INSCRIÇÃO: 00224
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO11
 
TÍTULO: Transviadescer: trânsito entre os gêneros em Roraima
 
AUTORES: Luan Correia Cunha Santos (Universidade Federal de Roraima); Vilso Júnior Santi (Universidade Federal de Roraima)
 
PALAVRAS-CHAVE: Transexualidade, Transfobia, Roraima, Emancipação,
 
RESUMO
O livro-reportagem Transviadescer: Trânsito entre os gêneros em Roraima, é uma obra que busca representar a realidade vivenciada por pessoas trans no estado mais perigoso para a população LGBT no país, sendo o Brasil a nação que mais mata pessoas trans no mundo. A partir da narrativa de três personagens centrais e aparatado em pesquisas sobre qualidade de vida e violência contra aqueles que transitam entre os gêneros, é evidenciado aspectos como família, escola e política, tomando como ponto de partida a vivência de cada personagem e o diálogo com o autor. Apontando para um cenário de violência simbólica institucionalizado no Brasil, a trama literária-jornalística cobre a luta intensa e sistemática de pessoas trans que moram em Roraima e sua busca por direitos iguais e respeito, enquanto o Estado, as instituições e a próprios sujeitos sociais perpetuam a exclusão e a discriminação.
 
INTRODUÇÃO
Quando se trata da temática trans, para além da dicotomia homem-mulher, existem aquelas (muitas) pessoas que transitam entre essas duas expressões de gênero. Podemos chama-las de pessoas que transitam entre os gêneros, gêneros dissidentes, ou mais comumente, pessoas trans (transgêneros). Neste grupo encontram-se homens e mulheres trans, pessoas trans não binárias (que não se identificam completamente nem como homem nem como mulher, e se colocam entre este binarismo), travestis, drag queens, drag Kings, crossdressers, e qualquer outra manifestação que relativize os papéis de gênero. ਀䄀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ᰀ吠爀愀渀猀瘀椀愀搀攀猀挀攀爀ᴀⰠ 挀爀椀愀搀愀 瀀攀氀漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 昀愀稀 甀洀愀 愀氀甀猀漀  洀切猀椀挀愀 搀愀 瀀攀爀昀漀爀洀攀爀 䰀椀渀渀 搀愀 儀甀攀戀爀愀搀愀 ᰀ䔠渀瘀椀愀搀攀挀攀爀ᴀⰠ 渀愀 焀甀愀氀 愀 琀爀愀瘀攀猀琀椀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀攀 愀猀猀甀洀椀爀 挀漀洀漀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀Ⰰ 猀攀洀 琀攀爀 洀攀搀漀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀 琀爀愀漀猀 愀昀攀洀椀渀愀搀漀猀Ⰰ 漀甀 琀攀爀 琀爀攀樀攀椀琀漀猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀⸀ 䔀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀愀洀愀搀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 栀漀洀攀渀猀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 琀愀椀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 愀椀渀搀愀 猀漀 椀渀昀攀爀椀漀爀椀稀愀搀漀猀⸀ 䄀漀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 攀洀 焀甀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀 愀漀猀 栀漀洀攀渀猀 愀 ᰀ攠渀瘀愀椀搀攀挀攀爀攀洀ᴀⰠ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 渀漀 琀攀爀攀洀 洀攀搀漀 搀攀 猀攀爀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 猀漀Ⰰ 䰀椀渀渀 搀攀猀挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀 漀 琀攀爀洀漀 ᰀ瘠攀愀搀漀ᴀ†攀渀焀甀愀渀琀漀 砀椀渀最愀洀攀渀琀漀 攀 漀 琀漀爀渀愀 洀漀琀椀瘀漀 搀攀 漀爀最甀氀栀漀Ⰰ 攀渀愀氀琀攀挀攀渀搀漀 漀 栀漀洀攀洀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀攀洀椀渀椀渀愀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀渀瘀椀愀搀攀挀攀爀 渀漀  愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 栀漀洀攀渀猀 最愀礀猀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀 漀甀 渀漀 愀漀 猀攀最洀攀渀琀漀 䰀䜀䈀吀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀爀愀最攀洀 搀攀 搀攀猀挀漀渀琀爀甀椀爀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 洀愀猀挀甀氀椀渀椀搀愀搀攀 攀 昀攀洀椀渀椀氀椀搀愀搀攀 椀洀瀀漀猀琀漀猀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀⸀  Fazendo parte de um movimento que tem ganhado cada vez mais visibilidade na internet, Linn é uma das representantes trans que tem dado visibilidade para as margens. Tratando-se, este constructo, de um livro-reportagem tese proposto a discutir os papéis de gênero protagonizados por pessoas trans, o termo “transviadescer” encaixa-se perfeitamente a proposta. Com intuito de reforçar a visibilidade que tanto é necessária, porém ainda escassa, para os gêneros dissidentes.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 挀漀渀猀琀爀甀挀琀漀 ᰀ吠爀愀渀猀瘀椀愀搀攀猀挀攀爀ᴀⰠ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀  愀 瘀椀搀愀 搀攀  愀氀最甀渀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 琀爀愀渀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 刀漀爀愀椀洀愀Ⰰ 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀昀椀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 瀀漀爀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀攀 琀愀渀琀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀洀 漀猀 最渀攀爀漀猀 搀椀猀猀椀搀攀渀琀攀猀⸀ 倀漀爀 焀甀攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀椀渀搀愀  甀洀 琀愀戀甀㼀 伀 焀甀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 琀椀瘀攀爀愀洀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀漀稀Ⰰ 琀攀洀 愀 搀椀稀攀爀 愀漀 洀甀渀搀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 猀甀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 攀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 猀漀 攀砀挀氀甀搀漀猀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀㼀 伀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 猀漀戀爀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 最渀攀爀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 琀爀愀渀猀㼀 䔀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 愀 猀攀爀 洀愀椀猀 栀甀洀愀渀漀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀Ⰰ 猀攀樀愀洀 攀氀愀猀 焀甀愀椀猀 攀 焀甀愀渀琀愀猀 昀漀爀攀洀⸀ Tendo como público alvo pessoas que desejam conhecer melhor a realidade trans em Roraima, mas que ainda não possuem contato com tal população, o livro também tem como objetivo aproximar pessoas, mostrar diferentes pontos de vista e dar luz a populações marginalizadas, buscando gerar reflexão e empatia da sociedade civil. ਀䘀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 最渀攀爀漀 攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀漀戀爀攀 琀爀愀渀猀椀琀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 最渀攀爀漀猀 渀甀渀挀愀 昀漀椀 攀 愀椀渀搀愀 渀漀  琀愀爀攀昀愀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 攀洀 甀洀 挀愀洀瀀漀 挀漀洀瀀氀攀砀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 渀甀愀渀挀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 搀攀 猀甀樀攀椀琀漀猀⸀ 一漀 琀攀渀栀漀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀瘀攀氀愀爀 漀 焀甀攀 挀愀甀猀愀 愀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀Ⰰ 漀甀 漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 搀椀猀猀椀搀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀洀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 洀愀椀猀 樀甀猀琀漀Ⰰ 洀愀椀猀 琀漀氀攀爀愀渀琀攀 攀 挀漀洀 洀攀渀漀猀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀
 
JUSTIFICATIVA
A necessidade de se escrever sobre a temática, especialmente trazendo o recorte geográfico de Roraima, se dá pela diferente experiência social que pessoas trans possuem. Não que pessoas trans e cis sejam diferentes enquanto seres humanos, porém socialmente, existe uma parcela muito grande de sujeitos que não conseguem compreender, respeitar e coexistir com aqueles que transitam entre os gêneros. ਀吀愀氀 昀愀琀漀  挀漀渀猀琀愀琀愀搀漀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 爀攀氀愀琀爀椀漀猀 猀漀戀爀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 䰀䜀䈀吀ᤀ猠Ⰰ  攀洀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀 漀甀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 攀洀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 瀀漀爀 攀砀瀀漀爀攀洀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀⸀ 䔀洀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀 昀漀椀 洀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀 氀搀攀爀 攀洀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀 搀攀 最渀攀爀漀猀 搀椀猀猀椀搀攀渀琀攀猀 渀漀 洀甀渀搀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 吀爀愀瘀攀猀琀椀猀 攀 吀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 ⠀䄀一吀爀愀⤀Ⰰ 昀漀椀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀 甀洀愀 洀漀爀琀攀 愀 挀愀搀愀 㐀㠀 栀漀爀愀猀Ⰰ 洀愀椀漀爀 渀搀椀挀攀 搀攀 栀漀洀椀挀搀椀漀 搀攀 琀爀愀渀猀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 ㄀  愀渀漀猀⸀  O estado de Roraima, onde se foca o constructo jornalístico-literário, aparece como o mais perigoso para pessoas LGBT no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Grupo Gay Bahia (GGB), em 2013, o percentual de assassinatos no estado atinge a marca de 6,15 mortes por mil habitantes, dois pontos percentuais a mais que o estado de Mato Grosso, segundo colocado.਀䌀漀渀琀爀愀猀琀愀渀搀漀 挀漀洀 琀愀氀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 渀漀 栀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀 焀甀攀 琀爀愀琀攀洀 挀漀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀 漀 琀攀洀愀 渀愀 爀攀最椀漀 䄀洀愀稀渀椀挀愀 攀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀攀 漀甀琀爀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 琀攀洀 戀甀猀挀愀搀漀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 挀攀渀爀椀漀 琀爀愀渀猀昀戀椀挀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ ᰀ吠爀愀渀猀瘀椀愀搀攀猀挀攀爀ᴀ†渀漀 愀瀀攀渀愀猀 爀攀猀最愀琀愀 攀 爀攀最椀猀琀爀愀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 戀甀猀挀愀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀椀漀渀攀椀爀愀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀洀愀渀挀椀瀀愀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 最渀攀爀漀猀 搀椀猀猀椀搀攀渀琀攀猀 渀漀 攀猀琀愀搀漀⸀      A escolha pelo formato livro-reportagem se deve a característica de tratar as temáticas trabalhadas com profundidade, dando maior ênfase do que outros formatos jornalísticos especialmente no trato extensivo, horizontal do texto (LIMA, 2004). A liberdade na escolha de pauta, no seu desenvolvimento e na redação final se constitui de outro atrativo do formato que influenciou em sua escolha. Embora aproxime-se da reportagem a supera ao apropriar-se de pilares interpretativos, oferecendo explicações especializadas e documentais (ALMEIDA, 2011). ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 琀爀渀猀椀琀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 最渀攀爀漀猀Ⰰ 昀漀椀ⴀ猀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 焀甀攀 漀 猀甀瀀漀爀琀攀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 攀爀愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 挀漀渀猀琀爀甀挀琀漀⸀ 䌀漀洀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀Ⰰ 漀 最渀攀爀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀瘀椀渀搀漀猀 搀愀 愀渀琀爀漀瀀漀氀漀最椀愀Ⰰ 猀漀挀椀漀氀漀最椀愀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 攀 攀洀戀愀猀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 ⠀䄀䰀䴀䔀䤀䐀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⤀⸀  Tratando-se da temática de gêneros dissidentes, as teorias da autora Berenice Bento foram as que melhor se adequaram e auxiliaram no processo de compreensão das questões abordadas, especialmente em sua contribuição sobre a produção de gêneros, um dos conceitos que auxilio no processo de construção da tese do livro. Sendo gênero algo produzível socialmente e psicologicamente, qual a lógica por de trás de uma sociedade que rechaça aqueles que assumem diferentes papéis sociais daqueles designados para seu sexo biológico, se não marginalizar para que sua vulnerabilidade fortaleça outro? ਀伀 瀀爀瀀爀椀漀 琀琀甀氀漀 搀漀 瀀爀攀昀挀椀漀 攀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 甀洀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 猀攀甀 琀攀砀琀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 攀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀椀爀甀爀最椀愀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀 焀甀攀 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 琀琀甀氀漀 搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 椀渀琀爀漀搀甀琀爀椀漀⸀ 䈀攀渀琀漀 ⠀㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀㄀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 ᰀ焠甀愀渀搀漀 甀洀 挀漀爀瀀漀 瘀椀爀 愀 氀甀稀 搀漀 搀椀愀Ⰰ 樀 挀愀爀爀攀最愀爀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 猀漀戀爀攀 猀攀甀猀 最漀猀琀漀猀Ⰰ 猀攀甀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 攀 猀甀愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀渀琀攀挀椀瀀愀渀搀漀 甀洀 攀昀攀椀琀漀 焀甀攀 猀攀 樀甀氀最愀 挀愀甀猀愀⸀ 䌀愀搀愀 愀琀漀 搀漀 戀攀戀   挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 挀漀洀漀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 昀愀氀愀渀搀漀 嬀⸀⸀⸀崀Ⰰ 洀愀猀 樀 渀愀猀挀攀洀漀猀 洀愀挀甀氀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 挀甀氀琀甀爀愀ᴀ⸠  Desta forma, não existe um referencial natural a se seguir quando se trata de papéis de gênero, visto que estes são construções sociais já impostas muitas vezes antes do nascimento. Também a partir de seu conceito de “próteses” foi traçado um dos pilares defendidos no livro-reportagem, no qual a autora defende de tanto pessoas cisgênero como transgêneros interpretam os papéis sociais associados para cada qual, sendo este uma peça artificial, construída pela homem e que, portanto, o que diferencia a experiência de gênero de um sujeito cis para um sujeito trans é aceitação social (BENTO, 2003). ਀䐀攀瀀漀椀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 䈀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 䈀甀琀氀攀爀Ⰰ 䐀攀爀爀椀搀愀Ⰰ 刀愀甀渀Ⰰ 昀漀椀ⴀ猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀 愀氀最甀渀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 最渀攀爀漀猀 搀椀猀猀椀搀攀渀琀攀猀 渀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀渀搀漀 漀 挀漀爀瀀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀渀琀漀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀爀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀搀漀猀 猀攀甀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 瘀椀搀愀 挀漀洀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀 攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 樀 挀漀氀攀琀愀搀漀⸀  吀爀猀 瀀攀爀昀椀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀㨀 䄀甀最甀猀琀 ⴀ 琀爀愀渀猀 渀漀 戀椀渀爀椀漀Ⰰ 匀愀戀爀椀渀愀 ጀ†琀爀愀瘀攀猀琀椀Ⰰ 匀愀渀搀爀愀 ጀ†䴀甀氀栀攀爀 琀爀愀渀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀愀搀愀 挀愀瀀琀甀氀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 猀攀爀椀愀 搀攀搀椀挀愀搀漀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 琀攀洀愀猀 挀攀渀琀爀愀椀猀㨀 䘀愀洀氀椀愀Ⰰ 䔀猀挀漀氀愀 攀 䔀猀琀愀搀漀⸀  O primeiro capítulo conta a história de August, trans não binário e que recentemente descobriu ter síndrome de Asperger. Em um tom íntimo, ele/a conta sobre sua infância, a exclusão e aceitação em ambientes como sua casa e a escola. Como foi passar por situações normais de qualquer cidadão, como o primeiro amor, comprar roupas, andar nas ruas, sendo alguém que transita entre os gêneros. ਀伀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 䄀甀最甀猀琀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 挀漀洀漀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀漀爀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 琀攀洀愀猀 猀甀琀椀猀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 渀昀愀猀攀 搀漀 焀甀攀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 攀 瀀漀爀 愀戀漀爀搀愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀洀 最爀愀渀搀攀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 最攀爀愀爀 攀洀瀀愀琀椀愀⸀ 儀甀攀洀 渀漀 氀攀洀戀爀愀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀椀砀漀 渀愀 攀猀挀漀氀愀㼀 伀甀 搀攀 甀洀 愀洀漀爀 渀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀㼀 儀甀攀洀 樀 渀漀 猀攀 猀攀渀琀椀甀 椀渀猀攀最甀爀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 猀攀甀 挀漀爀瀀漀 漀甀 琀攀瘀攀 愀氀最甀洀 愀琀爀椀琀漀 挀漀洀 漀猀 瀀愀椀猀㼀 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䄀甀最甀猀琀Ⰰ 愀琀 挀攀爀琀漀 瀀漀渀琀漀  洀甀椀琀漀 瀀愀爀攀挀椀搀愀 挀漀洀 愀 搀攀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 愀 搀漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 搀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 攀猀琀攀 猀攀 挀漀氀漀挀愀 琀愀洀戀洀 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀  O gênero livro-reportagem, na modernidade possuí natureza transjornalística, flexionando assim características do informativo (entrevista, perfil humano), Opinativo (relato de vida, ponto de vista), interpretativo e investigativo (documentação e pesquisa), permitindo assim maior liberdade do autor jornalista no processo de construção e participação do texto (ALMEIDA, 2011). ਀䌀漀洀漀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀  挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 昀漀椀ⴀ猀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 漀 洀琀漀搀漀 ᰀ䤠渀琀椀洀椀搀愀搀攀 䄀挀攀氀愀爀愀搀愀ᴀ⸠ 䔀猀琀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䤀猀愀戀攀氀 圀椀氀欀攀爀猀漀渀 ⠀椀渀 䬀刀䄀䴀䔀刀 ☀ 䌀䄀䰀䰀Ⰰ ㈀  㜀⤀  挀漀洀瀀漀猀琀愀 搀攀 猀攀琀攀 昀愀猀攀猀㨀 䤀渀琀爀漀搀甀漀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀  挀漀爀搀椀愀氀 攀 攀渀挀漀爀愀樀愀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 愀 昀愀氀愀爀㬀 䄀樀甀猀琀攀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 搀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀 挀漀洀攀愀 愀 愀氀椀渀栀ⴀ氀愀猀 挀漀洀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀㬀 䌀漀渀攀砀攀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 樀 猀攀 猀攀渀琀攀 猀攀最甀爀漀 挀漀洀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㬀 䌀漀氀漀挀愀爀ⴀ猀攀 渀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 攀洀瀀愀琀椀愀 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀甀洀 攀渀琀爀攀 愀洀戀愀猀 瀀愀爀琀攀猀㬀 刀攀瘀攀氀愀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀攀渀琀爀愀椀猀 猀漀 爀攀瘀攀氀愀搀漀猀㬀 䐀攀猀愀挀攀氀攀爀愀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀 瀀爀攀瀀愀爀愀 猀攀甀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 昀椀洀 搀漀 搀椀氀漀最漀Ⰰ 瀀漀爀洀 洀漀猀琀爀愀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 搀椀猀瀀漀猀琀漀 愀 漀甀瘀ⴀ氀漀 攀㬀 刀攀瘀椀最漀爀愀漀Ⰰ 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 猀攀渀琀攀ⴀ猀攀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀 搀攀挀氀愀爀愀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀  Como técnica de edição optou-se pelo método “História de Vida” em que trata de narrativas bibliográficas de sujeitos entrevistados, incluindo reprodução de diálogos entre entrevistador e entrevistado (LIMA, 2009). As mesmas técnica de entrevista e edição foram predominantes nos outros dois capítulos de narrativas bibliográficas. ਀一漀 挀愀瀀琀甀氀漀 搀漀椀猀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 昀漀椀 愀 琀爀愀瘀攀猀琀椀 匀愀戀爀椀渀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 昀漀爀琀攀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀愀 愀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 樀 琀爀愀戀愀氀栀漀甀 攀洀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 渀愀猀 爀甀愀猀 搀攀 䈀漀愀 嘀椀猀琀愀 攀 琀攀瘀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀洀 洀漀洀攀渀琀漀 挀爀甀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䰀䜀䈀吀 攀洀 刀漀爀愀椀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀愀 䰀攀椀 㜀㘀㤀⼀㈀ ㄀  焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀爀愀渀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀攀洀 猀攀甀 渀漀洀攀 猀漀挀椀愀氀 攀洀 洀戀椀琀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 琀漀搀漀 漀 攀猀琀愀搀漀⸀ 䔀氀愀 琀愀洀戀洀 爀攀氀愀琀愀 猀甀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 渀愀猀 爀甀愀猀 搀攀 䈀漀愀 嘀椀猀琀愀 攀 猀甀愀 愀猀挀攀渀猀漀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀最甀氀愀洀攀渀琀愀搀漀⸀  Sua narrativa não é apenas importante para compreender a realidade de quem já precisou se prostituir por não haver outra opção financeira, mas também por contar momentos importantes do movimento político trans no estado, como a fundação da ATERR – Associação de Travestis e Transexuais de Roraima. ਀伀 挀愀瀀琀甀氀漀 琀爀猀  挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀漀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 匀愀渀搀爀愀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 洀甀氀栀攀爀 琀爀愀渀猀 瘀攀渀攀稀甀攀氀愀渀愀 焀甀攀 瘀攀椀漀 愀漀 䈀爀愀猀椀氀 愀椀渀搀愀 挀漀洀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 猀攀甀 瘀椀甀 攀洀 猀椀琀甀愀攀猀 漀渀搀攀 愀 洀椀氀椀琀渀挀椀愀 攀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 漀 瀀爀砀椀洀漀 攀爀愀 愀 切渀椀挀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀⸀ 匀愀渀搀爀愀  洀椀氀椀琀愀渀琀攀 瀀椀漀渀攀椀爀愀 渀漀 爀愀洀漀 搀攀 瀀爀漀琀攀漀 挀漀渀琀爀愀 䐀匀吀됀猀 攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 猀漀戀爀攀 攀 瀀愀爀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀 搀愀 ㄀ꨀ 瀀愀爀愀搀愀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 猀攀砀甀愀氀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 攀 昀甀渀搀愀搀漀爀愀 搀漀 䜀爀甀瀀漀 䐀椀瘀攀刀刀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀椀漀爀 最爀甀瀀漀 䰀䜀䈀吀 搀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 昀甀渀搀愀搀漀 攀洀 ㈀  ㌀⸀ 䔀氀愀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀稀愀搀漀猀 瀀漀爀 愀最攀渀琀攀猀 挀椀瘀椀猀 攀 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 攀猀瀀攀爀愀爀 瀀愀爀愀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 瀀爀砀椀洀漀⸀  No capítulo quatro há um balanço de todas as entrevistas e dados levantados ao longo do livro, com intuito de explicar e reforçar o movimento transviadescer e como ele tem ocorrido no estado e no país, chegando a importantes conclusões sobre a realidade de pessoas trans em Roraima, assim como o que é indicado para o futuro. Neste capítulo não há uma entrevista central e o autor faz um apanhado geral de todos os dados coletados, a fim de defender sua tese do livro. Esta é uma fase importante, visto que o constructo tem como subgênero Livro-reportagem tese, em que polemiza as ideias dos entrevistados e documentos, estruturando o livro a partir da mediação argumentativa dos variados discursos angulados e hierarquizados (ALMEIDA, 2011), com a finalidade de defender uma tese sociológica, que neste caso particular, estruturou-se a partir dos estudos de Berenice Bento e seus conceitos de próteses e gêneros produzíveis. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ吠爀愀渀猀瘀椀愀搀攀猀挀攀爀ᴀ†瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀  愀 挀愀瀀愀 搀愀 漀戀爀愀⸀ 䄀 椀氀甀猀琀爀愀漀 琀爀猀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 愀 昀漀琀漀 搀攀 嘀椀瘀椀愀渀礀 䈀攀氀攀戀漀渀椀 渀愀 倀愀爀愀搀愀 䰀䜀䈀吀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 攀洀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀 琀爀愀瘀攀猀琀椀 愀瀀愀爀攀挀攀 挀爀甀挀椀昀椀挀愀搀愀Ⰰ 猀攀洀椀渀甀愀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 挀漀爀愀 搀攀 攀猀瀀椀渀栀漀猀 昀愀稀攀渀搀漀 愀氀甀猀漀 愀 䨀攀猀甀猀 䌀爀椀猀琀漀⸀ 伀 攀瀀椀最爀愀昀漀Ⰰ 爀攀琀椀爀愀搀漀 搀攀 甀洀 琀爀攀挀栀漀 搀愀 戀戀氀椀愀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀㨀 ᰀ嘠椀渀搀攀 愀 洀椀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 挀愀渀猀愀搀漀猀 攀 漀瀀爀椀洀椀搀漀猀 焀甀攀 攀甀 瘀漀猀 猀愀氀瘀愀爀攀椀 ⴀ 䴀愀琀攀甀猀 ㄀㄀⸀㈀㠀ᴀ⸠ 吀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 愀 氀甀琀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀爀愀渀猀Ⰰ 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀愀猀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀 攀 昀猀椀挀愀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀猀 攀洀 猀攀甀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀Ⰰ 椀渀搀漀 愀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 挀漀洀 甀洀愀 搀愀猀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀昀攀渀搀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀⸀ O título do prefácio “Minha primeira cirurgia” remete aos textos da autora Drª Berenice Bento, nele apresento um pouco de minha história, a partir do ultrassom em que minha mãe descobriu meu sexo biológico. Posteriormente trabalha conceitos importantes para situar o leitor, como por exemplo a definição de gênero, sendo este algo produzível, e que existem expectativas sociais diferentes para homens e mulheres. Reforça-se também que não há um “natural” a ser seguido, já que quando nascemos estamos imersos em um mar de expectativas que tomam como referencial o sexo biológico. Nesta parte da obra também é conceituado o que chamaremos de “transito entre os gêneros”, ou simplesmente “Pessoas Trans” ou “gêneros Dissidentes”. ਀ऀ䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 洀攀 猀椀琀甀愀爀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀氀最甀洀 焀甀攀 搀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀 琀愀洀戀洀 琀爀愀渀猀椀琀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 最渀攀爀漀猀Ⰰ 渀漀 瀀漀爀 洀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 琀爀愀渀猀Ⰰ 洀愀猀 瀀漀爀 愀挀爀攀搀椀琀愀爀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 漀甀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 琀爀愀渀猀椀琀愀洀 攀渀琀爀攀 搀攀昀椀渀椀攀猀 戀椀渀爀椀愀猀 搀攀 最渀攀爀漀 攀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀爀 最渀攀爀漀 攀 琀爀愀渀猀椀攀猀Ⰰ 挀漀洀 愀樀甀搀愀 搀攀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀猀 搀愀 愀甀琀漀爀愀 䈀攀爀攀渀椀挀攀 䈀攀渀琀漀Ⰰ 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 漀戀爀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 琀愀洀戀洀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 愀漀 氀攀椀琀漀爀⸀  O primeiro capítulo inicia com a história de vida de August, que transita entre os gêneros, porém se considera não-binário, não associando-se as papéis de gênero masculino nem aos femininos. Antes de revelar ao leitor que trata-se de um sujeito com síndrome de Asperguer (um tipo de autismo), ele/a é apresentado/a enquanto ser humano. Intitulado com seu nome social, a narrativa inicia em 2003, ano que August se apaixonou pela primeira vez por uma menina. Ao longo do capítulo, seguindo o diálogo, conta sobre a descoberta, os medos e atitudes que ainda lhe acompanham. Permito-me dialogar com seu relato, pois vivi muitas das situações que ali são confessadas. ਀䐀攀 瀀愀椀砀漀 挀漀渀瘀攀爀最椀洀漀猀 瀀愀爀愀 漀 琀攀洀愀 昀愀洀氀椀愀 攀 愀猀 琀爀愀搀椀攀猀 洀愀挀栀椀猀琀愀猀 搀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀氀 攀 漀瀀爀攀猀猀漀爀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀挀栀愀愀 漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀 渀漀 琀攀洀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 漀 瀀爀砀椀洀漀⸀ 伀 瀀椀挀攀 搀漀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 䄀甀最甀猀琀 猀攀 搀 焀甀愀渀搀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀  愀戀甀猀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀⸀ 준ⴀ洀攀 挀漀渀昀攀猀猀愀搀漀 焀甀攀 樀 猀漀昀爀攀甀 愀戀甀猀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀Ⰰ 攀 焀甀攀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀洀瀀漀琀渀挀椀愀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀甀⸀ 䄀甀最甀猀琀 琀愀洀戀洀 攀砀瀀氀椀挀愀 猀甀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 琀爀愀渀猀 渀漀 渀攀甀爀漀琀瀀椀挀愀 攀 愀琀 焀甀攀 瀀漀渀琀漀 椀猀猀漀 漀 搀椀昀攀爀攀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 琀爀愀渀猀椀琀愀洀 攀渀琀爀攀 漀猀 最渀攀爀漀猀⸀  Neste capítulo também são apresentado dados de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo Gay Bahia e divulgada em 2015, em que Roraima aparece como o estado mais perigoso para pessoas LGBT no país. A história de August no “Transviadescer” encerra-se com a declaração: “Quando se trata dos outros, ainda mais se este for alguém diferente, as pessoas não tem medo de machucar. Elas acham que tem esse direito”. ਀ᰀ䔠甀 琀椀瘀攀 洀甀椀琀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 渀愀 洀椀渀栀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 洀愀猀 渀甀渀挀愀 搀攀猀椀猀琀椀℀ᴀ†ጀ†挀漀洀 攀猀猀愀 昀爀愀猀攀 搀攀 匀愀戀爀椀渀愀 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀  焀甀攀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 漀 猀攀最甀渀搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 氀攀瘀愀 猀攀甀 渀漀洀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 匀攀 渀漀 搀椀氀漀最漀 挀漀洀 䄀甀最甀猀琀Ⰰ 猀攀甀 爀攀氀愀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀  愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 匀愀戀爀椀渀愀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 洀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀猀猀攀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 琀爀愀渀猀 攀洀 刀漀爀愀椀洀愀⸀ 䤀渀椀挀椀漀 挀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀漀 洀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀椀 瀀愀氀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀椀猀 愀渀漀猀 愀渀琀攀猀 搀愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀猀琀攀 氀椀瘀爀漀 攀 爀攀氀愀琀愀渀搀漀 愀氀最甀渀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 琀爀愀甀洀琀椀挀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀  Primeiro um pequeno resumo sobre a trajetória de uma travesti que vivenciou o nascimento do movimento das pessoas em trânsito entre os gêneros no estado e então, já partimos para como Sabrina se assumiu e todas as consequências posteriores. Ela então relata sua dificuldade nas escolas por parte de intrigas com alunos e professores, que segundo a mesma “gostam de infernizar a vida”, sua luta por poder se vestir com roupas tidas como femininas e uso do banheiro dentro das escolas. ਀䌀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 琀爀愀渀猀 攀 猀挀椀愀ⴀ昀甀渀搀愀搀漀爀愀 搀愀 䄀吀䔀刀刀 ጀ†䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 吀爀愀瘀攀猀琀椀爀 攀 吀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 搀攀 刀漀爀愀椀洀愀Ⰰ 瀀搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 搀攀 瀀攀爀琀漀 漀 挀愀猀漀 搀愀 愀洀椀最愀 䜀椀渀愀Ⰰ 樀 昀愀氀攀挀椀搀愀Ⰰ 攀 猀甀愀 氀甀琀愀 瀀攀氀漀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 搀漀 渀漀洀攀 猀漀挀椀愀氀 攀洀 洀戀椀琀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䔀洀 ㈀ ㄀ Ⰰ 刀漀爀愀椀洀愀 瘀椀爀椀愀 愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 愀 琀攀爀 挀漀洀漀 氀攀椀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀漀 甀猀漀 搀漀 渀漀洀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 倀爀漀樀攀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀攀 最渀攀爀漀猀 搀椀猀猀椀搀攀渀琀攀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀愀爀 攀 漀 挀愀猀漀 搀攀 䜀椀渀愀Ⰰ 焀甀攀 氀攀瘀漀甀 愀渀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀挀氀甀椀爀 漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 愀瀀猀 爀攀瀀爀漀瘀愀爀 瀀漀爀 昀愀氀琀愀Ⰰ 瀀漀爀 渀漀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀 挀栀愀洀愀搀愀 焀甀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 愀渀甀渀挀椀愀瘀愀洀 猀攀甀 渀漀洀攀 搀攀 戀愀琀椀猀洀漀⸀  Sabrina também relata seus tempos enquanto garota de programa e a dificuldade que pessoas trans possuem até os dias de hoje para se qualificar e se colocar no mercado de trabalho formal, por conta de falta de apoio e estrutura da família, escolar e política em relação a suas especificidades. Conta também, em trechos emocionantes, como superou a prostituição e virou servidora pública, no cargo de representante LGBT na secretária de segurança do estado. ਀伀 挀愀瀀琀甀氀漀 琀愀洀戀洀 挀漀洀瀀愀爀愀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 䰀䜀䈀吀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 攀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀 愀氀最甀渀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 昀猀椀挀愀猀 攀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀 愀猀 焀甀愀椀猀 攀猀琀愀猀 攀猀琀漀 猀甀樀攀椀琀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 愀 攀瘀愀猀漀 攀猀挀漀氀愀爀 愀甀洀攀渀琀攀 攀 爀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀椀洀椀渀甀愀⸀ 吀愀洀戀洀  搀椀猀挀甀琀椀搀漀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 刀漀爀愀椀洀愀Ⰰ 䔀氀椀 䴀愀挀甀砀椀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 洀搀椀愀 渀愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀攀 甀洀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 最渀攀爀漀猀 搀椀猀猀椀搀攀渀琀攀猀 攀 挀漀洀漀 渀漀瘀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀Ⰰ 攀洀攀爀最攀渀琀攀猀 攀洀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀  挀愀猀漀 搀攀 倀愀戀氀氀漀 嘀椀琀琀愀爀⸀  Entre o 2º e 3º capítulo, é apresentada uma sessão fotográfica elaborada pela profª Eli Macuxi e lançada para o dia da visibilidade trans de 2016, nas quais várias travestis e transexuais da ATERR protagonizam fotos alegres e iluminadas, em espaços públicos de Boa Vista. Segundo a artista, a ideia era mostrar que, assim como pessoas cisgêneros, os gêneros dissidentes também tem o direito de ocupar espaços públicos, especialmente durante o dia. ਀伀 琀攀爀挀攀椀爀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 匀愀渀搀爀愀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 瀀椀漀渀攀椀爀愀 攀洀 愀琀椀瘀椀猀洀漀 挀漀渀琀愀 愀猀 䐀匀吀됀猀 攀洀 刀漀爀愀椀洀愀 攀 昀甀渀搀愀搀漀爀愀 搀漀 最爀甀瀀漀 䐀椀瘀攀刀刀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀椀漀爀 伀一䜀 搀漀 猀攀最洀攀渀琀漀 䰀䜀䈀吀 渀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ 匀愀渀搀爀愀 猀攀 猀椀琀甀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 洀甀氀栀攀爀 琀爀愀渀猀Ⰰ 攀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 ᰀ挠漀渀昀氀椀琀甀漀猀愀ᴀ†攀 爀攀氀攀洀戀爀愀 猀甀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 瀀攀猀猀漀愀氀 焀甀攀 愀 氀攀瘀漀甀 愀 昀甀渀搀愀爀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 搀愀 洀漀爀琀攀 搀攀 甀洀 愀洀椀最漀 瀀爀砀椀洀漀Ⰰ 挀愀甀猀愀搀愀 瀀攀氀愀 䄀䤀䐀匀⸀ 一攀猀琀攀 挀愀瀀琀甀氀漀 琀愀洀戀洀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀愀搀漀猀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀爀愀渀猀 攀 挀椀猀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀 昀爀愀最椀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 猀椀猀琀攀洀愀猀 搀攀 猀愀切搀攀Ⰰ 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀 攀 洀甀椀琀漀猀 漀甀琀爀漀猀 渀漀 琀爀愀琀漀 挀漀洀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 最渀攀爀漀猀 搀椀猀猀椀搀攀渀琀攀猀⸀  O último capítulo faz um balanço geral de todas as entrevistas e dados coletados ao longo dos demais. Intitulado de “O movimento transviadescer” reforça a tese de que as instituições públicas e privadas ainda não estão preparadas para respeitar e tratar com igualdade as pessoas que transitam entre os gêneros, criando muitas vezes um ambiente social de constante violência. Além disso, reforça os traços do movimento de pessoas trans no estado que tem ido de encontro a esta realidade, buscando formas de empoderamento para melhor qualidade de vida efetiva. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ吠爀愀渀猀瘀椀愀搀攀猀挀攀爀ᴀ†琀椀瘀攀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀愀 洀椀渀栀愀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 琀漀 瀀爀砀椀洀愀猀 愀 瘀爀椀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 焀甀攀 樀 瘀椀瘀攀渀挀椀攀椀⸀  伀 焀甀攀 愀猀 搀椀瘀攀爀最攀  焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀椀洀Ⰰ 愀琀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀挀攀椀琀漀 攀 洀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀漀 挀漀洀 漀 瀀愀瀀攀氀 焀甀攀 洀攀 昀漀椀 愀琀爀椀戀甀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 洀椀渀栀愀 最攀渀椀琀氀椀愀⸀ 一漀猀 漀甀琀爀漀猀 琀爀猀 挀愀猀漀猀 椀猀猀漀 渀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀⸀ 䴀攀 瀀愀爀攀挀攀 愀戀甀猀椀瘀漀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 琀漀搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀氀攀琀愀渀搀漀 攀 愀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 漀戀爀愀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 猀攀 瀀漀搀攀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 攀猀琀椀瀀甀氀愀爀 瀀愀爀愀 攀氀愀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 爀攀最爀愀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀椀猀 愀猀 焀甀愀椀猀 攀猀琀愀爀 猀甀樀攀椀琀愀Ⰰ 愀渀琀攀猀 洀攀猀洀漀 搀漀 渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀⸀  O constructo me possibilitou refletir que desde o momento que o sexo biológico do feto é revelado, todo seu futuro já é definido. Quando nascemos já nos deparamos com uma estrutura social complexa, que desde nosso primeiro dia de vida, mostra que só há uma forma de vivenciar nosso gênero. E mesmo assim, existem pessoas que conseguem “escapar” de todo controle social e reivindicam para si a autonomia para interpretar o papel de gênero que lhe é pertinente. ਀ऀ倀愀爀愀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀漀  漀 昀甀琀甀爀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 椀渀挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 椀最甀愀氀椀琀爀椀愀 攀 樀甀猀琀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀猀瀀攀椀琀攀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 猀攀洀 猀攀爀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 琀椀瀀漀猀Ⰰ 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 攀砀挀氀甀猀漀 爀攀猀瀀愀氀搀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀⸀ 倀漀爀 洀愀椀猀 愀琀攀爀爀漀爀椀稀愀渀琀攀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 瀀愀爀攀挀攀爀Ⰰ 椀猀琀漀 椀渀搀椀挀愀 甀洀 挀愀洀椀渀栀漀 猀攀洀 瘀漀氀琀愀⸀ 倀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 攀 椀猀猀漀  甀爀最攀渀琀攀⸀ 䔀  漀 焀甀攀 琀攀洀漀猀 昀攀椀琀漀⸀ 伀 挀漀渀猀琀爀甀挀琀漀 ᰀ吠爀愀渀猀瘀椀愀搀攀猀挀攀爀ᴀ†挀甀洀瀀爀攀 愀焀甀椀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 搀攀 搀攀渀甀渀挀椀愀 愀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 挀爀甀攀氀 椀洀瀀漀猀琀愀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 渀漀猀猀漀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 挀漀氀漀挀愀 攀洀 昀愀挀攀 愀 攀洀瀀漀搀攀爀愀爀 瘀漀稀攀猀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀愀猀⸀   O movimento transviadescer representa isso. Uma nova geração que não tem vergonha de ser trans, que usa seus espaços para mostrar que existe e para exigir seus direitos e com isso, fortalecer movimentos já consolidados, que ganham agora maior visibilidade. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䴀䔀䤀䐀䄀Ⰰ 匀椀洀漀 昀愀爀椀愀猀⸀ 䰀椀瘀爀漀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 䠀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 䤀搀攀椀愀⸀ 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀⸀ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀一吀伀Ⰰ 䈀攀爀攀渀椀挀攀⸀ 吀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 挀漀爀瀀漀猀 攀 瀀爀琀攀猀攀猀⸀ 䰀愀戀爀礀猀 䔀猀琀甀搀漀猀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀猀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 猀⼀渀Ⰰ 渀⸀㐀Ⰰ 愀最漀ⴀ搀攀稀⸀ ㈀  ㌀Ⰰ 渀漀 瀀愀最椀渀愀搀漀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀一吀伀Ⰰ 䈀攀爀攀渀椀挀攀⸀ 䄀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 漀猀 最渀攀爀漀猀⸀ 嘀䤀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䤀戀攀爀漀愀洀攀爀椀挀愀渀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀Ⰰ 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 䜀渀攀爀漀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀⸀㈀ ㄀ ⸀  ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀刀伀匀匀䤀Ⰰ 䴀椀爀椀愀洀⸀ 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 䜀渀攀爀漀 攀 匀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀⸀ 唀渀搀攀爀氀椀渀攀搀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀刀䄀䴀䔀刀Ⰰ 䴀愀爀欀 ☀愀洀瀀㬀 䌀䄀䰀䰀Ⰰ 圀攀渀搀礀 ⠀伀爀最猀⸀⤀⸀ 吀攀氀氀椀渀最 琀爀甀攀 猀琀漀爀椀攀猀㨀 愀 渀漀渀昀椀挀琀椀漀渀 眀爀椀琀攀爀猀ᤀ†最甀椀搀攀 昀爀漀洀 琀栀攀 一椀攀洀愀渀 䘀漀甀渀搀愀琀椀漀渀 愀琀 䠀愀爀眀愀爀搀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀礀⸀ 一攀眀 夀漀爀欀㨀 愀 倀氀甀洀攀 䈀漀漀欀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 倀最椀渀愀猀 䄀洀瀀氀椀愀搀愀猀㨀 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 攀砀琀攀渀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 䈀愀爀甀攀爀椀Ⰰ 匀倀㨀 䴀愀渀漀氀攀Ⰰ ㈀  㐀⸀  㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀