ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00075</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO16</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;JORNALISMO DE MODA VERSUS BLOG DE MODA: DA ESPECIALIZAÇÃO À INTERVENÇÃO DA COBERTURA AMADORA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;MAIARA CRISTINA DA CONCEIÇÃO DA SILVA (universidade nilton lins)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;jornalismo cultural, blogs de moda, digital influencer, grande reportagem para tv, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto resultou em uma grande reportagem para TV sobre o Trend Concept e o Vogue Fashion's Night Out ocorridos em Manaus em 2017. Buscou-se entender o conflito e a diferença existente entre jornalistas de moda e blogueiros(as) na produção de material sobre o universo da moda e beleza. Atualmente, os blogs de moda tanto em websites ou redes sociais são considerados os maiores nichos de mercado do mundo, especialmente no Brasil essas ferramentas de marketing digital são administradas tanto por jornalistas de moda, quanto por blogueiros(as). Nesse contexto, enquanto o jornalista preza pelo texto com estrutura jornalística, o blogueiro(a) reproduz somente o que gosta, lê e acredita. A reportagem mostrou a diferença do trabalho desenvolvido por esses profissionais, além de conhecer o que os jornalistas estão fazendo para se reinventar no mercado, diante do crescimento amador dos blogs.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerados grandes nichos de mercado em todo o mundo, muitos blogs são escritos por jornalistas de moda. Eles utilizam as técnicas jornalísticas para levar ao público a informação com a maior qualidade possível. Já os blogs administrados por blogueiro (as) ou por influenciadores digitais, produzem um conteúdo mais informal e de grande impacto. Diante desta nova realidade, viu-se a necessidade de saber como o jornalista de moda tem conseguido se manter no mercado. Assim, este trabalho de conclusão de curso, resultou na produção de uma grande reportagem que teve como objetivo mostrar que o conteúdo tratado tanto em blogs administrados por jornalistas, quanto os de propriedade de blogueios (as), têm o compromisso de divulgar informações ao público em geral. Mas é necessário destacar que a maneira como eles geram conteúdo é bem diferente, isto porque enquanto o primeiro tem compromisso somente com a informação, o segundo tem ligação direta com o comércio do consumo e de vendas. Para a realização dessa análise, objeto dessa reportagem, fez-se necessário realizar entrevistas com diversas fontes ligadas ao universo da moda. Tomaram-se por base dois eventos: o Trend Concept - idealizado há 12 anos pelo produtor de moda Rodrigo Lopes - e o Vogue Fashion's Night Out- evento criado pela vogue americana em 2009 e que possui edições todo ano no Brasil, ambos ocorridos em Manaus em 2017. Durante a entrevista eles opinaram sobre o tema proposto e nos ajudaram a chegar à conclusão deste trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Buscou-se analisar o poder dos blogs na divulgação de conteúdos de moda, a fim de conhecer as alterações ocorridas no cenário profissional dos jornalistas da área, ao considerar que muitos buscam, ainda, adequar-se na Web. Para desenvolver esse projeto, foram consultados livros, blogs, reportagens e entrevistas e conteúdos produzidos tanto por jornalistas quanto por blogueiros (as) e estudiosos do assunto. As informações e dados levantados junto a esses profissionais possibilitou conhecer e distinguir a linguagem empregada na divulgação da informação e o grau de influência de ambos os profissionais em questão. Para desenvolver esse estudo utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica, textos, artigos científicos e monografias sobre Jornalismo de Moda. Acrescentou-se também relatos pessoais encontrados em matérias divulgadas nos principais sites de moda, beleza e entretenimento sobre jornalistas e blogueiros (as). Para melhor entender o contexto do projeto foram delimitados alguns pontos: revisar a origem da Moda na sociedade e o início do Jornalismo de Moda, destacando os aspectos que entrelaçam os segmentos; estudar a influência da tecnologia, a partir do surgimento dos blogs; avaliar as distinções entre o blog administrado por jornalista e o por blogueiro (a); conhecer o desenvolvimento dos aspectos constitutivos do projeto, a fim de indicar o resultado final do estudo, o qual buscou compreender a interferência causada no setor do jornalismo de Moda dada a evolução desse meio  o blog  e o que tem sido feito para que esses profissionais se mantenham no mercado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">São inúmeros os blogs voltados para o segmento de moda, enquanto alguns deles possuem foco na linguagem e na produção de conteúdos publicados com mais detalhes e aprofundamento de assunto, outros tendem a se preocupar em atender exclusivamente as necessidades de consumo dos seus seguidores. Os influenciadores digitais têm responsabilidade direta na venda de determinada marca de roupa, sapatos, bolsas, produtos variados e serviços, utilizando diretamente desses meios para lançar a próxima moda ou tendência. Esse tipo de blog cresceu, ganhou força e muito espaço, agora não é só o conteúdo que importa, mas o consumo e venda. Seguir, vestir e até conhecer os lugares indicados pelo blogueiro(a), em tempo real, são as peculiaridades que agregam valor ao "conteúdo" e é o que agrada o seguidor. Atualmente esses blogs de moda, beleza e comportamento fundiram-se de maneira instantânea tornando-se "especialistas" do assunto, caracterizando essa ferramenta como um dos principais nichos de mercado do meio digital. Em meio a realidade global, os/as digitais influencers, usam seu próprio estilo para atrair os seguidores, conectam-se de maneira pessoal com esse público e atuam na produção e divulgação de conteúdo. Na maioria das vezes, influenciam diretamente na decisão de compra desses usuários. Com o surgimento dos blogs de moda, os meios de comunicação, no caso, o jornalismo de moda, que antes tinha forte influência e presença nos desfiles de moda, nas redações e editorias de revistas tiveram de se adaptar migrando para a web com o objetivo de manter esse público que vive conectado. Esse foi um dos pontos discutido no desenvolvimento dessa reportagem, a qual permitiu conhecer, também, como o Jornalismo de Moda se mantem atualmente no mercado, quais as estratégias adquiridas e se houve mudança na linguagem para sustentar os usuários que hoje valoriza o consumo em detrimento dos impactos sofridos. Sobre os conteúdos, as informações ainda estão presentes e são facilmente encontradas nesses sites e blogs de assuntos específicos, no entanto, a divulgação encontrada nesses meios está na maioria das vezes, presente em textos com linguagem simples, de rápida leitura, o que para alguns estudiosos e profissionais da área pode e gera deficiência no aprofundamento dos conteúdos. Para Anderson, (2006) a distinção entre os assuntos pode estar relacionada com a qualidade e grande variedade de sites e blogs nos quais o leitor pode ter acesso aos temas de seu interesse. Distribuição abundante e barata significa variedade farta, acessível e ilimitada  o que, por sua vez, quer dizer que o público tende a distribuir-se de maneira tão dispersa quanto as escolhas. Sob a perspectiva da mídia e da indústria do entretenimento dominantes, essa situação se assemelha a uma batalha entre os meios de comunicação tradicionais e a internet. Mas o problema é que, quando as pessoas deslocam sua atenção para os veículos on-line, elas não só migram de um meio para o outro, mas também simplesmente se dispersam entre inúmeras ofertas. Escolha infinita é o mesmo que fragmentação máxima. (ANDERSON, 2006, p. 179) A audiência dos blogs de moda brasileiros reflete a força do mercado mesmo nos tempos de crise. Segundo informações da consultoria Euromonitor, com os dados publicados na Revista Exame Online, hoje o país ocupa o 8º maior mercado de moda do mundo e o seu faturamento mais que quadruplicou na última década, o que, em parte, está relacionado com o fenômeno dos digital influencers.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fim de compreender melhor o que é a especialização em jornalismo de moda, a intervenção da cobertura feita pelos blogs e a produção de uma grande reportagem, foi utilizado como base a pesquisa exploratória, de delineamento bibliográfico, que por meio das obras de Tapscott (2010), Lipovetsky (2009), Svendsen (2010) e Joffilly (1991), tiveram papel fundamental no resultado final deste trabalho, cujas bases literárias contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Todos os autores possuem contextos entrelaçados e pensamentos parecidos sobre o tema abordado. Em se tratando da construção da grande reportagem, o autor Nilson Lage, apresenta dicas e teorias para o aprofundamento e aperfeiçoamento das técnicas jornalísticas, a intenção dele é mostrar, num avanço didático, as técnicas básicas que fazem parte da produção da reportagem. A abordagem metodológica utilizada para a elaboração desse projeto foi a qualitativa que dispõe de aspectos gerais dos Blogs de Moda e do Jornalismo de Moda, para uma análise que consistiu em conhecer como a cobertura jornalística está se reinventado e se mantendo no mercado da moda, depois da intervenção amadora de coberturas de blogueiro (as) e a diferença entre o conteúdo jornalístico e o amador. A utilização da coleta de informação e dados ocorreu, também, por meio de uma pesquisa de campo com especialistas da área, personalidades dos blogs, jornalistas de moda, produtores de moda, leitores e seguidores dos blogueiros (as). Isso se fez necessário para agregar maior veracidade e comprovação aos fatos relatados na pesquisa. A maioria das abordagens foi feita de forma presencial através de entrevistas realizadas pessoalmente, por meio de telefone e por e-mail. Com isso, colhemos e levantamos o máximo de informações que contribuíram para a elaboração do produto. Sendo, portanto, uma pesquisa de caráter qualitativo baseado no que foi levantado por meio de análise. Uma vez que a análise desses fragmentos, resultou em uma interpretação concomitante à coleta. Por fim, para transformar o material coletado num resultado tangível para o público em geral, o produto escolhido foi uma grande reportagem para TV. Nesse produto constam as principais informações, os relatos dos nossos entrevistados e os principais dados apurados no decorrer da pesquisa referente a cobertura de moda feita por jornalistas e por blogueiros (as). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O material coletado transformou-se em uma grande reportagem para TV. A matéria teve como cenário dois grandes eventos de moda ocorridos em Manaus, capital do Amazonas. Sendo o primeiro denominado Vogue Fashion s Night Out, o evento é idealizado pela Vogue Americana e possui todo ano edições por vários estados do Brasil, na edição em Manaus participaram blogueiras (os), influenciadores digitais, produtores de moda, jornalistas e estilistas nacionais. O segundo evento que se teve como base, foi o Trend Concept, evento local realizado e comandado pelo produtor de moda, Rodrigo Lopes. O tema da reportagem abordou aspectos presentes e recorrentes da especialização em jornalismo de moda à intervenção dos blogs de moda. No contexto regional, priorizaram-se como personagens os profissionais da área que atuam nessas funções, como a colunista de moda Mazé Mourão; a jornalista, empresária e blogueira, Cristiane Batista e a blogueira Thuany Azevedo. O público-alvo da grande reportagem são pessoas ligadas e interessadas pelo universo da moda, de tendências e apaixonadas por marcas, pessoas que estão no Instagram e Facebook, seguidores de jornalistas de moda e de blogueiros (as) nas redes sociais, além de pessoas interessadas pelo tema desenvolvido nesse trabalho. Pretendeu-se, ainda, atingir o público das classes  A ,  B ,  C ,  D e  E de todas as idades. A linguagem e as técnicas utilizada no produto seguiu a estrutura básica dos textos para televisão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Pode-se concluir, após a elaboração deste trabalho, que os jornalistas de moda continuarão sendo referência de credibilidade, entretanto, é preciso que eles se reinventem para enfrentar a concorrência e assim garantir seu espaço no mercado. Também se percebeu que os blogs de moda são uma tendência que deve crescer e se estabelecer. Contudo, para ter sucesso, os influenciadores digitais precisam produzir conteúdo de relevância e qualidade. Conciliar publicidade e informação verídicas é outro desafio de quem está na internet. De certo é que jornalistas de moda e blogueiros (as) podem dividir o mesmo espaço em uma disputa saudável por audiência. O ponto positivo para ambos é a possibilidade de interação com o público. Se antes a informação era transmitida apenas de um emissor para um receptor, agora a realidade é outra. Quem recebe a mensagem também pode participar e dar opinião sobre o conteúdo que consome - o que aumenta a responsabilidade de quem lida com esse tipo de material, seja jornalístico ou não. Constatou-se ainda que, enquanto o objetivo do blogueiro (a) é incentivar o consumo, o do jornalista persiste no compromisso de informar com qualidade o público. Papéis que nunca deverão se misturar. Como essa disputa de mercado é recente, com certeza teremos no futuro um farto material de análise desse embate entre esses dois segmentos da moda. Cabe aos futuros pesquisadores a produção sobre o assunto para os mais diversos tipos de mídia, tanto em reportagens, programas de TV, grandes reportagens para rádio, mas também em trabalhos acadêmicos como em livros, monografias, entre outros. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALZAMORA, Geane. Comunicação e cultura na internet: em busca de outros jornalismos culturais. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica)  Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005, 206 págs<br><br>ANDERSON, Chris. A Cauda Longa, Elsevier, São Paulo, 2006. <br><br>AQUINO, Ana Caroline.2013. José Hamilton Ribeiro e a fórmula da grande reportagem. Matéria do site Casa dos focas: <http://www.casadosfocas.com.br/jose-hamilton-ribeiro-e-ahttp://www.casadosfocas.com.br/jose-hamilton-ribeiro-e-a-formula-da-grande-reportagem/formula-da-grande-reportagem/> Acesso em: 27 set.2017 <br><br>BARTHES, Roland. Inéditos, vol. 3: Imagem e Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005. <br><br>BEZERRA, Katharyne. As características da reportagem. 2017. Matéria do site estudo prático: https://www.estudopratico.com.br/as-caracteristicas-da-reportagem. > Acesso em: 27 set.2017 <br><br>CALDAS, Dario. Universo da moda: cursos online. São Paulo: Anhembi Morumbi, 1999. <br><br>CARVALHO, Ludmila. A vida na Rede. 2001. Um estudo sobre os diários online. Facom/UFBa (mimeo). <br><br>CRUZ, Heloísa de Faria. São Paulo em Papel e Tinta: periodismo e vida urbana  18901915. São Paulo: EDUC; FAPESP; Arquivo do Estado de São Paulo; Imprensa Oficial SP, 2000. <br><br>D ALMADA, Tarcísio. O jornalismo de moda. 2013. Matéria do Blog da biblioteca-Escola de Belas Artes: <http://www.casadosfocas.com.br/jose-hamiltonhttp://www.casadosfocas.com.br/jose-hamilton-ribeiro-e-a-formula-da-grande-reportagem/ribeiro-e-a-formula-da-grande-reportagem/> Acesso em: 05 de set.2017, Universidade federal do Mato Grosso. <br><br>FERRARI, Mariana Varotto. A influência dos blogs no jornalismo de moda/ Mariana Varotto Ferrari  Rio de Janeiro; UFRJ/ECO, 2010 <br><br>FLORES, Ana Marta. Jornalismo de Moda: características da pratica no cenário brasileiro. 2016. Monografia-Intercom, Universidade Federal de Santa Catarina. <br><br>FRIAS FILHO, Otávio. Foram-se os festivais. Revista Bravo! a.4, a.n.37, out.1997. <br><br>GIL, Antonio C. Métodos técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. <br><br>GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2010. <br><br>HINERASKY, Daniela Aline. Jornalismo de moda no Brasil: questionamentos da cena brasileira. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2006, Brasília, Anais/ Jornalismo de moda no Brasil: da especialização à moda dos blogs. 2010. Monografia, PUC/RS-UNIFRA. <br><br>HAMILTON, José. A fórmula da grande reportagem. Matéria do site Casa dos focas: <http://www.casadosfocas.com.br/jose-hamilton-ribeiro-e-a-formula-da-grande-reportagem/> Acesso em: 27 set.2017 <br><br>JOFFILY, Ruth. O Jornalismo e Produção de Moda. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1991 <br><br>KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo. Editora: Geração Editorial. 2004 <br><br>LAGE, Nilson. A reportagem. Editora Record, 2001<br><br>LIPOVETSKY, Grills. O Império de Efêmero. França, 1987. Brasil, 2009. <br><br>PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. São Paulo: Contexto, 2003 <br><br>SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem  Notas sobre a Narrativa Jornalística. 7 ED. São Paulo: Summus, 1986. <br><br>SOARES, M. C.; OGASSAWARA, J.S. A moda na mídia: o espetáculo da S4o Paulo Fashion Week na imprensa. Communicare: revista do Centro Interdisciplinar de Pesquisa, Faculdade Cásper Líbero. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, 2009 <br><br>ROSSI, Clóvis. O que é jornalismo. Editora Brasiliense. 1995.<br><br>SVENDSEN, Lars. Moda, uma filosofia. Editora Zahar, 2010. <br><br>TAPSCOTT, Don. A hora da Geração Digital. São Paulo: AGIR, 2010. <br><br>TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001. <br><br>VARGAS, Heron. Reflexões sobre o jornalismo cultural contemporâneo. Estudo de Jornalismo e Relações Públicas. São Paulo, 2004 <br><br>WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 2003. <br><br> </td></tr></table></body></html>