INSCRIÇÃO: 00108
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO05
 
TÍTULO: PoPoPOP NOTÍCIAS - Sua Fonte de Cultura Pop em Belém
 
AUTORES: Erick Matheus Nery Silva (Universidade Federal do Pará); Alice Maria de Araújo Palmeira (Universidade Federal do Pará); Ana Elvira Amaral Torres Monteiro (Universidade Federal do Pará); Álvaro Henrique Paes da Cruz Santos (Universidade Federal do Pará); Anna Sarah Bemerguy de Souza Cortês (Universidade Federal do Pará); Elizandra da Silva Ferreira (Universidade Federal do Pará); Érica Alves de Oliveira Tavares (Universidade Federal do Pará); Francisco Soares Chagas Neto (Universidade Federal do Pará); João Gabriel Pimentel de Souza (Universidade Federal do Pará); Ivana Ignêz Barbosa de Matos (Universidade Federal do Pará); João Pedro de Queiroz Bittencourt (Universidade Federal do Pará); Krisllen Mayra Morais Coelho (Universidade Federal do Pará); Leonardo Ramon Costa Carneiro (Universidade Federal do Pará); Luiza Barros Pereira Moura (Universidade Federal do Pará); Mariana dos Santos Vieira (Universidade Federal do Pará); Paulo Vitor Costa Melo (Universidade Federal do Pará); Sarah Maria Quaresma da Rocha (Universidade Federal do Pará); Stefanny Nayane Silva Oliveira (Universidade Federal do Pará); Thaís Raquel Vieira de Moraes (Universidade Federal do Pará); Vagner Wendel Mendes dos Santos (Universidade Federal do Pará); Lorena Cruz Esteves (Universidade Federal do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: Radiojornalismo, Notícias, Cultura, Amazônia, Pará
 
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido com a função de explicar o processo de criação do produto, o radiojornal PoPoPOP Notícias, desenvolvido em caráter laboratorial por alunos do 4º período da turma de jornalismo da Universidade Federal do Pará, na disciplina Laboratório de Radiojornalismo. O radiojornal foi elaborado com a intenção de informar o cidadão belenense sobre pautas atuais, ao abordar matérias com temas de cunho cultural e social. Tem como alguns de seus editoriais: literatura, feminismo, gastronomia, cultura nerd, projetos sociais, artesanato e outros.
 
INTRODUÇÃO
O PoPoPOP Notícias é um produto do gênero jornalístico no formato de radiojornal que, segundo Ferrareto (2014, p. 144), “se caracteriza por reunir várias formas noticiosas (...) e mesmo entrevistas”. O radiojornal possui alcance ilimitado através de sua página oficial na internet e oferece ao ouvinte uma plataforma digital com conteúdos extras, intitulada PoPoPOP+.਀䄀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀  瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀 瀀愀爀愀攀渀猀攀 攀 琀爀愀稀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 瀀漀爀 椀渀琀攀爀洀搀椀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀洀愀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀⸀ Vale ressaltar que o PoPoPOP é um canal de comunicação inteiramente dedicado à comunidade acadêmica e à população local, sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo com partidos políticos, grupos religiosos e qualquer ideologia. É de fundamental importância para as instituições públicas de ensino superior, manter linhas de comunicação e interação entre seus discentes e a população local, conhecer seus anseios, problemas, interesses e cotidiano. Assim surgiu esse projeto que procura a identificação com o público jovem nos diversos temas que serão abordados, neste que é um meio de comunicação que alcança as pessoas com informação precisa. O conceito de pop levado em consideração é mais amplo do que normalmente permeia o imaginário social. ਀匀攀最甀渀搀漀 䨀攀渀猀 刀漀猀攀氀琀Ⰰ 倀漀瀀  甀洀 昀攀渀洀攀渀漀 焀甀攀 漀瀀攀爀愀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 猀攀洀 猀攀爀 猀攀瀀愀爀愀搀漀 搀攀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀漀猀 攀 攀挀漀渀洀椀挀漀猀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 挀漀渀挀攀戀攀 挀漀洀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 最攀爀愀漀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 攀 琀爀椀瘀椀愀氀 搀愀 猀甀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀Ⰰ 攀 漀猀 挀漀氀漀挀愀 渀甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀猀琀琀椀挀漀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀漀瀀 渀漀 猀 搀攀渀漀洀椀渀愀 漀 漀戀樀攀琀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 搀攀猀猀愀 愀爀琀攀Ⰰ 愀 ᰀ椠洀愀最攀洀 瀀漀瀀甀氀愀爀ᴀⰠ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 漀 猀攀甀 攀昀攀椀琀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 甀洀愀 攀砀瀀氀漀猀漀 爀瀀椀搀愀Ⰰ 焀甀愀猀攀 瀀椀瀀漀挀愀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 渀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 椀渀最氀攀猀愀 瀀漀瀀挀漀爀渀 ⠀刀伀匀䔀䰀吀Ⰰ 瀀瀀⸀ ㄀㄀㠀ⴀ㄀㄀㤀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀 倀漀倀漀倀伀倀 一漀琀挀椀愀猀  椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 攀渀琀爀攀琀攀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀愀 爀攀最椀漀 搀攀 䈀攀氀洀⸀ 䄀漀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 愀搀攀焀甀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀攀洀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 搀攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 ጀ†瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀⸀ 䈀甀猀挀愀ⴀ猀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 猀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 猀甀愀 爀攀最椀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 爀搀椀漀⸀ A produção do radiojornal também visou desenvolver as técnicas de produção radiofônica dos alunos da disciplina, que executaram todas as etapas do processo – da elaboração, como produção de pautas, espelho e roteiro, até a obtenção de sonoras, edição de áudio, locução e a finalização do jornal.
 
JUSTIFICATIVA
O rádio é um veículo de comunicação de massa, o qual possui importante atuação na socialização do conhecimento. Apesar da modernização dos meios de comunicação, o rádio continua sendo uma ferramenta de grande utilidade, uma vez que é praticamente acessível em todos os lugares do país, atendendo os mais diversos grupos sociais, por intermédio de uma linguagem simples e direta, que possa ser entendida por todos, funcionando também como transmissor do conhecimento, já que leva informação atualizada sobre os mais diversos temas. ਀嘀椀攀椀爀愀 ⠀㈀  㘀⤀ 愀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 漀 爀搀椀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 瘀愀渀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀愀爀愀 爀攀挀攀戀攀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 漀甀瘀椀爀Ⰰ 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 愀氀昀愀戀攀琀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀⸀ 一漀 倀愀爀Ⰰ 漀 爀搀椀漀 挀漀渀琀椀渀甀愀 猀攀渀搀漀 漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 洀愀椀漀爀 椀渀猀攀爀漀 渀漀猀 椀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 攀 爀攀最椀攀猀 爀椀戀攀椀爀椀渀栀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀挀漀爀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 爀椀漀猀Ⰰ 攀Ⰰ 渀愀猀 焀甀愀椀猀Ⰰ 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 漀爀愀氀椀搀愀搀攀 愀椀渀搀愀 猀攀 昀愀稀 洀甀椀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ 匀攀洀 挀漀渀琀愀爀 攀洀 爀攀最椀攀猀 漀渀搀攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀  瀀爀攀挀爀椀愀 攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瘀椀瘀攀 搀愀 最攀爀愀漀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 搀攀 最攀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 漀 爀搀椀漀  甀洀 昀椀攀氀 愀洀椀最漀 焀甀攀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 洀甀椀琀漀猀 愀瀀愀爀愀琀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀⸀  Apesar da complexidade da cena midiática contemporânea, (o rádio) constitui-se em um dos meios de comunicação mais importantes e influentes sobre o tecido social ribeirinho paraense, mesmo com a presença e o uso da televisão, por meio de antenas parabólicas, da telefonia celular e da internet (CASTRO; CORDEIRO, 2014, p. 4).਀ Dentro do PoPoPOP Notícias, buscou-se produzir um conteúdo com marcas da cultura popular da cidade de Belém, desde a nomeação e escolha da trilha sonora a tudo o que constitui o jornal. O produto narra particularidades da cultura da capital paraense com uma linguagem reconhecida pelo público jovem do estado. ਀䌀愀搀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 焀甀愀搀爀漀 漀甀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀砀瀀氀漀爀愀 甀洀 氀愀搀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 戀攀氀攀渀攀渀猀攀⸀ 吀漀搀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 琀攀洀愀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 搀攀戀愀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 瀀漀爀 挀爀椀愀渀愀猀 搀攀 甀洀愀 攀猀挀漀氀愀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瘀椀瘀攀爀 攀洀 䈀攀氀洀 瀀攀氀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀攀 洀椀最爀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 瀀愀爀愀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀爀琀攀猀愀渀愀琀漀Ⰰ 愀 挀甀氀琀甀爀愀 渀攀爀搀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 吀甀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀猀瀀漀渀琀渀攀愀 攀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀洀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 猀攀最洀攀渀琀漀猀⸀ Além disso, o jornal é voltado para jovens, acadêmicos ou não, que queiram entender mais sobre os aspectos culturais da capital. Nesse quesito, entram as matérias sobre fã-clubes, festas retrô, de aparelhagem e eventos nerds. Mas isso não faz com que o radiojornal seja inacessível ao público geral. ਀吀漀搀愀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 琀爀愀稀攀洀 猀甀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 瀀愀爀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀 倀漀倀漀倀伀倀⸀ 倀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 䐀䨀猀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀爀攀猀 攀 昀猀 猀漀 愀氀最甀渀猀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀 瀀甀搀攀猀猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀漀 攀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀ⴀ氀漀⸀ 吀愀洀戀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀 爀搀椀漀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀 攀洀 洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 漀 倀漀倀漀倀伀倀⬀Ⰰ 甀洀 猀椀琀攀 漀渀搀攀 攀砀椀猀琀攀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀砀琀爀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 最愀氀攀爀椀愀 搀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 攀琀挀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀攀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀稀愀洀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 瀀愀爀愀 爀搀椀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 漀 爀搀椀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀 渀漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 挀愀瀀愀挀椀琀愀渀搀漀ⴀ漀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀瘀愀渀漀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 猀愀氀椀攀渀琀愀 䜀攀愀渀攀 䄀氀稀愀洀漀爀愀 ⠀㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀⤀Ⰰ ᰀ愠 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀洀 洀攀愀搀漀猀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㤀 Ⰰ 猀椀最渀椀昀椀挀漀甀 愀 攀洀攀爀最渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 氀最椀挀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 昀甀渀搀愀搀愀 渀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀Ⰰ 渀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀 渀愀 瀀愀爀琀椀氀栀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀氀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀ᴀ⸠  Produzido como uma avaliação para o laboratório – uma forma de experimentação – foi possível uma espécie de “fuga” do jornalismo tradicional veiculado nas rádios (ALZAMORA, 2005, p.17). Isso permitiu que tudo fosse desenvolvido de maneira alternativa: um jornalismo atualizado, mas não simplesmente factual, com algo de personalidade incluído em seu conteúdo.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Os procedimentos abordados para a elaboração do radiojornal seguiram os passos de produção e montagem de um programa com 30 minutos de duração. Em todo processo, seguem-se os preceitos básicos do radiojornalismo, como o uso de reportagens, notícias, notas e entrevistas, a fim de desenvolver um produto com temas atuais e de relevância social.਀䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 攀 挀漀洀 昀漀爀洀愀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀焀甀椀瀀愀爀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 瘀椀瘀椀搀漀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀攀氀攀渀攀渀猀攀 攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 洀愀椀漀爀 愀氀挀愀渀挀攀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀⸀ Em um primeiro momento, foi realizada a divisão dos acadêmicos (20 alunos de jornalismo) em pequenos grupos. Assim procedeu-se à escolha das reportagens, realizada livremente, desde que atendesse ao caráter relevante à cultura pop e paraense. Após a divisão e delimitação dos temas, ficou acordado que os alunos fariam pesquisas exploratórias conforme o tema delimitado pelo grupo e produziriam pautas para o desenvolvimento correto das matérias. Foram definidos os formatos que seriam utilizados: além das matérias, adotou-se o formato de entrevista e quadro; em adição, vinhetas de abertura, encerramento e passagem de bloco, inerentes aos radiojornais (FERRARETTO, 2014). ਀一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀猀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀氀甀渀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 渀攀猀猀攀 洀漀搀攀氀漀 ᰀ愠 戀愀猀攀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀  漀 琀攀砀琀漀 攀猀挀爀椀琀漀 攀 攀洀 焀甀攀 猀攀 攀砀瀀氀漀爀愀 愀 猀甀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 挀漀洀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 洀切猀椀挀愀 攀 猀椀氀渀挀椀漀ᴀ†⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 倀⸀ ㄀㤀㠀⤀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀琀攀猀Ⰰ 猀甀最攀爀椀甀ⴀ猀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 猀漀 瀀爀漀渀甀渀挀椀愀搀愀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 琀攀砀琀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀瘀攀氀 愀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 漀甀瘀椀渀琀攀猀Ⰰ 攀 攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀 愀 氀漀挀甀漀⸀ As matérias deveriam ter entre dois e três minutos – o tempo maior foi dado às matérias mais relevantes. Elas necessitariam obrigatoriamente de personagens verídicos, com dados e fontes seguras, garantindo a credibilidade do produto final. As pautas foram elaboradas em sala de aula com orientação da professora da disciplina, Lorena Esteves, que ajudou também na produção das matérias.਀䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 挀愀洀瀀漀 攀 挀漀氀攀琀愀猀 搀攀 猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 挀攀氀甀氀愀爀 搀漀 琀椀瀀漀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀氀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀攀 甀搀椀漀猀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀攀 猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 甀洀愀 搀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 ㄀ 挀洀 搀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 攀洀椀猀猀漀 搀攀 甀搀椀漀 攀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 瀀漀甀挀漀 爀甀搀漀猀 漀甀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瘀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 挀漀氀攀琀愀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 瀀愀爀愀攀渀猀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 瘀椀猀椀琀愀漀 攀洀 爀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀爀愀愀猀Ⰰ 昀攀猀琀愀猀Ⰰ 攀琀挀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀瘀愀洀漀猀 搀攀猀猀攀 戀愀渀挀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 愀琀甀愀氀椀稀愀爀 漀 眀攀戀猀椀琀攀 倀漀倀漀倀伀倀⬀⸀  Portanto, noções básicas da profissão que já haviam sido assimiladas em sala de aula puderam ser desenvolvidas pelos alunos no decorrer da produção do radiojornal, que envolvem a escolha do local adequado sem grandes interferências sonoras, a posição e distância corretas entre os entrevistados e os aparelhos de gravação, e outras técnicas que devem ser adotadas no momento da entrevista.਀䄀瀀猀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀漀猀 漀猀 漀昀昀ᤀ猠 渀愀 椀氀栀愀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 焀甀攀 昀椀挀愀 渀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀䘀倀䄀⸀ 伀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 猀漀渀漀爀漀猀 昀漀爀愀洀 攀搀椀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 最爀甀瀀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀搀椀漀 搀攀 甀搀椀漀 匀漀渀礀 匀漀甀渀搀 䘀漀爀最攀 倀爀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 愀甀氀愀猀 搀攀 攀搀椀漀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 攀 攀瘀攀渀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 䄀甀搀愀挀椀琀礀 攀 䄀搀漀戀攀 䄀甀搀椀琀椀漀渀 䌀䌀⸀ 吀漀搀愀 愀 攀搀椀漀 昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 氀椀洀瀀攀稀愀 渀漀 甀搀椀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 猀甀愀 攀搀椀漀Ⰰ 愀琀 愀 猀漀渀漀爀椀稀愀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 洀攀猀挀氀愀渀搀漀 最爀愀瘀愀攀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 挀漀洀 漀 甀搀椀漀 挀愀瀀琀愀搀漀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀⸀  Enfatiza-se aqui que, apesar de o desenvolvimento das pautas e roteiros, assim como as entrevistas e gravações realizadas no estúdio da FACOM serem encargo de cada pequeno grupo separadamente, o ponto de êxito do projeto foi o trabalho em equipe – a disposição para gastar tempo extra na faculdade, por exemplo. Todas as tarefas delegadas foram desempenhadas em conjunto, sem muitos atritos. Todos contribuíram equitativamente.਀䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 洀漀猀琀爀漀甀ⴀ猀攀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀猀猀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀漀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 漀挀愀猀椀漀渀愀氀 昀愀氀琀愀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀 倀漀倀漀倀伀倀 一漀琀挀椀愀猀 琀攀洀 ㌀㠀㨀㐀㌀ 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 焀甀愀琀爀漀 戀氀漀挀漀猀⸀ 䄀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 攀☀⌀㜀㘀㤀㬀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 匀琀攀昀愀渀渀礀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 攀 䰀攀漀渀愀爀搀漀 䌀愀爀渀攀椀爀漀⸀ 䄀 挀栀愀洀愀搀愀 攀 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀漀爀 䰀甀椀稀愀 䈀愀爀爀漀猀 攀 嘀愀最渀攀爀 䴀攀渀搀攀猀⸀  PoPoPOP Notícias: Popular, Original, Paraense! (Chamada)਀ Música, gastronomia, cultura pop e outras regionalidades.਀吀甀搀漀 焀甀攀 攀猀琀 攀洀 愀氀琀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 搀椀瘀攀爀琀椀搀漀 瀀爀愀 瘀漀挀℀ Direto dos alunos da UFPA, PoPoPOP Notícias.਀倀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 伀爀椀最椀渀愀氀Ⰰ 倀愀爀愀攀渀猀攀℀ ⠀嘀椀渀栀攀琀愀⤀ ਀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 搀漀 倀漀倀漀倀伀倀 一漀琀挀椀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 䴀愀琀栀攀甀猀 一攀爀礀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 䠀愀渀猀 䌀漀猀琀愀Ⰰ 洀攀猀琀爀攀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀攀氀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 漀渀搀攀 戀甀猀挀愀ⴀ猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  焀甀攀 攀猀猀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 椀渀椀挀椀愀氀 愀戀爀椀猀猀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀戀漀爀搀愀爀椀愀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ  瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 愀 洀愀琀爀椀愀 ᰀ䜠爀甀瀀漀猀 搀攀 䘀愀渀搀漀洀猀 攀洀 䈀攀氀洀ᴀⰠ 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀漀爀 䰀甀椀稀愀 䈀愀爀爀漀猀 攀 嘀愀最渀攀爀 䴀攀渀搀攀猀Ⰰ 焀甀攀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 昀猀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 攀猀瀀愀氀栀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䘀椀渀愀氀椀稀愀渀搀漀 漀 戀氀漀挀漀Ⰰ 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 挀漀渀昀攀爀攀 愀 洀愀琀爀椀愀 ᰀ䌠甀氀琀甀爀愀 一攀爀搀 攀洀 䈀攀氀洀ᴀⰠ 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀漀爀 䄀渀渀愀 匀愀爀愀栀 䈀攀洀攀爀最甀礀 攀 吀栀愀椀猀 刀愀焀甀攀氀Ⰰ 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀 攀瘀攀渀琀漀猀 挀椀渀昀椀氀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀⸀  O segundo bloco apresenta as matérias: “Moda e Artesanato em Belém”, de Sarah Quaresma e Krisllen Mayra, falando um pouco sobre novas formas de artesanato com materiais nativos da região e ações voltadas para a comunidade. “Novos autores e cena literária em Belém”, de Ana Elvira Monteiro e Matheus Nery, conta um pouco sobre novos autores de livros que surgem no estado e as dificuldades de lançar livros com temáticas não relacionadas à região. “Festas Retrô”, de Mariana Vieira e Alice Palmeira, analisa e conta como funcionam as novas festas nas noites belenenses. Por fim, em “Identidade Cultural das Aparelhagens”, Stefanny Oliveira mostra como as festas de aparelhagens fazem parte da cultura popular do paraense. ਀伀 琀攀爀挀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀㨀 ᴀ䄠 挀甀氀椀渀爀椀愀 瀀愀爀愀攀渀猀攀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 渀漀 洀甀渀搀漀ᴀⰠ 搀攀 䔀氀椀稀愀渀搀爀愀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 攀 䨀漀漀 倀攀搀爀漀 䈀椀琀琀攀渀挀漀甀爀琀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 愀 挀甀氀椀渀爀椀愀 瀀愀爀愀攀渀猀攀 琀漀 愀甀琀渀琀椀挀愀⸀ ᰀ䌠漀洀漀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀愀爀愀攀渀猀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 爀攀挀攀戀椀搀愀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀ᴀⰠ 搀攀 䤀瘀愀渀愀 䴀愀琀漀猀 攀 䜀愀戀爀椀攀氀 匀漀甀稀愀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀 愀猀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 爀攀挀攀瀀漀 搀愀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀攀渀猀攀猀 瀀漀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 昀漀爀愀 搀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 攀洀 昀漀挀漀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 洀搀椀愀⸀ 䄀椀渀搀愀 渀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 攀猀琀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀 준爀椀挀愀 吀愀瘀愀爀攀猀 攀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 䌀栀愀最愀猀Ⰰ 搀攀渀漀洀椀渀愀搀愀 ᰀ䴠椀最爀愀渀琀攀猀 攀 椀洀椀最爀愀渀琀攀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀ᴀⰠ 焀甀攀 琀爀愀稀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀攀 洀甀搀愀洀 瀀愀爀愀 䈀攀氀洀 攀 挀漀渀猀琀爀漀攀洀 爀愀稀攀猀 渀攀猀猀攀 渀漀瘀漀 氀甀最愀爀⸀  No quarto e último bloco do jornal estão presentes as matérias: “Prédios históricos em Belém e seus novos usos”, de Mayara Neves e Victor Melo; “Empoderamento Feminino e Mulher Maravilha”, de Francisco Chagas e Érica Tavares; e “Espaços Colaborativos comandados por jovens”, de Álvaro Paes e Leonardo Carneiro. ਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 攀 攀砀攀挀甀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀㨀 䄀氀椀挀攀 䴀愀爀椀愀 搀攀 䄀爀愀切樀漀 倀愀氀洀攀椀爀愀㬀 䄀渀愀 䔀氀瘀椀爀愀 䄀洀愀爀愀氀 吀漀爀爀攀猀 䴀漀渀琀攀椀爀漀㬀 섀氀瘀愀爀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 倀愀攀猀 搀愀 䌀爀甀稀 匀愀渀琀漀猀㬀 䄀渀渀愀 匀愀爀愀栀 䈀攀洀攀爀最甀礀 搀攀 匀漀甀稀愀 䌀漀爀琀猀㬀 䔀氀椀稀愀渀搀爀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀 䘀攀爀爀攀椀爀愀㬀 준爀椀挀愀 吀愀瘀愀爀攀猀㬀 䔀爀椀挀欀 䴀愀琀栀攀甀猀 一攀爀礀 匀椀氀瘀愀㬀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 匀漀愀爀攀猀 䌀栀愀最愀猀 一攀琀漀㬀 䨀漀漀 䜀愀戀爀椀攀氀 倀椀洀攀渀琀攀氀 搀攀 匀漀甀稀愀㬀 䤀瘀愀渀愀 䤀最渀稀 䈀愀爀戀漀猀愀 搀攀 䴀愀琀漀猀㬀 䨀漀漀 倀攀搀爀漀 搀攀 儀甀攀椀爀漀稀 䈀椀琀琀攀渀挀漀甀爀琀㬀 䬀爀椀猀氀氀攀渀 䴀愀礀爀愀 䴀漀爀愀攀猀 䌀漀攀氀栀漀㬀 䰀攀漀渀愀爀搀漀 刀愀洀漀渀 䌀漀猀琀愀 䌀愀爀渀攀椀爀漀㬀 䰀甀椀稀愀 䈀愀爀爀漀猀 倀攀爀攀椀爀愀 䴀漀甀爀愀㬀 䴀愀爀椀愀渀愀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀 嘀椀攀椀爀愀㬀 倀愀甀氀漀 嘀椀琀漀爀 䌀漀猀琀愀 䴀攀氀漀㬀 匀愀爀愀栀 䴀愀爀椀愀 儀甀愀爀攀猀洀愀 搀愀 刀漀挀栀愀㬀 匀琀攀昀愀渀渀礀 一愀礀愀渀攀 匀椀氀瘀愀 伀氀椀瘀攀椀爀愀㬀 吀栀愀猀 刀愀焀甀攀氀 嘀椀攀椀爀愀 搀攀 䴀漀爀愀攀猀㬀 嘀愀最渀攀爀 圀攀渀搀攀氀 䴀攀渀搀攀猀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀⸀ 䄀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 䴀愀琀栀攀甀猀 一攀爀礀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀 挀栀攀昀攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀  O produto foi desenvolvido como forma de avaliação da disciplina de Laboratório de Radiojornalismo e supervisionado pela profª Lorena Esteves durante todo o processo. A gravação e edição final foi realizada por João Nilo, técnico operador de som da Universidade Federal do Pará.਀伀 猀椀琀攀 倀漀倀漀倀伀倀⬀ 攀猀琀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀戀椀琀⸀氀礀⼀瀀漀瀀漀瀀漀瀀渀漀琀椀挀椀愀猀㸀Ⰰ 漀渀搀攀 攀猀琀漀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 渀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀砀琀爀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀琀漀猀 攀 瘀搀攀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 愀挀攀猀猀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 愀最漀爀愀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䔀渀挀愀戀攀愀渀搀漀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 猀椀琀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 䄀氀椀挀攀 倀愀氀洀攀椀爀愀Ⰰ 䬀爀椀猀氀氀攀渀 䴀愀礀爀愀Ⰰ 䨀漀漀 倀攀搀爀漀 䈀椀琀琀攀渀挀漀甀爀琀Ⰰ 䴀愀琀栀攀甀猀 一攀爀礀 攀 䴀愀爀椀愀渀愀 嘀椀攀椀爀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀 倀漀倀漀倀伀倀 昀漀椀 甀洀愀 戀漀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 昀椀稀攀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀氀愀Ⰰ 愀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀猀 最爀愀搀甀愀渀搀漀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 戀甀猀挀愀 攀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 攀 愀 最爀愀瘀愀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀 猀漀渀漀爀愀猀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀攀 洀愀渀琀攀瘀攀 昀椀攀氀 愀漀猀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 攀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀漀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀搀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 猀甀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 愀戀漀爀搀愀洀 琀攀洀愀猀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀漀猀 攀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 䈀攀氀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䤀䄀一䌀伀Ⰰ 一氀椀愀⸀ 一漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 爀搀椀漀 攀洀 琀攀洀瀀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ ㈀  㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀昀昀⸀戀爀⼀瀀愀最⼀戀椀愀渀挀漀ⴀ渀攀氀椀愀ⴀ渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀ⴀ爀愀搀椀漀ⴀ琀攀洀瀀漀猀ⴀ椀渀琀攀爀渀攀琀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㄀ 搀攀稀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀吀刀伀Ⰰ 䘀戀椀漀㬀 䌀伀刀䐀䔀䤀刀伀Ⰰ 䔀瘀攀爀愀氀搀漀 搀攀 匀漀甀稀愀⸀ 匀甀爀甀愀挀⸀ 䔀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀漀 䜀爀甀瀀漀 搀攀 吀爀愀戀愀氀栀漀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 搀漀 堀堀䤀䤀䤀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 䄀渀甀愀氀 搀愀 䌀漀洀瀀猀Ⰰ 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 䈀攀氀洀Ⰰ 搀攀 ㈀㜀 愀 ㌀  搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀ 䄀⸀ 刀搀椀漀㨀 漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 刀搀椀漀㨀 吀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䄀⸀ 刀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 攀洀 甀洀愀 爀搀椀漀 䄀䴀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀甀猀焀甀攀⼀匀䌀⸀ ㈀  㘀⸀ 㐀㘀 瀀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀 ⠀瀀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 攀洀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⤀ ጀ†䤀琀愀樀愀Ⰰ 匀䌀⸀ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 䴀漀渀椀焀甀攀⸀ 倀爀漀搀甀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 攀洀 刀搀椀漀猀 倀切戀氀椀挀愀猀㨀 䄀渀氀椀猀攀 搀攀 倀爀漀最爀愀洀愀猀 搀愀 䔀搀甀挀愀搀漀爀愀 䘀䴀 ⠀䈀䄀⤀ 攀 搀愀 䘀䴀 䌀甀氀琀甀爀愀 ⠀刀匀⤀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀䘀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀匀䔀䰀吀Ⰰ 䨀攀愀渀⸀ 䤀渀㨀 䘀䤀匀䠀䔀刀ⴀ䰀䤀䌀䠀吀䔀Ⰰ 䔀爀椀挀愀㬀 䰀伀䰀䔀匀䌀䠀Ⰰ 䐀漀爀椀猀㬀 圀䔀䤀䰀䔀刀Ⰰ 䌀栀爀椀猀琀攀氀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 吀爀愀渀猀昀漀爀洀愀琀椀漀渀攀渀⸀ 吀栀攀愀琀攀爀 搀攀爀 渀攀甀渀稀椀最攀爀 䨀愀栀爀攀 ⠀刀攀挀栀攀爀挀栀攀渀 ㈀⤀⸀ 䈀攀爀氀椀渀㨀 吀栀攀愀琀攀爀 搀攀爀 娀攀椀琀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀ 瀀⸀ ㄀㄀㄀ ⴀ ㄀㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀