ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00240</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;As Relações Públicas a serviço do Centro Educacional Geração Samuel</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Izabella Cavalcante Brito (Universidade Federal do Amazonas); Adjane Aires Angelim (Universidade Federal do Amazonas); Glean de Oliveira Texeira (Universidade Federal do Amazonas); Bianca dos Santos Leite Gloria (Universidade Federal do Amazonas); Henrique Wendhausen (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento estratégico , educação, Relações Públicas na escola, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho tem como propósito alinhar as práticas e políticas de comunicação do Centro Educacional Geração Samuel (CEGS) com a sua missão, contribuindo para que todas as ações comunicacionais favoreçam sua efetividade com eficiência e eficácia. Por ser uma instituição de pequeno porte que atende a uma comunidade do bairro Redenção, Manaus - AM, a interatividade formal e informal com seus públicos foi aprimorada a partir de técnicas de relações públicas com uma visão dialógica e participativa, tendo em vista as necessidades da instituição. O diagnóstico permitiu gerar ações adequadas de comunicação com os públicos estratégicos e conforme as características e necessidades da instituição. Prioritariamente valorizamos ações de comunicação e relacionamentos para o âmbito interno da escola, bem como para a comunidade por meio de ações socioambientais e educativas sustentáveis.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escola pode ser vista como um ambiente para desenvolver ações de relações públicas embora não seja tão comum. Ela deve ser reconhecida como uma organização complexa e um ambiente onde a atividade das relações públicas pode florescer de forma construtiva. O produto estratégico é o planejamento, considerado fundamental no curso de orientação de toda ação a ser desenvolvida dentro da organização. O ambiente escolar propicia e facilita a comunicação, podendo envolver técnicas estratégicas e relacionamento prioritário com a comunidade. O Centro Educacional Geração Samuel é uma microempresa do primeiro setor que funciona na rua Taraguá, n. 84  Bairro Redenção. Como a maioria das empresas dessa natureza, não possui um setor de comunicação. Percebeu-se uma constante interação entre os públicos da escola internamente. A missão da organização consiste em: ser um espaço físico, pedagógico, político e cultural de formação de sujeitos de plena cidadania e de consciência crítica, capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos. E a sua visão: viabilizar a aprendizagem concreta e o crescimento social dos alunos e pais junto à comunidade. Esses aspectos foram considerados mandamentos básicos para a realização do planejamento estratégico de relações públicas. O planejamento estratégico do Centro Educacional Geração Samuel (CEGS) foi desenvolvido em torno da necessidade de formalização da comunicação no âmbito interno da escola com prioridade para pais de alunos e a comunidade, no que diz respeito à comunicação interna. Inicialmente foi desenvolvido pesquisa institucional e levantamento de dados para a consecução do diagnóstico. Os dados foram levantados a partir da análise dos documentos e por meio de entrevistas, incluído também uma pesquisa de opinião junto aos pais dos alunos. Posteriormente, uma série de ações foram criadas para solucionar os problemas de comunicação detectados e para aproveitar melhor o potencial dos relacionamentos considerados satisfatórios.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral do planejamento estratégico para o Centro Educacional Geração Samuel foi alinhar as práticas e políticas de comunicação do CEGS com sua missão e visão, contribuindo para que todas as ações comunicacionais favoreçam sua afetividade e o cumprimento de sua missão. Dentre os objetivos específicos estabelecidos, temos o desenvolvimento de ações de comunicação que buscaram expressar os valores do Centro Educacional para seus públicos, conforme conteúdos obtidos nas pesquisas realizadas. Além disso, foram propostos programas de relacionamento com a comunidade para gerar integração e melhorar a boa imagem da escola. Prognosticamos que é possível aumentar o número de alunos conforme a intensificação de relacionamentos que privilegiem a comunidade e os pais dos alunos. A comunicação com os funcionários foi valorizada a partir do estabelecimento de ações que oportunizam aos públicos de interesse o sentimento de pertencimento e de que são fundamentais para a instituição. Em relação aos pais e responsáveis propomos ações que estreitem o relacionamento com a instituição de forma prioritária, visando uma participação maior deste público na educação e na interação com a escola. Por fim, propusemos ações capazes de contribuir para a permanência dos alunos matriculados, bem como para a conquista da adoção de novos discentes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Centro Educacional Geração Samuel foi selecionado para o desenvolvimento desse plano estratégico porque o ambiente escolar é pouco explorado pelas práticas de relações públicas, embora, na opinião da equipe, possua muito potencial para desenvolvimento de atividades típicas da área com resultados promissores. Portanto, o planejamento realizado para o CEGS foi uma oportunidade de aprimorar a comunicação da comunidade escolar através da prática de relações públicas e a partir de um trabalho experimental. O Centro Educacional Geração de Samuel é uma organização em todo seu potencial de complexidade, o que fez com que nós definíssemos as ações de comunicação que atendam os interesses dos públicos conforme a missão, a visão e os valores essenciais do CEGS. As instituições educacionais dependem da valorização da comunicação informal ou formal para seu desenvolvimento em todos os níveis. Foi identificada a necessidade de interação com públicos como funcionários, pais, alunos e comunidade, sendo que esses foram os públicos prioritários deste trabalho. A direção escolar expos algumas dificuldades com relação à alimentação das crianças também. Muitos pais afirmaram ter dificuldades para controlar a alimentação dos filhos, por falta de tempo, devido à rotina, excesso de trabalho e afins. Sem uma boa relação com esses públicos, dificilmente a instituição sobreviverá e gerará confiança em prol do interesse coletivo. De acordo com Simões (2001), por meio da atividade de Relações Públicas: [...] se avaliam atitudes públicas, se identificam as diretrizes e os procedimentos de um indivíduo ou de uma organização com o interesse público e se executa um programa de ação com o objetivo de angariar a compreensão e aceitação pública em favor daquele indivíduo ou daquela organização. (SIMÕES, 2001, p. 44) Portanto, após reunir e avaliar os dados adquiridos pelas pesquisas institucionais e documentais de relações públicas, pudemos construir o planejamento estratégico e suas principais ações. O planejamento deve ser um processo contínuo dentro da instituição, pois permite o monitoramento e o controle das ações, tanto da instituição quanto dos públicos relacionados, contribuindo para a conservação dos objetivos da organização. Kunsch (2003) ressalta a importância do planejamento como: [...] um instrumento para a eficácia da atividade de relações públicas porque evita a improvisação, oferece maiores possibilidades para a consecução dos objetivos e o cumprimento da missão organizacional, permite recursos necessários e dá uma orientação básica, capaz de permitir a avaliação dos resultados. (KUNSCH, 2003, p. 316). O Centro Educacional Geração Samuel, após a criação do planejamento estratégico, tem uma oportunidade para sistematizar as ações comunicacionais, escolhendo a mensagem, meio e a linguagem ideal para cada público. Ou seja, pode-se aumentar a propagação das mensagens com um sistema de comunicação mais estratégico entre os setores da organização e seus públicos de interesse. Buscamos criar ações de relacionamento que incentivem os públicos do CEGS a visualizar a instituição como uma unidade de educação com valor social, ou seja, uma escola portadora de valores que podem contribuir para o crescimento não só de seus alunos, mas também da comunidade ao redor, participando ativamente de ações educativas e sustentáveis em prol da comunidade que habita o bairro.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa é necessária para a elaboração de um bom planejamento estratégico em Relações Públicas. Se bem elaborada a pesquisa auxilia o profissional na tomada de decisões e na criação de ações. De acordo com Kunsch (2003), a pesquisa tem como objetivo: [...] conhecer a opinião dos públicos; construir diagnósticos da área ou do setor de comunicação organizacional/institucional; conhecer em profundidade a organização, sua comunicação e seus públicos para a elaboração de planos, programas e projetos especiais de comunicação; fazer análise ambiental interna e externa, verificando quais implicações que possam afetar os relacionamentos" (KUNSCH, 2003, p. 277-278) O trabalho foi desenvolvido pela equipe a partir do desenvolvimento de pesquisa institucional com visitas técnicas e observações sistemáticas com o propósito de levantar dados sobre o Centro Educacional Geração Samuel para elaborar o diagnóstico, realizado pela equipe desde o primeiro contato com a organização. Durante alguns dias foram feitas visitas técnicas e observações nas dependências da organização, bem como a realização de conversas informais com o corpo de funcionários e administração da escola. Como fontes secundárias, coletamos dados nos arquivos e documentos do CEGS. A Instituição não conta com grande acervo de dados comunicacionais, tendo em vista que é uma escola de pequeno porte. Portanto, para obter mais conhecimento sobre a cultura organizacional, foram feitas pesquisas qualitativas, realizadas com a aplicação de entrevistas em profundidade, sem tempo estipulado de duração e com roteiro prévio. Dentre os entrevistados, encontra-se a diretora, a gerente e a professora, bem como a auxiliar de serviços gerais. Buscamos questionar as pessoas com funções distintas para compreender as relações no âmbito interno da organização, bem como levantar suas percepções sobre a comunicação, sobre a administração, os clientes (alunos, pais e responsáveis) e a comunidade como um todo. Questionamos os clientes por meio de entrevista telefônica com roteiro prévio que foram feitas com os responsáveis pelas crianças. Finalmente, avaliamos as respostas e definimos prioridades de ações em face dos públicos considerados estratégicos para a organização. Para o mapeamento de públicos, foi utilizado o método apresentado por França (2004), descrito em sua obra "Públicos: Como identificá-los em uma visão estratégica ". Não menos importante utilizamos a referência "La escuela y las relaciones públicas", Jones (1971), que serviu de subsídio teórico sobre a atividade de relações públicas em instituições de ensino. O autor destaca a importância de privilegiar a comunidade, os corpos docente e discente, bem como os pais e responsáveis, quando se trata de ensino fundamental, incluindo os membros da administração, de forma a valorizar os vínculos efetivos com esses públicos quando se trata de relações públicas na escola.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a apreciação dos dados levantados e a formulação do diagnóstico, identificados os pontos negativos e positivos da instituição, bem como os aspectos críticos, construímos um conjunto de ações para os públicos já identificados como prioritários com o intuito de solucionar ou amenizar os problemas detectados, bem como valorizar os pontos positivos emergentes. Com base nesse processo, foram criadas políticas de comunicação de acordo com as expectativas dos públicos da organização e com base na sua missão organizacional. Propusemos valores e diretrizes, dos quais destacamos: " Respeito: Por mais que o Centro Educacional Geração Samuel tenha valores bem definidos, quaisquer outros valores, conflitantes ou não, merecem respeito através da abertura de diálogo por parte da Instituição; " Religiosidade: O Centro Educacional acredita que a religião oferece padrões de comportamento que podem guiar o ato de se comunicar, tais como sinceridade, transparência e igualdade; " Agilidade: O CEGS se esforça para atender qualquer um com o mínimo de tempo possível; " Afetividade: A instituição se compromete em comunicar-se com carinho e dedicação. " Relevância: Toda informação divulgada pela organização é de importância para um ou mais de seus públicos; " Coesão: Toda comunicação exercida pelo CEGS deve ser uníssona em relação a seus valores e diretrizes. Diretrizes propostas: 1) Valorização dos Funcionários  usando a integração e valorização da afetividade para conscientizar o público interno sobre sua importância para a organização, e sentido de pertencimento, por meio de atividades alusivas a datas comemorativas. Serão celebradas todas as datas relacionadas aos funcionários como aniversários, dia dos professores, dia do pedagogo, dia da escola, dia do cozinheiro (a), dia da educação, dia do trabalhador, dia da saúde e dia do zelador. 2) Sistema de Murais  A instituição manterá seus funcionários atualizados sobre informações referentes às atividades da empresa. Serão operacionalizados dois murais contendo informações atualizadas e pertinentes: Na sala dos professores. Outro mural será disponibilizado no hall da escola, contendo informações voltadas a área administrativa, como reuniões, avisos, data de aniversários de todos os funcionários, projetos e programas. 3) Valorização dos Pais/Responsáveis  Entregar cartões de aniversario para os alunos e responsáveis. O contato pessoal com os alunos é mais fácil, por isso, a entrega pessoalmente dos cartões é recomendada. Entretanto, o contato pessoal com os responsáveis não é diariamente. Recomenda-se o envio de mensagens de texto pelo celular ou e-mail. Além disso, será disponibilizado arquivos em pdf para cada responsável contendo relatório mensal com o desempenho e comportamento de cada aluno que será enviado por e-mail. 4) Mídias Sociais  Criação de um grupo fechado no Facebook, no qual, o dia a dia das crianças será postado apenas para os responsáveis, através de fotos e pequenos textos relatando atividades realizadas. Além disso, será criada uma fan page no Facebook, nela conterão informações sobre matriculas, mensalidades, contatos, eventos, estrutura local, localização, benefícios e vantagens. A instituição não explorará a imagem das crianças, qualquer criança com imagem divulgada nas redes sociais será com autorização dos pais. Quanto aos projetos e campanhas: 1) Campanha "Saudável é comer bem"  Tem como objetivo transformar hábitos alimentares das crianças, incentivando o consumo saudável e diminuindo a quantidade de produtos industrializados vendidos na escola. A instituição prestará auxílio aos pais com reuniões com funcionários para acompanhar o andamento alimentar das crianças. Realizações de peças teatrais mensais, com temas sobre alimentação. E por fim, a criação de uma horta de verduras dentro da instituição. As crianças juntamente com funcionários cuidaram da horta e as verduras cultivadas serão servidas na alimentação do público interno, funcionários e crianças. A escola utilizará o método da cozinha experimental. Os alunos serão divididos em grupos e ajudarão na preparação de receitas saudáveis com auxílio dos professores e da cozinheira, sem participar de atividades que possam causar acidentes. Nessa atividade, além do resgate de receitas locais, os conceitos da pirâmide alimentar poderão ser reforçados. 2) Feira com alimentos saudáveis  A feira ajudará os pais a conseguir modificar e manter a alimentação saudável dos seus filhos. Além disso, promoverá interação com a comunidade. 3) "Querido CEGS"  Consiste em uma carta em branco que será entregue aos responsáveis uma vez por mês. A proposta é que o responsável a preencha com a necessidade de comunicar. Seja elogios, críticas e recomendações. 4) Programa escola/comunidade  Portanto, será desenvolvido eventos trimestrais de cunho educativo, conscientizando os moradores do bairro acerca de assuntos relacionados à cidadania e boa conduta. Serão distribuídos brinquedos e livros para crianças da comunidade através de brincadeiras educativas. Os brinquedos e livros serão arrecadados na própria instituição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O presente trabalho acadêmico de planejamento estratégico foi apresentado na disciplina Planejamento em relações públicas II da Faculdade de informação e comunicação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O planejamento estratégico teve como finalidade contribuir para o aprimoramento da comunicação no Centro Educacional Geração Samuel, e por outro lado foi uma oportunidade para a equipe desenvolver uma experiência uma de ensino-aprendizagem gratificante valorizada pela experiência de trabalhar com públicos verdadeiros e voltados para uma comunidade periférica da cidade de Manaus. Por meio da pesquisa institucional e formulação de diagnóstico feito pela equipe, notou-se a necessidade de priorizar no planejamento estratégico a comunidade em que a escola está inserida, bem como as expectativas dos públicos do CEGS no que se refere aos aspectos que envolvem a melhoria dos processos de comunicação. Buscamos neste plano criar ações de relacionamento que oportunizem aos públicos de interesse do Centro Educacional Geração Samuel a se verem como uma unidade de ensino com valor social na educação, ou seja uma instituição portadora de valores que podem contribuir para o crescimento não só de seus corpos discente e docente, mas também da comunidade ao redor, participando ativamente de ações educativas sustentáveis em prol da comunidade que habita o bairro.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FRANÇA, Fábio. Públicos  Como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Paulo: Difusão, 2004.<br><br>FORTES, Waldyr Gutierrez. Pesquisa institucional  Diagnóstico organizacional. São Paulo: Sagra Luzzato, 1995.<br><br>FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações públicas  processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo, 2003.<br><br>JONES, James J. La escuela y las relaciones públicas. Buenos Aires: Troquel, 1971.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>NUNES, Marina Martinez. Redação em Relações Públicas. São Paulo: 2003.<br><br>SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas e Micropolítica. São Paulo: Summus, 2001.<br><br> </td></tr></table></body></html>