultura, o vídeo é um convite às pessoas a se tornarem voluntárias na organização, através de uma história fictícia de uma criança acolhida pela Aldeias Infantis SOS.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse vídeo é um trabalho acadêmico desenvolvido em 2017 pelo 7º semestre do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do Claretiano Faculdade de Rio Claro envolvendo as disciplinas de Redação Publicitária e Produção Publicitária em Rádio e Televisão, e orientado pelos professores João Carlos Picolin e Ricardo Santana, respectivamente. A Aldeias Infantis SOS é uma organização sem fins lucrativos presente em 134 países ao redor do mundo. Seu objetivo é acolher crianças em estado de vulnerabilidade, que sofrem maus tratos, abuso ou negligência. No Brasil, a instituição trabalha em conjunto com o Conselho Tutelar, CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Primeiramente, havendo denúncia ou constatação de que alguma criança está tendo seus direitos violados, o Conselho Tutelar intervém junto ao CRAS (para casos menos graves) e ao CREAS (para casos mais graves). Assim, fazem todo um acompanhamento com a criança e a sua família. Não havendo solução para o problema, e constatando a necessidade de um acolhimento, o Conselho Tutelar pode pedir uma autorização ao juiz para retirar da família provisoriamente a guarda da criança, para que essa possa ser acolhida pela Aldeias Infantis SOS. A Aldeias Infantis SOS está em Rio Claro desde 2013, porém não é presente nos meios de comunicação nem é conhecida na cidade, o que dificulta arrecadação de doações e captação de serviços voluntários.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para atender as necessidades da Aldeias Infantis SOS  tornar-se conhecida e atrair voluntários  foi feita uma pesquisa no primeiro semestre de 2017, pela Agência Experimental Xmile do 7º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do Claretiano Faculdade Rio Claro. A pesquisa teve a aplicação de 385 formulários na cidade, de forma não-estratificada. Constatou-se então que a Aldeias Infantis SOS não é conhecida na cidade, pois apenas 5% dos entrevistados alegaram ter conhecimento sobre a organização. Por outro lado, 73% demonstraram interesse em conhecê-la, e a maioria deles está predisposta a fazer trabalho voluntário para a organização, sendo que as áreas específicas mais citadas para realizar trabalhos dessa natureza (com índice de 5% cada) foram as áreas de recreação, artes e cultura e área acadêmica  os mesmos objetivos do cliente. Porém, em sua maioria (35%), os entrevistados demonstraram desconhecimento em que área atuar como trabalho voluntário, alegando que fariam  o que precisar . Dos entrevistados que nunca fizeram trabalho voluntário (35%), o principal motivo apontado é a falta de oportunidade. A agência entendeu isso como falta de um convite específico que chame as pessoas a se tornarem voluntárias. Ou seja, com base nesses dados, as pessoas não estão envolvidas com trabalho voluntário por não terem sido chamadas. É aí que entra a propaganda. É preciso que haja uma campanha convidando as pessoas a se engajarem com a organização nas áreas da necessidade do cliente: recreação, acadêmica e artes e cultura, a fim de indicar as áreas de necessidade e mostrar ao público qual é o trabalho que a Aldeias Infantis SOS precisa. Assim, o vídeo produzido tem como objetivo atrair e convidar as pessoas a se tornarem voluntárias na organização, através da história de um personagem fictício, o Pedrinho, e assim atingir o objetivo do cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como apontado na pesquisa, a Aldeias Infantis SOS é desconhecida na cidade. Portanto, é preciso primeiramente torná-la conhecida para então convidar o público a se tornar voluntário na organização. Dentre as diversas mídias escolhidas para serem trabalhadas na campanha, o vídeo tem um papel fundamental, sendo a principal mídia que dá sustentação à campanha, pois conta a história do personagem que será utilizado em todos os outros meios. Uma pesquisa feita em julho de 2017 pela Provokers e encomendada pelo Google e pelo Meio e Mensagem, que teve a participação de 1500 pessoas de todas as regiões do Brasil, revelou que o consumo de vídeos na internet cresceu 90,1% nos últimos três anos, enquanto o consumo de TV cresceu apenas 3,1%. Do total de entrevistados, 86% assistem vídeos na web. O uso dos vídeos vem crescendo cada vez mais nas estratégias de comunicação das empresas, pois é uma mídia que tem uma maior alcance e interação nas redes sociais. Os vídeos são um tipo de conteúdo rápido e envolvente, que desperta nas pessoas a vontade de compartilhar. O próprio algoritmo Facebook dá prioridade para publicações de vídeos no alcance da publicação. Mas para ter bons resultados, um vídeo precisa ter um bom conteúdo. Contar uma história para o que será anunciado facilita a identificação e aceitação do público com a mensagem transmitida, conforme afirma Nathan Cirino, em seu artigo sobre a quebra da quarta parede no cinema:  Uma vez criada esta sensação de realidade que se apresenta diante de nossos olhos, passamos a crer naquilo que a ficção nos apresenta e tornamo-nos suscetíveis a comoções, entusiasmos e tantas outras reações emotivas em decorrência do filme. (2013, p. 2) Portanto, todo o processo de criação do vídeo teve o objetivo de torná-lo atraente, interessante para a audiência e persuasivo, a fim de que as pessoas se sensibilizem com a história do Pedrinho e tornem-se voluntárias na Aldeias Infantis SOS.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Manual de Identidade da Aldeias Infantis SOS não recomenda utilizar fotos feitas em estúdio, mas apenas imagens de situações reais. Porém, as crianças acolhidas pela organização muitas vezes estão em situações de choque, traumas e riscos. Por isso, a agência optou por trabalhar toda a campanha com desenhos e animações em Flat Design, a fim de evitar a exposição das crianças. Flat Design é uma tendência de design atual que utiliza formas planas, simples e com pouco ou nenhum sombreamento. O objetivo é o minimalismo: sem dégradées, realismos e detalhes desnecessários.  Isso significa se livrar de bordas, gradientes, sombras e reflexos, bem como a criação de uma experiência de usuário que seja forte às interfaces digitais, em vez de limitar o usuário aos confins do mundo analógico que ele está familiarizado (DOLLAGHAN, 2013). Assim sendo,  do ponto de vista prático, o Flat Design utiliza cores sólidas, tipografia sem serifa e iconografia plana (figura e fundo). (ESTEVES; MÜLLING, 2016) Essa tendência se popularizou e tomou força nos últimos anos com o Windows 8, o iOS 7 da Apple e o Material Design do Google, que aderiram à tendência do Flat Design e abandonaram o Skeumorfismo (tendência realista de objetos derivados com características análogas aos objetos originais: sombras, relevos, dégradées e tridimensionalidade marcavam os elementos). Portanto, o estilo Flat foi escolhido por estar em alta tanto para o design quanto para a animação. Além disso, é um estilo de design que combina com a identidade visual da marca da organização. Visto que a Aldeias Infantis SOS não é conhecida, e que não poderia haver erros de interpretação da mensagem em relação ao serviço exato que a organização desenvolve, a agência Xmile optou por utilizar a estratégia de Storytelling, criando uma história fictícia: o personagem Pedrinho representa uma criança em estado de risco, que é auxiliada pelos serviços da organização. Dessa maneira, torna-se mais fácil explicar e entender o trabalho que a Aldeias Infantis SOS desenvolve. A primeira parte da campanha conta como o personagem foi acolhido pela organização, explicando o processo de acolhimento. Já a segunda parte  que tem o objetivo de atrair voluntários  continua contando a história do Pedrinho, mostrando seu progresso com o trabalho da organização. O Storytelling é muito utilizado na Publicidade, e tem o objetivo de aproximar a mensagem do público, fazendo-o identificar-se com uma história, e assim convencer a comprar um produto ou serviço. Como o próprio nome já diz, Storytelling é uma técnica para contar histórias. Adilson Xavier, em seu livro Storytelling: Histórias que deixam marcas (2013, n. p.), define Storytelling como sendo  a tecnarte de elaborar e encadear cenas, dando-lhes um sentido envolvente que capte a atenção das pessoas e enseje a assimilação de uma ideia central. Com a ideia em mente, é necessário a elaboração de um roteiro, para detalhar e desenvolver melhor a ideia inicial, definir os enquadramentos, figurino, locuções, falas e trilhas. Na peça, o Pedrinho se apresenta ao público aparentemente feliz. Ele está numa casa-lar da Aldeias Infantis SOS, e conta sobre um amigo que ele tem, e que toda semana vai até a casa-lar ensiná-lo, e também aos seus amigos, a tocar violão. Então chega o seu amigo, André, que se apresenta e convida o público a fazer o trabalho voluntário com as crianças, assim como ele. Aqui foi utilizado o recurso da quebra da quarta parede, que é quando o personagem interage com o espectador, conforme a definição de Cirino: "Falar em quarta parede significa, então, falar num limite virtual que transforma o ato teatral em um quadro a ser admirado, uma janela para outra realidade, intocável e distante. O conceito de  quebra desta quarta parede, portanto, significa ultrapassar esse limite, fazer o ator e o público se perceberem, interagirem de forma direta deixando de lado a ilusão do espectador de ser apenas um observador invisível (ou ignorado) da ação cênica" (2013, p.11). Esse recurso torna o vídeo mais verossímil e cria uma proximidade com o público, a fim de convencê-lo a se tornar voluntário na Aldeias Infantis SOS. "O publicitário tem que conciliar o histórico de uma empresa anunciante com a história de marca, encontrando a narrativa mais adequada para criar envolvimento com seu público de forma a gerar identificação, admiração, interação e venda em um número cada vez maior de plataformas e pontos de contato." (XAVIER, 2013, n. p.).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Primeiramente, com base nas ideias do briefing de criação, que seria de contar a história de uma criança ajudada pela Aldeias Infantis SOS e mostrar seu processo de desenvolvimento, foi elaborado um roteiro de vídeo de 45 segundos para internet. Para dar uma aparência mais animada à campanha, a agência escolheu utilizar um estilo de cartum mais simplificado, muito utilizado em peças infantis atualmente, como a campanha  Leia Para Uma Criança , do banco Itaú. Essa foi uma das referências para o estilo de desenho. Além disso, o Flat Design foi adotado não apenas para o desenho, mas também para todas as peças, por ser uma tendência atual e por tornar as peças mais modernas e atraentes. Com base nisso, foram feitos os primeiros rascunhos do personagem principal, Pedrinho, na folha à mão. Então, os rascunhos foram digitalizados e vetorizados, já seguindo o padrão visual do Flat Design. Também foi feito o mesmo processo para o outro personagem, o André. Então foram desenvolvidos também o cenário e os elementos que compõem a animação. O método para o vídeo foi a animação em telas, que consiste em criar arquivos com camadas no Photoshop para depois animá-las no Premiere Pro. Foram então desenvolvidas as telas que seriam usadas. Paralelamente ao desenvolvimento dos personagens e à confecção das telas, foram gravadas as locuções e escolhidas as trilhas e efeitos que iriam compor o áudio da peça. A música inicial foi escolhida por ser uma música alegre e animada, para indicar que diferentemente do primeiro vídeo em que Pedrinho sofria maus tratos, agora ele está feliz e sendo bem cuidado pela Aldeias Infantis SOS. A voz do Pedrinho foi feita por Michel Percegaroli, enquanto que a voz do André e a narração foram feitas por Lucas Cecagno. A captação do áudio ocorreu no estúdio audiovisual da faculdade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desconhecimento da Aldeias Infantis SOS em Rio Claro dificulta para atingir os objetivos do cliente, de atrair voluntários para as áreas acadêmica, recreação e artes e cultura. Por isso, é evidente a necessidade de uma campanha que torne a organização conhecida na cidade e atraia voluntários. Com base nas pesquisas realizadas pela agência, nota-se que, apesar do desconhecimento em relação à organização, há uma predisposição por parte dos entrevistados em realizar trabalho voluntário, inclusive nas mesmas áreas citadas pelo cliente. Porém, a maioria dos entrevistados não tem uma ideia clara do que fazer, alegando que fariam o que precisar. Essa questão, somada à falta de oportunidade, fator alegado como motivo de os entrevistados nunca terem feito trabalho voluntário, mostra a necessidade de uma campanha que convide as pessoas a se tornarem voluntários na Aldeias Infantis SOS. Mas como fazer esse convite de modo que atraia a atenção do público? A solução adotada pela agência é o uso de peças audiovisuais e do Storytelling, contando a história fictícia de uma criança acolhida pela organização. Assim, o vídeo tem o objetivo de sensibilizar as pessoas e fazer com que elas se identifiquem com a trama, a fim de levá-las a uma ação e assim conseguir atingir o objetivo do cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CIRINO, N. N. ARG: a quebra da quarta parede no cinema. Revista Temática. Campina Grande: UFPB, n. 11, ano IX, 2013.<br><br>DOLLAGHAN, K. C. O que é Flat Design? Disponível em: <http://gizmodo.uol.com.br/o-que-e-flat-design/> Acesso em 23 de abril de 2018.<br><br>ESTEVES, J. R.; MÜLLING, T. Flat Design aplicado ao design de interfaces: uma análise acerca da estética visual e da usabilidade da tendência Flat. 2016, 13 p. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Disponível em: <http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/ped2016/0427.pdf> Acesso em 23 de Abril de 2017.<br><br>XAVIER, A. Storytelling: Histórias que deixam marcas. 1ª ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2015. Paginação irregular.<br><br>MEIO e Mensagem. Consumo de vídeo na internet cresce 90% em três anos. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/09/13/consumo-de-video-na-internet-cresce-90-em-tres-anos.html> Acesso em 23 de abril de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>