ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00947</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Estratégia para Mídia Digital da Campanha Traços do Nordeste</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Laura Luiza Ramos Gomes (Universidade Federal de Sergipe); Gabriel Reis Guimaraes (Universidade Federal de Sergipe); Luan Ivo Silva (Universidade Federal de Sergipe); Kayque Barros Lins e Silva (Universidade Federal de Sergipe); Emilly Silva Souza Passinho (Universidade Federal de Sergipe); Mario Cesar Pereira Oliveira (Universidade Federal de Sergipe)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">RESUMO O trabalho apresentado faz parte do Projeto Interdisciplinar (2018.1), que tem como tema a Reinvenção do Nordeste, focado em representações e estereótipos. Trata-se da estratégia publicitária para mídia digital utilizadas na campanha de lançamento de uma coleção de camisetas, criadas partir do esforço de reverberar um novo olhar sobre o jovem nordestino, desde a concepção do produto até as peças de comunicação da campanha. Demonstrando assim a identidade de um jovem nordestino que não está alheio a mudanças e novas tendências. Possuindo estilo e personalidade, que também recebe influências do mundo globalizado. PALAVRAS-CHAVE: moda; nordeste; esteriótipos; jovialidade; identidade. 1 INTRODUÇÃO O Projeto Interdisciplinar (2018.1) do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe, abrange as disciplinas Direção de Arte, Redação Publicitária, Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor e Cultura do Consumo, Introdução à Sociologia e Antropologia da Comunicação. Através dessa união e dentro do eixo temático:  Reinventando o Nordeste: identidades e regionalidades no século XXI desafiou os alunos a escolherem um cliente local e criar uma campanha que permitisse a quebra de estereótipos e contribuísse para a formação de um novo olhar para o nordestino. O Nordeste sofre com esteriotipação da mídia em publicidade, novelas, filmes, etc, atrelando sua identidade a uma generalização, Albuquerque Jr. (2003), definiu que essa identidade homogeneíza o Nordeste associando-o a atributos negativos do rural como: tabaréu, violento, incapaz, miserável rebaixando a representação do Nordeste com signos do subdesenvolvimento. Um dos principais problemas é a não representação da diversidade nordestina. Portanto, pretende-se mostrar, no decorrer da campanha, uma coleção de camisas inspiradas no jovem nordestino que recebe influencias internas e externas e se posicionam no mundo globalizado, trazendo à tona o que não é fielmente representado. Para concretizar o desejo de mostrar as outras identidades do Nordeste, foi de extrema importância adentrar-se em uma área que estivesse sempre se reinventando, para isso o mercado da moda foi escolhido tendo em vista que as vestimentas são responsáveis por transmitir identidade e estilo, de acordo com Brandini (2007), a moda pode ser definida como  um sistema de mudanças sazonais de tendências que acompanham o vestuário [...] é aqui abordado em sua confluência com a cultura urbana contemporânea e com o advento de comunicar, expressar, representar.  . Assim a pequena produtora camisetas, Morena Loja, foi escolhida para a criação de uma coleção e uma campanha de lançamento que permitisse a exaltação das identidades nordestinas, criada para o ambiente online tendo em vista que a loja funciona e faz suas vendas apenas pelo Instagram. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">2 OBJETIVO Criar uma campanha que atingisse o público local e permitisse a reinvenção do Nordeste, desmistificando identidades e estereótipos ligados ao nordestino. O cliente, foi escolhido com o objetivo de demonstrar, através da moda, os jovens nordestinos despidos de estereótipos e carregados de referências culturais de dentro e fora do Nordeste, além de proporcionar maior alcance no ambiente online. Por se realizar no Instagram, onde o perfil da empresa se encontra e ser uma das plataformas mais populares entre os jovens, sendo unificada pela hashtag #TraçosdoNordeste que permite que seu início e fim se vincule. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha finalizada contou com dois vídeos para o Instagram (Não Sou Só Um Traço e Nove Traços), uma coleção de nove camisas, um ensaio fotográfico, 9 feeds que explicavam as estampas, estratégias promocionais que envolviam os stories, ecobags e eventos. Ocorre principalmente no meio online e se tratou de uma coleção colaborativa entre os estudantes, denominados Rampa Coletivo Criativo, e a Morena Loja. Tendo o seu início no dia do nordestino (8 de outubro) com o lançamento do vídeo  Não Sou Só Um Traço - #TraçosDoNordeste no Instagram de Rampa, o vídeo busca transmitir a insatisfação do Nordeste, personificado por uma jovem, que não aguenta mais ser estereotipada, generalizada e reduzida a um único traço. O conceito criativo  Traços do Nordeste simboliza a diversidade e os inúmeros traços de personalidade do povo nordestino, no vídeo que inicia a campanha o Nordeste é representado pela voz por uma jovem e o seu visual remete a TV, que por muitas vezes estereotipou o povo nordestino. A campanha foi conectada a partir das cores, estética visual e pela hashtag #traçosdonordeste, sua segunda parte se dá com o pré-lançamento da coleção Nove Traços, que simbolizava os nove estados do Nordeste e seus diferentes traços.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>