ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00082</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento Estratégico Grupo de Corrida Mucuras Runners</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pedro Vinícius Deógenes Miguel (Universidade Federal do Amazonas); Camila Eduarda Vasconcelos Peixoto (Universidade Federal do Amazonas); Glenna Franciele Matos Martins (Universidade Federal do Amazonas); Leonardo Santos Silva (Universidade Federal do Amazonas); Renata da Cunha Braga (Universidade Federal do Amazonas); Mirna Feitoza Pereira (Universidade Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria de Imprensa, Comunicação, Grupo de Corrida, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper apresenta o planejamento estratégico de assessoria de imprensa e comunicação desenvolvido para o grupo de corrida Mucuras Runners com o intuito de melhorar a comunicação entre o assessorado e a mídia, além de melhorar a comunicação interna com o público alvo do grupo. Visando assessorar organizações que promovesse o bem-estar e a qualidade de vida, a preocupação em atrair o maior número de participantes para a equipe de corrida e o compartilhamento da mensagem-chave foi continuamente buscado. O plano de comunicação foi realizado nas disciplinas Assessoria de Imprensa e Oficina Básica de Assessoria de Imprensa, do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os alunos do quarto período do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas tiveram a oportunidade de assessorar organizações oriundas de diversos setores da sociedade e promovê-las junto à comunidade universitária. Segundo Ana Almansa (2010), toda assessoria de comunicação pretende estabelecer estratégias eficazes com a finalidade de manter, consolidar ou melhorar a imagem corporativa de uma instituição, organização, administração ou empresa. Tendo isso em vista, estipular estratégias para um bom relacionamento com a mídia e consequentemente com o público-alvo é a principal meta para a obtenção desses resultados. Como ação final do plano de comunicação foi realizada a quarta edição do FestImprensa, um evento acadêmico e cultural promovido pelos estudantes de jornalismo da UFAM que tem como objetivo colocar em prática todas as técnicas adquiridas ao longo do semestre nas matérias de Assessoria de Imprensa e Oficina Básica de Assessoria de Imprensa. A sua quarta edição apresentou um tema a ser abordado: bem-estar e qualidade de vida. Sendo assim, optou-se por realizar as atividades de assessoria de comunicação com o grupo de corrida com a maior frequência de participação nas competições da cidade de Manaus, o Mucuras Runners. Com cerca de 100 integrantes, o grupo tem como objetivo promover a qualidade de vida através da prática da atividade física e estimular os laços de amizade e companheirismo entre seus atletas. Os laços de amizade formados pelos participantes criam um ambiente propício para a troca de experiências, a ajuda mútua e o trabalho em equipe. Isso acontece através dos treinos promovidos por integrantes do grupo em diversos pontos da cidade e das participações em corridas oficiais. A decisão se deu a partir dos inúmeros benefícios físicos e psicológicos que a prática da corrida traz aos seus praticantes, desde a prevenção de doenças cardiovasculares e aumento da longevidade até a redução do estresse e melhoras na autoestima.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Kunsch (2003) diz que as organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e fazer frente a todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar, e pensar estrategicamente a sua comunicação. Sendo assim, é essencial que toda organização possua as suas estratégias de comunicação definidas, o planejamento de suas ações refletirá no sucesso dos resultados desejados. O grupo de corrida Mucuras Runners até o momento da execução do trabalho não possuía uma estratégia de comunicação definida. A equipe trabalhou com um estudo a fundo da história do grupo junto com os seus pontos fortes e fracos para que assim os seus objetivos e valores fossem disseminados a população amazonense. O planejamento teve como objetivo estudar as melhores formas de promoção do grupo de corrida para o público e mídia. As atividades envolveram desde a produção de press releases para o encaminhamento aos veículos de comunicação até a realização do FestImprensa, todas as ações realizadas tiveram, em primeiro lugar, a preocupação no compartilhamento da mensagem-chave que a organização possuía.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A temática bem-estar e qualidade de vida foi o fio condutor das decisões acerca dos assessorados a serem escolhidos. Desse modo, a prática regular da atividade física surge de imediato assim que o tema é mencionado, foi pensando nisso que o grupo de corrida Mucuras Runners se tornou uma das primeiras opções de escolha dos estudantes. Além de ser uma das atividades físicas que mais conquistou adeptos nos últimos anos, a corrida traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental do ser humano tanto de forma imediata quanto a longo prazo. Segundo um estudo publicado pelo Journal of the American Medical Association, um dos benefícios da corrida de rua como um esporte regular é o aumento da longevidade, isso porque a corrida melhora as funções cardíacas, respiratórias, melhora absorção de oxigênio e reduz a pressão arterial. Ao incentivar a prática da atividade física, o Mucuras Runners acolhe todos aqueles dispostos a possuir um modo de vida mais saudável, desde os corredores iniciantes até os veteranos do esporte, e não possui nenhum tipo de patrocínio. A ajuda vem de diversas maneiras, seja pela troca de experiências e conselhos entre os atletas ou pela contribuição para as despesas do grupo. A equipe preza pela união e pelo elo formado entre os seus corredores, contribuindo para que um sentimento de acolhimento familiar seja sempre mantido. O companheirismo entre os seus integrantes, além de ajudar na troca de experiências para a prática da corrida, se torna um dos elementos principais para a sensação de bem-estar e conforto e para que a união e a harmonia do grupo seja fortalecida. Atividades como os treinos semanais espalhados por vários lugares da cidade, a contribuição de cada integrante nas despesas dos dias de corrida e os encontros festivos entres seus participantes reforçam constantemente o sentimento de amizade do grupo. Relacionamentos pessoais ou mais próximos  por exemplo, com familiares, amigos e parceiros românticos atenuam a solidão e proporcionam bem-estar subjetivo, tendo, portanto, papel importante na felicidade pessoal e na promoção da saúde. (SOUZA; HUTZ, 2008).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com Almansa (2010), a comunicação com o público e a mídia de uma organização pode ser dividida de três formas: as relações informativas que se referem a difusão de informações da organização aos meios de comunicação; as relações com a sociedade ou com a comunidade com o objetivo de estreitar os laços com os líderes de opinião e a sociedade em que está inserida; e a publicidade e marketing que tem por função criar campanhas de comunicação que abarquem técnicas informativas e publicitárias, tornando-as mais eficazes. Tendo isso como princípios, para a elaboração do trabalho tomou-se como base a divisão de cinco fases de um planejamento estratégico definidos por Jorge Duarte no livro "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: Métodos e Técnicas". A execução das ações de promoção da imagem do Mucuras Runners seguiu-se a partir das sugestões e orientações presentes na Pesquisa e Diagnóstico, Análise e Interpretação, Planejamento de Relações com a Imprensa, Execução de Atividades e Mensuração de Resultados. Para sustentar essa escolha, o autor Rivaldo Chinem defende que: As atividades de uma assessoria de imprensa não devem ser baseadas no improviso e sim, ter como norma a organização e a constante avaliação dos resultados. O planejamento assume, dessa forma, uma importância fundamental, evitando que até mesmo as situações mais inesperadas peguem o profissional totalmente desprevenido. (CHINEM, 2003). Inicialmente realizou-se uma imersão na história do grupo e de que forma ele estava inserido no cenário de corrida amazonense, além da sua relação com a mídia. Foi a partir da concepção da sua missão, dos seus valores e da sua missão como organização que as propostas de divulgação da imagem do grupo puderam ser colocadas em prática. Realizada a pesquisa, a equipe de assessoria analisou e interpretou a situação em que o grupo Mucuras se encontrava e catalogou quais os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades presentes na organização. Para isso, utilizou-se o método da Análise SWOT que se mostrou muito importante para a definição de em qual direção os esforços para a divulgação deveriam ser seguidos, sempre observando a valorização dos seus pontos fortes, das oportunidades e da sua mensagem-chave. "Definir quais são as mensagens que vão contribuir para que a empresa tenha o posicionamento buscado e com os quais a organização deve e quer manter e estreitar relacionamento" (DUARTE, 2011, p.221). Para o autor, a mensagem-chave da organização é essencial para fortalecer qual tipo de imagem deverá ser passada perante a mídia no planejamento de relações com a imprensa. Essa fase consistiu na escolha da mensagem-chave da organização e na pesquisa de quais os veículos de comunicação seriam mais apropriados para a divulgação posterior. A execução de atividades fez parte do planejamento de ações para a divulgação do grupo à comunidade universitária, para as redes sociais e para os mais diversos veículos de comunicação da cidade. Com a mensuração de resultados avaliou-se a realização do FestImprensa e os benefícios da produção do planejamento estratégico aos estudantes e ao grupo Mucuras Runners.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para Jorge Duarte, o planejamento estratégico em uma organização espelha-se primeiramente na análise da recorrente situação em que ela se encontra e toda a sua história antes disso e, também, nas projeções de quais ações podem ser feitas no futuro para que os seus objetivos sejam alcançados. O conceito-chave do sucesso em qualquer atividade, inclusive na assessoria de imprensa, vincula-se diretamente a um planejamento estratégico, que se cria, se atualiza e se recria para atingir objetivos definidos. Numa organização, há que se pensar no planejamento estratégico para o longo curso, que vai espelhando a organização na sociedade e junto aos seus vários públicos, e também no de curto e médio prazo, que é o composto orgânico para esse espelhamento. (DUARTE, 2011, p.212). O planejamento estratégico do grupo de corrida Mucuras Runners se deu através das orientações presentes no livro "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: Métodos e Técnicas", de Jorge Duarte. As cinco fases propostas pelo autor (Pesquisa e Diagnóstico, Análise e Interpretação, Planejamento de Relações com a Imprensa, Execução de Atividades e Mensuração de Resultados) foram seguidas com precisão sempre valorizando as preocupações e desejos do assessorado. A escolha pelo grupo Mucuras Runners seguiu a intenção da equipe de assessorar uma organização que ainda não possuísse um planejamento de comunicação estabelecido e que promovesse o bem-estar e qualidade de vida da sua forma mais primordial. O plano de comunicação aconteceu de maneira contínua, a cada semana uma fase do planejamento era produzida e apresentada a professora Mirna Feitoza para possíveis correções e orientações de novas maneiras de se realizar o plano. Seguindo os métodos sugeridos nas cinco fases de Jorge Duarte, a equipe realizou uma pesquisa detalhada por meio de entrevistas com os coordenadores Natália Sant'Anna e Warison Silva. Nessa busca foi analisado todo o histórico de formação do grupo, a missão, os valores e a visão da equipe de corrida, o planejamento estratégico que o grupo já possuía, o setor de atuação a qual o grupo está inserido, o ambiente setorial, que nesse caso referia aos grupos de pressão que podiam afetar a realização das atividades do Mucuras e a organização da mídia que analisou como se dava as aparições do grupo de corrida nos veículos de comunicação amazonenses. Após a pesquisa, analisou-se os pontos fortes e fracos da organização junto com a interpretação das oportunidades que o grupo possuía e das ameaças que poderiam afetar o alcance dos objetivos estabelecidos no planejamento. A preocupação da equipe foi sempre compartilhar a mensagem-chave da organização e atender os desejos dos coordenadores de promover os benefícios da corrida para a população e atrair mais participantes ao grupo de corredores. Os veículos estratégicos mais apropriados para a divulgação do grupo de corrida também foram estabelecidos, portais como o D24am, a Redação Esportiva e o Portal Amazônia fizeram parte dos veículos de comunicação escolhidos para o envio de press realeases de divulgação do grupo Mucuras Runners e da quarta edição do FestImprensa. Para a divulgação prévia das organizações que participariam do FestImprensa ocorreu a realização de uma entrevista coletiva com a presença da coordenadora do grupo Natália Sant'Anna. Durante a coletiva, foi possível apresentar a organização para comunidade universitária e abrir espaço para qualquer tipo de questionamento acerca das atividades e do funcionamento da equipe de corrida. Os estudantes antes da realização da coletiva de imprensa produziram um briefing para preparar a porta-voz da organização em relação ao o que ocorreria durante a coletiva. Desse modo foram apresentados quais eram os objetivos da atividade, as pautas que seriam discutidas durante a entrevista e as melhores maneiras de como se portar diante as perguntas que fossem realizadas para que a mensagem-chave da organização fosse sempre disseminada. A organização também foi divulgada nas redes sociais do FestImprensa, as publicações tiveram como princípio apresentar o grupo de corrida e divulgar os trabalhos promovidos. Os formatos utilizados para as publicações variaram entre textos, fotos e vídeos. O grupo também foi promovido no portal LabF5 que acompanhou a participação do grupo de corrida Mucuras Runners na entrevista coletiva. No dia em que ocorreu o FestImprensa, o grupo de corrida teve seu trabalho divulgado para os universitários da Universidade Federal do Amazonas através do posicionamento de um stand no centro de convivência da UFAM que contou com a identificação visual do grupo de corrida por meio da sua bandeira oficial e troféus e medalhas adquiridos pela equipe. Como proposta de atividade de interação com o público participante do FestImprensa, os estudantes organizaram um minicircuito de corrida com obstáculos. Essa atividade se deu no entorno do local do evento e teve como objetivo de fazer com que o público que participasse fosse capaz de sentir por meio de uma maneira leve e descontraída toda a diversão que a prática da corrida traz consigo e ainda se informar sobre as atividades do grupo de corrida. Todas as informações necessárias do grupo de corrida foram repassadas ao público que participou do evento. A equipe de assessoria de imprensa do grupo de corrida Mucuras Runners também produziu panfletos para a distribuição na comunidade universitária. O conteúdo do material seguiu a elaboração de cinco dicas referentes a como as pessoas. devem se preparar para dar início à pratica da corrida. Além disso, os panfletos também divulgaram as redes sociais do grupo Mucuras Runners. A equipe de assessoria do grupo de corrida, com o intuito de apresentar pautas para os veículos de comunicação da cidade de Manaus, produziu cinco press releases de divulgação do grupo. O conteúdo desse material abrangeu uma apresentação do Mucuras Runners para a imprensa, a participação do grupo no FestImprensa e na entrevista coletiva, a atividade de interação com o público que foi realizada no evento e uma história de superação que o grupo de corrida presenciou com um de seus integrantes, nesse caso o grupo foi um dos principais responsáveis pela recuperação da autoestima e perda de peso do participante que viu na corrida e no incentivo dos seus companheiros de equipe a melhor maneira de enfrentar os seus problemas de saúde.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A experiência da atividade, desde conhecer o assessorado até a realização do produto final, possibilitou um melhor entendimento do mercado de trabalho: a dinâmica do relacionamento entre a própria equipe, a organização, a imprensa e o público. Foi possível compreender que divulgar a imagem de um assessorado é um ato que exige pensamento prévio, analisando questões sobre como mensagem-chave deve ser passada e a análise dos pontos fortes e fracos, para então obter resultados e fortalecer a organização. O tema bem-estar e qualidade de vida tornou toda a trajetória algo menos mecânico e mais humanizado: a especificidade do tema levou a equipe a buscar o impacto que o assessorado teria no público e a relevância do trabalho realizado pela organização. Colaborar com o grupo de corrida Mucuras Runners mostrou-se uma experiência enriquecedora na formação como jornalistas (adaptando os conhecimentos de assessoria de organizações para um grupo menor, porém não menos importante) e também em nível pessoal, uma vez que a equipe fez uma completa imersão num segmento incomum ao seu cotidiano. O planejamento estratégico de comunicação vai contribuir para a relação do Mucuras Runners com a imprensa ao propor os potenciais veículos de comunicação para a sua divulgação, a análise SWOT, as pautas dentro da organização, entre outros métodos que fazem com que o grupo consiga ter uma visão mais ampla de como a sua imagem pode ser divulgada e quais os caminhos necessários para a promoção de sua mensagem-chave. O relacionamento do grupo de corrida com empresas que possam oferecer patrocínio às suas atividades também acaba se tornando mais favorável.Por fim foi visto que a equipe de estudantes de jornalismo deu o primeiro passo no que se trata da identificação da organização interna do Mucuras com seus integrantes, e externa, na sua relação com o público e mídia, além disso, os estudantes definiram a mensagem-chave do grupo, tendo em vista que antes não houve trabalho em cima de tais tópicos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALMANSA, Ana. Assessorias de comunicação. São Paulo: Difusão, 2010.<br><br>CHINEM, Rivaldo. Assessoria de Imprensa: como fazer. São Paulo: Summus. 2003.<br><br>DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: Teoria e Técnica. São Paulo: Atlas, 2011.<br><br>Estudo: corrida de rua aumenta a longevidade. Disponível em: < https://www.ativo.com/corrida-de-rua/noticias/estudo-corrida-de-rua-aumenta-a-longevidade/> Acesso em: 12 de março de 2018.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Khroling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Editora Summus, 4º edição revisada e ampliada, 2003.<br><br>SOUZA, L. K., HUTZ, C. S., Relacionamentos pessoais e sociais: amizade em adultos. Psicologia em Estudo, Maringá, 2008.<br><br> </td></tr></table></body></html>