INSCRIÇÃO: 01523
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP04
 
TÍTULO: Pesquisa Mercadológica para Divino Sabor
 
AUTORES: Enddy Li Zanão Chang (Claretiano - Faculdade); Larissa da Silva (Claretiano - Faculdade); Pedro Henrique Ceccato (Claretiano - Faculdade); Celso Eves Junior (Claretiano - Faculdade); Vinicius Arena (Claretiano - Faculdade); Thiago Mussio de Moraes (Claretiano - Faculdade); João Carlos Picolin (Claretiano - Faculdade); Samia Cruanes de Souza Dias (Claretiano - Faculdade)
 
PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa de Mercado, Divino Sabor, Rio Claro, Publicidade e Propaganda, Mini-salgados
 
RESUMO
O presente artigo descreve as pesquisas mercadológicas realizadas pela agência experimental Publicidade Azul, do oitavo semestre de 2017, do curso de Publicidade e Propaganda do Claretiano – Faculdade de Rio Claro, para a empresa Divino Sabor. Foi elaborada uma campanha publicitária com objetivo de criar e fortalecer a relação do Divino Sabor com seu público-alvo. Para a realização desta campanha, foram feitas duas pesquisas qualitativas na modalidade Focus Group. Esta campanha visa tornar a empresa referência no mercado de mini-salgados para festas e torná-la conhecida na cidade de Rio Claro. Além disso, as pesquisas se fazem necessárias para entender como se comporta os consumidores desses produtos e, assim, definir estratégias que possam permitir o melhor posicionamento e inserção dessa marca criando assim relevância para o público-alvo.
 
INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi realizado como parte das atividades do Projeto Experimental e foi orientado pelos professores João Carlos Picolin e Samia de Souza Dias, responsáveis pelas disciplinas de Redação Publicitária e de Planejamento de Campanha respectivamente. ਀䄀渀琀攀猀 搀攀 椀渀椀挀椀愀爀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀爀愀洀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀猀 愀 挀漀氀栀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 戀椀爀攀昀椀渀最 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 渀愀 瘀椀猀漀 搀愀猀 瀀爀漀瀀爀椀攀琀爀椀愀猀 搀漀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀⸀  Inicialmente, a empresa começou com a produção dos salgados caseiramente. Após seis meses do início das atividades, surgiu a oportunidade de expandir o negócio, atuando com estrutura maior e mais adequada. Como Divino Sabor, a empresa está no mercado há 6 anos. Hoje, além da revenda em lanchonetes, lojas de conveniência e bares, a empresa atende buffets e pessoas físicas e órgãos públicos. Com base nas informações fornecidas pelas proprietárias, o maior lucro vem da venda dos salgados e doces para festa para pessoas físicas. Com isso, o principal objeto de estudo dessa campanha será reforçar e posicionar esses produtos para o público-alvo.਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀猀 愀 昀椀洀 搀攀 爀攀甀渀椀爀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀漀猀猀瘀攀氀 焀甀攀Ⰰ 愀猀猀漀挀椀愀搀愀猀 愀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 愀樀甀搀愀爀漀 愀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀 猀愀琀椀猀昀愀愀 琀愀渀琀漀 愀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 挀漀洀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀⸀ Lupetti (2000) diz que o papel de uma pesquisa é auxiliar o planejador a tomar decisões. Dessa forma, os resultados da pesquisa servem como um importante diagnóstico para o processo decisório quanto às estratégias a serem empregues na campanha.
 
OBJETIVO
A pesquisa qualitativa visa entender a qualidade do objeto estudado, fazendo conhecer com profundidade a opinião do consumidor sobre determinado cliente ou produto/serviço. Rafael Sampaio (2003, p. 306) explica a que a pesquisa deve ser suporte para gerar segurança, já que cada vez mais o mercado está mais complexo e exige respostas mais precisas.਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀  挀漀渀栀攀挀攀爀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀 猀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 搀漀挀攀猀 攀 猀愀氀最愀搀漀猀 瀀愀爀愀 昀攀猀琀愀⸀ Com a primeira pesquisa, o objetivo foi descobrir os hábitos de consumo desses compradores, suas pré-disposições em relação ao produto (doces e mini-salgados) e as principais empresas concorrentes conhecidas na cidade. Além disso, entender em quais ocasiões e as principais motivações que os levam a comprar esse tipo de produto. Por isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, na modalidade Focus Group. ਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀攀猀猀愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 瘀椀猀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 搀愀搀愀猀 愀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 渀攀猀猀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 漀猀 搀愀搀漀猀 渀漀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 焀甀愀渀琀椀昀椀挀愀搀漀猀㬀 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 渀漀ⴀ挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀攀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 琀愀洀戀洀 攀爀愀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 猀攀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀愀洀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ Na segunda pesquisa, também qualitativa, na modalidade Focus Group, o objetivo foi descobrir e entender qual a imagem que a fábrica de salgados Divino Sabor tem em relação aos seus clientes, assim como seus hábitos de consumo nesse mercado e motivações que os levam a consumir seus produtos. Por se tratar de clientes do Divino Sabor, dentre os objetivos dessa pesquisa também estavam: identificar com que frequência esses consumidores compram os produtos, se o Divino Sabor era a primeira opção de compra e, também, a comparação que os entrevistados fazem entre o Divino Sabor e seus concorrentes.
 
JUSTIFICATIVA
É imprescindível que o estudo sobre o comportamento do consumidor seja bem executado, pois ele pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha publicitária (BRANDÃO 2009, p.106).਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀爀漀洀漀挀椀漀渀愀氀 愀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀Ⰰ  瀀爀攀挀椀猀漀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 昀甀渀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀 猀甀愀猀 瀀爀攀搀椀猀瀀漀猀椀攀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 猀攀樀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀琀椀瘀愀爀 猀甀愀猀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 漀戀樀攀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ “Faz-se pesquisa quando há a necessidade de busca de dados e fatos que forneçam respostas a respeito de um problema ou momento específico de marketing. A pesquisa faz o diagnóstico de uma determinada situação mercadológica mediante esforço planejado e organizado para a obtenção de fatos e novos conhecimentos de mercado. Todo esse esforço é realizado para minimizar os riscos de uma tomada de decisão” (CASTRO et al, 2009, p.64)਀䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 焀甀攀氀攀 最爀甀瀀漀 攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 挀爀椀愀爀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀 挀栀攀最愀爀 愀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 猀攀樀愀 攀氀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 漀甀 洀甀搀愀爀 愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 樀 攀砀椀猀琀攀⸀  䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀  甀洀 瀀愀猀猀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 猀攀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 焀甀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀瘀攀 猀攀最甀椀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 瀀漀猀猀愀 挀栀攀最愀爀 愀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 攀猀瀀攀爀愀搀漀⸀ Levando em conta que o objetivo desta campanha é atingir os moradores da cidade de Rio Claro, a fim de tornar a marca conhecida e aumentar o faturamento da empresa, a pesquisa se faz fundamental para que possa entender os desejos e anseios dos consumidores e como se comportam diante desse mercado especificamente. Além disso, outro objetivo para esta campanha era trazer novos compradores para a empresa e fidelizar os atuais.਀䐀攀瘀椀搀漀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀 猀攀爀 爀攀挀攀渀琀攀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀搀漀 渀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 瀀攀氀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀爀 瀀漀甀挀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 䄀稀甀氀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 昀愀稀攀爀 搀甀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀猀 攀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀甀渀搀愀猀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀攀猀攀樀漀猀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 攀 渀漀ⴀ挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀漀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀⸀  As pesquisas conseguem atingir e revelar pontos fundamentais e mais completos para a elaboração das estratégias da campanha. Assim sendo, quando se trata do sujeito, levam-se em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades. Tais pormenores não podem ser traduzidos em números quantificáveis.਀䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀挀椀漀猀 瀀愀爀愀 昀攀猀琀愀Ⰰ 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀 栀 愀氀琀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 攀猀琀漀㨀 䴀椀渀椀 匀愀氀最愀搀漀猀 䴀漀氀攀焀甀攀Ⰰ 倀愀搀愀爀椀愀 䌀愀渀愀Ⰰ 倀愀搀愀爀椀愀 䌀氀愀爀攀琀Ⰰ 䴀愀樀攀猀琀漀猀漀Ⰰ 䈀甀昀昀攀琀 䘀攀氀椀挀椀琀Ⰰ 攀 瀀爀漀搀甀攀猀 挀愀猀攀椀爀愀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 挀爀椀愀爀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 搀甀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀洀戀愀猀 渀愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 䘀漀挀甀猀 䜀爀漀甀瀀⸀  O Focus Group é uma técnica de pesquisa qualitativa na qual se reúnem um grupo de oito a doze pessoas para se discutir sobre um determinado assunto ou produto e assim descobrir o que aquelas pessoas pensam a respeito destes, sempre comandada por um moderador. ਀一攀猀猀愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 渀漀 猀攀 戀甀猀挀愀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀攀昀椀渀椀琀椀瘀漀猀㬀 猀漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 昀愀挀椀愀椀猀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀攀猀 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀猀椀琀椀瘀愀猀 漀甀 渀攀最愀琀椀瘀愀猀⸀ 伀 䘀漀挀甀猀 䜀爀漀甀瀀 猀攀爀瘀攀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀猀琀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ A primeira pesquisa, realizada com não-consumidores de Divino Sabor, teve como objetivo primário descobrir os hábitos de consumo desses consumidores, suas pré-disposições em relação ao produto e, também, as principais empresas concorrentes. Como objetivo secundário, descobrir os tipos de mini-salgados que tinham preferência, de quais empresas os entrevistados costumam comprar esses produtos, grau de fidelidade à essas empresas e principais motivações para comprar nas mesmas e se já conheciam a empresa Divino Sabor. ਀倀愀爀愀 攀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 漀 瀀攀爀昀椀氀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀椀㨀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 ㄀㠀 愀渀漀猀 焀甀攀 挀漀猀琀甀洀愀洀 挀漀渀猀甀洀椀爀 搀漀挀攀猀 攀 洀椀渀椀ⴀ猀愀氀最愀搀漀猀⸀ Entrevistado 1 - Mulher, 54 anos, funcionária pública਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 ㈀ ⴀ 䠀漀洀攀洀Ⰰ ㌀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 洀漀琀漀爀椀猀琀愀 Entrevistado 3 - Homem, 22 anos, estudante਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 㐀 ⴀ 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ ㈀㤀 愀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 Entrevistado 5 - Homem, 51 anos, funcionário público਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 㘀 ⴀ 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 㐀  愀渀漀猀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀爀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀 最攀爀愀椀猀 Entrevistado 7 - Mulher, 34 anos, empresária ਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 㠀 ⴀ 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 㐀㤀 愀渀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀椀猀琀愀 A segunda pesquisa foi realizada com consumidores do Divino Sabor e teve como objetivo primário descobrir qual a imagem que a fábrica de salgados Divino Sabor tem em relação aos seus clientes, assim como seus hábitos de consumo nesse mercado e motivos que os levam a consumir os produtos da empresa. Como objetivo secundário, a agência experimental procurou identificar se o Divino Sabor é a primeira opção de consumo dos entrevistados, como eles conheceram o Divino Sabor, pontos positivos e pontos a serem melhorados, principais motivações para consumir produtos do Divino Sabor e em quais ocasiões eles consomem, além disso, fazer uma comparação com as empresas concorrentes do Divino Sabor e se os entrevistados consomem produtos dessas outras empresas.਀倀愀爀愀 攀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 漀 瀀攀爀昀椀氀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀椀㨀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 ㄀㠀 愀渀漀猀 焀甀攀 挀漀猀琀甀洀愀洀 挀漀渀猀甀洀椀爀 搀漀挀攀猀 攀 洀椀渀椀ⴀ猀愀氀最愀搀漀猀⸀ Entrevistado 1 - Mulher, 27 anos, assistente administrativa਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 ㈀ ⴀ 䠀漀洀攀洀Ⰰ ㌀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 挀漀爀爀攀琀漀爀 搀攀 椀洀瘀攀椀猀 Entrevistado 3 - Mulher, 28 anos, vendedora਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 㐀 ⴀ 䠀漀洀攀洀Ⰰ ㌀㈀ 愀渀漀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀  Entrevistado 5 - Mulher, 60 anos, funcionária pública਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 㘀 ⴀ 䠀漀洀攀洀Ⰰ 㐀  愀渀漀猀Ⰰ 椀渀猀琀愀氀愀搀漀爀 搀攀 猀漀洀 Entrevistado 7 - Mulher, 34 anos, fisioterapeuta਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 㠀 ⴀ 䠀漀洀攀洀Ⰰ 㔀㤀 愀渀漀猀Ⰰ 愀瀀漀猀攀渀琀愀搀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 搀椀愀 ㄀  搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 䄀稀甀氀 爀攀愀氀椀稀漀甀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀 漀椀琀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 渀漀ⴀ挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀攀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀⸀ Antes do início da discussão o moderador Thiago Mussio de Moraes apresentou as regras básicas e pediu para que cada entrevistado se apresentasse, com o objetivo de criar integração entre os participantes.਀儀甀愀渀搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 漀挀愀猀椀攀猀 攀洀 焀甀攀 挀漀渀猀甀洀椀愀洀 攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 焀甀攀  瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 昀攀猀琀愀猀 搀攀 愀渀椀瘀攀爀猀爀椀漀 攀 挀愀猀愀洀攀渀琀漀⸀ 伀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 ㈀ 愀昀椀爀洀漀甀 焀甀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀甀洀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 瀀爀攀昀攀爀攀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 ᰀ猠甀猀琀攀渀琀攀洀ᴀ†洀愀椀猀⸀ 伀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 㐀 挀漀渀挀漀爀搀漀甀Ⰰ 攀 愀椀渀搀愀 爀攀猀猀愀氀琀漀甀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 猀愀氀最愀搀漀猀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 瀀攀猀猀漀愀氀  洀甀椀琀漀 搀椀昀挀椀氀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 瘀攀渀搀攀 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 挀攀渀琀漀⸀ 伀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 㜀 搀椀猀猀攀 焀甀攀 漀猀 洀椀渀椀ⴀ猀愀氀最愀搀漀猀 琀漀爀渀愀洀 愀 昀攀猀琀愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 戀愀爀愀琀愀⸀ Sobre os salgados fritos, os entrevistados disseram que o sabor e crocância são os pontos que mais os atraem. Por se tratar de um produto que pode ficar engordurado, os entrevistados disseram que preferem comprar onde já tiveram alguma experiência de compra positiva anterior. Os participantes que afirmaram preferir salgados assados, dizem que são mais leves e saudáveis.਀䘀漀爀愀洀 挀椀琀愀搀愀猀 挀漀洀漀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⼀昀漀爀渀攀挀攀搀漀爀愀猀 焀甀攀 挀漀猀琀甀洀愀洀 挀漀洀瀀爀愀爀 猀愀氀最愀搀漀猀㨀 伀 䴀愀樀攀猀琀漀猀漀Ⰰ 䴀漀氀攀焀甀攀 䴀椀渀椀 匀愀氀最愀搀漀猀Ⰰ 䴀愀椀猀 焀甀攀 匀愀戀漀爀Ⰰ 䐀漀渀愀 䌀椀搀椀渀栀愀 ⠀昀漀爀渀攀挀攀搀漀爀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀⤀Ⰰ 倀愀搀愀爀椀愀 䌀氀愀爀攀琀Ⰰ 倀愀搀愀爀椀愀 䌀愀渀愀 攀 匀愀渀琀愀 䔀昀椀最渀椀愀⸀ 伀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 焀甀攀 樀 琀椀瘀攀爀愀洀 戀漀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 渀攀猀猀攀猀 氀甀最愀爀攀猀 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀 瀀爀攀昀攀爀攀洀 挀漀洀瀀爀愀爀 渀漀 洀攀猀洀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀  Os entrevistados afirmam que a principal forma de conhecimento dessas empresas, foi através de indicação ou por ter experimentado em alguma festa/confraternização. Esses consumidores disseram não são fidelizados a essas empresas/fornecedores, compram em mais de um estabelecimento. ਀䴀攀猀洀漀 渀漀 猀攀渀搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀漀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀Ⰰ 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 樀 漀甀瘀椀爀愀洀 昀愀氀愀爀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀愀洀 漀猀 猀愀氀最愀搀漀猀 攀洀 愀氀最甀洀愀 漀挀愀猀椀漀⸀ 䔀氀攀猀 漀戀猀攀爀瘀愀爀愀洀 焀甀攀 漀 猀愀氀最愀搀漀 搀漀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀  戀攀洀 爀攀挀栀攀愀搀漀Ⰰ 戀攀洀 昀攀椀琀漀 攀 瀀愀猀猀愀 甀洀愀 戀漀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 猀愀氀最愀搀漀 挀愀猀攀椀爀漀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀甀渀挀愀 挀漀洀瀀爀愀爀愀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 漀甀 瀀漀爀 渀漀 猀攀 氀攀洀戀爀愀爀攀洀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 渀愀 栀漀爀愀 搀愀 挀漀洀瀀爀愀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀攀猀猀攀猀 昀愀琀漀爀攀猀Ⰰ 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 焀甀攀 渀漀 挀漀渀栀攀挀攀洀 愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 愀氀攀最愀洀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀 最爀愀渀搀攀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀攀 琀漀爀渀愀爀攀洀 挀氀椀攀渀琀攀猀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀Ⰰ 搀攀猀搀攀 焀甀攀 栀愀樀愀 瀀爀攀漀 樀甀猀琀漀⸀ Após a primeira pesquisa, no dia 18 de setembro, foi realizada a segunda pesquisa qualitativa. A pesquisa contou com a participação de oito entrevistados, todos consumidores de Divino Sabor. ਀䄀渀琀攀猀 搀漀 椀渀挀椀漀 搀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 愀 洀漀搀攀爀愀搀漀爀愀 䔀渀搀搀礀 䰀椀 娀愀渀漀 䌀栀愀渀最 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 愀猀 爀攀最爀愀猀 戀猀椀挀愀猀 攀 瀀攀搀椀甀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 椀渀琀攀最爀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀⸀ Em relação ao mercado de produtos para festas, os entrevistados acreditam que esse nicho não entra em crise e é um mercado acessível a todos, com preços variados. ਀䄀漀 挀漀渀琀愀爀攀洀 挀漀洀漀 挀漀渀栀攀挀攀爀愀洀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 攀氀攀猀 愀昀椀爀洀愀洀 焀甀攀 昀漀椀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 椀渀搀椀挀愀漀⼀挀漀渀猀甀洀漀 攀洀 愀氀最甀洀愀 昀攀猀琀愀⸀ 倀愀爀愀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 ㈀Ⰰ 漀 猀愀氀最愀搀漀猀 攀 搀漀挀攀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀 琀洀 猀愀戀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀 椀猀猀漀 挀栀愀洀漀甀 愀 猀甀愀 愀琀攀渀漀⸀ 伀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 ㄀ 搀椀稀 焀甀攀 瀀爀漀瘀漀甀 漀猀 猀愀氀最愀搀漀猀 攀洀 甀洀愀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 搀攀猀搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 挀漀猀琀甀洀愀 挀漀渀猀甀洀椀ⴀ氀漀猀 ⠀洀攀猀洀漀 焀甀攀 渀漀 栀愀樀愀 漀挀愀猀椀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀⤀⸀ Em relação aos fatores que os fazem ser consumidores do Divino Sabor, a palavra “qualidade” se destaca. Ao serem motivados a definir a palavra qualidade, o entrevistado 7 disse que confia na produção dos salgados e percebe que são feitos de maneira cuidadosa. Para o entrevistado 6, os salgados do Divino Sabor têm um sabor diferente dos industrializados, o que agrega mais ao produto. Para o entrevistado 8 os salgados da empresa estão sempre fresquinhos, sequinhos e bem recheados; ele ainda fez comparação aos salgados de pote e enfatizou dizendo que estes só têm gosto de tempero e não há recheio. O entrevistado 2 concordou e ressalta a boa aparência dos salgados dizendo que são todos do mesmo tamanho. Para o entrevistado 3 o sabor dos salgados do Divino Sabor é melhor, já que é possível perceber que a matéria-prima utilizada na produção é de boa qualidade. Outro fator que os levaram a ser consumidores do Divino Sabor, é o bom atendimento que a empresa presta.਀䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 昀漀爀愀洀 挀椀琀愀搀漀猀㨀 漀 猀愀戀漀爀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 漀 瀀爀攀漀 ⠀樀 焀甀攀 攀氀攀猀 渀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀 漀 瘀愀氀漀爀 愀挀椀洀愀 搀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀⤀ 攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 挀椀琀愀爀愀洀 猀攀爀 氀椀洀瀀漀 攀 戀攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ O único ponto a ser melhorado de acordo com os consumidores é o atendimento online (disseram não conseguir fazer pedidos ou tirar dúvidas via Facebook ou e-mail). ਀伀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀昀椀爀洀愀洀 猀攀爀 昀椀椀猀 愀漀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀Ⰰ 樀 焀甀攀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 漀昀攀爀攀挀攀爀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 愀漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀⸀ 伀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 㔀 搀椀猀猀攀 焀甀攀 挀漀洀瀀爀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀甀洀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 洀渀椀洀愀 瀀漀爀 瀀攀搀椀搀漀  戀愀椀砀愀 ⠀㈀  甀渀椀搀愀搀攀猀⤀ Os entrevistados comentam que não têm preferência por tipo de salgado.਀伀甀琀爀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 焀甀攀 昀漀爀渀攀挀攀洀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 昀漀爀愀洀 挀椀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 䴀愀猀猀愀猀 嘀椀爀最椀渀椀愀Ⰰ 猀愀氀最愀搀漀猀 搀攀 挀漀瀀漀 ⠀渀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀爀愀洀⤀Ⰰ 倀愀搀愀爀椀愀 䌀愀渀愀Ⰰ 倀愀搀愀爀椀愀 䌀氀愀爀攀琀Ⰰ 䴀愀樀攀猀琀漀猀漀Ⰰ 欀椀琀 昀攀猀琀愀猀Ⰰ 䈀甀昀昀攀琀 䘀攀氀椀挀椀琀⸀ 伀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 爀攀猀猀愀氀琀愀洀 焀甀攀 漀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀椀猀 搀漀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀Ⰰ  愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 ⠀挀漀洀漀 樀 挀椀琀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⤀Ⰰ 愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀 搀漀猀 猀愀氀最愀搀漀猀Ⰰ 愀 洀愀琀爀椀愀 瀀爀椀洀愀 甀猀愀搀愀 挀漀洀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 洀愀爀挀愀猀 爀攀渀漀洀愀搀愀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀  De maneira geral, os entrevistados ressaltaram muitos pontos positivos e elogiaram principalmente o sabor que, na opinião dos entrevistados, é melhor que os da concorrência. ਀䄀猀猀椀洀 猀攀渀搀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀漀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀Ⰰ 昀椀挀愀 挀氀愀爀愀 愀 昀椀搀攀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 䤀猀猀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 瀀漀爀焀甀攀 攀氀攀猀 愀瀀爀漀瘀愀洀 漀 猀愀戀漀爀Ⰰ 愀 琀攀砀琀甀爀愀Ⰰ 愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀 愀氀洀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 甀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 ⠀栀椀最椀攀渀攀⤀ 攀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 洀渀椀洀愀 瘀攀渀搀椀搀愀 瀀攀氀愀 攀洀瀀爀攀猀愀  搀攀 ㈀  洀椀渀椀ⴀ猀愀氀最愀搀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 爀攀氀愀漀 搀攀 挀甀猀琀漀 戀攀渀攀昀挀椀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀猀琀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 猀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 猀愀戀漀爀Ⰰ 爀攀挀栀攀椀漀 攀 挀爀漀挀渀挀椀愀Ⰰ 渀漀 猀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀搀漀 攀洀 瀀愀最愀爀 漀 瘀愀氀漀爀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 挀愀猀漀 挀攀爀琀椀昀椀焀甀攀洀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀  搀攀 愀氀琀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 伀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 琀愀洀戀洀 爀攀昀漀爀愀洀 洀甀椀琀漀 漀 猀愀戀漀爀 洀愀爀挀愀渀琀攀 搀漀猀 洀椀渀椀ⴀ猀愀氀最愀搀漀猀⸀ Ainda de acordo com as pesquisas realizadas pela agência experimental, foi possível identificar que não há apego no que se diz respeito ao consumidor e a empresa fabricante de mini-salgados, quando analisados os não-consumidores de Divino Sabor. Para este público em específico, a relação de custo benefício é relevante (bom preço e bom produto), porém estão sujeitos a novas experimentações. Foi possível observar ainda que há um estigma em relação ao consumo de mini-salgados que, para os entrevistados, só é possível comprar a partir de 100 unidades.਀䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 挀漀渀挀氀甀椀爀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 挀漀洀瀀爀愀洀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀漀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀 渀漀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀爀ⴀ氀漀猀 漀甀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 渀漀 氀攀洀戀爀愀洀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀漀爀 昀愀氀栀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀ Devido a empresa Divino Sabor ser lembrada pelos consumidores a partir do sabor e textura marcantes, além de ter um preço competitivo no mercado de mini-salgados, a campanha atingirá os moradores da cidade de Rio Claro, sendo homens e mulheres, que costumam consumir mini-salgados e doces devido à praticidade destes produtos, assim como organizar festas ou pequenas reuniões de classe socioeconômica B e C.਀䔀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 爀攀瘀攀氀愀爀愀洀 焀甀攀 漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀猀琀漀 洀愀椀猀 瀀爀漀瀀攀渀猀漀猀 愀 挀漀洀瀀爀愀爀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀洀 洀愀椀猀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 漀 瘀愀氀漀爀 洀漀渀攀琀爀椀漀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 愀漀 猀愀戀漀爀Ⰰ 愀瀀愀爀渀挀椀愀 攀 爀攀挀栀攀椀漀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀猀 愀漀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀Ⰰ 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀愀 攀 昀椀搀攀氀椀稀愀漀 猀攀 琀漀爀渀愀爀愀洀 洀愀椀猀 瘀椀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 瘀椀爀琀甀搀攀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀 挀漀洀漀 愀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 洀椀渀椀ⴀ猀愀氀最愀搀漀猀 攀 搀漀挀攀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 漀挀愀猀椀攀猀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀渀搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀爀琀攀猀愀渀愀椀猀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀 瀀爀攀漀 樀甀猀琀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀瘀攀氀愀洀 焀甀攀 漀 猀愀戀漀爀 攀 愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀漀 昀愀琀漀爀攀猀 搀攀挀椀猀椀瘀漀猀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀 搀攀猀猀攀 猀攀最洀攀渀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀攀洀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀 愀漀 瀀爀攀漀 樀甀猀琀漀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀⸀ Além disso, pode ser constatado que a empresa possui funcionários com cursos profissionalizantes focados na área de alimentação, podendo trazer autoridade a um mercado que não possui empresas que são lembradas na mente no consumidor.਀倀漀爀 攀猀琀愀猀 爀愀稀攀猀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀爀漀挀甀爀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 漀 瀀爀愀稀攀爀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀爀 洀椀渀椀ⴀ猀愀氀最愀搀漀猀 攀洀 挀漀洀攀洀漀爀愀攀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 洀攀爀攀挀攀洀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 猀愀戀漀爀Ⰰ 愀瀀愀爀渀挀椀愀 攀 琀攀砀琀甀爀愀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀Ⰰ 攀渀昀愀琀椀稀愀渀搀漀 焀甀攀 漀猀 猀愀氀最愀搀漀猀 搀漀 䐀椀瘀椀渀漀 匀愀戀漀爀 猀漀 愀 洀攀氀栀漀爀 漀瀀漀 瀀愀爀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 攀猀猀攀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀⸀ Com base nos resultados obtidos, a agência experimental Publicidade Azul desenvolveu as melhores estratégias promocionais para atingir os objetivos desejados, como a promoção Momento Divino, que busca criar mais interação entre empresa e público-alvo; e a Promoção Cartão Indicação, que busca trazer novos clientes a degustarem os salgados da empresa e recompensar os consumidores atuais com produtos Divino Sabor. ਀吀愀洀戀洀 昀漀椀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀 焀甀攀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 瘀渀挀甀氀漀 挀漀洀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀 瀀漀猀琀猀 攀 匀琀漀爀椀攀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀爀椀愀爀 甀洀 猀椀琀攀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀攀 漀 挀漀洀瀀爀愀搀漀爀 愀 戀甀猀挀愀爀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 攀昀椀挀挀椀愀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀椀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀刀䄀一䐀쌀伀Ⰰ 䌀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 倀愀猀猀漀 愀 倀愀猀猀漀㨀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 䌀攀爀琀愀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀刀刀䔀䄀Ⰰ 刀⸀ 䌀漀渀琀愀琀漀猀 椀洀攀搀椀愀琀漀猀 挀漀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀氀漀戀愀氀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 搀攀 䄀 愀 娀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀䔀吀吀䤀Ⰰ 䴀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀娀娀伀吀吀䤀Ⰰ 䄀氀搀愀 䨀甀搀椀琀栀 䄀氀瘀攀猀㬀 䜀䔀圀䄀一䐀匀娀一䄀䨀䐀䔀刀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀漀⸀ 伀 䴀琀漀搀漀 渀愀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀 攀 一愀琀甀爀愀椀猀㨀 倀攀猀焀甀椀猀愀 儀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀 攀 儀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀椀漀渀攀椀爀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䤀一䠀伀Ⰰ 䨀漀猀 䈀攀渀攀搀椀琀漀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀唀윀䄀匀Ⰰ 䌀椀戀攀氀攀⸀ 刀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀 搀攀 㜀㜀─ 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ 嘀愀氀漀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㄀⸀  㤀 昀攀瘀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瘀愀氀漀爀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀攀洀瀀爀攀猀愀猀⼀㌀㤀 ㄀㌀㐀㈀⼀爀攀搀攀猀ⴀ猀漀挀椀愀椀猀ⴀ椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀ⴀ搀攀挀椀猀愀漀ⴀ搀攀ⴀ挀漀洀瀀爀愀ⴀ搀攀ⴀ㜀㜀ⴀ搀漀猀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㠀 猀攀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀