INSCRIÇÃO: 00091
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO08
 
TÍTULO: "Umbanda: a essência por trás do estereótipo"
 
AUTORES: Adriane Vasconcelos de Souza (Universidade Federal do Amazonas); Kethleen Guerreiro Rebêlo (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Umbanda, Estereótipo, Manifestação Religiosa, ,
 
RESUMO
A reportagem intitulada, “Umbanda: a essência por trás do estereótipo” produzida na disciplina de Jornalismo Cultural conta em detalhes o processo ritualístico de um terreiro de umbanda específico, São sebastião, com intuito de trazer a público a discussão sócio- religiosa e levantar reflexão sobre os fatores que fazem a sociedade ter uma ideia errônea com relação prática desta religião. Para isso, foi necessário uma pesquisa aprofundada e a utilização das técnicas de apuração apreendidas em sala de aula.
 
INTRODUÇÃO
De acordo com Claudio Zeus (1999) a Umbanda foi criada com o intuito de homenagear índios e negros que desde sempre foram vistos com descriminação. A iniciativa mostra a forma com a qual a Umbanda lida com população em geral sem distinção de cor e raça, todos se tornam iguais por acreditarem que são seres da criação, ou seja as classes econômicas deixam de existir.਀䄀 瀀爀琀椀挀愀 爀攀氀椀最椀漀猀愀 琀攀瘀攀 猀攀甀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 娀氀椀漀 䘀攀爀渀愀渀搀椀渀漀 搀攀 䴀漀爀愀攀猀Ⰰ 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀漀 刀椀漀 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 攀洀 ㄀㔀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㄀㤀 㠀⸀ 䄀瀀猀 漀 樀漀瘀攀洀 琀攀爀 猀漀昀爀椀搀漀 ᰀ愠琀愀焀甀攀猀ᴀ†挀漀洀 愀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀爀椀琀漀 搀攀 甀洀 瘀攀氀栀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 渀愀 甀洀戀愀渀搀愀 挀漀洀漀 挀愀戀漀挀氀漀 搀愀猀 匀攀琀攀 䔀渀挀爀甀稀椀氀栀愀搀愀猀⸀ 伀 攀猀瀀爀椀琀漀 搀椀稀椀愀 琀攀爀 猀椀搀漀 攀渀瘀椀愀搀漀 挀漀洀 愀 洀椀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 爀攀氀椀最椀漀 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀 挀愀爀椀搀愀搀攀 攀 栀甀洀椀搀愀搀攀⸀ O jovem ainda mediunizado começou a estabelecer regras e normas para os cultos que se chamariam “sessões” e seriam realizadas no horário da noite, diante disso, surgiu também o nome umbanda e foi definido o primeiro terreiro para a prática com o nome de tenda espírita nossa senhora da piedade.਀䄀 甀洀戀愀渀搀愀 猀攀 攀砀瀀愀渀搀椀甀 渀漀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 挀栀攀最愀渀搀漀 愀琀 漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 搀椀愀渀琀攀 搀愀 挀栀攀最愀搀愀 搀漀猀 渀攀最爀漀猀 瀀愀爀愀 猀甀瀀爀椀爀 愀 洀漀ⴀ 搀攀ⴀ漀戀爀愀 椀渀搀最攀渀愀⸀ 一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀猀 渀攀最爀漀猀 瘀椀渀搀漀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 搀愀 섀昀爀椀挀愀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀爀愀洀 挀漀洀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 爀攀氀椀最椀漀猀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀椀愀洀⸀ 䘀漀爀愀洀 昀漀爀愀搀漀猀 愀 椀渀猀攀爀椀爀 漀猀 猀愀渀琀漀猀 挀愀琀氀椀挀漀猀 攀洀 猀攀甀猀 爀椀琀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 瀀爀漀椀戀椀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 猀攀甀猀 挀甀氀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀 ⠀㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀㄀㐀⤀ 愀漀 搀椀稀攀爀 焀甀攀㨀 Neste contexto, a relação entre a conversão obrigatória a religião do “senhor” e a busca dos africanos pela fidelidade às práticas de seus ancestrais é no que tange a religiosidade, fator marcante da relação do negro africano com a sociedade colonial no Brasil.਀倀愀爀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 挀愀搀愀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀猀琀愀 瀀爀琀椀挀愀 爀攀氀椀最椀漀猀愀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 漀 琀攀爀爀攀椀爀漀 匀漀 匀攀戀愀猀琀椀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 ⴀ 䄀䴀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 猀愀挀攀爀搀漀琀椀猀愀 愀 洀攀 䈀攀渀愀 搀攀 伀砀猀猀椀⸀ 
 
OBJETIVO
Este produto visa, retratar a manifestação cultural da Umbanda através do terreiro “São Sebastião de “Mãe Bena de Oxóssi”, com vistas ao reconhecimento desta religião, identificar os elementos estereotipados atribuídos à umbanda e refletir os aspectos fundantes da raiz sócio religiosa de modo a desconstruir preconceitos. ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ唠洀戀愀渀搀愀㨀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 瀀漀爀 琀爀猀 搀漀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀ᴀ†瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀 搀攀 愀戀爀椀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀  挀攀爀挀愀 搀漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 爀椀琀甀愀氀猀琀椀挀漀 搀愀 甀洀戀愀渀搀愀 攀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 氀攀瘀愀爀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 攀猀琀愀 爀攀氀椀最椀漀 猀攀爀 愀氀瘀漀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀⸀
 
JUSTIFICATIVA
A motivação para a escolha da pauta, se deu pelo fato deste assunto apesar de bastante difundido, não apresentar uma visão crítica com relação ao preconceito enfrentado com quem pratica esta religião, assim como o desejo de valorizar e conhecer um pouco mais sobre a religião, para isso escolher produzir uma reportagem, foi a forma ideal para tratar de um assunto tão vasto como a umbanda.਀䌀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 焀甀攀 瘀椀瘀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 搀椀昀挀椀氀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀猀琀愀爀 琀漀洀愀渀搀漀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 䰀漀甀爀椀瘀愀氀 匀愀渀ᤀ†愀渀渀愀 樀 愀瀀漀渀琀愀瘀愀 攀洀 ㈀  㠀㨀 Com o aumento de variedades de meios disponíveis, com as rápidas mudanças tecnológicas, os meios de comunicação não se podem fiar apenas em “hábitos” ou mesmo em sentimentos de “obrigação” por parte dos consumidores. É preciso que estejam constantemente conquistando seu público ( SANT ANNA, 2008, p.59)਀䴀攀猀洀漀 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 攀猀琀攀 愀琀甀愀氀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 挀爀椀猀攀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀猀琀 瀀愀猀猀愀渀搀漀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀猀椀搀攀爀瘀攀氀 瘀椀瘀攀氀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 洀攀椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀  瀀漀猀猀瘀攀氀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 氀攀瘀愀渀搀漀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀愀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Nesse produto foi utilizado o celular como suporte para a gravação das entrevistas com a mãe de santo e com uma participante das sessões na umbanda, a fim de recolher informações sobre a religião. O celular também foi utilizado para a captura de imagens para identificar cada fase da ritualística.਀䘀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀漀洀漀 攀洀 琀漀搀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 爀攀氀椀最椀漀猀愀猀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 猀攀猀猀攀猀 搀愀 甀洀戀愀渀搀愀Ⰰ 挀甀洀瀀爀椀渀搀漀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀搀攀渀琀爀愀爀 渀漀 琀攀爀爀攀椀爀漀 挀漀洀漀㨀 搀攀昀甀洀愀漀Ⰰ 挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 愀漀猀 洀搀椀甀渀猀 攀 攀渀琀椀搀愀搀攀猀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀愀猀Ⰰ 琀甀搀漀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀  挀攀爀挀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ É importante ressaltar que o transporte foi fundamental para o deslocamento até o terreiro São Sebastião, uma vez que este se encontra distante do centro da cidade, por ter sofrido intolerância no antigo endereço.਀䄀 椀渀琀攀爀渀攀琀 昀漀椀 甀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 猀甀瀀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 昀漀猀猀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀椀猀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 唀洀戀愀渀搀愀  搀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀漀 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 搀攀渀猀漀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 洀甀椀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 洀甀椀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 栀愀瘀攀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 椀爀椀愀洀 挀漀洀瀀漀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A reportagem em questão, é o resultado de um trabalho de pesquisa realizado pela discente Adriane Vasconcelos de Souza do curso de Comunicação Social com habilitação em jornalismo na disciplina de Jornalismo Cultural, ministrada pela professora Kethleen Guerreiro Rebêlo.਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀爀 愀挀栀愀爀 焀甀攀 攀猀琀攀 猀攀爀椀愀 漀 洀漀搀攀氀漀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 愀戀爀愀渀最攀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀  Para melhor experiência de leitura, foi feito um aprofundamento a respeito da religião abordada e sobretudo, da vida da mãe de santo do terreiro, Benedita Pinto dos Santos, tendo em vista que a esta é a personagem que dá suporte ao assunto em questão. ਀倀愀爀愀 圀漀氀昀攀⠀㈀  㔀⤀Ⰰ 䔀洀戀漀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀渀栀愀 猀椀搀漀 洀漀瘀椀搀漀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 瀀攀氀漀 椀渀猀琀椀渀琀漀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 戀猀椀挀漀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀漀猀 渀愀 愀瀀甀爀愀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 匀攀爀椀愀洀 攀氀攀猀㨀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀攀渀愀 愀 挀攀渀愀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀愀爀 漀 搀椀氀漀最漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀猀琀愀 攀 漀甀琀爀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 洀椀渀甀挀椀漀猀漀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀⸀ऀ O produto final foi pensado minimamente. A reportagem apresenta 4 páginas. E a temática abordada foi pensada para abrir uma reflexão à cerca da Umbanda e os estereótipos que acompanham esta prática, rica em significado.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 搀攀 最爀愀渀搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 椀渀切洀攀爀愀猀 氀椀攀猀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䘀漀椀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀 愀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀Ⰰ 搀愀爀 瘀漀稀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 爀攀挀攀戀攀洀 搀攀 戀爀愀漀猀 愀戀攀爀琀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀Ⰰ 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 猀甀愀猀 挀爀攀渀愀猀 攀 猀攀甀猀 愀渀猀攀椀漀猀⸀ Vivenciamos um momento em que os jornais impressos estão saindo de circulação, esta realidade se faz presente no município de Parintins, onde a pesquisa foi realizada. Não há certeza absoluta que o impresso irá acabar, mesmo que a situação caminhe para isso. No entanto, enquanto ele ainda resiste, podemos explorar suas potencialidades, apostando es reportagens especiais, de assunto que interessa ao público. Em tempos de convergência midiática, o jornal impresso é uma opção para novos e velhos leitores que ocupam o mesmo espaço e que desejam ter contado direto com o conteúdo escrito, característica marcante do meio impresso.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀一䄀匀䌀䤀䴀䔀一吀伀Ⰰ 䄀氀攀猀猀愀渀搀爀愀 䄀洀愀爀愀氀 匀漀愀爀攀猀⸀ 䌀愀渀搀漀洀戀氀 攀 唀洀戀愀渀搀愀㨀 倀爀愀琀椀挀愀猀 爀攀氀椀最椀漀猀愀猀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 渀攀最爀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 刀䈀匀䔀Ⰰ 㤀 ⠀㈀㜀⤀㨀 㤀㈀㌀ 愀 㤀㐀㐀⸀ 䤀匀匀一 ㄀㘀㜀㘀ⴀ㠀㤀㘀㔀Ⰰ 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀⼀⼀眀眀眀⸀挀挀栀氀愀⸀甀昀瀀戀⸀戀爀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀 䄀一一䄀Ⰰ 䰀 ⠀伀爀最⤀⸀ 伀 最氀漀戀漀㨀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 爀攀搀愀漀 攀 攀猀琀椀氀漀⸀㈀㤀⸀ 攀搀⸀爀攀瘀⸀ 攀 愀洀瀀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀氀漀戀漀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀伀䰀䘀Ⰰ 琀漀洀⸀ 刀愀搀椀挀愀氀 挀氀椀焀甀攀 攀 漀 渀漀瘀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀攀 氀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀娀攀甀猀Ⰰ 䌀氀愀甀搀椀漀⸀ 唀洀戀愀渀搀愀 猀攀洀 洀攀搀漀 瘀漀氀 䤀⸀ 匀攀洀 攀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀