ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01171</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Bebelu, a percepção do público jovem frente a americanização do mercado de Fast-Food cearense</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Victor Bessa Barreira (Universidade de Fortaleza); Lucas Bruno de Moraes Sales (Universidade de Fortaleza); Wilker Felipe da Silva Meireles (Universidade de Fortaleza); Saulo Bazílio de Alencar (Universidade de Fortaleza); Rayla Santos de Oliveira (Universidade de Fortaleza); Mateus Macedo Viana (Universidade de Fortaleza); Marcia Alves Osório (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A presente Pesquisa Mercadológica foi desenvolvida na disciplina de Pesquisa Mercadológica do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. tem como objetivo investigar a aceitação e o engajamento do público jovem a respeito da Bebelu Sanduíches, rede de fast-food cearense que vem competindo espaço no mercado alimentício com outras empresas, principalmente de origem norte-americana. Procura-se identificar quais os interesses, o poder aquisitivo, e os hábitos de consumo do público-alvo da pesquisa: o jovem fortalezense. Ademais, busca-se verificar e compreender os fatores decisórios no processo que determina a escolha de um restaurante por parte desse público e identificar a imagem do cliente proposto, para compreender qual a visão que o consumidor tem a respeito da mesmo. Para tal, foram utilizados os métodos qualitativo exploratório e quantitativo com viés conclusivo, resultando em potenciais estratégias de marketing que visam melhorar a percepção da empresa que vem perdendo popularidade entre esse público. &#8203;Na fase de busca por um problema de pesquisa, a equipe identificou algumas falhas de comunicação da empresa, fomentando uma marca mal posicionada e sem reconhecimento de mercado. Visto que no atual cenário de popularização e  americanização de hamburguerias e lanchonetes da cidade de Fortaleza, ter uma marca bem posicionada é de extrema importância. Em seguida procurou estudar e compreender o comportamento do público jovem nessa perspectiva. Além de analisar o engajamento, a equipe propôs reconhecer a percepção desse público especificamente em relação à rede de fast food Bebelu Sanduíches, presente no mercado regional desde 1986. Ademais, procurou-se identificar as deficiências da empresa para que fossem resolvidas com estratégias baseadas na percepção e no estilo de vida de seu público-alvo. A natureza do problema deve ser apresentada de maneira clara e coesa, considerando que alguns problemas são estruturados erroneamente, fomentado erros de formulação, dificultando assim, a sua resolução. "A obtenção de resultados efetivos depende de uma clara definição do problema e dos objetivos da pesquisa, possibilitando que as informações sejam coletadas de maneira apropriada à solução do problema" (DIAS, Professores do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP e Convidados. Gestão de marketing, Saraiva, 2003, p. 369) Quando estruturamos uma pesquisa, devemos considerar o modelo a ser utilizado e a forma como os dados serão coletados. Existem dois modelos de pesquisa: exploratório e conclusivo. A pesquisa conclusiva pode ser descritiva ou causal e os dados são classificados em primários ou secundários (MALHOTRA, Pesquisa de Marketing, Prentice Hall, 2005, p.54). Para a realização da pesquisa, foram realizados dois estudos, de forma combinada e complementares entre si: a primeira do tipo qualitativa exploratória, com o intuito investigar os aspectos subjetivos tais como experiências, motivações, sentimentos, atitudes e emoções do público-alvo no tocante ao consumo de fast-food. A pesquisa qualitativa é um estudo não-estatístico que identifica e analisa profundamente dados não-mensuráveis  sentimentos, sensações, percepções, pensamentos, intenções, comportamentos passados, entendimentos de razões, significados e motivações de um determinado grupo de indivíduos em relação a um problema específico (Pinheiro et al, Transtorno desafiador de oposição, 2004, p. 125) . A segunda, do tipo quantitativa conclusiva, visando constatar a pertinência dos resultados identificados na fase exploratória. Isso porque,  é desejável que o processo decisório seja amparado por técnicas que reduzam a incerteza a ele associada (BARQUETTE; CHAOUBAH, 2007, p.4). Dessa forma, ambas as pesquisas deveriam possibilitar uma avaliação da visão e do conhecimento acerca da marca Bebelu, coletando dados importantes e transformando-os em informações potencializadoras de estratégias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia da pesquisa constitui na descrição dos tipos de pesquisa a serem utilizados, bem como dos mecanismos de coleta para a obtenção dos dados que respondam ao problema de pesquisa apresentado. A pesquisa de marketing é a função que integra o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing por meio de informação  informação usada para identificar e definir as oportunidades e os problemas de marketing, gerar, aperfeiçoar a avaliar as ações de marketing, monitorar o desempenho de marketing e facilitar o entendimento do marketing como processo. A pesquisa de marketing especifica as informações necessárias para o atingimento desses aspectos, define os métodos para a coleta de informações, gerencia e implementa o processo de coleta, analisa e comunica as respostas e suas implicações. (AAKER; KUMAR e DAY, Pesquisa de Marketing, São Paulo: Atlas, 2007, p. 27) Na primeira etapa da pesquisa, a escolha do método qualitativo exploratório levou em conta o anseio do cliente em descobrir onde estava a sua falha de comunicação e como tal ruído afetava na relação da empresa com o público jovem. O método de pesquisa qualitativa possui natureza empírica e pode utilizar técnicas como entrevistas, questionários e formulários para objetivar a coleta sistemática de dados sobre esse grupo (MARCONI; LAKATOS, 2006). Para tal, foi utilizada a técnica de entrevista com o intuito de qualificar a empresa em questão, através de um grupo focal realizado com seis participantes, onde nenhum dos entrevistados tinha conhecimento do cliente ao qual estavam sendo questionados, a fim de não influenciar nas suas respostas. As primeiras perguntas da entrevista diziam respeito aos hábitos de consumo do público-alvo com relação aos restaurantes fast-food. Através dessas conseguimos sondar quais os restaurantes mais bem vistos pelos entrevistados e a frequência com qual eles visitam cada um. Nesse primeiro momento, o entrevistador evita perguntar sobre os concorrentes a fim de não interferir no resultado da pesquisa, oportunizando a livre expressão de motivações, expectativas, percepções e desejos dos participantes. O pesquisador muda ou manipula algo, chamado variável exploratória, independente ou experimental, para observar que efeito essa mudança tem sobre uma outra coisa, chamada de variável dependente. A segunda parte da entrevista consistia em verificar os fatores que determinam a escolha de um restaurante ou lanchonete, levando em conta, a frequência, quais locais costumam frequentar, qual companhia, preço e localização, por exemplo. A seguir, com intuito de identificar qual imagem dos fast-food, os entrevistados personificaram os restaurantes citados anteriormente e buscaram a primeira associação desses respectivos. A finalidade era de identificar de que forma a alimentação fora de casa está relacionada na cabeça dos consumidores e como isso pode influenciar a prática de consumo dos jovens nestes restaurantes. Ao final, os estudantes avaliaram a comunicação dos fast-foods em geral. Após a realização da pesquisa qualitativa, foi necessário aplicar uma pesquisa quantitativa com viés conclusivo para certificar as análises feitas através dos dados obtidos pelo processo anteriormente citado. A pesquisa deu-se pela aplicação de um formulário criado e disponibilizado na internet, o qual recebeu 186 respostas em sua totalidade. Porém, com o intuito de apurar o público-alvo foi selecionado uma amostragem de 100 respostas qualificadas para o questionário, que filtrava pessoas com renda familiar, idade e hábitos de consumo diferentes daqueles procurados pela empresa. Após a sondagem de como o fast-food local era percebido por essas pessoas, procurou-se entender a satisfação dos consumidores, fazendo perguntas nas quais o entrevistado deveria medir em uma escala de satisfação quesitos como sabor, localização, atendimento, preço e segurança. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo iniciou-se com o briefing das necessidades de comunicação da empresa, um bom briefing é fundamental para que se tenha uma pesquisa bem-sucedida: quanto mais precisas e detalhadas as informações, melhores serão as condições de levantamento dos dados necessários (Perez, Clotilde. Fogaça, Jose. Siqueira, Raquel. Pesquisa de mercado. São Paulo, Thomson Learning, 2008. p. 90). Após o briefing, é elaborado um planejamento da pesquisa, visando estudar qual abordagem que deverá ser utilizada - qualitativa, quantitativa ou ambas. Logo em seguida, elaborou-se o projeto de pesquisa objetivando captar dados como percepções e expectativas do público-alvo e, também, analisar a imagem da Bebelu em relação a outras marcas. Durante a pesquisa qualitativa exploratória o grupo focal contava com a participantes de ambos os sexos, entre 19 e 21 anos. Tendo os alunos da universidade como universo da amostra com classe econômica segundo o Critério Econômico Brasil A, B1 e B2. Percebeu-se que, ao pedir para avaliarem os restaurantes fast food no geral, a maioria mencionou a questão do sabor como de vital importância, não importando outros fatores como preço ou localização. Contudo, um dos entrevistados relatou não gostar do McDonalds pois este está diretamente ligado a coisas ruins, tais como obesidade e sedentarismo. Outro participante, por sua vez, relatou que dentre as três redes mais citadas, lembrou primeiramente do Bebelu e a elogiou bastante, com foco no sabor e no preço. O exercício anterior de percepção de marca resultou em uma atividade de personificação das empresas, onde a maioria dos participantes afirmaram que o McDonalds seria um pessoa obesa, que mostra ser feliz mas não é. Já o Bebelu, a esmagadora maioria dos participantes disseram que seria uma pessoa introvertida, tímida e calada, mas que era difícil construir a imagem do restaurante devido a falta de posicionamento do mesmo. Um participante relatou que imagina o restaurante como sendo uma pessoa idosa e obesa. Além disso, os entrevistados foram questionados sobre a comunicação de cada empresa, e o McDonald's provou ser o líder nesse quesito, com sua identidade visual bem trabalhada, suas propagandas e jingles infantis que marcam a memória de todos. Logo atrás vem o Subway e sua assinatura musical característica. Já sobre a Bebelu, todos lembraram de ações simples como a distribuição de panfletos, porém nenhuma marcante o suficiente para gerar vínculos a longo prazo. Os participantes do grupo focal afirmaram possuir conhecimento sobre a existência da rede Bebelu Sanduíches, porém não possuem o hábito de frequentar os estabelecimentos. Além disso, observou-se que apesar das avaliações positivas, os entrevistados não reconheciam o Bebelu como concorrente direto dos tradicionais fast-foods, devido a sua defasada comunicação, ressaltando a importância da imagem da marca, que , nesse caso, é inferior ao produto em si. Durante a finalização desta pesquisa foi constatado que a empresa não tem um posicionamento claro, vide hora trabalha com diferentes tipos de linguagem em sua comunicação interna e externa. Além de não investir tanto em ações de marketing, confiando-se, principalmente, no público já fidelizado. Contudo, a rede de fast-foods possui pontos fortes a serem trabalhados, afinal é um restaurante que é lembrado principalmente pela acessibilidade de preços; destacando-se frente à outras empresas do ramo. Vale ressaltar que o sabor e o atendimento do Bebelu são reconhecidos e admirados por quem já frequentou, e isso é um ponto extremamente forte a ser trabalhado em ações de marketing. Por fim, tanto na quantitativa como na qualitativa, a Bebelu foi vista como referência em relação à sabor marcante no universo amostral em questão. De qualquer forma, é interessante que a empresa comece a investir mais no posicionamento de marca mais claro, a fim de melhorar a percepção do público jovem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>