ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00213</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto Harmonia:Música e Cidadania na Periferia de Belém do Pará.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Wellington Luiz da Silva Frazão (Faculdade Estácio do Pará); Viviane Menna Barreto (Faculdade Estácio do Pará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Periferia, Música, Cidadania, Comunicação Popular, Audiovisual </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho apresenta uma produção audiovisual do projeto Harmonia de iniciação musical da Sociedade Beneficente e Cooperativista Cristo Redentor que busca evidenciar aspectos positivos da vida na periferia, mais especificamente no bairro da Cabanagem em Belém. O vídeo mostrar a superação da comunidade que vem transformando e ampliando as possibilidades de realização por meio da música no bairro da Cabanagem. A produção do documentário Foi desenvolvida a partir de trabalho proposto na disciplina Comunicação Comunitária, do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará que busca dar visibilidade a projetos organizados pelas comunidades situadas nas bordas de Belém. Primordialmente tratamos nesse trabalho a iniciativa da ONG Cristo Redentor em parceria com a Fundação Carlos Gomes que vem proporcionando inclusão social através da música de crianças, adolescentes e jovens.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Projeto "Harmonia: Música e Cidadania na Periferia de Belém" é uma produção audiovisual que busca evidenciar aspectos positivos da vida na periferia, mais especificamente no bairro da Cabanagem, considerado um dos bairros mais violentos da região metropolitana de Belém do Pará, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SEGUP-PA), disponível em Costa (2017). O projeto apresentado neste Paper foi desenvolvido a partir de trabalho proposto na disciplina Comunicação Comunitária, do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará que busca dar visibilidade a projetos organizados pelas comunidades situadas nas bordas de Belém e apresenta a Sociedade Beneficente e Cooperativista Cristo Redentor, e o Projeto Harmonia de iniciação musical. A ONG Cristo Redentor é uma instituição do terceiro setor que iniciou suas atividades na década de 1970 com a ajuda de amigos e, através dos primeiros convênios governamentais firmados como a Central de Medicamentos e com LBA (Legião Brasileira de Assistência), chegou a atender cerca de 400 famílias cadastradas inicialmente. Aos poucos, com o auxílio de benfeitores e promoções, o trabalho foi ampliando sua estrutura física, em 1978 foi assinado o primeiro convênio com a SEDUC (Secretaria Estadual de Educação), para o funcionamento da escola pública. Com o crescimento da comunidade e o cadastramento crescente de famílias, chegou ao número de vinte mil associados. Em 1986, faleceu o fundador e presidente, Paulo de Carvalho Cruz e, a partir desse momento até os dias atuais, Estella Cruz, vem conduzindo esse trabalho. As atividades da ONG, hoje envolvem: Educação infantil em convênio com a secretaria municipal de educação de Belém (SEMEC); Projeto de música Harmonia em convênio com a Fundação Carlos Gomes; Projeto Esporte e Vida de futebol de campo e futsal com várias categorias e, funciona também a Escola Estadual Cristo Redentor com cerca de 1.000 alunos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo foi produzir um produto audiovisual sobre o projeto musical da ONG Cristo Redentor com o intuito de fazer a divulgação do mesmo nas mídias digitais, de maneira a dar visibilidade. A instituição em parceria com a fundação Carlos Gomes busca descentralizar o ensino musical e proporcionar a inclusão de crianças, adolescentes e jovens que moram em bairros distantes do centro da capital. Com o fim de recuperar as memórias do projeto, entrevistamos a presidente da organização, bem como, os jovens e crianças beneficiárias e professores. Foi registrado também um recital de boas-vindas oferecido aos novos alunos da escola que irão integrar o trabalho. Consideramos importante registrar também as ações que acontecem na rua. "Música na Esquina" é um projeto que nasceu em 2016 com função principal de levar música instrumental além dos muros da escola para as esquinas do bairro da Cabanagem. Com base nesse material foi feita a edição do vídeo no programa Sony Vegas pro 13 e depois de tudo editado e finalizado disponibilizamos o vídeo para a Sociedade Beneficente postar nas redes sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha por produzir esse conteúdo audiovisual se deu principalmente a partir da vontade de mostrar o que de melhor existe dentro do bairro da cabanagem e, é desconhecido por muitas pessoas. O objetivo é falar de uma periferia de talentos, contraponto ao que é veiculado em diversos meios de comunicação da cidade. Enquanto essas mídias reforçam a ordem estabelecida buscando apresentar tristeza, pobreza e o sofrimento dos moradores das comunidades, porém existe diversidade e vida, que, como em qualquer outro lugar, vive alegrias e dores características da existência humana. Mas é a superação das dificuldades que apresenta a potência da periferia. É importante mostrar a superação da comunidade que vem transformando e ampliando as possibilidades de realização, no caso, através da música no bairro da Cabanagem, periferia de Belém do Pará. Conforme o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população da Cabanagem é de 27.781 habitantes e, é conhecida pela sociedade Paraense como uma área de linha vermelha devido ao grande índice de violência, assassinatos e tráfico de drogas no local. No contraponto dessa realidade a produção desse trabalho se deu no sentido de mostrar o trabalho que a ONG Cristo Redentor desenvolve no bairro há 45 anos que apesar da relevância, ainda tem pouca visibilidade nas redes sociais e mídias regionais, mesmo beneficiando cada vez mais pessoas com o passar dos anos. O documentário retrata uma realidade diferenciada da periferia de caráter cultural e, se fundamenta nas memórias orais e documentais, para contar a história de um advogado e uma pianista, que ficaram sensibilizados com a situação de extrema pobreza das famílias moradoras da comunidade. O projeto denominado "Harmonia" nasceu em 1999, fruto da parceria da Instituição com a Fundação Carlos Gomes (FCG) e, tem o compromisso de formar cidadãos. A entidade entrou com estrutura física e a fundação com os professores, para o projeto que trabalha com jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. A presidente citou casos de alunos que foram cursar especialização na área da música no exterior (Portugal). Na entrevista destaca - se a historia da clarinetista "Thiana Santos" formada recentemente (Bacharelado em Música) e que retornou para instituição como professora. Primordialmente esse trabalho tratou de iniciativa social de caráter musical implementado no bairro da Cabanagem. Falar em periferia ainda é um conceito muito recente, mas cada vez mais está sendo abordado por diversos grupos em diversas partes do Brasil. A exemplo disso foi à realização do primeiro encontro nacional de comunicação das periferias, que aconteceu de 12 e 15 de outubro de 2017 na Favela da Maré, no Rio de Janeiro, participaram moradoras e moradores de grotas, favelas, quebradas, aldeias, quilombos e bairros populares, Observatório de Favelas (2017). O termo periferia começa a ser predominante no início da década de 1990, com o boom do movimento hip-hop, o surgimento de grupos de rap como Racionais MC's e, também sucesso de alguns grupos de pagodes, que segundo Almeida (2001), tratavam do cotidiano das periferias em suas músicas, Segundo o sociólogo Tiaraju D'Andrea (2017) argumenta que a partir de 2002 a produção da periferia passa a ter um concorrente de maior peso social: a indústria do entretenimento. Segundo Lucena e Barrero (2008) a TV Globo lançou grandes produções (Cidade dos homens, o documentário Falcão, Meninos do tráfico, a minissérie Antônia e o Programa Central da Periferia), a emissora aproveitou esse momento da indústria do entretenimento e, passou a dar visibilidade para a periferia. Uma possibilidade desses novos telespectadores dessa nova teia se enxergarem na TV e assim a emissora capitalizar uma nova audiência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Utilizamos a técnica de entrevista com a presidente, alunos e professores e, cada um contou seu sonho e sua relação com a música. O documentário foi filmado com um celular da marca motorola ( moto g 5 plus) editado em um computador através de software de edição, conduzimos as entrevistas com abordagens de comunicação comunitária no sentido de conta a história de um projeto musical desenvolvido há 18 anos no bairro da cabanagem, bairro periférico da cidade de Belém do Pará. As entrevistas foram feitas no dia do recital de boas vindas aos novos alunos. No dia do recital também filmamos todas as apresentações e depois na pós-produção selecionamos algumas cenas para compor o documentário de estilo participativo que sugere a participação do documentarista, ou seja, passa a fazer parte da realidade que quer apresentar. Com isto, o ponto de vista do documentarista fica mais evidente. É comum utilizar entrevistas para enriquecer os assuntos. Através das imagens foi possível demonstrar o quão importante é o projeto para a realização dos sonhos dessas crianças, jovens e adultos da comunidade. Segundo Bill Nichols (2010) nos documentários podemos defender uma causa, apresentar um argumento, bem como transmitir um ponto de vista com a concepção da voz ligada à ideia de uma lógica informativa que orienta a organização, a impressão do diretor ao tema. O documentário é uma representação da realidade. (BILL NICHOLS 2010). No documentário procuramos também transmitir a importância da iniciação musical por meios das imagens de crianças e adolescentes tocando e dando seus depoimentos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Trata-se de uma produção audiovisual com a duração de oito minutos e três segundos, filmada na Sociedade Beneficente e Cooperativista Cristo Redentor. Contou com a participação e apoio da comunidade da cabanagem e esta disponibilizado no link https://www.youtube.com/watch?v=C7jj48KDYNc. O filme pode ser dividido em apresentação da instituição e personagens com depoimentos, imagens de fotos do acervo da ONG e recitais da escola de música. Na introdução do vídeo, inserimos uma breve explicação sobre a instituição, na voz da presidente. Ela relata que a fundação do espaço se deu em março de 1973, na época a família estava à procura de local afastado do centro de Belém para o seu lazer e encontraram um pequeno sítio, localizado no bairro do Coqueiro em Ananindeua. Diante da realidade encontrada, ficaram sensibilizados com a situação de extrema pobreza das famílias moradoras às proximidades da sua propriedade e, para contribuir para solução desse problema social nasceu à entidade. A ONG Cristo Redentor é, uma sociedade civil sem fins lucrativos, privada que inicialmente se propunha a adquirir bens de consumo a baixo custo, através do mecanismo cooperativo, para seus sócios, todos moradores próximo e, com o decorrer do tempo tornou-se uma instituição de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal, cuja missão é contribuir para a garantia dos direitos à educação, à cultura, ao lazer e a saúde das famílias carentes. Os projetos desenvolvidos no início eram voltados para a comunidade do povoado do coqueiro um dos mais antigos do município de Ananindeua. As fotos remetem as memórias do lugar que apesar de ter sido um povoado, na década de 1960 já era na época o mais populoso com cerca de 1.500 a 2.000 habitantes. O Coqueiro passou rápido de povoado a vila e tornou-se o bairro mais populoso de Ananindeua, segundo Furtado (2012). Nesse momento ainda não existia o bairro da Cabanagem. Segundo Costa. (2017), a fundação da Cabanagem se dá em meados do ano de 1988, tem início à ocupação que a princípio, se chamaria Santa Maria em alusão a fazenda que ali existiu, com poucos moradores, que se multiplicariam pouco tempo depois e ocuparam efetivamente a área, com o apoio do então governador do Estado do Pará, Hélio Gueiros no período 1987/1991, desapropriando a área da empresa ERCI, que se encontrava em débito. A empresa comprou o terreno da fazenda e usará o espaço para a retirada de areia, barro e, também para despejo de resíduos asfálticos, deixando a área degradada, com enormes crateras e montanha de entulhos que na época ficou conhecido como "Cuvão" devido a montanha de lixo (tanto da empresa com os entulhos e lixo domestico) que por tempo existiu e, hoje no local existe a comunidade "Park Real" onde reside centenas de famílias. Atualmente, considera-se que a Sociedade Cristo Redentor está situada no município de Belém uma vez que em 1987 a Companhia de Desenvolvimento e Administração da área Metropolitana de Belém (CODEM) definiu a área como parte de Belém. A instituição está localizada na borda de Belém e, segundo Jerusa Ferreira(2010), o conceito bordas foi criado na busca de solução para alguns impasses e nomenclaturas como o de margem e marginalizados ou cultura periférica. O projeto musical situado à margem do centro da capital transforma a comunidade estigmatizada pela mídia em um polo gerador de músicos e, é justamente esse contraponto que pretendemos mostrar nesta produção.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção desse trabalho se deu no sentido de dar visibilidade ao projeto de música da entidade e, que vem percebendo desde muito cedo a importância das artes no processo de desenvolvimento humano. Sobre o objetivo de criar um produto audiovisual consideramos que conseguimos captar o espírito da comunidade, seja por meio de diversas imagens dos alunos da escola e músicos experientes e, também através das entrevistas com esses personagens, onde foi possível evidenciar as expectativas que o projeto vem gerando no bairro. Tivemos dificuldades na hora da edição de todo esse material e, para isso foi preciso realizar uma decupagem selecionando assim as melhores imagens possíveis. Acreditamos que o projeto poderá contribuir para valorização da comunidade e dos alunos atendidos, uma vez que está acontecendo à divulgação do mesmo nas mídias digitais (Facebook, Instagram e Youtube), e a comunidade está marcando na postagem os parceiros que já contribuem com a instituição e, grandes empresas que podem apoiar ações como essas; (Itáu social, Caldeirão do Huck, Unicef etc), com a intenção de despertar o interesse em novos parceiros. Pensamos também que podemos contribuir com os pólos que mantém parceria com a fundação Carlos Gomes no sentido de realizar nesses locais a edição do projeto Música na Esquina, para assim demonstrar e divulgar o ensino musical descentralizado. Pensamos em disponibilizar cópias do vídeo nas escolas municipais e estaduais para proporcionar a inclusão de mais crianças, adolescentes e jovens que moram em bairros distantes do centro da capital. O projeto colaborou para recuperar as memórias da instituição que estavam fragmentadas, registrar o recital de boas-vindas oferecido aos novos alunos da escola que integra o trabalho e, todas as apresentações serviram como um estímulo aos alunos que estão chegando.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALMEIDA, Renato Souza de. Cultura de periferia na periferia. 2001. METRÓPOLE. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/cultura-de-periferia-na-periferia/>. Acesso em: 10 abr. 2018. <br><br>COSTA, Antonio Cleison de Souza. ABORGAGENS DE ESPAÇO E TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE DOS DADOS DE HOMICÍDIOS E SUA RELAÇÃO COM O TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO DA CABANAGEM EM BELÉM-PA, NO PERÍODO DE 2013 A 2015 Trabalho. 2017. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura Plena em Geografia, Centro de Ciências Humanas e Educação - Cche, Universidade da Amazônia, Belém, 2017. Pag 16,32,33.<br><br>D ANDREA, Tiaraju. Violência, pobreza, cultura e potência: A periferia e as tentativas de transformação da realidade. 2017. Instituto Humanista Unisinos. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/568429-o-sujeito-periferico-e-suas-tentativas-de-transformar-a-realidade-entrevista-especial-com-tiaraju-d-andrea>. Acesso em: 10 abr. 2018.<br><br>FERREIRA, Jerusa Pires. Cultura das Bordas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010. 192 p. 11<br><br>FURTADO, Adrielson. Coqueiro, de povoado a vila, a bairro mais populoso de Ananindeua. 2012. Disponível em: <http://adrielsonfurtado.blogspot.com.br/2012/12/coqueiro-do-povoado-ao-bairro-mais.html>. Acesso em: 06 abr. 2018.<br><br>LUCENA, Sara Benevides de; BARRATO, Virgínia Sá. A Periferia não está por fora, está por dentro?: Um olhar sobre as características comunicativas do programa Central da Periferia. 2008. 17 f. Monografia (Especialização) - Curso de Comunicação e Cultura Contemporânea, Grupo de Análise de Telejornalismo, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, João Pessoa, 2008. Cap. 2.<br><br>NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. 5. ed. São Paulo: Papiros, 2010. 272 p.<br><br>OBSERVATÓRIO DE FAVELAS (Rio de Janeiro). Observatório de Favelas. MENSAGEM DO ENCONTRO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO DAS PERIFERIAS. 2017. Comunicacao@observatoriodefavelas.org.br. Disponível em: <http://of.org.br/noticias-analises/mensagem-do-encontro-nacional-de-comunicacao-das-periferias/>. Acesso em: 10 abr. 2018.<br><br>PARÁ. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População Cabanagem - Belém. 2010. Disponível em: <http://populacao.net.br/populacao-cabanagem_belem_pa.html>. Acesso em: 09 abr. 2018.<br><br>PERUZZO, Cecilia M. Krohling et al. Comunicação e terceiro setor. In: DUARTE, Jorge. Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. São Paulo: Atlas S.a, 2012. Cap. 10. p. 155-155. (3).<br><br> </td></tr></table></body></html>