ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00206</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Blog Entre Redes na Amazônia: consumo, comunicação e pesquisa em Belém do Pará.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;JOSÉ CARLOS ALMEIDA DA ROSA (Faculdade Estácio do Pará); Andreza Tayná Alves Cardoso (Faculdade Estácio do Pará); Thiago Soares Favacho (Faculdade Estácio do Pará); Enderson Geraldo de Souza Oliveira (Faculdade Estácio do Pará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Blog, Entre Redes, Belém, Comunicação, Cibercultura</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog do Grupo Entre Redes (https://blogdoentreredes.wordpress.com/) condensa os resultados da Linha de Pesquisa  Comunicação, Cibercultura e Antropologia: a relação entre consumo, cultura e produção de sentidos na contemporaneidade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), da Faculdade Estácio do Pará, de Belém. Na plataforma, são disponibilizadas não somente as publicações e informações do grupo, mas também diversas discussões que podem ajudar a fomentar novos olhares e novas pesquisas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O grupo Entre Redes surgiu para discutirmos, analisarmos e compreendermos o que ocorre em nossa volta, visto que, na Amazônia e mais precisamente em Belém, existem muitos aspectos socioculturais a serem observados e analisados. Portanto, observamos a nós mesmos, sem desconsiderar o contexto histórico e os demais fenômenos que ocorrem em outras localidades, sobretudo, nas representações culturais e virtuais. No blog, não pretendemos apenas disponibilizar publicações e informações do grupo, mas também levantar discussões que possam motivar novos olhares e pesquisas, visto que, o grupo é composto por pesquisas diversas. Como estratégia para disseminar a divulgação do grupo, utilizamos também as redes sociais Facebook e Instagram. Segundo Martín-Barbero (1995, p. 55),  é preciso estudar não o que fazem os meios com as pessoas, mas o que fazem as pessoas com elas mesmas, o que elas fazem com os meios, sua leitura , afinal  a recepção é um processo de interação, de negociação do sentido , diz o autor. Ao observar tal necessidade de análise e compreensão de sentidos e (res)significações, nos aproximamos de diálogos culturais e antropológicos, em especial levando em conta a Antropologia Semiótica ou Interpretativa de Clifford Geertz. Em tal vertente, a cultura é meio privilegiado, fundamental objeto de pesquisa, em que se podem ter diversas compreensões não somente a partir de, mas principalmente através de seus  produtos e manifestações (GEERTZ, 2008, p. 70), como a produção de conteúdo no ciberespaço.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog do grupo Entre Redes almeja a divulgação de pesquisas que atentam à observação, a análise e a discussão de temas regionais e locais contemporâneos, de modo que, temáticas que pareçam mais distantes do contexto amazônico, sejam mais visibilizadas e investigadas, consequentemente, a pesquisa na Amazônia, mais expressivamente em Belém e região metropolitana, com o objetivo de ganhar força e notabilidade, dessa maneira, impulsionando o saber científico. Dentre os objetivos específicos para a criação do blog, temos: a divulgação e compreensão de conteúdos e trabalhos que estabeleçam a relação entre informação e humor, assim, relacionando-se com a ideia de infotenimento, corrente informacional que visa a informação por meio de uma linguagem mais leve e interativa, mas que não perde o seu valor comunicacional. Outro objetivo é retratarmos a influência, o desenvolvimento e o fortalecimento que a web 2.0 possui nas novas relações sociais que existem no ciberespaço, e também, no mundo considerado "offline". As pesquisas dos membros do Entre Redes são diversas, portanto, os conteúdos publicados na plataforma também são diversos, indo desde temáticas sobre pertencimento cultural até as precariedades e vantagens da educação na capital paraense, contextualizando as abordagens ao universo da Comunicação Social. Indo além, buscamos aproximar, comunicar e dialogar com diversos professores, alunos e pesquisadores da área da Comunicação num contexto local, regional e nacional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o aumento da popularização no ciberespaço desde a web 2.0, contexto no qual temos os usuários bem mais participativos, é necessário pensar em técnicas e assuntos que venham agregar conhecimento para os indivíduos ativos na rede, principalmente temas de cunho científico que trabalham com as particularidades do dia a dia da sociedade. Tal tarefa não é tão fácil e comum de se ver, uma vez que ainda poucas pessoas sentem-se interessadas em acessar blogs e sites que tem esse propósito. Partindo desta visão contemporânea, vindo de um costume popular do consumo de informação na cibercultura, a qual pode ser entendida como,  o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço (LÉVY, 1999, p 17), é que surge a concepção do Blog do Entre Redes, que tem com o objetivo tratar sobre temas ligados a área científica, estudando assuntos que condizem com a sociedade, suas particularidades e os relacionamentos dentro da web, a partir das novas tecnologias de informação e comunicação, porém fazendo o uso de textos com uma linguagem menos rebuscada e mais comum de se ver dentro da rede, com o intuito de atingir a todos os indivíduos pertencentes ao ciberespaço. Assim,  os blogs tornaram-se uma forma de comunicação que atinge todos os grupos e classes sociais conectados à world wide web . (TRÄSEL, 2009, p 93) O blog do Entre Redes foi idealizado pelos participantes da linha de pesquisa  Comunicação, Cibercultura e Antropologia: a relação entre consumo, cultura e produção de sentidos na contemporaneidade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), da Faculdade Estácio do Pará, que tem como objetivo estudar, debater e compreender a relação da produção e recepção do consumo no mundo pós-moderno, principalmente a partir da mediação do mundo virtual. Pensando em quebrar barreiras e expandir ainda mais as discussões para fora do âmbito das salas de aula, surgiu a ideia de criar algo que viesse agregar e expandir ainda mais conhecimento tanto para o grupo, como também para as pessoas que não fazem parte da linha pesquisa da iniciação científica, onde pudesse haver uma troca de ambas as partes, formando uma inteligência coletiva, uma vez que  a  inclusão digital é considerada determinante no desenvolvimento da economia do conhecimento . (ROSA; ISLAS, 2009, 168-169) Diante disso, o blog estrutura-se a partir de pesquisas feitas pelos membros do grupo, com temas relacionados ao cotidiano da sociedade, principalmente com foco na Amazônia, como por exemplo: a arte, o trânsito, a educomunicação, a cultura de ódio e a polêmica envolvendo um símbolo bastante forte da cultura do Estado do Pará, que foi o caso do  açaí de Joinville . É possível acompanhar pelo blog, as considerações feitas sobre os eventos de pesquisa científica a partir do olhar dos componentes do grupo que participaram dos eventos, onde inclusive tiveram seus trabalhos aprovados, tanto em âmbito regional, nacional e mesmo internacional. Isto pode ajudar a mostrar não somente a importante contribuição do blog para a área científica da comunicação e da cibercultura na Amazônia, mas também incentivar outros estudantes e mesmo grupos de pesquisa a produzir resultados semelhantes ou melhores. Para fortalecer a divulgação, o grupo necessitou pensar em estratégias que conseguissem alcançar o público de uma forma mais ampla e direta, a partir disso foi criado uma página no Facebook e um perfil no Instagram, , fazendo com que haja uma interação direta com as pessoas, gerando consequentemente mais acessos aos textos do blog do entre redes e consequentemente disseminando ainda mais os estudos feitos dentro da área científica relacionada à comunicação, cibercultura e antropologia na Amazônia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os novos processos de percepções, atribuições de sentidos, (res)significações e, principalmente, de maior produção de conteúdo por diferentes e inúmeros atores sociais são possibilitados pelo panorama contemporâneo que faz parte de uma  segunda geração de serviços na rede, caracterizada por ampliar as formas de produção cooperada e compartilhamento de informações online (PRIMO, 2007, p. 01). Tal geração e suas novas possibilidades são englobadas sobre a denominação de Web 2.0, termo criado pelo irlandês Tim O´Reilly. Em tal processo, em que a cadeia tradicional de comunicação (emissor, mensagem, meio e receptor) é transformada, é importante notar ainda o papel da recepção, tida não somente com um ponto de chegada e mesmo  fim , mas, de acordo com Jesus Martín Barbero, um lugar novo, de onde devemos repensar os estudos e a pesquisa de comunicação (2003, p. 97). Levando tais panoramas, é que a Linha de Pesquisa já aqui citada e seu respectivo grupo foi criado no segundo semestre de 2017, com o objetivo de de analisar, discutir e compreender como ocorre a produção e recepção (consumo) das práticas citadas acima na contemporaneidade, relação propiciadora, em última instância, de novos processos e mediações socioculturais. Tudo isto seria  anônimo e até mesmo contraditório, caso não fosse divulgado principalmente pela Web. Surge aí então a ideia do blog aqui apresentado, que lembra-nos Marinho (2007) ao afirmar que  os blogs vão progressivamente se transformando em um útil e versátil instrumento de rápida difusão de informações na Web . Através dos temas disponibilizados pelo blog https://blogdoentreredes.wordpress.com, o principal a ser observado são justamente os novos modos de produção de conteúdo e posicionamento no ciberespaço, afinal é através do consumo que a cultura expressa desde princípios e estilos de vida até ideais, identidades e projetos coletivos: o consumo (inclusive na web) torna-se, portanto, uma prática sociocultural em que se constroem significados e sentidos de viver (DIAS e RONSINI, 2008, p.90). Mais que isto:  as relações entre comunicação e tecnologia tem sido amplamente discutidas na contemporaneidade por estarem se tornando cada vez mais complexas e  ativas na construção de relações sociais e contextos contemporâneos (VAZ apud GOULART e VARGAS, 2008, p.194). Tais processos ocorrem tanto com os temas pesquisados como também ao divulgarmos os mesmos pela plataforma do Entre Redes. Tentando não repetir o que em geral ocorre em outras iniciativas acadêmicas, buscamos seguir alimentando as redes sociais do projeto, não somente com conteúdos próprios, desde divulgação de publicações, premiações e participações em eventos, mas também com temas mais amplos que perpassem por consumo na web, comunicação e antropologia. Isto pode ser facilitado porque sabemos que em geral o internauta não possui tanto tempo e mesmo paciência para encontrar diversos conteúdos na web. Assim, ao condensarmos algumas importantes discussões e apresenta-las no Blog do Entre Redes, maior a chance de, uma só vez, de acesso, compartilhamento e mesmo feedback. Assim, levando também em conta o que afirmam Cardoso, Santos e Vargas de que  a cultura midiática encontra-se no centro das transformações sociais, causando mudanças nas organizações e na vida cotidiana dos indivíduos, sendo ela própria afetada e sofrendo mutações em âmbitos distintos (2009, p. 25), é que acreditamos contribuir para a divulgação não somente da produção do grupo de pesquisa, mas também para o incentivo e fomento de pesquisas transversais às temáticas na Amazônia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O nome do blog, https://blogdoentreredes.wordpress.com) decidido por todos os participantes, foi pensado devido à homografia e polissemia existente no substantivo  REDE onde notamos o sentido de expressar as relações sociais e redes de contatos e interações no ciberespaço, propiciado pelas redes digitais de relacionamento, constituindo estreitamento entre os laços territoriais. Há ainda outro significado, mais ligado a questões culturais e regionais da Amazônia, que é o grande uso de redes para repouso. Não à toa, o logo criado é formada por três redes, uma próxima da outra. A ideia foi pegar o nome e transcrever ele para o desenho, assemelhando a redes de embalo, de como elas são armadas, pois onde se prende uma rede também pode prender outras, e assim conectando uma nas outras tipo as redes de internet como uma se liga a outra, assim foi assemelhando também na forma como as redes foram desenhadas ao sinal do wi fi fazendo essa brincadeira de texto e imagem. O blog busca pôr em evidência a produção acadêmica do grupo de pesquisa, propiciando discursões sobre temas relevantes aos demais pesquisadores, estudantes e, informar sobre eventos da área científica da comunicação e, eventos que ao grupo de pesquisadores participou/participa. Em todas as publicações, são apresentados conteúdos multimídia, sejam imagens, vídeos, áudios, gráficos e infográficos, GIFs, entre outros. Partindo da compreensão de que o ciberespaço permite a emergência da  inteligência coletiva que  é uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada e mobilizada em tempo real (LEVY, 1999, p. 30), a equipe do blog, composta por estudantes de Comunicação Social que são bolsistas e/ ou voluntários na Linha de Pesquisa  Comunicação, Cibercultura e Antropologia: a relação entre consumo, cultura e produção de sentidos na contemporaneidade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), da Faculdade Estácio do Pará, oferta no blog: a) A apresentação da pesquisa como um todo, bem como os perfis dos pesquisadores envolvidos; b) As publicações realizadas, sempre com os textos para download em poucos clicks, sejam em eventos ou revistas acadêmicas; c) Indicações de vídeos, tutoriais, informações, notícias gerais que podem servir de estímulo e mesmo referência aos leitores da plataforma; d) Um clipping dos locais em que as ações do projeto já foram feitas e veiculadas na mídia; e) Uma página com dicas e calendário de publicações, visando estimular tal disciplina e mesmo hábito, principalmente entre estudantes de Graduação f) Área de contato, para facilitar a interação e feedback do público. A organização  espacial e imagética também não é aleatória. O layout foi pensado para ser dinâmico e direto, atendendo de forma ágil que busca por informação. As abas de acesso na página inicial estão bastante visíveis e são localizadas de modo bastante intuitivo, no topo do blog. Para isto e para facilitar a identificação por parte do público, também tivemos que pensar em uma identidade visual condizente com a proposta da plataforma. O processo é explicado abaixo: - Desenvolvimento da ideia. Através de pesquisas e discursões de como seria a logo ideal para o grupo entre redes. Foi definido algo que trouxesse uma ambiguidade na imagem, texto e cor. E que transmita o que o grupo é, e o que tem a dizer para o publico de uma maneira clara e objetiva. - Cor O logotipo do entre redes é formada por duas cores, branco e laranja. A escolha dessas cores foi pelo seu significado em relação ao grupo: Laranja, associada à criatividade, vibração, comunicação e espontaneidade; e Branco, que une e reflete todas as cores, além de trazer harmonia, tranquilidade e segurança, características fundamentais para as pesquisas propostas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O blog do grupo Entre Redes é feito pelos estudantes Andreza Alves, Sandy Bendelack, Tamiris Miranda, José Carlos Almeida, Karol Figueiredo, Maíra Matos, Thayna Lanhellas, Thiago Favacho, Eduarda Alencar e Rodrigo Silva, sob coordenação do professor Enderson Oliveira. Como vimos, é resultado da linha de pesquisa  Comunicação, Cibercultura e Antropologia: a relação entre consumo, cultura e produção de sentidos na contemporaneidade , do programa de Iniciação Científica da Faculdade Estácio do Pará, de Belém. O grupo, que surgiu a partir da necessidade de analisar, discutir e compreender como ocorre a produção e recepção e consumo na contemporaneidade, com a criação do blog visa também colaborar para difundir pesquisas que unam Comunicação e Antropologia, relação propiciadora, em última instância, de novos processos e mediações socioculturais. A ideia geral da pesquisa é, por fim, observar a nós mesmos, sem deixar de lado o panorama de modificações em que estamos inseridos e que se apresenta de modo bastante forte nas representações culturais e virtuais. Com o blog vislumbramos não somente isto, mas também uma maior contribuição para a produção acadêmica não somente em Belém, mas na Amazônia e mesmo no Brasil.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GEERTZ, Clifford. O Saber local. 10ª edição. Petrópolis: Vozes, 2008.<br><br>LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 1999.<br><br>MARINHO, Simão Pedro P. Blog na educação & manual básico do blogger. 3º edição. Belo Horizonte, 2007.<br><br>MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações - Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.<br><br>MARTÍN-BARBERO, Jesús. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUZA, Mauro Wilton de (org). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995.<br><br>TRÄSEL, Marcelo. A vitória de Pirro dos blogs: ubiqüidade e dispersão conceitual na web. In: AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra (orgs.). Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.<br><br>PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós: Revista da Associação Nacional dos Programas e Pós-Graduação em Comunicação, 2007. Disponível em:<http://www.compos.org.br/files/03ecompos09_AlexPrimo.pdf>. Acesso em 21 fev. 2010.<br><br>ROSA, Helaine; ISLAS, Octávio. Contribuições dos blogs e avanços tecnológicos na melhoria da educação. In: AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra (orgs.). Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.<br><br>VARGAS, Herom; CARDOSO, João Batista; SANTOS, Roberto (orgs.). Mutações da Cultura Midiática. São Paulo: Paulinas, 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>