XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE

Unir – Vilhena - RO - 22 a 21 de maio de 2018

ISSN: 2177-7861

Apresentação

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom está cada vez mais presente em todas as regiões do Brasil, fato este impulsionado em grande medida pela realização dos Congressos Regionais, que se consolidam a cada ano como fóruns de difusão e compartilhamento da produção científica gerada atualmente no campo da comunicação.

Apresentando como tema central neste ano de 2018, 'Desigualdades, gêneros e comunicação', os debates, sempre de caráter analítico e propositivo, são pautados pelas reflexões de especialistas e convidados de referência regional e nacional, com olhares diversos sobre as formas de representação das desigualdades, dos gêneros na sociedade e, sobretudo, na comunicação.

Caracterizados antes de tudo como reuniões científicas voltadas a promover a reflexão sobre questões mais próximas às realidades vividas, os Congressos Regionais da Intercom possibilitam a participação de pesquisadores de todos os níveis.

Legitimados como espaços expressivos de debates capazes de mapear as tendências e perspectivas na área, produzem diagnósticos importantes para a compreensão das diferentes realidades da cadeia produtiva midiática e apontam caminhos no sentido de buscar avanços para a construção de uma sociedade mais democrática no acesso à informação de qualidade.

As trocas de ideias e experiências ocorrem por meio de painéis, mesas, oficinas, minicursos e atividades culturais. E o compartilhamento da produção científica dos participantes tem lugar nas Divisões Temáticas, com apresentação e discussão das investigações atualmente em desenvolvimento. A expressiva participação de estudantes de graduação com seus projetos inovadores na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom – e seus trabalhos de pesquisa na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação – Intercom Júnior – é sempre o destaque dos Congressos Regionais, fortalecendo o propósito e apresentação à comunidade acadêmica de novos pesquisadores.

Ambiente de fomento ao intercâmbio entre acadêmicos e profissionais interessados em atividades diversas como jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio e TV, cinema, produção editorial, internet e games, os Congressos Regionais da Intercom são espaços privilegiados não apenas de difusão de conhecimento, mas também de aproximação da academia com os segmentos produtivos. E como resultado direto, observa-se o estímulo à descentralização e o maior equilíbrio na produção de ciência na área da Comunicação em âmbito nacional.

Fernando Ferreira de Almeida
Vice-Presidente da Intercom
Coordenador dos Congressos Regionais da Intercom 2018