ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00034</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Minha amiga ansiedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Yasminne Alcântara da Silva Maia (Instituto Federal do Amazonas); Letícia Melo de Sousa (Instituto Federal do Amazonas); Liliane Bentes dos Santos (Instituto Federal do Amazonas); Lucas Matheus Silva dos Santos (Instituto Federal do Amazonas); Wallace Lira (Instituto Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;ansiedade, mídia impressa, redação publicitária, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho tem como enfoque descrever o processo de criação do projeto denominado  Minha Amiga Ansiedade , desenvolvido por alunos do quarto período do curso superior de Tecnologia em Produção Publicitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, para veiculação em mídia impressa. A construção do trabalho se deu na disciplina de Redação Publicitária, para obtenção da nota final. O intuito da pesquisa veio da necessidade de abordar o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), um tema tão presente em nossa sociedade, mas que não recebe a devida atenção necessária para que as pessoas saibam do que se trata e possam, assim, entender que a ansiedade é uma doença que precisa ser tratada e quais são suas formas de tratamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em Redação Publicitária, disciplina onde ocorreu o desenvolvimento deste trabalho, busca-se sempre debater temas que estejam em evidência no cenário da sociedade contemporânea, sendo esses assuntos de cunho social, cultural ou político. Desse modo, houve a proposta do trabalho como conclusão da disciplina, na qual os alunos desfrutaram da oportunidade de desenvolver uma campanha publicitária diferenciada, utilizando meios impressos. Para tal, formaram-se as equipes e os temas foram escolhidos. O desafio apresentado para esta equipe foi de produzir uma campanha publicitária, em forma de um pacote com filipetas dentro, tendo como tema o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), e com objetivo de informar e conscientizar a respeito desse distúrbio, que ganhou notoriedade nos últimos anos, mas ainda verifica-se a necessidade de ser debatido de uma forma mais séria e efetiva, para que aqueles que a possuem possam saber onde e como procurar ajuda. Como forma de firmar o desenvolvimento do processo criativo da campanha, buscamos abordar a ansiedade com leveza, descontração e sobriedade, na tentativa de trazer suavidade para expor um assunto que, por tratar-se de um distúrbio, é visto de maneira tão incômoda e até com certo preconceito. Além de expor a TAG como uma doença que precisa de tratamento, focamos em passar informações efetivas de como alguém pode procurar ajuda, bem como também foram evidenciadas técnicas que podem ajudar em situações imediatas de crise. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do trabalho era criar um pacote com 10 filipetas, que abordasse uma temática humanitária. Nesse caso, o tema escolhido foi a ansiedade, visto que é um assunto que a maioria das pessoas tem pouco conhecimento a respeito, banalizando o distúrbio por acreditarem ser de fácil controle e não atinge uma grande parcela da sociedade, o que é justamente o contrário. Durante a pesquisa, buscamos por alternativas para atenuar os sintomas e incentivar a procura por ajuda de um profissional. Para isso, criamos a  Minha Amiga Ansiedade , uma iniciativa que busca conscientizar a respeito desse distúrbio a partir de um kit com 10 filipetas contendo informações úteis para auxiliar pessoas com ansiedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ansiedade é um estado emocional natural ao ser humano, é uma resposta a situações de ameaças reais, como ao estresse e desafios do cotidiano. Ela é um mecanismo de sobrevivência e adaptação do nosso organismo, sem ela não estaríamos vivos. Porém, em excesso pode se tornar uma doença. De acordo com o Manual de Doenças Mentais, o Transtorno de Ansiedade pode ser caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva sem um motivo ou razão justificável e apresenta um comportamento desproporcional à ameaça. A descrição da sensação por quem passa por isso é a de que a qualquer momento pode acontecer algo ruim, é o medo constante do futuro. Logo, uma situação que fuja um pouco da rotina, pode ser percebida como uma tragédia. Para o diagnóstico, é necessário a percepção de alguns sintomas por pelo menos 4 meses, os sintomas são classificados em físicos, mentais e emocionais (VARELA, 2013). Os sintomas físicos englobam fadiga, cansaço, coração acelerado, tensão muscular, dificuldade para dormir, enjoos, sudorese excessiva, tonturas, tremores e falta de ar. Os sintomas mentais e emocionais podem ser: dificuldade de relaxar, sensação de alto nervosismo, estado constante de preocupação e tensão, irritabilidade, dificuldade de concentração. Esses sintomas podem variar, se intensificar com o tempo, por isso, ter conhecimento e aceitação sobre o transtorno é importante para que a pessoa saiba como reagir a cada sintoma. Um dos principais fatores do crescimento de casos é a falta de informação da população sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG), que na maioria das vezes é justificado como um sintoma de estresse (VIANNA; CAMPOS; LANDEIRA-FERNANDEZ, 2009). Através de um briefing, verificou-se que o problema-chave poderia ser elucidado por meio da comunicação. Após a identificação do problema, foi feita uma pesquisa para descobrir qual era a melhor forma de abordar a ansiedade. Santanna (2007, p. 192) afirma que  a ilustração é, sobretudo, um estímulo sutil e forte, de ordem emotiva, que tende a desencadear os desejos e interesses, que são as molas da ação, e a estimular a imaginação . A partir disso, percebemos que a melhor alternativa seria juntar duas formas de linguagem, sendo a escrita, que apresentaria informações sobre o distúrbio e a ilustrativa que complementaria, de forma simples, a informação oferecida no texto. Aristóteles fala na obra  Artes Poética , sobre a arte possuir uma significação especial para o homem, que é capaz de provocar o belo, produzir sentimentos que aliviam a dor (COTRIM, 2006). O pacote foi criado com essa ideologia, de gerar um significado, uma identificação com as pessoas que sofrem de ansiedade, e desse modo criar uma compreensão, e aceitação para então, procurar tratamento. Vivemos em uma época que de acordo com a OMS 33% da população mundial sofre de ansiedade. Assim, surgiu a necessidade de abordarmos e discutirmos a ansiedade como uma patologia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inicialmente, a produção do trabalho aconteceu em sala de aula, na matéria de Redação Publicitária, onde houve divisão de equipes e dos temas. O tema base foi criar um pacote de papel, composto por 10 filipetas, que abordassem temas humanitários. Para esta equipe ficou claro que era necessário abordar um tema que fosse de grande relevância, mas que ainda não recebia a devida atenção. Por meio de pesquisas para realizar o trabalho e torná-lo concreto, esse processo foi dividido em partes: analisar e coletar os dados sobre o tema, buscar opinião de psicólogos, de pessoas que sofrem de TAG, brainstorm, criação do texto, rascunho da parte visual das filipetas, e produção das peças. Durante a análise dos dados coletados, era perceptível que alguns trabalhos abordaram a ansiedade de forma pesada e melancólica. Partindo disto, nos preocupamos em falar sobre esse transtorno com outra perspectiva, mas que não comprometesse a seriedade do trabalho. A intenção era tirar do imaginário coletivo a forma negativa que a doença era tratada; para isso, escolhemos uma abordagem mais leve, para que dessa forma as pessoas se sentissem mais à vontade para compreender os sintomas e entender como isso afeta a sua rotina. Além de aprender como lidar com esse distúrbio, afim de amenizá-lo. A construção do trabalho também levou como base algumas das principais lições do aplicativo desenvolvido pela psicóloga, Camila Wolf:  Querida Ansiedade , o qual trata sobre esse tema de forma séria e ao mesmo tempo com uma leveza. Após isso a equipe se reuniu, para definir como seriam as ilustrações e como seria a divisão do tema em cada filipeta. Depois foi decidido que as filipetas deveriam apresentar uma continuidade entre si, e algo que fizesse com que quem estivesse lendo se identificasse com a narrativa. Por isso, optamos por colocar um traçado em cada página que desse a ideia de continuidade. Como o trabalho foca em representar cenas cotidianas para uma rápida e fácil compreensão, a narrativa foi construída de forma descontraída, com algumas partes do texto apresentando uma certa informalidade, como se fosse uma conversa entre amigos, com o intuito de mostrar que a pessoa que sofre com o transtorno não está sozinha. Dessa definição foi criado o nome do projeto que dá nome à campanha:  Minha Amiga Ansiedade . Levando em conta que o TAG é conhecido por ter a  mente no futuro", para a ilustração de capa o sintoma escolhido foi a apreensão de não saber como será o futuro, já que quem sofre de ansiedade sente-se sozinho em meio às crises. Por isso, na capa, uma pessoa encontra-se sozinha dentro de um balão de ar quente. Alguns dos balões, que são no formato de coração, aparentam estar sem ar, característica comum em meio ao TAG. Ao deixarmos alguns balões vazios e outros cheios a intenção era apresentar que a sensação de desespero pode ser atenuada com um momento de pausa e respiração profunda. Logo, a respiração virou o nosso ponto chave para a criação da arte. O software utilizado para a criação foi o Adobe Illustrator CC 2015. Foram utilizados três tipos de fontes, para facilitar a separação entre título e texto. A fonte utilizada na capa foi a Travel Goals, por ser uma fonte cheia e cursiva, o que dava bastante visibilidade para o nome do projeto, e por ser cursiva, ela transparece um ar de flexibilidade, o que contrasta com os sintomas do TAG, mas que ao mesmo tempo deixa a aparência mais leve, o que faz com que a ansiedade não seja vista como um monstro, mas como algo que pode ser controlado, e foi pensando nessas características que a fonte usada para nomear cada tópico foi a Extra Mile. A fonte utilizada na composição dos textos foi a Sanchez, por ter um acabamento discreto e simples, com boa legibilidade, e que ao mesmo tempo deixa transparecer a seriedade, mostra também uma descontração, por não ser uma fonte tão utilizada em diagramações. As cores também foram de suma importância para o resultado final. A equipe decidiu tratar sobre a cromoterapia, tendo em vista que cada cor desperta uma sensação nas pessoas. O uso da cromoterapia vem sendo utilizado pelo homem desde as antigas civilizações como no Egito Antigo, como também na Índia, na Grécia, na China, onde suas funções terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação dos resultados. (LINEA PLAS,2010). Abrão (2011) fala que as cores ao afetar o sistema nervoso provocam mudanças captando o estímulo colorido e conduzido até o cérebro sensações variadas, como suavidade, vivacidade, entre muitas outras. Era necessário que as cores assumissem um caráter suave, por isso foi levado em consideração o efeito aquarela na composição das peças. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">  Minha Amiga Ansiedade desde o início foi pensado para ser feito como material impresso, com intuito de ser distribuído em instituições de educação e saúde da cidade de Manaus. Para o desenvolvimento do kit foram empregados componentes gráficos, como ilustração, texto estilizado, levando em consideração a paleta de cores para caracterizar visualmente o trabalho. A iniciativa consiste em um envelope, que contém 10 filipetas focadas em tratar a respeito do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Cada folha traz uma informação independente, mas todas estão interligadas entre si, e acabam por criar uma narrativa, onde uma informação leva a outra. Uma numeração na parte central inferior das peças ajuda a localizar o leitor sobre a linearidade do conteúdo. Quanto ao texto, a linguagem foi adaptada para que desperte a curiosidade do leitor para compreender a ansiedade, através de uma configuração que não deixe a leitura cansativa. Visto que é um trabalho direcionado às pessoas que sofrem de tal doença, ele foi escrito de maneira que interage com quem está lendo, como se fosse um diálogo. Com uma dosagem certa de humor, o texto não foge do principal propósito que é informar à população a respeito desse distúrbio. Dessa forma, ainda é possível entender que o assunto deve ser debatido e compreendido da maneira mais séria possível, dada sua gravidade e urgência. Com as dimensões tamanho 9cm x 20cm, a impressão se deu no papel Kraft, de gramatura 180g. Apesar de o Kraft pedir um design mais simples e objetivo, ele é altamente versátil e resistente, além de ser economicamente mais acessível que outros tipos de papel, o que possibilita uma maior acessibilidade do produto, já que a intenção é que ele seja disponibilizado em instituições de ensino, e ainda possibilita um resultado mais diferenciado que instantaneamente chama a atenção do leitor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Abordar um assunto tão delicado como ansiedade foi um grande desafio para a equipe, já que precisávamos desenvolver um material impresso que informasse sobre esse transtorno de maneira que deixasse o leitor confortável e mantendo a seriedade do conteúdo. Como o projeto foi apresentado em sala de aula, acreditamos que nosso propósito foi alcançado e que a viabilidade do projeto é altamente possível. Assim, a realização da  Minha Amiga Ansiedade não será interrompido, pretendemos ajustar para outras plataformas, pois falar desse tema é algo que precisa ser discutido em todas as mídias e sem interrupções.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BECK, Aaron. Terapia Cognitiva para os Transtornos de Ansiedade, Artemed, 2012 COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: História e Grandes Temas,São Paulo, Saraiva, 2006. <br><br>CHADE, Jamil; PALHARES, Isabela. Brasil tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, diz OMS. Estadão, Saúde, 23 fevereiro 2017. Disponível em: . Acesso em: <http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-maior-taxa-de-transtorno-de-ansiedade-do-mundo-diz-oms,70001677247>. 10 abril. 2018. <br><br>LEMOS, Mirella. COSTA, Rodrigo; MADEIRA, Soraya. Respire Fundo - Ilustração. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2017/expocom/EX57-1461-1.html>. Acesso em: 7 abril 2018.<br><br>OMS diz que 33% da população mundial sofre de ansiedade. O Progresso, Ciência e Saúde, 13 janeiro 2016. Disponível em:<http://www.progresso.com.br/caderno-a/ciencia-saude/oms-diz-que-33-da-populacao-mundial-sofre-de-ansiedade>. Acesso em: 10 abril. 2018.<br><br>SANT ANNA. Teoria de Moda: sociedade, imagem e consumo. Florianópolis: Estação das Letras, 2007. <br><br>VARELA, Drauzio. TAG - Transtorno de Ansiedade Generalizada. Drauzio, 04 março 2013. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/tag-transtorno-da-ansiedade-generalizada/>. Acesso em: 10 abril. 2018. <br><br>VIANNA, Renata Ribeiro Alves Barboza; CAMPOS, Angela Alfano; LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus. Transtornos de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 5, n. 1, p. 46-61, jun. 2009 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872009000100005. Acesso em: 10 abril. 2018. <br><br>YouTube. Como é ter ansiedade. Diponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=b7vPr8ea2Bk>. Acesso em 7 de abril 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>