INSCRIÇÃO: 00125
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO11
 
TÍTULO: TERREMOTO - A CRISE DE IMIGRANTES HAITIANOS ALÉM DA FRONTEIRA DO HAITI, SUPERANDO OBSTÁCULOS EM MANAUS
 
AUTORES: Edmilson Camelo Dias Filho (Faculdade Boas Novas); Joyce Karoline Pinto Oliveira Pontes (Faculdade Boas Novas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Terremoto, imigrantes, haitianos, Brasil, superação
 
RESUMO
O livro reportagem “Terremoto- A crise de Imigrantes haitianos além das fronteiras do Haiti superando obstáculos no Brasil” discute a imigração a partir de um fenômeno natural ocorrido no Haiti em 2010, onde traz a relevância da factualidade agregada ao contexto histórico dos haitianos. Os acontecimentos ganharam destaque no mundo durante a catástrofe e depois com a migração deles para outros países, em especial o Brasil. A chegada dos haitianos no Amazonas se dá especificamente no ano de 2010 (alguns meses depois do terremoto), com a esperança de uma vida melhor. Em 2012 quase quatro mil e quinhentos haitianos chegaram a Manaus. Por muitos séculos vivendo a dor de perca e desespero causados pela fome e miséria, os haitianos mais do que nunca sabem descrever e mostrar o significado de superação.
 
INTRODUÇÃO
Em 12 de janeiro de 2010, um terremoto atingiu o Haiti (localizado no Caribe fronteira com a República Dominicana), destruindo casas e famílias inteiras. Muitas pessoas migraram para o Brasil e aqui encontraram refúgio para um novo recomeço. Depois de alguns anos, esses imigrantes já contam com novas perspectivas de vida e sonham um futuro melhor. Com novas oportunidades, vão reconstruindo suas vidas em solo brasileiro. A mídia mundial registrou momentos de tensão, dor e desespero de milhares de pessoas que diante de todo caos se viram desamparadas. Muitas pessoas se solidarizaram com as vítimas do terremoto. ਀倀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 搀愀 猀愀切搀攀 攀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀攀爀愀洀 愀瀀漀椀漀 猀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 搀椀愀渀琀攀 搀漀 挀愀漀猀 挀愀甀猀愀搀漀 瀀攀氀愀 挀愀琀猀琀爀漀昀攀⸀ 䈀漀洀戀攀椀爀漀猀Ⰰ 洀搀椀挀漀猀Ⰰ 攀渀昀攀爀洀攀椀爀漀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀爀愀洀 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 挀漀爀瀀漀猀Ⰰ 渀愀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 最攀渀琀攀 挀漀洀 瘀椀搀愀⸀  䄀猀 昀漀爀愀猀 愀爀洀愀搀愀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 愀甀砀椀氀椀愀爀愀洀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀樀甀搀愀 渀愀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀愀猀 渀愀 䴀椀猀猀漀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 䔀猀琀愀戀椀氀椀稀愀漀 搀漀 䠀愀椀琀椀 ⠀䴀䤀一唀匀吀䄀䠀⤀ 瀀攀氀愀 爀攀猀漀氀甀漀 搀漀 挀漀渀猀攀氀栀漀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 ⠀伀一唀⤀ 挀爀椀愀搀愀 攀洀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 ㈀  㐀⸀  Militares envolvidos na ação de socorro ao Haiti contribuíram com reflexões e relatos de suas experiências como agentes atuantes mesmo antes do terremoto e, diretamente no processo de reconstrução da nação haitiana, bem como centros religiosos em Manaus-AM no acolhimento desses haitianos, a partir da casa de apoio ao imigrante da paróquia de São Geraldo. Os próprios haitianos farão parte da narração como personagens principais desse livro-reportagem, com depoimentos que demonstram toda uma história de vida dominada por momentos de fragilidade no curso de suas existências, já que viviam em um País pobre e historicamente corroído pela corrupção e eternas crises políticas.
 
OBJETIVO
Este trabalho apresentado como livro-reportagem jornalístico, tem como objetivo contextualizar a história dos haitianos; suas lutas, suas perdas e o quão difícil é deixar "forçadamente” seu país de origem depois de uma destruição em massa, e como foi para eles recomeçar a vida em um país com aspectos sociais e culturais diferentes.਀䄀氀洀 搀攀 䤀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀愀 渀愀漀 栀愀椀琀椀愀渀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 猀漀氀搀愀搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀愀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 琀攀渀猀漀 渀愀 洀椀猀猀漀 搀愀猀 渀愀攀猀 甀渀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 攀猀琀愀戀椀氀椀稀愀漀 搀漀 䠀愀椀琀椀 ⠀䴀䤀一唀匀吀䄀䠀⤀㬀 䄀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 昀椀稀攀爀愀洀 漀猀 栀愀椀琀椀愀渀漀猀 愀 攀猀挀漀氀栀攀爀攀洀 瀀愀爀愀 漀 䈀爀愀猀椀氀 瀀愀爀愀 爀攀挀漀洀攀愀爀㬀 䌀漀渀琀甀搀漀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 椀洀椀最爀愀渀琀攀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀  挀椀搀愀搀愀渀椀愀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀 焀甀攀  愀琀爀椀戀甀搀漀 愀漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 渀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀瘀漀氀甀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 攀 攀昀椀挀愀稀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀攀爀爀攀洀漀琀漀 搀攀 洀愀最渀椀琀甀搀攀 㜀Ⰰ㌀ 渀愀 攀猀挀愀氀愀 刀椀挀栀琀攀爀Ⰰ 焀甀攀 愀琀椀渀最椀甀 漀 䠀愀椀琀椀 渀漀 搀椀愀 ㄀㈀ 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀ Ⰰ 搀攀椀砀漀甀 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀漀爀琀愀猀Ⰰ 昀攀爀椀搀愀猀 攀Ⰰ 搀攀猀愀戀爀椀最愀搀愀猀⸀ 䄀猀 挀攀渀愀猀 挀栀愀洀愀爀愀洀  愀琀攀渀漀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀ 伀 瀀愀猀  洀愀爀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀攀搀漀洀椀渀渀挀椀愀 挀甀樀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀 猀漀昀爀攀 洀甀椀琀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀漀猀 攀 攀挀漀渀洀椀挀漀猀⸀ Em janeiro de 2010, como já citado, um terremoto de 7,3 graus na escala Richter matou cerca de 300 mil pessoas e deixou cerca de 250 mil feridas, configurando-se na maior catástrofe natural já ocorrida no país. Os departamentos mais afetados foram Nippes, Sud e Ouest (onde se situa a capital do Haiti, Porto Príncipe). Os tremores causaram danos inimagináveis, desmantelando toda a infraestrutura existente, que já era precária. (ALVES, 2015. p. 53).਀䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 洀甀椀琀漀猀 瀀愀猀攀猀Ⰰ 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀  最甀攀爀爀愀 搀攀 瀀漀搀攀爀⸀ 一愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 䠀愀椀琀椀 渀漀 昀漀椀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 洀甀椀琀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 焀甀攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 氀攀瘀愀洀 愀 挀爀椀猀攀猀 攀挀漀渀洀椀挀愀猀 瀀爀漀瘀漀挀愀洀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 攀渀琀爀攀 漀 瀀漀瘀漀 攀 猀攀甀猀 最漀瘀攀爀渀漀猀Ⰰ 攀 椀猀猀漀 瘀洀 搀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀椀漀 焀甀愀渀搀漀 愀 椀氀栀愀 琀椀渀栀愀 漀甀琀爀漀 渀漀洀攀Ⰰ 渀漀 猀攀渀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀洀 瀀愀猀攀猀 瘀椀稀椀渀栀漀猀 挀漀洀漀 愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀 䐀漀洀椀渀椀挀愀渀愀Ⰰ 䌀甀戀愀Ⰰ 䈀愀栀愀洀愀猀 攀 䨀愀洀愀椀挀愀⸀ O Haiti, antes de ser pobre, é um país empobrecido ao longo dos últimos dois séculos, contudo não devemos buscar a explicação para as desigualdades sociais do país apenas no passado colonialista e imperialista. O processo de desigualdade teve início no período colonial e continuou no contexto independente [...]. (GATTAZ, 2015. p. 185).਀䌀漀洀 漀 琀攀爀爀攀洀漀琀漀 洀甀椀琀漀猀 栀愀椀琀椀愀渀漀猀 搀攀椀砀愀爀愀洀 漀 䠀愀椀琀椀 攀 洀椀最爀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 瀀愀猀攀猀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 搀漀 匀甀氀⸀ 䐀漀 䠀愀椀琀椀 愀漀 䈀爀愀猀椀氀 昀漀爀愀洀 搀椀愀猀 搀攀 瘀椀愀最攀洀⸀ 䔀氀攀猀 攀渀琀爀愀爀愀洀 攀洀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 瀀漀爀 琀愀戀愀琀椀渀最愀 渀愀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀 挀漀洀 愀 䌀漀氀洀戀椀愀 攀 漀 倀攀爀甀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 瀀攀氀愀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀 挀漀洀 愀 嘀攀渀攀稀甀攀氀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀漀爀琀漀 猀攀最甀爀漀 愀 挀愀瀀椀琀愀氀 䄀洀愀稀漀渀攀渀猀攀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀 洀椀最爀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀爀琀椀挀愀 昀愀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 洀椀最爀愀琀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 倀愀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀攀爀挀愀氀漀猀 最攀爀攀渀挀椀愀椀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 攀 攀挀漀渀洀椀挀漀猀⸀ São inúmeras as razões deste novo ciclo de imigração, como a maior inserção do Brasil na globalização de mercado [...] Contudo o grande fluxo do século XXI procede da América Latina (em torno de 60%) e secundariamente do Caribe com os haitianos (12.204). O acordo de Residência do MERCOSUL e os Acordos Bilaterais têm sido os impulsionadores da mobilidade humana de pessoas dessa região para o Brasil. (ZAMBERLAM, 2013. P. 17).਀䄀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 椀洀椀最爀愀漀 戀愀猀攀椀愀洀ⴀ猀攀 攀洀 攀猀琀甀搀漀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀猀 搀攀 琀攀爀椀挀漀猀 攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 攀猀琀攀猀 昀愀稀攀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 愀漀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀攀 挀漀洀漀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 樀甀猀琀椀昀椀挀瘀攀氀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀瘀攀氀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 洀椀最爀愀琀爀椀漀⸀ Considerando um sentido social à produção de conhecimentos, no qual a compreensão é parte fundamental para a transformação, tornam-se cada vez mais necessários e justificáveis os estudos sobre as migrações em geral, de modo a compreender e transformar as problemáticas envolvidas. (GATTAZ, 2015, p 158).਀䐀攀猀搀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 戀漀爀爀愀挀栀愀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀 攀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀Ⰰ 愀 挀愀瀀椀琀愀氀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 琀攀洀 猀椀搀漀 愀氀瘀漀 搀攀猀猀攀 昀氀甀砀漀 椀洀椀最爀愀琀爀椀漀 ᰀ䤠渀昀攀爀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 瀀漀瀀甀氀愀挀椀漀渀愀氀 瘀攀爀椀昀椀挀愀搀漀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀 爀攀昀氀攀琀攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀挀漀渀洀椀挀漀 攀 瀀漀氀琀椀挀漀 渀漀 焀甀愀氀 愀 挀椀搀愀搀攀 攀猀琀攀瘀攀 椀渀猀攀爀椀搀愀 渀愀猀 切氀琀椀洀愀猀 搀挀愀搀愀猀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ⸠ ⠀一䄀娀䄀刀䔀吀䠀Ⰰ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ ㌀㌀⤀⸀ Atualmente Manaus concentra um grande número de imigrantes haitianos refugiados. Com as oportunidades de emprego e estabilidade social, eles têm perspectivas de vida diferente, e aos poucos estão trazendo seus familiares que ficaram no Haiti para viverem no Brasil. Dessa forma vão reconstruindo suas vidas em solo brasileiro.਀䰀椀洀愀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀Ⰰ ㄀㌀㘀⤀ 爀攀氀愀琀愀 焀甀攀 漀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 攀猀琀漀 栀漀樀攀 洀愀椀猀 氀椀最愀搀漀猀  氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 搀漀 焀甀攀 愀漀 瀀爀瀀爀椀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 猀椀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⼀昀愀琀漀猀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 挀漀洀瀀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀攀挀甀氀椀愀爀Ⰰ 爀攀瀀攀渀猀愀渀搀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀甀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 挀氀愀爀攀稀愀 挀漀洀 甀洀愀 渀漀琀爀椀愀 爀椀焀甀攀稀愀 搀攀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀 瀀爀攀挀椀猀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 䈀攀氀漀 ⠀㈀  㘀⸀ 瀀⸀ 㤀㌀⤀ ᰀ丠漀 攀砀椀猀琀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 倀漀爀 洀攀渀漀爀 焀甀攀 猀攀樀愀⸀ 䔀氀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 愀 昀愀猀攀 椀渀椀挀椀愀氀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀⸀ 준 搀攀氀愀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 瘀愀椀 琀椀爀愀爀 漀猀 昀愀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 攀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 焀甀攀 瘀漀 渀漀爀琀攀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 愀漀 琀攀砀琀漀 昀椀渀愀氀ᴀ⸠   Os métodos de pesquisa neste Trabalho são de natureza quali-quantitativa. Permitiu traduzir opiniões e números em informações as quais foram classificadas e analisadas, buscando a partir das ferramentas um grau de exatidão ou proximidade diante do fato ocorrido e estudado. “[...] como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos [...]” (GIL, 2002, p. 42).਀倀攀猀焀甀椀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 洀愀椀漀爀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀㬀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀 攀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 攀砀攀洀瀀氀漀猀⸀ ᰀ䔠砀椀最攀 戀愀猀琀愀渀琀攀 琀爀愀焀甀攀樀漀 渀漀 洀愀渀甀猀攀椀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀猀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 猀攀樀愀 挀愀瀀愀稀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 椀洀攀搀椀愀琀愀洀攀渀琀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀 搀愀猀 漀戀爀愀猀 挀漀渀猀甀氀琀愀搀愀猀ᴀ⸠ ⠀䜀䤀䰀Ⰰ ㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀㜀㠀⤀ Pesquisa explicativa identificou-se os fatores que determina os fenômenos, explicando o porquê das coisas. Na pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, como livros, artigos, periódicos, Internet, etc. autores e pesquisadores concluíram suas teses com base no campo de estudo e sua relevância para a sociedade. “A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente”. (GIL, 2002, p. 45).਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 愀戀攀爀琀愀 猀攀洀椀攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 攀 昀氀攀砀瘀攀氀Ⰰ 渀漀 栀漀甀瘀攀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 漀甀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 搀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 最爀愀瘀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 爀攀愀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 攀 琀爀愀渀猀挀爀椀漀 搀愀 昀愀氀愀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀琀愀爀愀洀 搀攀 搀漀椀猀 栀愀椀琀椀愀渀漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 甀洀愀 琀攀渀攀渀琀攀 搀攀渀琀椀猀琀愀 攀 甀洀 䌀愀瀀攀氀漀 䌀愀瀀椀琀漀 搀漀 䔀砀爀挀椀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀漀 䌀漀洀愀渀搀漀 䴀椀氀椀琀愀爀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 ⠀䌀䴀䄀⤀Ⰰ 攀 搀愀 瀀猀椀挀氀漀最愀 攀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀愀 䌀愀猀愀 搀攀 䄀瀀漀椀漀 䌀爀椀愀渀愀猀 䘀椀氀栀愀猀 搀攀 䤀洀椀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 倀愀爀焀甀椀愀 匀漀 䜀攀爀愀氀搀漀Ⰰ 攀洀 䴀愀渀愀甀猀⸀ ᰀ䄠 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 嬀⸀⸀⸀崀 준 甀洀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 漀甀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 渀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 漀甀 渀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀ᴀ†⠀䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀㄀㤀㔀⤀⸀ Entrevista fechada, realizada a partir de questionários estruturados, de modo que foi possível estabelecer uniformidade e comparação entre as respostas. A obtenção de uma visão geral do problema pesquisado, bem como a identificação de alguns aspectos da personalidade dos entrevistados, guiada por uma relação de exploração de interesses ao longo da conversa, com poucas perguntas diretas e deixando o entrevistado falar livremente. “[...] Visa obter respostas válidas e informações pertinentes, é uma verdadeira arte, que se aprimora com o tempo, com treino e com experiência. Exige habilidade e sensibilidade;• não é tarefa fácil, mas é básica”. (LAKATOS, 2003, p. 199).਀倀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀㨀  • Capelão capitão José Ricardo- Fonte oficial das forças armadas em Manaus pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).਀∀ठ䬀愀爀椀渀攀 䐀攀琀爀漀椀琀ⴀ 吀攀渀攀渀琀攀 攀 䐀攀渀琀椀猀琀愀⸀ 刀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀 漀氀栀愀爀 昀攀洀椀渀椀渀漀 渀愀 洀椀猀猀漀 瀀攀氀漀 䌀漀洀愀渀搀漀 䴀椀氀椀琀愀爀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 ⠀䌀䴀䄀⤀⸀ • Jean Eric Joseph – Imigrante haitiano਀∀ठ䴀愀爀椀攀 倀攀爀瀀攀琀甀攀 刀椀搀漀爀攀 䄀氀戀椀渀ⴀ 䤀洀椀最爀愀渀琀攀 栀愀椀琀椀愀渀愀 • Rosana Nascimento- Psicóloga e coordenadora da casa de apoio filhos de imigrantes paróquia São Geraldo.਀伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 愀漀猀 渀愀琀椀瘀漀猀 攀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀漀猀 最攀爀愀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 愀 挀攀爀挀愀 搀攀 瘀愀氀漀爀攀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀漀Ⰰ 攀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 漀甀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 攀洀 焀甀攀 猀攀 瘀椀瘀攀⸀ De acordo com as características relacionadas entre livro reportagem e literatura, baseado nos autores e estudiosos que influenciam e relatam sua forma hibrida, conclui-se que o livro reportagem dispõe de três referências que torna peculiar a formação contextual como obra jornalística dentro dos preceitos de coesão e fidelidade ao cunho real: Linguagem, montagem e edição.਀䔀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀 氀椀瘀爀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀砀椀最攀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 戀甀猀焀甀攀 渀愀 氀攀椀琀甀爀愀 甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀⸀ 䰀攀爀Ⰰ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀 攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 猀漀 愀攀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䈀攀氀漀 ⠀㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㔀⤀ ᰀ䄠椀渀搀愀 渀漀 猀攀 椀渀瘀攀渀琀漀甀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀愀椀猀 攀昀椀挀愀稀Ⰰ 搀甀爀愀搀漀甀爀漀 攀 猀攀最甀爀漀 焀甀攀 愀 攀猀挀爀椀琀愀ᴀ⸠ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O livro reportagem por ser expressamente verbal se desenvolveu e marcou seu território em sua pluralidade na literatura. É em sua essência uma matéria aprofundada que mesmo com o passar do tempo não perde sua importância nem sua relevância social. Ambos são semanticamente compostos a partir de conceitos e proximidades com o qual estão inseridos, no campo social e expositivo em sua totalidade em caráter original de sua contemporaneidade.਀䤀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 洀攀琀愀搀攀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀Ⰰ 渀漀 攀爀愀 洀甀椀琀漀 愀渀椀洀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 一攀猀猀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀椀渀搀愀 攀爀愀 瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 洀愀爀最椀渀愀氀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 焀甀攀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 搀攀 昀椀挀漀 攀爀愀 琀椀搀愀 挀漀洀漀 渀漀戀爀攀⸀ ⠀䴀伀刀䄀䤀匀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ ⤀⸀ Para a construção da matéria aprofundada que deu origem ao livro reportagem “Terremoto- A crise de imigrantes haitianos, além das fronteiras do Haiti superando obstáculos em Manaus”, a partir das aulas de técnicas de livro-reportagem, a ideia adveio no início de Março de 2017 quando discutíamos em sala de aula qual tema seria escolhido para o trabalho de conclusão de curso (TCC). Foi pensado em muitos assuntos que pudessem tratar de relevância e reflexão social. Dentre as diversas sugestões, a imigração dos haitianos para Manaus foi escolhida a partir de um contato pessoal com um grupo de refugiados haitianos, cujo intuito foi abordar de forma aprofundada a temática política, econômica e cultural em âmbito socioeducativo no processo migratório.਀匀甀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀甀ⴀ猀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 搀漀 攀渀甀渀挀椀愀搀漀 氀椀搀漀 攀洀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀 攀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀愀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 伀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀攀漀甀 愀 挀漀渀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀 挀爀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀爀琀攀愀猀猀攀 漀猀 瀀愀猀猀漀猀 愀 猀攀最甀椀爀 瀀愀爀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 愀 猀攀爀攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀Ⰰ 漀猀 洀攀椀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀愀瀀椀琀愀漀 搀漀猀 甀搀椀漀猀Ⰰ 攀  愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀攀樀愀搀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 愀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 栀愀椀琀椀愀渀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 愀猀 搀攀洀愀椀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 挀漀爀爀漀戀漀爀愀爀愀洀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ Após a definição da pauta, foi dado início ao contato com as fontes para agendar as entrevistas. No começo houve dificuldades, devido os horários da rotina corrida de cada entrevistado. O primeiro contato com as fontes deu-se por via telefônica, onde foi enviada uma mensagem identificando sobre o objetivo do contato, e assim começou os diálogos para marcar o dia que as informações seriam coletadas.਀一漀 搀椀愀 ㄀㜀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 猀 ㄀ 栀 愀最攀渀搀攀椀 挀漀洀 漀 倀愀搀爀攀 嘀愀氀搀攀挀椀爀 䴀愀礀攀爀 䴀漀氀椀渀愀爀椀 渀愀 瀀愀爀焀甀椀愀 搀攀 匀漀 䜀攀爀愀氀搀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 搀攀瘀椀搀漀 愀 愀氀最甀渀猀 椀洀瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 焀甀攀洀 爀攀挀攀瀀挀椀漀渀漀甀 攀 挀漀渀挀攀搀攀甀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 昀漀椀  瀀猀椀挀氀漀最愀 刀漀猀愀渀愀 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 渀愀 瀀愀爀焀甀椀愀 攀 挀漀氀愀戀漀爀愀 搀愀渀搀漀 愀甀砀椀氀椀漀 愀漀猀 栀愀椀琀椀愀渀漀猀 搀攀猀搀攀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀⸀ 一愀 瀀愀爀焀甀椀愀 搀攀 匀漀 䜀攀爀愀氀搀漀 挀漀渀栀攀挀椀 䴀愀爀椀攀 倀攀爀瀀攀琀甀攀 刀椀搀漀爀攀 䄀甀戀椀渀Ⰰ 椀洀椀最爀愀渀琀攀 栀愀椀琀椀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 甀洀愀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀  挀漀爀爀攀爀椀愀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 愀最攀渀搀攀椀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 攀氀愀 瀀愀爀愀 漀 搀椀愀 ㄀㄀ 搀攀 䴀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ Seguindo a pauta, através da assessoria de comunicação, mediada pelo Tenente Jefferson R. Silva, entrevistei o Capitão capelão José Ricardo Esteves Pereira no dia 18 de Abril de 2017, onde tivemos um bate papo descontraído. Ele me concedeu todas as informações possíveis dentro de suas possibilidades e sua experiência na missão das foças armadas da qual participou no ano de 2006 antes do terremoto no Haiti. Após, foi agendado entrevista com a 1ª Tenente Dentista Ana Karine Rocha de Andrade Nattrodt, porém a falta de tempo impossibilitou o contato presencial e a mesma me enviou as informações de sua experiência via e-mail no dia 8 de Maio de 2017.਀ 䐀攀瘀椀搀漀 漀 琀攀洀瀀漀 猀攀爀 漀 洀愀椀漀爀 昀愀琀漀爀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 挀漀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 愀猀 瘀爀椀愀猀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 ㄀㈀ 搀攀 䴀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 猀 ㄀㜀栀㌀  昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 栀愀椀琀椀愀渀漀 椀洀椀最爀愀渀琀攀 䨀攀愀渀 䔀爀椀挀 䨀漀猀攀瀀栀 攀洀 甀洀愀 瀀爀愀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䰀愀爀最漀 猀漀 匀攀戀愀猀琀椀漀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀⸀ 一攀猀琀攀 搀椀愀 昀漀洀漀猀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀猀 瀀漀爀 甀洀愀 昀漀爀琀攀 挀栀甀瘀愀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀 挀漀渀猀攀最甀椀 挀愀瀀琀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 渀漀 氀椀瘀爀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀  Dentre os diferentes tipos de livro-reportagem e suas perspectivas, Lima (2009) traz as composições de cada narrativa que abrange os diversos conceitos de narrar os fatos, e reportar os acontecimentos mergulhando a fundo nos detalhes, permitindo que seja expressa em sua relatividade uma construção jornalística literária. São eles: Livro reportagem Perfil, Livro reportagem Depoimento, Livro reportagem Retrato, Livro reportagem Ciência, Livro reportagem Ambiente, Livro reportagem História, Livro reportagem Nova Consciência, Livro reportagem Instantâneo, Livro reportagem Atualidade, Livro reportagem Antologia, Livro reportagem Denúncia, Livro reportagem Ensaio, e Livro reportagem Viagem.਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䰀椀洀愀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㐀⤀ 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀 漀 琀琀甀氀漀 ᰀ吠攀爀爀攀洀漀琀漀ⴀ 䄀 挀爀椀猀攀 搀攀 椀洀椀最爀愀渀琀攀猀 栀愀椀琀椀愀渀漀猀 愀氀洀 搀愀猀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀猀 搀漀 䠀愀椀琀椀 猀甀瀀攀爀愀渀搀漀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀ᴀ†愀戀爀愀渀最攀 漀 最渀攀爀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 攀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀 猀漀戀爀攀 漀 昀愀琀漀 漀挀漀爀爀椀搀漀 渀甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 瀀愀猀猀愀搀漀⸀ 倀攀爀洀椀琀攀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀樀愀 愀洀瀀氀椀愀搀愀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 栀愀椀琀椀愀渀漀猀 爀攀氀愀琀愀洀 猀甀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 愀琀 愀 挀栀攀最愀搀愀 愀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 挀漀洀 愀 瘀椀猀漀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 搀攀 猀甀愀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 猀攀樀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀椀瘀愀⸀ O que compõe e dar ênfase ao fazer jornalismo e reportar a notícia é o factual, imediatismo, concisão e precisão. Traz ao leitor proximidade, objetividade do fato ocorrido, e instantaneidade que sucede os acontecimentos transcritos. Já a literatura expressa à imaginação dos autores sobre uma história fictícia, inventada a partir de suas emoções. Os gêneros literários podem ser classificados em três tipos: Gênero Lírico, Gênero Narrativo, Gênero Dramático.਀            䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 琀爀愀渀猀挀爀椀琀漀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 甀搀椀漀猀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀攀椀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 㠀  瀀最椀渀愀猀 琀愀洀愀渀栀漀 䄀㐀⸀ 䄀 攀搀椀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀洀 甀洀 渀漀琀攀戀漀漀欀 洀愀爀挀愀 攀洀愀挀栀椀渀攀猀Ⰰ 最爀愀瘀愀搀漀爀 匀漀渀礀 搀椀最椀琀愀氀 ㈀最戀⸀ 䘀漀爀愀洀 渀漀 琀漀琀愀氀 㠀 栀漀爀愀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 渀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀 ㄀  栀漀爀愀猀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀洀 㔀 搀椀愀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀猀⸀ 䄀爀琀攀 搀愀 挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 搀攀猀椀最渀攀爀 最爀昀椀挀漀 䔀洀攀爀猀漀渀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 攀洀 㔀 搀椀愀猀Ⰰ 琀漀琀愀氀 搀攀 ㄀  栀漀爀愀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀⸀ 䤀渀挀氀甀猀漀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 琀椀瘀攀 最爀愀渀搀攀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀洀漀攀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 挀漀渀昀漀爀洀攀 猀攀渀琀椀搀愀猀 渀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀攀猀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 刀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 漀猀 挀搀椀最漀猀 搀愀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 挀漀洀 挀漀攀猀漀 攀 挀漀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 猀攀爀 昀椀攀氀 愀 昀愀氀愀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ As imagens presentes no livro-reportagem bem como todas as informações prestadas foram cedidas e autorizadas sua reprodução pela paróquia de São Geraldo em nome da entrevistada Rosana Nascimento, pelo Tenente Jefferson Silva do Comando Militar da Amazônia (CMA), arquivos pessoais dos entrevistados Jean Eric Joseph e Marie Perpetue Ridore Aubin, e para complementar imagens da internet com seus devidos links de acesso e suas referências.਀            䄀瀀猀 漀 氀椀瘀爀漀 攀猀琀 琀漀搀漀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀漀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 䄀㔀Ⰰ 琀愀洀愀渀栀漀 ㄀㐀砀㈀㄀ 挀洀Ⰰ 挀愀瀀愀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 最氀漀猀猀礀 ㈀㐀 最 氀愀洀椀渀愀漀 焀甀攀渀琀攀⸀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀 戀愀渀挀愀 渀愀 搀攀昀攀猀愀 搀漀 洀攀甀 吀䌀䌀 攀洀  ㄀ 搀攀 一漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 猀 ㈀ 栀㔀 ⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 爀攀愀氀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 琀甀搀漀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀渀搀攀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀漀甀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀 渀愀 攀洀攀渀琀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 䈀漀愀猀 一漀瘀愀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 椀渀攀爀攀渀琀攀猀  氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀洀漀 洀愀琀爀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 氀椀琀攀爀爀椀愀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 漀 焀甀攀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 攀砀椀最攀 琀攀洀瀀漀 攀 洀甀椀琀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ洀攀 愀瀀琀漀 愀 攀砀攀爀挀攀爀 愀猀 昀甀渀攀猀 挀漀洀 愀猀 焀甀愀椀猀 昀漀椀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀洀瀀氀椀漀甀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀搀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 愀 漀戀爀愀⸀ A experiência de poder observar de perto esse processo migratório, e registrar em um livro a vida de quem esteve presente antes e durante o terremoto e, do principio dessa migração, torna gratificante saber que vale a pena nunca desistir. E que embora existam muitas razões para abandonar o seu lar de origem, crê que a solidariedade das pessoas possa tornar o mundo mais humano, possibilita olhar além da fronteira do orgulho e do egoísmo.਀唀洀 昀愀琀漀爀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀猀琀攀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 猀 攀洀漀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 栀愀椀琀椀愀渀漀猀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀氀攀猀 焀甀攀 氀攀洀戀爀愀爀 漀 琀攀爀爀瘀攀氀 搀椀愀 攀洀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀甀 漀 琀攀爀爀攀洀漀琀漀 渀漀 䠀愀椀琀椀⸀ 䌀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 愀 瀀漀猀琀甀爀愀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀甀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀 愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀 瘀攀洀  琀漀渀愀 攀  椀洀瀀漀猀猀瘀攀氀 渀漀 猀攀 攀洀漀挀椀漀渀愀爀⸀ 匀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀 琀椀爀愀爀 挀漀渀挀氀甀猀攀猀 愀渀琀攀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 瀀漀爀 琀爀猀 搀漀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 漀 攀猀瀀愀漀 攀 漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀漀 攀洀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀Ⰰ 攀 渀愀 甀渀椀漀 瀀漀搀攀爀 琀爀漀挀愀爀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 焀甀攀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀爀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀愀 攀 樀甀猀琀愀Ⰰ 猀攀樀愀 焀甀愀氀 最爀甀瀀漀 琀渀椀挀漀 瀀攀爀琀攀渀愀Ⰰ 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 栀愀椀琀椀愀渀漀Ⰰ 漀甀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 搀攀 䄀焀甀椀渀漀 䄀爀愀切樀漀 䄀搀爀椀愀渀漀Ⰰ 刀攀瘀攀 搀攀 刀爀攀稀椀氀㨀 䄀 椀渀猀攀爀漀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 椀洀椀最爀愀渀琀攀猀 栀愀椀琀椀愀渀漀猀 攀洀 匀愀渀琀漀 䄀渀搀爀ⴀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ ㄀㜀㌀昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀⤀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀䈀䌀Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀椀渀挀椀愀猀 䠀甀洀愀渀愀猀 攀 匀漀挀椀愀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀搀椀瘀攀爀猀椀琀愀猀⸀昀昀氀挀栀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀猀椀琀攀猀⼀搀椀瘀攀爀猀椀琀愀猀⸀昀昀氀挀栀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀昀椀氀攀猀⼀䐀椀猀猀攀爀琀愀─䌀㌀─䄀㜀─䌀㌀─䄀㌀漀─㈀ 䄀搀爀椀愀渀漀─㈀ 䄀爀愀─䌀㌀─䈀䄀樀漀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㤀 洀愀椀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀䰀伀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀⸀ 䰀椀瘀爀漀ⴀ刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀吀吀䄀娀 䄀渀搀爀Ⰰ 䘀䔀刀一䄀一䐀䔀娀Ⰰ 嘀愀渀攀猀猀愀 倀愀漀氀愀 刀漀樀愀猀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 䴀椀最爀愀渀琀攀猀 攀 䴀椀最爀愀攀猀㨀 甀洀愀 挀漀氀攀琀渀攀愀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀⸀ 匀愀氀瘀愀搀漀爀⸀ 倀漀渀琀漀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䰀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䌀愀爀氀漀猀Ⰰ ㄀㤀㐀㘀ⴀ䌀漀洀漀 攀氀愀戀漀爀愀爀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ ⴀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ 䔀瘀愀 䴀愀爀椀愀⸀ 䴀愀爀挀漀渀椀Ⰰ 䴀愀爀椀渀愀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 ㄀⸀ ⴀ 㔀⸀ 攀搀⸀ ⴀ 匀漀 倀愀甀氀漀 㨀 䄀琀氀愀猀 ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 倀最椀渀愀猀 愀洀瀀氀椀愀搀愀猀㨀 䰀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 㐀 攀搀椀漀⸀ 䈀愀爀甀攀爀椀Ⰰ 匀倀㨀 䴀愀渀漀氀攀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䄀䤀匀Ⰰ 䜀愀戀爀椀攀氀愀 圀攀戀攀爀 搀攀⸀ 䰀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 䄀洀攀愀氀栀愀渀搀漀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䤀䤀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 刀攀搀攀 䄀氀昀爀攀搀漀 搀攀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀⸀ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䄀娀䄀刀䔀吀䠀Ⰰ 吀愀礀愀渀愀 䌀漀爀爀愀⸀ 䌀栀攀最愀爀 攀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀爀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀㨀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 椀渀猀攀爀漀 搀漀 椀洀椀最爀愀渀琀攀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 渀漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀⸀ 䴀愀渀愀甀猀㨀 唀䘀䄀䴀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀ 㜀㠀昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀 攀洀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 刀攀最椀漀渀愀氀⤀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀琀攀搀攀⸀甀昀愀洀⸀攀搀甀⸀戀爀⼀栀愀渀搀氀攀⼀琀攀搀攀⼀㈀㐀㠀㠀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㌀ 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 刀䔀䤀 䐀伀 䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 伀 䰀椀瘀爀漀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀漀爀攀椀搀漀戀爀愀猀椀氀⸀眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀挀漀洀⼀漀ⴀ氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⼀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㌀  搀攀 伀甀琀 搀攀 ㈀㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀伀䐀䄀 䴀䄀吀䔀刀䤀䄀⸀ 伀 焀甀攀  氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀琀漀搀愀洀愀琀攀爀椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀漀ⴀ焀甀攀ⴀ攀ⴀ氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⼀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㌀  搀攀 伀甀琀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀娀䄀䴀䈀䔀刀䰀䄀䴀Ⰰ 䨀甀爀愀渀搀椀爀Ⰰ 䔀氀 愀琀⸀ 䤀䴀䤀䜀刀䄀一吀䔀 ጀ†䄀 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀 搀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀漀 攀 漀 搀椀昀挀椀氀 愀挀攀猀猀漀 猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀洀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀漀氀椀搀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀