ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00122</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Instituto Acontecer</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Wellyson da Silva Nascimento (Faculdade Boas Novas); John Silva de Brito (Faculdade Boas Novas); ARLENI DE LIMA SIMÕES (Faculdade Boas Novas); Jair Almeida da Silva (Faculdade Boas Novas); Raphael Henrique Cortezão (Faculdade Boas Novas); Johny Lucas Vasconcelos dos Santos (Faculdade Boas Novas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Integrada, Instituto Acontecer, Responsabilidade Social, Reabilitação de crianças, Assessoria</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Assessoria de Comunicação do curso de Jornalismo da Faculdade Boas Novas, em Manaus. Ele foi criado para o Instituto Acontecer  Instituto de Reabilitação, Habilitação e Inclusão de Pessoas com Deficiência Neurofuncionais. A entidade é uma associação sem fins econômicos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, detentora da certificação OSCIP  Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. A instituição se mantém há dez anos apenas com doações. As estratégias de comunicação, elaboradas na disciplina, tiveram o intuito de divulgar a campanha Doe e Faça Acontecer  Jantar Beneficente em prol do instituto. As ações e produtos propostos foram aceitos pelo cliente e colocados em prática sem a necessidade da associação pagar por uma equipe fixa de comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entende-se por ONG o que defende Ladim (1988), citado por Tenório (2009, p.11): "As ONGs caracterizam-se por serem organizações sem fins lucrativos, voltados para o atendimento de necessidade da sociedade civil, algumas vezes complementando a ação do Estado e de agentes econômicos. Seu financiamento pode ter origem em agencias e/ou ONGs internacionais, governos ou no setor privado. Contam algumas vezes com o trabalho voluntario e atuam através da promoção social, visando a contribuir para um processo de desenvolvimento que supõe transformações estruturais da sociedade. Sua sobrevivência independente de mecanismo de mercado ou da existência de lucro". Todo o processo de criação das ações e estratégias de comunicação foi avaliado pelo professor da disciplina no decorrer do semestre e aprovado pela diretoria do Instituto Acontecer antes de qualquer divulgação nos veículos de comunicação. Durante a pesquisa de campo, realizada para o desenvolvimento do plano de comunicação, foi feita uma análise das atividades da instituição e suas necessidades, e na ocasião a própria diretora da instituição observou a falta de conhecimentos teóricos para trabalhar a divulgação externa das atividades desenvolvidas na entidade. Após a análise feita pela equipe, foi elaborado um plano, autorizado diretora do Instituto Acontecer, unindo ferramentas do Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, ressaltando a relação assessoria e assessorado e que ajudassem na divulgação da Campanha Doe e Faça Acontecer  Jantar Beneficente e divulgasse a imagem da instituição. Tendo por base Duarte (2010, p. 138): "A relação assessoria de imprensa e assessorado (dirigentes, líderes e corpo direto de uma organização) é determinante para obter bons resultados na construção de mensagens e fixar a credibilidade como uma marca. Do ponto de vista do profissional de comunicação, o pré-requisito é ter acesso, livre trânsito e portas abertas o tempo todo".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criar estratégias de comunicação para consolidar a imagem da instituição na cidade de Manaus e divulgar os projetos e necessidades da entidade que carece do apoio da população. A partir daí buscar desenvolver ações que promovessem a solidariedade, a conscientização de novos voluntários e parceiros; e estreitar o contato da instituição com a imprensa para divulgação do evento por meio das principais mídias, e assim, convidar a comunidade para participar, e consequentemente atrair novos apoiadores e doadores para Instituto Acontecer.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Instituto Acontecer foi idealizado a partir da história de superação e reabilitação de seu fundador Izaquiel Conte, 14 anos, diagnosticado com Paralisia Cerebral Espástica e que teve um diagnóstico de quase nenhuma chance de uma vida motora mais independente. Com as terapias e recursos tecnológicos avançados tem conseguido mostrar que quando há o acesso ao que existe de mais moderno e avançado, se torna possível. O instituto carece do apoio e solidariedade da população, pois por quase dois anos, a instituição ofereceu de forma gratuita a reabilitação Com o propósito de promover um atendimento especializado e humanizado, prestando ainda apoio e orientações aos familiares, além de lutar pela reabilitação e inclusão social com base na Lei Nº 8.069/1990 (ECA  Estatuto da Criança e do Adolescente) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). É propósito da instituição oportunizar recursos para que as Pessoas com Deficiências possam atingir o seu máximo potencial, evoluindo além das suas possibilidades e descobrindo habilidades funcionais para as suas atividades diárias, contribuindo para as conquistas funcionais que lhes garantirão uma qualidade de vida em potencial. A entidade acredita que a reabilitação permitirá a sociabilização das Pessoas com Deficiências em uma sociedade que passará a conviver com as diferenças, porque aprendeu a reconhecer no convívio com cada indivíduo a capacidade de evolução e contribuição para um mundo mais humanizado. Isso nos remete a Teoria Construtivista de Jean Piaget, que segundo Kayet et al. (2002), citado pelo site Colunista Portal Educação (2013) resume-se em: "Piaget estabeleceu no campo o desenvolvimento das cognições, e sua teoria de estágios do desenvolvimento cognitivo vem em forma de dominar este campo. Ele introduziu o conceito de esquemas, unidades de cognição ou representações mentais internas de algumas classes de situações, que possibilitam à criança responder de maneira consistente e coordenada a uma variedade de situações análogas. Os esquemas podem ser modificados pelos processos de assimilação e acomodação. Na assimilação, a criança internaliza um novo conhecimento organizando os novos estímulos de acordo com os esquemas que já existem em seus repertórios. (...) A acomodação ocorre quando a aquisição de uma nova informação ou um novo estímulo provoca a expansão do esquema ou altera sua estrutura de organização." Apesar das crianças do Instituto Acontecer serem PC (paralisia cerebral) e PCD ( pessoa com deficiência) é constatado que pessoas com desordem neuromuscular precisam de repetições intensas de exercícios para aprender e adquirir uma nova habilidade motora, por isso o uso do método TheraSuit. Isso mostra como a teoria e a prática estão ligadas quando citamos Piaget. Sobre responsabilidade social, sabe-se que não é apenas doar materiais ou recursos financeiros que uma pessoa estará exercendo seu papel na sociedade e sim, encarando a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as instituições a gerir atividades de forma socialmente responsável. No Brasil, as Organizações Não Governamentais sem fins lucrativos ganham força a partir do planejamento e de estratégias para gerar lucro e se manter em funcionamento atendendo ao público alvo. " O público alvo é aquele que a empresa tem em mente para ser trabalhado; aquele que foi detectado em uma pesquisa. Por um lado, esse público pertence a uma classe social especifica ou, no mínimo, estar classificado entre duas, por exemplo B e C, em uma escala A, B, C, D, e E. (LUPETTI, 2000, pg.63) A responsabilidade social do instituto está ligada ao assistencialismo que é uma prática individual, em forma de ajuda, de favorecimento, uma troca de favores, pois sua principal característica é a doação, um ato de caridade, tendo como público alvo a população da cidade de Manaus em geral.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os métodos e técnicas utilizados no projeto de Comunicação Integrada do Instituto Acontecer seguiram o conteúdo ministrado em sala de aula na disciplina, a partir da ementa do Plano de Curso e dos capítulos 10 e 11 do livro Planejamento de Comunicação Integrada: Manual de Sobrevivência para as Organizações do Século XXI, organizado por Luciene Ricciotti Vasconcelos. Para elaboração do plano, primeiro houve reconhecimento da entidade por meio de pesquisa de campo com observação e análise do cotidiano da entidade e do relato da diretora, voluntários e assistentes sociais. Foram identificados como pontos fortes referência: assistencialismo, credibilidade, seriedade, organização e voluntariado. As fraquezas estavam relacionadas à falta de recursos, falta de divulgação da instituição e falta de contato atual com a mídia, este último tão importante quanto os demais, segundo Chinem. "O profissional de Assessoria de Imprensa estabelece estratégias que englobam iniciativas nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, sem que haja necessariamente alguém de determinada área no comando  tanto pode ser um jornalista como um relações-públicas ou um publicitário. (...) E o jornalista deve aprender a trabalhar com os conceitos e as ações de relações públicas, publicidade, design, recursos humanos e outras ferramentas poderosas de construção de imagem". (CHINEM, 2003, pg.13,15) Com base em Chinem e após a visita realizada ao instituto, partiu-se para a prática. Na vertente de Relações Públicas, decidiu-se criar um evento para que além de arrecadar recurso financeiro, tornasse a instituição mais conhecida da comunidade e atendesse às necessidades. Foi então que surgiu o "Doe e Faça Acontecer"  Jantar Beneficente do Instituto Acontecer, com o objetivo emergencial de arrecadar fundos para a construção de uma cobertura para a piscina da instituição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Todo o investimento do evento foi orçado com as informações relativas aos custos do evento e informado a Diretora do Instituto. O evento contará com a participação voluntária do cantor Caique Yan e do Dj Rodrigo Nery, para animar os convidados. O preço do convite foi estipulado em R$ 20,00 com direito à entrada no evento, mais buffet do jantar. Haverá um bingo com brindes doados por parceiros e também pelos voluntários. Na área do Jornalismo, foi recriado o portfólio com todos os dados da instituição como missão, valores, princípios, causas, proposta de atendimento; além dos tradicionais releases, notas e sugestões de pauta encaminhadas para os veículos de comunicação. A divulgação também foi pensada para as redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), onde será dado continuidade às postagens diárias sobre a entidade e seus eventos. Optamos também por cria um Press Kit, composto com dois convites do evento, duas canetas personalizadas, um calendário e o release para envio aos jornalistas dos principais veículos da cidade. Na vertente da Publicidade e Propaganda, vamos elaborar anúncios, que tem como objetivo divulgar o Jantar Beneficente do Instituto Acontecer, com as principais informações do evento. Também pensou-se em criar peças gráficas, de fácil pulverização com o apoio dos voluntários, como a criação de panfletos e cartazes para distribuição em pontos estratégicos. Anexo 1 - Release Anexo 2  Arte do panfleto e cartaz do Jantar do Instituto Acontecer Anexo 3  Arte do anúncio do Jantar do Instituto Acontecer Ainda na vertente de Publicidade e Propaganda, será criado um spot com o intuito de ser veiculado nas rádios da cidade por meio de uma ação sem custos. O spot sobre o Jantar Beneficente "Doe e Faça Acontecer" seguiu a referência da divulgação da instituição, convidando o ouvinte para se solidarizar com a entidade. Spot "Doe e Faça Acontecer" do Jantar do Instituto Acontecer Título: Doe e Faça Acontecer Cliente/Anunciante: Instituto Acontecer Duração: 37" Anexo 4  Roteiro do Spot do Jantar do Instituto Acontecer Para finalizar o Plano de Comunicação criado para o Instituto Acontecer, haverá a criação de um roteiro para a confecção posterior de um vídeo promocional da entidade com a finalidade de mostrar os trabalhos que a instituição realiza. Anexo 5  Roteiro do Vídeo Institucional do Instituto Acontecer Elaboradas todas as ações planejadas, todo material será entregue para o Instituto Acontecer que será o responsável juntamente com a equipe pela execução do evento durante o semestre em que é desenvolvida a disciplina.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção do trabalho resultou numa experiência muito agradável em poder criar um plano de comunicação integrada para o Instituto Acontecer. Todo o aprendizado recebido em sala de aula como parte teórica foi colocado em prática a partir do momento em que a equipe escolheu a entidade para se trabalhar o plano. Conhecer a realidade e entrar em contato com a história do fundador Kiel nos trouxe muita emoção e contribuiu bastante para o crescimento pessoal e profissional. Atentou-se para mostrar cada detalhe dos serviços que a entidade oferece com as terapias e recursos tecnológicos avançados. O processo de trabalho nas três áreas: Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda foi além da experiência, pois trouxe estímulo para continuar nos aperfeiçoando neste complexo mercado da Comunicação. A Comunicação Integrada foi uma experiência nova para os alunos do Curso de Comunicação Social, não obstante isso, não os impediu de ter um bom aprendizado para colocar em prática e, afirmar que quando se trabalha em equipe, corre-se o risco de se realizar um trabalho de excelência. Os conteúdos ministrados em sala de aula pelo professor Raphael Henrique Cortezão foram um meio facilitador para que a criação e idealização deste plano fosse aceito pela Diretora da Instituição, a qual nos deu livre acesso para que todo o trabalho fosse realizado. Sobretudo, terminou-se este trabalho com a consciência de que valeu não apenas a nota na disciplina, e sim a contribuição social levada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CHINEM, Rivaldo. Assessoria de Imprensa: como fazer. 2ª ed. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.<br><br>LUPETTI, Marcélia. Planejamento de Comunicação. 5ª ed. São Paulo: Futura, 2000.<br><br>TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs: principais funções gerenciais. 11ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.<br><br>VASCONCELOS, Luciene Ricciotti. Planejamento de Comunicação Integrada: manual de sobrevivência para as organizações do século XXI. 1ª ed. São Paulo: Summus, 2009.<br><br>CERWIM: SUPERANDO LIMITES, http://www.cervim.com.br/cervim/index.php/habilitacao-e-reabilitacao/therasuit. Acesso em: 21 Nov. 2017.<br><br>PORTAL EDUCAÇÃO, disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/37942/jean-piaget-e-epistemologia-genetica-psicologia-da-educacao#!1. Acesso em: 21 Nov. 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>