INSCRIÇÃO: 00017
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO07
 
TÍTULO: Portal Sátira: Jornalismo Independente e Digital no Baixo Amazonas
 
AUTORES: Gabriel Ferreira Fragata (Instituto de Ciências Socias Educação e Zootecnia); Niash do Anjos Frutuoso (Instituto de Ciências Socias Educação e Zootecnia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo Independente, Jornalismo Digital, Webjornalismo, Baixo Amazonas, Sátira
 
RESUMO
A idealização do portal foi uma maneira de criar um meio de produção de jornalismo independente no Baixo Amazonas para fomentar um diálogo entre a universidade e a sociedade em geral, tendo em vista a emancipação do meio digital no jornalismo e a democratização da informação de cunho social. O Portal também desenvolve um trabalho através de produções audiovisuais como História em Quadrinhos, Vídeos, Podcast e Ensaios Fotográficos. Este fator é um elemento importante na proposta de jornalismo independente, tendo em vista que pode ser considerado meios comunicacionais alternativos e incorporados em um projeto como o Sátira. O caráter do trabalho é exploratório e experimental com abordagem qualitativa. Uma das identidades dessa ferramenta é apresentar um diferencial em meio a um grande número de portais e blogs do Baixo Amazonas.
 
INTRODUÇÃO
O Portal Sátira é um espaço web multitemático desenvolvido há 2 anos com a finalidade de discutir um viés diferente no campo jornalístico, apresentando diversidade e inovação no meio acadêmico e prático da comunicação. Este trabalho surgiu como um Blog na disciplina de Webjornalismo no 6º período, e posteriormente tornou-se o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) orientado pela professora Kethleen Guerreiro Rebêlo, o qual será defendido no segundo semestre deste ano.਀䌀漀洀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀洀愀渀挀椀瀀愀漀 搀漀 匀琀椀爀愀 攀 漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀ⴀ猀攀 愀 琀爀愀愀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 愀 洀椀最爀愀漀 挀漀洀漀 倀漀爀琀愀氀 搀攀 一漀琀挀椀愀猀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 甀洀 漀氀栀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀Ⰰ 攀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 渀漀 䈀愀椀砀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀㬀 爀攀最椀漀 漀渀搀攀 渀漀 猀攀 攀昀攀琀椀瘀愀 渀攀渀栀甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀ⴀ猀攀 漀 瀀椀漀渀攀椀爀椀猀洀漀 搀攀猀琀攀 倀漀爀琀愀氀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀⸀  A finalidade do Sátira é o caminho independente de produção jornalística utilizando de plataformas da web para divulgações de informações e opiniões no que diz respeito à sociedade em geral, visto o processo rápido de troca de informações por meio da Internet. ਀䄀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 渀漀 猀漀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 䈀愀椀砀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 攀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 唀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀 渀漀 挀愀洀瀀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 攀猀猀愀  甀洀愀 搀愀猀 洀愀爀挀愀猀 攀洀 焀甀攀 漀 匀琀椀爀愀 戀甀猀挀愀 愀氀挀愀渀愀爀Ⰰ 愀搀攀爀椀渀搀漀  椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 愀洀瀀氀漀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 瘀爀椀漀猀 渀最甀氀漀猀 搀愀猀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀猀 攀 椀搀攀漀氀最椀挀愀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀Ⰰ 攀 琀漀搀漀 愀 刀攀最椀漀 搀漀 䈀愀椀砀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ É preciso apresentar um novo meio de informação em que todas as pessoas se identifiquem e venham acessar a conteúdos bem estruturados e com um estilo dinâmico e fácil de ser compreendido.
 
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um Portal de Notícias no âmbito do jornalismo independente para o Baixo Amazonas, tendo em vista difundir a comunicação social de modo amplo, a partir de vieses sociais. É importante apresentar uma nova proposta de jornalismo de acordo com os moldes da comunicação digital, o qual se destaca pela integração de todos os tipos de mídia para divulgação em apenas uma plataforma. A democratização de informação sobre temáticas importantes e relevantes para a sociedade são uma das propostas deste meio, pois é preciso desenvolver e evoluir a produção jornalística, rompendo os paradigmas do tradicional e de conteúdos sensacionalistas divulgados ainda por grande parte de veículos de comunicação.
 
JUSTIFICATIVA
Para discutir sobre a ferramenta web, primeiramente é preciso compreender todo o processo desde o começo, como a história da internet, do surgimento ao advento. A internet foi desenvolvida em 1969, pela Arpa (Agências de Pesquisa e Projetos Avançados), um sistema norte americano de pesquisa de informações para fins militares do Departamento de Defesa do governo. ਀一漀猀 愀渀漀猀 㠀 Ⰰ 愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 甀猀愀爀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀 漀甀琀爀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 挀爀椀愀爀愀洀 愀 圀漀氀搀 圀椀搀攀 圀攀戀 ⠀刀攀搀攀 搀攀 䄀戀爀愀渀最渀挀椀愀 䴀甀渀搀椀愀氀⤀ 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀 攀 猀椀猀琀攀洀愀猀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瀀愀爀愀 愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ ㈀  㤀⤀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 ㄀㤀㤀㘀Ⰰ 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀 搀攀猀猀攀 洀攀椀漀 猀攀 攀猀琀椀洀愀瘀愀 攀洀 㔀㘀 洀椀氀栀攀猀Ⰰ 甀洀愀 搀椀洀攀渀猀漀 搀攀 最氀漀戀愀氀椀稀愀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀椀爀琀甀愀氀⸀ O grande desafio feito ao webjornalismo é a procura de uma "linguagem amiga" que imponha a webnotícia, uma notícia mais adaptada às exigências de um público que exige maior rigor e objectividade (CANAVILLHAS, 2014). A partir dessa perspectiva, entende-se que desenvolver um meio de informação digital, é preciso ser caracterizado com as características do webjornalismo, por ser um espaço amplo e de rapidez de processo de informações, toda e qualquer divulgação precisa ser objetiva e direta. Shyam Sundar, um dos responsáveis do estudo do jornalismo digital, conclui que os leitores acreditam que a um grande número de visitas corresponde uma notícia importante (SUNDAR e NASS 1992). ਀䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀 渀漀猀 攀砀椀最攀 愀搀攀焀甀愀漀 愀漀 洀攀椀漀 攀 椀渀漀瘀愀漀 渀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 挀漀洀漀 甀猀甀爀椀漀猀 搀攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀愀 眀攀戀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 渀漀瘀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 渀攀猀猀攀 洀戀椀琀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀挀椀愀氀⸀ 匀漀戀爀攀 攀猀琀愀 瀀漀渀搀攀爀愀漀 䌀愀爀漀氀椀渀愀 吀攀爀爀愀 ⠀㈀  㜀⤀ 昀爀椀猀愀㨀 ਀䌀漀渀挀椀氀椀愀爀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 最攀爀愀氀 挀漀洀 漀 搀漀洀渀椀漀 漀甀Ⰰ 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀Ⰰ 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 猀漀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 搀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 昀甀琀甀爀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 挀漀洀漀 搀漀洀渀椀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 ⠀搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 瘀爀椀愀猀 洀搀椀愀猀⤀ 攀 甀渀椀昀椀挀愀漀 搀攀 洀甀氀琀椀洀攀椀漀猀 攀洀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 椀渀挀氀甀椀 漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀氀 眀攀戀 攀洀 猀攀甀猀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀猀⸀ ⠀吀䔀刀刀䄀Ⰰ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㈀⤀ Um dos cenários atuais do jornalismo no Brasil é a produção de jornalismo independente, neste processo se destacam as agências Amazônia Real, A ponte e Agência Pública. No Baixo Amazonas ainda não se configura de forma efetiva um veículo de comunicação neste âmbito, e devido a esta falta o Portal Sátira irá buscar se integrar neste viés. ਀伀 匀琀椀爀愀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀椀最椀琀愀氀 渀漀 䈀愀椀砀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 洀愀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 瀀椀漀渀攀椀爀漀 攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀攀瘀椀搀漀  昀愀氀琀愀 搀攀猀猀攀 猀攀最甀椀洀攀渀琀漀 渀愀 爀攀最椀漀⸀ A mídia alternativa é uma marca do jornalismo independente, principalmente com o uso da internet com criação de blogs, websites e portais de notícias. Uma das configurações deste elemento é a mídia radical alternativa, que na opinião de Downing (2002), pode ser o teatro de rua, a arte performática, as danças, buttons, quadrinhos, murais, músicas, romances, vídeos, bem como pôsteres, jornais impressos, internet, rádios comunitárias, grafites, etc.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 倀漀爀琀愀氀 匀琀椀爀愀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䈀氀漀最最攀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀洀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 瘀椀爀琀甀愀氀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䄀猀 瘀愀渀琀愀最攀渀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 猀漀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 漀琀椀洀椀稀愀漀 攀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 洀攀椀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 伀 攀ⴀ洀愀椀氀 搀漀洀渀椀漀 昀攀爀爀攀椀爀愀最愀戀爀椀攀氀⸀最昀㠀䀀最洀愀椀氀⸀挀漀洀  甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀爀 攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 匀琀椀爀愀⸀ 䄀 氀漀最漀琀椀瀀漀 漀昀椀挀椀愀氀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀䌀 ㈀ ㄀㔀 瀀愀爀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀漀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀 倀漀爀琀愀氀 匀琀椀爀愀⸀  A partir da criação deste website precisava se definir esse processo no âmbito da construção de um novo modo de comunicação que se utiliza do espaço digital para gerar uma interação por meio da produção de jornalismo digital.਀ A integração de vários modos de comunicação em uma rede interativa. Ou, em outras palavras, a formação de um super texto e uma metalinguagem que, pela primeira vez na história, integra no mesmo sistema as modalidades escrita, oral e audiovisual da comunicação humana (...) Interagindo a partir de pontos múltiplos, no tempo escolhido (real ou atrasado) em uma rede global, em condições de acesso aberto e de preço acessível muda de forma fundamental o caráter da Comunicação (...) O surgimento da Nova mídia descentralizada e diversificada que preparou a formação de um sistema multimídia nos anos 90. (CASTELLS, 1999, p. 354)਀伀 眀眀眀⸀猀琀椀爀愀⸀挀漀洀  漀 攀渀搀攀爀攀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 眀攀戀Ⰰ 挀漀洀 漀 甀猀漀 搀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 最漀漀最氀攀 搀漀洀愀椀渀猀Ⰰ 焀甀攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀 漀 搀漀洀渀椀漀 攀 攀砀挀氀甀猀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 甀洀 愀渀漀 搀漀 攀渀搀攀爀攀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀⸀  A estruturação do portal foi constituída com menus, páginas com marcadores para organizar o conteúdo do Sátira. O sistema HTML do blogger foi configurado para incorporação de vídeos do Youtube do Canal Sátira, o qual são descarregados os documentários publicados no Portal. Foram criados os Gadgets com o Java script, para incorporar galerias de fotos criadas no Flicker.਀伀猀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 䜀䤀䘀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 倀栀漀琀漀猀挀愀瀀攀⸀ 伀猀 挀漀渀攀猀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 挀漀渀昀椀最甀爀愀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀搀椀最漀 䠀吀䴀䰀 搀漀 吀攀洀瀀氀愀琀攀 搀漀 倀漀爀琀愀氀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀漀渀昀椀最甀爀愀漀 搀攀 瀀氀甀最ⴀ椀渀猀 搀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀 搀攀瘀攀氀漀瀀攀爀猀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 猀漀 挀搀椀最漀猀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 䜀愀搀最攀琀猀 搀漀 䈀氀漀最最攀爀⸀  O template utilizado foi baixado na internet no site templates.blogspot.com, o qual disponibiliza diversos tipos de layouts responsivos e característicos de um Portal.਀伀猀 洀琀漀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 猀攀 戀愀猀攀椀愀洀 渀漀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 愀 瀀最椀渀愀 渀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀 挀漀洀 ㈀㌀㈀ 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀㬀 䜀漀漀最氀攀 䴀愀椀猀㬀 吀眀椀琀琀攀爀 攀 渀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀 挀漀洀 漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀椀爀攀琀漀 搀漀猀 氀椀渀欀猀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀⸀  As plataformas externas utilizadas para desenvolvimento dos Gadgets do Sátira foram a Jotform: meio utilizado para criação de formulários de contatos; Feedburner: utilizado na criação de assinatura eletrônica para blogs e sites; Sound Cloud: esta plataforma disponibiliza espaço para fazer descarregamento de áudios como podcast; Os arquivos disponibilizados para downloads em formato PDF são inclusos na ferramenta Google Sites, para gerar capacidade de organização e facilidade do download do arquivo como as Histórias em Quadrinhos. Para o acesso direto do link direto para download do arquivo foi necessário remover os bloqueadores de links do blogger o qual impossibilitavam a disponibilidade do arquivo. ਀唀洀 搀漀猀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀猀猀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀  愀 氀椀最愀漀 攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀攀椀漀猀 挀漀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀洀愀渀挀椀瀀愀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 瀀攀爀瀀愀猀猀愀洀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 攀猀瀀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 䌀愀猀琀攀氀氀猀 ⠀㄀㤀㤀㤀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㔀㐀⤀Ⰰ 愀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 猀椀猀琀攀洀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 愀氀挀愀渀挀攀 最氀漀戀愀氀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀猀琀 洀甀搀愀渀搀漀 攀 洀甀搀愀爀 瀀愀爀愀 猀攀洀瀀爀攀 渀漀猀猀愀 挀甀氀琀甀爀愀⸀ Desta forma Costa (2003) define esse pressuposto como cultura digital:਀ A cultura da atualidade está intimamente ligada a ideia de interatividade, de interconexão, de inter-relação entre homens, informações e imagens dos mais variados gêneros. O surgimento dessa interconexão diversa e crescente e derivada, sobretudo, enorme expansão das tecnologias digitais na última década.਀ A disposição de conteúdo segue elementos do jornalismo digital com a idealização de materiais atrativos e dinâmicos para se poder navegar com mais tranquilidade e ainda mais interatividade. ਀倀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀琀爀椀戀甀椀攀猀 攀 洀琀漀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 倀漀爀琀愀氀 匀琀椀爀愀Ⰰ 瀀愀爀琀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀爀攀琀愀 愀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 攀爀愀 搀椀最椀琀愀氀 攀洀 焀甀攀 猀攀 愀瀀漀渀琀愀 挀漀洀漀㨀  O impacto que as novas possibilidades interativas, em que todos podem se comunicar com todos, como na internet, trazem para as sociedades informatizadas, nas quais o surgimento de novos códigos éticos acompanha novas relações entre humanos e máquinas. E passa a regular tanto a produção como a circulação veloz da informação entre diversos grupos e atores sociais. Esses novos costumes, se pensados em seu alcance para algumas décadas frente, sugerem a passagem de uma era, que poderíamos nomear de analógica, para uma outra, digital, na qual destacamos um ponto de vista que relaciona objetos técnicos, como computadores e ferramentas digitais de produção audiovisual, a novos processos de produção e novas formas de apropriação das tecnologias, tidos como mais inteligentes e generosos, em que a ampliação dos acessos aos novos conteúdos O importante, mas não deve ser separada da forma como são construídos e compartilhados esses conteúdos na internet. (PRADO; CAMINATI; NOVAES; 2005, p. 26-27) ਀ A convergência de todos os meios de comunicação para a comunicação digital facilita a emancipação de divulgação de diversos tipos de mídia em todos os tipos de dispositivos. Algumas características deste processo podem ser apontadas como a: hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, atualização, memória e a customização de conteúdo. Cada um desses elementos perpassa pela idealização do Sátira e que se enquadra na proposta de jornalismo digital.਀唀洀 渀漀瘀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 挀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀 愀挀攀氀攀爀愀 愀 琀爀漀挀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 瀀爀漀瀀攀 愀 攀瘀漀氀甀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 栀甀洀愀渀愀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀渀搀椀挀椀漀渀愀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 愀洀瀀氀漀 攀 愀戀攀爀琀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Um dos diferencias do Portal de Notícias é a transposição de informações, devido o seguimento da linguagem de jornalismo digital, em que se difere de outros portais e sites do Baixo Amazonas, o qual apenas copiam e colam as matérias de sua versão impressa. ਀䄀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀漀 倀漀爀琀愀氀 匀琀椀爀愀 挀漀洀漀 攀猀瀀愀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䄀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀最甀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 最渀攀爀漀猀 渀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀Ⰰ 瀀漀椀猀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 渀攀猀琀攀 洀攀椀漀 椀渀琀攀最爀愀搀漀 攀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 搀攀 渀漀瘀愀 洀搀椀愀⸀    Os tipos de conteúdo disponibilizados no Sátira são: As Notícias o qual apresentam textos informativos mais enxutos e objetivos; Artigos de Opinião: que disponibilizam textos de cunho opinativo e abordam diversos tipos de temáticas; Reportagens: que seguem um estilo literário, informativo e que problematiza questões sociais; Entrevistas perfis e pingue pongue: apresentam textos sobre personagens anônimos e projetos sociais; Ensaios Fotográficos: esta é uma sessão especial com produções de fotografias sobre diversos temas, como por exemplo, religião, política, questões indígenas, meio ambiente e trabalhos artísticos; As Charges: Os desenhos são produzidos baseados em situações cotidianas e vários temas atuais da sociedade; Histórias em quadrinhos: Esse espaço foi criado especialmente para narrar fatos jornalísticos com inovação e uma forma lúdica e atrativa. Este tipo de conteúdo apresentado atualmente no âmbito do jornalismo digital no Brasil, apenas é disponibilizado por dois Portais: o Sátira e A Agência Pública. ਀伀猀 倀漀搀挀愀猀琀猀 猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 甀搀椀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀漀爀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 匀琀椀爀愀 挀漀洀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 伀猀 嘀搀攀漀猀 猀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 挀甀爀琀愀猀 攀 挀爀渀椀挀愀猀 搀攀猀挀愀爀爀攀最愀搀漀猀 渀漀 䌀愀渀愀氀 搀漀 夀漀甀琀甀戀攀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 搀椀爀攀琀漀 渀漀 倀漀爀琀愀氀⸀ 䄀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 渀攀猀猀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 猀漀 猀漀戀爀攀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 椀渀搀最攀渀愀猀 攀 爀攀氀椀最椀漀猀椀搀愀搀攀猀⸀ 䄀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 夀漀甀琀甀戀攀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 猀甀瀀漀爀琀攀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 攀猀琀攀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 漀 䌀愀渀愀氀 匀琀椀爀愀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 㔀㠀㐀 椀渀猀挀爀椀琀漀猀 攀 甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 㜀㌀⸀㔀㐀㤀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀⸀  O portal Sátira também adquiriu a Licença Creative Commons, Atribuição 4.0 Internacional, que através desta pode-se: Compartilhar - copiar e redistribuir os materiais em qualquer meio ou formato, Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. ਀一愀 刀攀最椀漀 䄀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 漀 匀琀椀爀愀 攀 愀 䄀最渀挀椀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 䄀洀愀稀渀椀愀 刀攀愀氀 瀀漀猀猀甀攀洀 攀猀琀攀 猀攀氀漀⸀ 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 猀攀最甀椀洀攀渀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 漀 猀椀琀攀 䄀洀愀稀渀椀愀 刀攀愀氀Ⰰ 䄀 倀漀渀琀攀Ⰰ 䄀最渀挀椀愀 倀切戀氀椀挀愀⸀ 䔀猀琀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 猀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 攀 愀最爀攀最愀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 渀漀瘀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀攀猀琀愀 攀爀愀 搀椀最椀琀愀氀 攀 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀⸀   O Menu e estilo do layout do template é responsivo com miniaturas da publicação. Logo abaixo foi incorporado uma caixa da página do facebook para facilitar o acesso de web leitores para curtir e compartilhar. ਀䘀漀椀 挀爀椀愀搀愀 愀 一攀眀猀氀攀琀琀攀爀 搀漀 倀漀爀琀愀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 䘀攀攀搀䈀甀爀渀攀爀Ⰰ 漀 焀甀愀氀  搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 䜀漀漀最氀攀 瀀愀爀愀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀攀 戀氀漀最猀 攀 猀椀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀渀愀渀琀攀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 爀攀挀攀戀攀爀 愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 搀椀爀攀琀漀 渀漀 攀ⴀ洀愀椀氀⸀ Os arquivos do Portal também foram disponibilizados por meio de um Gadget para poder navegar de uma forma ainda mais fácil por todas as publicações do Sátira. ਀伀甀琀爀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 愀搀椀挀椀漀渀愀搀漀 昀漀椀 漀 氀椀渀欀 搀攀 琀爀愀搀甀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 椀搀椀漀洀愀猀Ⰰ 愀昀椀洀 搀攀 最氀漀戀愀氀椀稀愀爀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 渀攀猀琀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀ 唀洀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀漀 攀洀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 挀漀洀 漀猀 眀攀戀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ 一攀猀琀攀 洀攀椀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀渀瘀椀愀搀漀 猀甀最攀猀琀攀猀 攀 挀爀琀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀漀 倀漀爀琀愀氀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀⸀  Outro elemento importante dentro do Sátira é a página de post o qual conta com uma caixa de pesquisa e um Gadget com os ícones de redes sociais para mais interatividade. Abaixo segue uma miniatura com as postagens relacionadas para maior dinâmica de acesso as postagens divididas por marcadores e linkadas dentro do código HTML direcionados aos menus do Portal. ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 攀 愀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 倀漀爀琀愀氀 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀㨀  Jornalismo digital não pode ser definido apenas como o trabalho de produzir ou colocar reportagens na internet. É preciso pensar na enquete (pesquisa de opinião com o leitor); no tema do chat, o bate papo digital; nos vídeos e áudios; e reunir o maior número possível de assuntos e serviços correlatos a reportagem. (FERRARI, 2004, p. 45).਀ Ainda sobre a discussão deste conceito do jornalismo digital Chistofori (2006) afirma que: ਀伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀 氀攀焀甀攀 搀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀愀 爀攀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 渀漀琀挀椀愀 攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀甀搀愀爀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 昀漀爀洀愀 攀洀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 爀攀挀攀戀攀 攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 瀀漀猀猀甀椀Ⰰ 愀最漀爀愀Ⰰ 甀洀愀 椀渀昀椀渀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 漀戀琀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀 猀攀洀 猀愀椀爀 搀愀 爀攀搀愀漀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 愀渀琀攀猀 搀攀 搀椀昀挀椀氀 愀挀攀猀猀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 攀洀 瀀漀甀挀漀猀 洀椀渀甀琀漀猀 ⠀瀀⸀ 㔀㠀⤀⸀ ਀䄀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀洀愀猀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 䜀漀漀最氀攀 䄀渀愀氀礀琀椀挀猀 挀漀洀 漀 䤀䐀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀漀㨀 唀䄀ⴀ㄀  㜀㘀㔀㄀㄀㘀ⴀ㈀⸀ 䔀猀琀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 愀甀砀椀氀椀愀 渀愀 攀瘀漀氀甀漀 搀漀 倀漀爀琀愀氀 攀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀愀戀椀氀椀稀愀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀猀 渀漀 猀椀琀攀⸀ 伀 最攀爀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀愀搀漀猀  昀攀椀琀漀 瀀攀氀漀 瀀愀椀渀攀氀 搀攀 渀愀瘀攀最愀漀 搀漀 䄀渀愀氀礀琀椀挀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 攀猀琀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀 愀漀 䌀愀渀愀氀 搀漀 夀漀甀琀甀戀攀㨀 匀琀椀爀愀 攀 愀 挀漀渀琀愀㨀 䈀氀漀最最攀爀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Apresentar um papel inovador no processo jornalístico, esta é uma das propostas fundamentais do Portal Sátira. Por meio dessa ideia se dispõe utilizar todos os recursos possíveis para criar um estilo dinâmico e informativo sobre diversas áreas. Uma das identidades dessa ferramenta é buscar apresentar um diferencial em meio a um grande número de portais e blogs do Baixo Amazonas. ਀伀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 栀漀樀攀 攀洀 搀椀愀Ⰰ  洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 漀 挀氀椀挀栀 搀攀 愀瀀攀渀愀猀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 搀攀 愀搀愀瀀琀愀爀 愀 琀漀搀漀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀漀 洀戀椀琀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䄀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀  甀洀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 挀栀愀瘀攀猀 搀漀 倀漀爀琀愀氀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 愀戀爀攀 攀猀瀀愀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀⸀  É preciso pensar no novo jornalismo e na nova mídia como um papel democrático informacional, e através dessas questões propõe-se o Sátira com a função social de abrir um espaço de divulgação de temáticas sociais em todas as esferas e classes para se efetivar a ideia de jornalismo independente, com características inovadoras no âmbito da comunicação. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀 䴀攀猀猀椀愀猀 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 最攀爀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 眀攀戀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀 䈀攀椀爀愀 䤀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ ⠀㈀  㤀⤀ 眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀瀀椀⸀瀀琀  CANAVILHAS, João; SALAVERRÍA, Rámon; ROST, Marcos et al. Web jornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã, 2014. Disponível em: Acesso em: 20 de set. 2017.਀䌀䄀匀吀䔀䰀䰀匀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 䄀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 爀攀搀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀稀 攀 琀攀爀爀愀Ⰰ 瘀⸀㄀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀  CHISTOFORI, Elaine Cunha. O jornalismo do futuro: o processo de comunicação do jornalismo digital. Juiz de Fora: UFJF, FACOM, 1.sem.2006. 88 folhas. Projeto Experimental da Faculdade de Comunicação Social.਀ COSTA, Rogério da. A cultura digital. 2“ Ed. São Paulo: Publifolha,2003. 1. Comunidades digitais.਀䐀伀圀一䤀一䜀Ⰰ 䨀漀栀渀⸀ 䴀搀椀愀 刀愀搀椀挀愀氀㨀 爀攀戀攀氀搀椀愀 渀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀攀猀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀  ㈀⸀ ਀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ 倀漀氀氀礀愀渀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䐀椀最椀琀愀氀⼀ 倀漀氀氀礀愀渀愀 䘀攀爀爀愀爀椀⸀ ጀ†㌀⸀ 䔀搀⸀Ⰰ ㄀ꨀ 爀攀椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ㈀  㤀⸀ ጀ†⠀䌀漀氀攀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⤀  ਀䴀䄀吀吀伀匀伀Ⰰ 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 搀攀 儀甀攀椀爀猀⸀ 䤀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 眀攀戀氀漀最猀㨀 甀洀愀 渀漀瘀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ㈀  ㌀⸀ 䈀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 猀攀琀⸀㈀ ㄀㜀⸀ ਀倀刀䄀䐀伀Ⰰ 䌀氀愀甀搀椀漀㬀 䌀䄀䴀䤀一䄀吀䤀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀㬀 一伀嘀䄀䔀匀Ⰰ 吀栀椀愀最漀⸀ 匀椀渀愀瀀猀攀 堀堀䤀㨀 一漀瘀漀猀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䤀渀㨀 䈀䄀刀䈀伀匀䄀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䄀渀搀爀㬀 䌀䄀匀吀刀伀Ⰰ 䌀漀猀攀琀琀攀㬀 吀伀䴀䔀Ⰰ 吀愀欀愀猀栀椀 ⠀伀爀最猀⸀⤀⸀ 䴀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀㨀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀 攀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀ ਀匀唀一䐀䄀刀Ⰰ 匀⸀ 匀⸀ 攀 一䄀匀匀Ⰰ 䌀⸀ 嬀㄀㤀㤀㘀崀 匀漀甀爀挀攀 䔀昀昀攀挀琀猀 椀渀 唀猀攀爀猀ᤀ†倀攀爀挀攀瀀琀椀漀渀漀昀 伀渀氀椀渀攀 一攀眀猀 椀渀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀猀甀⸀攀搀甀⼀搀攀瀀琀⼀洀攀搀椀愀氀愀戀Ⰰ 䴀攀搀椀愀 䔀昀昀攀挀琀猀 刀攀猀攀愀爀挀栀 䰀愀戀漀爀愀琀漀爀礀⸀ ਀吀䔀刀刀䄀Ⰰ 䌀愀爀漀氀椀渀愀 䘀爀愀稀漀渀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀爀瀀漀爀愀琀椀瘀愀 搀椀最椀琀愀氀㨀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 爀攀搀攀⸀ ㈀  㜀⸀ ㄀㜀㌀ 昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⤀ ጀ†䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀攀猀 攀 䄀爀琀攀猀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀琀攀猀攀猀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀琀攀猀攀猀⼀搀椀猀瀀漀渀椀瘀攀椀猀⼀㈀㜀⼀㈀㜀㄀㔀㐀⼀琀搀攀ⴀ ㈀ 㜀㈀  㜀ⴀ㄀㐀㐀㈀㌀㜀⼀瀀琀ⴀ戀爀⸀瀀栀瀀㸀䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 猀攀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀