ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01563</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;CRIAÇÃO DE EMBALAGENS PARA A EMPRESA BONANÇA  DOCE DE LEITE,DE PEDRA AZUL-MG, A PARTIR DOS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO VISUAL</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Daniele Vieira de Jesus (Faculdade de Tecnologias e Ciências); Daniele Vieira de Jesus (Faculdade de Tecnologia e Ciências ); Daniela Gad Matos Rodrigues (Faculdade de Tecnologia e Ciências ); NÁDJA NAYRA BRITO LEITE (Faculdade de Tecnologia e Ciências )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto experimental faz parte do trabalho de conclusão do curso de publicidade e propaganda da FTC - Vitória da Conquista. Tem como objetivo criar um layout de embalagens para a empresa Bonança  doce leite, de Pedra Azul-MG, a partir dos estudos de comunicação visual. Para tanto, aplicou-se o briefing com o objetivo de coletar informações sobre a empresa. Como arcabouço teórico, utilizou-se os pressupostos na área de marketing, publicidade, comunicação visual e semiótica. Foi feito um estudo baseado em conceitos de marketing e publicidade, sobre os ambientes internos e externos da empresa Bonança, incluindo os principais concorrentes no mercado, além de uma pesquisa de campo, exploratória, quali-quantitativa para identificar o perfil e os hábitos de consumo dos consumidores de doce de leite. Com a análise SWOT, identificou-se que a principal fraqueza da empresa está relacionada à sua comunicação. Sendo assim, partiu-se para a elaboração de uma proposta criativa, que, primeiramente, contemplasse uma nova marca e, em seguida, a criação de novos layouts para as embalagens, a fim de atrair a atenção do consumidor de forma profissional e eficiente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao buscar informações bibliográficas ou dados de internet sobre o perfil do consumidor de doces de leite não foram encontrados. Desse modo, foi necessário realizar uma pesquisa para definir o perfil do consumidor de doces de leite e as suas percepções sobre o produto Bonança. A pesquisa foi de campo, realizada na cidade de Pedra Azul, Minas Gerais, nos dias 06 (seis) a 08 (oito) de outubro, no supermercado Estrela do Vale e na feira livre local. Tendo uma população de aproximadamente 25.000 habitantes, a amostra aleatória foi de 84 pessoas, com um erro amostral de 9% e um nível de confiança de 90%. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi exploratória, pois teve, como finalidade, identificar, em caráter de sondagem, um fato ou fenômeno, com relação ao objeto de estudo, para, enfim, propor problemas e até hipóteses. Quanto à abordagem foi quali-quantitativa, aquela que envolve métodos quantitativos e qualitativos para a obtenção de uma análise mais profunda do assunto da pesquisa. Quantitativa, por meio da coleta de dados numéricos que apontaram resultados a respeito das preferências por determinados produtos a partir da comunicação visual das embalagens e qualitativa, na qual a intenção foi abordar sentimentos e sensações que não seriam possíveis através de métodos de pesquisa já formados.Quanto ao procedimento, foram realizadas entrevistas com questionários estruturados com questões abertas e fechadas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a concepção das novas marca e embalagens dos produtos Doce de Leite Bonança utilizou estudos nas áreas de comunicação visual, tipografia, psicodinâmica das cores e semiótica. Nessa perspectiva, a construção da nova marca foi elaborada a partir da análise das características da empresa e das suas forças, considerando também as peculiaridades da cidade onde está inserida e do modo de compra do consumidor. Ao elaborar uma embalagem, deve-se levar em consideração alguns pontos, como, por exemplo, o material que será empregado para a fabricação, o formato do rótulo e o tipo de impressão. Também deve-se considerar como será realizado o transporte e quais os locais onde serão vendidos os produtos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>