INSCRIÇÃO: 00217
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO03
 
TÍTULO: Amazônia News
 
AUTORES: Johny Lucas Vasconcelos dos Santos (Faculdade Boas Novas); John Silva de Brito (Faculdade Boas Novas); Wellyson da Silva Nascimento (Faculdade Boas Novas); Kalinka Bezerra Gomes (Faculdade Boas Novas); Israel da Costa Carvalho (Faculdade Boas Novas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Amazônia News, Jornal Laboratório, Jornal Impresso, Planejamento gráfico,
 
RESUMO
O jornal laboratório Amazônia News foi produzido na disciplina Planejamento Gráfico em Jornalismo. Com uma proposta diferenciada, o jornal foi inteiramente executado pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social da Faculdade Boas Novas, além de proporcionar aos alunos a experimentação no campo da redação jornalística e no planejamento gráfico. O Amazônia News inova ao trazer temas relevantes para o cenário amazônico, aliado à interdisciplinaridade e à experimentação de diversos temas e formatos dos gêneros jornalísticos.
 
INTRODUÇÃO
Segundo Lopes (1989), um jornal laboratório é criado como um conjunto de técnicas para um determinado público, dessa forma, foram executadas pesquisas com a finalidade de entender o público-alvo. O resultado encontrado foi a existência de uma necessidade da população em geral de saber mais sobre as peculiaridades da região amazônica. Melo (1986) também defende que os jornais laboratórios constituem como um instrumento básico de um curso de jornalismo, no sentido de integrar os estudantes na prática da futura profissão. O autor define que a sua finalidade é a de permitir um treinamento adequado na própria escola, de modo que os alunos tenham oportunidade de colocar em execução ainda que experimentalmente, o acervo de conhecimentos teóricos adquiridos nas diversas disciplinas de natureza técnico-profissionalizante. Para Beltrão apud Lopes (1986, p.49): O Jornal-laboratório é um instrumento didático básico, sempre que usado apropriadamente, com um planejamento racional, que se transforma no substituto da prática de treinamento nas redações. Permite que o aprendiz de Jornalismo se exercite na capacitação e análise dos problemas de sua comunidade, de seu país e da civilização contemporânea, ao mesmo tempo em que desperta interesse pela especialização, fazendo-o descobrir qual dos aspectos e atividades da profissão o seduzem mais. A proposta do Amazônia News baseia-se nos conceitos supracitados e se consolida nas aulas teóricas da disciplina Planejamento Gráfico em Jornalismo, ministrada pelo professor Israel da Costa Carvalho. Ao empenharem-se na produção do Amazônia News os alunos têm contato direto com a realidade das grandes redações jornalísticas - com o efetivismo, a necessidade da instantaneidade das notícias, o jornalismo investigativo, a produção diária e o trato com a comunidade - aliada à questão pedagógica. Essa prática também promove a interdisciplinaridade, visto que se relaciona com outras matérias estudadas no curso.
 
OBJETIVO
O Amazônia News tem por objetivo emular a rotina das redações jornalísticas, reproduzindo os processos que o estudante de jornalismo irá encontrar no exercício do trabalho profissional, evitando, assim, repetir possíveis erros e vícios característicos do cotidiano dos meios de comunicação convencionais. Conta ainda como objetivos específicos: possibilitar a vivência das práticas, técnicas e rotinas do jornalismo impresso aos estudantes do curso de jornalismo, incentivar o estudante a entender o jornalismo como instrumento capaz de transformar, de refletir, longa e horizontalmente, sobre a realidade do país, da cidade, das pessoas.
 
JUSTIFICATIVA
No início, as escolas de Jornalismo no Brasil eram ligadas aos cursos de Filosofia e, por conta disso, seus cursos eram demasiadamente teóricos e humanísticos em detrimento da técnica profissional. Por conta disso, Lopes (1989) via nos jornais laboratórios um meio de aproximar os alunos do curso de jornalismo da prática de colocar em execução os conhecimentos teóricos aprendidos nas disciplinas do curso. Segundo Melo (1989), as primeiras gerações de jornalistas diplomados no país tiveram acúmulo de conhecimento sobre as rotinas jornalísticas, mas não o exercício das mesmas durante a vida acadêmica, dificuldade que só foi sanada quando as escolas de jornalismo proporcionaram laboratórios didáticos "capazes de propiciar treinamento para os processos de captação, redação e edição dos fatos cotidianos". Em 1969, a partir da regulamentação da profissão de jornalista e a exigência do diploma para exercício profissional foi que os jornais laboratórios ganharam força. A produção do Amazônia News baseia-se na crença de que o jornal laboratorial não se limita ao espaço físico que a instituição universitária oferece ao aluno e aos professores. O laboratório é importante para o acadêmico porque além de auxiliar no conhecimento do jornal pode proporcionar ao futuro jornalista um aprendizado compatível com as exigências do mercado ocupacional. No curso de Jornalismo da Faculdade Boa Novas, a disciplina Planejamento Gráfico em Jornalismo busca passar aos alunos uma formação que vá além do que foi ensinado em sala de aula, ensinando aos alunos a teoria para que depois possam aplicar os conhecimentos no campo prático. O jornal-laboratório Amazônia News fez possível que os estudantes exercitassem todo o processo de produção de informação de um jornal impresso, partindo da criação de pauta, passando pela apuração de informações, redação de texto, edição e diagramação. Tudo com a liberdade de criação para com a escolha do público alvo, da linguagem e dos temas, quais sejam: cidade, cultural, tecnologia, policial, política e profissões.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Os acadêmicos de jornalismo participaram, em sala de aula, de aulas teóricas que os ajudaram na edição do Jornal Impresso. Por não se basear unicamente em matérias quentes como na rotina jornalística dos grandes veículos de comunicação, o Jornal Amazônia News pôde, juntamente com a sua equipe, explorar um jornalismo mais independente da forma noticiosa do fazer jornalístico. Na produção do Amazônia News, utilizamos como base teórica a orientação de Silva (1985) quanto à necessidade de se estabelecer uma linha gráfico-editorial para os produtos jornalísticos impressos. O discurso gráfico tem como objetivo ordenar a percepção dos leitores e dar-lhes o 'fio da leitura': O discurso gráfico é um conjunto de elementos visuais de um jornal, revista, livro ou tudo que é impresso. Como discurso ele possui uma qualidade de ser significável; para se compreender um jornal não é necessário ler. Então há pelo menos duas leituras: uma gráfica e outra textual. (PRADO apud COLLARO, 1996, p.34) Quanto à linha editorial, ela consiste na política predeterminada pela direção do veículo de comunicação ou pela diretoria da empresa que determina a lógica pela qual a empresa jornalística enxerga o mundo (SILVA, 1985). Ela indica também seus valores, aponta seus paradigmas e influência de maneira decisiva na construção de sua mensagem. A linha editorial do Amazônia News guiou o modo como cada texto deveria ser redigido, além de definir quais termos poderiam ou não ser usados e qual a hierarquia dos temas na edição final. Em relação à linha editorial do Amazônia News, ela foi definida a partir do que afirma Erbolato (1991) sobre o fato dos meios eletrônicos terem obrigado os veículos impressos a dar aos leitores o complemento do que foi ouvido no rádio, visto na TV e lido na internet por meio de conteúdos jornalísticos interpretativos e analíticos. Portanto, ao mesmo tempo em que trata do factual, o jornal Amazônia News procura aprofundar os temas que estão em voga nos outros veículos de comunicação. A origem dos temas abordados no Amazônia News foram acontecimentos do cotidiano amazônico. Seguindo a orientação de Leandro e Medina (1973) para dar corpo a uma cobertura interpretativa, usaram-se três direções: 1) articular o fato nuclear, outros fatos que o situam no presente e num espaço conjunturais; 2) a valorização do humano no fato jornalístico, no sentido de fazer com que a reportagem faça o público viver a história como ele próprio fosse um protagonista; e 3) uma aproximação da informação jornalística com a informação científica. Resumindo: as edições do Amazônia News enfocam na região amazônica, com suas particularidades. Na definição do discurso gráfico ou projeto gráfico, partimos do princípio de que ele possui uma linguagem específica e uma rede de significações (CRAIG, 1987). Para que conteúdo e forma caminhassem juntos, com objetivo da peça final traduzir exatamente a consciência do seu valor informacional e estético, é necessário levar em consideração as seguintes questões no ato da diagramação (COLLARO, 1996): a) as ideias que as palavras deveriam representar; b) os elementos gráficos a serem usados; c) a importância relativa das ideias e dos elementos gráficos; e c) a ordem de apresentação. Para dar respostas a estes questionamentos foi levado em conta o tipo de mensagem a ser veiculada (conteúdo jornalístico), os consumidores da mensagem (público alvo: jovens e adultos da região amazônica) e o grau de interesse que a mensagem pretendia proporcionar (estratégias editoriais para chamar a atenção do público). Os elementos gráficos utilizados no Amazônia News foram título, textos, fotos, fios tipográficos, vinhetas e espaços em branco. A disposição destes primou pelo equilíbrio, elemento chave de um design, tanto o simétrico quanto o assimétrico (SILVA, 1985). Embora o encaixe das peças obedeça a um critério pessoal (COLLARO, 1996), foram observados alguns detalhes, como destaque para o título (manchete), correspondente à importância da notícia, precisão no corte das fotografias, cálculo exato dos textos e senso estético.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O jornal laboratório Amazônia News é produzido no formato tabloide (cada página mede 29,7x42cm), contém um total de 08 páginas contendo capa, contracapa, expediente, reportagens, fotos, ilustrações e uma matéria especial sobre o Festival de Parintins. O jornal foi todo diagramado no programa CorelDRAW X7, tem periodicidade semestral e aborda oss temas: tecnologia, política, cultural, cidades, policial e profissões.਀ Capa do jornal Amazônia News਀䄀 挀愀瀀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 琀爀愀稀 挀漀洀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 愀 洀愀琀爀椀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 渀漀 挀愀搀攀爀渀漀 倀漀爀 䄀 焀甀攀 琀爀愀琀愀 搀漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀猀⸀ 伀 爀攀搀愀琀漀爀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 琀攀瘀攀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 攀洀 漀甀琀爀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀猀琀愀爀 挀漀洀 愀氀最甀渀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀猀 戀漀椀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 渀漀 昀攀猀琀椀瘀愀氀⸀ ਀倀最椀渀愀 ㈀ ጀ†䌀愀搀攀爀渀漀 搀攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀 Página 3 – Caderno de Política਀䘀愀氀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 挀椀渀挀椀愀 攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 漀 挀愀搀攀爀渀漀 椀爀 愀戀愀爀挀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 搀漀 洀甀渀搀漀 猀漀戀爀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 攀 愀猀 渀漀瘀愀猀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀猀 攀 椀渀漀瘀愀攀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 洀甀搀愀渀搀漀 愀 瘀椀搀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 琀攀洀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 栀 搀攀 渀漀瘀漀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀 渀漀 挀愀搀攀爀渀漀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀                             ਀倀最椀渀愀 㐀 攀 㔀 ጀ†䌀愀搀攀爀渀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 O caderno Cultural – Por aí cultural busca apresentar um panorama sobre os acontecimentos culturais da região. E nessa edição traz uma matéria especial sobre os bois Garantiido e Caprichoso, contando um pouco do que cada um trará para o Festival de Parintins, como por exemplo o novo CD, tema e mudanças no quesito itens que se apresentam.਀ Página 6 – Caderno Cidades਀伀 挀愀搀攀爀渀漀 䌀椀搀愀搀攀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 搀愀渀搀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀愀爀愀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀愀洀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 瘀爀椀漀猀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀漀爀⸀      ਀倀最椀渀愀 㜀 ጀ†䌀愀搀攀爀渀漀 倀漀氀椀挀椀愀氀 O caderno traz policial aborda investigações e acontecimentos criminosos ocorridos, principalmente, na cidade de Manaus, fazendo levantamento junto à polícia civil. Contudo, os alunos não pretendem se ater somente à metrópole, mas também abranger diversas pautas que gerem conteúdo dentro da Região Amazônica.਀ Página 8 – Caderno Profissões਀伀 挀愀搀攀爀渀漀 琀爀愀稀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀攀猀 攀砀攀爀挀椀搀愀猀 渀漀 挀愀洀瀀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䐀愀渀搀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀 搀漀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀爀愀稀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 攀 搀攀 挀漀洀漀 愀 洀攀猀洀愀  瘀椀猀琀愀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⸀  㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀猀甀氀琀漀甀 渀甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀甀椀琀漀 愀最爀愀搀瘀攀氀⸀ 吀漀搀漀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 爀攀挀攀戀椀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 琀攀爀椀挀愀 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀搀漀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀猀挀漀氀栀攀甀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 渀漀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 甀洀 最爀愀渀搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀  䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 猀攀爀 渀漀瘀漀 瀀愀爀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 渀漀 猀攀 琀攀瘀攀 琀愀渀琀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 渀愀 栀漀爀愀 搀攀 椀爀 愀 挀愀洀瀀漀 挀漀氀栀攀爀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 渀攀洀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 最爀愀渀搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 猀攀甀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀洀 琀挀渀椀挀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 甀洀愀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀 昀漀椀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 猀椀渀最甀氀愀爀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 挀漀洀漀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 猀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀洀 焀甀愀渀搀漀 氀攀瘀愀搀漀猀 愀漀 挀愀洀瀀漀 瀀爀琀椀挀漀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 昀椀挀漀甀 挀椀攀渀琀攀 搀攀 焀甀攀 渀漀 猀攀 瀀漀搀攀 猀漀洀攀渀琀攀 渀漀琀椀挀椀愀爀 漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀  瀀爀攀挀椀猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀最愀 愀琀爀愀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 愀氀洀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 渀漀瘀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀  䘀椀挀愀洀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 搀甀愀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 氀椀攀猀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀 樀漀爀渀愀氀 瀀漀搀攀 猀攀爀 昀漀爀琀攀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 瀀爀椀洀愀 瀀攀氀漀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 䄀洀愀稀渀椀愀 一攀眀猀 渀愀猀挀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䤀猀爀愀攀氀 搀愀 䌀漀猀琀愀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀Ⰰ 洀愀猀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 挀漀洀漀 洀愀椀猀 焀甀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 瘀椀爀漀甀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀攀瀀愀爀漀 瀀愀爀愀 漀 洀甀渀搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀   䄀 猀攀最甀渀搀愀Ⰰ 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀 洀愀椀猀 搀椀昀挀椀氀 瀀愀爀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 昀漀椀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 爀攀搀愀漀 挀漀洀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀⸀ 伀渀搀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 栀 搀椀瘀攀爀最渀挀椀愀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀攀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 猀愀渀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀猀猀椀最愀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀猀猀攀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 愀琀甀愀爀 渀甀洀愀 爀攀搀愀漀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 琀愀氀攀渀琀漀 攀 搀攀搀椀挀愀漀Ⰰ 栀 焀甀攀 琀攀爀 甀洀愀 戀漀愀 搀漀猀攀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 攀猀瀀爀椀琀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀挀椀猀爀椀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 挀愀瀀愀  攀搀椀漀 搀漀 爀漀搀愀瀀Ⰰ 瀀漀猀猀愀 猀攀爀 搀漀 愀最爀愀搀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀  㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀匀䤀一䄀Ⰰ 䴀椀焀甀攀氀 刀漀搀爀椀最漀⸀ 䄀 䌀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 一漀琀挀椀愀 ጀ†倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀䨀Ⰰ ㈀  㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䰀䰀䄀刀伀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䌀攀氀猀漀⸀ 倀爀漀樀攀琀漀 䜀爀昀椀挀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀刀䄀䤀䜀Ⰰ 䨀愀渀攀猀⸀ 倀爀漀搀甀漀 䜀爀昀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 一漀戀攀氀Ⰰ ㄀㤀㠀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀刀䈀伀䰀䄀吀伀Ⰰ 䴀爀椀漀⸀ 吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 挀漀搀椀昀椀挀愀漀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 爀攀搀愀漀Ⰰ 挀愀瀀琀愀漀 攀 攀搀椀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 搀椀爀椀漀⸀ 㔀ꨀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䄀一䐀刀伀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀戀攀爀琀漀㬀 䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀爀攀洀椀氀搀愀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀攀 琀攀挀攀爀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀㨀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀攀搀椀愀Ⰰ ㄀㤀㜀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀倀䔀匀Ⰰ 䐀椀爀挀攀甀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀⸀ 䨀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀㨀 搀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 攀猀挀漀氀愀爀 愀漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开开开⸀ 倀愀爀愀 甀洀愀 瀀攀搀愀最漀最椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀⸀ 匀愀渀琀漀猀 ⠀匀倀⤀㨀 唀渀椀ⴀ 猀愀渀琀漀猀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开开开⸀ 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀椀搀椀琀椀挀愀㨀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 洀攀搀椀愀漀 攀 攀砀挀氀甀猀漀⸀ 匀愀渀琀漀猀 ⠀匀倀⤀㨀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀 䈀愀爀戀漀猀愀 䘀椀愀氀栀漀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 挀漀洀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 琀攀漀爀椀愀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀⸀ 䌀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀攀搀愀最漀最椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㜀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀 匀漀甀稀愀⸀ 䐀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 最爀昀椀挀漀ⴀ瘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀