INSCRIÇÃO: 00634
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT06
 
TÍTULO: Vendo Sonhos
 
AUTORES: Laís Milena Silva Henrique (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Iale Cibelly Figueira Leite (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Giovanna Cecília Oliveira Santos (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Matheus Antunes Gusmão (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Natalia Rarine Gomes Salvino de Oliveira (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Pedro Hierro Alves de Espindola (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Cristina Vila Nova de Vasconcelos (Centro Universitário Tabosa de Almeida)
 
PALAVRAS-CHAVE: Blog, Internet, Mulher, Prostituição, Sonhos
 
RESUMO
O blog Vendo Sonhos (http://euvendosonhos.blogspot.com.br/) foi produzido pelos estudantes do segundo período do curso de Jornalismo da Asces-Unita, na disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação, no segundo semestre de 2017. Através de texto, fotos e vídeo, o blog busca mostrar a prostituição por meio de uma visão humanizada, evidenciando a mulher que existe por trás da prostituta, seus objetivos, perspectivas e sonhos. A produção deste trabalho utilizou o depoimento de uma mulher que vivencia essa realidade para representar as demais prostitutas e suas lutas diárias.
 
INTRODUÇÃO
Prostituição concebe-se como a troca consciente de favores sexuais por dinheiro. É considerada uma atividade lícita, permitido pelo princípio da legalidade, porém não regulamentada no Brasil. Entretanto, é considerada umas das profissões mais antigas do mundo desde a antiguidade. Segundo o projeto de Lei 4211/2012 batizado como Lei Gabriela Leite, protocolado em 2012 pelo Deputado Federal Jean Wyllys, o ato de prostituir-se é considerado uma profissão. Esse projeto de lei defende além do direito do trabalho, questões previdenciárias, auxílio da justiça, acesso à segurança e à saúde para o profissional do sexo. O Ministério da Saúde em junho de 2013, lançou uma campanha de conscientização através das redes sociais com o slogan: "Eu sou feliz sendo prostituta". Tendo como objetivo estimular o uso da camisinha e diminuir a transmissão de DST's, Aids e hepatites virais. Porém, logo foi tirada de circulação pelo ex - ministro Alexandre Padilha que afirmou, "Enquanto eu for ministro, não acho que essa tem que ser uma mensagem passada pelo ministério. Nós teremos mensagens restritas à orientação sobre a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis" (PADILHA, 2013). É com base em todas essas questões relacionadas à prostituição e suas implicações, que o blog aborda este tema considerado "polêmico", evidenciando outra perspectiva, a qual visa decifrar estas mulheres que trabalham na rua, e que são esquecidas, ignoradas e excluídas da sociedade. A produção dos estudantes do segundo período de Jornalismo do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) destaca a fala de Janaína Silvestre da Silva, 31 anos de idade, uma mulher valente, cheia de histórias para contar, mãe e dona de um sorriso incrível. A disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação proporcionou aos estudantes, com base na teoria e prática a aprendizagem sobre as diversas nuances do jornalismo na Internet. A construção do trabalho foi norteada por texto, fotos e um vídeo documentário.
 
OBJETIVO
O blog tem como objetivo analisar a prostituição do ponto de vista humanístico. Demonstrar a necessidade de visualização da prostituição feminina nas ruas como questão social, através de uma visão humanizada. Evidenciar a mulher que existe por trás da prostituta, seus objetivos, perspectivas e sonhos. Compreender como ela se vê dentro da sociedade local, o que a prostituição significa para ela, como se sente e o que pensa sobre este assunto. Diante desta proposta, o blog espera contribuir para a desmarginalização de estigmas sociais arraigados, para que cada pessoa reconsidere seus pensamentos, julgamentos e preconceitos.
 
JUSTIFICATIVA
Compreendendo a importância histórica da prostituição na sociedade e, também, a concepção preconceituosa diante dessa profissão, os estudantes desenvolveram uma abordagem desse tema, desprovidos de conceitos pré-estabelecidos e de amarras sociais. É importante pontuar que, quando tratamos do tema Prostituição, paralelamente, estamos lidando com uma série de temas importantes como: a violência contra a mulher, os direitos trabalhistas diante da clandestinidade, questões de saúde pública, educação, relações familiares e as possibilidades que o Estado oferece para que essas pessoas tenham outras alternativas. Diante de um tabu estabelecido numa sociedade conservadora, ainda hoje não conseguimos desenvolver uma linha de raciocínio que permita uma visão mais ampla sobre esse assunto. A falta de aprofundamento sobre esse tema, traz um torpor para a sociedade que impossibilita uma clareza sobre os aspectos que envolvem a Prostituição. Isso, além de prejudicar a desconstrução de valores equivocados estabelecidos, inviabiliza, também, que o Estado desenvolva ferramentas para lidar com essa questão. Para dinamizar este tema escolhemos a internet para o planejamento e produção da informação. De acordo com Pinho (2003, p.57), "as tecnologias de comunicação periodicamente resultam em significativas transformações na sociedade e causam grandes mudanças de hábitos e de comportamento". A urgência de tratarmos desse assunto, a partir de uma ótica subjetiva, se faz necessária para que consigamos trazer um olhar mais humanizado para as pessoas que compõem esse universo, apresentando sonhos, perspectivas de vida, cotidiano, e planos. Essa superficialidade com relação ao universo da Prostituição implica, consequentemente, em uma série de problemas de convivência social. Logo, a ideia desse trabalho é mostrar que vivemos numa sociedade plural, com indivíduos únicos que merecem ter os seus valores e direitos respeitados, tentando atrair a atenção para este problema, de uma maneira diferenciada e mais humanista. Diante disto, optamos pelo blog por se tornar uma ferramenta que possibilitem caminhos para um olhar diferenciado para a prostituição. Rosental citado por Prado (2011, p. 167) destaca que "os blog e todos esses sistemas novos podem parecer frágeis, pouco sérios. Mas eles são uma demonstração da criatividade e inovação que está acontecendo fora do âmbito do jornalismo tradicional." Na web, os visitantes controlam praticamente tudo. Como internauta, cada leitor pode até se transformar em narrador. As histórias não começam e terminam simplesmente. Elas começam onde o usuário quer começar e acabam onde ele termina de ler (JERRY LENSON apud FERRARI, 2014, p.77). Dessa maneira, no blog "Vendo Sonhos", o internauta pode escolher o caminho a seguir.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Os métodos que foram realizados na construção do blog Vendo Sonhos envolveu a elaboração de pauta para entrevista com a profissional do sexo Janaína Silvestre. Isto possibilitou um primeiro contato com Janaína para enfatizarmos a proposta do trabalho, e posteriormente a marcação da entrevista. Após o dia definido foi construído um pré-roteiro para o vídeo e definimos o direcionamento das perguntas. A entrevista e gravação foram feitas no ambiente da própria instituição do curso (Asces-Unita). No momento foi realizada a montagem dos materiais audiovisuais, desde câmeras, gravadores, tripé, até a determinação dos ângulos corretos. A possibilidade de um bom local no ambiente foi necessária tanto para a gravação, quanto para o conforto da entrevistada. A entrevista nos arredores da instituição foi realizada no dia 7 de novembro de 2017, das 10 às 12h. Todas as etapas foram instruídas pela professora Cristina Vila Nova de Vasconcelos e o técnico de produção Rafael Torres, com o propósito de esclarecer dúvidas que poderiam ocorrer sobre temas abordados em sala de aula. O processo de filmagem, registros fotográficos, realização de perguntas e gravação de áudio, tiveram a participação de todos os alunos, e a autorização de imagem e voz, em termos devidamente assinados pela entrevistada, antes dos registros serem realizados. Os estudantes colocaram em prática os aprendizados das aulas. Com a devida atenção cada papel foi realizado e ao fim da entrevista, uma sessão fotográfica foi produzida aliando ensinamentos de outras disciplinas do curso. O texto foi realizado com base na entrevista, denotando a visão que os alunos queriam passar sobre o material apurado. Com este mesmo pensamento, o processo de edição do material (texto, fotos e vídeo) foi posto em prática, com os alunos participando da montagem final do blog.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O blog foi produzido a partir de entrevista com Janaína Silvestre, uma mulher pertencente ao universo da prostituição. Para compor o projeto foram desenvolvidos o texto, 15 fotos e um vídeo com 8:41 minutos, todo este processo de pré-produção, produção e edição foi feito pelos alunos e supervisionado pela professora Cristina Vila Nova de Vasconcelos. O material registra a vida de uma mulher que carrega as marcas da prostituição e sonha com uma vida melhor, evidenciando sua experiência de vida, desejos e visões da sociedade. Para tornar o conteúdo de conhecimento público e com maior alcance, foi escolhida a plataforma blogspot, visto que é um meio de fácil acesso e difusão de conteúdos e informações.
 
CONSIDERAÇÕES
O projeto foi desenvolvido com o intuito de provocar um outro olhar sobre a prostituição, evidenciando um novo aspecto a respeito da profissional do sexo, o olhar dela para com a sociedade e a mulher que sonha e almeja objetivos. A produção deste trabalho promoveu a junção da necessidade de visualização da prostituição como questão social, aliada à técnica de produção jornalística, fundamentais para formação acadêmica e profissional dos estudantes. Todo esse processo proporcionou aos envolvidos, a ampliação do reconhecimento da sociedade como uma esfera plural e permitiu o desenvolvimento da valorização das diversidades de cada indivíduo.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CASTELLS, Manuel.A galáxia da internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.਀

FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2014.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀㄀⸀ 䴀椀渀椀猀琀爀漀 搀椀稀 焀甀攀 洀攀渀猀愀最攀洀 ✀匀漀甀 昀攀氀椀稀 猀攀渀搀漀 瀀爀漀猀琀椀琀甀琀愀✀ 猀攀爀 猀甀猀瀀攀渀猀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀最㄀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀挀椀攀渀挀椀愀ⴀ攀ⴀ猀愀甀搀攀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀㈀ ㄀㌀⼀ 㘀⼀洀椀渀椀猀琀爀漀ⴀ搀椀稀ⴀ焀甀攀ⴀ洀攀渀猀愀最攀洀ⴀ猀漀甀ⴀ昀攀氀椀稀ⴀ猀攀渀搀漀ⴀ瀀爀漀猀琀椀琀甀琀愀ⴀ猀攀爀愀ⴀ猀甀猀瀀攀渀猀愀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀

PINHO, J.B. Jornalismo na internet: planejamento e produção da informação on-line. São Paulo: Summus, 2003.

PRADO, Magaly. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

Prostituição: por que seguimos ignorando o que elas estão nos dizendo? Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2017.

MORENA, Fernanda. Questões da prostituição segundo as prostitutas. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2017.

SERRANO, P. E. Prostituição e direito à saúde. Disponível em: . Acesso em: 05 set.2017.

STRAUBHAAR, J.; LAROSE, R. Comunicação, mídia e tecnologia. São Paulo: Thompson, 2004. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀伀䰀䔀䐀伀Ⰰ 䘀戀椀漀⸀ 倀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 攀 搀椀最渀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀漀爀爀攀椀漀⸀爀愀挀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀开挀漀渀琀攀甀搀漀⼀㈀ ㄀㌀⼀ 㘀⼀挀漀氀甀渀椀猀琀愀猀⼀昀愀戀椀漀开琀漀氀攀搀漀⼀㘀㠀 㐀㄀ⴀ瀀爀漀猀琀椀琀甀椀挀愀漀ⴀ攀ⴀ搀椀最渀椀搀愀搀攀ⴀ栀甀洀愀渀愀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㠀 猀攀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀