INSCRIÇÃO: 00102
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT11
 
TÍTULO: Jornalismo Multiplataformas: a experiência do LabF5
 
AUTORES: Alessandra Augusto Taveira (Universidade Federal do Amazonas); Ariel Rodrigues Bentes (Universidade Federal do Amazonas); Gabriel Veras Cabral de Souza (Universidade Federal do Amazonas); Isabella de Cássia Lucas Botelho (Universidade Federal do Amazonas); João Marcelo Perdigão Honorato (Universidade Federal do Amazonas); Jullie Pereira da Silva (Universidade Federal do Amazonas); Kassia Tavares da Silva (Universidade Federal do Amazonas); Leonardo Santos da Silva (Universidade Federal do Amazonas); Mirna Feitoza Pereira (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: jornalismo em rede, jornalismo multiplataformas, jornalismo digital, ,
 
RESUMO
O principal objetivo do LabF5 é experimentar as possibilidades da linguagem jornalística nas diferentes plataformas de aplicativos gratuitos. As experiências desenvolvidas refletem o contexto social e as transformações vivenciadas pelo jornalismo com o avanço das tecnologias digitais, assim como a aplicação destas nos processos de produção, distribuição e circulação da notícia na sociedade em rede. Essas experiências têm demonstrado a interdependência entre as diferentes plataformas em todas as etapas do tratamento da informação jornalística (produção, publicação e distribuição) – e a influência no que se refere ao engajamento junto ao conteúdo retratado.
 
INTRODUÇÃO
Este paper relata as experiências voltadas à produção de conteúdo inovadora na área do jornalismo digital desenvolvidas pelo Laboratório Experimental de Jornalismo em Rede da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Desde 2010, o LabF5 dá suporte às atividades laboratoriais desenvolvidas pelos alunos de Jornalismo nas disciplinas relacionadas a Webjornalismo. Em 2015, passou a abrigar também as atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas à inovação, baseando seus experimentos em aplicativos gratuitos direcionados à produção de conteúdo e à interação nas redes sociais. Atualmente,sob orientação da Profa.Dra.Mirna Feitoza, olaboratório abriga dois projetos amparados pelo Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), CNPq: “Pesquisa e desenvolvimento em jornalismo digital: experimentação do Snapchat e do modo “Histórias” do Instagram e do Facebook como formatos jornalísticos, da estudante Alessandra Taveira (bolsista do PIBITI/CNPq) e Pesquisa e desenvolvimento em jornalismo digital: crítica de séries, filmes e demais conteúdos de entretenimento digital do Netflix”, do estudante Leonardo Santos. A popularização das tecnologias de informação e a disseminação da internet descentralizaram a produção jornalística, levando a uma crise profunda no modelo de negócios das empresas jornalísticas(COSTA, 2014), colocando-as diante dos reordenamentos promovidos pelo jornalismo pós-industrial(ANDERSON, BELL, SHIRKY, 2014). Tal fenômeno requer uma análise profunda daquilo que permeia as plataformas, suas linguagens e ferramentas. O jornalismo precisa estudar a produção de conteúdo adequado e específico para a Internet. As transformações em curso no jornalismo têm lançado desafios relacionados à inovação tecnológica para todos os setores e agentes envolvidos, inclusive a universidade. O LabF5 trabalha a ideia do jornalismo em rede de modo que a internet e suas plataformas tornem-se aliadas, não ameaças para o jornalismo.
 
OBJETIVO
2.1 Geral਀䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 渀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 最爀愀琀甀椀琀漀猀⸀ 2.2 Específicos਀嘀攀爀椀昀椀挀愀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 愀渀氀椀猀攀猀 焀甀愀椀猀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀猀 漀猀 洀攀椀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 攀猀琀漀 搀愀渀搀漀 猀 渀漀琀挀椀愀猀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀猀 渀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀⸀ Desenvolver conteúdos jornalísticos inovadores utilizando as plataformas digitais gratuitas voltadas à produção de conteúdo e à interatividade nas redes sociais.਀伀瀀漀爀琀甀渀椀稀愀爀 愀漀 愀氀甀渀漀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀洀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀
 
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país cada vez mais “digital”. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), mais de 120 milhões de brasileiros tem acesso à rede mundial de computadores. O relatório “Atlas da Notícia”, por sua vez, aponta que cerca de 70 milhões vivem em meio a um “deserto de notícias”, onde não há registro de meios noticiosos impressos ou digitais. A média brasileira é de 3,07 veículos de imprensa a cada 100 mil habitantes. Há, portanto, uma lacuna entre o acesso à internet e as formas como as notícias se distribuem.਀一攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀渀氀椀渀攀 琀攀渀搀攀 愀 猀攀爀 洀愀椀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 搀椀瘀甀氀最愀洀 愀 洀攀猀洀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀 洀愀椀猀 搀椀猀瀀攀渀搀椀漀猀漀猀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 甀洀 漀甀琀爀漀 ᰀ攠洀瀀愀挀漀琀愀洀攀渀琀漀ᴀ†搀愀 渀漀琀挀椀愀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀 最愀渀栀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 搀椀愀氀漀最愀爀 挀漀洀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀搀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀猀猀甀洀椀渀搀漀 甀洀愀 渀漀瘀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 搀愀渀搀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 愀 昀愀琀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 挀漀洀甀洀⸀ Um desses desafios é o da convergência tecnológica. A convergência, no que se relaciona à comunicação social, foi definida por Salaverría, García Avilés e Masip (2010) como:਀甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 洀甀氀琀椀搀椀洀攀渀猀椀漀渀愀氀 焀甀攀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 最攀渀攀爀愀氀椀稀愀搀愀 搀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 搀攀 琀攀氀攀挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀昀攀琀愀 漀 洀戀椀琀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀Ⰰ 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀Ⰰ 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀椀挀椀愀渀搀漀 甀洀愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀Ⰰ 攀猀瀀愀漀猀Ⰰ 洀琀漀搀漀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 猀攀瀀愀爀愀搀愀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 焀甀攀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀氀愀戀漀爀攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀Ⰰ 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀⸀ É nessa lógica de atuação conjunta, integrada, de horizontalidade entre os fluxos de produção, edição, distribuição, circulação e recirculação dos conteúdos, como concluiu Barbosa (2010), que a convergência faz “emergir formas inovadoras para a produção e apresentação das informações jornalísticas a partir, principalmente, dos dispositivos móveis, dos computadores, além da televisão interativa”.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀 䰀愀戀䘀㔀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 搀漀椀猀 攀椀砀漀猀㨀 ⠀㄀⤀ 愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀 漀 愀瘀愀渀漀 搀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 攀 ⠀㈀⤀ 愀 愀渀氀椀猀攀 攀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀猀琀愀猀 渀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 爀攀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 攀 漀猀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 最爀愀琀甀椀琀漀猀 戀愀猀攀愀搀漀猀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 一漀爀琀攀愀搀漀猀 瀀漀爀 攀猀猀攀猀 搀漀椀猀 攀椀砀漀猀Ⰰ 漀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 䰀愀戀䘀㔀 戀甀猀挀愀洀 猀甀瀀攀爀愀爀 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 搀漀猀 猀椀猀琀攀洀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀⸀ ⠀䈀伀吀䔀䰀䠀伀Ⰰ 倀䔀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㘀愀㬀 䈀伀吀䔀䰀䠀伀Ⰰ ㈀ ㄀㘀戀⤀ É necessário reconhecer e avaliar as plataformas que possuem ferramentas que contemplem as demandas do processo de produção da notícia no ciberespaço, que, no LabF5, está sistematizado em fases: (1) produção; (2) publicação, (3) distribuição. Explorar os recursos e as potencialidades de cada plataforma em cada uma dessas fases do processo da notícia no ciberespaço tem sido a principal estratégia metodológica adotada pelo LabF5, de acordo com BOTELHO e PEREIRA (2016a) e BOTELO (2016b):਀⠀㄀⤀ऀ䘀愀猀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀㨀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 圀栀愀琀猀愀瀀瀀Ⰰ 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 䜀漀漀最氀攀 䐀漀挀猀Ⰰ 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀 攀 爀攀甀渀椀攀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀㨀  A produção da notícia no LabF5 se inicia por meio de um grupo no aplicativo de mensagens, o Whatsapp. Por ele ocorre o compartilhamento de possíveis pautas, documentos, fotos, eventos, artigos e o agendamento da reunião de pauta. ਀준 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 栀愀樀愀 甀洀愀 猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀猀漀 攀氀愀戀漀爀愀洀漀猀 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀 攀 爀攀甀渀椀攀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀⸀ 䄀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 漀挀漀爀爀攀 琀漀搀愀 焀甀愀爀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀 瀀愀爀愀 搀攀戀愀琀攀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 戀愀猀攀愀搀愀猀 渀漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 攀 搀攀昀椀渀椀爀爀 挀漀洀漀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀攀爀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀猀 渀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀漀 䰀愀戀䘀㔀⸀ 一愀 猀攀最甀渀搀愀ⴀ昀攀椀爀愀Ⰰ  昀攀椀琀愀 愀 爀攀甀渀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀愀 倀爀漀昀⸀ꨀ 䐀爀⸀ꨀ 䴀椀爀渀愀 䘀攀椀琀漀稀愀㨀 猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 愀爀琀椀最漀猀 焀甀攀 愀樀甀搀愀洀 愀 猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀爀椀愀搀漀 渀漀 䰀愀戀䘀㔀 瀀愀爀愀 昀椀渀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀⸀  O Facebook possui mais de dois bilhões de usuários e o Instagram mais de oitocentos milhões de usuários ativos, por isso é indispensável que o LabF5 esteja presente nessas plataformas. Através delas, acompanhamos notícias e eventos que vão ao encontro da linha editorial do LabF5 e possivelmente geram pautas.਀䌀愀搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀漀猀猀甀椀 愀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瘀搀攀漀 ᰀ传 焀甀攀  爀愀挀椀猀洀漀㼀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 ㈀  搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 ᰀ䔠猀瀀攀挀椀愀氀 䌀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 一攀最爀愀ᴀ⸠ 䨀 漀 ᰀ䔠猀瀀攀挀椀愀氀 䴀愀渀愀甀愀爀愀猀ᴀ†昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 昀漀琀漀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 挀椀渀挀漀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 猀攀洀愀渀愀 搀漀 愀渀椀瘀攀爀猀爀椀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 渀漀 洀猀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀⸀ No Instagram também são produzidos stories diretamente do aplicativo: são feitas coberturas de eventos, lives e bastidores das produções. ਀伀 䜀漀漀最氀攀 䐀漀挀猀  甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 挀愀氀攀渀搀爀椀漀 搀漀 䰀愀戀䘀㔀⸀ 倀愀甀琀愀猀Ⰰ 爀攀甀渀椀攀猀Ⰰ 漀昀椀挀椀渀愀猀 攀 攀瘀攀渀琀漀猀 猀漀 椀渀挀氀甀搀漀猀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 瘀椀愀 䜀洀愀椀氀 挀漀洀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀  (2) Fase de publicação da notícia: Blogspot, Tumblr e Medium; Ainda nesta fase: Hipertextualização: SoundCloud, YouTube e Spotify. ਀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 䰀愀䘀㔀 攀猀琀愀瘀愀 栀漀猀瀀攀搀愀搀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䈀氀漀最猀瀀漀琀Ⰰ 渀漀 攀渀搀攀爀攀漀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀氀愀戀昀㔀⸀戀氀漀最猀瀀漀琀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀Ⰰ 洀愀猀 昀漀椀 爀攀搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 吀甀洀戀氀爀 ⠀䈀伀吀䔀䰀䠀伀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀⸀ 嘀椀猀愀渀搀漀 愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 攀洀 渀漀瘀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 䰀愀戀䘀㔀 攀猀琀 栀漀猀瀀攀搀愀搀漀 渀漀 猀椀琀攀 䴀攀搀椀甀洀 渀漀 攀渀搀攀爀攀漀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀洀攀搀椀甀洀⸀挀漀洀⼀氀愀戀ⴀ昀㔀⸀ 伀 䴀攀搀椀甀洀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 攀洀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㈀ 瀀攀氀漀猀 洀攀猀洀漀猀 挀爀椀愀搀漀爀攀猀 搀漀 吀眀椀琀琀攀爀Ⰰ 䔀瘀愀渀 圀椀氀氀椀愀洀猀 攀 䈀椀稀 匀琀漀渀攀⸀ 䄀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀砀琀甀愀氀  昀攀椀琀愀 瀀愀爀愀 漀 䴀攀搀椀甀洀⸀ 匀漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 攀洀 洀搀椀愀 搀攀 ㄀ 愀 ㈀ 瀀漀猀琀猀 瀀漀爀 猀攀洀愀渀愀 渀漀猀 搀椀愀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 挀漀洀漀 漀猀 搀攀 洀愀椀漀爀 愀氀挀愀渀挀攀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀  Em 2018, o LabF5 inaugurou um espaço dedicado à música: com textos no Medium e playlists no Spotify, como a “Músicas de Carnaval” que pode ser encontrada nos endereços: http://bit.ly/2stJ3p7 (texto no Medium) e http://spoti.fi/2EE7SDz (playlist na íntegra)਀䄀氀洀 搀漀 匀瀀漀琀椀昀礀Ⰰ 漀 匀漀甀渀搀䌀氀漀甀搀 攀 漀 夀漀甀琀甀戀攀 猀漀 甀猀愀搀漀猀 挀漀洀漀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 䴀攀搀椀甀洀Ⰰ 洀愀猀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 攀猀琀漀 椀渀愀琀椀瘀漀猀⸀ 䄀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀猀 攀渀搀攀爀攀漀猀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀猀漀甀渀搀挀氀漀甀搀⸀挀漀洀⼀氀愀戀昀㔀 攀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀戀椀琀⸀氀礀⼀㈀䜀䔀礀礀吀攀⸀  (3) Fase de distribuição da notícia: Facebook, Instagram e Twitter਀伀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 攀 漀 吀眀椀琀琀攀爀 猀漀 愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 漀 䰀愀戀䘀㔀 瀀漀猀猀甀椀 洀愀椀漀爀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 攀猀琀爀愀琀攀最椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 倀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀漀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 猀漀 昀攀椀琀漀猀 爀攀氀愀琀爀椀漀猀 搀攀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 愀甀搀椀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀椀瀀甀氀愀爀 搀椀愀猀 攀 栀漀爀爀椀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 椀渀琀攀爀愀漀 洀愀椀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ 攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀爀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 焀甀攀 愀琀攀渀搀愀 愀 搀攀洀愀渀搀愀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O layout utilizado no blog do LabF5 foi oferecido por themestatic, uma das plataformas que oferece temas livres a serem utilizados em blogs da plataforma Tumblr. Com cores escuras e predominância do verde e preto, que são as cores presentes na logo. Quando migrou para a nova plataforma, houve o re-design da logo, que explica visualmente o nome (LabF5), pois a tecla utilizada como atalho para atualização é o F5, e o ícone ser uma seta formando uma volta, a logo utiliza a forma básica o símbolo de atualização, na cor verde. (BOTELHO, CAZUZA, PEREIRA, 2014, p.7)਀䄀渀琀攀猀 搀攀 愀氀最甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 猀攀爀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀 搀椀昀甀渀搀椀搀漀Ⰰ  昀攀椀琀愀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䔀猀猀攀 漀氀栀愀爀 愀渀愀氀琀椀挀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀猀 焀甀攀 渀漀猀 猀攀最甀攀洀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀愀渀搀漀 ⠀栀漀爀爀椀漀 挀漀洀 攀砀愀琀椀搀漀 搀攀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀愀漀⤀Ⰰ 漀渀搀攀 ⠀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 椀搀攀愀氀⤀ 攀 挀漀洀漀 ⠀琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀㨀 琀攀砀琀漀Ⰰ 昀漀琀漀Ⰰ 瘀搀攀漀Ⰰ 攀渀焀甀攀琀攀 攀 愀昀椀渀猀⤀ 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䄀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀 猀漀 昀攀椀琀愀猀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 渀漀 䴀攀搀椀甀洀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 吀眀椀琀琀攀爀 攀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 ⠀瀀攀氀愀猀 猀琀漀爀椀攀猀⤀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 愀挀愀爀爀攀琀愀 攀洀 戀愀椀砀漀猀 渀搀椀挀攀猀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 渀漀 䴀攀搀椀甀洀Ⰰ 漀挀愀猀椀漀渀愀渀搀漀 爀攀氀愀漀 搀攀 椀渀琀攀爀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 攀渀琀爀攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀⸀ 一漀猀 琀攀砀琀漀猀  瀀漀猀猀瘀攀氀 昀愀稀攀爀 栀椀瀀攀爀氀椀渀欀猀 ጀ†焀甀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀 漀 愀挀攀猀猀漀 愀 琀漀搀漀 琀椀瀀漀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀 ⠀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 猀漀渀漀爀漀Ⰰ 琀攀砀琀甀愀氀⤀ 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀猀 愀漀 琀攀砀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 䔀猀猀愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀漀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀 猀攀 愀瀀漀椀愀 渀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀 瀀愀爀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 昀愀琀漀猀 攀 搀愀搀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀ ⠀䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ ㈀  㜀⤀ As ferramentas disponíveis nas plataformas digitais são pensadas para informar. Nas stories – recurso que pode ser em vídeo ou foto, conter inscrições, emojis, desenhos e rabiscos manuscritos, exibidos por 24 horas – a perspectiva é a mesma, considerando o intuito da ferramenta que é utilizada para dar enfoque em assuntos como cobertura de eventos, especiais, enquetes e o TBT (Throwback Thursday). A única alteração entres os stories é o design, que se modifica de acordo com o conteúdo a ser noticiado mas, de modo geral, sempre são utilizados sombreados na fonte, ornamentos e filetes. Feito isso, incentivamos o seguidor a ler na íntegra o material produzido pela equipe através de um link exposto na bio.਀一愀猀 猀琀漀爀椀攀猀 搀漀 䰀愀戀䘀㔀 栀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 渀漀瘀漀  洀愀猀 挀漀猀琀甀洀攀椀爀漀 渀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀㨀 漀 ⌀吀䈀吀 ⠀栀愀猀栀琀愀最 吀栀爀漀眀戀愀挀欀 吀栀甀爀猀搀愀礀⤀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 昀漀琀漀 愀渀琀椀最愀 渀愀 焀甀椀渀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀⸀ 匀攀 琀爀愀搀甀稀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀爀琀甀最甀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀椀琀攀爀愀氀Ⰰ 猀椀最渀椀昀椀挀愀 ᰀ爠攀琀爀漀挀攀猀猀漀 搀愀 焀甀椀渀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀ᴀ⸠一漀 䰀愀戀䘀㔀Ⰰ 攀猀猀愀 栀愀猀栀琀愀最 昀漀椀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀 洀愀琀爀椀愀猀 樀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀Ⰰ 瀀爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 琀洀 愀氀最甀洀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 愀戀猀漀爀瘀椀搀愀猀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䔀砀椀猀琀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀 渀攀眀猀瀀攀最 ጀ†愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 氀攀最椀琀椀洀愀 愀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 漀甀琀爀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀猀猀甀渀琀漀 漀甀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 一攀氀猀漀渀 吀爀愀焀甀椀渀愀⸀ 伀 吀䈀吀  昀攀椀琀漀 攀洀 ㌀ 猀琀漀爀椀攀猀⸀ 一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀Ⰰ 昀愀稀ⴀ猀攀 愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀㨀 愀猀猀漀挀椀愀漀 搀漀 焀甀攀 攀猀琀 攀洀 瘀漀最愀㬀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 愀 挀漀渀搀攀渀猀愀漀㨀 爀攀猀甀洀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀 攀 渀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀Ⰰ 漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀㨀 漀爀椀攀渀琀愀漀 瀀愀爀愀 漀 氀椀渀欀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀⸀ Inicialmente, as stories eram publicadas sem um quantitativo pré-definido. Após análise, foi concluído que as visualizações diminuem quando são postadas em excesso, portanto limitar esse número para seis seria o ideal. Paralelo a isso, estabelecemos uma produção “Especial” nas stories, na qual abrangemos assuntos específicos de forma mais extensa – ultrapassando, mas não muito, esse limite de stories –, condensando a informação. ਀伀 吀眀椀琀琀攀爀 琀愀洀戀洀  猀椀最渀椀昀椀挀愀渀琀攀 渀愀 昀愀猀攀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 昀愀琀漀  昀爀愀最洀攀渀琀愀搀漀 攀 猀椀渀琀攀琀椀稀愀搀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀ 伀 洀椀挀爀漀戀氀漀最 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀  挀漀渀挀椀猀漀 搀漀 甀猀甀爀椀漀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 挀漀洀 愀瀀攀渀愀猀 ㄀㐀  挀愀爀愀挀琀攀爀攀猀 搀攀瘀椀愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 漀戀樀攀琀椀瘀愀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 昀漀爀愀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 ㈀㠀  挀愀爀愀挀琀攀爀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀⸀ 䄀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 瀀攀爀昀椀氀 䀀䰀愀戀䘀㔀 渀漀 吀眀椀琀琀攀爀 攀爀愀 甀猀愀搀漀 猀漀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 爀攀瀀氀椀挀愀搀漀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀⸀ Recentemente foi estabelecido um modelo baseado nos perfis da jornalista Andreia Sadi e da organização SaferNet Brasil, em que são feitos diversos tuítes em sequência descrevendo pontos importantes ou curiosidades da matéria. A primeira experiência realizada com essa estrutura foi feita no dia 08 de março de 2018 para a divulgação do artigo de opinião “8 de Março: O que nós queremos?”, com cinco tuítes: introduzindo, discorrendo sobre o tema e concluindo; no último tuíte, um convite para os leitores acessarem a matéria através do link encurtado no bitly (bitly.com). Cada tuíte obteve entre 175 a 199 impressões, além de dois a cinco engajamentos. Este formato foi escolhido por proporcionar reconhecimento prévio da reportagem de forma didática, e permitir que, ao retuitar, todos os tuítes apareçam de uma única vez.਀伀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 愀 爀攀搀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 洀愀椀漀爀 愀氀挀愀渀挀攀 搀漀 䰀愀戀䘀㔀Ⰰ  漀渀搀攀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 渀漀 䴀攀搀椀甀洀 猀漀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 琀愀洀戀洀  甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 最愀氀攀爀椀愀猀 搀攀 昀漀琀漀猀 攀 氀椀瘀攀猀⸀ 伀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 挀漀渀猀椀猀琀攀洀 攀洀 猀爀椀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀⼀漀甀 昀漀琀漀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 洀攀猀洀漀 琀攀洀愀 攀洀 焀甀攀 栀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 愀琀攀爀ⴀ猀攀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ 䨀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 䄀渀椀瘀攀爀猀爀椀漀 搀愀 䌀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 攀 䌀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 一攀最爀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ No Spotify, serviço de streaming de música, são produzidas Playlists que estejam correlacionadas com algum critério da notícia, como efemeridades e datas comemorativas, embasadas em algum aspecto político-social juntamente com o suporte de um texto explicativo sobre o teor da seleção musical. Os textos que acompanham as playlists são geralmente opinativos e não necessariamente apresentam apenas o que elas contêm, mas uma apresentação de como determinada canção se encaixa no contexto da playlist e qual é seu próprio contexto avaliativo. O equilíbrio entre artistas antigos e contemporâneos é para contemplar não apenas o gosto do autor ou do LabF5, mas expandir horizontes e a memória musical, ajudando a despir nosso leitor de preconceitos musicais e de noções distorcidas e amplamente difundidas sobre passado e presente na música. O trabalho realizado inspira-se profundamente na escrita de críticos como Lester Bangs, Robert Christgau e Pauline Kael: há uma preocupação de estilo e de critério, e os comentários subjetivos, quando feitos, não são a esmo, mas obedecendo a esse estilo e a este critério. Os textos e as playlists são divulgados no Medium, Facebook e Instagram. 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