ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00172</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vídeo Institucional da Tahiti Corretora de Seguros</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;ANDREZA COSTA GOES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Amanda de Souza Prestes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Jhessyca da Costa Thompson (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Mateus Silva Bento (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Maurília de Souza Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Institucional, Relações Públicas , Comunicação Dirigida, Vídeo Institucional, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Tahiti Corretora de Seguros atua há mais de 20 anos no mercado de seguros em ManausAM. A Corretora trabalha em parceria com 12 seguradoras e atende a mais de 350 clientes, entre pessoas físicas e jurídicas. O vídeo institucional apresentado, produzido a partir do levantamento de briefing e elaboração de roteiro, tem o objetivo de contribuir, por meio do estímulo aos sentimentos de pertencimento e identificação, na construção da imagem positiva da empresa perante seus públicos de interesse.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O vídeo institucional, ao facilitar a comunicação de uma organização com os seus públicos de interesse, constitui-se como um veículo de comunicação dirigida auxiliar. Segundo Fortes (2003), a comunicação dirigida tem maior chance de obter um resultado positivo, contribuindo com o relacionamento que se pretende alcançar. França e Leite (2007) destacam o objetivo da comunicação dirigida: Fazer com que o público se sensibilize com a mensagem, reflita sobre ela e, aos poucos, se motive e forme sua própria opinião em relação ao assunto, tomando, afinal, a decisão esperada, favorável aos objetivos de uma campanha (FRANÇA; LEITE, 2007, p. 48). Diante do exposto, este paper apresenta o vídeo institucional produzido para a Tahiti Corretora de Seguros, desenvolvido no âmbito da disciplina Produção Audiovisual, 6º Período do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas. Localizada no Bairro Adrianópolis, em Manaus-AM, a Tahiti Corretora de Seguros foi fundada no dia 28 de maio de 2009 pelo administrador Carlos Roberto Rodrigues e sua esposa e sócia Mychelyne Rodrigues. Com mais de 20 anos de atuação no mercado de seguros, o fundador constatou a necessidade de investir capital em seu próprio negócio. Segundo o banco de dados da seguradora, o software Segflex, já foram atendidos mais de 700 clientes físicos e jurídicos. Atualmente, a Corretora trabalha em parceria com 12 seguradoras e atende a mais de 350 clientes, entre pessoas físicas e jurídicas. A Tahiti atua no mercado de seguros como intermediária entre o cliente e a seguradora. Para isso, obtém, junto à seguradora, as melhores coberturas ou reduções dos prêmios, otimizando as condições do seguro do cliente para evitar riscos. A Corretora também negocia reduções, descontos, tarifações e outras vantagens para a satisfação do mesmo, além de verificar as possibilidades de prejuízos e recomendar as apólices mais adequadas para ressarcir tais perdas possíveis em caso de algum acidente</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do vídeo institucional é contribuir, por meio do estímulo aos sentimentos de pertencimento e identificação, na construção da imagem positiva da Tahiti Corretora de Seguros perante seus públicos de interesse. Transmitir sentimentos de maneira direta ao receptor, facilitando a sua aproximação à temática tratada, e a possibilidade de maior alcance da mensagem, favorecida pela adoção das redes sociais digitais na divulgação. Evidenciar a busca da Corretora pelo reconhecido da excelência dos serviços prestados e do comprometimento com a qualidade do atendimento, expressos na visão da mesma.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunicação dirigida apresenta-se como um mecanismo ou instrumental a ser acionado para estabelecer e manter a compreensão mútua nas trocas de informações entre a organização e seus públicos (FERREIRA, 2006). Dessa forma, o vídeo institucional pode se tornar um meio de comunicação que não apenas auxilia no contato com os públicos, mas também favorece a adesão aos valores e à cultura da organização. Entre as vantagens do vídeo, podem-se mencionar a transmissão de sentimentos de maneira direta ao receptor, facilitando a sua aproximação à temática tratada, e a possibilidade de maior alcance da mensagem, favorecida pela adoção das redes sociais digitais na divulgação. A pesquisa de opinião realizada por Westerkamp e Carissimi (2011) com diferentes profissionais comprovou a unanimidade do vídeo institucional como a principal ferramenta audiovisual nas organizações. Nesse cenário, a ideia de comunicação voltada para a venda de produtos e serviços tem sido substituída pela nova missão da comunicação: "construir marcas" (ANDRADE, 2006, p.140). Verifica-se, assim, a relevância da implantação de meios de comunicação que contribuam para a construção da identidade e da imagem positivas da organização perante a sociedade. Especificamente, o vídeo institucional permite a construção da marca da organização de modo mais prático e dinâmico. Atualmente, a Tahiti Corretora de Seguros é responsável por 344 seguros de clientes físicos e 38 seguros de clientes jurídicos de diversos ramos empresariais. Há 240 seguros de automóvel, 33 seguros viagem, 12 seguros de vida, 22 previdências sociais, 2 RC (responsabilidade civil) médico, 31 seguros residenciais, 2 seguros de lancha, 4 seguros apoio familiar, 1 seguro de vida em grupo e 1 seguros de aparelhos eletrônicos. Entre os clientes do sexo masculino foram detectados 107 seguros de automóvel, 21 seguros viagem, 8 seguros de vida, 10 previdências sociais, 2 RC médico, 9 seguros residenciais, 1 seguro de lancha, 1 seguro de apoio familiar e 1 seguro de vida em grupo. Já entre as mulheres há 133 seguros de automóvel, 4 seguros de vida, 12 seguros viagem, 12 previdências social, 22 seguros residenciais, 3 apoios familiar, 1 seguro saúde, 1 seguro de lancha e 1 seguro de aparelho eletrônico. Esses dados evidenciam a busca da Corretora pelo reconhecido da excelência dos serviços prestados e do comprometimento com a qualidade do atendimento, expressos na visão da mesma. O vídeo institucional produzido contribuirá para o alcance dessa visão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pré-produção do vídeo institucional da Tahiti Corretora de Seguros teve início a partir do levantamento do briefing realizado pelos integrantes da equipe. O briefing identificou informações sobre a empresa, como localização, história, estrutura, serviços oferecidos, públicos de interesse e quadro atual de clientes. Após o briefing, deu-se início à elaboração do roteiro. Para a sua construção, a equipe se reuniu periodicamente para a realização de brainstorms e pesquisas sobre trabalhos relacionados à temática. A primeira definição do roteiro foi apresentada e discutida com a professora orientadora da disciplina em aulas laboratoriais. Em seguida, a partir de recomendações da orientadora, elaborou-se o roteiro final para a composição do vídeo. Com a aprovação do roteiro final pela professora, iniciou-se o processo para captação de imagens e edição do vídeo. Os resultados originaram o vídeo institucional proposto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O vídeo Institucional da Tahiti Corretora de Seguros foi produzido entre os meses de outubro de 2016 a fevereiro de 2017, composta por quatro discentes do Curso de Relações Públicas. Inicialmente, definiu-se por realizar a captação das imagens indicadas no roteiro final. Contudo, devido a dificuldades relacionadas à disponibilidade de câmera fotográfica, optou-se por buscar fotografias de acervo pessoal e de pessoas conhecidas correspondentes a cada momento apresentado no vídeo. A edição e a finalização ocorreram no mês de fevereiro de 2017, com todas as fotografias coletadas e selecionadas para a filmagem. Nouvelle Vague   Nova onda O estilo de filmagem adotado na execução do vídeo institucional é baseado no movimento artístico do cinema Francês conhecido como Nouvelle Vague   Nova onda . O movimento surgiu aproximadamente na década de 50, quando jovens discutiam acerca da individualização pelo estilo. Os jovens turcos, como eram conhecidos, romperam normas e parâmetros: a câmera seria o pincel e o filme a obra de arte. Assim, suas características consistem no grande experimentalismo na fotografia e na edição  diferente das regras clássicas, utiliza-se câmera na mão, baixo orçamento, narrativa não linear, linha documental, reflexão sobre a própria existência, retratação do amor e/ou um fragmento da vida. Mensagem A mensagem definida para o vídeo está relacionada à presença da Corretora em todos os momentos da vida de seus clientes. Assim, estes podem viver intensamente porque permanecerão seguros. Parti-se da mensagem de que, ao fechar um negócio com a corretora de seguros, o cliente deposita a confiança da sua proteção e de sua família na seguradora. As fotografias escolhidas foram impressas para tornar o vídeo mais aproximativo e humano, a fim de que o público se veja em todas as situações. O cenário da grama foi escolhido para representar simbolicamente um lugar de felicidade e paz o qual pode ser interpretado como uma praça ou um campo de futebol. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O vídeo institucional produzido teve o objetivo de contribuir para a construção da imagem positiva da Tahiti Corretora de Seguros perante seus públicos de interesse, por meio do estímulo aos sentimentos de pertencimento e identificação. A produção audiovisual buscou alinhar a mensagem à missão, visão e valores da empresa, bem como aos seus públicos de interesse. A realização do trabalho possibilitou o alcance de clientes em potencial para a Corretora devido à publicação em sua página no Facebook. Ressalta-se a interação da equipe de estudantes com a prática profissional das Relações Públicas. O desenvolvimento de atividades como esta auxilia no amadurecimento de futuros profissionais gestores da comunicação organizacional. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FERREIRA, W. Comunicação dirigida: instrumentos de Relações Públicas. In: KUNSCH, M. M. K. Obtendo Resultados com Relações Públicas. 2. Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. FORTES, W. G. Relações públicas: processo, funções, tecnologias e estratégias. São Paulo: Summus, 2003. FRANÇA, F.; LEITE, G. A comunicação como estratégia de recursos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. <br><br> </td></tr></table></body></html>