ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00234</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Bili e Susi (Game Jogando Limpo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Matheus de Oliveira Bispo (União das Escolas Superiores de Rondônia); José Henrique Dias Teixeira (União das Escolas Superiores de Rondônia); Maria Angela de Lima Dummel (União das Escolas Superiores de Rondônia); Andrews Botelho Regis (União das Escolas Superiores de Rondônia); Suellen Lemos (União das Escolas Superiores de Rondônia); Viviane Cristina Camelo (União das Escolas Superiores de Rondônia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Ilustração, Lixo, Sustentabilidade, Porto Velho, Mangá</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho pretende relatar conceitos e técnicas para a criação de dois personagens para o game Jogando Limpo. Foi desenvolvido para fins avaliativos nas disciplinas Redação Publicitária II; Direção de Arte; Produção de Áudio Digital; Planejamento, Estratégia de Marketing e Comportamento Consumidor, do 4° e 5° período do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron em 2017. A criação dos dois personagens retrata a população de Porto Velho, na qual existe uma grande massa miscigenada de pessoas, foi decidido criar personagens com estilos, cores e idades diferentes, o tipo de desenho foi baseado no estilo mangá. A ideia da criação desses dois personagens foi representar a variedade de pessoas da cidade de Porto Velho, sendo independente quem pode estar praticando a coleta seletiva e cooperando com uma cidade mais limpa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir de uma proposta de sanar um problema social em Porto Velho, o game Jogando Limpo surgiu após o grupo de acadêmicos perceber que na cidade existe a ausência dos cuidados ambientais. O projeto foi realizado em 2017 para as disciplinas; Redação Publicitária II; Direção de Arte; Produção de Áudio Digital; Planejamento, Estratégia de Marketing e Comportamento Consumidor, do 4° e 5° período do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron. A ideia de inserir dois personagens com características e expressões distintas dentro do jogo, foi a de acrescentar mais conteúdo dentro de todo o suplemento do game  Jogando Limpo . Bili e Susi contém duas histórias distintas que se interligam o mesmo desejo e necessidade de deixar a cidade mais limpa. Porém pensamos que ao inserir dois personagens, traria uma crítica social que diferencie idade, cor, expressões e características que se encontra na população de Porto Velho, seus traços do estilo mangá vão deixar visível essas características. A função de ambos os personagens é a de auxiliar o usuário do game a como praticar a coleta seletiva, no ambiente virtual e material. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta de criação dos personagens para o game Jogando Limpo foi pensada com o objetivo de fazer com que Bili e Susi ajudassem a população de Porto Velho dentro e fora do jogo, como é importante praticar a coleta seletiva e como essa pratica ajuda a deixar a cidade mais limpa. Os traços com expressões e estilos de comportamento extraídos das linhas do estilo mangá, foram escolhidos com a pretensão de elaborar mais personagens futuros, com culturas e estilos distintos, que se aplicam as características rondonienses.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A temática da ilustração é aplicada frequentemente na publicidade e em nossas vidas, que por muito se torna representativa nos meios de comunicação. A elaboração de uma ilustração é determinada pelo autor da obra, o que antigamente era tudo feito lápis e papel, hoje contém a digitalização, onde os desenhos são feitos diretamente no computador, facilitando o manuseio do material e sua produção. A intenção de acrescentar dois personagens dentro do jogo foi complexa, em Porto Velho existe uma grande massa miscigenada de pessoas. Porém a ideia dos personagens não veio só para distinguir raças, mas sim mostrar o consenso que um ato humano pode trazer benefícios, para a população em geral, através de personas. Persona, também chamado de avatar, segundo Rafel (2017):  [...] personas são apenas representações simplificadas dos clientes ideais a empresa, [...] uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor que é o cliente e do que ele precisa". Os personagens com seus traços expressivos e emocionais vieram para mostrar a população como pode ser feita a coleta seletiva de modo prático. Seu estilo mangá é uma forma de conquistar o usuário pela personalidade do personagem, onde ambos irão ter formas de como agir a determinadas situações, tanto no digital quanto no plano físico. No ambiente digital os personagens estarão agindo de forma amigável com o usuário do game, já quando interagem com o plano físico, eles tendem a ser mais reflexivos que pretendem questionar a população do que é certo ou errado e ajudar a compreender as circunstancias que o lixo pode levar a cidade de Porto Velho. Portanto a criação dos personagens foi desafiadora e ao mesmo tempo simples, os personagens mesmo sendo inanimados, contém personalidades que os fazem ser compreendidos pelo usuário do jogo. Por terem personalidades distintas, ambos os personagens deixam dúvidas reflexivas na mente do jogador que o faz querer continuar a jogar e buscar compreender como é importante a coleta seletiva.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As ilustrações permeiam nossas vidas, como em capas de revistas, livros e jornais. Ilustração é o termo utilizado para uma imagem que contém informações, símbolos, sínteses e representações de um texto. A ilustração é um material explicativo que se liga a um projeto, no caso o texto. Para o projeto Jogando Limpo, foram ilustrados dois personagens que fossem caracterizados com o conceito do game. O game Jogando Limpo tem como objetivo solucionar o problema ambiental na cidade de Porto Velho através da gamificação a partir da conscientização e orientação, educar as pessoas através do jogo; conscientizar a sociedade para a sustentabilidade ambiental no município. Os personagens têm como função fazer uma ligação mais direta com o usuário, ambos irão orientar e conscientizar o jogador sobre o ato da coleta seletiva tanto no ambiente virtual quanto no ambiente material. O conceito de criação dos personagens partiu dos mangás japoneses, as séries de animes que buscam trazer emoções e expressões fortes para seu público, foram inspirações para se chegar na decisão dos traços expressivos. Como base utilizamos estilos de pessoas, acabamos inserindo características de várias pessoas em uma só, para não haver distinção única de padrões. A escolha do nome se baseia no próprio ato da sustentabilidade ambiental. Susi vem do som em que as três primeiras letras do nome  sustentabilidade emite e Bili surge do quarto fonema da palavra  sustentabilidade . Os personagens que permeiam o game, foram deixados a cargo do designer Matheus Oliveira, acadêmico envolvido no projeto, que teve total liberdade de criação. A partir da ideia, a liberdade de criação permitiu que o criador pudesse elaborar formas e traços expressivos e referenciais da população de Porto Velho, que por fim mostram duas personalidades distintas que se integram aos usuários. Foram usados dois mangakás (autor de um mangá), Masashi Kishimoto (criador do anime Naruto) e Eiichiro Oda (criador do anime One Piece), pela variedade que o estilo mangá oferece, pelas suas formas expressivas e posições fotográficas que definem um personagem. A partir disto, o artista passou a começar a elaborar um esboço digital dos personagens, feito na mesa digitalizadora Wacom Intuos Pen Draw Fun CTL490DW diretamente na plataforma de edição Photoshop. Antes da definição dos traços, foi feito uma pesquisa online com uma parte da população de Porto Velho, resultando basicamente na faixa etária e no consenso do conceito de sustentabilidade. Definindo os traços, as posições das mãos, cabeça e pose fotográfica, iriam definir a estrutura do personagem. As expressões do rosto do personagem definiram a personalidade, logo após foi aplicado a cor da pele, no qual em uma reunião decidimos diferenciar raças para englobar uma população e fazê-los entrar em um consenso. O vestuário dos personagens foi baseado no estilo atual, onde as tendências da moda agora são individuais. As cores utilizadas nas roupas foram as primárias e secundárias que entram em contraste com cada cor do personagem. Após toda a criação, os personagens foram inseridos nas cenas do game, do tutorial até onde mostram o passo a passo da coleta seletiva digital e material.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o intuito de fazer o usuário racionalizar sobre o ambiente de Porto Velho, foram criados dois personagens, que representam uma taxa da população da cidade. Esses personagens possuem características de personalidade distintas e estilos de vestuários. Bili é um jovem rapaz de dezesseis anos, que luta pelo bem-estar de sua cidade, gosta de se vestir bem e possui um temperamento forte. Susi é uma bela mulher de trinta anos, intelectual e atenciosa, luta pelos seus direitos e pelo bem-estar de sua cidade, seu gosto pela tendência da moda não é aguçado, mas tem seu próprio estilo. Ambos os personagens são distintos, porém possuem o mesmo desejo do bem-estar de sua cidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Finalizando, é bom ressaltar que o processo de criação dos personagens foi um grande desafio que trouxe um resultado incrível. Optamos por abordar características da população de Porto Velho para que o usuário possa se identificar com alguma personalidade e com isso o faria compreender e ter o desejo de terminar de jogar. O incentivo que Susi e Bili leva para a população, pode transmitir uma mensagem diante de toda a cidade, de que é necessário ter um ambiente agradável. Em uma discussão quase não foi possível inserir os personagens, pois achamos que eles não poderiam representar a aparência de todos, mas o que entendemos foi que não é necessário representar a aparência de todo mundo, mas sim as atitudes e personalidades. Com a união de boas ideias e das habilidades artísticas conseguimos desenvolver dois excelentes personagens para lecionar a população sobre ato da coleta seletiva.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SANTOS, Rafael. Marketing de Conteúdo na Internet: Introdução, conceitos e Exemplos Práticos. São Paulo: Ebook Kindle, 2017.<br><br>DESENHO ONLINE. (2013). As principais características dos personagens no estilo mangá. [Em linha]. Disponível em http://www.desenhoonline.com/site/as-principais-caracteristicas-dos-personagens-no-estilo-manga/ [Consultado em 13-04-2018].<br><br>MESTRE DO MARKETING. (2016). As ilustrações publicitárias e sua importância. [Em linha]. Disponível em http://www.mestredomarketing.com/ilustracoes-publicitarias-importancia/ [Consultado em 13-04-2018].<br><br>EU DESENHO. (2016). 10 estilos de desenhos e suas principais características. [Em linha]. Disponível em http://www.eudesenho.com/estilo-de-desenho/ [Consultado em 13-04-2018].<br><br>MEUS DICIONÁRIOS. (2016). O que é mangá. [Em linha]. Disponível em https://www.meusdicionarios.com.br/manga [Consultado em 13-04-2018].<br><br>O TEMPO BLOGS. (2015). A diferença entre Ilustração e Desenho. [Em linha]. Disponível em http://www.otempo.com.br/blogs/memória-gravada-19.361582/a-diferença-entre-ilustração-e-desenho-19.404069 [Consultado em 15-04-2018].<br><br> </td></tr></table></body></html>